• Nenhum resultado encontrado

DIÁRIO OFICIAL DO TCE-AL Sexta-feira, 14 de Maio de 2021 Ano CVIII Nº 89

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIÁRIO OFICIAL DO TCE-AL Sexta-feira, 14 de Maio de 2021 Ano CVIII Nº 89"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano CVIII | Nº 89 | Sexta-feira, 14 de Maio de 2021

TRIBUNAL PLENO

Otávio Lessa de Geraldo Santos

Conselheiro Presidente

Fernando Ribeiro Toledo

Conselheiro - Vice-Presidente

Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque

Conselheira

Maria Cleide Costa Beserra

Conselheira

Anselmo Roberto de Almeida Brito

Conselheiro

Rodrigo Siqueira Cavalcante

Conselheiro

Ana Raquel Ribeiro Sampaio Calheiros

Conselheira Substituta

Alberto Pires Alves de Abreu

Conselheiro Substituto

Sérgio Ricardo Maciel

Conselheiro Substituto

PRIMEIRA CÂMARA

Anselmo Roberto de Almeida Brito

Conselheiro Presidente

Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque

Conselheira

Rodrigo Siqueira Cavalcante

Conselheiro

Ana Raquel Ribeiro Sampaio Calheiros

Conselheira Substituta

Alberto Pires Alves de Abreu

Conselheiro Substituto

SEGUNDA CÂMARA

Fernando Ribeiro Toledo

Conselheiro Presidente

Maria Cleide Costa Beserra

Conselheira

Sérgio Ricardo Maciel

Conselheiro Substituto

OUVIDORIA

Rosa Maria Ribeiro De Albuquerque

Conselheira Ouvidora

CORREGEDORIA

Maria Cleide Costa Beserra

Conselheira Corregedora Geral

ESCOLA DE CONTAS

Rodrigo Siqueira Cavalcante

Conselheiro - Diretor Geral

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS

Stella de Barros Lima Méro Cavalcante

Procuradora-Geral

ÍNDICE

Gabinete da Presidência ... 01

Presidência ... 01

Atos e Despachos ...01

Conselheira Substituta Ana Raquel Ribeiro Sampaio Calheiros ... 03

Acórdão ...03

Coordenação do Plenário ... 05

Sessões e Pautas ...05

Comissão Permanente de Licitação ... 06

Pregoeiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas ... 06

Aviso ...06

Gabinete da Presidência

Presidência

Atos e Despachos

DECISÃO Nº 16/2021 Processo nº TC-358/2021

Interessado: SOSEL SOLUÇÕES EM SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS LTDA.EPP Assunto: Solicitação de pagamento de serviços prestados no mês de ABRIL de 2021. Evidencia-se nos autos a prestação dos serviços indicados sem que, para tanto, esta Corte providenciasse o adimplemento da contraprestação contratual, incorporada mediante o pagamento de numerário previamente definido.

RATIFICO o entendimento da douta Procuradoria Jurídica – Parecer PJTCE/AL Nº 320/2021, de fls. 12-18, uma vez que não pode a administração pública beneficiar-se de eventuais irregularidades, de modo a eximir-se do dever de pagar pelos bens ou serviços de fatos adquiridos ou utilizados, sob pena de se legitimar o seu indevido enriquecimento, salvo se a nulidade seja imputada à conta do requerente, o que não é o caso.

Por oportuno, ressalta-se que já se encontra em tramitação no âmbito desta Corte de Contas o processo TC-3863/2020, destinado à contratação de empresa especializada nos serviços de guarda, armazenamento, conservação, arquivamento, transporte e gerenciamento eletrônico de documentos.

Por estas razões, AUTORIZO O PAGAMENTO assinalado, a título de indenização, referente aos serviços prestados do mês de Abril de 2021. Ato contínuo, DETERMINO a remessa dos autos à Corregedoria desta Casa para apuração de eventual culpa de servidores deste Tribunal, no que se refere à manutenção irregular da relação aqui apontada.

Publique-se o correspondente Termo de Ajuste de Contas. Maceió-AL, 14 de maio de 2021.

Conselheiro OTÁVIO LESSA DE GERALDO SANTOS Presidente

DECISÃO Nº 17/2021 Processo nº TC-470/2021

Interessado: VELOO NET LTDA

Assunto: Solicitação de pagamento - Março/2021

Evidencia-se nos autos a prestação dos serviços indicados sem que, para tanto, esta Corte providenciasse o adimplemento da contraprestação contratual, incorporada mediante o pagamento de numerário previamente definido.

RATIFICO o entendimento da douta Procuradoria Jurídica – Parecer PJTCE/AL Nº 321/2021, às fls. 21-26 uma vez que não pode a administração pública beneficiar-se de eventuais irregularidades, de modo a eximir-se do dever de pagar pelos bens ou serviços de fatos adquiridos ou utilizados, sob pena de se legitimar o seu indevido enriquecimento, salvo se a nulidade seja imputada à conta do requerente, o que não é o caso.

Por estas razões, AUTORIZO O PAGAMENTO assinalado, a título de indenização, referente ao período de MARÇO de 2021. Ato contínuo, DETERMINO a remessa dos autos à Corregedoria desta Casa para apuração de eventual culpa de servidores deste Tribunal, no que se refere à manutenção irregular da relação aqui apontada.

(2)

Publique-se o correspondente Termo de Ajuste de Contas. Maceió-AL, 14 de maio de 2021.

Conselheiro OTÁVIO LESSA DE GERALDO SANTOS Presidente

ATO Nº 101/2021

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições outorgadas pelo artigo 66, inciso III, da Lei Estadual nº 5.604, de 20 de janeiro de 1994, considerando o que consta do processo nº TC-373/2021,

RESOLVE:

Conceder Aposentadoria Voluntária por tempo de contribuição à servidora TEREZA NELMA DA SILVA PORTO VIANA SOARES, matrícula nº 24.361-2, ocupante do cargo de Técnico de Contas, Classe “C”, Nível 49, do Quadro de Pessoal Efetivo desta Corte de Contas, com proventos integrais e paridade total, de acordo com o art. 27 da Lei Complementar Estadual nº 52/2019, c/c o art. 7º da Emenda Constitucional Federal nº. 41, de 19 de dezembro de 2003, observando-se o sistema remuneratório de subsídio, nos termos da Lei Estadual nº 7.204, de 26 de outubro de 2010.

Edifício Guilherme Palmeira, em Maceió, 13 de maio de 2021. Conselheiro OTÁVIO LESSA DE GERALDO SANTOS

Presidente ATO Nº 102/2021

DISPÕE SOBRE A PRORROGAÇÃO DA SUSPENSÃO DO ATENDIMENTO PRESENCIAL AO PÚBLICO EXTERNO NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS - TCE-AL.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

Considerando que compete a esta Presidência adotar as providências cabíveis no sentido de que as atribuições constitucionais e administrativas desta Corte não sofram solução de continuidade, notadamente com a finalidade precípua de orientar os jurisdicionados;

Considerando, o Relatório nº 9/2021, de 13 de maio de 2021, do Comitê de Acompanhamento da Situação da COVID-19, constituído pela Portaria n° 53/2020, publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AL em 17 de março de 2020;

Considerando, por fim, que compete ao Poder Público estabelecer medidas que visem à preservação da saúde do trabalhador e outras ações que tenham por objetivo primordial o interesse da coletividade;

RESOLVE:

Art. 1º O trabalho interno no âmbito desta Corte de Contas será preferencialmente de forma remota até o dia 31 de maio de 2021, podendo cada Unidade Administrativa estabelecer atividade presencial com escalas de trabalho de até 30% (trinta por cento). Parágrafo único. Permanecem suspensas as atividades de atendimento ao público externo até o dia 15 de junho de 2021, podendo ser revogado ou alterado, enquanto subsistir a situação excepcional que levou a sua edição.

Art. 2° Permanecem vigentes as demais medidas que foram adotadas durante o funcionamento extraordinário desta Corte de Contas.

Art. 3º Este Ato entra em vigor na data da sua publicação.

Dê-se ciência aos Senhores(as) Conselheiros(as), Conselheiros(a) Substitutos(a), aos membros do Ministério Público de Contas, e ao Diretor Geral.

Edifício Guilherme Palmeira, em Maceió, 14 de maio de 2021. Conselheiro OTÁVIO LESSA DE GERALDO SANTOS

Presidente ATO Nº 103/2021

DISPÕE SOBRE A PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA REMESSA DE DOCUMENTOS QUE MENCIONA NO SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE DE AUDITORIA PÚBLICA – SICAP. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Considerando as alterações na plataforma do Sistema Integrado de Controle de Auditoria Pública – SICAP, pela implantação do novo “SICAP WEB”, que visa garantir condições para a realização das atividades de gestão e de controle com bases de dados que se inter-relacionam, notadamente aquelas relativas às atividades contábil, orçamentária, financeira, licitações/contratos e gestão de pessoal dos jurisdicionados; Considerando, ainda, a necessidade de que toda a base de dados referente ao exercício financeiro de 2021 seja encaminhada nos padrões tecnológicos da nova plataforma do “SICAP WEB”, como também a imprescindibilidade da realização de treinamentos para utilização dessa ferramenta;

Considerando, os prazos de remessas estabelecidos na Instrução Normativa nº 02/2010 e alterações da Instrução Normativa nº 004/2011, como também o Ato nº86/2021 que tratou, em caráter excepcional, da prorrogação de entrega das remessas do SICAP;

Considerando o Ofício Pres. CRC/AL Nº56/2021, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Alagoas, de 10 de maio de 2021, autuado nesta Corte de Contas, Processo nº TC-535/2021; o qual expõe um curto espaço de tempo decorrido

entre a capacitação da nova ferramenta e prazo para envio das remessas, solicitando “maior elasticidade no prazo para início das atividades na nova plataforma”. RESOLVE:

Art. 1º Prorrogar, em caráter excepcional, para o exercício de 2021, os prazos estabelecidos na “Remessa Orçamento”, “1ª Remessa” e “2ª Remessa” para o envio dos arquivos de Layouts para o SICAP, constantes na Portaria nº 853/2019 de 18 de dezembro de 2019, publicada no Diário Oficial Eletrônico no mesmo dia, conforme tabela:

REMESSA ABERTURA FECHAMENTO ARQUIVO Remessa orçamento 01/06 15/06 PPA, LDO, LOA 1ª Remessa 01/06 15/06 janeiro e fevereiro 2ª Remessa 01/06 15/06 março e abril Parágrafo único. Permanecem inalterados os prazos estabelecidos Calendário de Obrigações instituído pela Resolução nº 002/2003 e alterações da Resolução nº 002/2017.

Art. 2º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Dê-se ciência aos Senhores(as) Conselheiros(as), Conselheiros(a) Substitutos(a) e os membros do Ministério Público de Contas, e ao Diretor Geral, e aos jurisdicionados. Edifício Guilherme Palmeira, em Maceió, 14 de maio de 2021.

Conselheiro OTÁVIO LESSA DE GERALDO SANTOS Presidente

PORTARIA Nº 26/2021

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Considerando o teor do OFÍCIO nº 49/2021/GCRA, de 6 de abril de 2021, oriundo do Gabinete da Conselheira Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque; e

Considerando o teor do OFÍCIO nº 64/2021/DRH, de 11 de maio de 2021, da Diretoria de Recursos Humanos - DRH,

RESOLVE:

Art. 1º Designar a servidora ALEXANDRA BERTO RIBEIRO SILVA, matrícula nº 78.326-9, nomeada por força do Ato nº 93/2021, para desempenhar suas atribuições junto à Ouvidoria desta Corte de Contas, até ulterior deliberação.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir do dia 9 de abril de 2021.

Edifício Guilherme Palmeira, em Maceió, 13 de maio de 2021. Conselheiro OTÁVIO LESSA DE GERALDO SANTOS

Presidente

EXTRATO DO CONTRATO Nº 2/2021 * PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº TC-4263/2020

PREGÃO PRESENCIAL nº 03/2020

CONTRATANTE: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS CNPJ n.º 12.395.125/0001-47

Endereço: Av. Fernandes Lima, nº 1047, Farol, Maceió/AL CONTRATADA: AI SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM INTELIGÊNCIA CNPJ/MF n.º 02.730.791/0001-30

Endereço: Centro Empresarial Parque Brasília, SIG, Qd. 1, Lote 985, Sala 120, Brasília/ DF

DO OBJETO: Serviços de tecnologia da informação objetivando a construção de solução automatizada dos processos de análise e auditoria das contas sob jurisdição do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, conforme especificações e quantitativos estabelecidos no Termo de Referência, anexo do Edital.

DA DOTAÇÃO: As despesas decorrentes da presente licitação poderão ser efetivadas à conta dos Recursos Orçamentários Exercício de 2021, na Atividade 01.032.0002.4469 – Gestão da Teconologia da Informação do Tribunal de Contas de Alagoas, Elemento de Despesa 339040-00 – Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação – Pessoa Jurídica.

DA VIGÊNCIA: 12 (doze) meses, contados a partir de sua assinatura. DO FORO: Cidade de Maceió/AL.

DATA DA ASSINATURA: 11 de fevereiro de 2021. REPRESENTANTES:

DO CONTRATANTE: Conselheiro-Presidente Otávio Lessa de Geraldo Santos Da contratada: Miguel Correa Ribeiro

(3)

Conselheira Substituta Ana Raquel Ribeiro Sampaio

Calheiros

Acórdão

A CONSELHEIRA SUBSTITUTA DO TRIBUNAL DE CONTAS DE ALAGOAS, ANA RAQUEL RIBEIRO SAMPAIO CALHEIROS, NA SESSÃO DA 1ª CÂMARA DO DIA 11 de maio de

2021, relatou os seguintes processos: PROCESSO TC nº 11914/2020

INTERESSADO(A) Ouvidoria TCE/AL

UNIDADE Município de Poço das Trincheiras

RESPONSÁVEL Sra. Maria Aparecida Ferreira Rodrigues Silva – Prefeita de Poço das Trincheiras em exercício no ano de 2020 ASSUNTO Denúncia

ACÓRDÃO Nº: 1-381/2021

DENÚNCIA. MUNICÍPIO DE POÇO DAS TRINCHEIRAS. INDÍCIOS DE IRREGULARIDADE. PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2020. PELA CONCESSÃO DA MEDIDA LIMINAR E APURAÇÃO DOS FATOS.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Substituta relatora do feito para: 1. RECEBER a presente Representação e CONHECER do seu inteiro teor, na forma do artigo 43 e seguintes c/c artigo 191 e seguintes do RITCE/AL para que sejam apurados os fatos relatados;

2. DEFERIR a Medida Cautelar requerida para determinar que a autoridade competente suspenda a vigência da ata de registro de preços formada a partir do Pregão Presencial nº 01/2020, e não realize novas contratações com base na ata, até o julgamento de mérito do presente feito;

3. NOTIFICAR a Prefeita de Poço das Trincheiras/AL no exercício de 2020, Sra. Maria Aparecida Ferreira Rodrigues Silva, para tomar ciência do inteiro teor da presente decisão e para que, querendo, no prazo de 10 dias, se manifeste acerca dos fatos alegados, bem como, apresente:

3.1. cópia integral do processo administrativo que originou o Pregão Presencial nº 01/2020 no estado em que se encontre, inclusive com os eventuais contratos firmados com base na ata de registro de preços decorrente do certame;

3.2. demais informações e/ou cópias de documentos que entenda necessário ao esclarecimento dos fatos narrados na presente denúncia.

4. NOTIFICAR o atual Prefeito de Poço das Trincheiras/AL Sr. José Valmiro Gomes da Costa, para tomar ciência do inteiro teor da presente decisão e para que, no prazo de 10 dias, querendo, se manifeste acerca dos fatos alegados, bem como, apresente: 4.1. cópia integral do processo administrativo que originou o Pregão Eletrônico nº 01/2020 no estado em que se encontre, inclusive com os eventuais contratos firmados com base na ata de registro de preços decorrente do certame;

4.2. demais informações e/ou cópias de documentos que entenda necessário ao esclarecimento dos fatos narrados na presente denúncia.

5. DAR PUBLICIDADE da presente determinação no Diário Oficial Eletrônico desta Corte de Contas, na forma do artigo 25 da Lei nº 5.604/94 (LOTCE/AL) §1º do artigo 201 da Resolução nº 003/2011 para que alcance os seus efeitos legais.

PROCESSO TC nº 12.645/2020 INTERESSADO(A) Ouvidoria TCE/AL UNIDADE Município de Canapi

RESPONSÁVEL Sr. Vinicius Lima – Prefeito de Canapi em exercício no ano de 2020 ASSUNTO Denúncia

ACÓRDÃO Nº: 1-382/2021

DENÚNCIA. MUNICÍPIO DE CANAPI. PREGÃO ELETRÔNICO Nº 23/2020. ALEGADA DELIMITAÇÃO ABUSIVA. AUSÊNCIA DE IRREGULARIDADE. AUSÊNCIA DE REQUISITO DE ADMISSIBILIDADE. PELO ARQUIVAMENTO DO FEITO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Substituta relatora do feito para: 1. DETERMINAR o arquivamento dos autos, com fulcro no artigo 43 da Lei nº 5.604/1994 (LOTCE/AL) c/c o artigo 191 do RITCE/AL, em razão da ausência de um dos elementos de admissibilidade da denúncia autorizadores do processamento da alegação em que se fundou a denúncia;

2. NOTIFICAR o Denunciante do inteiro teor da presente deliberação para os fins que se fizerem necessários;

3. DAR PUBLICIDADE da presente determinação no Diário Oficial Eletrônico desta Corte de Contas, nos termos do art. 25, II, da Lei nº 5.604/1994 c/c art. 106, I, ‘b” da Resolução nº 003/2001 para que alcance os seus efeitos legais.

PROCESSO TC 353/2018 UNIDADE Alagoas Previdência INTERESSADA TÂNIA MARIA MELO SANTOS

ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Especial de Magistério ACORDÃO Nº 1-383/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO Nº 56.603, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017 que concedeu a Aposentadoria Voluntária Especial de Magistério à beneficiária Sra. TÂNIA MARIA MELO SANTOSA, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como art. 6º da Emenda Constitucional nº 41/2003 e §5º do art. 40 da Constituição Federal;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo 1800-4299/2016) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

PROCESSO TC 301/2018 UNIDADE Alagoas Previdência

INTERESSADA ANA CRISTINA CALUMBY MARQUES

ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Especial de Magistério ACORDÃO Nº 1-384/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO Nº 56.625, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017 que concedeu a Aposentadoria Voluntária Especial de Magistério à beneficiária Sra. ANA CRISTINA CALUMBY MARQUES, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como art. 6º da Emenda Constitucional nº 41/2003 e §5º do art. 40 da Constituição Federal;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo 1800-4299/2016) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

PROCESSO TC 359/2018 UNIDADE Alagoas Previdência

INTERESSADA MARIA SUELY LEITE ARAÚJO DE MELO ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Especial de Magistério ACORDÃO Nº 1-385/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO N DECRETO Nº 56.614, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017 que concedeu a Aposentadoria Voluntária Especial de Magistério à beneficiária Sra. MARIA SUELY LEITE ARAÚJO DE MELO, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como art. 6º da Emenda Constitucional nº 41/2003 e §5º do art. 40 da Constituição Federal;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo 1800-11636/2015) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

(4)

PROCESSO TC 10953/2018 UNIDADE Alagoas Previdência

INTERESSADA ROSENGELI NOGUEIRA DE MENDONÇA ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Especial de Magistério ACORDÃO Nº 1-386/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO Nº 59.839, DE 16 DE JULHO DE 2018 que concedeu a Aposentadoria Voluntária Especial de Magistério à beneficiária Sra. ROSENGELI NOGUEIRA DE MENDONÇA, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como art. 6º da Emenda Constitucional nº 41/2003 e §5º do art. 40 da Constituição Federal;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo 1800-09664/2017) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

PROCESSO TC 13278/2018 UNIDADE Alagoas Previdência INTERESSADA CLEIDE SILVA DOS SANTOS

ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Por Idade e Tempo de Serviço ACORDÃO Nº 1-387/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO Nº 60.816 DE 31 DE JANEIRO DE 2018 que concedeu a aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição à beneficiária Sra. CLEIDE SILVA DOS SANTOS, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como o art. 3º da Emenda Constitucional nº 47/2005; DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo nº 1800-7379/2015) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

PROCESSO TC 2243/2018 UNIDADE Alagoas Previdência INTERESSADA MARIA ALICE SOUZA GOMES

ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Por Idade e Tempo de Serviço ACORDÃO Nº 1-388/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO Nº 57564 DE 31 DE JANEIRO DE 2018 que concedeu a aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição à beneficiária Sra. MARIA ALICE SOUZA GOMES, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como o art. 3º da Emenda Constitucional nº 47/2005;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo nº 1800-05020/2017) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

PROCESSO TC 1683/2018 UNIDADE Alagoas Previdência

INTERESSADA MARIA JOSÉ SOUZA CARVALHO

ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Por Idade e Tempo de Serviço ACORDÃO Nº 1-389/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO Nº 57.175 DE 12 DE JANEIRO DE 2018 que concedeu a aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição à beneficiária Sra. MARIA JOSÉ SOUZA CARVALHO, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como o art. 3º da Emenda Constitucional nº 47/2005;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo nº 1800-02300/2017) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

PROCESSO TC 1719/2018 UNIDADE Alagoas Previdência INTERESSADA LUCIANA CASSIANO DA SILVA

ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Por Idade e Tempo de Serviço ACORDÃO Nº 1-390/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO Nº 57.377 DE 25 DE JANEIRO DE 2018 que concedeu a aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição à beneficiária Sra. LUCIANA CASSIANO DA SILVA , nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como o art. 3º da Emenda Constitucional nº 47/2005;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo nº 1800-07688/2016) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

PROCESSO TC 15693/2017 UNIDADE Alagoas Previdência

INTERESSADA MARIA DO CARMO PEREIRA BONIFÁCIO

ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Por Idade e Tempo de Serviço ACORDÃO Nº 1-391/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR DECRETO Nº 53.312 DE 28 DE SETEMBRO DE 2017 que concedeu a aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição à beneficiária Sra. ANA CRISTINA DE LIMA OLIVEIRA, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como o art. 3º da Emenda Constitucional nº 47/2005;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo nº 1800-12080/2014) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

(5)

PROCESSO TC 17511/2018 UNIDADE Alagoas Previdência

INTERESSADA ANA CRISTINA DE LIMA OLIVEIRA

ASSUNTO Aposentadoria Voluntária Por Idade e Tempo de Serviço ACORDÃO Nº 1-392/2021

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM PROVENTOS INTEGRAIS. OBSERVÂNCIA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. PELO REGISTRO.

Vistos, relatados e discutidos, RESOLVE a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Alagoas, acolher a proposta de decisão da Conselheira Relatora do feito nos seguintes termos:

ORDENAR O DECRETO Nº 55.850 DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 que concedeu a aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição à beneficiária Sra. ANA CRISTINA DE LIMA OLIVEIRA, nos termos do art. 97, inciso III, alínea “b” da Constituição Estadual, combinado com o art. 1º, inciso III, alínea “b” da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, bem como o art. 3º da Emenda Constitucional nº 47/2005;

DAR CIÊNCIA desta decisão ao gestor do Regime de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas – AL Previdência, destacando a necessidade de realizar a devida compensação financeira, caso o(a) servidor(a) tenha contribuído para os dois regimes;

c) DETERMINAR a devolução do processo administrativo original (Processo nº 1800-00186/2017) que trata da vida funcional da interessada, à Unidade Gestora Única do RPPS/AL - AL Previdência.

Conselheira Substituta ANA RAQUEL RIBEIRO SAMPAIO CALHEIROS (Art. 1º, II da Resolução nº 005/2018)

Sessão da 1ª CÂMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS, em Maceió, 11 de maio de 2021.

Conselheiro ANSELMO ROBERTO DE ALMEIDA BRITO – Presidente Conselheira ROSA MARIA RIBEIRO DE ALBUQUERQUE

Conselheira Substituta Convocada ANA RAQUEL RIBEIRO SAMPAIO CALHEIROS – Relatora

Conselheiro Substituto ALBERTO PIRES ALVES DE ABREU

Procurador do Ministério Público de Contas ÊNIO ANDRADE PIMENTA Levy Sena

Responsável pela resenha

Coordenação do Plenário

Sessões e Pautas

A COORDENAÇÃO DO PLÉNARIO DO TCE / AL TORNA PÚBLICO, PARA CIÊNCIA DOS INTERESSADOS, QUE NA SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA CÂMARA DO DIA 19 DE MAIO DE 2021 NO PLENÁRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS, SITUADO NO SEU EDIFÍCIO-SEDE, ÀS 10 HORAS, SERÃO JULGADOS OS SEGUINTES PROCESSOS:

Processo: TC/4.20.011924/2020

Assunto: COMUNICAÇÃO/INFORMAÇÃO - COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADE Interessado: OUVIDORIA - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS, PREFEITURA MUNICIPAL-Coqueiro Seco

Gestor: MARIA DECELE DAMASO DE ALMEIDA

Órgão/Entidade: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS-TCE-AL Advogado:

Relator: FERNANDO RIBEIRO TOLEDO Processo: TC/010721/2019

Assunto: DENÚNCIA/REPRESENTAÇÃO - DENÚNCIA

Interessado: HELDER CAVALCANTE DE MOURA, PREFEITURA MUNICIPAL-Rio Largo Gestor: GILBERTO GONÇALVES DA SILVA

Órgão/Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL-Rio Largo Advogado:

Relator: FERNANDO RIBEIRO TOLEDO Processo: TC/009607/2013

Assunto: FUNCONTAS - DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES Interessado: SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE

Gestor: ALEXANDRE DE MELO TOLEDO

Órgão/Entidade: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE -SESAU Advogado:

Relator: FERNANDO RIBEIRO TOLEDO Processo: TC/4.8.012595/2020

Assunto: DENÚNCIA/REPRESENTAÇÃO - DENÚNCIA Interessado:

Gestor:

Órgão/Entidade: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS-TCE-AL Advogado:

Relator: SÉRGIO RICARDO MACIEL Processo: TC/001590/2016

Assunto: DENÚNCIA/REPRESENTAÇÃO - DENÚNCIA Interessado: PREFEITURA MUNICIPAL-Maribondo

Gestor: ANTONIO FERREIRA DE BARROS, CLEOVAN FLORENTINO DE ALMEIDA , JOSE MARCIO TENORIO DE MELO

Órgão/Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL-Maribondo Advogado:

Relator: SÉRGIO RICARDO MACIEL Processo: TC/006550/2016

Assunto: APOSENTADORIA/RESERVAS/PENSÕES - APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Interessado: ALAGOAS PREVIDÊNCIA, MARIA DE LOURDES SILVA DE OLIVEIRA Gestor:

Órgão/Entidade: ALAGOAS PREVIDÊNCIA-ALPREV Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/010185/2016

Assunto: APOSENTADORIA/RESERVAS/PENSÕES - APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Interessado: ALAGOAS PREVIDÊNCIA, MARIA LUCIA ALVES DOS SANTOS

Gestor:

Órgão/Entidade: ALAGOAS PREVIDÊNCIA-ALPREV Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/012600/2018

Assunto: APOSENTADORIA/RESERVAS/PENSÕES - APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Interessado: ALAGOAS PREVIDÊNCIA, GINO SERGIO NOVAIS DO NASCIMENTO Gestor:

Órgão/Entidade: ALAGOAS PREVIDÊNCIA-ALPREV Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/016290/2014

Assunto: LICITAÇÃO/CONTRATOS/CONVÊNIOS/CONGÊNERES/CONSULTA - AQUISIÇÃO DE BENS / SERVIÇOS / FASE EXTERNA

Interessado: PREFEITURA MUNICIPAL-Arapiraca Gestor: CELIA MARIA BARBOSA ROCHA

Órgão/Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL-Arapiraca Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/011138/2016

Assunto: APOSENTADORIA/RESERVAS/PENSÕES - APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Interessado: Maria Cicera Portela da Silva, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE-SEDUC

Gestor:

Órgão/Entidade: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE-SEDUC Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/001260/2017

Assunto: APOSENTADORIA/RESERVAS/PENSÕES - COMPULSÓRIA Interessado: ALAGOAS PREVIDÊNCIA, Carlos Antonio Aprato Pinheiro Gestor:

Órgão/Entidade: ALAGOAS PREVIDÊNCIA-ALPREV Advogado:

(6)

Processo: TC/011154/2016

Assunto: APOSENTADORIA/RESERVAS/PENSÕES - APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Interessado: ALAGOAS PREVIDÊNCIA, EZENE SILVA DOS SANTOS

Gestor:

Órgão/Entidade: ALAGOAS PREVIDÊNCIA-ALPREV Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/007777/2016

Assunto: APOSENTADORIA/RESERVAS/PENSÕES - APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Interessado: ALAGOAS PREVIDÊNCIA, MARIA MARGARIDA ALVES DANTAS

Gestor:

Órgão/Entidade: ALAGOAS PREVIDÊNCIA-ALPREV Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/011202/2016

Assunto: APOSENTADORIA/RESERVAS/PENSÕES - APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Interessado: ALAGOAS PREVIDÊNCIA, Maria Petrucia Alves de Lima

Gestor:

Órgão/Entidade: ALAGOAS PREVIDÊNCIA-ALPREV Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/018859/2012

Assunto: FUNCONTAS - DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES Interessado: FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE-Chã Preta Gestor: MOACIR COSTA COIMBRA

Órgão/Entidade: FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE-Chã Preta Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/009723/2013

Assunto: FUNCONTAS - DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES Interessado: PREFEITURA MUNICIPAL-Quebrangulo Gestor: MARCELO RICARDO VASCONCELOS LIMA Órgão/Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL-Quebrangulo Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/002333/2013

Assunto: FUNCONTAS - DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES Interessado: PREFEITURA MUNICIPAL-Quebrangulo Gestor: MARCELO RICARDO VASCONCELOS LIMA Órgão/Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL-Quebrangulo Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/007206/2013

Assunto: FUNCONTAS - DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES Interessado: PREFEITURA MUNICIPAL-Quebrangulo Gestor: MARCELO RICARDO VASCONCELOS LIMA Órgão/Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL-Quebrangulo Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/002433/2013

Assunto: FUNCONTAS - DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES Interessado: PREFEITURA MUNICIPAL-Quebrangulo Gestor: MARCELO RICARDO VASCONCELOS LIMA Órgão/Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL-Quebrangulo Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/001891/2013

Assunto: FUNCONTAS - DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES Interessado: CAMARA MUNICIPAL-Chã Preta

Gestor: VALDECY SIMPLICIO DA SILVA Órgão/Entidade: CAMARA MUNICIPAL-Chã Preta

Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/006433/2013

Assunto: FUNCONTAS - DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES Interessado: PREFEITURA MUNICIPAL-Boca Da Mata Gestor: JOSE MAYNART TENORIO

Órgão/Entidade: PREFEITURA MUNICIPAL-Boca Da Mata Advogado:

Relator: MARIA CLEIDE COSTA BESERRA Processo: TC/4.20.011555/2020

Assunto: COMUNICAÇÃO/INFORMAÇÃO - COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADE Interessado: OUVIDORIA - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS Gestor: WALTER ACIOLI DE LIMA FILHO

Órgão/Entidade: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS-TCE-AL Advogado:

Relator: SÉRGIO RICARDO MACIEL

Coordenação do Serviço de Atas do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, em Maceió, sexta-feira, 14 de maio de 2021

Teresa Cristina Menezes de Oliveira - Matrícula 382593 Secretário(a)

Comissão Permanente de Licitação

Pregoeiro do Tribunal de Contas do Estado de

Alagoas

Aviso

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 13/2021

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE ALAGOAS, por intermédio do seu Pregoeiro e Equipe de Apoio, designados pela Portaria nº 17/2021, republicada no Diário Oficial Eletrônico deste Tribunal, edição de 29 de março de 2021, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará licitação para REGISTRO DE PREÇOS, na modalidade PREGÃO, na forma ELETRÔNICA, como critério de julgamento MENOR PREÇO POR LOTE/GRUPO, para futura e eventual aquisição de Material de Expediente, de acordo com as condições, quantidades e exigências estabelecidas no Edital e seus anexos, relativo ao processo administrativo TC-3995/2020.

ENVIO DAS PROPOSTAS: A partir das 08h00 (horário de Brasília) do dia 20.05.2021. SESSÃO PÚBLICA ELETRÔNICA: Às 10h00 (horário de Brasília) do dia 02.06.2021. LOCAL: Através do site www.comprasgovernamentais.gov.br.

UASG: 925473 – Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

O Edital e seus anexos estarão disponíveis, no dia 20.05.2021, nos sites: www.tce. al.gov.br e www.comprasgovernamentais.gov.br e as demais informações e dúvidas deverão ser dirigidas à Comissão Permanente de Licitação - CPL através do e-mail: cpl@tceal.tc.br.

Maceió/AL, 14 de maio de 2021. CLÁUDIO CORREIA

Referências

Documentos relacionados

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à