• Nenhum resultado encontrado

Os requisitos de sistema e as notas de atualização encontram-se no final deste documento.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os requisitos de sistema e as notas de atualização encontram-se no final deste documento."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Este documento destaca os novos recursos oferecidos com o lançamento do Leapfrog Geo 4.4, Leapfrog EDGE 2.2.

Os requisitos de sistema e as notas de atualização encontram-se no final deste documento. Para obter suporte para o Leapfrog, visite a página my.leapfrog3d.com.

(2)

© Seequent Limited 2018 2

ÍNDICE

Novos recursos do Leapfrog Geo 4.4 ... 3

Split views ... 3

Compositagem econômica ... 4

Gere intervalos para mapas de cores discretas ... 4

Opções de gradiente de cor ... 5

Gráficos ao Longo do Furo ... 6

Adicione a linha X = Y ao gráfico de dispersão ... 7

Extraia superfícies de volume ... 7

Melhorias na simbologia de linhas em layouts de seções transversais. ... 7

Melhorias na ferramenta de definição de cota ... 8

Novas funcionalidades adicionadas a volumes calculados ... 9

Conectividade via proxy ... 9

Novos recursos do Leapfrog EDGE 2.2 ... 10

Tabela de publicação de dados de recursos ... 10

Gráficos de desagrupamento ... 11

Melhorias na interrogação de modelos de blocos ... 11

Melhorias na visualização do Elipsoide de Busca ... 12

Exibir a % de tonelagem no gráfico teor x tonelagem ... 13

Exportação do modelo de blocos para o Surpac ... 13

Notas da Atualização ... 14

Atualizações de projeto ... 14

(3)

© Seequent Limited 2018 3

NOVOS RECURSOS DO LEAPFROG GEO 4.4

Split views

O Leapfrog 4.4 introduz o recurso Split Views (Visualizações Lado a Lado) que permite a apresentação do cenário 3D a partir de 1, 2 ou até 3 ângulos de visualização adicionais, melhorando, assim, a compreensão do espaço em 3D. Para uma interação ainda mais rica com o projeto, abra uma New Split View Tab (Nova Aba de Visualização Lado a Lado) arraste e solte o objeto em um outro monitor.

A melhor maneira de compreender esta nova funcionalidade é experimentá-la você mesmo, testando as diversas opções

de visualização na barra de ferramentas de cada visualização adicional.

Tenha uma visão geral ou investigue os detalhes. Faça zoom em um objeto específico, visualize apenas uma parte dele, ou desative essa visualização. Além disso, você ainda pode editar os objetos que estão visíveis. Como a visualização adicional é meramente uma cópia da Scene View (Visualização do

Cenário), se o objeto não estiver visível no Scene View (Visualização do Cenário), isso significa que ele não estará visível na visualização adicional.

Para saber mais, veja o tópico Split Views (Visualizações Lado a Lado) no arquivo de ajuda do produto.

Renderize visualizações individuais ou em mosaico

(4)

© Seequent Limited 2018 4

Compositagem econômica

A compositagem econômica permite que dados agregados que atendam a critérios predefinidos em relação a teor, largura e intervalos de diluição interna sejam definidos dentro de um furo de sondagem. Intervalos são marcados como ‘ore’ (‘minério’) ou 'waste' (‘estéril’). Três diferentes estratégias de diluição estão disponíveis, amostras compostas podem ser criadas usando as 'espessuras verdadeiras' calculadas em relação a um plano de referência, e a compositagem poderá ser limitada a uma região usando filtros de consulta.

A nova caixa de diálogo New Economic Composite (Novo Compósito Econômico)permite a seleção de dados de entrada e a definição de parâmetros de compositagem. Uma visualização na forma de histograma dos dados de entrada ajuda na escolha de valores adequados para o teor de corte e para o teto dos valores de alto teor; as linhas que podemos arrastar atualizam seus respectivos campos de diálogo.

Para saber mais, veja o tópico Economic compositing (Compositagem econômica) no arquivo de ajuda do produto.

Gere intervalos para mapas de cores discretas

Uma nova opção para mapas de cores discretas possibilita a rápida geração de n intervalos

estatisticamente significativos com base na distribuição de valores de dados. As opções são: Quantile, Progressive, Progressive Double, Equal Intervals e K-Means Clustering. A aplicação de um gradiente de cor colore automaticamente os intervalos, enquanto a caixa de diálogo de mapas de cores discretas agora inclui uma coluna que exibe a porcentagem de valores em cada intervalo.

(5)

© Seequent Limited 2018 5 Para saber mais, veja o tópico Discrete colourmaps (Mapas de cores discretas) no arquivo de ajuda do produto.

Opções de gradiente de cor

Novas opções de gradiente de cor foram adicionadas, substituindo os mapas de cores anteriores. Os novos mapas aprimoraram a exibição de mapas de calor, elevação, azimute e dados geofísicos, assim como dados divergentes e escalas de cinza. Caso você prefira, os mapas de cor anteriores ainda podem ser utilizados.

Aqui, a malha de elevação à esquerda é exibida usando o antigo gradiente de cor predefinido (Jet Bright). A imagem do meio mostra o novo gradiente de cor predefinido, conhecido como Rainbow (bgyr). A imagem da direita mostra um outro gradiente de cor novo conhecido como Linear (gow), que é ideal para exibir dados de elevação.

(6)

© Seequent Limited 2018 6 A partir da versão 4.4 do Leapfrog Geo em diante, somente os novos gradientes de cor serão exibidos como opções ao selecionar um gradiente de cor. No entanto, os gradientes de cor anteriores permanecerão nos seus projetos (na pasta Colour Gradients (Gradientes de Cor)) até você optar por substituí-los.

Para saber mais, veja o tópico Continuous Colourmaps (Mapas de Cores Contínuos) no arquivo de ajuda do produto.

Para continuar a usar os gradientes de cor anteriores, baixe-os aqui:

http://downloads.leapfrog3d.com/Colourmaps/older_leapfrog_gradients.zip.

Gráficos ao Longo do Furo

Dados geofísicos, ou outros dados numéricos ao longo do furo, incluindo dados de intervalo, pontos e LAS, agora podem ser exibidos no cenário 3D para visualizar rapidamente seus dados de furo de sondagem em 3D como uma linha traçada ou gráfico de barra.

Dados numéricos de intervalo são exibidos como um gráfico de barras, seja com uma única cor lisa ou usando um mapa de cores. Valores podem ser fixados em um valor mínimo e um valor máximo. Uma transformação logarítmica também pode ser aplicada aos dados. Utilize as barras deslizantes Scale (Escala) e Offset para facilitar a visualização e a interpretação dos dados.

O exemplo abaixo exibe dados de intervalo como um gráfico de barras ao lado esquerdo da da informação de geologia.

(7)

© Seequent Limited 2018 7 Para saber mais, veja o tópico Displaying drillhole graphs (Exibindo gráficos de furo de sondagem) no arquivo de ajuda do produto.

Adicione a linha X = Y ao gráfico de dispersão

Uma linha de referência X = Y foi adicionada aos gráficos de dispersão.

Para saber mais, veja o tópico Scatter plots (Gráficos de dispersão) no arquivo de ajuda do produto. .

Extraia superfícies de volume

Como o Leapfrog constrói sólidos dinamicamente a partir de superfícies com base em regras de corte, as superfícies de entrada não refletem necessariamente as superfícies de contato do volume de saída. Em alguns casos, a superfície de entrada talvez possa se estender além dos limites de corte.

Novas ferramentas de extração única de superfícies facilitam a extração de superfícies mais jovens ou mais antigas de um determinado volume (ou qualquer uma das superfícies de contato únicas que compõem um volume), dispensando a necessidade de um extenso recorte de meshes.

Para saber mais, veja o tópico Extract volume surfaces (Extrair superfícies de volume) no arquivo de ajuda do produto.

Melhorias na simbologia de linhas em layouts de seções transversais.

Os estilos de linhas e a simbologia de ponto em linhas são comumente usados para apresentar o status das interpretações geológicas em seções transversais bidimensionais. Utilize a nova ferramenta de simbologia de linha no editor de layout de seção para documentar e transmitir claramente o nível de confiança dos contatos modelados, ou onde o nível do lençol freático está em suas seções transversais dinamicamente vinculadas.

(8)

© Seequent Limited 2018 8 A pré-visualização mostra a linha exibida na seção. Abaixo, observe como alterações no Line style (Estilo de linha), no Symbol (Símbolo) e na Occurrence (Ocorrência) indicam condições diferentes. Como seções transversais são dinamicamente vinculadas a modelos tridimensionais, o refinamento de layouts no Leapfrog economiza tempo ao manter seções transversais ao longo do ciclo de vida de um projeto.

Para saber mais, veja o tópico Adding and Styling Surfaces (Adicionando e Estilizando Superfícies) no arquivo de ajuda do produto.

Melhorias na ferramenta de definição de cota

Uma nova opção 'Leave Unchanged' ('Deixar Inalterado'), na janela Set Elevation (Definir Cota), controla os valores de z de pontos que não precisam ser projetados na superfície selecionada.

As descrições das opções oferecidas foram reformuladas para uma melhor clareza:

• Assign elevation values to (Atribua valores de cota a) - define os valores de z em uma cota fixa para todos os pontos não projetados.

• Leave elevation values empty (Deixar os valores de cota vazios) - limpa os valores de z para todos os pontos não projetados.

(9)

© Seequent Limited 2018 9

Novas funcionalidades adicionadas a colunas calculadas

% Módulo

Uma operação de módulo aritmético. Esta é uma operação de divisão de números inteiros que gera o resto ao invés do quociente do número inteiro.

roundsf(n, sf)

Esta função arredonda o valor de entrada n pela quantidade de dígitos significativos especificados por sf, que deve ser um número inteiro >= 1. O arredondamento para um determinado número de dígitos significativos muitas vezes é preferível em aplicações científicas ao invés de arredondar em relação a uma quantidade de casas decimais, pois os dados de saída podem ser arredondados para terem o mesmo valor de significância que os dados de entrada.

floor(n)

Esta função remove a parte fracionária de um número real n e gera o número inteiro logo abaixo do número real n. Isso permanece como verdadeiro mesmo quando n for um número negativo.

ceiling(n)

Esta função remove a parte fracionária de um número real n e gera o número inteiro logo acima do número real n. Isso permanece como verdadeiro mesmo quando n for um número negativo.

truncate(n)

Esta função remove a parte fracionária de um número real n e gera o número inteiro sem a parte fracionária. Isso significa que, para números reais positivos, o resultado será um número inteiro menor que o número real n, mas, para os números reais negativos, o resultado será um número real maior que o número real n.

Conectividade via proxy

Existe um novo painel Network (Rede) na janela Settings (Configurações) para configurar as conexões de proxy.

Para saber mais, veja o tópico Network Settings (Configurações de Rede) no arquivo de ajuda do produto.

(10)

© Seequent Limited 2018 10

NOVOS RECURSOS DO LEAPFROG EDGE 2.2

Tabela de publicação de dados de recursos

O novo Resource Report (Relatório de Recursos) oferece uma tabela dinâmica para a publicação de dados de recursos e reservas minerais, oferecendo às empresas a liberdade para personalizar a tabela de acordo com suas próprias necessidades.

Escolha as colunas Category (Categoria) e Grade (Teor) para exibi-las na tabela. Um teor de corte pode ser definido e um filtro personalizado pode ser aplicado. Existem opções para especificar as unidades das dimensões dos blocos e a densidade, assim como para exibir ou ocultar colunas de conteúdo de metal e linhas vazias.

Existem opções de personalização para cada coluna. Cabeçalhos podem ser alterados, unidades definidas, casas decimais para conjunto de dados e categorias podem ser ocultadas ou reorganizadas. Se existem várias colunas de categoria, escolha uma como a categoria principal e exiba as outras como subcategorias. Colunas de teor ficarão em branco até que unidades sejam escolhidas para esta coluna.

Opções de Export (Exportar) e Copy (Copiar) permitem que o relatório seja usado em documentos externos, como, por exemplo, no Microsoft Excel ou em arquivos CSV e HTML.

Ao fechar o relatório, as opções que você selecionou serão mantidas para a próxima vez que o relatório for aberto.

Para saber mais, veja o tópico Resource Report (Relatório de Recursos) no arquivo de ajuda do produto.

(11)

© Seequent Limited 2018 11

Gráficos de desagrupamento

Os gráficos de desagrupamento orientam as configurações do objeto de desagrupamento, particularmente os intervalos para o elipsoide de busca.

Para interagir, arraste a linha vertical pontilhada para a esquerda ou para a direita. Escolha entre dois modos: um altera os intervalos proporcionalmente, enquanto o outro altera os intervalos independentemente um do outro.

As alterações manuais às configurações são refletidas no gráfico selecionado. Exporte e copie o gráfico de desagrupamento nos formatos PDF, SVG ou PNG, e escolha entre três opções de resolução.

Para saber mais, veja o tópico Declustering Charts (Gráficos de Desagrupamento) no arquivo de ajuda do produto.

Melhorias na interrogação de modelos de blocos

Resultados de análises são exibidos na janela de interrogação de blocos

As informações adicionais sobre blocos que foram adicionadas à janela de interrogação permitem o acesso a tudo em um único lugar.

Vincule o elipsoide de busca à ferramenta de interrogação

O elipsoide é adicionado ao cenário quando a ferramenta de interrogação de blocos é executada. A interface do usuário do elipsoide de busca foi redesenhada.

(12)

© Seequent Limited 2018 12 Outros recursos das melhorias incluem:

• Agora, a caixa de diálogo é uma janela com abas que pode ser arrastada para outro monitor para facilitar o uso.

• O objeto de pontos oferece a opção de colorir os pontos por setor de octante quando esta restrição de busca é aplicada ao estimador.

• Os detalhes dentro do cenário são vinculados diretamente à ferramenta de interrogação do bloco.

Acrescente uma coluna de pesos à ferramenta de interrogação para o Estimador de Distância Inversa.

A ferramenta de interrogação de blocos pode ser usada para o Kriging e as estimativas de distância inversa podem ser avaliadas em relação a um modelo de blocos ou a um modelo de sub-blocos. Quando uma estimativa de Kriging é selecionada, uma coluna de ponderações é exibida. Agora, essa coluna de ponderações também é adicionada à ferramenta de interrogação de blocos para as

estimativas de distância inversa.

Melhorias na visualização do Elipsoide de Busca

A visualização do elipsoide utilizava um padrão de sombreamento setorizado para dar perspectiva à visualização, o que facilitava a percepção e interpretação da forma tridimensional. No entanto, isso podia acabar levando a uma má compreensão de buscas por octante. Com isso, para aumentar a clareza, o elipsoide de busca é agora exibido com um padrão de setor que corresponde à busca de setor.

Veja os tópicos The ellipsoid widget (O widget de elipsoide) e block estimate interrogation (interrogação de estimativa de bloco) no arquivo de ajuda do produto para saber mais.

(13)

© Seequent Limited 2018 13

Exibir a % de tonelagem no gráfico teor x tonelagem

Para exibir a escala de tonelagem de teor como uma porcentagem, basta marcar a caixa para exibir a porcentagem ao invés da quantidade de toneladas acima do teor de corte.

Exportação do modelo de blocos para o Surpac

O assistente do exportador de modelos de blocos agora exporta para o Surpac (versões de formato 3.2 e 5.0). Especifique escolhas de exportação, como, por exemplo, itens avaliados e conjuntos de caracteres, ou, ainda, aplique uma filtragem.

Observe, por favor, que não há suporte para a exportação de modelos sub-bloqueados no formato Surpac. Se seus modelos de blocos forem maiores do que 512 blocos por lado, a versão de formato 5.0 do Surpac deverá ser utilizada.

(14)

© Seequent Limited 2018 14 Veja o tópico Exporting block models in Surpac format (Exportando modelos de blocos no formato Surpac) no arquivo de ajuda do produto para saber mais.

NOTAS DA ATUALIZAÇÃO

Atualizações de projeto

O Leapfrog Geo 4.4 é compatível com versões anteriores e suporta atualizações diretas de projetos de qualquer versão do Leapfrog Geo, desde a versão 2.0. Projetos construídos com as versões anteriores do software deverão ser abertos usando o Leapfrog Geo 2.0 antes de serem abertos com o 4.4. As versões anteriores do software estão disponíveis no site leapfrog3d.com.

(15)

© Seequent Limited 2018 15

REQUISITOS DE SISTEMA

Suportado Recomendado

Sistema Operacional1, 2 Windows 7 (64 bits)

Windows 8 (64 bits) Windows 8.1 (64 bits) Windows 10 (64 bits) Windows 7 (64 bits) Windows 8.1 (64 bits) Windows 10 (64 bits)

Processador, Intel CoreTM i3, i5 or i7 CPU

(2ª geração ou mais recente)

Intel XeonTM

Intel CoreTM i7-6800K

Intel CoreTM i7-6900K

Intel CoreTM i7-7700

Intel XeonTM E5-2630 v3

Memória do Sistema 4GB (Mínimo) 32 GB de RAM

Espaço livre no HD Disco rígido giratório Legacy Capacidade de 250 GB 25 GB de espaço livre

Disco rígido de estado sólido Capacidade de 1 TB 100 GB de espaço livre

Resolução do monitor 1280 x 720 (Mínimo)

Uso de um único monitor

1920 x 1080 (HD) ou superior Uso de vários monitores

Gráficos5 NvidiaTM (Hardware de desktop)

GeForce 700 series3

GeForce 900 series3

GeForce 1000 series3

Quadro 600 series ou superior Quadro K series3

Quadro P series3

GeForce GTX 950i4

GeForce GTX 1050Ti4

GeForce GTX 10504

NvidiaTM (Hardware portátil)

GeForce 700M series3

GeForce 800M series3

GeForce 900M series3

GeForce 1000 series3

Quadro M series3

Quadro P mobile series

GeForce GTX 950M4

GeForce GTX 1050M4

AMDTM / ATITM (Hardware de desktop)

Radeon HD 8000 series3 Radeon R5 series3 Radeon R7 series3 Radeon R9 series3 Radeon RX series3 Firepro V series3 Firepro W series3 Radeon RX 4604 Radeon RX 5704

AMDTM / ATITM (Hardware portátil)

Radeon HD 8000 series3 Radeon R5 series3 Radeon R7 series3 Radeon R9 series3 Radeon RX series3 FirePro M series Radeon R9 M3754 Radeon RX 4604

IntelTM Integrated Graphics

HD Graphics 20003 (2ª geração ou mais recente)

HD Graphics 510 (Geração 6 ou superior) Notas:

1 Não há suporte para executar o Leapfrog em um ambiente virtualizado

2 O Leapfrog não suporta ser executado por meio de uma conexão remota de área de trabalho ou outro sistema de login remoto 3

A abertura de projetos Leapfrog em uma conexão de rede não é suportada

4 O processador de gráficos precisa ter, no mínimo, 512 MB de memória 5 Não há suporte para hardware de toque de tela

LEAPFROG e SEEQUENT são marcas registradas comerciais ou marcas registradas da Seequent Limited. Todos os outros nomes de produtos e de empresas são marcas registradas ou marcas registradas comerciais dos seus respectivos detentores. A utilização dessas marcas registradas não implica qualquer propriedade dessas marcas registradas, ou qualquer afiliação ou endossamento pelos detentores dessas marcas registradas.

(16)

© Seequent Limited 2018 16 DA COMPLEXIDADE À CLAREZA

A Seequent é uma líder mundial no desenvolvimento de softwares de ciência de dados visuais e tecnologias colaborativas.

seequent.com | leapfrog3d.com | blockbustersuite.com

Baixe a última versão do software aqui

Referências

Documentos relacionados

Corticosteroides dermatológicos devem ser usados com precaução em pacientes com psoríase, pois rebotes, desenvolvimento de tolerância, risco de psoríase pustulosa

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória