• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Edital nº 26/2013– PROPP/UEMS de 04 de setembro de 2013.

ABERTURA DE VAGAS PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM RECURSOS NATURAIS DA UEMS,

NIVEL DE MESTRADO

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no uso de suas atribuições legais e, considerando as Resoluções CEPE-UEMS nº 880 de 16 de março de 2009 e 1.313 de 20 de agosto de 2013, torna público o

Edital de Abertura de Vagas para o Processo Seletivo de candidatos ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Recursos Naturais da UEMS, nível de mestrado,

para ingresso no ano de 2014.

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais tem como objetivos principais formar profissionais com conhecimento interdisciplinar, que contribuam para o desenvolvimento regional, sobretudo no reconhecimento e exploração responsável dos biomas Cerrado e Pantanal e formar profissionais qualificados que dominem ferramentas específicas para o monitoramento de recursos naturais e tenham uma concepção integrada das relações homem/natureza. Para tanto, há três linhas de pesquisa:

a) Ambientes Naturais: Avaliar as condições ambientais (solo, água, atmosfera e biota), principalmente a relação da biodiversidade regional com os fatores abióticos, como pesticidas, dejetos industriais, queimadas, entre outros.

b) Produtos Naturais: Pesquisar e identificar fontes naturais e interpretar como elas podem ser utilizadas na farmacologia, na indústria de alimentos, em indústrias de biodiesel entre outras, sem agressão ao meio ambiente.

c) Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais: Desenvolver metodologias de análises e materiais avançados (biomateriais, cerâmicas, polímeros, vidros entre outros) que possam diagnosticar e monitorar os recursos naturais.

1. Inscrição:

1.1. Poderão inscrever-se no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Recursos Naturais, nível de mestrado, graduados nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra ou Ciências Biológicas ou Engenharias ou Ciências Agrárias.

1.2. Poderão inscrever-se no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Recursos Naturais, nível de mestrado, candidatos que estejam cursando o último semestre do curso de graduação, desde que sua colação de grau aconteça antes da data da matrícula prevista no item 3.2 deste edital.

1.3. O formulário de inscrição deverá ser preenchido de acordo com o modelo apresentado no Anexo I deste edital e encaminhado juntamente com os demais documentos relacionados no item 2.

1.4. No endereço eletrônico www.fapems.org.br será disponibilizado o Boleto Bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais).

(2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

1.4.1. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 25 de outubro de 2013, em qualquer banco, bem como nas casas lotéricas e Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.

2. Dos documentos necessários para a inscrição:

a) Formulário de inscrição preenchido, impresso e assinado (Anexo I); b) 1 (uma) foto 3x4;

c) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

d) Carta de apresentação conforme modelo e orientações previstos no Anexo II. e) Cópia da cédula de identidade – RG;

f) Cópia do cadastro de pessoa física – CPF; g) Cópia do título de eleitor;

h) Cópia do comprovante da última votação ou da certidão de quitação com a Justiça Eleitoral;

i) Cópia da certidão de alistamento militar ou de quitação com o serviço militar, para maior de dezoito anos, se do sexo masculino;

j) Cópia impressa do Currículo Lattes documentado com os devidos comprovantes (cópias não necessariamente autenticadas);

k) Cópia do diploma de graduação ou Certificado de conclusão de curso de graduação ou declaração de previsão de conclusão do curso de graduação, conforme modelo apresentado no Anexo III.

2.1. Para inscrição no processo seletivo dos candidatos de nacionalidade estrangeira, além dos documentos acima mencionados deverão apresentar os seguintes documentos:

a) cópia do documento de identidade para estrangeiro;

b) cópia da certidão de registro civil de nascimento ou casamento;

c) cópia do comprovante de conclusão de escolaridade do ensino superior no Brasil ou declaração de processo de equivalência de estudos realizados no exterior, concedida pelo órgão competente.

2.2. A documentação solicitada deverá ser entregue na Secretaria da Pós-Graduação em Recursos Naturais, situada no prédio do Centro Integrado de Análise e Monitoramento Ambiental – CINAM, piso térreo, UEMS - Cidade Universitária de Dourados, entre os dias 01 de outubro de 2013 e 25 de outubro de 2013, de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h, em envelope devidamente lacrado e identificado com o nome do candidato e do programa/curso (mestrado ou doutorado).

2.3. Também serão aceitas inscrições realizadas por meio de correspondência via SEDEX, desde que postada até 25 de outubro de 2013 e recebida pela Coordenação do PGRN em até 3 (três) dias úteis da mesma data. A Coordenação do Programa não se responsabilizará por atrasos ocorridos na entrega postal.

2.4. São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição no processo seletivo, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese.

(3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

3. Do Processo Seletivo e Admissão

3.1. O processo seletivo será de responsabilidade da Comissão do Processo Seletivo (CPS), formada por 05 (cinco)membros docentes pertencentes ao núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais.

3.2. A Seleção se dará em quatro etapas, conforme cronograma:

Cronograma Datas

Inscrições 01/10 a 25/10/2013

Etapa 1: Homologação da inscrição 28 a 31/10/2013

Resultado da Etapa 1 A partir de 01/11/2013

Etapa 2: Avaliação do Currículo Lattes 05 a 14/11/2013

Resultado da Etapa 2 A partir de 18/11/2013

Etapa 3: Prova de Língua Inglesa 22/11/2013

Resultado da Etapa 3 A partir de 27/11/2013

Etapa 4: Entrevista 02 a 04/12/2013

Resultado Final A partir de 09/12/2013

Matrícula 19 a 21/02/2014

3.2.1. Etapa 1: Homologação da inscrição (eliminatória)

3.2.1.1 Após a conferência de todos os documentos entregues junto à secretaria do PGRN, a CPS publicará no site www.uems.br/pgrn e no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa as inscrições deferidas e indeferidas a partir de 01/11/2013.

3.2.2. Etapa 2: Avaliação do Currículo Lattes (eliminatória e classificatória)

3.2.2.1. O Currículo Lattes documentado será analisado e pontuado pela CPS de acordo com o quadro do Anexo IV deste Edital.

3.2.2.2. Ao currículo com maior Pontuação do Currículo Lattes (PCL) será atribuída nota dez, e aos demais, as notas serão proporcionais ao do primeiro.

3.2.2.3. O candidato que obtiver PCL = 0 será desclassificado do processo seletivo. 3.2.2.4. O resultado dessa etapa será divulgado no site www.uems.br/pgrn e afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa a partir do dia 18/11/2013, juntamente com o ensalamento para a Etapa 3.

3.2.3. Etapa 3: Prova de Língua Inglesa (eliminatória e classificatória)

3.2.3.1. A prova versará sobre interpretação de texto científico ou de divulgação científica nas áreas de Recursos Naturais e/ou Ciências Ambientais, devendo o candidato comparecer ao local munido de:

a) documento oficial de identificação pessoal com foto; b) caneta esferográfica azul ou preta;

(4)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

3.2.3.2. A prova será aplicada no dia 22/11/2013, com duração de 2 horas, na Unidade Universitária de Dourados, em local e horário que será estabelecido no edital de ensalamento para a realização da prova.

3.2.3.3. A avaliação terá valor de zero a dez, sendo que a nota obtida nesta etapa será configurada como Pontuação em Língua Inglesa (PLI).

3.2.3.4. O candidato que obtiver PLI = 0 será desclassificado do processo seletivo. 3.2.3.5. O resultado dessa etapa será divulgado no site www.uems.br/pgrn e afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa a partir do dia 27/11/2013, juntamente com o ensalamento para a Etapa 4.

3.2.3.6. A classificação dos candidatos será resultado da média (PCL+PLI)/2, e somente serão convocados para entrevista os 30 (trinta) mais bem classificados para as vagas de Dourados, e os 15 (quinze) mais bem classificados nas vagas de Naviraí.

3.2.4. Etapa 4: Entrevista (eliminatória e classificatória)

3.2.4.1. As entrevistas serão realizadas no período de 02 a 04/12/2013, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Dourados, em local e horário que será estabelecido no edital de ensalamento para entrevista.

3.2.4.2. As entrevistas serão integralmente gravadas em vídeo.

3.2.4.3. O candidato deverá comparecer no local munido de documento oficial de identificação pessoal com foto.

3.2.4.4. O candidato será entrevistado individualmente por membros da CPS e outros docentes do PGRN, devendo responder questões relativas a três itens principais, cujos temas e pesos na composição da nota final são os seguintes:

Tema Peso

Formação e experiência prévia 4 Expectativas e disponibilidade 4

Projeto de Pesquisa 2

Total 10

3.2.4.5. Com base na tabela apresentada no item anterior, o candidato será avaliado com nota de zero a dez por cada entrevistador e a Pontuação da Entrevista (PE) será obtida pela média simples das notas apontadas pelos entrevistadores que estiverem presentes. 3.2.4.6. O candidato que não comparecer à entrevista será desclassificado do processo seletivo.

3.2.4.7. O resultado dessa etapa será divulgado no site www.uems.br/pgrn e afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa a partir do dia 09/12/2013.

(5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

4. Do Resultado

4.1. O resultado final do processo seletivo será expresso pela Pontuação Final (PF), determinada pela relação PF = (PCL + PLE + PE)/3 e serão classificados os candidatos aprovados, em ordem decrescente, e obedecido o número de vagas.

4.2. O resultado final do Processo Seletivo será publicado no Diário Oficial do Estado, afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa e disponibilizado no site www.uems.br/pgrn.

4.3. Eventuais empates serão resolvidos, respectivamente, pelo maior valor obtido na PE, PCL e PLE.

5. Do Recurso

5.1. Dos resultados de cada uma das etapas do Processo Seletivo caberá recurso, de nulidade ou de recontagem, devidamente fundamentado e remetido a CPS, no prazo de até 2 (dois) dias úteis de sua divulgação.

5.2. A documentação do recurso deverá ser entregue pessoalmente na Secretaria da Pós-Graduação em Recursos Naturais, situada no prédio do Centro Integrado de Análise e Monitoramento Ambiental – CInAM, piso térreo, UEMS - Cidade Universitária de Dourados, no horário das 9h às 13h, em envelope devidamente lacrado e identificado com o nome do candidato e do programa/curso (mestrado ou doutorado).

5.3. O resultado do recurso interposto, após analisado e julgado pela Comissão do Processo Seletivo, será divulgado no site www.uems.br/pgrn e afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir do encerramento do prazo de recurso.

5.4. Na hipótese do recurso não ser decidido antes da etapa subsequente, fica assegurado ao recorrente dela participar, ficando condicionado ao resultado do recurso.

6. Das Vagas e Classificação

6.1. Será fixado o mínimo de 13 (treze) vagas no geral, as quais serão preenchidas por ordem de classificação final no processo seletivo.

6.1.1. Do quantitativo de vagas, 9 (nove) serão preenchidas por candidatos que optarem por serem orientados por docentes da Unidade Universitária de Dourados, e 4 (quatro) por candidatos que optarem por orientação de docentes da Unidade Universitária de Naviraí. A relação de docente/orientador está disponível no site www.uems.br/pgrn.

7. Das Disposições gerais

7.1. Local de informações, inscrições e realização das etapas:

Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Cidade Universitária de Dourados / Rod. Dourados-Itahúm, Km 12 Centro Integrado de Análise e Monitoramento Ambiental – CInAM

(6)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

C.P. 351, CEP 79804-970 - Dourados, MS Fone: 67 3902 2652

www.uems.br/pgrn pgrn@uems.br

7.2. Este edital será publicado no Diário Oficial do Estado, afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa e disponível no site www.uems.br/pgrn.

7.3. O candidato não classificado deverá retirar os seus documentos, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da data de divulgação do Resultado Final, sob pena de sua destruição.

7.4. A inscrição do candidato implicará no completo conhecimento e expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

7.5. Será de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar todas as divulgações relativas ao Processo Seletivo, bem como, as publicações do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, nos endereços eletrônicos: http://www.imprensaoficial.ms.gov.br e http://www.uems.br/pgrn.

7.6. A Comissão do Processo Seletivo decidirá os casos omissos no âmbito de sua competência.

Dourados, 04 de setembro de 2013.

Carla Villamaina Centeno

(7)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Anexo I – (Edital nº 26/2013/PROPP/UEMS) FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PGRN – MESTRADO

1. DADOS PESSOAIS

01 – NOME COMPLETO 02 – E-MAIL

03 – ESTADO

CIVIL 04 – SEXO 05 – NACIONALIDADE 06 – NATURALIDADE (Cidade / Estado) 07 – DATA DE NASCIMENTO

08 – RG 09 – ÓRGÃO EXPEDIDOR 10 - CPF 11- PASSAPORTE / PAÍS DE ORIGEM (para estrangeiros)

2. ENDEREÇO

01 - ENDEREÇO RESIDENCIAL (RUA/AVENIDA, NÚMERO, BLOCO, APTO., SALA, ETC.) BAIRRO

TELEFONE FIXO CELULAR CIDADE ESTADO CEP

( ) ( )

3. ESCOLARIDADE

01 – GRADUAÇÃO 02 – ANO DE CONCLUSÃO

03 – INSTITUIÇÃO

4. OPÇÃO DE ORIENTAÇÃO

( ) Docente vinculado à Unidade de Dourados ( ) Docente vinculado à Unidade de Naviraí

5. DECLARAÇÃO

Declaro, sob as penas da lei, que não há nenhum impedimento para participar na seleção, pois satisfaço às exigências do Edital nº 26/2013– PROPP/UEMS de 04 de setembro de 2013 e aceito todas as regras que lhe são pertinentes.

(8)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO*

Eu, __________________________________________________________, recebi o material referente à inscrição de ____________________________

___________________________________________ _________________.

Obs.: A conferência dos documentos é de responsabilidade do candidato.

* Apenas para inscrições realizadas pessoalmente na UEMS – Unidade Universitária de Dourados.

Informações ao candidato:

Cronograma Datas

Inscrições 01/10 a 25/10/2013

Etapa 1: Homologação da inscrição 28 a 31/10/2013

Resultado da Etapa 1 A partir de 01/11/2013

Etapa 2: Avaliação do Currículo Lattes 05 a 14/11/2013

Resultado da Etapa 2 A partir de 18/11/2013

Etapa 3: Prova de Língua Inglesa 22/11/2013

Resultado da Etapa 3 A partir de 27/11/2013

Etapa 4: Entrevista 02 a 04/12/2013

Resultado Final A partir de 09/12/2013

Matrícula 19 a 21/02/2014

(9)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Anexo II- (Edital nº 26/2013/PROPP/UEMS) MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO 1. Nome do candidato:

Graduação: Ano de Conclusão: Instituição de Ensino Superior:

2. Resumo abordando os seguintes tópicos: perfil acadêmico; experiência em estágio, projeto e/ou pesquisa; e motivação para ingresso no curso de Mestrado do PGRN

________________________________________ Assinatura do Candidato

3. Orientador de interesse (Indique três nomes da lista abaixo, em ordem de interesse,

enumerando de 1 a 3)

( ) Ademir dos Anjos (Naviraí) ( ) Margarete Soares da Silva

( ) Alberto Adriano Cavalheiro (Naviraí) ( ) Rogerio Cesar L. da Silva (Naviraí) ( ) Antonio Rogério Fiorucci ( ) Romulo Penna Scorza Júnior ( ) Claudia Andrea Lima Cardoso ( ) Sandro Marcio Lima

( ) Etenaldo Felipe Santiago ( ) Sidnei Eduardo Lima-Júnior

( ) Euclésio Simionatto (Naviraí) ( ) William Fernando Antonialli Junior ( ) Laércio Alves de Carvalho ( ) Yzel Rondon Súarez

(10)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Anexo III – (Edital nº 26/2013/PROPP/UEMS)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS SELEÇÃO MESTRADO

DECLARAÇÃO DE PREVISÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Eu, ___________________________________________, CPF nº ____ ___________,

R.G. nº _______ _______, declaro que não apresentarei cópia do diploma ou do

certificado de conclusão do curso de graduação no ato da inscrição deste processo seletivo, conforme estabelecido no Regimento Interno dos Cursos e Programas de Pós-Graduação da UEMS (artigo 52), em virtude de ainda não tê-lo concluído, com previsão de conclusão para __________________.

Caso selecionado pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais declaro

estar ciente da data de 21 de fevereiro de 2014 como prazo final para apresentação

do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação, sob pena de ser desclassificado da lista de aprovados para o curso de mestrado deste Programa e poder sofrer processo por prestação de informação não verídica.

Por estar de acordo com esta declaração, assino-a.

Dourados-MS, ___ de ___________ de 2013.

____________________________ (Nome e assinatura do candidato)

(11)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Anexo IV - (Edital nº26/2013/PROPP/UEMS)

TABELA PARA PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

(Pede-se ao candidato que entregue os comprovantes na ordem listada no quadro abaixo)

Ord. Item avaliado Condição Unidade Pontuação

Q ua nt id ad e S ub -t ot al 1. Cursos 1.1 Curso de especialização em uma das áreas descritas no item 1.1 desse edital.

Aluno Curso 5

1.2 Curso ou mini-curso Aluno Curso

1 (limitado a 10 unidades) 1.3 Disciplina cursada em Programas de Pós-graduação reconhecidos pela CAPES Aluno Disciplina 2 2. Bolsista 2.1 Iniciação Científica ou estágio em empresas com

bolsa Aluno Ano 10

2.2 Iniciação Científica sem

bolsa Aluno Ano 5

2.3 Bolsa DTI para graduados Aluno Ano 5 2.4 Estágio sem bolsa ou

vínculo empregatício e que não esteja vinculado a atividade obrigatória do curso

Aluno Ano 1

3. Artigos Publicados ou aceitos para publicação em Periódicos Científicos 3.1 Indexado com conceito A1

e A2 (QUALIS) na área interdisciplinar, quando houver, ou na área mais próxima a de formação do candidato.

(12)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

3.2 Indexado com conceito B1, B2, B3, B4 e B5 (QUALIS) na área interdisciplinar, quando houver, ou na área mais próxima a de formação do candidato.

Autor Artigo 20

3.3 Indexado com conceito C (QUALIS) na área

interdisciplinar, quando houver, ou na área mais próxima a de formação do candidato.

Autor Artigo 10

3.4 Indexados e não avaliados

no QUALIS Autor Artigo 5

3.5 Não indexado Autor Artigo 2

4. Resumos Expandidos Publicados em Anais de Eventos Científicos (de 3 ou mais páginas)

4.1 Internacionais Autor Artigo 2

4.2 Nacionais Autor Artigo 1

5. Resumos Publicados em Anais de Eventos Científicos

5.1 Internacionais Autor Artigo 1

5.2 Nacionais Autor Artigo 0,5

6. Conferencista

6.1 Ministrante de palestra ou

seminário Palestrante Evento 1

6.2 Curso ou mini-curso com

mais de 2 horas Palestrante Evento 2 7. Prêmios e Títulos Autor Evento 2

Referências

Documentos relacionados

2.. mídias, além de transcendê-las. Assim, propõem-se inicialmente três dimensões para o conceito de audiovisual, gerando uma discussão nos estudos interdisciplinares. O

Noventa dias após a aplicação, 82% dos pacientes consideraram que a melhora das rugas foi excelente, muito boa ou boa, em comparação com a consulta anterior, e 67% dos

1. A inscrição só se considera efetuada com a aprovação da mesma pela Comissão de Inscrição. Na sequência da aprovação da inscrição pela Comissão de Inscrição, é

1 - Realizada a Prova Final de Agregação, o processo de inscrição é enviado pelo Centro Distrital de Estágio ao Conselho Distrital competente, por forma a que o pedido de

a) Custos associados ao sector das comunicações eletrónicas (âmbito da Lei nº 5/2004). i ) Custos com as Comunicações Eletrónicas. Custos associados com a atribuição de

Com o objetivo de intuir sobre a existência ou não de uma relação positiva entre educação e crescimento económico em Timor-Leste, procurar-se-á, nesta secção,

2.1 O processo seletivo de que trata este edital será realizado em duas fases, sendo a primeira prova escrita e a segunda entrevista e análise de currículo, com a finalidade

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa atender no mínimo 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos durante sua permanência na escola.A presente