• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO FRANCISCANO JOÃO XXIII

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO FRANCISCANO JOÃO XXIII"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO

FRANCISCANO

JOÃO

XXIII

Educando(a): Nº.:

Educador(a): André Ito Cha Turma:3ª E.M. Componente Curricular: Física Data

Assinatura do Responsável: Valor: 2,0

Orientações:

1. O trabalho deve ser entregue impreterivelmente no dia da prova com as devidas resoluções em folha de almaço, com capa de identificação, limpo e

organizado;

2. Os conteúdos contidos neste trabalho são os mesmos trabalhados durante o 3º período pedagógico, sendo este um meio de estudo para as provas;

3. Não serão aceitos trabalhos que forem entregues após a prova, pois o mesmo deve ser entregue ao término da prova.

4. Conteúdos trabalhados: Termometria, dilatação térmica, calorimetria, transmissão de calor, gases perfeitos, termodinâmica, espelhos (planos e esféricos), lentes, ondas (mecânicas e eletromagnéticas) e associação de resistores.

Nota

Trabalho de Recuperação Final de Física

1. (Ufpe) O gráfico a seguir apresenta a relação entre a temperatura na escala Celsius e a temperatura numa escala termométrica arbitrária X. Calcule a temperatura de fusão do gelo na escala X. Considere a pressão de 1 atm.

2. (Unesp) Ar do ambiente, a 27 °C, entra em um secador de cabelos (aquecedor de ar), e dele sai a 57 °C, voltando para o ambiente.

Qual a razão entre o volume de uma certa massa de ar quando sai do secador e o volume dessa mesma massa quando entrou no secador?

3. (Fuvest) Adote: calor específico da água: 1 cal/g.°C

A 10 °C, 100 gotas idênticas de um líquido ocupam um volume de 1,0 cm¤. A 60 °C, o volume ocupado pelo líquido é de 1,01 cm¤. Calcule:

a) A massa de 1 gota de líquido a 10 °C, sabendo-se que sua densidade, a esta temperatura, é de 0,90 g/cm¤.

(2)

4. (Unicamp) Quatro grandes blocos de gelo, de mesma massa e à mesma temperatura inicial, envoltos em plástico impermeável, são pendurados na parede de um quarto à temperatura de 25°C, com portas e janelas fechadas. Conforme a figura a seguir, os blocos A e B estão pendurados próximos ao teto e os blocos C e D estão próximos ao chão. Os blocos A e D estão enrolados em cobertores; os outros dois não estão. Considere que o único movimento de ar no quarto se dá pela corrente de convecção.

a) Reproduza a figura e indique com setas o sentido do movimento do ar mais quente e do ar mais frio.

b) Qual dos blocos de gelo vai derreter primeiro e qual vai demorar mais para derreter?

5. (Ufpe) Um observador, a 1,0 m de um espelho plano, vê a imagem de um objeto que está a 6,0 m do espelho. Quando o observador se aproxima 0,5 m do espelho, a quantos metros do espelho estará a imagem do objeto?

6. (Fuvest) A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho côncavo com distância focal de 30 cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3 cm de altura.

a) Determine a posição do objeto.

b) Construa o esquema referente à questão representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as distâncias envolvidas.

7. (Unesp) Um objeto com 8,0 cm de altura está a 15 cm de uma lente convergente de 5,0 cm de distância focal. Uma lente divergente de distância focal - 4,0 cm é colocada do outro lado da convergente e a 5,0 cm dela.

Determine a posição e a altura da imagem final.

8. (Fuvest) Um circuito elétrico contém 3 resistores (R1 ,R‚ e Rƒ) e uma bateria de 12V cuja

resistência interna é desprezível. As correntes que percorrem os resistores R1, R‚ e Rƒ são

respectivamente, 20mA, 80mA e 100mA. Sabendo-se que o resistor R‚ tem resistência igual a 25ohms:

a) Esquematize o circuito elétrico.

(3)

9. (Fuvest) Considere o circuito representado esquematicamente na figura a seguir. O amperímetro ideal A indica a passagem de uma corrente de 0,50A. Os valores das resistências dos resistores R1 e Rƒ e das forças eletromotrizes E1 e E‚ dos geradores ideais estão indicados

na figura. O valor do resistor R‚ não é conhecido. Determine:

a) O valor da diferença de potencial entre os pontos C e D. b) A potência fornecida pelo gerador E1.

10. (Unicamp) Um forno de microondas opera na voltagem de 120 V e corrente de 5,0 A. Colocaram-se neste forno 200 ml de água à temperatura de 25 °C. Admita que toda energia do forno é utilizada para aquecer a água. Para simplificar, adote 1,0 cal = 4,0 J.

a) Qual a energia necessária para elevar a temperatura da água a 100 °C? b) Em quanto tempo esta temperatura será atingida?

11. (Unicamp) Pesquisas atuais no campo das comunicações indicam que as "infovias" (sistemas de comunicações entre redes de computadores como a INTERNET, por exemplo) serão capazes de enviar informação através de pulsos luminosos transmitidos por fibras ópticas com a freqüência de 10¢¢ pulsos/segundo. Na fibra óptica a luz se propaga com velocidade de 2 x 10© m/s.

a) Qual o intervalo de tempo entre dois pulsos de luz consecutivos? b) Qual a distância (em metros) entre dois pulsos?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufmt) Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

12. Julgue os itens a seguir.

( ) A quantidade total de energia radiante emitida por um corpo, na unidade de tempo, é tanto maior quanto maior for a temperatura do corpo.

( ) Toda energia radiante que incide num corpo se transforma em calor. ( ) A energia radiante altera a temperatura do espaço no qual se propaga.

( ) Os bons absorventes de energia radiante são bons emissores, mas os maus absorventes podem ser bons emissores.

(4)

13. (Fatec) Duas escalas de temperatura, a Celsius (°C) e a Fahrenheit (°F), se relacionam de acordo com o gráfico.

A temperatura em que a indicação da escala Fahrenheit é o dobro da indicação da escala Celsius é

a) 160°C b) 160°F c) 80°C d) 40°F e) 40°C

14. (G1) Normalmente, o corpo humano começa a "sentir calor" quando a temperatura ambiente ultrapassa a marca dos 24 °C. A partir daí, o organismo passa a eliminar o suor que é um dos mecanismos do corpo para manter seu equilíbrio térmico. Se a temperatura no interior de um salão de baile carnavalesco variar de 30 °C para 32 °C, o folião ficará com sua roupa completamente encharcada de suor. Essa variação de temperatura nas escalas Fahrenheit (°F) e Kelvin (K) corresponde, respectivamente, a

Dados: °C/5=(°F 32)/9 K = °C + 273

a) 1,8 e 1,8 . b) 1,8 e 2,0. c) 2,0 e 2,0. d) 2,0 e 3,6. e) 3,6 e 2,0.

15. (Pucrs) Em relação a comportamentos termodinâmicos de materiais e substâncias, é correto afirmar que

a) dois corpos de mesma massa sempre têm a mesma capacidade térmica.

b) o calor específico de uma substância é constante, independentemente da fase em que ela se encontre.

c) na compressão adiabática de um gás, sua energia interna permanece constante. d) na transformação isovolumétrica de um gás, este realiza trabalho.

e) a energia interna de um sistema depende da quantidade de partículas que ele possui.

16. (Ufv) Um folheto explicativo sobre uma máquina térmica afirma que ela, ao receber 1000 cal de uma fonte quente, realiza 4186 J de trabalho. Sabendo que 1 cal equivale a 4,186 J e com base nos dados fornecidos pelo folheto, você pode afirmar que esta máquina:

a) viola a 1ò Lei da Termodinâmica. b) possui um rendimento nulo. c) possui um rendimento de 10%. d) viola a 2ò Lei da Termodinâmica.

(5)

17. (Fei) Um gás perfeito sofre as transformações conforme o gráfico a seguir. Qual é o trabalho, em joules, realizado na transformação AB?

a) 5.10¦ b) 10.10¦ c) 15.10¦ d) 20.10¦ e) 25.10¦

18. (Ufmg) O gráfico da pressão p em função do volume V de um gás ideal representa uma transformação cíclica ocorrida em três fases. Inicia-se o ciclo por uma transformação isobárica, seguida de uma transformação isovolumétrica e, finalmente, de uma transformação isotérmica. Sejam T1, T‚ e Tƒ as temperaturas do gás nos pontos 1, 2 e 3, respectivamente.

Em relação a essas temperaturas, pode-se afirmar que

a) T1= T‚ = Tƒ. b) T1= T‚ e T1> Tƒ. c) T1= Tƒ e T1> T‚. d) T1 = Tƒ e T1< T‚.

e) T1= T‚ e T1< Tƒ.

19. (Mackenzie) Uma massa de gás perfeito a 17°C, que sofre uma transformação isotérmica, tem seu volume aumentado de 25%. A pressão final do gás, em relação à inicial será:

a) 20% maior. b) 20% menor. c) 25% menor. d) 80% menor. e) 80% maior. 20. (Ita) Você é convidado a projetar uma ponte metálica, cujo comprimento será de 2,0 km. Considerando os efeitos de contração e expansão térmica para temperaturas no intervalo de - 40 °F a 110 °F e que o coeficiente de dilatação linear do metal é de 12 × 10-§ °C-¢, qual a máxima variação esperada no comprimento da ponte? (O coeficiente de dilatação linear é constante no intervalo de temperatura considerado).

(6)

21. (Mackenzie) Uma chapa de alumínio (‘ = 2,2 . 10-¦ °C-¢), inicialmente a 20 °C, é utilizada numa tarefa doméstica no interior de um forno aquecido a 270 °C. Após o equilíbrio térmico, sua dilatação superficial, em relação à área inicial, foi de:

a) 0,55% b) 1,1% c) 1,65% d) 2,2% e) 4,4%

22. (Fuvest-gv) Coloca-se 900 g de gelo a 0 °C, no interior de um forno de microondas de 1200 W para ser transformado em água também a 0 °C. Admitindo-se que toda a energia fornecida pelo forno será absorvida pelo gelo, devemos programá-lo para funcionar durante:

a) 3 min b) 4 min c) 6 min d) 12 min e) 0,5 min 23. (G1) Calor é:

a) energia em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles há diferença de temperatura b) medido em graus Celsius

c) uma forma de energia que não existe nos corpos frios d) uma forma de energia que se atribui aos corpos quentes e) o mesmo que temperatura

24. (Ufv) O gráfico a seguir representa a temperatura característica de um local em função da hora e do dia.

O ponto assinalado no gráfico pela letra X corresponde aproximadamente ao seguinte instante: a) momentos que precedem o nascer do sol. b) logo após o meio-dia.

c) logo após o pôr-do-sol. d) momentos próximos à meia-noite. e) entre o pôr-do-sol e a meia-noite.

25. (Cesgranrio) O espelho de um banheiro é comum, plano, feito de vidro. Uma pessoa, em frente a esse espelho, observa a imagem do seu próprio rosto. Assinale a opção que indica corretamente os fenômenos ocorridos com a luz que atravessa o vidro desse espelho para os olhos dessa pessoa, desde o instante em que foi emitida pelo seu rosto, em direção ao espelho. a) Reflexão b) Refração c) Reflexão - Refração - Reflexão

d) Reflexão - Refração - Reflexão - Refração - Reflexão e) Refração - Reflexão - Refração

26. (Uff) Três objetos 1, 2 e 3 são dispostos à frente dos espelhos planos E• e E‚, conforme mostra a figura.

(7)

Um observador (O), olhando os espelhos através da fenda (F), tem seu campo visual delimitado pelas linhas tracejadas.

É correto afirmar que este observador verá:

a) apenas a imagem do objeto 1 b) apenas a imagem do objeto 2 c) apenas a imagem do objeto 3 d) as imagens dos objetos 1 e 2 e) as imagens dos objetos 2 e 3

27. (G1) Um jovem motoqueiro quebra acidentalmente o espelho retrovisor de sua moto. Desejando reparar o estrago, lembra-se de ter notado que sua irmã possuía um espelho do tamanho idêntico ao quebrado e decide instalar na moto. Observando a imagem no espelho, percebeu que algo estava errado, uma vez que o espelho quebrado sempre apresentara imagens menores e direitas, enquanto que o novo espelho apresenta imagens direitas e maiores para objetos próximos e imagens menores e invertidas para objetos distantes.

De acordo com o descrito, o espelho quebrado e o espelho substituído eram, respectivamente, a) convexo e côncavo. b) côncavo e plano. c) plano e convexo.

d) convexo e plano. e) côncavo e convexo.

28. (Ufv) Um espelho esférico, cujo raio de curvatura é igual a 0,30m, tem sua face côncava voltada na direção do Sol. Uma imagem do Sol é formada pelo espelho. A distância dessa imagem até o espelho é:

a) 0,30m. b) 0,15m. c) 0,45m. d) 0,60m. e) infinita.

29. (Unaerp) Uma bolha de ar imersa em vidro apresenta o formato da figura. Quando três raios de luz paralelos a atingem, observa-se que seu comportamento óptico é de uma:

a) lente convergente. b) lente divergente. c) lâmina de faces paralelas. d) espelho plano. e) espelho convexo.

(8)

30. (Fatec) Uma lente é utilizada para projetar em uma parede a imagem de um slide, ampliada 4 vezes em relação ao tamanho original do slide. A distância entre a lente e a parede é de 2 m. O tipo de lente utilizado e sua distância focal são, respectivamente:

a) divergente, 2 m b) convergente, 40 cm c) divergente, 40 cm d) divergente, 25 cm e) convergente, 25 cm

31. (Fuvest) No circuito da figura a seguir, o amperímetro e o voltímetro são ideais. O voltímetro marca 1,5V quando a chave K está aberta. Fechando-se a chave K o amperímetro marcará: a) 0 mA b) 7,5 mA c) 15 mA d) 100 mA e) 200 mA

32. (Unesp) Numa experiência clássica, coloca-se dentro de uma campânula de vidro onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido. Isso acontece porque

a) o comprimento de onda da luz é menor que o do som. b) nossos olhos são mais sensíveis que nossos ouvidos. c) o som não se propaga no vácuo e a luz sim.

d) a velocidade da luz é maior que a do som.

e) o vidro da campânula serve de blindagem para o som mas não para a luz. 33. (Unesp)

Pesquisadores da UNESP, investigando os possíveis efeitos do som no desenvolvimento de mudas de feijão, verificaram que sons agudos podem prejudicar o crescimento dessas plantas, enquanto que os sons mais graves, aparentemente, não interferem no processo.

CIÊNCIA E CULTURA 42 (7) supl: 180-1, Julho 1990.

Nesse experimento o interesse dos pesquisadores fixou-se principalmente na variável física: a) velocidade b) umidade c) temperatura d) freqüência e) intensidade

Referências

Documentos relacionados

Como já afirmamos, o acompanhamento realizado pelas tutorias é nosso cartão de visitas, nossa atividade em que o objeto social do Gauss se manifesta de forma mais

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Os resultados evidenciam a elevada eficiência do TiO 2 , comprovada também em vários trabalhos na literatura; também indicam, porém, que é possível obter um

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Pagamento com cartão de crédito: ao escolher essa opção no formulário de inscrição on-line, nós enviaremos a você por e-mail, um link para realizar o pagamento, a forma

A partir desses objetivos, os profissionais de marketing encarregados de elaborar o planejamento de ações de marketing podem propor ações integradas para atingir os objetivos

C) Luminária LP-3: fechada, para iluminação pública, própria para equipamento incorporado, fechamento com refrator em vidro plano ou curvo, para lâmpada a vapor de