• Nenhum resultado encontrado

Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas apoia, organiza e incentiva iniciativas das mais diferentes finalidades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas apoia, organiza e incentiva iniciativas das mais diferentes finalidades"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP Revista Luzes 13 – Especial 2 anos de gestão

Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas ELO DA FAMÍLIA PARAMAÇÔNICA

Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas apoia, organiza e incentiva iniciativas das mais diferentes finalidades

A Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOSP tem por finalidade atuar como um elo da família paramaçônica. Para esse fim, a Secretaria atua com as Lojas Maçônicas no intuito de esclarecê-las e incentivá-las a apoiar e patrocinar as Entidades e Ordens Paramaçônicas, em especial as juvenis.

O Grande Oriente de São Paulo (GOSP) reconhece e apoia as seguintes Ordens ou Entidades Paramaçônicas:

(NOTA PARA A ARTE)

OS ITENS ABAIXO DEVEM ENTRAR COMO INFOGRÁFICO OU CAIXINHA COM O NOME POIS PRECISAREMOS INSERIR O LINK PARA A ÍNTEGRA DOS RELATÓRIOS DAS ENTIDADES QUE ESTÃO EM VERMELHO)

 Lowtons √

 Ação Paramaçônica Juvenil (APJ)

 Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul (FRAFEM-SP) √

 Ordem DeMolay

(2)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP  Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas

 Ordem Internacional da Estrela do Oriente  Escoteiros e Bandeirantes

 Moto Clube Bodes do Asfalto √

Atenção, leitor. Clique no ícone da entidade com o símbolo √ para acessar a íntegra do relatório!

Para o desenvolvimento de seu trabalho e atividades, a Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas conta com um Secretário Estadual, dois Secretários Estaduais Adjuntos e oito Coordenadores Estaduais.

Todos os Coordenadores Estaduais são Maçons do GOSP com atuação direta nas Ordens ou Entidades Paramaçônicas a que pertencem, possibilitando assim um melhor entrosamento entre o Grande Oriente de São Paulo e os órgãos diretivos das Ordens ou Entidades Paramaçônicas.

Em razão de cada uma dessas Ordens ou Entidades Paramaçônicas possuírem um organismo próprio e independente que as administra, a relação com a Secretaria se dá de forma colaborativa e participativa, não havendo qualquer relação de dependência e/ou subordinação entre elas e o Grande Oriente de São Paulo.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Coordenadoria Estadual de Lowtons

(3)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

As atividades dessa Secretaria são desenvolvidas através do Grande Capítulo de Lowtons do Estado de São Paulo.

Desenvolvemos nossas atividades com reuniões regulares no primeiro sábado de cada mês no Templo da Aug. e Resp. Loja Simb. Rangel Pestana, situado na rua Santa Rita, nº 104 – Pari, São Paulo, capital. Nossas atividades compreendem

sessões de instrução, onde os Lowtons apresentam trabalhos de conhecimentos gerais e maçônicos dentro do que lhes é permitido aprender.

Os Maçons presentes nas sessões também transmitem seus conhecimentos e tiram dúvidas dos meninos sobre os mais diversos assuntos.

Duas vezes por ano, promovemos sessões de adoções.

As sessões mencionadas no parágrafo anterior reúnem diversas Lojas, que, além de adotarem seus Lowtons, passam a participar de nossos trabalhos.

Neste último ano de atividades, adotamos 10 Lowtons.

Também participamos de algumas atividades de benemerência, como campanha do agasalho, socorro a creches e asilos, campanha de livros etc.

Desenvolvemos também atividades externas, visitando locais que transmitam aos Lowtons conhecimento, cidadania e cultura, como Detran, planetário, entre outros.

O Grande Capítulo de Lowtons do Estado de São Paulo, junto com essa Coordenadoria, também mantém o cadastro e emite diplomas das adoções realizadas no estado de São Paulo.

(4)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

Quando tomamos conhecimento das adoções, passamos aos IIr. e às Lojas todo o suporte necessário para o desenvolvimento da cerimônia. Tal suporte se estende também a outros estados, pois diversos IIr. buscam essa Coordenadoria em busca de orientações.

Coordenadoria Estadual da Ordem DeMolay

Coordenador Estadual: Irmão Felipe DiLello

Apresento algumas atividades realizadas por essa Coordenadoria que está sob minha liderança desde 20 de maio de 2016 através do Ato n° 252 – 2015/2019, portanto, mais de um ano de trabalho e muito relacionamento.

Traçamos logo no início uma estratégia de trabalho focada no relacionamento com as Lojas que já patrocinam um Capítulo da Ordem DeMolay em seu Or.: e com um projeto de expansão, levando o conhecimento sobre o que é a Ordem DeMolay para aquelas Oficinas que ainda não possuem em seu seio o patrocínio a essa magnífica Ordem.

Para isso, estamos lançando, nos próximos dias, um projeto ousado e que trará em longo prazo muitos frutos para as Lojas do nosso Grande Oriente de São Paulo. O Projeto Semear estimulará as Lojas a trabalharem e participarem da Ordem DeMolay, visando à importância que terá esse trabalho para o futuro das Lojas, pois acreditamos, e isso já é uma realidade em muitos Orientes, que o jovem DeMolay de hoje será o adulto Maçom de amanhã e é essa mensagem que levaremos para todas as Macrorregiões do nosso grandioso estado de São Paulo, em um trabalho de muita estrada e muito contato com os Irmãos,

(5)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

principalmente os Veneráveis Mestres - nesse sentido, contamos também com a parceria dos IIr.: Secretários Adjuntos da Secretaria de Relações Internas em suas respectivas Macrorregiões.

É pensando no futuro que faremos o Grande Oriente de São Paulo cada vez mais presente na vida das pessoas, porque JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Coordenadoria Estadual da Ordem Internacional das Filhas de Jó

Coordenador Estadual: Irmão André Marcondes

Relatório de atividades da Coordenadoria das Filhas de Jó 2016 Visita ao Bethel #24 Hórus

Visita ao Bethel #14 Agnes

Participação das reuniões do Bethel Jurisdicional de São Paulo Participação do Dia Estadual das Filhas de Jó na Alesp

Instalação do Bethel UD Mizpah de Bauru Instalação do Bethel UD Sertãozinho

Coordenação do Congresso Paulista de Bethéis COPABE

Participação das reuniões do Bethel #10 Lírios do Hermon de Mogi das Cruzes

Instalação do Conselho Guardião do Bethel #24 Hórus

Hasteamento da Bandeira Nacional na ARLS União e Caridade IV

Hasteamento da Bandeira Nacional na ARLS Acampamento dos Aprendizes

Participação na 5ª Noite do Bacalhau do Bethel #10 Participação no 26º Sukiyaki da ARLS Cruzeiro do Itapeti Apresentação na ARLS União e Perseverança de Poá

(6)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

Sessão Câmara Municipal Mogi das Cruzes para acompanhar votação de Lei do Dia Municipal das Filhas de Jó

Participação em palestra no Centro Cultural União e Caridade

Coordenadoria Estadual da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris

Coordenador Estadual: Irmão Luiz Marono

A Coordenadoria do Arco-Íris está muito relacionada com as atividades da Grande Assembleia do Estado de São Paulo.

Estamos em processo de crescimento, tendo realizado a fundação de uma Assembleia em Casa Branca e uma Assembleia em Santa Izabel. Recentemente, também estivemos na fundação de uma Assembleia da Promessa (Pledges), para meninas de sete a 11 anos, na cidade de Fernandópolis.

Foram realizadas duas Escolas de Instrução para todas as Assembleias. Entre as atividades da Grande Assembleia, cabe destacar o Outubro Rosa, Novembro Azul, Abril Marrom, corações terapêuticos para mulheres que passaram por cirurgia de câncer de mama, projeto de reciclagem para compra de cadeira de rodas para instituições de saúde e doações diversas, inclusive para auxiliar na construção do Centro de Apoio para Pacientes do Hospital de Câncer de Barretos (projeto da Estrela do Oriente).

Estão previstas mais duas fundações de Assembleias e a realização da Grande Assembleia na cidade de Águas de Lindoia, em 30 de junho a 2 de julho.

(7)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

Todas as ações são desenvolvidas por meio de recursos próprios adquiridos com a realização de eventos como almoço de massas, feijoada etc.

Coordenadoria Estadual da Ordem Internacional da Estrela do Oriente

Coordenador Estadual: Irmão José Roberto

A Coordenadoria da Ordem Internacional da Estrela do Oriente tem suas atividades em sintonia com o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, participando de seus projetos e atividades – entre eles, a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer de Barretos, que vem sendo construída pelo Grande Capítulo em Barretos, merece destaque por sua importância e relevância.

De um sonho acalantado, já uma realidade efetivada.

Coordenadoria Estadual Moto Clube Bodes do Asfalto

Coordenador Estadual: Irmão Hugo Santana

ATIVIDADES

Temos um grupo de e-mails para cada Facção - para o estado de São Paulo e outro nacional. Quando temos algum passeio, festa ou benemerência, avisamos nesses grupos, convidando os outros Irmãos para participarem.

Toda Facção organiza aproximadamente três passeios por mês e sempre que possível reserva uma semana para participar de outros eventos, visitando Facções e participando em conjunto dos passeios.

(8)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

E existe um encontro mensal chamado Vagabodes, que é um passeio em uma quinta-feira, no qual participam vários Irmãos de São Paulo e interior, chegando a até 100 motos aproximadamente.

E temos um evento nacional conhecido como EBAN (Encontro Bodes do Asfalto Nacional), cuja edição de 2017 será em setembro, na cidade de Canela (RS), reunindo muitos Irmãos de todos os estados.

Em todos os eventos, contamos com a participação das Cunhadas e Sobrinhos.

BENEMERÊNCIA

Existe entre os Irmãos uma grande preocupação em relação à benemerência, nos eventos organizados pelas Facções que nunca visam ao lucro, e sim à benemerência. Na maior parte das vezes, as próprias Lojas dos Irmãos indicam os beneficiários. Nas cidades do interior, são realizadas diversas festas, já tradicionais em nosso calendário. As instituições ficam aguardando por elas e contando com a doação do evento.

É difícil precisar o montante de doações e auxílio, mas podemos afirmar que esse valor é significativo, e por diversas vezes esses eventos conseguem reunir mais pessoas do que os organizados pelas nossas Lojas.

A população que não conhece nem imagina o que seja a Maçonaria ou o funcionamento de um motoclube, quando começa a observar essas atitudes, muda seu conceito e começa a admirar e respeitar as atitudes dos Irmãos. Esse trabalho fazemos com muito carinho e orgulho, sempre querendo mais. Sempre estamos prontos para ajudar, e aprendemos com nossos erros e ficamos com a certeza de que o próximo evento será melhor em todos os sentidos.

(9)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP Coordenadoria Estadual do Movimento Escoteiro

Coordenador Estadual: Irmão Luiz Ferrarezi

Coordenadoria Estadual da Ação Paramaçônica Juvenil

Coordenador Estadual: cargo vago

A Coordenadoria Estadual da APJ – Ação Paramaçônica Juvenil infelizmente ficou sem seu Coordenador Estadual, que, por problemas particulares, solicitou sua exoneração.

É intenção dessa Secretaria encontrar um novo Coordenador e promover as ações necessárias para que possamos, ainda neste ano, ao menos reativarmos o Grande Núcleo Estadual de São Paulo.

Coordenadoria Estadual do Movimento Escoteiro

Coordenador Estadual: Irmão Luiz Ferrarezi

Atividades desenvolvidas em 2015

• VII Jamboree Nacional Escoteiro 2018 – Barretos - 15 a 21 de julho de 2018. Iniciamos as conversas com a Prefeitura de Barretos para o desenvolvimento do VII Jamboree Nacional. O evento, que consiste no grande acampamento nacional de escotismo, teve sua última edição realizada em janeiro de 2015, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Sempre acontece de três em três anos, com uma série de atrações, incluindo atividades sociais, turísticas e educativas.

(10)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

A próxima edição está marcada para o período de 15 a 21 de julho de 2018, na cidade de Barretos, interior de São Paulo, no Parque do Peão, onde nosso trabalho findará com o apoio das Lojas e IIr.’. da cidade. • 21º Congresso Nacional Escoteiro – São Bernardo do Campo. Em um ambiente de debate, troca de experiências, atualização sobre assuntos relevantes do movimento escoteiro e confraternização, aconteceram diversas oficinas, seminários, palestras e reuniões. Também foram registradas importantes mudanças na estrutura de governança do movimento escoteiro para os próximos anos: a eleição dos novos membros do Conselho de Administração Nacional (CAN) e a votação de alterações no Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil. Durante o evento, ainda foram apresentados os novos materiais - literaturas e apostilas -, o aplicativo oficial da instituição, que acompanha a progressão dos jovens do Ramo Sênior, e divulgado e aprovado o Relatório Anual de 2014, com os números e dados importantes do último ano.

Na oportunidade, além de colaborarmos diretamente com a organização do evento durante toda sua realização, pudemos reunir vários IIr.’. de diversos estados, incluindo algumas autoridades maçônicas em uma reunião realizada em um Templo cedido na cidade para maior confraternização entre os IIr.’. que chamamos de Encontro de Escotistas-Maçons Itinerante Pau-Brasil.

• Celebração de Acordo de Cooperação entre o GOSP e a UEB-SP. Em 3 de dezembro, na Sede do Grande Oriente de São Paulo, foi celebrado o Acordo de Cooperação entre a Região Escoteira de São Paulo e o GOSP. O Acordo com nossa potência, a exemplo do acordo também firmado com a GLESP, prevê o apoio das Lojas e IIr.’. no

(11)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

desenvolvimento de programas e projetos de educação não formal escoteira, divulgação mútua de atividades das entidades e apoio para a expansão do movimento escoteiro. O documento foi assinado pelo Eminente Grão-Mestre Ballouk e o Presidente da Região Escoteira de São Paulo, Chefe Lívio.

• Participação no I Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofes e Simulado. Realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o I Simpósio e Simulado teve como objetivo o treinamento de profissionais das áreas de saúde, segurança pública e entidades civis sobre como trabalhar em situações de extrema tensão como em ataques. O Simulado aconteceu na chácara do Jockey Club de São Paulo, com a participação de voluntários escoteiros trabalhando em conjunto com as forças públicas no resgate e atendimento do local.

• Celebração de Acordo de Cooperação entre Bandeirantes e Escoteiros de SP. Desenvolvemos também um estreitamento nas relações entre a Federação das Bandeirantes do Brasil – São Paulo e a União dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, entidades irmãs possuidoras dos mesmos fundadores e com os mesmos princípios e objetivos na formação de jovens. O acordo assinado prevê que ambas as entidades, que hoje trabalham com jovens de ambos os sexos, franqueiem a participação de seus associados em eventos e cursos promovidos, crescendo o apoio no desenvolvimento dos jovens e ampliando seus programas educativos e de voluntariado. O primeiro resultado dessa parceria foi a realização do 1º Encontro Municipal de Escoteiros e Bandeirantes na cidade de São Paulo, em 6 de dezembro de 2015, evento que reuniu mais de 500 participantes.

(12)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

• Desfile cívico de 9 de julho. Garantimos nossa tradicional participação no desfile no Parque do Ibirapuera, desde o início das atividades, com as homenagens em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista, até o desfile propriamente dito.

• Retomada e apoio ao Projeto de Lei 231/13 – Escotismo nas Escolas. Retomamos, através de diversos apoios de vários IIr.’. e instituições articuladas, o trâmite do Projeto de Lei 231/13, de autoria da deputada Rita Passos (PSD-Itu), que prevê a criação do Programa de Estímulo ao Escotismo nas Escolas Estaduais de São Paulo. O projeto busca ampliar a visão do escotismo como movimento complementar de educação não formal capaz de auxiliar a formação dos jovens nas idades atendidas pelo Programa Escoteiro. O projeto segue exemplo das realizações ocorridas com muitos bons frutos em outros estados como Paraná e Rio Grande do Norte. Também atuamos na articulação para que o projeto fosse implantado em outros estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Trabalhamos também para ampliar o projeto incluindo o movimento bandeirante.

Atividades desenvolvidas em 2016

• Relacionamento com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. Iniciamos, com o auxílio do Ir.’. Romildo, então Secretário Adjunto, um trabalho de desenvolvimento de um acordo para permitir e regulamentar o uso de parques municipais para sediar atividades escoteiras e bandeirantes.

(13)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

• Presença nas campanhas estaduais e municipais de combate à dengue. Devido ao grande número de casos, principalmente na região metropolitana de São Paulo, estivemos presentes nas reuniões chamadas pelo Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e também nas reuniões de Prefeituras do Grande ABC Paulista para a formação de um plano de campanha e força-tarefa na atuação do combate ao mosquito transmissor, através da conscientização interna dos jovens em suas unidades escoteiras e bandeirantes, bem como a realização de atividades externas de visitas a casas e estabelecimentos comerciais orientando a população sobre a importância dos cuidados simples que cada um deve ter para evitar que o problema se torne maior.

• Indicação para o Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Recebemos o convite para integrar o Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, entidade que agrega todas as pastas das Prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e essa Coordenação tomou posse no Conselho com mandato 2016/2018.

• Audiência pública do Projeto de Lei 231/13 do Escotismo nas Escolas. Foi realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em 26 de abril, a audiência pública para debater especificamente o Projeto de Lei 231/13, de autoria da presidente da Comissão, deputada Rita Passos (PSD). A audiência pública contou com a presença dos deputados Roberto Engler (PSDB), Márcia Lia e João Paulo Rillo (ambos do PT) e Carlos Giannazi (PSOL), de membros da Secretaria Estadual de Educação, coordenadores estaduais do programa Escola da Família e diversos

(14)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

membros dos movimentos escoteiro e bandeirante. O debate muito frutífero contou com nossa apresentação da história do escotismo no estado de São Paulo, que entre as décadas de 1930 e 1950 fazia parte do currículo educacional público.

• Apresentações sobre o escotismo em Lojas do GOSP. Durante o ano, realizamos por convites de IIr.’., que tomaram conhecimento das atividades dessa Coordenação, algumas apresentações e presença em sessões com temáticas relacionadas, de modo a difundir os esforços para o reconhecimento do movimento escoteiro e bandeirante, bem como apoio para o entendimento do projeto de lei em curso.

• Aprovação do Projeto de Lei 231/13 pela Alesp. O Projeto de Lei 231/13, de autoria da deputada Rita Passos (PSD), que cria o Programa de Estímulo ao Escotismo nas Escolas Estaduais, tornou-se lei em 13 de setembro, com a sanção pelo governador Geraldo Alckmin. Pela norma, autoriza-se a implantação da prática do escotismo na rede estadual de ensino, a fim de que alunos tenham atividades com grupos de escoteiros aos finais de semanas nos espaços físicos das escolas e nos dias em que não haja atividades escolares. A prática será regulamentada pelo Executivo estadual e a participação dos alunos nas atividades ocorrerá de forma voluntária. Essa aprovação coroa nosso engajamento para essa conquista e nosso esforço continua no trabalho para a regulamentação da lei.

Coordenadoria Estadual Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul (FRAFEM-SP)

(15)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP Atividades desenvolvidas em 2015

Setembro – Participação no Encontro Nacional de Presidentes Estaduais, sessão em homenagem à FRAFEM na Alesp;

Outubro – Lançamento da campanha Outubro Rosa;

Novembro – Lançamento da campanha Novembro Azul, campanha em favor das vítimas da seca no nordeste e da tragédia em Mariana (MG) e IV Encontro Estadual de Fraternidades Femininas.

Atividades desenvolvidas em 2016

Março – Reunião com Delegadas Macrorregionais, apresentação da Fraternidade Feminina do Estado de São Paulo para as Lojas Maçônicas sobre o tema O que é uma Fraternidade Feminina?, com a participação das ARLS Formosa União, Bandeira Branca, Themis Paulista, Giuseppe Garibaldi, L'Aquila Romana, Fraternidade Sétima, Cavaleiros de Bom Sucesso, Caminho das Virtudes, Cavaleiro da Paz, Alvorada da Serra, Vale Canhagoassu, Amadeus Mozart, Eterno Aprendiz, Fraternidade Acadêmica São Paulo e 1o de Maio;

Abril – Visita à Loja Umuarama, palestra em Votuporanga para as Lojas da 7ª Macrorregião, palestra em Ribeirão Preto para as Lojas da 6ª Macrorregião, ERAM Santos, participação no aniversário da Loja D. Pedro I em Santos, participação no Encontro Norte/Nordeste no GOB/RO, palestra na ARLS Abolição e Independência nº 2.310, visita à FRAFEM Amor das Acácias;

(16)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

Maio – Palestra em São Paulo na Loja Maçônica Templários nº 2.722, doação de 1.400 cobertores, tipo manta acrílica, para distribuição gratuita para as entidades filantrópicas;

Junho – Participação na Suprema Congregação do GOB;

Agosto - Visita ao Lar Donato Flores, localizado na cidade de Tatuí (SP), participação no aniversário da ARLS Perpétuo Segredo no 2.180,

participação na comemoração do Dia do Maçom na ARLS Líbero Badaró, participação no aniversário da Loja Humanitas na cidade de Salto (SP); Setembro – Participação no ERAC em Ribeirão Preto, participação no ERAM na cidade de Sorocaba, lançamento da campanha Outubro Rosa; Novembro – Lançamento da campanha Novembro Azul, V Encontro da Fraternidade Feminina do Estado de São Paulo Campos do Jordão, participação no evento Família Maçônica em Santa Catarina, participação no ERAM Ribeirão Preto, participação no ERAC Lorena (SP), palestra na Loja ARLS Terra da Saudade;

Dezembro - Palestra na ARLS União IV Santa Rita do Passa Quatro, confraternização e homenagem na ARLS Líbero Badaró – Taquaritinga e visita à Casa do Maçom em Barretos

Atividades desenvolvidas em 2017

Janeiro – Participação do início do ano maçônico no estado do Piauí; Fevereiro – Visita à Fraternidade Flor da Acácia, visita à Fraternidade Perseverança III (PIII) na Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, na cidade de Sorocaba, e visita à FRAFEM Estrela da Caridade Espírito Santo do Pinhal;

(17)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

Março – Participação no Encontro de Lideranças Maçônicas de Iguape, palestra na Loja Aerópago Atibaiense, visita à Loja Acampamento dos Aprendizes, lançamento da campanha Abril Marrom, palestra formação da Fraternidade Duque de Caxias, em São José dos Campos;

Abril – Participação e palestra no aniversário da Loja Comendador Romeu Bonini, em Itápolis.

Além dessas atividades, foram realizadas várias visitas e encontros nas Fraternidades já constituídas, em um constante processo de fraternidade e troca de experiências na realização de projetos.

Há que se ressaltar o brilhante resultado que as Fraternidades Femininas das Lojas vêm apresentando por todo o estado de São Paulo, como arrecadação e doação de alimentos, vestuários, cobertores; projetos de inclusão social; projetos de informação de saúde etc.

Atividades desenvolvidas pelo Secretário Estadual e Adjuntos Secretário: Luciano Rio

Secretário Estadual Adjunto: Renato Shishido Secretário Estadual Adjunto: Wagner Bulgarelli

As atividades do Secretário Estadual e dos Secretários Estaduais Adjuntos se deram na participação e representação institucional, estadual e nacional, nos diversos Encontros, Assembleias e Congressos promovidos pelas Ordens e Entidades Paramaçônicas.

Atuaram também em inúmeras visitas a Lojas Maçônicas da Jurisdição, com o objetivo de divulgar e promover o incentivo a essas Lojas no abrigo e patrocínio das Ordens e Entidades Paramaçônicas.

(18)

Praça João Mendes,42 – Tel/Fax: (0xx11)3346-7088 – Sé – CEP 01501-000 – São Paulo – SP

Em razão desse intenso trabalho, a Secretaria rompeu fronteiras e vem sendo procurada por outros Orientes Estaduais para fornecimento de informações, experiência e assuntos específicos como formação e funcionamento das Ordens e Entidades Paramaçônicas, sendo que algumas Ordens e Entidades foram fundadas e instaladas em outros estados com nossa colaboração direta, em um processo de expansão e fraternidade.

Alguns projetos estão sendo gestados para realização no futuro, como o Encontro Estadual das Ordens e Entidades Maçônicas.

Estatísticas:

Lojas visitadas: 47

Quilômetros rodados: 3.250 E-mails recebidos: 984

Visitas à página no Facebook: 926 Membros no grupo no Facebook: 584 Participação em eventos: 32

Referências

Documentos relacionados

Conforme destaca Rodrigues (2004a), há três níveis de envolvimentos possíveis para o profissional da informação, tido como o tripé da disseminação das iniciativas de

PB Língua Portuguesa - KIT PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO DA

...o otimismo dos investidores locais com a formatação do novo governo e as expectativas de PIB fraco para este ano, combinadas com dados de inflação baixos, abririam espaço para

Esses índices, destinam-se a avaliar aspectos não financeiros, que envolvem a atividade pecuária. O índice de fertilidade representa a relação do número de fêmeas que foram

Este trabalho empreende uma investigação empírica acerca da participação política e da deliberação pública dos cidadãos na plataforma digital oferecida pelo

“O IOUSP é pioneiro nas pesquisas brasileiras na Antártica. Participa sem interrupção desde o início do Proantar, há 32 anos. É um privilégio participar de programa de

De um modo geral, os resultados de vários estudos, incluindo estudos portugueses (Ferreira, 2013; Gomes, 2018), permitem concluir que o processo de mediação familiar tem

Até a década de 1980, a espécie foi intensivamente estudada em habitats com baixo grau de antropização, como o Pantanal matogrossense e os Llanos venezuelanos, regiões