• Nenhum resultado encontrado

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RGF)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RGF)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA

Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME

FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

(RGF)

Questões de Deontologia Profissional

(6 valores)

e de

Prática Processual Civil

(7 valores)

(2)

I

DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

GRUPO I

ANTÓNIO, comerciante de arte, procurou e mandatou JÚLIO, advogado, a fim de que este instaurasse contra BENTO uma acção judicial para reconhecimento da existência de um crédito, resultante da venda de um quadro que tinha em exposição na sua galeria de arte e que este lhe adquirira há cerca de 3 anos para decorar a sua residência, sem contudo proceder ao respectivo pagamento, em que pretendia agora vê-lo condenado.

Aceite o mandato, e na tentativa de evitar o litígio, JÚLIO decidiu previamente contactar por escrito BENTO, expondo-lhe razões no sentido das vantagens do pagamento voluntário e, ao invés, dos maiores custos do pagamento coercivo. Tal diligência viria, contudo, a mostrar-se infrutífera e mereceu mesmo a discordância de ANTÓNIO quando, à posteriori, soube da sua realização, pois estava de relações cortadas com BENTO e considerava que este não merecia tal atenção, pedindo a JÚLIO que recorresse a Juízo.

Instaurada a acção, JÚLIO viria a ser contactado por VICTOR, advogado de BENTO, que havia deduzido contestação, na qual invocara o pagamento e a prescrição presuntiva da dívida, nos termos do estatuído na alínea b) do artº 317º do Cód. Civil e lhe remeteu, autorizado pelo seu cliente BENTO, cópia de uma carta deste em que o informava que só não pagara a dívida porque achava que o quadro não valia de facto o preço pelo qual lhe fora vendido, mas propunha-se pagar 75% do respectivo preço caso tal proposta fosse aceite.

Conhecedor da proposta por JÚLIO, ANTÓNIO ficou indignado, tendo, no entanto, com ele reflectido, no que foi aconselhado a aceitá-la já que era extremamente difícil ilidir a invocada presunção de pagamento.

Quando se preparava para comunicar a VICTOR a aceitação de ANTÓNIO, JÚLIO recebeu um e-mail pelo qual VICTOR o informava que BENTO mudara de ideias e de que, por isso, ficava sem efeito a proposta, prosseguindo os autos. Explicava ainda VICTOR a JÚLIO que se havia decidido a contestar a acção porquanto o seu cliente insistira muito veementemente nesse sentido, tendo-lhe mesmo lembrado que, não o fazendo, violaria e poria em causa a cláusula do contrato de trabalho para prestação

(3)

de actos próprios de advogado que mantinha com ele há vários anos, a qual determinava não poder contrariar os interesses, nem as instruções que lhe fossem dadas pela entidade empregadora.

Responda ou comente, sucinta mas fundamentadamente, as seguintes questões:

1.

Procedeu correctamente JÚLIO ao ter previamente contactado por escrito

BENTO, na tentativa de obter o pagamento extrajudicial do crédito reclamado por ANTÓNIO?

Cotação: 0,50 valores

2.

Como qualifica o comportamento profissional de VICTOR, face às razões que

invocou no sentido de o levar a decidir contestar a acção proposta por JÚLIO em representação ANTÓNIO?

Cotação: 0,50 valores

3.

Que se lhe oferece sobre a cláusula do contrato de trabalho de VICTOR

mencionada no enunciado?

Cotação: 0,50 valores

4.

Supondo que, gorado o acordo, não existia qualquer forma de contrariar

probatóriamente a invocada excepção peremptória de pagamento, o que poderia e de que forma, JÚLIO fazer?

Cotação: 2,00 valores

5.

Sem atender ao perguntado em 4 considere que a acção teria prosseguido sem

que ANTONIO lograsse fazer reconhecer a sua pretensão , não obstante os esforços e as diligências de JULIO. Poderia ANTONI, como pretendia, responsabilizá-lo profissionalmente, pelo insucesso?

(4)

6.

Como qualificaria e enquadraria a situação se JÚLIO se apresentasse profissionalmente em simultâneo como Advogado e Revisor Oficial de Contas de ANTÓNIO?

Cotação: 0,50 valores

GRUPO II

Suponha agora que MARCELO, Advogado, no patrocínio de acção pendente procura no Tribunal o Juiz do processo, para lhe expor um determinado requerimento que pretendia apresentar, no intuito de com ele colaborar e de evitar trabalho inútil para o caso de aquele Juiz não concordar com o que tenciona peticionar.

Poderia MARCELO fazê-lo?

Cotação: 1,00 valor

GRUPO III

Que razões, em seu entender, estão subjacentes à sanção de ineficácia prevista para as transmissões não voluntárias “inter vivos”, a que se refere o nº 3 do artº 19º do Regime Jurídico das Sociedades de Advogados (D.L. nº 229/2004 de 10 de Dezembro)?

(5)

II

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL

1ª Questão

O seu Constituinte, Roberto Silva, foi citado para os termos de uma acção sumária, pendente no 3º Juízo Cível de Lisboa, sob o nº 420/08, na qual a Sociedade Canos e Canos – Aquecimento Central, Lda, com sede em Mafra, reclamava o pagamento da quantia de 35.000,00 €, relativa ao fornecimento e colocação de um sistema de aquecimento central na sua casa, sita em Matosinhos.

O seu Cliente reconhecia que estes serviços haviam sido prestados e que o preço reclamado era o acordado.

Sucedia, porém, que o seu Constituinte contratara tal fornecimento com uma outra empresa, a sociedade Casa Quente – Sistemas de Aquecimento central, Lda, pessoa jurídica distinta daquela, com sede na Rua do ouro, nº 39, em Coimbra, a qual lhe remetera, recentemente, à cobrança, uma factura daquele valor e respeitante ao mesmo fornecimento de bens e serviços.

Segundo informação colhida pelo seu Constituinte, os sócios da sociedade autora haviam sido sócios da sociedade Casa Quente – Sistemas de Aquecimento central, Lda, tendo-se desentendido e constituído uma nova sociedade que consideravam ser a credora do seu Cliente.

O seu Cliente não discute a dívida – tendo, até, o dinheiro guardado para a pagar! – mas, naturalmente, não quer pagar a quem não deve e, francamente, já nem sabe bem a quem deve!

Neste quadro, elabore a peça processual que tiver por conveniente, não se esquecendo de suscitar as irregularidades que, porventura, tenha detectado na situação descrita.

(6)

2ª Questão

Em audiência de Julgamento nos autos de acção ordinária, o Sr. Juiz acabou de admitir a depor como testemunha António Almeida, único gerente da Sociedade António Almeida, Lda, Ré naquela acção.

Analise, criticamente, a actuação do Sr. Juiz e diga o que, perante a mesma, pode, enquanto Advogado do A., fazer.

Cotação: 1,50 valores

3ª Questão

O Colega foi procurado por Rui Pinto, o qual fora citado para os termos de uma acção ordinária que António Franco movia a Bernardo Dias.

Nessa acção, o referido António Franco demandava Bernardo Dias por este, alegadamente, ter efectuado de modo defeituoso uma obra de restauro da sua casa que, por contrato celebrado entre ambos, se obrigara a restaurar.

Nessa obra, o seu Constituinte tinha efectuado trabalhos de carpintaria - sendo estes trabalhos, em parte, o objecto da acção – tendo sido contratado para o efeito por Bernardo Dias, R. naquela acção.

Analisada a situação, diga, por favor

Qual o procedimento que motivou a citação do seu Constituinte para os termos daquela acção?

Quem o suscitou e em que momento?

Qual a posição do seu Constituinte no processo? O que pode fazer?

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

o carro se move no sentido positivo de x.) b) Qual ´e a velocidade escalar m´edia nos 60 km de viagem? c) Qual a velocidade escalar m´edia nos primeiros 30 km de viagem? d)Trace o

1) Para os três termopares construídos com fios de cinco noves de pureza, somente o Au/Pt #01 ficou muito próximo da tabela, revelando que, apesar dos materiais empregados

Como a velocidade das moléculas aumenta se aumenta a temperatura, para impedir o aumento de pressão, o volume do gás deve aumentar, para que menos moléculas se choquem

Para explicar o perfil vertical da pressão, considere uma camada elementar da atmosfera (espessura dz, área horizontal) numa altitude z:. A atmosfera exerce uma força de

(Unesp 1989) Um sistema termodinâmico, constituído por um gás ideal que pode expandir-se, contrair-se, produzir ou receber trabalho, receber ou fornecer calor, descreve um ciclo

Resultado: Ranking de Educação conforme pesquisa do Observatório Social do Brasil.. Ranking- EDUCAÇÃO

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O