• Nenhum resultado encontrado

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Município de Formosa do Sul - SC Processo Seletivo 001/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 25 (vinte e cinco) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. Ao final da prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá pintar o quadro da alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa correta

01 A B C D

02 A C D

03 A B D

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Processo Seletivo 001/2018.

11. Boa prova.

12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

... Processo Seletivo Município de Formosa do Sul – SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Observe a tirinha e responda as questões 01, 02, 03 e 04

(Fonte:Disponível em: http://compauta.com.br/tirinha-148/).

01-Na frase “Sou sua memória” o vocábulo destacado foi acentuado por ser: a) Paroxítona terminada em ditongo.

b) Oxítona terminada em A. c) Proparoxítona.

d) Trissílabo.

02- A tirinha caracteriza-se por combinar ilustrações e frases curtas, com tom humorístico sobre situações cotidianas. Para isso, o cartunista utiliza recursos das figuras de linguagem e da linguagem não verbal. A figura de linguagem presente no primeiro quadrinho da tira é:

a) Hipérbole. b) Eufemismo. c) Anáfora. d) Ironia.

03- Os pronomes demonstrativos são utilizados para explicitar a posição de determinada palavra em relação a outras ou ao contexto. Marque a alternativa na qual o pronome foi utilizado com a mesma intenção que no segundo quadrinho da tira, na frase “E essas malas aí, pra quê?”

a) Essa semana, participamos de uma conferência internacional sobre o meio ambiente. b) Diego decidiu jogar fora essa caneta que estourou no estojo dele.

c) A infância é um tempo saudoso, aquela época foi inesquecível. d) Paula chegará esta noite, no vôo que faz escala em Florianópolis. 04- Na frase: “Estou indo embora” o sujeito é:

a) Indeterminado. b) Composto. c) Oculto. d) Inexistente.

05- Um homem completou 8 voltas em torno de uma quadra circular de 18 m de raio. Quantos metros esse homem percorreu?

a) 108 m. b) 452,16 m. c) 904,32 m. d) 1,808,64 m.

(4)

06- Qual é o valor do somatório abaixo: ∑ a) 25. b) 50. c) 1.024. d) 3.412.

07- Qual é a soma dos 61 primeiros termos da P.A. (3, 7, 10,...)?

a) 184. b) 2.860. c) 5.734. d) 11.400.

08- Dizemos que 1000 Kg correspondem a 1T, 1mg correspondem a 0,001g, quanto corresponde 1hg?

a) 0,01 g. b) 0,1 g. c) 10 g. d) 100 g.

09- Complete as lacunas abaixo de acordo com alguns aspectos geográficos do município de Formosa do Sul:

Clima: _________, sendo que é muito quente no verão. Altitude média: 425 metros acima do nível do mar. Relevo: _________ da área territorial é montanhosa e ondulada, apenas _________ é de área plana. Localização: Micro Região Oeste de Santa Catarina e a 626 km da Capital. Limites Geográficos: Ao Norte faz divisa com os municípios de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte. Ao Sul e Leste com os municípios de Quilombo e Santiago do Sul e ao Oeste com os municípios de Irati e Jardinópolis. Área territorial: _________ Área urbana: _________ do território Principais rios: Rio Ouro e Rio das Antas, também conhecido como Lageado _______________.

a) Mesotérmico semiúmido, 80%, 20%, 99,4km², 5%, João Emílio. b) Mesotérmico superúmido, 85%, 15%, 99,6 km², 10%, João Ermilio. c) Mesotérmico superúmido, 95%, 5%, 99,8 km², 15%, João Emilio. d) Mesotérmico úmido, 90%,10%,99,9 km², 2%, João Emílio.

10- Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria. De acordo com o IBGE, o país possui seis grandes biomas, que, juntos, possuem uma das maiores biodiversidades do planeta. São eles: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante, correlacione o Bioma predominante a cada estado.

(5)

( ) Mata Atlântica ( ) Estado de Pará

( ) Caatinga ( ) Distrito Federal

( ) Amazônia ( ) Estado de Mato Grosso do Sul

( ) Pampa ( ) Estado do Ceará

( ) Pantanal ( ) Estado de Santa Catarina

( ) Cerrado ( ) Estado do Rio Grande do Sul

a) 2, 6, 5, 3, 1, 4. b) 2, 3, 5, 6, 4, 1. c) 3, 6, 5, 2, 1, 4. d) 5, 6, 3, 2, 4, 1.

Conhecimentos Específicos

11- No primeiro contato profissional com a família, o Agente Comunitário de Saúde leva uma ficha composta por diversas perguntas referentes ao domicilio e a cada integrante daquela residência. O documento é um cadastro familiar que funciona da forma mais detalhada possível, identificando se há crianças fora da escola, jovens dependentes químicos ou pessoas com doenças graves, entre outras situações. Segundo o Ministério da Saúde é tida como uma das atividades mais importante do ACS.

Assinale a alternativa correta. a) Entrevista.

b) Visita domiciliar. c) Busca ativa.

d) Prevenção em saúde.

12- Complete a Lacuna com a alternativa correta: O agente de saúde passa a acompanhar todas as pessoas de sua Micro-Área e a rotina delas. Uma vez por mês, o profissional vai até a casa da família para checar a realidade do local. Os agentes oferecem assistência e informação sobre diversas doenças e arboviroses que são causadas pelos chamados arbovírus, como o vírus da_______________,_______________,_______________e _______________.

a) Gripe, Dengue, Tuberculose, HIV. b) Dengue, Tétano, Febre Amarela, HIV.

c) Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela. d) HIV, Gripe H1N3, Febre Amarela, Dengue.

13- De acordo com o que está previsto no artigo 3º (incisos l a lll) da lei nº 10.507/2002, para atuar como agente de saúde, o candidato deve cumprir com os seguintes requisitos: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Residir dentro da comunidade.

( )Ter concluído o curso de qualificação básica para a formação de Agente Comunitário de Saúde.

( )Possuir o Ensino Fundamental completo.

( )Estar cursando ou ter concluído o curso de Técnico de Enfermagem. Assinale a alternativa correta:

a) V-V-V-F. b) V-V-F-V. c) F-F-V-V. d) V-V-V-V.

(6)

14- Complete a lacuna com a alternativa correta_______________: é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região de forma persistente e permanente, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

a) Epidemia. b) Pandemia. c) Endemia. d) Foco.

15- A Constituição Brasileira de 1988 preocupou-se com a cidadania do povo brasileiro e se refere diretamente aos direitos sociais, como o direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer e à aprendizagem.

Em relação à saúde, a Constituição apresenta cinco artigos – os de nº 196 a 200. O artigo 196¹diz que: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )A saúde é direito de todos.

( )O direito à saúde deve ser garantido pelo Estado. Aqui, deve-se entender Estado como Poder Público: governo federal, governos estaduais, o governo do Distrito Federal e os governos municipais.

( )Esse direito deve ser garantido mediante políticas sociais e econômicas com acesso diferenciado para sua promoção, prevenção, e tratamento.

( )Reduzir o risco de doenças e outros agravos. Assinale a alternativa correta.

a) V-V-V-V. b) V-F-V-F. c) V-V-F-F. d) V-V-F-V.

16- Para o cumprimento da tarefa de promover e proteger a saúde, o SUS precisa se organizar conforme alguns princípios, previstos no artigo 198 da Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.080/1990, em que destacamos: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Universalidade, Integralidade, Equidade. ( )Participação da comunidade.

( )Descentralização e Concentração. ( )Regionalização e Hierarquização. Assinale a alternativa correta:

a) V-F-F-V. b) V-V-F-V. c) V-V-V-V. d) F-V-F-V.

17- _______________– orienta a descentralização das ações e serviços de saúde, além de favorecer a pactuação entre os gestores considerando suas responsabilidades. Tem como objetivo garantir o direito à saúde da população, reduzindo desigualdades sociais e territoriais. Complete a lacuna assinalando a alternativa correta:

a) REGIONALIZAÇÃO. b) DESCENTRALIZAÇÃO. c) HIERARQUIZAÇÃO. d) EQUIDADE.

(7)

18- Cada equipe de saúde é composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e ACS, cujo total não deve ultrapassar _______________ ACS.

Complete a lacuna assinalando a alternativa correta: a) Onze.

b) Doze. c) Dez. d) Treze.

19- A situação de risco pode ser agravada por obstáculos ou fatores que dificultam ou impedem as pessoas de terem acesso às unidades de saúde, como: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Localização do serviço com barreiras geográficas ou distante da comunidade.

( )Ausência de condições para acesso das pessoas com deficiência física; falta de espaço para cadeira de rodas, banheiros não adequados.

( )Serviços de transporte urbano insuficientes.

( )Horários e dias de atendimento restritos ou em desacordo com a disponibilidade da população.

Assinale a alternativa correta: a) V-V-V-V.

b) F-V-F-V. c) V-F-V-F. d) V-V-V-F.

20- O PROCESSO DE TRABALHO do Agente Comunitário de Saúde (ACS) E DESAFIO DE TRABALHO EM EQUIPE; responde aos seguintes objetivos: Classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Compreender o processo de trabalho na sua totalidade e a inter-relação dos seus elementos.

( )Identificar as especificidades de cada elemento do processo de trabalho e suas implicações práticas.

( )Perceber o funcionamento do processo de trabalho numa perspectiva dinâmica e reiterativa.

( )Compreender a importância da avaliação constante no processo de trabalho. Assinale a alternativa correta:

a) F-V-F-V. b) V-V-V-V. c) V-V-F-F. d) V-V-V-F.

21- A equipe de saúde precisa conhecer a realidade da comunidade e para tal deverá reunir informações identificando suas principais necessidades em saúde. Com essas informações, será realizado o diagnóstico de saúde da comunidade, o planejamento e a execução das ações.

Há diversos instrumentos que podem ser utilizados para a coleta dos dados e cada um deles tem um objetivo. A soma de todos ajuda na construção do diagnóstico.

(8)

( )Cadastro das famílias. ( )Mapa da comunidade. ( )Visita domiciliar/ entrevista. ( )Genograma e Ecomapa. Assinale a alternativa correta:

a) V-V-V-F. b) V-V-F-F. c) V-F-V-V. d) V-V-V-V.

22- Todas as informações que o ACS, conseguir sobre a comunidade ajudará na organização do seu trabalho. Algumas dessas informações o agente anota em fichas próprias para compor o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab).

O agente comunitário de saúde utiliza quatro fichas: Ficha____ – cadastramento das famílias; Ficha____– acompanhamento de gestantes; Ficha____– Cartão da Criança; e Ficha____– registro das atividades diárias do ACS.

Assinale a alternativa correta que completa a lacuna acima. a) A-B-D-C.

b) B-D-C-A. c) A-B-C-D. d) D-C-B-A.

23- O teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho fazem parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (recém-nascido), criado em 2001 pelo Ministério da Saúde, com objetivo de diagnosticar diversas doenças a tempo de fazer o tratamento precocemente, reduzindo ou eliminando sequelas, como o retardo mental, surdez e cegueira.

a) RETARDO MENTAL, TETANO, SARAMPO. b) SURDEZ, RUBEOLA, COQUELUCHE. c) CEGUEIRA, SARAMPO, CAXUMBA.

d) RETARDO MENTAL, SURDEZ E CEGUEIRA.

24- O pré-natal é o primeiro passo para cuidar da saúde da gestante e do bebê. A mulher deve receber o cartão da gestante ao iniciar o acompanhamento do pré-natal. Esse cartão é um documento que acompanha toda essa importante fase na vida mulher e da família e serve como apoio e referência aos serviços de saúde e diferentes profissionais que atenderão a gestante, inclusive na maternidade.

Recomenda-se que a mulher faça no mínimo_______________ consultas durante o pré-natal e uma de puerpério (após o parto) até_______________ dias.

Assinale a alternativa correta que completa a lacuna acima. a) SEIS, QUARENTA E DOIS.

b) SETE, QUARENTA E TRES. c) OITO, QUARENTA E QUATRO. d) NOVE, QUARENTA E CINCO.

25- Com relação a vacina BCG é correto afirmar. A vacina BCG confere poder protetor às formas graves. No Brasil, a vacina BCG é prioritariamente indicada para as crianças de ___________ a __________anos de idade.

Assinale a alternativa correta que completa a lacuna acima. a) ZERO, QUATRO.

b) UM, TRES. c) UM, QUATRO. d) UM, DOIS.

Referências

Documentos relacionados

a) identificar as casas dos membros da equipe de saúde. b)conhecer como a comunidade toma decisão para o enfrentamento de seus problemas de saúde. c)identificar o grau de

A PREFEITA MUNICIPAL DE JATI, ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital nº 001/2014 que trata da CONVOCAÇÃO para 2ª, 3ª e 4ª etapas da

Fruto das novas tecnologias, essas manias não são tóxicas, mas reduzem a liberdade e alteram o comportamento social das pessoas.. E vêm se tornando mais e

As duas propostas são um reflexo da polêmica que provoca um debate acirrado na sociedade sobre esse tipo de trabalho, já exercido por cerca de 70 mil pessoas no Brasil,

obesidade, hereditariedade, sedentarismo e hipertensão arterial. I – O Agente Comunitário de Saúde deverá identificar, na sua área de atuação, membros da comunidade

a) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada oito anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a

De acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Funcionários da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Cachoeira do Piriá, o

1. 20% dos adultos bebedores só consomem 56% de todo o álcool vendido no país... 20% dos adultos bebedores consomem só 56% de todo o álcool vendido no país... 20% dos adultos