• Nenhum resultado encontrado

As potencialidades do IFPR Campus Colombo para a região do bairro Roça Grande em Colombo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As potencialidades do IFPR Campus Colombo para a região do bairro Roça Grande em Colombo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

As potencialidades do IFPR Campus Colombo para a região do

bairro Roça Grande em Colombo

JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em julho de 2016, completam um ano as instalações do IFPR no bairro Roça Grande em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Um dos objetivos da instalação dos Institutos Federais é promover o desenvolvimento regional onde estão instalados. Claro que esse desenvolvimento se dará de forma mais visível no médio e no longo prazo, com uma maior estrutura sendo instalada, turmas se formando, projetos de pesquisa, extensão e inovação sendo implementados e eventuais parcerias sendo consolidadas. No entanto, cabe se perguntar desde já quais são as potencialidades da instituição como promotora do desenvolvimento regional afim de se poder acelerar esse processo de impacto positivo do IFPR na realidade local. Para isso, é preciso investigar as demandas locais e as potencialidades do IFPR, construindo redes de contatos e planejando cursos e projetos que atendam às necessidades do município.

Dados do Censo 2010 do IBGE mostram Colombo com uma população de 212.967 habitantes, dos quais 18.244 residem no bairro Roça Grande, onde está localizado o campus Colombo. Contando o entorno em que está situado o bairro, que engloba o centro da cidade (sede), tem-se um total de 31.106 residentes (IBGE, 2000).

Por sua vez, dados do observatório regional do IFPR indicam que Colombo tem o menor PIB per capita e o maior índice de vulnerabilidade social entre Curitiba e as cidades da região metropolitana que contam com instalações do IFPR. Por outro lado, ao contrário de Curitiba, que passa por uma retração da quantidade de matrículas no Ensino Médio em razão de mudanças na pirâmide populacional, Colombo ainda vive um acréscimo da faixa etária ingressante no Ensino Médio, com um percentual crescente de matrículas (IFPR, 2016). O que ofertar a esses alunos que chegarão nos próximos anos ao Ensino Médio é uma questão que o IFPR deve se colocar.

Além disso, há de se pensar em cursos de formação inicial e continuada (FIC), cursos profissionalizantes para jovens e adultos e os próprios projetos de pesquisa, extensão e inovação que podem atingir uma parcela da população que não está periodizada na escola ou está há muito tempo sem estudar. Tal demanda também é crescente em Colombo, com uma previsão populacional de até 8.793 pessoas nessas condições em 2015, o segundo maior contingente entre todos os municípios em que há campus do IFPR, atrás apenas de Curitiba (IFPR, 2016). Para a identificação das potencialidades da instituição, esse projeto propõe uma aproximação inicial com a comunidade do entorno do campus, por isso a delimitação da região do bairro Roça Grande. Na sequência, novos projetos

(2)

podem ser propostos com uma área cada vez mais abrangente a ser coberta de modo a se mapear Colombo de maneira mais integral.

Com isso, se estabelece no IFPR Colombo um Observatório Local, capaz de a) ratificar ou retificar dados e informações do Observatório Regional; 2) contextualizar dados e informações locais; c) localizar fontes oficiais locais ou regionais que complementem as fontes já disponibilizadas pelo Observatório Regional. Desse modo, o Observatório Local pode contribuir com a tomada de decisão da direção do campus ao levantar dados, contextualizá-los e interpretá-los de modo a identificar as demandas e potencialidades locais.

Para isso, muitas perguntas podem ser feitas, como quais atividades econômicas há na região, quais escolas atendem a população local e como fazem isso, quantos alunos virão para o ensino médio nos próximos anos, qual a expectativa de estudantes para a educação de jovens e adultos e para a formação inicial e continuada, quais são as necessidades das empresas da região ou quais os conflitos sociais que a região enfrenta.

Trabalhos similares, ainda que com foco mais abrangente e um prazo mais estendido, podem servir de referência inicial para o levantamento bibliográfico e a construção metodológica do presente projeto. Entre eles, pode-se citar os trabalhos “Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: O Caso da Região Norte do Paraná” (ROLIM e SERRA, 2009), “Impacto Econômico de Curto Prazo das Universidades Federais na Economia Brasileira” (KURESKI e ROLIM, 2009), “O Impacto Económico das Instituições de Ensino Superior no Desenvolvimento Regional” (FERNANDES, 2009), “Atividades das universidades e o impacto no desenvolvimento regional” (GUBIANE et al, 2010) e “Instituições de ensino superior e desenvolvimento econômico: o caso das universidades estaduais paranaenses” (CALDARELLI, CAMARA e PERDIGÃO, 2015),

OBJETIVOS

1.1. Objetivo geral

Identificar as potencialidades do IFPR Campus Colombo no desenvolvimento da região do bairro Roça Grande de Colombo

1.2. Objetivos específicos

a) Caracterizar o bairro Roça Grande e o entorno;

b) Identificar potencialidades de atuação do IFPR Colombo

c) Estabelecer o Observatório Local de modo a trazer subsídios para a tomada de decisões no IFPR Colombo

METODOLOGIA

Para se caracterizar o município de Colombo em geral e a região do bairro Roça Grande em particular e o entorno, é possível recorrer a levantamento de dados de fontes como IBGE, Ipardes e a própria Prefeitura Municipal.

(3)

(13,2%). Pela vista dos estabelecimentos no entorno do campus e da Rodovia da Uva já se tem uma primeira avaliação confirmatória desses dados pela quantidade de borracharias, oficinas e outras pequenas iniciativas voltadas para a reparação de veículos. Também as indústrias, especialmente relacionadas com madeira e móveis, são facilmente visíveis na região.

Contudo, essa confirmação visual não é científica e para realizar uma investigação de fato científica pode-se contar com técnicas de amostragem, como a amostra por aglomerados (cluster), para conferir a confiabilidade desses e outros dados. A própria técnica de amostragem, com a verificação in loco, permite uma análise do contexto e das demandas locais. Isso pode ser feito por meio de questionários e entrevistas com os trabalhadores, as empresas e os moradores da região, identificando potencialidades.

Para análise desses dados frutos da observação, de questionários e da entrevista, é possível realizar uma análise documental (BARDIN, 2009) e uma análise estatística exploratória, também chamada de análise exploratória de dados, com a função de descrever e descobrir conexões entre as variáveis, fornecendo elementos para interpretações ou estudos posteriores (SILVESTRE, 2007).

Um estudo com essas características traz elementos da pesquisa descritiva, na medida em que nesse tipo de investigação são feitas observações, registros, análises e classificações guiadas pelos objetivos formulados. É o caso típico da coleta de dados e observações por meio de questionários e entrevistas com posterior descrição dos resultados e análise documental (CIRIBELLI, 2003, p. 54; GRESSLER, 2004, p. 124; SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009, p. 35).

Aliado ao ferramental estatístico e à análise documental, também técnicas já empregadas pelo Observatório Regional, como análises nas perspectivas SWOT e PEST-A (IFPR, 2016), podem ser utilizadas para cumprir o objetivo geral de identificar as potencialidades do IFPR Campus Colombo no desenvolvimento da região do bairro Roça Grande de Colombo.

PLANEJAMENTO E CRONOGRAMA

ATIVIDADES

EXERCÍCIO 2016

Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8

Levantamento bibliográfico e de informações nas bases de dados

X X X

Construção dos instrumentos de coletas de dados (questionários, entrevistas) e definição da amostra de estudo

X X

Levantamento de dados e trabalho de campo

X X

Comparação de dados e escrita dos resultados

(4)

RESULTADOS ESPERADOS

Por se tratar de uma pesquisa que faz uso da análise estatística exploratória e da análise documental, que pode ser caracterizado como uma pesquisa descritiva, não cabe necessariamente a elaboração de hipóteses, que é típica de estudos explicativos e associativos (GRESSLER, 2004). No entanto, dada a experiência de participantes do projeto, é possível que se encontrem inconsistências entre os dados de diferentes fontes e na confrontação com a amostra. Identificar o motivo dessas diferenças passa pela contextualização desses dados e contribui, inclusive, para corrigir as bases de dados que tenham eventuais problemas.

Espera-se, também, consolidar um grupo de pesquisa entorno de um Observatório Local que possa estudar as demandas locais e obter importantes resultados institucionais e sociais, viabilizando novas iniciativas, fornecendo subsídios para tomadas de decisão e impulsionando o desenvolvimento regional.

Em relação aos objetivos propostos, espera-se verificar a viabilidade ou não dos cursos já ofertados pelo campus – Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Informática e Educação de Jovens e Adultos com curso profissionalizante em Agroindústria (ProEJA em Agroindústria) – e indicar novas possibilidades para o

campus nos eixos tecnológicos já existentes ou servindo de base para a abertura

de um terceiro eixo de atuação além dos dois existentes de Informática e Alimentos. Com base nos dados iniciais, é possível que questões relacionadas com a reparação de veículos ou com a indústria moveleira estejam presentes como demandas locais que o IFPR tenha potencial de atender.

REFERÊNCIAS

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

CALDARELLI, Carlos Eduardo; CAMARA, Marcia Regina Gabardo da; PERDIGÃO, Claudia. Instituições de ensino superior e desenvolvimento econômico: o caso das universidades estaduais paranaenses. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 44, p. 85-112, jan./jun. 2015.

CIRIBELLI, Marilda Corrêa. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

FERNANDES, Joana Maria Sampaio Rua. O Impacto Económico das Instituições de Ensino Superior no Desenvolvimento Regional: O caso do Instituto Politécnico de Bragança. 336 f. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Económica) – Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Braga, Portugal. 2009.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa. São Paulo: Loyola, 2004.

GUBIANI, Juçara Salete et al; Atividades das universidades e o impacto no desenvolvimento regional. In: XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. São Carlos, 2010. Anais... São Carlos: Enegep, 2010.

IBGE. Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em 31 mar. 2016.

IFPR. Observatório Regional do IFPR. Disponível em: <http://reitoria.ifpr.edu.br/documentos-institucionais/observatorio-regional/>. Acesso em

(5)

Desenvolvimento, Curitiba, n.117, p. 29-51, jul./dez. 2009.

MARTINS, Rafael D´Almeida; CALDAS, Eduardo de Lima. Visões do Desenvolvimento Local: uma análise comparada de experiências brasileiras. Interações, Campo Grande, v. 10, n. 2, p. 207-218, jul./dez. 2009.

ROLIM, Cássio; SERRA, Maurício. Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: O Caso da Região Norte do Paraná. Revista de Economia, Curitiba, v. 35, n. 3, p. 87-102, set./dez. 2009.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GEHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SILVESTRE, António Luís. Análise de Dados e Estatística Descritiva. Lisboa: Escolar, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Como já mencionado, com base na amostra dos vídeos com mais de 130 mil visualizações, de 135 vídeos contendo “tratamento precoce” em sua des- crição ou título, 91 são

foram semelhantes aos encontrados por Oliveira (1998) em ápices caulinares de bananeira. Observando-se a Figura 2, pode-se constatar um aumento gradativo do nível de oxidação

Resposta: De acordo com o setor requisitante do serviço, a Diretoria Técnica e de Projetos – DTP, o projeto é executivo todas as análises e considerações dos materiais

Além disso, Ovo de Colombo teve como objetivo trazer visibilidade para a produção audiovisual da região sul do Rio Grande do Sul, mais especificamente a cidade de

CIDAD DEL ESTE PY CAMPO GRANDE/MS CASCAVEL SAO JOAO DO IVAI BOA ESPERANÇA ARAPOTI APUCARANA LONDRINA IMBITUVA MARINGÁ COLOMBO LONDRINA LONDRINA.. COLOMBO APUCARANA APUCARANA

Parágrafo Único - A decisão para destituição do servidor efetivo da Colombo Previdência como membro do Comitê de Investimentos depende da aprovação da maioria simples

RESUMO: Ao analisar a documentação do Santo Ofício (processos, denunciações e confissões) em relação à Santidade de Jaguaripe, movimento indígena que perdurou

Ainda que o resultado direto do projeto tenha ficado evidenciado pela ativa participação dos vinicultores no curso realizado em novembro/ 2000 e pela conscientização de alguns quanto