• Nenhum resultado encontrado

MÚSCULOS DO PESCOÇO MÚSCULOS DO PESCOÇO ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÚSCULOS DO PESCOÇO MÚSCULOS DO PESCOÇO ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

MÚSCULOS DO

PESCOÇO

(2)

2

MÚSCULOS DO

PESCOÇO

CONTEÚDO: YASMIN FRAGA DA SILVA ALVES

CURADORIA: MARCO PASSOS

(3)

3

SUMÁRIO

MÚSCULOS DO PESCOÇO ... 4

MÚSCULOS LATERAIS ... 4

MÚSCULOS SUPRA E INFRA-HIÓIDEOS ... 6

(4)

4

MÚSCULOS DO PESCOÇO

O pescoço é um segmento da coluna vertebral, próximo da cabeça, que pos-sui grande amplitude de movimentação. Os limites ósseos do pescoço são a man-díbula e o osso occiptal, cranialmente, e as clavículas e a margem superior das escápulas caudalmente.

O músculo mais superficial do pescoço que é a chave para a divisão desse seg-mento do corpo é o músculo esternoclei-domastóideo. Esse músculo tem uma di-reção diagonal, de anterior para poste-rior e de infeposte-rior para supeposte-rior, criando com isso duas regiões triangulares: a re-gião cervical anterior (com os músculos supra e infra-hióideos) e a região cervi-cal lateral (com os músculos escervi-calenos). Pelo tamanho e disposição o músculo esternocleidomastóideo delimita uma outra região com o seu próprio nome, composta por este músculo e as estrutu-ras adjacentes. Além dessas há a região cervical posterior, normalmente estu-dada junto com a região do dorso. To-pograficamente essas regiões podem ainda ser dividida em trígonos cervicais menores. Os músculos que compõem a região anterior do pescoço são os mús-culos supra e infra-hióideos e agem so-bre o osso hioide. Os músculos que com-põem a região lateral do pescoço são os músculos escalenos e os longos do pes-coço e da cabeça. Os músculos situados profundamente na região do pescoço são os músculos suboccipitais.

Logo adjacente à tela subcutânea na região cervical está o músculo platisma, que é um músculo cuticular, se distribu-indo desde a região inferior da mandí-bula até a região da clavícula. Esse mús-culo contrai a pele do pescoço e da face inferior, tem como ação de abaixador da mandíbula contra a resistência e abaixar os ângulos da boca e tensionar a pele do pescoço.

MÚSCULOS LATERAIS

Situados na região lateral do pescoço estão os músculos esternocleidomastói-deo e os escalenos (anterior, médio e posterior).

O músculo esternocleidomastóideo é um músculo longo que possui duas cabeças, uma esternal e outra clavicular e uma in-serção no processo mastoide e na linha nucal superior, dividindo o pescoço em duas regiões: região cervical anterior e região cervical lateral. Ele se estende de superior para inferior e de posterior para anterior unindo a cabeça à porção ante-rior do tórax e ao cíngulo do membro su-perior. Esse músculo tem por ação pro-mover a inclinação ipsilateral e rotação contralateral da cabeça, além da exten-são da cabeça na contração bilateral (no movimento do rosto para cima). O músculo esternocleidomastóideo tem importante relação com o feixe vasculo-nervoso carotídeo, que se encontra co-berto por ele. Nesse feixe se encontram a artéria carótida comum e a veia jugular

(5)

5 interna. É nessa região que a artéria

ca-rótida comum começa a se dividir em ar-téria carótida interna e arar-téria carótida externa. Sendo, portanto, uma impor-tante relação anatômica para palpação do pulso c. A relação de sintopia da veia jugular interna com o músculo esterno-cleidomastóideo é de importância clí-nica para punção venosa profunda em casos de acesso para nutrição parente-ral ou infusão de drogas, por exemplo. Uma patologia muito frequente é o tor-cicolo (congênito ou adquirido) associ-ado a contratura espasmódica do mús-culo esternocleidomastóideo em que o músculo contraturado se contrai ge-rando inclinação ipsilateral e rotação contralateral da cabeça com a face para cima, provocando dor ao movi-mento.

Os músculos escalenos se localizam mais lateral e profundamente em relação ao músculo esternocleidomastóideo. Exis-tem três músculos escalenos: anterior, médio e posterior. O músculo escaleno anterior tem origem no processo trans-verso da terceira à sexta vértebra cervi-cal e se insere na primeira costela, no tu-bérculo do músculo escaleno.. O músculo escaleno médio tem sua origem nos pro-cessos transversos da terceira à sétima vértebra cervical e se insere na primeira costela. O músculo escaleno posterior tem origem nos processos transversos da quarta à sexta vértebra cervical e se in-sere na segunda costela. Os três múscu-los têm como ação elevação das coste-las superiores e inclinação lateral do pescoço, além de flexão anterior na con-tração bilateral. Além disso, quando há Imagem representando os músculos laterais do pescoço.

(6)

6 inversão da origem e inserção desses

músculos, junto com o músculo esterno-cleidomastóideo, eles são considerados acessórios do processo respiratório, por-que ao elevar as costelas superiores há aumento do diâmetro anteroposterior e, por conseguinte, facilitação da entrada do ar. Os músculos escalenos possuem uma relação anatômica vasculonervosa bem importante, na região do hiato ou fenda dos escalenos, espaço entre os músculos escalenos anterior e médio, que tem como conteúdo o plexo braquial e a artéria subclávia. Alterações desse espaço apresentam grandes repercus-sões principalmente para a região do membro superior e ombro.

Há, ainda, músculos laterais mais pro-fundos do pescoço, denominados pré-vertebrais, que são quatro músculos: o longo da cabeça, o longo do pescoço, os retos anteriores e lateral da cabeça. O músculo longo da cabeça tem sua ori-gem nos processos transversos da ter-ceira à sexta vértebra cervical e se insere na parte basilar do osso occiptal. Esse músculo quando agindo unilateralmente realiza flexão lateral e discreta rotação homolateral da cabeça, já em ação bili-teral faz a flexão da cabeça. O músculo longo do pescoço tem como origem os corpos da quinta e sexta vértebra cervi-cal e o corpo da primeira à terceira vér-tebra torácica, além dos processos transversos da terceira à quinta vértebra cervical, e se insere da primeira à sexta vértebra cervical. Quando em ação uni-lateral esse músculo realiza inclinação

(flexão) e rotação homolateral da coluna cervical, já bilateralmente fazem flexão da coluna cervical. Mais superiormente nessa região, estão os músculos retos anterior e lateral da cabeça com origem na massa lateral do atlas (primeira vér-tebra cervical) e inserção na parte basi-lar do osso occiptal. Também quando em ação unilateral realizam inclinação (flexão) lateral na articulação atlantoc-ciptal, mas se agem bilateralmente rea-lizam flexão na articulação atlantoccip-tal ou flexão anterior da cabeça.

Há, além disso, um conjunto de músculos na nuca que se estendem até o pescoço que geralmente são estudados com o dorso, que são os músculos retos poste-riores maior e menor da cabeça que possuem ação unilateral de rotação e inclinação homolaterais da cabeça e ação bilateral de extensão da cabeça. Lateralmente a eles, estão os músculos oblíquos superior e inferior da cabeça, com ação unilateral de rotação e incli-nação homolateral da cabeça e ação bilateral de extensão da cabeça.

MÚSCULOS SUPRA E

INFRA-HIÓI-DEOS

O osso hioide é um osso móvel situado anteriormente no pescoço, no nível da terceira vértebra cervical, que não pos-sui ligação com outros ossos, sendo sus-tentado apenas por músculos. E esse osso representa um ponto de referência para os músculos anteriores do pescoço que são divididos em supra e infra-hiói-deos.

(7)

7 Os músculos suprahióideos são: o

digás-trico, o estilo-hióideo, o milo-hióideo e o gênio-hióideo. O músculo digástrico possui dois ventres: o ventre anterior que se dispõe da mandíbula ao osso hioide e um ventre posterior que se dispõe do osso hioide até a incisura mastoide. O músculo estilo-hióide é pequeno e se tende do osso hióide até o processo es-tilóide do osso temporal, estando mais anterior em relação ao ventre posterior do músculo digástrico. Esses dois múscu-los estão localizados inferiormente ao músculo milo-hióide, o principal forma-dor muscular do assoalho da boca, ser-vindo de apoio para as estruturas mais superiores na cavidade oral. O músculo gênio-hióide está localizado acima do músculo milo-hióide, com inserção na li-nha milo-hióidea da mandíbula até o osso hioide, atuando em conjunto com o

musculo milo-hióide a formar o assoalho da boca e apoio para a língua.

Os músculos infrahióideos se localizam entre o osso hioide e a parte superior do cíngulo do membro superior, são eles os músculos: esterno-hióideo, omo-hióideo, esternotireóideo e tireo-hióideo. Eles atuam em conjunto deprimindo o osso hioide e a laringe durante a deglutição e a fala. Superficialmente está o músculo esterno-hióideo que se estende do osso esterno ao osso hioide e lateralmente a ele está o músculo omo-hióideo, um músculo digástrico que se estende do osso hióide à escápula com um ventre superior e outro ventre inferior. Mais pro-fundamente está o músculo esternoti-reóideo, disposto do osso esterno até a cartilagem tireóidea e, como se fosse uma continuação desse músculo, está o músculo tireo-hióideo, que se insere da cartilagem tireóidea ao osso hioide. Representação da região cervical anterior. Obs. O m. gênio-hióideo não aparece na figura

(8)

8

@jalekoacademicos Jaleko Acadêmicos @grupoJaleko

REFERÊNCIAS

Sistema Osteomuscular – Anatomia do Sistema Locomotor – Músculos – Músculos da cabeça – Músculos laterais (Professor Marco Aurelio Pas-sos). Jaleko Acadêmicos. Disponível em: < https://www.jaleko.com.br>. Sistema Osteomuscular – Anatomia do Sistema Locomotor – Músculos – Músculos da cabeça – Músculos supra e infra-hióideos (Professor Marco Aurelio Passos). Jaleko Acadêmicos. Disponível em: < https://www.jaleko.com.br>.

MOORE, Keith L.. Anatomia Orientada para a Prática Clínica. 8ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 1128p.

NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 7ed. Rio de Janeiro: Else-vier, 2019. 672p.

DRAKE, Richard L.. Gray’s anatomia clínica para estudantes. 3ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 1192p.

PAULSEN, Friedrich, WASCHKE, Jens. Sobotta: atlas de anatomia hu-mana. 23ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

Referências

Documentos relacionados

40. Para efeito de julgamento do objeto deste Pregão, será adotado o critério do MENOR PREÇO POR ITEM , atendidas as exigências deste edital. Se o preço constante

Os resultados deste trabalho mostraram que o emprego da areia de fundição na produção do concreto não é recomendado sem o uso de aditivo superplastificante a partir da adição de

Tipo de aquisição referente a compra de passagem para embarque em meios de transportes diversos (passagens áereas, rodoviárias ou hidroviárias, em âmbito municipal, estadual,

– 8º Fórum Regional de Jovens Líderes Campo Escola Jaraguá 1..

Plano Integrado de Assistência a Banhistas (PIAB), responsável pela garantia da assistência a banhistas e socorro a náufragos numa Zona de Apoio Balnear (ZAB), constituída por

Fonte: Distrito Sanitário Bandeira.. Sífilis Doenças Transmissíveis: Sífilis Congênita Sífilis Congênita 2018 2019 1º sem 2020. Nº de casos notificados

Quando são ponderados os pesos de cada fonte no Panorama, analisando para cada uma o número de municípios com informações e, deste universo, o número de respostas que

membros de um esforço de US$ 100 milhões será significativo. organização sem fins de lucro, universidade, câmara de comércio, ou centro de pesquisa) que tenham afiliação com