• Nenhum resultado encontrado

III CONC&T IFAC 2018 Caminhos para a formação cidadã no contexto do ensino, pesquisa e extensão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "III CONC&T IFAC 2018 Caminhos para a formação cidadã no contexto do ensino, pesquisa e extensão"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS SIMPLES DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS E ATIVIDADES NO CONGRESSO DE CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE III CONC&T – IFAC 2018

“Caminhos para a formação cidadã no contexto do ensino, pesquisa e extensão”

Com tema “Caminhos para a formação cidadã no contexto do ensino, pesquisa e extensão” o Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (CONC&T) é um evento promovido pelo Instituto Federal do Acre - IFAC, com o intuito de congregar a comunidade acadêmica e profissional atuante em diversas áreas do conhecimento, promovendo a socialização e a interação entre todos que têm interesse e/ou realizam projetos e ações no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação, Pós-graduação, Empreendedorismo, Extensão, Ensino e Educação Tecnológica por meio da realização de atividades de caráter científico, educacional, profissional, político, artístico e cultural. O evento será realizado nos Campi Cruzeiro do Sul no dia 13/11/2018, Sena Madureira no dia 20/11/2018 e Rio Branco juntamente com o Campus Baixada do Sol no 27/11/2018.

Acontecerão dentro do CONC&T as seguintes modalidades:

De responsabilidade da PROINP:

 I Exposição de Pesquisa Científica;  VIII Seminário de Iniciação Científica;  IV Seminário de Pós-graduação;  V IFAC Empreendedor;

De responsabilidade da PROEX:

 V Mostra de Arte e Cultura;  III Mostra Extensão Tecnológica;  III Mostra de Esporte;

 III Palco Cultural.

De responsabilidade da PROEN:

 PIBID em Ação;  Relatos de Monitoria;

 Relatos de Estágio Curricular Supervisionado e Práticas Profissionais;  Relatos de Práticas Inclusivas;

 Relatos de Práticas Pedagógicas.

(2)

De responsabilidade da Assessoria de Relações Internacionais

 III Mostra de Internacionalização.

Ocorrerá apresentação de trabalhos científicos, atividades culturais e relatos de experiências, além de palestras, exposição de protótipos, exposições de artes, produtos, processos e métodos.

Para apresentar trabalhos científicos, atividades artísticas e culturais, relatos de experiências os autores deverão elaborar e submeter resumos simples de acordo com este documento.

A única forma de submissão dos resumos simples será on-line. Antes da submissão, o autor deverá primeiramente se inscrever no site do CONC&T quando o mesmo estiver disponível. A inscrição dos coautores dos trabalhos é obrigatória para fins de certificação e inclusão na submissão dos trabalhos. Não serão permitidas inclusões de coautores após a submissão/aprovação dos trabalhos, ou ainda após o período das inscrições.

1. DAS REGRAS GERAIS DE ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS SIMPLES

1.1. Orientações para formatação do resumo

a. O texto deverá ter no máximo 2 páginas, em folha A4, e convertido para PDF.

b. Fonte Arial. c. Estilo Normal. d. Tamanho 12.

e. Espaçamento entre linhas: simples. f. Recuo esquerdo e direito: 0 cm. g. Alinhamento: justificado.

h. Configuração da página: margem superior e inferior e direita: 2,5 cm; esquerda: 3 cm.

i. O título deve ser redigido em negrito, sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e de nomes próprios deve ser maiúscula, e tamanho 12. j. A palavra RESUMO deverá ser escrita em maiúsculo e negrito com

tamanho da fonte 12.

k. O texto não deverá apresentar referências de autocitação e indicativos que possam identificar os autores e/ou coautores

l. Não numerar as páginas.

m. Máximo de autores/coautores por trabalho: 5.

n. Máximo de trabalhos submetidos como autor principal: 2.

o. Título e palavras-chave devem ser escritos em dois idiomas: português e inglês. O texto do resumo somente em português.

(3)

p. Os nomes dos autores devem ser redigidos em negrito, separados por ponto-e-vírgula (;), independentemente do número de autores. Informe o nome(s) próprio(s) completo(s) do(s) autor(es). Os números sobrescritos correspondentes a instituições e endereços devem ser colocados após o nome completo do autor.

q. Os nomes de instituições e endereços devem ser separados por ponto-e-vírgula (;) com ponto final, após o último e, números correspondentes aos autores antes da instituição. Inicie sempre pelo nome da instituição, seguido, então, pelas suas repartições, sempre da maior para menor, separadas por hífen (-). Quando dois autores tiverem o mesmo endereço institucional, ainda que em departamentos diferentes, basta citar o endereço para um deles. Inclua o endereço de correio eletrônico de todos os autores.

r. Palavras-chave e Keywords: no mínimo de três e máximo de cinco e não podem ser iguais às existentes no título.

s. O texto deve ser redigido em parágrafo único, incluindo todos os elementos que compõe o trabalho (introdução, métodos, resultados, discussão, conclusão) em conformidade com a modalidade a que foi submetido.

1.2. Características do arquivo de submissão

a. Para submissão de trabalhos será necessário anexar dois arquivos:  Texto identificado (ID);

 Texto não identificado (NI).

b. Ambos os arquivos devem ser preparados e salvos em formato PDF. c. O nome do arquivo COM a identificação dos autores deverá vir com o

nome “Trabalho ID”. O nome do arquivo SEM a identificação dos autores deverá vir com o nome “Trabalho NI”. Caso o autor tenha dois resumos para submeter ao mesmo evento, o nome dos arquivos deverá ser precedido pelo número em algarismo romano, como o exemplo a seguir:  Para o 1º resumo submetido:

Trabalho identificado: “I-Trabalho ID” Trabalho não identificado: “I-Trabalho NI”  Para o 2º resumo submetido:

Trabalho identificado: “II-Trabalho ID” Trabalho não identificado: “II-Trabalho NI”

d. Como coautor, não há limites ao participante para inserção em trabalhos. e. O trabalho será submetido somente para uma modalidade específica.

1.3. Orientações para submissão do resumo

a. A submissão do resumo será exclusivamente via sistema de Eventos Acadêmicos e Científicos do Ifac (link: http://eventos.ifac.edu.br/).

(4)

b. Acesse o menu “Não possui Cadastro? Clique aqui” no topo do site, e realize a sua inscrição no evento preenchendo os campos obrigatórios e click no ícone salvar.

c. Click no menu “acessar evento”, presente no espaço reservado ao III CONC&T.

d. No canto superior esquerdo você vai escolher a aba “inscrição”, e na janela seguinte vai optar por um dos subeventos disponíveis, clicando em “inscrever-se no subevento” e depois confirma.

e. Retorne ao menu inicial clicando no campo início presente no canto superior esquerdo, e acesse a página do Congresso clicando em “clique aqui”, em seguida clique no botão “Acessar o evento”.

f. No menu presente no canto superior esquerdo, escolha a opção “submissão de trabalho”, e clique no ícone “submeter trabalho”, de acordo com o subevento que você se inscreveu.

g. Na página de submissões, vá ao campo “modalidades de ensino” e escolha uma das modalidades listadas no item 2, da presente norma. Vá ao campo “Categoria de Trabalho” e escolha também a categoria de trabalho que será submetido, clicando posteriormente em confirmar. h. Na página “Formulário de Submissão de Trabalho” escolha a área de

conhecimento do CNPq e preencha os demais campos obrigatórios. i. No campo coautores, você deverá preencher o nome dos integrantes do

resumo, respeitando o número máximo de coautores determinado pelas normas do evento. Caso o(s) coautor(es) não esteja(m) inscrito(s) no evento, o sistema abrirá uma página para realização da inscrição dos mesmo. Em hipótese alguma será aceito resumo com nome de autores e coautores presentes no resumo, mas sem inscrição efetivada.

j. No campo “Arquivo de Trabalho”, o autor fará a busca pelos arquivos em seu computador, clicando no ícone “procurar”. Sobre o número de arquivos a serem submetidos, favor consultar o item “1.2 Características do arquivo de submissão” da presente norma.

k. Após carregar os arquivos, basta clicar em “submeter”.

l. Caso o autor tenha interesse em submeter o segundo resumo, basta retomar à página partir do item “f”.

m. É de inteira responsabilidade do autor o acompanhamento sobre o resultado da avaliação do resumo.

n. Em caso de parecer “aceito com ressalvas”, o autor deverá proceder com as correções e realizar o envio da nova versão exclusivamente pelo sistema de submissões, seguindo as normas do item 1.2, e os nomes dos arquivos deve ser:

 Trabalho identificado com correção: “Trabalho ID_corrigido”  Trabalho não identificado com correção: “Trabalho NI_corrigido”

o. Caso tenha submetido dois trabalhos para a mesma modalidade, e ambos necessitem de correções, conforme conclusão dos avaliadores, o nome dos arquivos deverá seguir o modelo indicado no item 1.2, letra “c”,

(5)

acrescido no final de “corrigido” tanto para o arquivo identificado quanto para o arquivo não identificado.

p. Não serão aceitos resumos encaminhados via e-mail.

q. Caso o(s) resumo(s) receba parecer favorável dos avaliadores (“aceite”), o autor NÃO precisará encaminhar arquivo para publicação, uma vez que o arquivo com identificação já estará à disposição do diretor de modalidade.

r. Os avaliadores terão o prazo máximo de 2 dias para o aceite de avaliação do resumo; e mais 2 dias para avaliar e emitir o parecer.

s. Os autores terão o prazo máximo de 4 (quatro) dias para efetuar as correções solicitadas pelo avaliador.

1.4. Orientações sobre os critérios de avaliação dos resumos

a. Serão eliminados os resumos que:

 Apresentarem número de autores e/ou coautores superior ao limite máximo estabelecido pela norma do evento.

 Tenha coautor não inscrito no evento.

 Fique comprovada a quebra de anonimato no arquivo destinado à submissão.

 Estejam inadequados à modalidade que fora submetido.

 Que não apresentem todos os elementos considerados obrigatórios para aquela modalidade (exemplo: título, palavras-chave, introdução, desenvolvimento e conclusão).

 Trabalhos não corrigidos dentro do prazo estabelecido pelas normas.

b. Critérios de pontuação/avaliação dos resumos

 Cada modalidade de evento estabelecerá, via sistema de submissão, seus critérios de pontuação/avaliação de resumos.

 Todos os resumos terão que ter seus títulos e palavras-chave submetidos em dois versões: língua portuguesa e inglesa.

 Cada resumo terá seu título e palavras-chaves na versão da língua inglesa submetidos à avaliação linguística por, no mínimo, dois avaliadores.

 A avaliação da versão em língua inglesa do título e palavras-chave não tem caráter eliminatório, contudo, o aceite do resumo está condicionado à aprovação da versão estrangeira.

 A conclusão atribuída ao resumo como “aceito”, “aceito com ressalvas” e “não recomendado”, será vinculado aos critérios seguidos pelos avaliadores e estabelecidos pelo gestor de modalidade e pelo gestor de língua estrangeira.

(6)

2. NORMAS ESPECÍFICAS DOS EVENTOS 2.1. Eventos Científicos e de Inovação

 I Exposição de Produção Científica

I. Objetivo: realizar exposição de projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições de pesquisa, universidades públicas e privadas, institutos federais e demais setores com interface na produção do conhecimento, nas áreas de Artes, Letras e Linguística, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias.

II. Público: pesquisadores, docentes, técnicos, vinculados a instituições privadas ou públicas.

III. Forma de apresentação: Pôster.

 VI Seminário de Iniciação Científica

I. Objetivo: realizar exposição de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas de iniciação científica, relacionados aos Editais PROINP/IFAC 03/2016 AUXÍLIO À PROJETOS DE PESQUISA DO IFAC - 2016/2018; 03/2017/PROINP/IFAC - PIBIC/PIBIC–Af; 04/2017/PROINP/IFAC – PIBITI. Bolsistas de projetos sem vínculo com os editais citados nesta modalidade, mas que contemplem a iniciação científica, também serão submetidos nesta modalidade, desde que não tenham sido submetidos a nenhuma outra modalidade deste evento.

II. Público: discentes-bolsistas de projetos de pesquisa. III. Forma de apresentação: Pôster.

 IV Seminário de Pós-Graduação

I. Objetivo: realizar exposição de projetos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação, de servidores ou de discentes de um dos programas de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, do Ifac ou de outras instituições.

II. Público: discentes e servidores com projetos de pesquisa de pós-graduação.

III. Forma de apresentação: Pôster.  V IFAC Empreendedor

I. Objetivo: oferecer capacitação e troca de experiências entre os servidores e estudantes, permitindo que estes desenvolvam suas ideias e projetos em negócios de sucesso.

(7)

II. Público: discentes e servidores com ideias e negócios bem-sucedidos. III. Forma de apresentação: Pôster.

2.2 Eventos de Extensão:

 III Mostra Extensão Tecnológica

I. Objetivo: divulgar programas ou projetos de extensão na área de conhecimento Meio Ambiente e Sustentabilidade, na área temática da Extensão Tecnológica, que auxiliem a identificação, absorção e implementação de tecnologias que visem o atendimento das demandas dos campi do IFAC, realizados entre 2016/2017.

II. Público: servidores com projetos institucionalizados em 2016/2017 na PROEX e/ou selecionados nos editais 03/2017/PROEX/IFAC - APOIO A EVENTOS DE EXTENSÃO e 04/2017/PROEX/IFAC - APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA.

III. Forma de apresentação: Pôster.

 III Mostra de Esporte

I. Objetivo: divulgar os projetos de extensão nas modalidades de Esporte: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia, Xadrez e Artes Marciais, de projetos institucionalizados, com ou sem apoio financeiro, no ano de 2016/2017, nos campi do IFAC.

II. Público: servidores com projetos fluxo contínuo institucionalizados em 2016/2017, e/ou selecionados no EDITAL 07/2017 - PROEX/IFAC - APOIO ÀS ATIVIDADES DE ESPORTE.

III. Forma de apresentação: Pôster.

 III Palco Cultural

I. Objetivo: divulgar os projetos de extensão na área de cultura, com ou sem apoio financeiro, com promoção da inclusão nas áreas de: Artes Visuais, Dança, Teatro, Música, História, Literatura e Educomunicação, que valorize a diversidade cultural, novas linguagens, transversalidade das artes e a acessibilidade da cultura, dos campi do IFAC.

II. Público: servidores com projetos fluxo contínuo institucionalizados em 2016/2017, e/ou selecionados no EDITAL 06/2017 - PROEX/IFAC - APOIO ÀS ATIVIDADES DE CULTURA e EDITAL 05/2017 - PROEX/IFAC - APOIO ÀS ATIVIDADES DE AÇOES SOCIAIS.

(8)

III. Forma de apresentação: Exposição e/ou apresentação.

 V Mostra de Arte e Cultura

I. Objetivo: divulgar os projetos de extensão na área de cultura, com ou sem apoio financeiro, com promoção da inclusão nas áreas de: Artes Visuais, Dança, Teatro, Música, História, Literatura e Educomunicação, que valorize a diversidade cultural, novas linguagens, transversalidade das artes e a acessibilidade da cultura, dos campi do IFAC.

II. Público: servidores com projetos fluxo contínuo institucionalizados em 2016/2017, e/ou selecionados no EDITAL 06/2017 - PROEX/IFAC - APOIO ÀS ATIVIDADES DE CULTURA e EDITAL 05/2017 - PROEX/IFAC - APOIO ÀS ATIVIDADES DE AÇOES SOCIAIS.

III. Forma de apresentação: Pôster, exposição e/ou apresentação.

2.3. Evento da Assessoria de Relações Internacionais:

 III Mostra de Internacionalização

I. Objetivo: divulgar as experiências internacionais de estudantes e servidores do Instituto Federal do Acre (IFAC).

II. Público: servidores e/ou discentes do IFAC com participação em atividades desenvolvidas fora do país, e com interface na pesquisa, ensino, extensão, pós-graduação, inovação, difusão de tecnologia e ideias.

III. Forma de apresentação: Pôster e/ou apresentação oral.

2.4. EVENTOS RELACIONADOS AO ENSINO

 PIBID em ação

I. Objetivo: O Projeto Institucional PIBID/IFAC tem como título “A prática educacional: O caminho entre a Universidade e a Escola Básica”. Sua participação no Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac terá como objetivo mostrar à comunidade acadêmica e geral as ações desenvolvidas pelos bolsistas tanto no Instituto quanto nas escolas parceiras do estado.

II. Público: Bolsistas Coordenadores de Área, Supervisores e Bolsistas ou egressos de Iniciação à Docência.

III. Forma de apresentação: Pôster.

(9)

I. Objetivo: A exposição de monitoria tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos e experiências adquiridas durante a atividade de monitoria na qual os monitores puderam interagir com os discentes e docentes nos campi em que atuaram. II. Público: Podem se inscrever nos relatos de experiência todos os

discentes que atuaram como monitores nos anos de 2016 e 2017. III. Forma de apresentação: Pôster

 Relatos de Estágio Curricular Supervisionado e Práticas Profissionais

I. Objetivo: Divulgar e compartilhar com a comunidade acadêmica, experiências exitosas de estágio e práticas profissionais vivenciadas por professores e estudantes.

II. Público: Professores, estudantes e pessoas da comunidade externa ao Ifac que tenham vivenciado experiências inovadoras de estágio e práticas profissionais que contribuíram de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem.

III. Forma de apresentação: Pôster.

 Relatos de Práticas inclusivas

I. Objetivo: Divulgar e compartilhar com a comunidade acadêmica, experiências exitosas que abordem a temática da inclusão escolar. II. Público: Professores, estudantes e pessoas da comunidade externa

ao Ifac que tenham vivenciado experiências relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência; à questão étnico-racial; ou questão de gênero e sexualidade que contribuíram de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem.

III. Forma de apresentação: Pôster.

 Relatos de Práticas Pedagógicas

I. Objetivo: Divulgar e compartilhar com a comunidade acadêmica, trabalhos desenvolvidos no campo das práticas educativas (experiências inovadoras de ensino, de formação continuada e de atividades voltadas ao desenvolvimento profissional).

II. Público: Profissionais da educação que desenvolveram práticas pedagógicas que contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes, bem como no desenvolvimento profissional de professores e/ou outros profissionais da educação. III. Forma de apresentação: Pôster.

(10)

2.5. O prazo para submissão dos resumos simples iniciará na primeira quinzena do mês de setembro e divulgado no site do CONC&T. Entretanto os autores poderão preparar, previamente, seus resumos, baseados neste regulamento e no modelo disponibilizado.

2.6. Resumos simples submetidos fora das normas, não serão aceitos.

5. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS SIMPLES

Os resumos simples serão apresentados na forma de Pôsters, de acordo com o modelo que será disponibilizado no site do CONC&T, exceto resumos submetidos aos eventos: III Mostra de Esporte, V Mostra de Arte e Cultura e III Mostra Extensão Tecnológica que, além da forma de Pôster, poderão ser apresentados na forma de produtos, maquetes, danças, teatros, esportes e música.

6. DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Entrar em contato através dos e-mails específicos para cada evento de seu interesse.

 IV Seminário de Pós-graduação: conct.spg@Ifac.edu.br  VI Seminário de Iniciação Cientifica: conct.sic@Ifac.edu.br  I Exposição de pesquisa científica: conct.expopc@ifac.edu.br  V IFAC Empreendedor: conct.empreendedor@Ifac.edu.br

 III Mostra de Internacionalização: conct.internacional@Ifac.edu.br  III Mostra Extensão Tecnológica: conct.tec@Ifac.edu.br

 III Mostra de Esporte: conct.esporte@Ifac.edu.br

 V Mostra de Arte e Cultura e III Palco Cultural: conct.cultura@Ifac.edu.br

 PIBID em ação: conct.pibid@ifac.edu.br

 Compartilhando experiências de Monitoria: conct.expemonitoria@ifac.edu.br

 Relatos de Estágio Curricular Supervisionado e Práticas Profissionais: conct.ecs-pp@ifac.edu.br

 Relatos de Práticas Inclusivas: conct.pi@ifac.edu.br  Relatos de Práticas Pedagógicas: conct.pp@ifac.edu.br

Referências

Documentos relacionados

 Não guarde dúvidas, pergunte a sua professora, ela está à disposição (mande mensagem quando precisar). Lembre-se de tirar um tempinho para ler. A pastinha com as

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Que o Conselho Deliberativo solicite estudo viabilizando proposta de aumento do AFA, de 20% para 50% do Plano de Pecúlio Facultativo (PPF), contemplando os já