• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARTI. Projeto DST s Maleta Juventudes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARTI. Projeto DST s Maleta Juventudes"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

COLÉGIO ESTADUAL

JOSÉ MARTI

Projeto

DST’s

Maleta Juventudes

Professora:

Silvana Amadeu Ferreira Alves Monteath Turmas regulares do Ensino Médio

(2)

2

Apresentação

Nós professores da rede Estadual de Ensino e Educação, comprometidos com o sacerdócio da profissão, observamos ano a ano o total desinteresse dos alunos em sua formação, daí a enormidade da evasão escolar. A maioria quase que absoluta do corpo discente se vê abandonado pelas instituições governamentais. Sem saúde, educação e segurança, rendem-se facilmente as operações marginais como um todo, de todas as formas e gêneros possíveis e imaginários.

A Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e suas Regiões Metropolitanas oferecem projetos que proporcionam subsídios para tentar diminuir a resistência do aluno em ir para a escola, mas que muitas as vezes não obtém sucesso.

Pensando em todos estes obstáculos e na crescente des-informação de uma educação sexual adequada, nos engajamos no projeto Maleta Juventudes. O desafio era permear os conteúdos de química com as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Os jovens devem ser considerados na pluralidade de suas manifestações e percebidos como agentes econômicos, políticos, simbólicos e educacionais. E também como parceiros estratégicos e protagonistas em processos e iniciativas que os envolvam. Há enormes desafios na educação do jovem, para o jovem e com o jovem. Na área da educação, destaca-se a importância da formação para o mundo do trabalho e a capacidade de empreender, esta última sempre aliada ao projeto de vida dos jovens e pensada numa dimensão coletiva, comunitária e participativa. Em apoio às trajetórias pessoais, aos projetos de vida e à promoção social das juventudes, as políticas públicas têm importância fundamental. As variadas redes e conectividades nas quais os jovens estão inseridos, as redes sociais, os coletivos e a mobilização ao redor de causas são, muitas vezes, promotoras de seu sucesso.1

As doenças sexualmente transmissíveis, DST’s, são transmitidas de um corpo ao outro pelo contato sexual, pelos líquidos vaginais e pelo esperma trocados durante as relações sexuais. Essa também é a principal via de transmissão do vírus da aids, chamado de vírus da imunodeficiência humana e mais conhecido pela sigla HIV. A aids também pode ser contraída pelo sangue (por meio de seringas e agulhas contaminadas), do leite materno contaminado e da mãe para o bebê durante a gravidez.

Assim, trabalhar pela prevenção das DST/HIV/aids é trabalhar para que as pessoas possam se proteger durante as relações sexuais, utilizando o preservativo. É trabalhar para que usem seringas descartáveis e tenham os cuidados necessários na hora da gravidez, do parto e da amamentação2.

Em suma, além dos conteúdos do ensino de química, a proposta é educar o aluno a não ficar doente, refletir sobre suas condutas pessoais e formar cidadãos(ãs) críticas para o seu crescimento e enriquecimento pessoal.

(3)

3

Objetivos Gerais

Incorporar conteúdos da disciplina de química no projeto Maleta Juventudes Aprender a importância da prevenção contra as DST’s

Compreender a Química como uma ciência construída pelo ser humano e sua importância para a tecnologia e a sociedade que estão em constante aperfeiçoamento. Reconhecer a importância da Química para a inovação científica e tecnológica nas sociedades modernas, enfatizando suas contribuições nos campos da Biotecnologia, Saúde Humana, nanotecnologia, e no desenvolvimento de novos materiais para o enriquecimento salutar do ser humano.

Objetivos Específicos

Identificar os elementos da tabela periódica como os principais constitutivos de qualquer ser mineral, vegetal, animal e em todas os materiais que usamos ou consumimos em nosso cotidiano.

Perceber que as transformações químicas e bioquímicas das substâncias são causadas pelo favorecimento de interações entre as substâncias, nas mais diversas situações Conceituar caráter ácido e caráter básico de uma solução, através da escala de pH e pOH. Compreender e problematizar que os polímeros são formados por repetições de monômeros, identificando sua presença nos plásticos e em biomoléculas esados em nosso cotidiano, bem como o reconhecimento destes, como agentes poluentes, e seu respectivo descarte adequado.

Recursos necessários

Data show

Vídeo DST animado3

Cartaz da camisinha masculina com os seus elementos químicos constitutivos3 10 copos plásticos descartávies

1 garrafa pet pequena com água 1 garrafa pet pequena com amoníaco

1 garrafa pet pequena com vinagre de álcool Extrato de repolho roxo

1 colher de chá Camisinha masculina Camisinha feminina

Bonequinhos de papel recortados encontrados na internet Bonequinhos de papel

10 Palitos de sorvete Cola

1 folha de EVA preto

(4)

4

Conteúdos Curriculares envolvidos no Projeto

DST’s

A Química presente em nosso cotidiano

Tabela periódica e a importância de seus elementos na constituição dos diferentes materiais e substâncias

A interação entre as moléculas promovendo reações que resultam em diferentes substâncias, bactérias e vírus, que podem ser benéficas ou maléficas em relação a saúde humana

Funções químicas inorgânica e orgânica Escala de pH e pOH

Indicador do caráter ácido e básico Polímeros

Meio ambiente

Abrangência/Campo de Aplicação

Turmas de primeira, segunda e terceira séries do ensino médio. Num total de 240 alunos atingidos.

Metodologia

Em primeiro plano apresentar aos alunos um vídeo3 no data show sobre as formas de prevenção das DST’s. E promover discussões entre eles (imagem 1).

Em seguida, perguntar para os alunos:1- “De que é feita a camisinha4? 2- Para que serve? Como usar e descartar corretamente?” Apresentar cartaz com a imagem da camisinha e seus elementos constitutivos. Conduzir a discussão com os conhecimentos prévios dos alunos, promovendo debates e discorrer sobre a importância dos conhecimentos químicos sobre os diferentes elementos químicos que envolvem todos os questionamentos e paradóxidos pertinentes em questão (imagem 2).

Na sequência, a apresentação de um experimento demonstrativo coadjuvado com o projeto Maleta Juventudes (imagem 3), onde se cria dois grupos de risco. No primeiro grupo existe um indivíduo infectado com alguma DST, e no segundo com AIDS.

São colocadas duas fileiras de cinco copos descartáveis com um pouco de água e um bonequinho de papel colado num palito de sorvete, como pode-se ver na imagem 4, (representando qualquer indivíduo que vai praticar um ato sexual).

Numa das fileiras é colocado dentro de um copo uma seringa descartável e no outro uma camisinha masculina com água e amarrada na ponta. Na outra fileira em um dos copos é colocada uma camisinha feminina com água e amarrada na ponta, (imagem 5).

Os indivíduos infectados (garrafa pet) são o vinagre de álcool e um amoníaco. Adiciona-se um pouco de cada um no primeiro copo de cada fileira. Em seguida, é derramado nos demais copos das fileiras um pouco da solução formada, sugerindo que os indivíduos faziam sexo entre diferentes parceiros e indiscriminadamente, (imagem6). Adiciona-se então, o extrato de repolho roxo como teste colorimétrico os possíveis indivíduos infectados, e se houve sucesso na prevenção usando as camisinhas preservativas para ambos os sexos, além da observação do indivíduo que usou uma seringa usada por outra pessoa.

Discorre-se aqui os conteúdos pertinentes a química em complementação as DST’s. Promove-se discussões avançadas em conhecimentos adquiridos no ensino, aprendizado e formação do Ser humano, na máxima pedagógica: “Aprender-Fazer-Aprender”.

(5)

5

Avaliação

Debates com propostas do que foi aprendido com respostas escritas no quadro, imagem 3.

Perguntas e respostas com iniciativas entre os próprios alunos

Exercícios de conteúdos de química e DST’s ministrados ao longo do semestre

Autoavaliação

Faltou tempo para explorar mais o material cedido pela SEEDUC-RJ contido no projeto Maleta Juventudes, o que nos arremete para um novo planejamento de aulas e incentivo para estender o projeto durante um ano letivo inteiro com este foco. Isto foi proporcionado pelos próprios alunos que aceitaram e gostaram muito da maneira como a química foi permeada num assunto tão relevante e importante, com uma linguagem simples e com alguns materiais que já conheciam.

Anexo de Imagens

Imagem 1-Vídeo animado sobre DST’s3

(6)

6

Imagem 2-Imagem piloto para a confecção do cartaz com a camisinha masculina e seus materiais constitutivos4

Imagem 3- Maleta Juventudes e as respostas dos alunos sobre o que gostaram de aprender

(7)

7

Imagem 5- enchendo as camisinhas masculina e feminina com água, amarrando para a água não derramar e colocando em dos copos.

Imagem 6- Mostrando para os alunos as duas garrafas pets lideres dos grupos de risco que uma representa as DST’s (vinagre de álcool) e a outra AIDS (amoníaco)

(8)

8

Imagem 7- Resultado com o teste colorimétrico, feito com extrato de repolho roxo, no troca troca de parceiros, prevenindo com camisinha, se expondo a seringas de outros agentes.

Fontes Consultadas

1- Juventudes/Futura. Acessado em:12/08/2018. Disponivel em:

http://futura.org.br/maletas/maleta-juventudes/

2- Mês da Mulher: Centro de Referência em DST promove ações educativas Publicada

em 10/03/2015, às 14h13 | Atualizada em 10/03/2015, às 15h40 Por Angela Angius

(aangius@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Deyvison Longui Acessado

em:07/08/2018. Disponivel em: http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/mes-da-mulher-centro-de-referencia-em-dst-promove-acoes-educativas-17286

3- Video animado DST. Universidade Católica Dom Bosco. Acessado em:07/08/2018. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=2qXrQ__HPDU

4- De que é feita a camisinha. Revista Galileu. Acessado em:07/08/2018. Disponivel

em:

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Persistência de ação: 10-12 dias Nº máximo de aplicações: 1 (estufa) 2 (ar livre) 3 Alternaria (Alternaria solani) Míldio (Phytophthora infestans) Cenoura Oídio (Erysiphe

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente como espaço de ações educativas para inclusão social, passa pela necessidade de uma nova reflexão acerca das

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a quantidade de água pluvial que pode ser aproveitada após infiltrar em um pavimento permeável de concreto

Os estudos sobre diferenciais de salários são explicados por alguns fatores que revelam a existência da relação entre as características pessoais produtivas educação,

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade