• Nenhum resultado encontrado

Mensagem do Presidente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mensagem do Presidente"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Mensagem do Presidente

_______________________________________________________

Transparência e resultados

A previsão orçamentária do Sincor-SP para 2016 comprova a relevância da transparência nas contas, para que possamos, em benefício da categoria, manter ou até mesmo ampliar as atividades e serviços disponíveis aos associados e, ao mesmo tempo, gerar ainda mais resultados para alocação em investimentos.

O balanço dos movimentos concretizados ou em andamento, no decorrer deste ano, revela que é bem-sucedido o modelo de planejamento focado nos interesses dos corretores de seguros. Tivemos, de fato, um ano de muito trabalho. Apesar das dificuldades econômicas, o Sincor-SP foi além do previsto, envolvendo, por exemplo, cerca de 7 mil corretores de seguros de todo o Estado, mesmo em ano sem Conec, por meio de eventos que se integraram à agenda permanente, visando aprimorar conhecimento e relacionamentos dos participantes, como Oficinas de Empreendedorismo, Fórum de Oportunidades, Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores, Voz do Empreendedor, Seminário Multidisciplinar, entre outros.

Também buscamos o equilíbrio financeiro e preparamos projetos fundamentais para a administração empresarial do Sincor-SP, como a nova política de cargos e salários, além da implementação de sistema financeiro, assim como a normatização de todos os procedimentos da área, evidenciando os ativos fixos do Sindicato para auditoria.

Trata-se de iniciativas até então inéditas, mas ancoradas no objetivo fundamental que é servir o corretor de seguros, cada vez mais e melhor. É assim que todas as decisões da entidade são pautadas pela utilização inteligente dos recursos, visando resultados sustentáveis a partir de saldo sempre positivo nas frentes de atuação.

Temos pela frente o XVII Conec, com estimativas de respectivos valores apontados neste

documento, que traz o mapeamento geral da projeção de receitas e despesas para o exercício de 2016. Tudo está muito claro, reforçando premissas de seriedade e austeridade. Além de realizar o maior e mais bem elaborado congresso de todos os tempos, o nosso compromisso é entregar um resultado operacional superavitário, de modo que será mais um ano intenso de trabalho e pleno de conquistas.

Forte abraço!

Alexandre Camillo

(3)

Previsão Orçamentária Anual 2016

__________________________________________________________________________

Com fulcro no disposto no Art. 30, § primeiro, apresentamos a Previsão Orçamentária Anual válida para o exercício de 2016. Cumpre-nos destacar que o presente planejamento foi elaborado tendo por base os projetos sociais e institucionais traçados pela diretoria eleita, sendo estruturada a planificação executiva e, com esta, a valoração necessária para a adequação financeira, com base nas receitas oriundas de contribuições sindicais, sociais, cursos e certificações digitais.

Premissas utilizadas:

1. RECEITAS

1.1 Contribuição Sindical

Mantido o valor mínimo praticado em 2015, face à incerteza de enquadramento de empresas no Simples Nacional e a incerteza quanto ao percentual de aumento a ser dado pela Confederação Nacional do Comércio.

1.2 Contribuição Social

Reajuste dos valores de contribuição associativa pela recomposição da expectativa inflacionária e ajustes operacionais.

1.3 Jornal dos Corretores de Seguros – JCS

Previsão de receitas relativa às verbas decorrentes de vendas de anúncios.

1.4 Receita de Cursos

Previsão de receitas oriundas de inscrições em cursos e palestras, conforme estimado pela Unisincor – Universidade Corporativa Sincor.

1.5 Certificação Digital - Autorizações de Registro

Receita projetada de acordo com plano de metas divulgado pela AC Sincor.

1.6 Convênio DPVAT

Corresponde à verba oriunda de repasses de valores promovidos pela Seguradora Líder, conforme convênio, e pela Centauro-On, com base no atendimento à população em todo o Estado e volume de processos concluídos nas unidades de atendimento.

1.7 Outras Receitas

Verba oriunda das recuperações de arrecadações participativas de corretores de seguros.

1.8 Aluguel de Espaço em Regionais/ Mailing

Projetado de acordo com novas diretrizes da atual gestão quanto a um melhor aproveitamento dos espaços e dados das Casas dos Corretores de Seguros, com previsão de reajustes sobre os valores atualmente cobrados, adaptando à realidade de mercado.

1.9 Receitas de Eventos Diversos

Estimativa de receitas referente aos diversos eventos a serem realizados em 2016, incluindo aquela relativa ao XVII Conec (Congresso dos Corretores de Seguros).

(4)

2. DESPESAS

2.1 Certificação Digital - Autorização de Registros

Maior investimento com viagens para expansão da rede, com visitas técnicas e operacionalização da central de dossiês.

2.2 Publicidade e Propaganda

Pagamento de agência de comunicação + acrescimento referente ao XVII Conec + Propaganda comemorativa ao Dia do Corretor de Seguros e outras iniciativas de comunicação da importância profissional ao longo do ano.

2.3 Contribuições Associativas

Contribuições à FESESP e FENACOR.

2.4 Jornal dos Corretores de Seguros

Despesas com impressão e colocação do Jornal dos Corretores de Seguros na internet.

2.5 Assessoria Contábil e Auditoria

Projeção dos valores contratados junto às empresas de contabilidade e auditoria.

2.6 Assessoria de Comunicação e Marketing

Assessoria nas áreas, incluindo campanhas publicitárias para atrair novos sócios.

2.7 Consultoria Técnica e Organizacional

Relativo aos serviços de Assessoria Técnica, Administrativa e Organizacional durante o exercício de 2016.

2.8 Assessoria de Imprensa

Promoção de relacionamento com a mídia, indicação de pautas, oportunidades de entrevistas, realização de coletivas de imprensa etc.

2.9 Assessoria Jurídica

Referente aos contratos de assessoria na área jurídica preventiva, com análises de contratos e orientações, bem como atuações em processos no contencioso que envolvam, exclusivamente, demandas da entidade.

2.10 Utilidades e Serviços | Despesas com Regionais

Consideradas as despesas fixas com as 29 unidades, tais como condomínio, aluguéis, despesas de material de escritório, entre outros (não incluída despesas com a Regional Centro, que está localizada na Sede).

2.11 Eventos – 30 unidades

Projeção de despesas considerando 5 (cinco) encontros em cada Casa do Corretor de Seguros.

2.12 Reuniões de Diretoria

Previsão de despesas e reembolsos relativos às reuniões de diretoria e suplentes.

2.13 Correios e Malotes

Contempla todas as despesas de envio de correspondências e também do Jornal dos Corretores de Seguros.

2.14 Serviços

As despesas de serviços foram projetadas com base no plano de metas traçado para o exercício, tendo por parâmetro ainda os contratos firmados para manutenção e limpeza, lastreados nos atuais gastos, com projeção da média da inflação.

2.15 Outras Despesas

Provisão para outras despesas não classificáveis nos demais itens, inclusive eventuais pagamentos a serem realizados relativos ao contencioso judicial.

2.16 Cursos - Capital e Interior

Projeção de despesas relativas à efetivação de diversos cursos, incluindo nesse montante as realizações na Capital e no Interior.

(5)

2.17 Eventos Diversos

Previsão de despesas a serem realizadas nos eventos programados para o exercício de 2016, incluindo o XVII Conec e outros eventos nas Regionais e Sede, bem como do Cruzeiro da Família.

2.18 XVII CONEC

Considerada previsão de reajuste de, aproximadamente, 12% bem como o enquadramento relativo ao trabalho de Estudos de Cargos e Salários.

2.19 Despesas com Pessoal

Projeção das despesas relativas à Folha de Pagamento dos funcionários da sede e regionais, bem como respectivos encargos (INSS/ FGTS/ PIS), assistência médica/ odontológica, vale transporte, vale refeição, entre outras. Considerada previsão de reajuste de, aproximadamente, 12%, bem como o enquadramento relativo ao trabalho de estudos de Cargos e Salários.

2.20 Despesas Bancárias

Projeção referente a despesas de manutenção das contas junto à Credicor-SP, Bradesco e CEF, que será reduzida ao total de três contas bancárias, bem como despesas com a cobrança de boletos bancários.

3. DISPONÍVEL

Projeção do valor disponível em saldo de caixa e aplicações financeiras em 31/12/2015.

4. INVESTIMENTOS

4.1 Aquisição de Móveis e Utensílios

Aquisição de móveis e utensílios em reposição àqueles já existentes, porém obsoletos.

4.2 Hardware e Software

Previsão de atualização/substituição do ERP, desenvolvido em 2010, para maior confiabilidade e recursos; atualização do Portal do Sincor-SP, com acesso via APP (IOs e Android); instalação de TVs, micros e câmeras nas salas de reuniões e auditório para suporte a vídeo conferências; e aquisição de equipamentos móveis (ultrabook e notebooks).

4.3 Instalações e Reformas

Despesas com reformas e adaptações de layout.

4.4 Casa do Corretor de Seguros

Investimento condicional, a ser realizado de acordo com a disponibilidade de recursos. Nesse custo, está previsto a instalação de 04 (quatro) Casas do Corretor de Seguros, com melhor possibilidade de utilização dos espaços pelos corretores de seguros associados, bem como aluguel dos auditórios para outros eventos.

(6)

Detalhamento de Valores

__________________________________________________________________________

Projeção das Receitas

Especificação 1 - Receitas 1.1 - Receitas institucionais Contribuição Sindical 3.000.000 Contribuição Associativa 8.400.000 Total 1.1 11.400.000 1.2 - Receitas adicionais

Certificação Digital/ Autorização de Registro 2.650.000

Jornal dos Corretores de Seguros 450.000

Receitas de Cursos 240.000

DPVAT - Convênios Seguradora Líder e Centauro-On 3.300.000

Outras Receitas 200.000

Aluguel de Espaços nas Regionais/ Diversas 45.000

Receitas de Eventos Diversos 11.000.000

Total 1.2 17.885.000 Total de Receitas Previstas 1 29.285.000

Projeção das Despesas

2 - Despesas

2.1 - Custos das receitas adicionais

Certificação Digital/ Autorização de Registro 400.000

Contribuições Sindicais 195.000

Cursos - Capital e Interior 175.000

Total 2.1 770.000

2.2 - Serviços Terceiros

Assessoria Contábil e Auditoria 308.000

Assessoria de Comunicação/ Marketing/ Serviços 597.000 Assessoria/ Consultoria Organizacional 980.000

Assessoria de Imprensa 74.000

Assessoria Jurídica 252.000

Total 2.2 2.211.000 2.3 - Despesas com Propaganda e Publicidade Despesas com Propaganda e Publicidade 1.100.000 Jornal dos Corretores de Seguros + JCS Online 490.000 Total 2.3 1.590.000

2.4 - Utilidades/ Serviços

Artigos/ Expediente/ Gráfica 86.000

Condomínio 150.000

(7)

Copa/ Limpeza 233.000

Despesas com Correios e Malotes 219.000

Despesas com Regionais 1.444.000

Despesas com Ouvidoria/ Disque Sincor/ Ética 50.000

Energia Elétrica 76.000

Internet - Provedores 67.000

Material de Informática/ Eletrônicos Diversos 108.000

Outras Despesas 200.000

Reuniões de Diretoria 650.000

Seguro de Vida para Associados e Outros Seguros 660.000

Telefone 310.000

Verba de Representação Social 530.000

Total 2.4 4.960.000

2.5 - Eventos Diversos

XVII Conec 9.200.000

Outros Eventos 2.500.000

Total 2.5 11.700.000

2.6 - Despesas com Pessoal

Salários e Ordenados 3.661.000 13º Salários 294.000 Férias 350.000 Indenizações 200.000 INSS 1.020.050 FGTS 317.000 PIS s/ FOPAG 43.250 Benefícios 1.232.000 Total 2.6 7.117.300 2.7 - Despesas Financeiras e Tributárias Despesas - Manutenção de Contas + Cobrança Boletos 584.000 Impostos Municipais (TFE/ TFA/ IPTU) 36.000 Total 2.7 620.000 Total de Despesas Previstas 2 28.968.300

3 - Receitas Financeiras Aplicações Financeiras 235.200 Resultado Operacional [( 01+03) - 02 ] 551.900

(8)

Projeção de Investimentos

4 - Investimentos

Aquisição de Móveis e Utensílios 40.000

Hardware/ Software 150.000

Instalação e Reformas 80.000

Casa do Corretor de Seguros 1.000.000

1.270.000

Fluxo de caixa projetado

+ Saldo Inicial 2.800.000

+ Receitas no Exercício 29.520.200

( - ) Despesas - 28.968.300

( - ) Investimentos - 1.270.000

(9)

Parecer do Conselho Fiscal

__________________________________________________________________________

O Conselho Fiscal do SINDICATO DOS CORRETORES DE SEGUROS, DE EMPRESAS

CORRETORAS DE SEGUROS, RESSEGUROS, DE SAÚDE, DE VIDA, DE CAPITALIZAÇÃO, DE PREVIDÊNCIA PRIVADA NO ESTADO DE SÃO PAULO – SINCOR-SP, no exercício de suas atribuições, em cumprimento às disposições legais e estatutárias previstas no artigo 19, C, por seus membros abaixo assinados, examinou e analisou a PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DO EXERCÍCIO

DE 2016 e respectivo Demonstrativo Analítico, elaborados pela Diretoria desta entidade e opina que a

referida previsão encontra-se em perfeita ordem e exatidão, estando as referidas propostas

orçamentárias em harmonia com a atual situação econômico-financeira do Sindicato e em condições de serem apreciadas na Assembleia Geral Ordinária, prevista no mesmo diploma legal em seu artigo 30, Parágrafo Único, B.

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

Figura 25 - Identidade Visual para Eva Nails Fonte: Criado pelo Maurício..