• Nenhum resultado encontrado

Discurso de Posse do Presidente Eduardo Mayr

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Discurso de Posse do Presidente Eduardo Mayr"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

www.rotarycopacabana.com

PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL

Ray Klinginsmith GOVERNADOR DO DISTRITO 4570

Antonio Carlos Coutinho

CONSELHO DIRETOR 2010-11

PRESIDENTE: Eduardo Mayr CONSELhEIRO DA PRESIDêNCIA:

Pedro Loureiro Durão úLTImO PRESIDENTE: Alexandre Bittencourt Calmon

PRESIDENTE ELEITO 2011-2012: Fernando Alves Vieira

PRImEIRO SECRETáRIO:

Cleonice Barros de Macedo Datum SEGUNDO SECRETáRIO:

José Octavio Knaack Campos PRImEIRO TESOUREIRO:

Robert Nigri SEGUNDO TESOUREIRO:

Antonio Vilardo PRImEIRO PROTOCOLO: Nissim Cohen Hallale

SEGUNDO PROTOCOLO: Mauricio Cohen

DIRETORES:

- Comissão Permanente de Administração Isac Hadid

- Com. Perm. de Desenvolvimento do Quadro Social Manoel Edelsberg e Cleofas Santiago - Comissão Permanente da Imagem Pública de Rotary

Sergio Henrique Richiden Guimarães - Com. Perm. de Projetos de Prestação de Serviços

Marceli Uram e Efrahim Meniuk - Comissão Permanente da Fundação Rotária

Claudino Brasil da Nóbrega - Comissão Perm. do Patrimônio Histórico do Clube

Francisco de Paula de Souza Brasil

ANO LX - BOLETIM SEMANAL Nº 01 - COPACABANA - 12 DE JULHO DE 2010

HOJE:

COMPANHEIRISMO

(Continua na pág. 4)

Discurso de Posse do

Presidente Eduardo Mayr

Queridos Companheiros e Amigos, Vivo um momento extremamente feliz. O momento em que me vejo empossado como Presidente do nosso querido Rotary Club de Copacabana, de tantas tradições e realizações, na presen-ça de tantos amigos, carinho e simpatia. Feliz porque venho substituir, com meu Conselho, outro valoroso Conselho e um companheiro maravilhoso que durante toda sua gestão foi identificado pelo Protocolo como “nosso jovem e dinâ-mico Presidente”. (E desde já gostaria de implorar que o novo protocolo não me chame nunca de “velho e cansado Presidente”...)

Vejo que se encontram presentes muitos Amigos, muitos Presidentes e companheiros de outros Clubes rotários. Nossos companheiros do RC São Conrado. O Presidente da Ordem dos ministros Evangélicos do Brasil, meu querido Rev. Isaias maciel. meu colega dileto Desembargador murta Ribeiro, ex-presidente do nosso Tribunal de Justiça, do RC Rio de Janeiro. meus queridos Desembargadores Ruyz Alcântara, Joaquim Brito e Eunice Caldas, nossa Governadora assistente. meu amigo de infância, Deputado marcelo Itagiba. O meu Pastor André mello e os irmãos da nossa Igreja Presbiteriana de Copacabana, diáconos Augusto, Adão e Paulestir, Presidente do RC Rio Bonito. Colegas queridos da magistratura que integrei, do e do ministério Público, Procurador de Justiça José Antonio. Representantes da nossa AELB, Academia Evangélica de Letras do Brasil, Celso Aluizio e marly. Nosso Governador Antonio Coutinho e Sheila, muitos ex-governadores, reco-nhecendo o Bemvindo, Augusto menezes, hertz Uderman, e nossos futuros, Salvador

(2)

Como transcorreu a reunião passada

05 de julho de 2010

Presidentes: ALEXANDRE BITTENCOURT CALmON

EDUARDO mAYR

Protocolo: ISAC hADID

Secretário: NISSIm hALLALE

Abertura

Declarando aberta a reunião festiva de posse do Conse-lho Diretor 2010-2011, o Presidente Alexandre Bittencourt

Calmon, fez soar o sino rotário, ao som do hino Nacional

Brasileiro. Ao final, o plenário saudou a Bandeira do Brasil e as demais nações representadas por suas bandeiras.

Protocolo

O protocolo Isac Hadid iniciou o trabalho protocolar agradecendo a presença dos companheiros, visitantes e con-vidados. Informou que aquela reunião festiva seria dedicada a posse do Presidente Eduardo Mayr e do Conselho Diretor 2010-2011.

Após as saudações, apresentou a composição da mesa presidencial, assim distribuída: presidindo a reunião, ao centro, o Presidente 2009-2010 Alexandre Bittencourt

Calmon. À sua direita, Elizabeth Mayr, Esposa do Presidente

Eduardo mayr; Antonio Carlos Coutinho, RC Nova Iguaçu, Governador 2010-2011; Sheila da Silva Coutinho, RC Nova Iguaçu, esposa do Governador Antonio Coutinho; Dulce

Mat-tos da Costa, RCRJ São Conrado, Presidente 2010-2011, que

transferiu e emparceirou seua reunião daquela data com o RC de Copacabana; EGD Bemvindo Augusto Dias, RCRJ Tijuca, Chairman da Fundação Rotária 2006-2010. À esquerda,

Eduar-do Mayr, Presidente 2010-2011; Monica Calmon, esposa Eduar-do

Presidente Alexandre Calmon; Alice Cavaliere Lorentz, RC do Rio de Janeiro, Presidente 2010-2011, Governadora Indicada 2012-2013 Distrito 4570; Vivianne de Mattos Oliveira, RCRJ Ipanema, Presidente 2010-2011; Dulce Grünewald Lopes de

Oliveira, RC do Rio de Janeiro, Sócia honorária, representando

a Presidente da Casa da Amizade da Família Rotária da Cidade do Rio de Janeiro.

Ao final, anunciou os clubes e autoridades visitantes. Em seguida, desejou a todos uma ótima festa e um bom jantar.

Contribuição à Casa da Amizade

O Presidente Alexandre Calmon, em nome do RC de Copacanabana, fez a entrega a Dulce Lopes de Oliveira, em nome da Casa da Amizade da Família Rotária da Cidade do Rio de Janeiro, de um cheque para as obras assistenciais daquela Instituição.

Palavras de Despedida do

Presidente Alexandre Calmon

O Presidente Alexandre Calmon agradeceu novamente a todos os companheiros do RC de Copacabana pelo em-penho ao longo de todo o ano rotário 2010-2011. Por estar ausente na última plenária do clube, fez um agradecimento especial ao companheiro Pedro Durão, e sua esposa Zélia, que encontravam-se na Convenção Internacional do Rotary no Canadá. manifestou que estava muito emocionado com a despedida da Presidência, mas disse que foi um enorme prazer assumir o cargo e que havia cumprido 100% do que preten-dia. Ao final, com muita emoção, fez uma linda homenagem à sua esposa Monica Calmon, por todo apoio e carinho ao longo deste período.

Mesa da Presidência.

O Presidente Alexandre Calmon coloca na lapela do companheiro Eduardo Mayr o pin de Presidente.

(F ot os de A lcides Vieir a)

(3)

Posse do Presidente Eduardo Mayr

O Presidente Alexandre Calmon fez soar pela última vez o sino rotário, e colocou na lapela do companheiro Eduardo

Mayr o pin de Presidente. Em seguida, o Presidente Eduardo Mayr fez soar pela primeira vez o sino rotário e colocou na

lapela do comp. Alexandre Calmon o pin de Past President. Na sequência, o Presidente Eduardo Mayr convidou o Conselho Diretor 2010-2011 para tomar posse, convidando também os cônjuges para colocar na lapela dos companheiros do Conselho o pin respectivo a cada cargo.

Ao final, declarou o Conselho Diretor 2010-2011 empos-sado, sob uma calorosa salva de palmas do plenário.

O Presidente Eduardo Mayr com o Conselho Diretor 2010-2011, na momento de sua posse.

A primeira dama Elizabeth Mayr entrega à Monica Calmon, esposa do Presidente Alexandre Calmon, um lindo ramo de flores.

O Presidente Alexandre Calmon recebe o sino e o martelo representando sua gestão no ano rotário 2009-2010.

Discurso de Posse do Presidente Eduardo Mayr

O Presidente Eduardo Mayr, na tribuna, apresentou seu belo discurso de posse, publicado no editorial deste boletim.

Homenagens

O Presidente Eduardo Mayr fez a entrega de um lindo sino e martelo ao companheiro Alexandre Calmon, representando sua gestão no ano rotário 2009-2010.

Convidou sua esposa Elizabeth Mayr para fazer a entrega de um ramo de flores à Monica Calmon e à Dulce Mattos da

(4)

O comp. Nissim Halale fez a entrega do troféu de maior Caravana à Alice Cavaliere Lorentz, do RC do Rio de Janeiro, com 10 companheiros, e do troféu de Caravana mais Distante ao Rotary Club Campo Grande.

Agradecimentos e encerramento

O Presidente Eduardo Mayr agradeceu a presença dos componentes da mesa diretora, rotarianos visitantes e con-vidados. Ao som do hino à Bandeira, fez soar mais uma vez o sino rotário, solicitando uma saudação à Bandeira Nacional, declarando como encerrada a reunião.

Clubes Visitantes

Rotary Club do Rio de Janeiro; Bangu; Belford Roxo Lote XV; Bonsucesso; Campo Grande; Ipanema; Jardim Botâni-co; Leblon; maracanã; meier; Nova Iguaçu; Penha; Recreio dos Bandeirantes; Rio Bonito - Serra do Sampê; Rio Com-prido; Saara; Tijuca; Urca; Rotaract Américas; Laranjeiras; São Conrado.

Instituições Visitantes

Lions Clube; Academia Evangélica de Letras do Brasil; Conselho da Igreja Presbiteriana do Brasil; Igreja Presbiteriana de Copacabana.

Aniversariantes do Mês de Julho

16 - Alberto Cumplido de Sant’Anna 16 - Raul Christiano Sanson Portella 16 - Sergio henrique Richiden Guimarães 18 - Elisabet, esposa de Eduardo mayr 23 - Gita, esposa de Efrahim meniuk 23 - Luiz Antonio Strauss de Campos 23 - Raymond Alonso

24 - Antônio D. Pereira da Silva 27 - Luiz Schlittler Silva

A Presidente Alice Lorentz e companheiras do RC do Rio de Janeiro recebem o Troféu de Maior Caravana.

Chieza e Alice Cavaliere. Inúmeros queridos amigos. Familiares. meus filhos. Todas, pessoas que amo. Não quero enumerá-las, por desnecessário. Todos sabem que eu os amo fraternal e sinceramente. Assim, considerem-se abraçados, certo que as suas presenças e este momento para mim inesquecível, serão guardados com carinho no relicário de meu coração.

É de praxe em momentos que tais um discurso vibrante. Não sou bom orador, mas fui bom aluno. Aprendi, portanto, que devemos falar de pé, para sermos vistos, falar alto, para sermos ouvidos, e falar pouco, para sermos apreciados. Procurarei seguir este conselho.

Assim, apenas algumas breves meditações.

Falarei de atitudes e valores morais. Indaga-se porque alguns países são extraordinariamente desenvolvidos e outros são extremamente pobres, com poucas perspectivas. Porque uma diferença tão grande, comparando-se países ricos com países pobres? Porque países que existem ou que surgiram na mesma época mostram-se tão diferentes, uns com grandes riquezas e alto padrão de vida, e outros, tão carentes?

Seria a idade dos países? Se considerarmos a idade de cada país, veremos que os mais desenvolvidos não são necessariamente os mais antigos. A Índia e o Egito, eles tem mais de 2000 anos. mas são pobres. Canadá, Nova Zelândia, Austrália, com 150 anos, são desenvolvidos e ricos.

Se não é a idade do país, será o seu tamanho geográfico? Ora, o Japão é um país muito pequeno, montanhoso, inadequado para a pecuária e a agricultura. mas tem uma das economias mais fortes do mundo. É uma imensa fábrica que importa matéria prima e exporta produtos manufaturados de alta qualidade. Perdeu uma guerra, foi completamente arrasado, sofreu o impacto de duas bombas atômicas que dizimou milhares de seus habitantes. A Suíça não planta cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo, fabrica os melhores relógios, é um país securíssimo, cofre forte de todos os países e de grandes fortunas. Em seu pequeno território, sem agricultura e pecuária relevantes, com apenas quatro meses por ano de temperatura adequada, fabrica laticínios da melhor qualidade, como a holanda, que conquistou a maior parte de seu território ao mar. São ambos uma imagem de segurança, ordem e trabalho.

Seriam então seus executivos? Não creio. Não há diferenças significativas entre os de países pobres e países ricos. Quanto à raça e cor de pele, também não há diferenças relevantes. Imigran-tes considerados preguiçosos em seus países pobres são força produtiva em países europeus. A potência dos EUA deve-se em grande parte a seus imigrantes e descendentes.

Então, como se explica a diferença de riqueza e padrão de vida entre os países? Arrisco-me a afirmar que a resposta é uma só. Esta diferença chama-se ATITUDE. É a vontade de superação dos povos, de cada um dos seus habitantes, determinada ao longo dos anos pela cultura, pela educação, e pelo exemplo. Constata-se nos paíConstata-ses mais ricos, felizes e Constata-seguros, que a grande maioria do seu povo segue os princípios mais básicos de vida civilizada, quais sejam: a ÉTICA. A INTEGRIDADE. A RESPONSABILIDADE. O

RESPEITO ÀS LEIS E REGULAMENTOS. O RESPEITO AO DIREITO DO SEU PRÓXIMO. Daí: O AMOR AO TRABALHO. O BRIO. O ORGULHO DO QUE FAZ. O DESEJO DE SUPERAÇÃO. A PONTUALIDADE. O IN-TERESSE. A BOA VONTADE.

(5)

ROTARY CLUB DE COPACABANA - www.rotarycopacabana.com

Fundado em 30 de junho de 1949 e admitido em Rotary International em 26 de outubro de 1949. CNPJ 30.048.219/0001-21

Reuniões Plenárias: Segundas-feiras - hotel Sofitel Rio Palace - Av. Atlântica 4240 - Salão Copacabana - Copacabana Endereço para Correspondência: Rua Paula Freitas 100 / 203 - Copacabana - CEP 22.040-010 - RJ

E-mail: cldatum@gmail.com - Editoração Eletrônica: Sergio Richiden Design

(Continuação da pág. 5)

É a aplicação destas indagações que caracterizam o nosso Rotary, com a resposta afirmativa para nosso questionamento:

É A VERDADE? É JUSTO PARA TODOS OS INTERESSADOS? CRIARÁ BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES? É BENÉFICO PARA TODOS OS INTERESSADOS?

O que importa, ressalto, é a necessidade de termos ATITUDE. E é por isto que o Rotary é tão importante. Pois é através do Rotary que conseguimos ultrapassar a filosofia do “gosto de levar

vanta-gem em tudo, certo?”, revogarmos o deletério “deixar p’ra lá”, o “isto não vai dar em nada”, alijarmos os “macunaimas” e protestarmos,

reclamarmos, darmos importância a valores, através do nosso exemplo, nossa seriedade e nossa ATITUDE. É através do Rotary que conseguimos retornar aos ideais próprios possibilitando a evolução pessoal, cultural e profissional do nosso próximo, na conquista de metas pelo valor e pelo esforço pessoal, lutando contra o que se apresenta mais fácil, o apadrinhamento político, a “cola” nas provas, o anseio de um confortável e seguro emprego público servil com aposentadoria garantida. Temos mulatas lindas, novelas fabulosas, jogadores nem tanto, mas nunca ganhamos um prêmio Nobel, rareando quem se destacasse em pesquisas ou invenções, ou nas conquistas em prol da paz, do meio ambiente ou da fraternidade humana. Precisamos conscientizar o nosso povo que é necessário viver e lutar: “Não chores, meu filho, não

chores que a vida é luta renhida, viver é lutar; A vida é combate, que o fraco abate, o forte, o bravo, só pode exaltar”, como afirmava o

poeta Gonçalves Dias.

Isto é possível? Certamente. Lembro Oscar Wilde, que ques-tionava: “Penso nas coisas como são e me pergunto: Por quê? Penso

nas coisas como sonho e me pergunto: Porque não?”

E é por isto que deveremos repensar Rotary. Pois Rotary é uma filosofia de vida. Somos do tamanho de nossos sonhos! Cada um de nós deverá ser uma rocha viva, uma ponte, uma luz dentro de sua comunidade, trazendo idéias novas, discutindo ética, justiça, democracia – na procura de eficiência, honestidade, transparência, integração e participação na sociedade.

Devo neste discurso exordial falar um pouco do nosso mo-vimento. O lema do nosso Presidente Internacional, período 2010-2011, Ray Klinginsmith, é FORTALECER COMUNIDADES, UNIR

CONTINENTES. Este lema expressa e reflete o que somos e o que

realizamos como rotarianos.

Rotary é uma organização ímpar e de destaque, certamente uma das melhores do mundo. E este lema informa realmente o que devemos fazer, como rotarianos, dentro de nossas comuni-dades: sermos bons, sermos melhores, construirmos pontes de boa vontade, criarmos lugares melhores para viver e trabalhar, com mais oportunidades para a promoção da fraternidade, da paz e da compreensão mundiais. “Nunca duvidemos que um

grupo de pessoas conscientes e resolutas possa mudar o mundo; de fato, é assim que sempre acontece”. E nós somos afortunados,

pois sabemos que isto é verdade, e é possível.

Nosso movimento existe há um século, e continua pujante, iluminado, impregnando milhares de mentes com a chama viva do serviço e do companheirismo. É talvez a mais eficaz reação do homem moderno contra o avassalador materialismo que infeliz-mente se observa em tantos setores da vida, materialismo este fruto de causas errôneas, teorias nefastas, ideais sem princípios, riqueza sem trabalho, convivência sem moralidade, culto sem sacrifício e ciência sem humanidade. O Rotary cria amizades e propicia ventura através do serviço ao próximo. Precisamos ser bons. E fazermos o bem. Rotary é companheirismo, é amizade em ação, através do serviço ao próximo, à coletividade, e assim não é de admirar que se tenha mantido vívido no tempo e florescente na hora presente.

Rotary somos nós e cada um de nós, e ao ingressarmos neste movimento que consagra uma filosofia de vida, assumimos uma nova postura. Basta que se leiam os ideais rotários para se intuir a sua grandeza, esta ponte sólida de aproximação entre as pessoas, consolidada no serviço e no companheirismo. Estes pensamentos precisam ser irradiados!

Vamos ousar, malgrado o mundo tenha, cultive ou cultue outros valores. Lembremos o ensinamento de Sêneca: “Não é

porque as coisas são difíceis que nós não ousamos. É porque não ousamos que as coisas tornam-se difíceis.”

Vou concluir.

Agradecimento é a saudade do coração. Quero agradecer, portanto. Agradecer a Deus, sem o qual nada é possível, nossa força e fortaleza. manifestar minha gratidão à minha querida Beth, que tem luz própria, este esteio forte, muro protetor, e que foi o grande prêmio da minha vida, aglutinadora de minha família, meus filhos e netos. Agradecer a todos os queridos amigos que aqui estão. Ao nosso Governador. Aos companheiros do nosso e de outros Clubes, especialmente do São Conrado. Aos magistrados e demais autoridades que me distinguem com suas presenças. Aos meus irmãos em Cristo. Aos meus amigos de perto e de longe. A todos que me convencem que devemos valorar o bem, a justiça, o amor e a tolerância, tendo a gentileza e o bom humor como forma de expressão.

manifesto meu mais profundo reconhecimento ao Presidente Alexandre Calmon e à sua mônica, e ao Conselho Diretor que se despede, e que me entregam este Clube agradável, amoroso, fraterno e dinâmico. Assim a roda dentada se movimenta, no-vamente.

Tenhamos todo o entusiasmo. Entusiasmo – de En Theos – Deus dentro de nós. Tenhamos Deus dentro de nós. Com entusiasmo e fraternidade, sirvamos para fazer o bem.

Referências

Documentos relacionados

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

- Remover as pastilhas usadas e retornar todo o parafuso de regulagem em seguida montar uma pastilha nova do lado da roda, empurrando com a mão a pinça no sentido do cilindro de

Na configuração A, que mostrou a situação de 1996, observa – se uma atenuação na amplificação harmônica e deslocamento da freqüência de ressonância para próximo á

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do

Nesta década, foram realizadas diversas ações de promoção de saúde com o objetivo de cumprir um grande papel no âmbito social e de contribuir na formação e

Como mencionamos no in´ıcio, claramente este n˜ao ´e um mecanismo revelador, pois ´e poss´ıvel para um consumidor auferir um lucro maior quando. PUC-Rio - Certificação Digital

Se as despesas da União são constituídas pelas despesas primárias adicionadas às despesas com JEAD e aquelas estarão “congeladas” por 20 anos e estas não, pode-se

Quando a equipe veteriná- ria encontra-se instruída sobre a saúde oral, ela pode ensinar e motivar o cliente a escovar de forma efetiva os dentes do cão, dei-xando mais