• Nenhum resultado encontrado

Notas. empregados daquella repartiçan; - de 8:!m$l',78; a Francisco Amam & (iimp. pnr fnrnecimenlns feitos a. diversus serviços a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notas. empregados daquella repartiçan; - de 8:!m$l',78; a Francisco Amam & (iimp. pnr fnrnecimenlns feitos a. diversus serviços a"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

*^"fc9mmmmm ^mmy '-.¦;¦ í •'•,»

CORREIO PAULISTANO

ORGAM REPUBLICANO

ANNOXLíV

UWMiniMlts«sBl« REDACv O «Uia 15 d« novembro IV. 414

Gtlite: JÚLIO A. RODRIGUES

S. PÀULO-Quinta feira, 7 de outubro k 1897--BRAZIL

Correio Paulistano

¦*» asiMSaaU WEVM. jimum.iu—.^«y^f f,

ASSIGNATURA8

Sei* raor.e* 13IOOO

Um anno H4|000

PAUAMBNTO ADIANTADO

CANUDOS

VICTORIA! VICTORIA!

Ai noticie" - iiorobIJo populur S. Vuulo om fostu»,

As poucas linhas que hontem in-serimos a respoito da anciedade ge-ral com que a população desta cida-do aguardava noticias importantes acerca dos acontecimentos de Canu-dos exprimiam, a inquietação que do-minava o espirito publico e da qual participávamos muito mais do que po-deria transparecer de nossas palavras. Com ofíoito, se em S. Paulo come-cavam a circular vsgoB rumorea de novos deBastres para aa armas da Re-publico, sabíamos quo no Rio eram ainda mais temerários os boatelroa; pois o nosso activo correapondente nos havia telographado, (e om boa ho-ra omlttimos a publicação desse des-paclio!» qno corriam por lá «boatos tenebrosos sobre Canudos».

Folizmonte, hontem ainda, mas já eni lioru iidiuntuilissiina, ás 2 da ma-dragada, pcucns minutos antes da im-pressão do nossa folha, veio-nos ás nilos o tèlugrumina quu ainda pude-mos insorir com a nota—rí ultima ho-eu dnudo-nos noticia do começo da victuria que veio coronr gloriosamen-te a cruenta campanha de Canudos. Desde cedo, tornou-se intensa a curió-ilduile publica acerca do desenliico (iiial da luciu; mais tarde, qniindii, depois do meio dia, foi conhecida noBt.a ei-nade a integra do telegramma envia- j do pelo iniuvcliiil Bittencourt ao pre-1 •Monte du Republica, versou a gurnl indagação sobre qual soria a sorte do Antônio Conselheiro. Não era uma t!curiosidade, mas 11 intuitiva com preliensãii do que, iluda a evasão do sinistro protogunlstu não estaria deli-altivamente oxtinctu a insurreição.

A's SI horas da tarde recebemos o

nfitowos (tovo o Correio Paulistano

mais e.isa primuzlu) a noticia do upri-sioniimeiito do chefe doa jagunços. Dando em seguida, na purte descri-ptlvu, a minuciosa referencia das ma-nifeBtuções de rogosijo omcial e popu-lar, limitumo-nos, por hojo a noe con-gratular com a pBtria pela queda final 4 formidável bastilha quo o obscu-rantiBmo liinatisado havia erguido contra a clvillsação e a Republica.

Brazileiros o republicanos, todos ob corações paulistas saúdam com ou-tliusiusmo os heróicos soldadoB do exercito e dos corpos policiaoa quo acabam do so cobrir de gloria nessa infernal campanha. Saudámos também o valoroso goueral Arthur OBcar o toda a briosa offícialidado quo lhe íeconJou a intelligente e gloriosa di-lecçito.

Foram ostes os telegrammaB p°.r mis recebidos, o que deram em rosui-tatlo manifestação do regoaijo por par-te da populução dcata capital:

€ Rio, C (12 e 20 da tarde). 0 ministro da guerra commuuicou ao dr. Prudonto de Moraes eatar o arraial do Canudos inteiramente toma-do pelas forças legues. Ir&omaistar-ls informações.»

a Rio, G, (2 horas). 0 governo acaba de receber tele-grtinnia do miniatro da guerra com-musicando a vlctoria coinpleta das torças legues om Canudos. Antônio Conselheiro aindii não foi preso, teu-oo siJo mandados próprios diverao», pelas mattus ulim do captural-o. Bandas do musica porcorre as ruas desta capitní, onde foi susponso o ex-pediento nua diversas rapartlçõos. »

« Pt o, fl, (8 horas). Antônio Conselheiro aculia de eer preso puln força de policia do Aniuzo-o«s, nu estrada que vuo do Canudos u Euias.

.*.

Ai?x«doB esBea telegrummos em nosso ,,/)cri|itorio, começou u movi-Oentai-.no H população.

Centenas i.'1' pessoas nos procura-w,n pcdlndci-nir* pbrinénores eobre o gramli, iio.oiiteoimi,nro> 'iu« m"'8 tnr' ir foi por diversos COlIogas coníir-ttailu.

O'giinisaium-Ho

cm pouco tempo |»»nll'e»tições diversas.

gado auxiliar, dr. Gomoa Cnnllm. In-tendente do Obras du Üaniiiru Muni-cipul, mu juros Mnrugliuno o Cnrlns Gonzaga, coronel Celestino Bastos, oommaudunto da Brigada Policial, coronel Marcondes do Brito, com-mandante do Regimento do Cavai-laria, dr. Carloa do Campos, João Antiinlo JuliSo, deputados, senadores, conanles, atictorl indea pollclaos, func-clonarioa publlcoa, ofliciaos da Br.ga-da Policial, coinmorelantes, etc.

A's (i horas da tarde, a banda de musica do 3' batalhão, sob a rogen-cia do alteres Antão, começou u to-cor no to-coreto do Jardim do Palácio, executando alli o Tíymno - Nacional,

da Proclamarão da Republica etc.

O Jardim do Palácio encheu-se completamente; foi indiscriptivel o enthusiaamo que ae apoderou da po-pulaçilo, a qual procurou o adminiatra-dor do Eatado, afim de Bclentiiicar-lhe o quanto se aeutia feliz pelo reaulta-do que o telegrapho annunciava.

S. exc. foi saudado em bellos diacuraoB, pelos Bnrs. Mario Tre-võeB, Pedro Pelippe de Almeida, Francisco Moreira e F. Aymboró.

Ainda o sr. Trovões saudou na re-partição respectiva o dr. chefe de policia, que não ae achava preaonte. Respondeu á saudação, em nome do illustre magiatrado, o dr. João de Dena Sampaio, ¦!• delegado.

Por obbii occasifto foram ergui-dos vivas á policia ao 1." bata-Mo policial, ao dr. Campos Sal-les, ii Republica, ao exercito ao go-norul Arthur Oscar e á memória dos mortos inn Canudos.

A'a 8 horas da noite, chegou a ban-bi de ciiviilliiria quo foi cuinpiiiuen-tur o prusidentu do Estado.

Precodidos dessa banda, percorro-rnni alguns moços na rua8 da cidade, saudando as rodiicçõos doB jornaos o erguendo vivas eutliusiasticos.

Por determinação do presidente, lavará bojo furiudo em todas us re-partições publicas do Estudo, estabe-ieciiuc.ntos du ensino publico etc.

Consta-nos que alguns moços pro-jactam, hoje, umii manltnstaçiUiao dr. Campos Snlles, rnnuindo-se ás (i 1|2 hures daiar du iioLurfjó de S.

Fran-ITuneiexo avulso: lOO rela

N. 12.324

Subornos que so preparam impo-muitos festas por oceasião da chega-dn do 1." batalhão do policia deste listado o qual, como se sabe, eslá om Canudos.

DilueM, senão impoaalvol, dor os no-mes dns pessoas quo nos procuraram, trazendo nos parabéns pela victoria do Canudos.

Iteceiando que possamos esquecer algum nomo doa que noa tronxoram tentas animações, cremos ostar dis-pensados dn dar a lista de tantos ei-dadãos, aos quaes ngradocomos pe iihoradoa essas provas' do gontilcza. Pouco depois do havermos recebido 08 despachoa a que acima nos refe» rimos, o dr. Preaidonto do Estado recebia o soguinto, trunamittidó da capital federal, its 3 1|2 da tardo:

« Do ministro da Guerra recebi to-legramma seguinte, expedido bojo de Monte Santo: «Tenho o prazer do communicar a v. exa. quo agora, 7 e moia da manhã, acabo uo receber oi-íicio do general Artlmr Oscar, parti-cipandomo que hontom ás <l horas da tardo, o cldadolla de Canudoa cahiu deíinitivamonto era nosso poder e quo ob porraonoroa virão depoia. Neste mCuento deBpaclio um próprio oxl-cindo quo o meamo general me do-clare o quo é feito de Antônio Con-selheiro. - Cordoaos saudações.

—Pni-dente de Morua* •

A's 11 l|2 o nosso zrlnsn corres-pendente forneceu-nos o seguinte des-I nicho:

«0 njudanto genoral do oxerclto baixou a seguinte ordom do dia:

Viva o exercito hrnziloiro. Hosannas á Republica! Câmara-das! o redueto do bonditiamo fora-jido quo o fanatismo auperaticioao imaginava inexpugnável já nSo é mais 3ne a Pátria. A alniatra ameaça á tran-um ponto negro noa liorlaontea quillldade publica em Canudos, velho usylo do crlmoa, rocoptaculo da vadla-gem pnraeguida pela acção vingadora da justiça, o antro do crendice, está om nosso poder. SI grande e perti-noz foi a resistência opposta pelos ia-migoradoa dofen8ores do obscurantia-mo retrogrado o tranaviado, maior foi a tenacidade das hoBtea invencivoia do noaso exercito atacando sobre rui-nas dosae ujuntamonto de fanaticoB maldictos, 8obre OBcombros desao po-voado destruído, ondo tremula hoje a bandeira auri-verde da Republica 11-luminada pelaa estrellas scintillantea da liberdade triumphante.

Não podia ser maior nossa victoria neaBa santa cruzada da fé contra o fanatismo, da civilisaçAo contra o obscurantismo, da liberdade contra a escravidão, da democracia contra o sebastianiamo. Infelizmente empana o brilho das nossas armaa a morte de companheiroa dedicadoa e valentea camaradas que suecumbiram na pe-leja feridoa por armaa homlcidua de irmãoB negados. Meus camarudas, o exercito brazileiro mais uma vez eum-priu seu dever, e saudando os herdes que sobreviveram e honrando a farda quo vestem e a Republica a que ser-vem, do joelhos abençoemos a momo-ria saudosa de queridos companheiroa quo votados ao sublimo sacriiicio do dever, om o coração a transbordar do patriotismo no campo da acção, caliirom voucidoa pola morto logando ás gerações futuras nobre e edificante exemplo do ardor cívico, de acendra-do nmor ás instituiçõos republicanas. Meus camaradas! A ciiiadella do Canudos está sob o domínio da lei. Em homenagem a tfto glorioso acou-tocimonto sejam postos om liberdade os presos á minha ordem.

(Assignudó) general do brigada,

ro-formado João Antônio de Ávila. »

IIo.ie,

quu o presidente do Estado recebeu commnnicuçitó ollicinl 'ia vi-™rin das forças republicanas, mun-«i suspender o expediente nas di-'ersas repartições, ondo foi liawteaiio 'fãvilhao nacional. O mesmo deu se "«s repartições federae»."•

exa. foi procurado por grande "úmero de cidadãos, que lt-varom llio ^ngrotulaçõea

pelo esplendido sue-"'mus

em palácio entro diversos Queirós os are.:

,"'• Peixoto Gomide, vlce-presi-«ate do Estado, dr. Dino Bueno, Ijeretarlo do Interior, dr. Firmiano ™to,da Agricultura, dr. Mello Pei-?», da Fazenda, dr. José Getulio, f Justiça, dr. CosU Carvalho, chefe JJ Ppücia, dr. Georgcs Ritt, cônsul jj^rança, Bernardino Monteiro de f*J°i vice-consul de Portuual, dr. ««*» Maita) geedore^ >juilo 011-2J> Ricardo Baptota, coronéis Ma-J™ Bento e Carlos Porto, deputa-r» rontes Jnnlor, Júlio do Mesqui-*• Alexandre Coelho, Frsnd*» Mal-S«~' AveUar Brotero, presidente do 22»»» de Justiça, dr. Almeida No-•W», dr. VlrgiUo Caldas, 1."

dele-A's S o 35 minutos da noite, o noa-bo correspondente especial telegraphou-noa nos aeguinteB termoa :

s A' 1 da tarde, a banda do 23 de Infantaria dirigiu-so para o palácio do governo e nlii tocou o hjrrano nacio-nul. O dr. Prudente do Moraes foi cumprimentado pelo presidente da Ca-inara dos Deputados, dr. Arthur Ríob, pola (leputação baliiunu, por vários so-nadorea, deputados 9 grundo numero do pessoas gradua.

Viinoa no palácio oa sr». JtoBa o Silva, Moraes Barras, Gonçalvea Fer 1-i'ini, lijuiianto-goneral dn exer ito. cnmiiiiiiiduiitn du guarda nacional, ma rflebaj Almeida Barreto, genoral Lago, cnroiialB Piriijciho o Bellurinino de Mendonça.

A,'s 9 o 30 ainda tlvomos oseguin-to despucho:

«Na Carauí» .o general Glycerio pronunciou eloquenío (//scurso sim-liando o general Art inn- Oseni-, iipro sentnnil-' com o tcader dn maioria dr. Bollaario Augusto moção do con-criitulnçôes cmi a Pátria. O presi donto nrthur Hioi> dafilarou já sabor .-Jo resultado das operações dú ü::erci-to «e Bahia.

Por t-esa oceasião o doputado Pinte du Roclia f«z brilhante nllocnçilo, fal-laudo em seguida o sr. Buliaurio que auudou o governo en, nomo da mi joriu.

O ar. Arthur Ríob disso que deviam sor couaidoradiia como npprovadss na diverBa* uinçõos, pedindo quo a Ca mura o scompanb.nsso om vivua á ito-publica.

Por essa oceasião, rebentou uma salva do palmas no recinto, hnvondo onthusiaaticas manifestações das ga-A Câmara e o Senado suspenderam os trabalhos, iioje, em regosijo pelo grande acontecimento.

Ainda ás 10 horas tivemos, entre outros telegraromas alheios ao assum-pto, o seguinte:

«A Intentencia Municipal nomeou commissão composta dos srs. Quirino de Araújo, Lobo Jnnlor e Eugênio de Carvalho, afim de cumprimentar o sr. pree£jcnte ^ Republica.

Recebido ás 11 o -15:

« Os cutruioiros do caos dos ini-noiros ergueram no mosmo cáes um mastro com a bandeira nacional o salvaram á victoria do Canudos com 21 tiros, em morteiros por elles mea-mo fabricados.

Não se descrevo o ontliusiasmo que reina nesta capital. Ruas cheias de povo, illuminiidiis, bandeiras por to-dos os lato-dos. Roiua a alogria geral-mente.

A noticia do grando successo foi recebida com gorai satistação. Em todos os lados é acclamado o nome do dr. Prudente do Mornos. Ein grupos diversos orguom-so saudações á Republica, ao exorcito, á armada, a diversos chefes republicanos, i im prensa, ote.

Nos repartições publicas, redacçõos de jornaos, casas coramorciaos o mui-tus paitieulnres, tremula o pavilhão du Itopublica, porcorrendo as rutiB inuitns bondas de musica.

Até alta noite, á sabida doa t.liea-tros, não havia ainda arrofecido o en-tliusiusmo popular.

Ha um hera eatar geral e grande alegria por toda a purte.

*

Finalmente ás " horas da madru-gada recebemos os seguintes doapa-clios;

RIO, 7. (Recebido :is -li, drimiiürugarln). A noticia da victoria das forçaa le-gaos em Canudos, o recebida no Quartel-General, foi immediatainonto communicada a todo o pesBoal que ao achava presente.

•Sendo o tologramma lido polo ro-portur da Sfpliqia, esto terminou en-tre vivua á Republica e ad exercito nacional.

Immodlatamente o Quartel foi em-bandeirado e todas aa bandua do mu-sica tocaram o hyrano nacional.

O pessoal da ínteudencin, ao aabor d,i noHcin, arrancou da paredo o re-trato dó marechal Florjnqq geljote, o qual, levado A janolla, foi mostra-do aoB ofliciaos quo ae adiavam nas janellaa do Quartel-Gennral nrnr. romponilo, por osaa oceasião, novos vbae ç çccJamaçõos.

O assistente do Bjrjdante-goneraj mandou cuiiiprimontar os fuueeioua-rias dn Inteiidene.ia.

Na praça da Republica queimaram-se muitas gycniiilolaa.

O guuuriil Luiz .Santiago auspendoii tinniiiui p üjpnsolliò de guerra a que ruapoiidiuui oti offir.íaes de Ejscqla lii-litar.

As fortalezas o navios do guerra sul-varara á tardo.

Era froiire ao palácio do Cuttoto a baudn do -.i3- tocou o liymno nucio-nat.

A' tardo tocaram as bandns doca-vallnria o de infantaria da brigada po-liciule á noite todas us cxistuutea na gi;arul ão.

Factos e Notas

Km nomeado o cidadão Adauio Velloso para servir no ollicio de 1.- labellião de nnhs da comarca de Santa llila i)e Pas-sa (.luatro. durante o Impedimento do ser veiituario vitalício Antunlo llernardlnn Velloso, em kosii de 40 dias de licença. Foi exnneradn, a pedido, dn cargo de delegado de polica de Campinas, n chia-d.n Augusto le Salles Hupn. e iiomead ¦ para suhstlliill-u o rctijur Manuel Fran-cisco Mendes.

Cunha Mendes e Valle n Silva dire-ctor e sec etário da Reolsla do liruzil nllereceram-nos o n. lil. anno t. dessa explcndida e excellen-e publlcaçío, que segue triuuiplialmente seus destinos, aprosentandn-nns sempre leitura adora-vel o que satisfaz ainda ns mais exigen-les em questões de arte moderna. Um bailo numero esse que temos sobre a mesa.

Para a secçãode DosinfociOes Inram no-meados fnjuista llaphael T.ibias de Cas lin e para a commissão sanitária de San tus. como servente, Manuel Kausttno da ^llva.

llegressou hontem á tarde, de Campi-nas, o senador (juintino Bocayuva, quo deve seguir hojo, no rápido, para a i;a-pilai Federal.

Sabemos que s. ex. deixou alli sua illustre iilua. espusa du dr. Mario Bul-cio, em lioudl.õos lismigeiras de saúde. A' Câmara Municipal da villa du lie me declinou í ecietaria do Intenoi que o giiveruo actiialmente nau pude fazer a couatrucçroí du nospital de isolamento d.i mesma villa.

Ilrigada Hollclal.

SERVIÇO PAU

Supiiilut do dia. o ar.

0 '!.' batalhai dará a guarulçso da cl ilade, uinoilicial para a guarda de pala para ruudar os dlstrl

dn flno$OOH a Francisco Ferreira dn uoraes piii„s serviços do passagens om Mlsa snbio o rio Hilielra entre a villa de Ipuranga eXIrirlca de abril a julho:

(In 828$0 D an pagador da Inspecto-ria de lerras para occurre.r an pagamen-d pagamen-dus pagamen-diários a quo fizera jüs em se lembro os empregados daquella reparti-çan;

- de 8:!m$l',78; a Francisco Amam & (iimp. pnr fnrnecimenlns feitos a diver-sus serviços a cargo da Commias n de sa-neameiito;

-de Iiü3l$ii00i a Espíndola Siqueira & Comp. polo (ornccimcnln do ohjectus de escrlptorio & '.ommlssiio no mez de se lembro;

-de 1:17HS0(I(). ,'i Companhia Media-nica e Importadora para liirnucimoiitus i mesma Cnmmisssu;

-deoisasjiiuo a Alves Felix & Comp. por Idêntico motivo.

A liispnclnria de Terras, Colnnisaçln e Immigiaç o dirigiu u sr. secrelariu da Agricultura n seguinte aviso:

« N5o devendo caber ao governo outro procedimento, com relerencia aos imml-grantes introduzidos íi custa do Estado e que declaram não se destinarem ii lavoura, que o previsto na cláusula l.a dos con-Irados em vigor, recnmmeiido-vos que providencieis nn sentido de cessar a pra-tica auctnrisada pelo aviso deste secreta-rlado ii.Sáã de lo de março ultimo nbser-vandu-se unicamente cum relação : quaesquer bagagens ó disposto nos artl gos 4H. n e 48 do regulamento em vigor para Hospedaria de Immigrantes».

Eita publicado o n. 8. annn IV dn

lio-lenlun Mensal ile lislalislicu Demoqra-pho Sanilifia ila capital.

-empie interessante e cheio de infor inações da maior importaucia na especia-lidado.

Mala do Rio

* *

o conlractn celebrado IIU.IE sr. major lia:el tres ditus cio cios

0 :i.' bilalhão dará um ollicial para a guarila da i otreiçâo;

O icgiineiito il.ua um ollicial para a ronda de visita e um dito para rondar u dlstrlcto de Sanla iphigeula.

PriimplidéQ, a musica do corpo do bombeiros.

Tucari na parada a do 1.- batalhão, e no jardim da Luz a dn legimeulo.

Uniformes :

i ara us ulliclaes, o a.'

Para as praças, o 1. •

«Altendeiido ás necessidades da disci plina da escol.i e cniilonnaiidu-mH com as luluriiiaçõos du respectivu directnr, cnnlli uni u aclu pnr aquelle praticado e contia o qual recorro o supplicanloii tal Ini n despacho dado pela Secrelaria do In-terinr ao requerimento do cidadão Auto-mo Jo-i! de Souza Fernandes, recurrendo do acto do direclnr da líscola Modelo «'laclano de Campos», elimluando da ma-tricula daquella Hscnla. som notadecul pa, seu llliiii Abílio Fernandes.

Cnmmissüo (iengraphica e fionlngica. Iliiletiin meleorulugicii do il de uutu-bro de 1HII7.

Ilarnmetrn a O,1 ás

7 hnras da manha 70(1.83 in. m. íi horas da tarde. 7o;i.iiS n ¦ Temperatura mínima. 10-.

» máxima, l.vl. Vento predominante. S E. Chuva em 24 horas O.ti mm. Tempu geral, eucubertu e depois claro, 0 Thesouro du Estado vae pagar: :iüii$iuu, ao porteiro da Escola Normal da capital:

17:801$iM8 ao secretario da Iiircclorla do Serviço Sanitário ;

40S000, ao prolessor da -!.a escola pre-liini .ar da cidade du Santos, Fauitluo Jusé de Ol.vclra lliboiru Juuiur.

Do illustrado dr. Joio Pedro da Veiga Filho recebemus um exemplar da iinll cacau apresentada ú -'.unicipalldadedea ta capital sobre a cultura duíilgudio.

Pm trabalho digno ijo iBltiira eqiiero cuiiimeiidaniòs aou especialistas em aa-stimptus agrícolas.

*

Polo dr. secretario da Justiça (oram concedidos oo dias de licença an prumo-tnr publico da cumarca de .-iarapuliv, ba-charel Oclavlano Silva, o HO dias etn oro rugacip, ao prumulur puhiiún da coroar cadu S, sebaslláo, bacharel Niculau Lobu Vlaiina.

Foi approvado com n engenheiro Urbano de Vascoucei los para execução das obras accrescldas do reservaturio da Consolação.

O sr. secretario da Agricultura decla rou á Commissão de Saneamento du Us-tadn queiiáo pôde ser atlendido o pedido feito pela Companhia viechanica e Im portadora, da reiovaçao da multa impes-Ia por excesso de praso dn seu contracto para n fornecimento de materiaes.

\ «ecrelaria da Agricultura declarou á Superintendência das Obras i'iiblicas que ii governo, attendendu ao excessude despezas nao previstas pelas obras acros-cidas nn edifício do grupo escolar de S. Manuel, e determinadas pelo abalxameu-lo das ruas que ladeiam o largo onde deve ser o mesmo construído, resolveu adiar a cnnstrucç o du ediilcio para me-Ihur oppurtuuidade.

A Superintendência das Obrai Pnbli cas Ini auctnrisada a despender !l:íit$l|t para u complemento da estrada de fiiaa

.rujá.

I\.a Hospedaria de Immigrantes da ca pitai houve, hontem. o seguinte movi-monto:

Existiam «lil sahiram 8. existem tilJ. Passagens pedidas e concedidas 3. Pnr Iü7 fazendoirus foram procuradas 1.170 famílias.

Para o consumo da população abate-ram-se. hontem no Matadouro Munici-pai Vil rezes 17 suinos, lõ carneiros e 8 vltellns.

'Foram regeitadas li rezes por allectas de tuberculose.

A carne de vacca loi vendida nn Ma-tadourn ao preço de tlOn o isOIIO o kllu a de porco Iji '00 e ISIOO e a'de caruelró IjjiOO e miuo.

(331a S)

Jornal ân Cntnmerelo. — Publica uma correspondência sobre Canudos, de-vido á penna do correspondente que suh-stituiu o capitão Manoel Henlcio.

Uma longa exposição de lactos c que merece attençan geral.

Nas Varias, relere-se i reunião do partido opposicionisla para apresentar candidato & presidência da iteptiblica, dizendo que o dr. Lauro Sodré obteve em 1- escrutínio 14 votos e em 2' 20.

Está eleito, sem duvida. Uma maioria assustadora!... Gazeta dn üoticing. — Refere-se lambem á reunião da convenção do P. H. ['., dando no pé da noticia a segutn. te tópico :

«O ar. deputado itodolpho Miranda, foi de grande gentileza para com todos os seus collegas. ollerecendo abundante e delicadu hulfel e depuis de terminada a reuni io uma lauta e escolhida cela, lor-neclda pela casa Paschual.

Aus representantes da imprensa dis pensou lambem s. exc. as mais cordiaes demonstracçOes de apreço, [azendo ser-vir chumpuqne e demais iguarias de seu abundante bulfel.

Um bjin começo para qualquer cantil-dalura política: sandwichs, coxas de gal linhas empadinbas, boí-hií cr.nl, bou. chées de dome e demais complicações

Pratico e... substancial.

Baptlsta de Aqulno. João Antônio Fer-nandes, dr. João Mauricio|ide Sampaio Vianna. Joilo Teixeira Lomba, Joio Sar-rat José Veriano Pereira José da Silva Nelva, José Flrmíno da Fonseca Osório, José Jacyntlio Hlbelro, José Estevam Fay, Uno Gonçalves Peres. Pedro Gonçalves Dente Júnior, Tiburcio Augusto de Oli-veira Macedo c Vlctor Vergueiro Stei-dei.

Tribunal Federal

Presidente: nu. ÀguiNO e Casiuo Hrocuradur: nn. Ahistioes Sah.es Escrivão: IlAIlIlOS I.B1TE

A'b 11 l|3 horas da manha, feita acha-mada, verlllcou-se apenas o cumpareci-mento de 'ii srs. jurados, peto que dei-xou de haver sessão.

Continuam multados os que tem dei-xado de comparecer ás sessões sem moti-vo allegado.

—Será submellldu hoje a julgamento, caso haja numero legal, o processo em que é réo José Sollmena, aceusado de crime de passagem de notas falsas.

Correspondências

* *

O Pai/..—Publica o seguinte tele-gramma de Madrid:

0 sr. Sagasta, em conlerenci.t que teve com a rainha regente propozadis-solução das câmaras, alim de accelerar a pacificação de (Juba.

0 chefe du novo gabinete, persuadido do que os cheies cubanos seceitarão a pacificação, propõe conceder á Ilha de Cuba ampla autonomia, com governo próprio, tarifas amplas nas alfândegas, emancipação liscal e administrativa, cum-pativel cum a soberania da Hespanha.

0 Br- Sagasta recusará qualquer iuter-vem;.o na questão cubana.

O novo governo pensa ainda mais em levantar um empréstimo externo com o"in de applical-u ás reformas e acudir á miséria que reina em Cuba».

Em noticiário dá a seguinte informa ç5o:

aO sr. Ilueno de Andrada. deputado por S. Paulo, apresentou Imolem na Câmara, um projecto de loi mandando quo dora em diante sao expressamente pruhlbidos us exames pare aes de mate rias preparatórias, para matricula nas escolas superiures. aos estudantes que não apresentarem attestados do approva-ç.o pelo menos em uma matéria. Aos estudantes, porém, que na data da lei já tiverem sido approvados em uma ou mais matérias, 6 Iicullado, dentro do prazo de '4 annos terminarem os seus estudos preparatórios prestando exames parciaes das disciplinas que lhes (alia-rem ou pelo exame de madureza».

Industria nacional

Hecebemns hontem, a gentil visita do sr. líduardo Hapltani; dlrector da com panhia manulactora de seda—l'i'(/« Ca-piUini a qual se acha Installada ha um anno em Petropolis.

0 estlmavel cavalheiro expoz nos amostras diversas dos produetos da con-celtuada fabrica, tans cumo :

Armures, nnbreeas, setins, razmir, pean de soil e lailles Irancezas, assim como de fazendas diversas para alfaia-tes, manulacttiras de gravatas, chapéus, sendo para salientar uma bella collecção

de gravatas de sutin de Chiiie.

Mostrou nos mais o sr. Capilani um esplendido ponche de seda de cor, t-a. balho nitidamente acabado e quedijdeia dn valor dos produetos manu'/aclurados em sua fabrica.

Por explicações que nos foram (orne-cidas sabemos que a fabrica Capitani pode fornecer sedas diversas aos consu-midores por menos 30 q. que as fabricas extrangoiras, que tem a luetar com a cnncurrencia acltial, em vista da tarifa das alfândegas,

DE TUDO

Ouandod. Luiz de Menezes, 3.' condo de Tarouca. foi governador de Tanger, an embarcar lurtaram-lhe a pouca prata que tinba para seu serviço, e recahiram aB suspeitas bem ou mal lundadas, do roubo, em um creado de d. Thomaz Jor-dío de Noronha, fidalgo mui pobre, e comquèm o conde, que também não era rien tinha amizade. Escreveu-lhe d. fhomaz para Tanger, e dizia assim

acar-Ia : Por aqui se diz ijiie furtaram a v. s. a sua prata r. dao a um creado meu p ,r autor du furta ; se fui qran le o doam/i que v. s. recebeu do sucesso, o sentimento que delle me coube não C menor; nias u lio en que deste, malta-manha resultou um bem pira ambas com que nos podemos consolar; e foi saber-se que linha r. s. prata e que eu tinha errado. Hontem Disse uma —.*-¦ ..mgo A Luizin nnscin ¦a

quo lui! rindo, logosa slrella, a scintillar na altura: uma de mis, a mais formosa •liiriiul dn Brazil. —He

ao discurso prnnunc' te, pelo d' seguinte :

ativamente --¦•uo, a 4 do corren-Prudeute de Moraes, diz o

SOLIDARIEDADE POLÍTICA

0 exmo. sr. dr. Campos Salles, lllm. tre presldento do Estado, recebeu hon,, tem mais uma prova de manifestação de ""'"''"•1 ¦' - "

patrinticu goyenv solidariedade com

de s. exc.:

RIO,7.(2li,o 10 dam.) O povo percorro as ruas cora gran-do n»gosijo.

Oi eililicios públicos o alguns par-r. culatos estilo oinhanileiradoa o illu minados.

O dr. Prudontea de Moraes tem sido muito felicitado.

O povo cumprimenta as redneções doé jornaos, nia quaes tem aido pró-i lpró-indados mupró-itos dpró-iscurso*.

04 manifestantes levam á frente o estandarte ds Gnz. In dn Tarde qno i. uito tem festejndo a victoria dus forças republicana'.

O corpo do liaini' ;r-.s »-_-.¦ > com as formalidades do estylo u guarda for-mada ao toquo de marcha liatida, a bandeira do quartel. Os inferiores e praças do mesmo corpo, muniam re-zar amanhã uma niijsa, na ogreja ds SsoPAnna, pm signul de regosijo pela victoria das armaa legues.

O governo resolveu fazer regressar, o mala breve possível, as forças que M acham m W*!ii».

A secretaria do Interior agradeceu ao sr. presidente do K-dado da Farahyba dn Nurti!, u leceblmenlu do seu nll|clu de 2. dn seteinbiti, acompanhado du um oxem plar da Mensagem, que a i du mesmo mez apresemuu á i5seinb'éi Legislativa daquelle Kstadu, pnr necasi oi Ua iuslal-laçau da 4' sessâu da 8a legislatura,

*

• *

Qs srs. i, wniries & Xotto miinmuni-cam-nos quu organlsaram sociedade 'em suecessáu i Urina I. P. (iomes S: .•" desta praça, para cniilinuaç .o de negocio de lerragens, liutas, ariiurliilio e no • ,manas. Vl-"u

vae pagar i A secrelaria da Fazenda

requisição da de Justiça :

40$000, a d. Maria Jusé Palm de Mo-ilclros;

100$ flo, a Pascho.il Tainbárooi a7is)l80 aiionçaives Leite & Sampaio-aoo$ooo, a Joio Ferreira da tosta.

« Os abaixo assignadns, membros du v i?lHriSi "" p"""" republicano desta villa, deliberaram, em reunião hoje aqui elloctuuda, presta-- o seu leal apuiua, goveruudov.exe e da União. -SaVlo e fraternidade.—liiualro oidudâo dr. Ma-nuel (erraz de Campos Saltos, dlgnlssl-mo pretidoiihj do Esiado de s. Paulo;

3a t0.nía,rapii"'y' yj1* ou'ul|te de

ISO/. -Ernesto Eugênio da Piedade, pre-sidonto Francisco das Chagas Silva.-Olymplo de Moraes lloao».

E'lá de dia hoje na Polisii Central, o medico dr. (gnauu no Mesquita.

A' nuilo; o.-ilau de serviço o dr. i- do-legado e o escrivão Aurellano Amaral.

Pelo Thesnutii dn Kstadu vão ser pa gas as seguintes quantias a requisição da Secretaria ila Agricultura:

Iie2:l0"$ili0 a Thiimaz llussell pnr foriiecimennu feitos á Commisslo de Sa-ncamenlo;

de :iÜ)$Q00 ao dr. Calv.lo Bueno po- serv.ç.s iiielicos prestadosaouucleo de . Ileriiardn;

de aOáQuil a c-da um dm ars. *n-Iniiio Slcnías e Joio Nlcolai encarrega-dos da cunservaç o do jardim do Pa-laclo;

de !:«0*000.ao pessml addido á Inspe-cluria de Terras, durante o met de »r-tem bro;

-de i:307$õ00, a Joaquim da Rocha i-erreira por carreta par» a 'Inmmiasi.. de Saneamento do Estado :

-de 3:ft-,l$'»Kl a Manuel Pereira de Almeida pelas ubras executadas para me-Iboramento da estrada de rodí"- „„ Chapéu; ,uu%-«i 00 -de 500»in0fm reslitolç*. . v,i.»n„ Valeria, pela quanlta deposV^;1'™""' r» rxeeaçâo das trfjrss dn anui .^..íí.. de Eipitiio sacio d^rTpjiSafl"^ í»eol,r

ASSASSINATO

lioiitem. ás ti hwaa da noite, no largo do fiques lioiiveuücoiilllcto do qual ro-siiUou a murle du ilalianu Natali Fala-tino.

Eisn lacto cumo.

nus e a s»» «nmtnnjo deu mais ou me-lia dias, furam p.'è8os por uma aueto-ridade da Cousoiaçlo os llallaiins Furtu-nalo Llorca, Paicuti flgnataro, Januário 1'ilerlco eiNatali IMariiiu, pnr causado um furtn de gêneros allmcnticins.

rnrluiialii, Januárioe lascnal. depois de sahlrem da prisão souberam que quem •>s havia deuuuciado era seu compaiihei-ro Xat^i e prnmetteram matai o, logo

pio llies fosse possível.

Todos esses italianos residem cm um mesinn.corlieo, no largo du fiques.

Com. efleitn, hontem. aquella hora. quando i\(lah estava em seu quarto, ns seus umpaulieirus começaram a dizerem um lorreirii próximo que estavam alli promplos para matai o.

Nilili. sahludo do quarln. para trazer alfaia para um animal perguntou-lhes se aqulllo que elles diziam era verdade.

Ilesponderam alliriu ilivamente os seus cnmpaiiheiios c lugo depois de orna viu. lenta discussão, Kortunato fascboal e Januário desfecharam alternativamente o tiros em Nalali que morreu inslanta-neamente.

Furlunaln Ciercn c Pascnat Pignataro furam presos em fligraule evadiudo-se Januário l-lhrlco.

Carmina falannn. mulher de Fibrico, recebeu unia laçada na região glulea.

to local du crime compareceu o dr. I* delegado que Icz remover o i-adaver de Nalali para a Repartição Central de Policia, devendo ser boje autopsiado no .Necrotério do Anca.

No bolso da calça de Nalaf ',„Mm „„ centrados ir.SWH). -,uram eo O leuente Ferre'--. Xo„e,_ 3. fnMe,e. gado da o(i^,„|âç4o t quem esll antfC|0 " '"."aerllo. mandou lavrar contra os cri-minosos o auto de flagrante.

«Mi Incontestável o successo dnbnn->,mi„. "",<SIÍ reportagem. De todas as partes recebemos felicitações pela minu mosa etironica que publicámos sobre a recepção reallsada no palácio do Cattele pnr ser a anolversario do sr. presideute da Kopublica.

O Jornal dn itruzit teve grande pro-cura em circules políticos e sociaes, eommentando-se diversamente, conlor-ma as respectivas opiniões, o impor-tante discurso do sr. presidente da llepii-hllca.

Na Câmara dos Deputados o sr. dr. Nilo Peçanlia. a propósito das eleições municipaes do Estado do lüo de Janeiro, releriu-se á nossa uulicia. tendo resposla por parte do illustre leader da maioria, sr. dr, lioli/.ario de Souza, quo se limi-tou a dizer que a nossa publicação uàu eraofflcial.

Nada mais natural. H nem dissemos reproduzir textualmente as palavras que s. exc. pronunciara.

No comiiicrcio espocíaimonte e nas cias ses conservadoras desla capital a impres-sáo (oi tua t. lavo avol. o quo registra-mui sem que Isto traduza uma opinião, mas simplesmente um eclio.

Os bancos e a praça receberam cnm satisfação a palavra preside ciai, espe clalmente a declaração do que o governo actual cumpriu c cumprirá os seus com premisses, sem necessidade de lane".' maode medidas extremas». ' *

»De Iodas mis, a mais lormosa e pura, «Faz annos amanhã... Pára procura «A rima de ouro de mais brilho, a rosa «De cõr mais viva e de maior frescura !» fi eu segui murmurando : —Mentirosa !» Segui porque t.io louco lui por ellas, Oue emrim, curado pelos seus enganos, Ja nao creio em nenhuma das estrellas. E hoje, ai de mim ! cis-me banhado em (pranto: —Ollw: se nada tíz pelos teus anuus, Cuipa as tuas Irmãs que enganam tanto

Olavo Bn.ic.

3. Tese doa Carapoa 5 de outubro de 1807.

A nossa população atravessa actual-mente uma crise verdadeiraactual-mente exce-pcional. crise esta que tem trazido gra-ves prejuízos para as classes laboriosas,, especialmente para a classe commer-r

ciai.- i;

O desabamento de parte da nossa poeto sobre o rio Parahyba e o iiisuBlcienle-meio de passagem de que dispomos, tem, contribuído poderosamente para o estado decadente do commerciu em geral, por-que, quasl que Interceptada a mais im-portanie via de commuoicaçáo que liga esta cidade ao centro de Minas e outros povoados que constituem o elemento mais poderoso do movimento commer-ciai desta terra, especialmente aos do-mingo8, todos aquelles, enfim, que ou--tr'ora allluiam ao nosso mercado, pro-curam as cidades circiimvlsinhas, para evitar a dilliculdade no transporte de mercadorias, por meio de canoas intei-ramente imprestáveis ao Qm á que se destinam.

Todos confiam nas medidas que o go--verno Jo Estado prometteu tomar, ainda mais quando é sabido que a grande ba!-. sa destinada a dar passagem com mui'(a franqueza e facilidade já está até em- ,»r cada.

Mas, a noticia do que ella eeli o',nbar-cada já circulou nesta cidade, ha aleuns dias e no emtanto até o píésènly ainda naochegou.

E' justamente neste, sentido que venho era nome ua população e a pedido da maiorip dos commerciantes, solicitar do patriótico governo Estadual, que quantoantes promova os meios necessários dando as ordens respectivas para que te-nha o destino conveniente e com a ur-gencia que o caso requer, a balsa, qne segundo é voz corrente já está em via de transporte.

Se por ventura ha motivos que impôs-sibilitam o seu transporte, neste caso outraB providencias ae (azem myster pari remediar semelhante mal.

Animo-me a ser o echo das reclama-ções que surgem de todos os recantos da cidade, porque o governo do illustre paulista dr. Campos Salles, tem atten-didu com tanta presteza e energia as n'js sas reclamações a bem do município, nro-curando melhorar, quanto posslv,») a nossa situação em relarao a diversos me lhoramentos de que carecemos uue ps-tou convencido do que meüida? prom-Ptas e eficazes serio tomadas, no sen-tido de nos ser proporcionado um serviço MnW™ ?° ri0 Parahyba, até a clusao da ponte ora começada, mais con-sentaneo com as nossas necessidades.

Santa IseVbeil Fallecen nesta cidade, no nu ,. ,,„ corrente, pelas duas bor-., rt„ Li d2 major JoSo Mendes de Andrade /»Hrn.0 do agricultor neste V.unMnin Ve8„tlma"' cto cuntava apon-,, í« ?„0iD,0~; ° ?ítln* moço trabalhar?» 8wnannos- de ld*de, xou uma K?1,,an, ° a88lm Que dei-mwmSS^* "onl,a e ""«"to des-ran.Ta -7 ^ora 1ue, ^meçava a espe-oom™-'-rir-lhe ¦ um futuro, que vinha .^ensar a sua vida operosa, embalan-uo a existência suavíssima do fllhlnho querido e alentando de toda a dedicacSo a esposa extremosa-eis que se levantaa parca insaciável de ceilar tantas vidps preciosas e o arrebata prematuramente do seio da família que o adorava o d'en-tre os amigos.

A sua morte consternou a nossa nonu-laçao-o seu enterro loi bastante con-corrido, pegando nas alças do caixão-seis olliciaes da fiuarda Nacional, e pres-tando lhe as Mouras devidas á sua na tente de ollicial o disciplinado desbir,' mento local. "lJ" — Estão entre nós o pharmaeonti^ João Torres e o sr. Jayme aefpanta n* to. Ilibo do dr. Pedro Notasco ¦ «£«« juiz de direito doata comarca ' m

O dr. Joio Monteiro Jonior, 1- dele» gado. apprehendeu hontem. ás 8 horas da Urde. em ama casa da roa Joio Al-Iredo n. 8. vários objeclos próprios para Jogos probibidos.

Republica.- -,ulmca m ,, ,.(,,„,„. na' ""n

artigo da maior actualltlade

su-bre a listría de Viclor Hugo e e n

tio-ticlariu falia subre neguclos elelioraos de S. Fidelis.

Talvez n3o se oecupasso a llepubliea de taes assumptos na eleição geral quan-do a candidatura quan-do dr. NMo feçanha era guerreada pelo general i.lycerio.

Secçõo Judiciaria

Tribunal dn Jury

f residente: nu. Clbbeniino m: Castro Promotor t nn. Arro Fortes Escrlvlo: Mocca JuNion.

SSn estes os jurados que lém de ser-vir na s.» sessão periódica do Jury des le anno a insta lar-se no dia 25 do cor-rente:

Antônio M. Simas Pimenta Antônio Cândido Rcllegarde, Antônio Pinto Nu-nes Sobrinho. Antônio Teixeira de As-sumpç.o Juntnr, dr. Antônio Carlos da lincha Fragoso. Antônio Joaquim ' -aiiiAnna. Milonio Maria Quar'1 .ue guslo lorí Irlusle Ajíelo.l'-- ••»•"• ju. Aurélio -tugosto V»- «.-*?,??,*™0-pi T„nm.n Hei"' .-•«. Benedlclo l.a ra

Os (orles (oram feitos para servir os fracos, se ostes tom sufflciente intelll-gencia para us dominar.

Eu dava com sácens d'ouro, Todo o miro que o mundo tem Só para qua me dissessem Oucm me roubou meu bem. Num banquete republicano, onde esta-vam tamli-m senhoras, lembrou-se um dos convivas de lazer o seguinte brinde: -Cidadãos, brindo ao augmento dos dois hemispherins',

Uma senhora já de meia edade, mas de formas ainda robustas e sadias, res pniideu, ruburlsando se muito e oceul-tanío o rosto com o leque:

—Multo obrigada.

0 dr. chefe de policia prendeu nas proximidades do posto policial de Sanla Ipliygenia, pondo á disposição do capitão Malerazzo. os conhecidos passadores do ruiiío ou vfgurfo Eduardo Darchanhelo e um uulro conhecido por Caipira.

m

Loteria de S. Paulo

Cremos que um meio lacil de adquirir por pouco dinheiro uma quasi lorluna é procurar qualquer c dadao obter um bi-Ihete da loteria de S. Paulo, aexlrahir-se hoje, ás 3 horas da tardo, no salão da Thesouraria daquellas loterias, na rua do Palácio.

t.om 08000 pede um mortal obter •10:000$. fazendo além disso grande bene-tido á Associação Typographica de Soe-corroí Mútuos, desta capital.

Hontem ás o horas da noite, Ivosve um começo de incêndio na casa u. j * rna da (juitanda. onde esti slln- -*a

Restauranl Lusitano. -ado o

O corpo de bombeiros cor"

chegando a lunecionar. ^pareceu, nao Ao local ealeve r»- . .. lano de Carvalho ' -eienle o dr. Ilercn delegado aux1" • 1-° supplenle do 1.

..iiar.

Por acto de a do corrente loi an-provada a nomeação de d. Analia da 8ÍN va liamos, para . professora loierlna ia cadeira provisória do bairro do Snhrarin no Patrocínio desta comarca.

Os lavradores deste municinin mie exportam aguardente par/s Panio es dessacaoitaT " ?aasaBem da Penl» reeâ-se de ' ° "'J0*0 ^tiao oncar-rtiirn %¦ courar d08 carreiros cond-j. ,,;,. oez mil reis de imposto por Cada P",.J- quando os outros municípios como sejam o de Guararema e o de Moa-; ria» Cruzes não sáo cotados nessa tabaU» aúe ignoram existil-a: em todo o car,h Vesti nos saber da illustre municipalidade ria capital se é legal ou nSo essa cobrança! A 38 do mez passado o nos^o estimado chefe coronel Carlos Porlo, foi alvo da mais sympathica maoifeitacSo, por mo-tivo de seu anniversario natallcio. A noite grande numera de pessoas nrp. cedidos de uma banda de musica íoram até a casa de sua residência e alli chá-gados, faltou, em nome do povo o dou tor Augusto Angulni, oo do Carreio Pi]. pular o doutor Antônio Cândido Vlefa no do Codegio Nogueira de Gama; o tf & lor Lamartine Delamare, no do"professo rado publico o professor AbE 1' Costa, no de «Labaro» o prbtfssSluéJÍ n,HM.0.and58' °JiDá0 ms'« o wf Nunes" Bar e ta e dr. Nunes Ferrei.. iiunea |o manliestado coTespoudfii4' e,U insta homenagem, com a áor.u-Dni..esnl!B'iul8hl; Ferreirha°n os 's^Xe. VJSfT da itopublica ç. do S. p™U'<to no~d?aeÇ'°7 '«2 \oa,ÍO, «oírtniéoto tallecaa

môri^c^^^^, o

sexo feminino, que de SI? Jr .Vi' B?,ra ° pos, madou 8er!ar.ejir*°tí''«í«lg?Cam-zo de darmos'áraben? ''dlt,e1E.° •?-earhycnic. «or cón" ' »1P»P?l»Caoiía-ramento, noVonar •dr m»,1.' e»«e„melbo-« basUnl» „ ,1. 'w ,(lHelle «Olleglo, já eúTittíF c?p",ecld0 e «em ba muito a^ ^'''"'.laçao

armada.

Trancoso, Ber dileto de Salles tioer-»n di-;r*enl° ",Deiro ,l09 «»»«"« Camar S,..- ..«« Kogler, Csrlns Eduardo de 1 -uia Petll, Carlos Correia fíalvao. Car-Ins llressane Júnior, Cosme Alves dos Santos, Constante Bianco. Celestino Cin Ira. dr. Ernesto Hndrigoes Goulart Pen-tendo, Estevam José de Siqueira Júnior. dr. Francisco Alves da Cunha liorta Ju-nlor Francisco Cnmes dos Santos Lima Filho. dr. Francisco de Paula Felicissi mo. Gastao Galhardo, dr. Gabriel José Rodrigues de Rezende llyppollto Graça Narlins Joaquim Gomes Estella. Joa-quim Antônio Leal Júnior Joaqnim Tel-mira de Freitas. Joaquim Avelino dos Santos Delfim. Joaquim de Oliveira Braz, Joaqnim Loureiro da Cru, João

Roubo

O capitlo Nicolau Matterazzo aclivo 2a suhdelegado de Sanla Ephlgeaia acaba de descobrir os auctnrcs e nm cúmplice de om roubo, soecedido ha dlss, em uma sapdarla da rua do Seminário o. a.i, na noile de 25 de setembro, próximo lindo. Us auclores desse roubo sao Fellx Hinhi, Paschoal (iuilhione, Augusto Ca-pula e o cúmplice Vicente Schamicbo. Baseada nos depoimentos desses Indi-vldnos, a auetoridade conseguiu saber que oa calcados constantes do roubo ba-viam sido vendidos a Domingos Flane, estabelecido i rua de Santa Tbereza n £1, pelo que apprebendeu naqaella casa grande quantidade daquella mercadoria que vae ser entregues quem de direito. O Inquérito aobre o lacto jl eslá prom-pto, devendo m hoje mnertldo so dr. JuvesalMalheiroí, jslz de direito ds 5.* vara criminal.

O sr. Ludgero Pereira, reiidente i rna José Bonifácio, n. 41, indo hontem com sua família em visita ao sen visinho de n. 28 da mesma rua ao voltar, aeboa aberta a porta de sna casa. verificando faltar-lhe grande quantidade de ron-pas.

As portas das gavetas de om armário, guarda roupa e lavatorío estavam arrum-nadas c uo chão viam-se pecas de ron- ' pas brancas, leques, papeii, ele.

Ao local compareces o dr. Joio Mon-telro. I.' delegado em exercício, que alli fez o aulo de corpo de delido.

Aguessa Angela, de 81 annos de edade. vindo Imolem de Barra Mansa, & m des-tino ao Hospício de Alienados quando se dirigia para aquelle estabelecimento, em companhia de sen irmlo, fugiu sem qne fosse possível csptonl-a.

Todos conhecimento do facto o dr • delegado. ™1'

NECROLOGIA

teresaaale fübisna do leassta lasses Hoi-O enterro da desditoea eresaea ene-chiar-se t noje, sshisato o antra darsa dos Gsiasoss a. os. ""•¦

1 m

\-'I

I

i

I

Va

¦5

Referências

Documentos relacionados

O Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI) foi elaborado com o objetivo de prover o Con- selho Regio0nal de Contabilidade - CRCGO, de um manual para o planejamento e gestão

Various agroindustrial by-products have been used as elephant grass silage additives, such as orange pulp, that promoted better fermentation and raised the nutritive value of the

Apesar do crescimento maior de geração de caixa e desalavancagem nos próximos anos virem do segmento de celulose, o segmento de papel também apresenta diversas

Como ler este livro e aplicar o método para os melhores resultados? Primeiro de tudo, quero dar uma palavrinha rápida sobre como você deve ler este livro. Este livro

Os sintomas de deficiência de enxofre nas mudas de pupunheira manifestaram-se primeiro com clorose nas folhas mais novas, seguido de enrolamento das margens de todas as

Os resultados no ambiente competitivo mostram-se bastante distintos (Figura 1) do ambiente cooperativo. Enquanto a cooperação beneficiou os gestores provendo a indústria de lucros

A cinomose é uma doença que pode ter rápida progressão, com sintomatologia nervosa, levando animal a óbito em poucos dias, como no caso em questão. Quando

Grupo Pierre Martin de Espeleologia - GPME Grupo BAMBUI de pesquisas espeleologicas EGB - Espeleo Grupo de Brasília Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR) Guano