• Nenhum resultado encontrado

Cantinho da Oração em família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cantinho da Oração em família"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Cantinho da Oração em família

5

º ANO

| Catequese 7

(2)

2

A família reúne-se no seu «Cantinho da Oração». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a um santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. A cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside (sugere-se que seja a criança) e são necessários 2 leitores. Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas, então uma preside e a outra responde e faz as leituras.

Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue (o V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos):

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte jaculatória repete-se três vezes. Na primeira e na terceira vez, rezam todos; na segunda vez, reza a criança sozinha:

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. [3 vezes]

Então, a criança que preside explica o sentido da celebração:

Deus tem um projeto para o mundo, que é a nossa salvação. Para o concretizar, Deus formou um Povo, o «Povo de Deus», de que nós também fazemos parte. Esse Povo começou com Abraão, um homem que viveu há cerca de quatro milénios, e a quem Deus chamou (inicialmente chamava-se «Abrão») e mandou sair da sua terra, para lhe dar uma terra nova. Deus conduziu a sua vida e cumpriu a Sua promessa: deu-lhe filhos e a todos eles deu aquela terra como herança. O filho de Abraão chamava-se Isaac; o filho de Isaac chamava-se Jacob (também chamado «Israel»). Israel teve doze filhos: hoje vamos conhecer a história de um deles, chamado José.

(3)

3

José era o filho favorito de Israel; por causa disso, os irmãos tinham muitos ciúmes. Desde muito jovem, José foi abençoado por Deus com o dom de interpretar sonhos. Certo dia, os irmãos decidiram fazer-lhe mal: aproveitando um momento em que o apanharam a sós, maltrataram-no, agrediram-no, lançaram-no meio nu a poço seco e a seguir venderam-no a uma caravana de comerciantes que iam a caminho do Egito. Como foram maus com José! E disseram ao pai que José tinha morrido atacado por um animal selvagem… No entanto, Deus continuou a abençoar José. Uma vez no Egito, José foi vendido a um eunuco do faraó chamado Potifar, que confiou tanto nele que o fez chefe da sua casa. E quando José foi novamente preso, porque a mulher de Potifar o acusou injustamente de a tentar violar, nem por isso ele desanimou. Continuou a ser um jovem íntegro, honesto, verdadeiro e amigo. E Deus continuou a abençoá-lo. José foi chamado a interpretar uns sonhos muito estranhos do faraó, que via vacas gordas a ser devoradas por vacas esqueléticas e espigas douradas a ser dizimadas por espigas raquíticas; José compreendeu que esses sonhos eram o anúncio de sete terríveis anos de fome. E o faraó fê-lo chefe de todo o Egito. Quando a fome chegou, os irmãos de José tiveram de vir ao Egito comprar comida…

Que iria José fazer? Vingar-se dos irmãos? Mandar matá-los? Vendê-los como escravos, tal como eles tinham feito com ele? Mas José era um jovem justo e misericordioso… Vamos saber como agiu José e vamos rezar a Jesus, pedindo-Lhe que faça de nós pessoas honestas, verdadeiras, amigas, capazes de perdoar as ofensas e de espalhar bondade à nossa volta.

(4)

4

Todos se sentam. Então, entoa-se o seguinte cântico:

Eu vim para escutar Tua palavra, Tua palavra, Tua palavra de amor! Eu quero compreender Tua Palavra…

Eu quero viver melhor Tua Palavra…

O leitor 1 proclama a seguinte leitura (Gn 42, 1-4.6-17.21.23; 45, 1.3-10.25-28; 46, 28-30).

Leitura do Livro do Génesis

Sabendo Jacob que havia trigo à venda no Egito, disse aos seus filhos: «Porque olhais uns para os outros?». E disse ainda: «Ouvi dizer que há trigo à venda no Egito. Ide lá comprá-lo, para nós continuarmos vivos e não morrermos». Os irmãos de José partiram, em número de dez, para comprar trigo no Egito. Quanto a Benjamim, irmão de José, Jacob não o deixou ir com os irmãos, porque, dizia ele de si para consigo: «Poderia acontecer-lhe algum mal». Ora José era governador do país; era ele que mandava distribuir o trigo a todo o povo do país. Quando os irmãos de José chegaram, prostraram-se diante dele com o rosto por terra. Vendo os irmãos, José reconheceu-os; fingiu, porém, diante deles e falou-lhes com dureza, dizendo: «Donde vindes?». Ao que eles responderam: «Do país de Canaã, para comprar comida». José reconheceu os irmãos mas eles não o reconheceram.

José recordou-se, então, dos sonhos que tivera acerca deles e disse-lhes: «Sois espiões! É para descobrir o lado fraco do país que viestes». Responderam-lhe: «Não, senhor, os teus servos vieram para comprar comida. Somos todos filhos de um mesmo pai; somos pessoas honestas: os teus servos nunca foram espiões». Disse-lhes José: «Não é assim! Viestes reconhecer os

(5)

5

lados fracos do território». Responderam-lhe: «Nós, os teus servos, éramos doze irmãos, filhos de um mesmo pai e habitantes do país de Canaã; o mais novo está junto do nosso pai neste momento e o outro já não existe». José disse-lhes: «É aquilo que eu disse: sois espiões! Por isso vos porei à prova: Pela vida do faraó, não saireis daqui enquanto o vosso irmão mais novo não tiver vindo. Mandai um de vós buscá-lo, enquanto ficais prisioneiros; verificar-se-á, assim, a sinceridade das vossas palavras. Doutro modo, pela vida do faraó, sereis considerados espiões». E fechou-os na prisão durante três dias. No terceiro dia, José disse-lhes: «Fazei o seguinte e vivereis, porque temo o Senhor: se procedeis de boa-fé, que só um de vós fique detido na prisão, enquanto ireis levar às vossas famílias com que lhes matar a fome. Depois, trazei-me o vosso irmão mais novo: assim, as vossas palavras serão justificadas, e não morrereis». E eles concordaram. Disseram, então, uns aos outros: «Na verdade, nós estamos a ser castigados por causa do nosso irmão; vimos o seu desespero quando nos implorou compaixão, e não o escutámos. Por isso veio sobre nós esta desgraça». Ora, eles não sabiam que José os compreendia.

Muito tempo depois, os irmãos de José regressaram ao Egito e trouxeram Benjamim consigo. Então, José não pôde conter-se diante dos que o rodeavam e exclamou: «Mandai sair toda a gente daqui!». Por isso não ficou ninguém presente, quando José se deu a conhecer aos irmãos. José disse então aos irmãos: «Eu sou José; meu pai ainda é vivo?». Mas eles não puderam responder-lhe, porque ficaram perturbados diante dele. José disse aos irmãos: «Aproximai-vos de mim, peço-vos!». E eles aproximaram-se. José continuou: «Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito. Mas

(6)

6

não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós próprios, por me terdes vendido para este país; porque foi para podermos conservar a vida que Deus me mandou para aqui à vossa frente. Com efeito, há dois anos que a fome reina em toda esta região; e, durante cinco anos, não voltará a haver lavoura nem colheita. Deus enviou-me à vossa frente para vos preparar recursos, neste país, e para vos conservar a vida e garantir sobrevivência de uma forma maravilhosa. Não, não fostes vós que me fizestes vir para aqui. Foi Deus; foi Ele que me tornou como um pai para o faraó, senhor da sua casa e administrador de todo o país do Egito. Apressai-vos a voltar para junto de meu pai e dizei-lhe: ‘Assim fala o teu filho José: Deus fez-me senhor de todo o Egito. Vem para junto de mim, sem demora!’». Então, José lançou-se ao pescoço de Benjamim, seu irmão, e chorou; e Benjamim também chorou nos seus braços. José abraçou todos os seus irmãos e chorou abraçado a eles. Só então é que os irmãos puderam falar-lhe.

Depois disso, os irmãos de José partiram do Eipto e chegaram ao país de Canaã, à casa de seu pai Jacob. Disseram-lhe que José ainda era vivo e que governava todo o Egito, mas o seu coração permaneceu frio, porque não acreditava neles. Repetiram-lhe então todas as palavras que José dissera e, quando viu os carros que José enviara para o levar, a vida voltou ao coração de Jacob, seu pai. E Israel exclamou: «Meu filho José ainda está vivo! Isso basta-me. Vou vê-lo antes de morrer». Jacob mandara Judá adiante encontrar-se com José, para que este preparasse a sua entrada em Góchen. Quando chegaram ali, José mandou atrelar o seu carro e foi a Góchen, ao encontro de seu pai. Ao vê-lo, lançou-se-lhe ao pescoço e chorou

(7)

7

longamente, entre os seus braços. E Israel disse a José: «Agora posso morrer, pois vi o teu rosto e ainda vives!».

Palavra do Senhor.

R. Graças a Deus.

Segue-se o Salmo Responsorial:

O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

1| O Senhor é meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes

e reconforta a minha alma.

2| Ele me guia por sendas direitas, por amor do seu nome.

Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos

não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo.

3| Para mim preparais a mesa à vista dos meus adversários; com óleo me perfumais a cabeça e o meu cálice transborda.

O leitor 2 faz a seguinte leitura:

Esta é a história de uma pessoa, José, a quem a vida começa a correr mal e a quem vão sucedendo uma série de desgraças inexplicáveis. A Bíblia

(8)

8

conta-nos que era bisneto de Abraão, o homem a quem Deus chamou para dar origem ao Seu Povo. O pai de José chamava-se Jacob ou Israel: é precisamente por causa deste Israel que o Povo de Deus começou por chamar-se «Povo de Israel». Israel tinha duas mulheres, uma chamada Lia e outra Raquel, e doze filhos (que vão dar origem às «doze tribos de Israel»): dez eram filhos de Lia, os outros dois (José e Benjamim) eram filhos de Raquel. Infelizmente, Raquel morreu muito nova. Por isso é que José e Benjamim se davam muito bem; o mesmo não se pode dizer em relação aos outros dez, que tinham uma enorme inveja de José.

Depois de tanto sofrimento, José teve a oportunidade para se vingar dos irmãos: José tornou-se rico e poderoso e governava o Egito como «primeiro-ministro» (na altura, dizia-se «vizir») do faraó; havia fome em toda a terra, menos no Egito; e os irmãos tiveram de vir comprar comida… José podia ter castigado severamente os irmãos, mas não fez nada disso. José perdoou-lhes, cuidou deles, tranquilizou-os. É extraordinária a forma como José conseguiu que os irmãos lhe trouxessem novamente Benjamim. E mais emocionante ainda é o seu reencontro com o seu pai Israel!

A vida de José ensina-nos algo de muito valioso e importante nas nossas vidas: Deus nunca abandona aqueles que n’Ele confiam. Olhemos para José: uma pessoa a quem aconteceram tantas desgraças, que enfrentou tantas dificuldades, que foi traído pelos próprios irmãos, que esteve várias vezes quase a ser morto… Deus acompanhou-o sempre, protegeu-o, ajudou-o nas dificuldades, fê-lajudou-o vencer as adversidades e transfajudou-ormajudou-ou tajudou-odajudou-o aquele mal e sofrimento em bem, tanto para José como para toda a sua família. Por vezes pode acontecer algo semelhante connosco, pode haver coisas que nos

(9)

9

façam sofrer e que nós não entendemos. Mas mesmo que não consigamos perceber bem o que nos está a acontecer, Deus está ao nosso lado, a conduzir a nossa vida e a cuidar de nós. Ele é nosso Pai, que vai à nossa frente em busca de uma vida melhor para nós. Mais ainda, Deus envia-nos pessoas que influenciam a nossa vida e através das quais é Ele que nos guia: os nossos pais, professores, catequistas, amigos. Em silêncio, vamos dizer a Deus: «Senhor Deus, eu confio em Vós. Por isso, sei que nunca estou sozinho(a)».

Todos repetem três vezes, para a criança interiorizar.

Segue-se cerca de 1 minuto de silêncio, durante o qual todos dizem interiormente a Deus: «Senhor Deus, eu confio em Vós. Por isso, sei que nunca estou sozinho(a)». Pode ser sentados ou de joelhos. O exemplo das outras pessoas é essencial: a criança faz o que vê fazer!

Observe-se a criança: quando se perceber que ela já terminou a sua oração, guardem-se mais uns instantes de silêncio e, depois, todos se levantam e cantam ou recitam:

Se me envolve a noite escura e caminho sobre abismos de amargura: Nada temo, porque a LUZ está comigo.

Se me colhe a tempestade e Jesus vai a dormir na minha barca: Nada temo, porque a PAZ está comigo.

Se me perco no deserto e de sede me consumo e desfaleço: Nada temo, porque a FONTE está comigo.

Se os amigos me deixarem em caminhos de miséria e orfandade: Nada temo, porque o PAI está comigo.

Se mais nada me restar, e no mundo só achar desilusões: Nada temo, porque o CÉU está comigo.

(10)

10

A criança que preside inicia as preces:

Depois deste momento de silêncio e oração, vamos pedir a Deus Pai, através de Jesus, que abençoe quantos vivem em situações difíceis e que a todos ensine a amar e a perdoar, como José. Rezamos:

Senhor, ouvi-nos!

Os leitores 1 e 2, alternadamente, propõem as preces.

1| Por todos aqueles que, no mundo, são maltratados e perseguidos, para que coloquem em Jesus a sua esperança e encontrem pessoas que os apoiem, oremos.

2| Por todos os cristãos, que fazem parte da Igreja, para que espalhem bondade à sua volta e ajudem a transformar o mundo num lugar melhor, oremos.

3| Por todas as pessoas que são vítimas das calúnias, das injustiças, das difamações e das traições, para que sejam capazes de amar e perdoar o próximo, oremos.

4| Por todas as famílias em dificuldade, atingidas pelo desemprego ou que estão a sofrer por causa da pandemia, para que não desanimem, oremos.

5| Pelas crianças e jovens das nossas paróquias, para que tenham confiança no amor de Deus e acreditem que a bondade, a verdade, a honestidade, a misericórdia e a capacidade de perdão são o melhor estilo de vida, oremos.

6| Por todos nós, para que sejamos, nas nossas famílias, na escola e na catequese, com os nossos amigos e colegas, uma luz brilhante, irradiando bondade à nossa volta, oremos.

(11)

11

A criança que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam juntos.

No final, conclui com a seguinte oração:

V. Senhor Deus, queremos agradecer-Vos o bom exemplo que nos dais a conhecer na figura de José, que nos estimula a sermos rapazes e raparigas corajosos, bondosos e humildes. Abençoai-nos a nós, a todos aqueles que amamos e também àqueles de quem não gostamos tanto. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Ámen.

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

R. Ámen.

E, voltados para a imagem de Nossa Senhora, rezam em conjunto:

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.

(12)

12

Só para curiosos…

A história de José está cheia de pormenores fantásticos,

reviravoltas inesperadas, traições, intrigas, e, sobretudo, muito suspense.

Queres saber

TUDO

?

Então, pega na tua Bíblia e lê

Gn 37-50

.

(Livro do Génesis,

capítulos 37 a 50).

E podes pintar o desenho!

Boa leitura!

Referências

Documentos relacionados

O tratamento arquivístico dos livros da Provedoria e Junta da Real Fazenda do Funchal (PJRFF) com.. produção do respectivo catálogo

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Quando aplicável, são incluídos nessa classificação os ativos financeiros não derivativos, que sejam designados como disponíveis para venda ou não sejam classificados como:

Mecânica Coração Eucarístico Engenharia Mecânica Vaga 30 Comandos Hidráulicos e Pneumáticos Noite 06 2T+4P Engenharia Mecânica Contagem 01 Vaga para as três

d) Permitir a movimentação de grandes volumes de terras em prazos curtos, graças à eficiência de operação e, sobretudo, pela grande velocidade no transporte, o que leva a

Sérgio Alexandre Carvalho da Costa, Paula Odete Fernandes 3º lugar: Análise de tensões em modelos biomecânicos osso-implante Cláudio Neves, Lucas Azevedo, Elza Fonseca.

b) O valor pago pelo devedor passado um ano. Os juros serão pagos trimestralmente, sendo o primeiro pagamento efectuado 3 meses após a data do contrato, à taxa de juro

O Ministério do Trabalho aprova o quadro das atividades e operações insalubres e adota normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância