• Nenhum resultado encontrado

MARCOS WUNDERLICH. Presidente Executivo do Instituto Holos. Armadilhas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARCOS WUNDERLICH. Presidente Executivo do Instituto Holos. Armadilhas"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Presidente Executivo do Instituto Holos

MARCOS WUNDERLICH

Armadilhas

Armadilhas

as

as

(2)

Mentalizador do exclusivo Sistema ISOR®

Renomado e respeitado por sua excelência, alta competência

e qualidade de atuação no desenvolvimento e capacitação de

pessoas e organizações há mais de 33 anos.

No Brasil é a maior autoridade na formação em Mentoring

e Coaching com visão holístico-sistêmica.

Coautor de 8 livros, filiado ao IBCO, ICF, IMA ,EMCC e

reconhecimento como consultor internacional CMC –

Certified Management Consultant

.

Marcos

(3)

®

O

É um conjunto instrumental científico-pedagógico brasileiro voltado ao De-senvolvimento Integrado das Pessoas, suas Mentes e suas Organizações com raízes históricas na USP – Universidade de São Paulo e diversos pro-cessos decorrentes com posterior inserção do que há de melhor nas verten-tes da Sabedoria, Mentalidade, Ciências e Liderança.

Assim o Instituto Holos obteve as condições para incorporar num todo or-gânico e dinâmico sua Tecnologia que se constitui no conjunto de conhe-cimentos e know-how únicos, apresentados em forma de Referenciais grá-ficos (holográgrá-ficos) próprios e aplicados com Metodologia peculiar aplica-ção e aprendizado, mantendo o holismo (visão do Todo), a mentalidade e instrumentalização sistêmica.

®

A escolha do Sistema ISOR certamente significa a opção pela mais avançada e diferenciada metodologia de Formação de Líderes e profissionais de Men-toring e Coaching do Brasil.

(4)

Introdução

No e-book anterior, iniciei escrevendo que a questão fundamental do Ser Humano é a busca de felicidade. Este é nosso impulso básico, tudo o que fazemos contém a busca de bem estar, de viver coisas agradáveis e sermos mais felizes, e ao mesmo tempo, queremos nos livrar ou afastar de situações ou atividades desagradáveis.

Depois explicitei que a felicidade ou bem-estar tem dois aspectos: a

felicidade condicionada ou criada na mente, quando a vinculamos a uma

situação exterior ou a um acontecimento futuro, seja o que for. Trata-se de uma felicidade mais efêmera ou de pouca duração.

Depois explicitei que temos a felicidade incondicional, sempre pre-sente dentro de nós, a qual pode se manifestar ou não, por si só. O que faci-lita esta manifestação é o silêncio, a meditação, centramento, acalmar a mente, perder o excesso do ego, praticar a generosidade e ajudar os outros. Esta felicidade é a felicidade natural da consciência sempre presente, ou então é a nossa mente original ou nosso lado divino. Também podemos cha-mar de nossa Fonte – que contém a lucidez, a alegria, a generosidade, o amor e compaixão inatos, a capacidade criativa – que origina nossos afa-zeres ou atividades comuns, do dia a dia.

Com esta breve introdução, falarei agora de cada uma das sete arma-dilhas, trazendo um entendimento maior e apontando para possíveis solu-ções.

Isto é o máximo que podemos fazer: apontar, mostrar setas, dar uma possível direção para sair ou superar as armadilhas. Não há regra pronta, ou manual de instruções a seguir! A razão disto é porque a mudança, o desen-volvimento ou a transformação são sempre pessoais, de responsabilidade de cada pessoa. Ninguém pode mudar ninguém. Mas quando uma pessoa está pronta para algum entendimento, a mudança pode se processar quase que naturalmente, às vezes por si só.

SUPERANDO

(5)

Entendendo a natureza das Armadilhas

As origens das Armadilhas

Todas as armadilhas, assim como todas as dificuldades humanas estão ligadas a um limite que a pessoa tem, e este limite não permite à pessoa ter uma vida mais feliz ou alegre, mas pelo contrário, produz dificuldades e so-frimentos.

Estas dificuldades representam em última análise um sofrimento mental, ou seja, as armadilhas são mentais, estão ligadas à forma com a qual a pessoa vê o mundo e a vida. Uma trava nos olhos.

Geralmente as pessoas não tem consciência das armadilhas mentais, elas estão operando sem a percepção do quanto esta armadilha atrapalha a vida, impede a felicidade ou de viver aspectos mais elevados e de maior des-frute da Vida.

Neste ponto já fica mais claro que as armadilhas mentais se formaram a partir de experiências, informações, entendimentos errôneos, crenças ou modelos mentais formados em um determinado momento do passado, lon-gínquo ou recente.

São verdadeiros limitadores e origem primordial de sofrimentos ou dificuldades das pessoas. De outra maneira, podemos dizer que se trata de uma ignorância. Vou detalhar um pouco mais esta ignorância, o que vai nos facilitar o entendimento de todo o processo que pretendo mostrar.

(6)

A estrutura mental

Racional

Emocional

Operacional

Cada potencialidade será apresentado por três

aspectos-eixo ou principais, uma para cada um dos três campos mentais.

Devemos entender que as potencialidades isomórficas vão se apresentar na mente das pessoas, uma vez que tudo o que acontece e vemos, acontece primordialmente na mente. No desenho abaixo vemos um cérebro humano estilizado, visto por trás.

O hemisfério esquerdo representado pela cor azul e uma

figura interna quadrada, tem como eixo os aspectos mais racionais e cognitivos.

O Hemisfério direito representada pela cor amarela e com

um círculo interno, tem como eixo o aspecto emocional, intuitivo, sensitivo , a liderança, gostar, rejeitar, relacionar-se, amar, odiar , empatia , ter posturas e atitudes frente ao mundo.

A parte comum do cérebro, o corpo caloso que une os dois

hemisférios representado pela cor verde com um triangulo interno, tem como eixo nosso lado reptílico, voltado á capacidade operacional, fazer, ter, sobreviver, cuidar, realizar, ganhar dinheiro, atuar no mundo.

(7)

A ignorância

A ignorância das potencialidades isomórficas ou coerentes

Ignorância basicamente significa algo que não conhecemos ou não sabemos. No nosso contexto, é a ignorância de algo que está além do limite ou do âmbito onde a pessoa opera e que ela obviamente desconhece, é algo além da armadilha, pois o máximo que ele conhece é a própria armadilha. Se a pessoa ignora algo, ela não terá saída, estará condenada a ficar nesta igno-rância até no momento em que ele possa superar o limite aprisionante pela quebra ou superação da ignorância.

Todo ser humano tem em si, de forma inata, um enorme potencial ina-to, um potencial de viver em conformidade com a vida, um potencial de ser feliz e ter uma VIDA COM PROPÓSITO.

O Ser Humano já nasce conectado com a Vida, com a Divindade, tem dentro de si toda a Sabedoria e Plenitude. Tudo isto é a Fonte de Vida, de onde tudo nasce e se processa. Nossa lucidez é expressão da Fonte, assim como a alegria interior incondicional, nossa capacidade de criar e de conhe-cer. A Fonte contém todo o potencial de vivermos coerentemente. Esta coerência eu denomino de ISOMORFISMO. O prefixo ISOS significa igual, de onde, por exemplo, surgem as normas internacionais ISO de qualidade de produtos ou serviços. Estes quando estão de acordo com a norma, passam a ter qualidade certificada. A mesmas questões acontecem com os seres humanos, precisamos de uma “ISO” para termos coerência com a Vida, estarmos em conformidade com as leis universais, isto nos levará a uma vida plena, cheia de felicidade, o que chamamos de Vida Isomórfica. O Sistema ISOR® - os referenciais e instrumentais do Instituto Holos - abordados com a visão holístico-sistêmica - buscam dar pistas e apontar o Isomorfismo

pessoal.

Temos dentro de nós mesmos potencialidades isomórficas, ou seja, são potencialidades que quando ativadas permitem uma vida mais plena e feliz, e que irão se sobrepor às armadilhas que travam nossa vida. Neste ponto, as armadilhas não terão mais nenhum poder sobre nós.

(8)

Armadilha 1

Falta de uma

visão mais ampla

Potencial Isomórfico

Dimensionamento

Revisão

-Temos crenças limitadoras, é com elas que justificamos nossos impas-ses, nossos conflitos, nossas intransigências.

É com nossas crenças que julgamos a nós mesmos e aos outros. E não pense que são somente as pessoas com pouca educação formal. Pessoas es-tudadas, diplomadas, doutores, engenheiros, professores – no dia a dia são

direcionadas por essa visão de mundo limitada. As pessoas são levadas a agir

e julgar segundo suas ideologias, seus dogmas ou, quando especialistas, só veem segundo a viseira de sua área restrita, mesmo que aprofundada.

(9)

Os potenciais isomórficos

Temos sete potencialidades isomórficas básicas, e sua ativação, mesmo que de modo

parcial, farão com que superemos as sete armadilhas naturalmente. Incluo aqui

outras armadilhas que não citei nestes estudo.

Cada armadilha corresponde a um ou até mais de um potencial a ser ativado. Isto é maravilhoso, não precisamos lutar contra as

armadilhas, vamos transcende-las!! De forma natural!

POTENCIAL HUMANO

TRANCENDENCIA

(Ultrapassagem, Novo Tempo e Nova Matriz Mental)

INCORPORAÇÃO

(Aprendizagem, Fortalecimento)

REALIZAÇÃO

(Atividades eficazes, Realização da Vida)

DIREÇÃO

(Gestão, Planejamento, Liderança)

INTERAÇÃO

(Relacionamentos, Sinergia, Abertura de Espaços)

REGULAÇÃO

(Assertividade, Ajustes, Centramento, Delimitação)

DIMENSIONAMENTO

(10)

Ativação do Dimensionamento

O Dimensionamento é a nossa postura ao iniciarmos qualquer pro-cesso, ou ciclo. É a postura interior, a forma da pessoa se ver e agir. É como nós nos vemos e atuamos no mundo. Trata da capacidade de obter posturas coerentes, preparo, ter uma visão ampliada e ter autonomia pessoal.

Visão

Vontade

Aptidão

Fatores do Dimensionamento

Teu dimensionamento é tua bagagem atual, como você começa algo. Determina o grau de sucesso que você poderá alcançar. Podemos nos redi-mensionar constantemente.

(11)

Cultivos do Dimensionamento

Entender o que é Cosmovisão – como funciona a nossa visão de mun-do, e como podemos ampliar esta visão. Buscar o autoconhecimento, conhecer e abrir-se para novas formas de pensar, abrir a mente. En-tender como criamos nossa realidade a partir dos modelos mentais. Ampliar os modelos mentais. Ter consciência do seu nível evolutivo. Aprender a rastrear e entender a visão das pessoas. Estudar e obter os conhecimentos que necessita para dimensionar-se.

Visão

Cultivar técnicas de automotivação e alegria de viver. Ativar a vontade e garra. Ajustar-se a uma imagem pessoal coerente.

Vontade

Aprender a usar as experiências vividas, usar a aprendizagem vivenci-al, autodesenvolvimento, fazer o marketing pessoal.

Aptidão

Através dos cultivos, mesmo que de modo parcial, vamos fazer emergir de nosso inte-rior nossa autonomia e nossa coerência. Temos nova visão, vontade a aptidão! Saímos dos condicionamentos do passado, nos vemos inteiros e completos no agora. Ampliamos a nossa visão. Este dois pontos básicos vão permitir que ultrapassemos a

armadilha da falta de uma visão

mais ampla

.

(12)

Armadilha 2

Prisão

ao passado

Potencial Isomórfico

Incorporação

Revisão

-Deixamos de viver o presente para ficarmos presos ao passado. Se nós nos apegamos às pessoas, preparamos o sofrimento da separação. Quando nossa mente se prende ao passado, ficamos desfocados da realidade. A pri-são ao passado faz com que nossa intenção básica seja de tirar proveito pes-soal de tudo. Então nos fechamos para entreajuda, para colaboração, para mentalidade participativa e servidora. Deixamos de viver o momento pre-sente.

(13)

Ativação da Incorporação

Incorporar significa ampliar o potencial a partir da aprendizagem das experiências vividas. Esta aprendizagem se incorpora em nós, passa a fazer parte. Tornamo-nos mais potencializados. Há o fortalecimento interno, ge-ração de densidade, fortalecimento interno. Cria bases ou nova visão para o futuro e liberta do passado.

Visão de

futuro

Insights

Potencialização

Fatores da Incorporação

A Incorporação

A Incorporação exige um tempo de silêncio e contemplação das experiências vividas, para que passem a fazer parte e potencializem uma pessoa.

Com isto há uma ampliação da cosmovisão e vitalização das pessoas.

(14)

Cultivos da Incorporação

Filtrar o que vale a pena incorporar, fazendo uma escolha isomórfica. Abertura para o novo. Foco no isomorfismo, limpidez mental, não jul-gamento. A matriz anterior se transforma para uma nova matriz men-tal bem mais potencializada.

Visão de Futuro

Incorporação depende de contemplação, onde surgem os insights. Estes são manifestações da Sabedoria interior. Ter atitude de apren-dizagem, feeling, generosidade, meditação.

Insights

Densificação da experiência, potencialização e capacitação, cultivo permanente, felicidade incondicional, doação, aceitação do que é.

Potencialização

Através dos cultivo da Incorporação ficamos potencializados e com nova visão. A resul-tante é a vitalização, alegria e felicidade inte-rior pelas novas descobertas. Esta a forma mais eficaz de nos libertarmos da armadilha 2, a prisão ao passado.

(15)

Armadilha 3

Medo do Futuro

e Ansiedade

Potencial Isomórfico

Realização

Revisão

-O futuro também não existe no agora. Ainda será. A mesma coisa de ficar preso ao passado é ficar preso no futuro, cheio de ansiedades, de me-dos. Esta atitude nos leva a fugir do presente e pode até mesmo nos tornar irresponsáveis pelo que está acontecendo.

O medo do futuro, do amanhã, nos torna ansiosos. A ansiedade é uma característica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso.

(16)

Ativação da Realização

Conhecimentos

Operacionalidade

Fatores da Realização

Realização - esta área é bem conhecida, pois fomos educados desde nosso berço até hoje a nos voltar para o fazer, ter, adquirir, realizar, viver. Praticamente tudo o que fazemos está voltado a este campo de realização, da atividade e processualidade humana.

Entusiasmo

A Realização

A Energia da Realização está ligada à toda atividades humana. No nível mais sutil também significa a Realização da Vida. Realizar a Vida está ligada à capacidade de sobrevivência, à perpetuação da espécie e à felicidade interi-or. A verdadeira felicidade só pode ser vivida no agora, no momento pre-sente. No presente, no Agora, não há medos, sofrimentos e nem ansie-dade.

(17)

Cultivos da Realização

Atenção ao que importa. Visão da abertura de cortinas quando ampli-amos a visão e conhecimentos. Uso da inteligência racional, ter conhe-cimentos de tecnologia, organização mental, mente voltada para bus-ca de reunifibus-cação ou conexão com o Todo. Urgência com paciência his-tórica.

Conhecimentos

Alegria de viver, vontade de aprender, ativação da inteligência emo-cional, desapego, atendimento ao campo afetivo, motivação básica do ser humano. Treinar a perceber a liberdade do Agora.

Entusiasmo

Realização de vida, inteligência operacional, produtividade, ritmo, atendimento às necessidades de sobrevivência, perpetuação da espé-cie e reunidade, comunhão. Ousadia no fazer, iniciativa.

Operacionalidade

O cultivo do Agora é o antídoto do medo do futuro e da ansiedade. No Agora há perfeita paz. É um estado vivo da mente, ela está atenta e bem desperta. No Agora até lem-bramos do passado e do futuro, até fazemos planos, mas não nos prendemos. Realização da Vida é a comunhão com tudo, na maior parte do tempo. O medo do futuro e a ansie-dade simplesmente desaparecem.

(18)

Armadilha 4

Falta de confiança

em si, não conhece

seu potencial ou

desconhece que há

um potencial.

Potencial Isomórfico

Direção

Revisão

-Potencial é poder, força armazenada, energia não usada, habilidade esperando ser utilizada. Potencial é tudo aquilo que você pode realizar, mas que ainda não realizou. Olhe para você: já deu o seu tudo, o seu todo? Se não, então há potencial em você! Potencial é o seu todo, é tudo que você tem – é todo o seu poder. Enquanto houver algo não utilizado, não revelado, não realizado, não compartilhado em você, então haverá potencial.

(19)

Ativação da Direção

Ordenação Mental

Condução

Fatores da Direção

A Energia da Direção refere-se à capacidade direcionadora humana, na qual estão contidos os processos de tomada de decisões, planejamento, condução, gestão e liderança.

Coragem

A Direção

A Energia ou potencial de Direção é o que nos dá a capacidade de dar ru-mos e a fazer planos. Os ruru-mos só po-dem existir se houver decisões. Só pode haver decisão quando há assunção da vida, ou seja, tomar as rédeas da vida na sua mão. Quem assume a sua vida, ad-quire a coragem para a tomada de de-cisões.

ENERGIA DA DIREÇÃO

CAPACIDADE DECISÓRIA

CORAGEM

(20)

Cultivos da Direção

Obtenção da clareza de rumos a partir da ordenação mental, ou seja, seguir os passos do processo decisório. Inclui a percepção interna ou aquisição da visão de futuro aliada a uma visão estratégica. Há neces-sidade de abertura para o novo que emerge e para o probabilismo, com ponderação.

Ordenação Mental

Ativar a coragem, a criatividade, correr riscos. Permitir que a Sabedoria interna e a intuição atue na percepção ou feeling de rumos. Auto auto-rizar-se a utilizar seu enorme potencial interior.

Coragem

Assumir a sua Vida, ser o condutor da sua Vida. Tomar decisões com rit-mo e eficácia. Cultivar a auto condução ou gestão pessoal. Exige flexi-bilidade, abertura à inovação, superar conflitos e atuar com posturas focadas. A condução está vinculada à Energia de Regulação.

Condução

Resultante da Direção

A emergência da capacidade direcionadora advém da coragem da tomada de decisões. A tomada de decisões assertivas advém da ca-pacidade de correr riscos. Neste momento há a percepção do potencial condutor, e desa-parece a armadilha 4, que é a falta de confi-ança em si, não conhecer seu potencial ou desconhece que há um potencial.

(21)

Armadilha 5

Pensar só em si

mesmo, não perceber

como relacionamentos

e posturas generosas

podem melhorar a vida

e o gosto pela vida.

Potencial Isomórfico

Regulação

Revisão

-Pensar só em si mesmo é egoísmo. Egoísmo é apego aos próprios inte-resses, comportamento de quem não leva em consideração os interesses dos outros, tornando-se a única referência sobre tudo. Vivemos em um mundo em que predomina o egoísmo mesquinho, onde as pessoas valem mais pelo que aparentam ter, do que pelo que realmente são. No meio de tudo esquecemos a generosidade.

(22)

Ativação da Regulação

Discernimento

Centramento

Fatores da Regulação

É essencialmente nossa capacidade de nos centrarmos, sem invadir ou nos deixarmos invadir. A Regulação acontece primordialmente na faixa in-terna das pessoas. Tem como focos principais a percepção do clima e a capa-cidade de ajustamento situacional. Inclui a capacapa-cidade de atuar com cri-térios claros e com ética. Dar auto e hetero-feedback e conduzir a recepção e emissão de energia.

A regulação funciona como suporte e pano de fundo no funcionamen-to de uma equipe ou organização, semelhante ao óleo lubrificante de um motor.

Assunção

A Regulação

A Energia ou Potencial de Regulação é capacidade de ajustamento si-tuacional e obtenção de uma condução adequada frente a todas situações que surgem na vida. Isto exige um estado de atenção e alerta.

Atenção e alerta é obtido pelo centramento pessoal, o qual por sua vez é essencial para termos postura condutora.

(23)

Cultivos da Regulação

Critérios claros, discernimento, auto feedback, clareza de Intenção, flexibilidade mental.

Discernimento

Assunção da Vida, lidar com aspectos sutis, liberdade interior, entusi-asmo, percepção e intuição, sensibilidade, vigilância e atenção.

Assunção

Postura Condutora, estado de atenção, condução da emissão e recep-ção, equilíbrio, caminho do meio, administração do tempo, pro ativi-dade, prática de artes marciais.

Centramento

Na Energia da Regulação passamos a ter ações coe-rentes com a vida, pois esta regulação é o ajuste que precisamos fazer frente aos acontecimentos, mas também à ordem ou leis universais. A Regulação em si implica em coerência e esta é perante todos os aspectos na vida, em especial em nossos relacio-namentos. A melhor Regulação é quando ficamos felizes. A felicidade nas relações surge de modo natural e espontâneo, quando beneficiamos ou so-mos generosos com pessoas. Não há Regulação egoísta, pois estamos ativando os potenciais iso-mórficos ou coerentes com a Vida, aquilo que gera coerência e felicidade.

(24)

Revisão

-Vivemos em um mundo de comparações e nos preocupamos com a opinião dos outros. A sociedade nos forma com padrões e nos identificamos com esses condicionamentos relacionados ao dinheiro, satisfação, sucesso e felicidade. Cultivamos nosso ego através de reconhecimentos que necessi-tamos a todo momento.

Precisamos ser aprovados para nos sentirmos bem. Esse é um grande erro. Criamos metas que, na ilusão de conquistar a felicidade e sair de nossa condição atual, na maioria das vezes é incômoda, nos fazem viver insatis-feitos e com a sensação de vazio. A opinião existe através do sistema de cren-ças e valores da pessoa, que foi construído com base em suas próprias

A Armadilha 6

Armadilha 6

Deixar-se governar

pelos outros, pelas

opiniões e crenças

dos outros, deixar-se

influenciar

Potencial Isomórfico

Interação

(25)

Ativação da Interação

Objetividade

Criar Clima

Fatores da Interação

Refere-se ao campo de energia dos relacionamentos interpessoais e intersetoriais, comunicação, posturas prestadias, enfim, a tudo que diz res-peito ao complexo processo de relacionamentos e interação humana. Inclui a habilidade de geração de clima de harmonia relacional.

O clima é o aspecto sutil em todos os relacionamentos, pois tem o poder de direcionar as atitudes e os acontecimentos. O clima, em todos os ambientes e atividades humanas, influenciará o comportamento e deter-minará a ordem dos acontecimentos

Sintonia

A Interação

A energia da Interação – a capacidade relacional - é obtida a partir de diversos fatores interdependentes. Seus eixos são a objetividade, a sintonia e criação de clima. O clima advém da vibração de energia das pessoas, a qual está ligada diretamente à Intenção Interior e tipo de raciocínios ou men-talidade predominante no momento. Por exemplo, raciocínios de guerra e confronto, ou raciocínios de harmonia e entendimentos – cada um gera o cli-ma correspondente. No mundo empresarial, podemos falar de clicli-ma orga-nizacional. Clima do evento, o aspecto sutil que governa. Comportamentos, atitudes, ordem dos acontecimentos.

A importância do clima

(26)

A Energia da Interação obtida a partir do cultivo de seus múltiplos componentes, tem como resultante a paz e harmonia nas relações. Isto também significa que a paz e harmonia só pode ser obtida por pessoas que conduzam suas relações, que intencionalmente criem o clima favorável. Quando este aspecto acontece, inicia-se o processo de superação da armadilha 6, ou seja, não serei mais governado pelos outros. Podemos até trocar experiências e mesmo falar de crenças ou valores, num processo interativo de crescimento mutuo, mas tudo passará pelo crivo pessoal, de modo que não seremos mais

manipu-Cultivos da Interação

Cultivar a comunicação real e a assertividade na comunicação, buscan-do sempre a tolerância, diálogo, negociação e respeito à verdade de cada um.

Objetividade

A sintonia advém da capacidade de empatia, sentir e perceber o clima do outro, suas reais necessidades e buscas. Sintonizar-se com o outro exige ativar e aguçar sua sensitividade e sensibilidade. Muitas vezes exige o cultivo da paciência. Na sintonia podemos expressar a amorosi-dade ou compaixão. Sintonizar-se requer estar presente aqui e agora, valorizar a vida e também dar-se o direito de amar.

Sintonia

Aprender a criar e conduzir o clima. O Clima harmônico advém de pos-turas focadas e condutoras, uso da equanimidade (igualdade) e diplo-macia, de posturas solucionadoras e criativas, aliado a uma atitude prestadia. O aspecto prestadio é a nossa capacidade de amar e desejar o bem e a felicidade do outro de modo incondicional.

Criar Clima

(27)

Revisão

-Muitas pessoas vivem num estado de permanente tensão e ansieda-de, mantendo-se em atividades incessantes. Temos a ansiedade de resolver a vida de obter alguma coisa, de insatisfação interior e muitas vezes sem nenhum rumo.

O Ser humano está movido pelo desejo de obter a felicidade em algum outro momento futuro. A insatisfação, muitas vezes indefinível, uma espécie de sede de infinito permanece intensa a maior parte do tempo, gerando to-da sorte de desequilíbrios, dificulto-dades ou mesmo conflitos existenciais.

A Armadilha 7

Armadilha 7

Querer resolver a

Vida, não aceitar

o momento,

eterna

insatisfação.

Potencial Isomórfico

Transcendência

(28)

Ativação da Transcendência

A Transcendência se caracteriza pela nossa capacidade de ultrapassar um tem-po, ou um ciclo. Na realidade é um salto quântico, uma renovação ou então a gera-ção de novo tempo. Há uma Reformulagera-ção conceitual, - novos circuitos neurônicos - a Liberdade interior de aceitá-la e obviamen-te no aspecto operacional uma Repostura-ção, ou seja, nova forma de agir.

Trata-se de uma energia que repenti-namente surge, pois trata-se de um salto

quântico.

Salto Quântico

Na Física Quântica, quando uma partícula que está num de-terminado nível energético ganha uma quantidade de exa-tamente igual a diferença de energia para um nível mais alto, ela salta para esse nível. Esse salto é chamado de Salto Quân-tico. Curiosamente quando o elétron salta de uma órbita para outra, ele não pode ser encontrado entre as órbitas no momento do salto. Nós vamos acumulando ou absorvendo as energias de Dimensionamento, Regulação, Interação, Direção, Realização e Incorporação – tudo isto nos poten-cializa e quando há energia suficiente, ocorre naturalmente o Salto Quântico. Portanto, as mudanças são repentinas.

Reformulação

Reposturação

Fatores da Transcendência

Liberdade

A Transcendência

A energia da Transcendência é mais sutil ou refinada, ela ocorre silenciosa-mente na “alma”, como se fosse um abrir mágico de uma flor ou de uma cortina esvoaçante no espaço, descortinando silenciosamente novas visões, oportuni-dades, percepções, ou reformulações conceituais. Tudo surge na mente – pluft – pronto de repente está lá, tudo pronto. Talvez como um atleta que se preparou, teve bom desempenho na competição, e como resultante – de repente – num ins-tante- a vitória é obtida. Transcendência não é algo que se possa explicar em

pala-Núcleo e- e -E1 E 2 e -e -Energia Energia liberada E1 E2 Onda eletromagnética (luz) Energia absorvida E1 E2 E1 E2 Energia crescente

elétron indo de uma órbita a outra fóton sendo absorvido

(29)

Cultivos da Transcendência

Quando o Ser está pronto, ou tem energia e experiências acumuladas, pode ocorrer um Salto Quântico. A mente se torna muito livre – sem

li-xos mentais ou de crenças paralisantes - e ocorre uma reformulação

conceitual, ou então, uma nova compreensão ou entendimento. Há um desatrelamento da matriz mental anterior e criação de nova ma-triz. Precisamos nos auto autorizar para a abertura mental. Pode incluir a descoberta da vazies (vacuidade da realidade) ou não-solidez das coisas e nova compreensão mais livre da vida. Ampliação da consci-ência da missão da empresa. Novo modelo organizacional, novos pro-jetos, organização do futuro, mente antenada para novas oportu-nidades.

Reformulação

A liberdade inata se manifesta na transcendência. Sempre fomos e sempre seremos livres. Há assunção espiritual da vida. Percepção da espacialidade libertadora. Alegria de Viver auto emergente. Brilho Organizacional, nova ambiência de trabalho, clima criativo, deixar-se superar, ousadia empreendedora, comprometimento com a sustenta-bilidade, boa empresa para se trabalhar.

Liberdade

Redimensionamento, realização de novas funções, ações compassi-vas. Ações mais evoluídas e coerentes com a Vida. Defesa da Vida e do planeta. Nova empresa integradora, gestão inovadora e servidora com capacidade reformuladora, novas funções, abertura para novos espa-ços, adequação ao mercado, empresa cidadã, organização sustentável.

(30)

Resultante da Transcendência

A Energia da Transcendência gera a Evolução, Alegria, e Transformação Pessoal. Nas Organiza-ções há nova vitalidade, um novo começo trans-cendente. Assim, transcendemos a armadilha 7 pelo salto quântico para um novo tempo de compreensão superior da Vida. Compreende-mos que a verdadeira realização da Vida é no Agora e na paz interior, independente daquilo que fazemos ou que queremos alcançar. Nos au-to completamos, estamos pacíficos a cada ins-tante, sem a ânsia de chegar a algum lugar ou resultado. Surge a plenitude da Vida, onde só há o Agora e nenhum lugar onde chegar ou alcan-çar. Continuamos no mundo processual comple-tos e plenos, com nossos projecomple-tos e metas, po-rém sem sofrimentos ou conflitos.

(31)

Caro leitor,

desejo convidar você a fazer o mini-curso on-line que gravei recentemente. Trata-se do Viver MelhorOs 20 Pontos Focais que Transformam Pessoas e Harmonizam Relacionamentos.

Convite especial

Você será apresentado aos critérios isomórficos de relação, ou seja, são critérios, posturas e comportamentos que são coerentes - estão em total sintonia com a Vida, que são verdades por si mesmas e que não se prendem a teorias ou fór-mulas mágicas. Esta apresentação ativará em você novas regiões mentais de elevada energia que passarão a fluir em você de forma natural. Ofereço uma porta de acesso para o seu desenvolvimento nos âmbitos, pessoal e profissional.

Meu objetivo é este: Ampliar sua mentalidade, ir além dos conflitos, e reorientá-lo para novas perspectivas, realizando mudanças consistentes e duradouras.

Neste link abaixo você terá mais informações, poderá assistir ao vídeo explicativo e com parte do curso, além dos bônus especiais que disponibilizarei a você, de um

e-book exclusivo sobre os 20 Pontos Focais. O valor promocional é de apenas R$49,00 - www.holos.org.br/curso-ead-viva-melhor

Referências

Documentos relacionados

O resistor é um elemento passivo que possui uma propriedade chamada resistência elétrica que é medida em ohms (Ω). Um resistor ôhmico oferece um relacionamento linear

Os métodos de obtenção de dados a partir de “Smart Steps” assim como os métodos de tratamento de dados de análise multivariada apresentaram fácil aplicação

Frente ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e comparar a cinética do consumo de oxigênio e os valores de referência para a prescrição do treinamento

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Durante este estágio, tive também a oportunidade de frequentar o serviço de urgência,. onde me foi possível observar a abordagem do doente pediátrico, as patologias

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

186 O filósofo afirma que a tarefa mais difícil para um homem é exercer a sua virtude para com um outro e não somente para si, e aquele que consegue

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim