• Nenhum resultado encontrado

As vendas de hotelaria do Grupo Vips cresceram 8,6% em 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As vendas de hotelaria do Grupo Vips cresceram 8,6% em 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 Nota de Imprensa Grupo Vips - Resultados do exercício de 2017

NOTA DE IMPRENSA

Resultados do exercício de 2017

O Grupo realizou 76 aberturas e 72 remodelações, liderando o mercado

nacional em ambos os capítulos

As vendas de hotelaria do Grupo Vips cresceram 8,6%

em 2017

• Os números do exercício de 2017 refletem a firme aposta do Grupo como líder do crescimento no setor da restauração organizada, tanto no segmento do casual dining (restaurantes com serviço de mesa) como do fast casual (serviço de balcão, mas com a qualidade do casual dining), assim como o encerramento definitivo do processo de transformação do Grupo com a descontinuação do negócio de comércio (lojas VIPS) e de fine dining.

• As vendas totais de hotelaria do Grupo Vips (tendo em consideração o conjunto total, tanto locais próprios como franchisados) cresceram 8,6%, chegando aos 385,5 milhões de euros, num ano em que o mercado da restauração comercial doméstica cresceu cerca de 2,5%.

• O Grupo triplicou o volume de aberturas em relação a 2016, encerrando o exercício com 76 aberturas (54 próprias e 22 em franchising), o que perfaz um total de 407 estabelecimentos em Espanha e Portugal, e acrescentou também uma nova marca ao seu portefólio: wagamama, cadeia líder em gastronomia pan-asiática, que veio substituir a cadeia The Wok, e que encerrou o exercício com 4 restaurantes abertos. • Em paralelo, o Grupo acelerou o seu plano de remodelações, renovando e modernizando 72 estabelecimentos de todas as suas marcas, o que também implicou que o ritmo quase triplicasse relativamente ao ano de 2016. Graças a este esforço, especialmente centrado no VIPS (35 remodelações) e no GINOS (22 remodelações), mais de 75% da rede de locais destas duas marcas foi atualizado no encerramento do exercício de 2017.

(2)

2 Nota de Imprensa Grupo Vips - Resultados do exercício de 2017

• O EBITDA operacional recorrente (antes dos gastos pré-operacionais com as aberturas) aumentou cerca de 8,4%, ficando nos 30,1 milhões de euros face aos 27,8 milhões de euros do exercício anterior, apesar do efeito negativo derivado dos períodos de encerramento temporário devido a obras por conta do elevado número de remodelações.

• A evolução bastante positiva dos negócios de cadeias de restauração facilitou a decisão de descontinuar a atividade de "Comércio" (lojas VIPS); um negócio que era secundário há já vários anos e cuja última loja foi encerrada em fevereiro de 2018. Os custos extraordinários derivados da cessação da atividade de "Comércio" (lojas VIPS) que estão incorridos ou aprovisionados nos resultados de 2017, somados aos do encerramento definitivo da cadeia The Wok e do último restaurante de fine dining (Rugantino), assim como os gastos extraordinários derivados da redução de ativos devido ao elevado número de remodelações, fizeram com que o resultado líquido fosse negativo em 10,67 milhões de euros (face aos 0,1 milhões de euros positivos registados em 2016).

• No final de 2017, o Grupo Vips empregava mais de 9300 pessoas (8100 em modelo próprio e aproximadamente 1200 pessoas através dos franchisings VIPS, VIPS SMART, GINOS e STARBUCKS).

No que diz respeito às propriedades para o ano de 2018, o Grupo mantém-se focado em recuperar a liderança, centrando-se principalmente em dois aspetos:

o Crescimento em Espanha e Portugal: o Grupo continuará com o ritmo de crescimento e expansão de 2017, prevendo abrir cerca de 80 novos restaurantes (tanto próprios como franchisados) e remodelar outros 40 locais, concluindo a atualização da rede de unidades VIPS e GINOS. Ao mesmo tempo, intensificará a sua presença em Portugal (onde já se encontra presente com a Starbucks) com o lançamento das suas marcas VIPS e GINOS, durante o último trimestre do ano. O investimento voltará a rondar os 40 milhões de euros e a empresa criará cerca de 1500 novos postos de trabalho.

o Investir na melhoria contínua da experiência dos seus clientes e continuar a fazer negócio de forma responsável: o Grupo continuará a trabalhar ativamente para consolidar o lado apelativo das suas marcas, com uma forte aposta na inovação, na digitalização do serviço para melhorar a experiência dos seus clientes e no aumento da oferta de alimentação saudável. Além disso, manterá o seu compromisso e trabalho ativo para garantir uma gestão com impacto positivo do negócio em matéria de sustentabilidade e empregabilidade.

No que diz respeito à previsão de resultados em 2018, espera-se uma forte melhoria do EBITDA operacional recorrente e, especialmente, do resultado líquido, uma vez

(3)

3 Nota de Imprensa Grupo Vips - Resultados do exercício de 2017

que os custos extraordinários devido a transformações terminaram definitivamente e que o ritmo das remodelações será significativamente reduzido.

Madrid, 26 de abril de 2018 –

Os resultados do exercício de 2017 refletem, por um lado, o comportamento notável das diferentes marcas hoteleiras do Grupo, que sofreram uma evolução de vendas claramente acima da média do mercado e, por outro lado, a firme aposta do Grupo Vips a longo prazo. Aposta essa que se manifesta claramente nos quatro eixos de trabalho desenvolvidos durante o exercício de 2017:

a) Continuar a melhorar a proposta de valor das suas diferentes marcas de restauração, uma aposta que foi recompensada pela resposta positiva dos seus clientes e que se traduziu numa evolução muito boa das vendas

b) Intensificar o crescimento com a abertura de 76 locais (73 novos locais em Espanha e 3 em Portugal), transformando-se no grupo de restauração que mais aberturas realizou no mercado ibérico. Foi ainda reforçada a variedade do portefólio com o lançamento da marca líder no segmento da gastronomia pan-asiática, o wagamama c) Acelerar a atualização e renovação da rede de locais próprios com a execução de 72

remodelações, especialmente nas marcas VIPS e GINOS

d) Levar a cabo a parte pendente da reordenação do portefólio de atividades com a cessação definitiva de atividade nas linhas de negócio consideradas como não essenciais ou "core business": descontinuação da atividade de "Comércio" (lojas VIPS) concluída em fevereiro de 2018, venda do último dos restaurantes singulares que se mantinham no portefólio (Rugantino) e encerramento da cadeia asiática The Wok, a qual deixou de ser uma aposta como via de crescimento há já vários anos e que foi substituída pelo wagamama.

Como resultado desta estratégia, as vendas totais do Grupo Vips (tendo em consideração o conjunto total de hotelaria e outras linhas de negócio) cresceram cerca de 5%, chegando aos 415 milhões de euros. A faturação do conjunto total de hotelaria (locais próprios e franchisados), que constitui a principal atividade do Grupo, ficou 8,6% acima dos valores de 2016, chegando aos 385,5 milhões de euros, enquanto o mercado da restauração comercial doméstica cresceu cerca de 2,5%. A avaliação do mercado da restauração espanhol em 2017 foi complexa porque, apesar da tendência ser muito positiva durante os primeiros 8 meses do ano, foi registado um claro declínio no consumo nos últimos quatro meses, terminando com uma época natalícia pior do que a esperada.

Como termo de comparação, de um modo geral, as vendas das marcas do Grupo estiveram acima da média do crescimento do mercado. Destacam-se especialmente os crescimentos das marcas VIPS (+4,3%), VIPS Smart (+14%) e GINOS (+3,4%). A evolução da Starbucks em Portugal também foi muito positiva, tendo em conta que as vendas cresceram 8,1% em termos comparáveis, enquanto a Starbucks Espanha aumentou as suas vendas em 3,7% no final do ano devido à queda das vendas em Barcelona, onde tem uma presença muito significativa, e o FRIDAYS em 2,3%.

(4)

4 Nota de Imprensa Grupo Vips - Resultados do exercício de 2017

O aumento do ritmo de aberturas, anunciadas pelo Grupo em 2016, implicou que o volume triplicasse em relação ao ano de 2016, encerrando o exercício com 76 aberturas - 54 próprias e 22 em franchising - perfazendo um total de 407 estabelecimentos em Espanha e Portugal no final de 2017.

No que diz respeito às remodelações dos locais, o Grupo acelerou consideravelmente o seu plano, procedendo à remodelação de 72 estabelecimentos de todas as suas marcas, o que também implicou que o ritmo quase triplicasse em relação ao ano de 2016. Os esforços realizados em 2016 e em 2017 na rede de locais próprios do VIPS (35 remodelações em 2017) e do GINOS (22 remodelações em 2017) permitiram que 75% dos locais destas duas marcas fosse atualizado no final do ano de 2017. Durante o ano de 2018 esse número aumentará mais de 90% para concluir este Plano Extraordinário de atualização da rede. Desta forma, o Grupo Vips foi o grupo hoteleiro que realizou mais aberturas e remodelações dos seus estabelecimentos em Espanha durante o ano passado. Este ritmo intenso de aberturas e remodelações traduziu-se num aumento significativo dos investimentos, ultrapassando os 40 milhões de euros face aos 15 milhões de euros investidos em 2016 nestes dois conceitos.

O EBITDA operacional recorrente (antes dos gastos pré-operacionais com as aberturas) subiu para os 30,1 milhões de euros, cerca de 8,4% mais do que no ano de 2016 (o qual ficou pelos 27,8 milhões de euros). O EBITDA operacional recorrente de 2017 foi especialmente afetado pelos períodos de encerramento temporário durante as obras realizadas nas unidades remodeladas (por essas unidades não terem receitas ou terem receitas limitadas e sem despesas). Por isso, este número bastante elevado de remodelações que se concentrou em 2017 dará os seus frutos nos anos seguintes.

Por outro lado, a decisão de cessar a atividade de "Comércio" (lojas VIPS), os custos derivados dos encerramentos definitivos da cadeia The Wok e do último restaurante de fine

dining do portefólio que permanecia aberto (Rugantino), em conjunto com os custos

extraordinários resultantes das baixas de ativos derivados das remodelações, geraram gastos extraordinários que afetaram o resultado líquido, negativo em 10,67 milhões de euros. Com estas medidas direcionadas para completar a reordenação do portefólio e cessar as atividades das linhas de negócio afastadas do seu "core business", o Grupo encerra por completo um ciclo de transformação para centrar-se e dedicar-se exclusivamente ao crescimento e melhoria diária da experiência dos seus clientes nas suas cadeias.

A dívida financeira líquida relativa ao encerramento do exercício de 2017 ficou pelos 44 milhões de euros (face aos 27 milhões de euros de 2016). Apesar do aumento, consequência lógica do ambicioso plano de aberturas e remodelações, o rácio da dívida financeira líquida/ EBITDA recorrente fica nos 1,98x, o que dá ao Grupo uma posição financeira sólida para levar a cabo o crescimento projetado para os próximos anos.

O Conselheiro Delegado do Grupo Vips, Enrique Francia, destacou a evolução positiva do Grupo durante o último exercício “o plano segue segundo o previsto, realizamos as últimas

reordenações do portefólio de atividades que tínhamos pendentes e continuamos com o roteiro que tínhamos definido, com o foco direcionado para o aceleramento do crescimento das nossas marcas de hotelaria e para a melhoria diária da experiência dos nossos clientes”. Desta forma, avançou

(5)

5 Nota de Imprensa Grupo Vips - Resultados do exercício de 2017

que o Grupo Vips prevê cerca de 80 novas aberturas e a continuação do plano de remodelações com 40 renovações adicionais de unidades em todo o portefólio. “Em 2018, o investimento nas

aberturas e remodelações voltará a rondar os 40 milhões de euros e serão criados cerca de 1500 novos postos de trabalho”.

Os franchisings do Grupo fazem parte de uma das principais alavancas do crescimento, somando já 85 restaurantes e cafés, mais 18 unidades do que no ano anterior, o que representa 20% de todos os estabelecimentos.

Além de continuar a trabalhar na consolidação do crescimento em Espanha das suas marcas tradicionais, os esforços do Grupo centram-se também na consolidação e expansão da marca wagamama em Espanha, que já conta com 5 restaurantes e que encerrará o ano de 2018 com um total de 8 restaurantes, e na chegada no último quadrimestre do ano a Portugal das suas marcas VIPS, Vips Smart e GINOS, que juntar-se-ão aos cerca de 20 Starbucks existentes.

No campo digital, onde o Grupo desenvolveu esforços adicionais nos últimos anos, tanto a nível de operações internas como de relações com os seus clientes, cabe destacar a excelente adesão à APP Club VIPS que, no terceiro ano do seu lançamento, já conta com mais de 1 000 000 de transferências, bem como a sua comunidade de “followers” nas redes sociais onde já soma mais de 4 milhões no conjunto total das nossas marcas.

No final de 2017, o Grupo Vips empregava 9300 pessoas (8100 em modelo próprio e aproximadamente 1200 pessoas nos franchisings do VIPS, VIPS Smart, GINOS e Starbucks), das quais 52% são mulheres. Conta com 72 nacionalidades e as idades dos seus funcionários abrangem uma vasta gama de gerações, o que faz dele um fiel reflexo da sociedade atual.

Durante o último exercício, o Grupo continuou a assumir compromissos direcionados para a integração da Responsabilidade Social em todas as áreas do negócio. “Enquanto negócio no setor da hotelaria, a nossa prioridade é assegurar que a experiência do cliente é excecional, oferecendo um produto excelente, diversificado e adaptado às necessidades e preferências de cada pessoa. No entanto, estamos cientes de que a sociedade exige que avancemos um passo mais para dar respostas às necessidades do nosso ambiente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, aos desafios ambientais, aos cuidados de saúde ou às alterações no mercado laboral”, assinalou Enrique Francia.

Em 2017, o Grupo continuou a avançar com o seu compromisso com a alimentação saudável incluindo mais opções nas ementas de todas as suas marcas: saladas de grão, smoothies vegetais, massas integrais, hambúrgueres vegetarianos, pratos completos próprios para vegetarianos e veganos e bebidas vegetais (de aveia, amêndoa e soja como alternativas ao leite) entre outras. Desta forma, há que destacar que foram servidos quase 300 000 mil pratos à comunidade celíaca durante o ano de 2017.

O relatório anual de Responsabilidade Corporativa do Grupo sublinha também os resultados obtidos no capítulo da empregabilidade: 823 jovens em situação de vulnerabilidade participarão em programas de formação, mentoring ou acompanhamento por profissionais do Grupo, sendo que 406 destes jovens desenvolveram estágios em diferentes unidades de

(6)

6 Nota de Imprensa Grupo Vips - Resultados do exercício de 2017

negócio e 317 foram contratados. Do mesmo modo, foram ministradas 273 560 horas de formação, com um investimento de mais de 1 600 000€ para melhorar as competências e as possibilidades de desenvolvimento das nossas equipas.

Por último, é necessário destacar também os progressos em matéria de sustentabilidade: 100% da energia consumida nos restaurantes e lojas próprias provém de fontes renováveis, tendo sido reduzido o consumo energético, como termo de comparação, em 2,48% face ao ano de 2016. 100% do óleo que é utilizado nas suas cozinhas é reciclado. Ao mesmo tempo, o Grupo está a trabalhar ativamente em vários projetos focados na redução da sua pegada ambiental e centrará os seus esforços na otimização da reciclagem, da gestão de resíduos e do desperdício alimentar. Por último, graças à aplicação do Club Vips, foi possível reduzir em 75% a utilização do papel no envio de promoções.

As previsões do Grupo para 2018 apontam para um crescimento na faturação de dois dígitos e para um elevado crescimento do EBITDA recorrente, bem como de um resultado líquido positivo relevante. Tudo isto numa conjuntura onde se prevê que o mercado da restauração doméstica continue a crescer, mas a um ritmo menor, em cerca de 2%. "Os

números dos três primeiros meses do ano incentivam o cumprimento destas previsões e dão-nos ânimo para sermos otimistas relativamente à evolução do Grupo neste exercício, sempre que o comportamento do mercado seja o esperado" indicou Enrique Francia.

Neste primeiro trimestre do ano de 2018, o Grupo registou um crescimento significativo da sua faturação em hotelaria (conjunto total) com um aumento de 12,3% face ao mesmo período do ano anterior. Abriu 8 novos locais em Espanha (2 Starbucks, 4 GINOS e 6 VIPS e VIPS Smart), chegando a novas regiões e cidades onde ainda não estava presente, enquanto continuava com o seu plano ativo de remodelações, realizando um total de 12 remodelações nos primeiros três meses do ano.

Referências

Documentos relacionados

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Dessa forma, é de suma importância a realização do monitoramento da qualidade microbiológica da água destinada ao consumo humano como forma de minimizar os riscos

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

Diferentemente dos cães, na espécie felina geralmente são indicadas a técnicas cirúrgicas mais agressivas, como a mastectomia unilateral ou bilateral (LANA et

armazenados a 3 7°C, o nível não era detectável no 25° dia. Os autores concluíram: quanto maior a relação pó/líquido, menor o nível de monômero residual em uma

a assistência de enfermagem durante um evento de PCRC,devido a predominância de mortes vinculadas ao tema em setores intensivos de saúde, sendo realizada com 10 enfermeiros,

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo