• Nenhum resultado encontrado

Saúde e Termalismo. Sénior 2011/2012 SETEMBRO A JUNHO INSCRIÇÕES A PARTIR DE 5 DE SETEMBRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Saúde e Termalismo. Sénior 2011/2012 SETEMBRO A JUNHO INSCRIÇÕES A PARTIR DE 5 DE SETEMBRO"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

2011/2012 SETEMBRO A JUNHO INSCRIÇÕES A PARTIR DE 5 DE SETEMBRO

Saúde e

Termalismo

Sénior

(2)

SAÚDE E TERMALISMO SÉNIOR 2011/2012

Fonte

de vida

O programa «Saúde e Termalismo Sénior» foi criado com o objectivo de melhorar e aumentar

a qualidade de vida da população com 60 ou mais anos de idade, aliando o lazer aos

benefí-cios dos tratamentos termais. Uma aposta que tem vindo a ter cada vez mais sucesso entre

os milhares de seniores que todos os anos viajam na nossa companhia.

Na edição deste ano, voltamos a oferecer-lhe duas semanas únicas para que se sinta

renova-do com o poder curativo das águas termais, enquanto desfruta renova-dos momentos passarenova-dos em

convívio durante as inúmeras actividades lúdico-culturais e passeios que preparámos para si.

Mas acima de tudo, propomos que aproveite esta terapia que é fonte vida.

Novidades

CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES

Esta temporada, o programa «Saúde e Termalismo Sénior» traz-lhe uma novidade no calendário de inscrições, a 1ª fase do mesmo tem início com as letras G, H, I, J, K, L, corresponden-tes às últimas e penúltimas letras do alfabeto do processo na edição 2010/2011.

A pensar na sua comodidade, facilitamos a inscrição de todos os interessados em dias distintos, através de um sistema rotativo (de edição para edição), evitando desta forma longos períodos de espera nos balcões de atendimento onde decor-rem as reservas.

NÚMERO DE INSCRITOS

Tendo em conta a igualdade de oportunidades, este ano, no acto da inscrição, o Participante só poderá inscrever até o máximo de 4 elementos que integrem a respectiva reserva, in-cluindo o próprio. Apesar de não ser necessária a presença dos mesmos, continua a ser essencial a apresentação de toda a documentação dos restantes membros que compõem o grupo, bem como a assinatura, sob compromisso de honra, compro-vando a veracidade da informação prestada.

PONTOS DE PARTIDA

Outra das novidades corresponde aos locais de partida de cada viagem. Para além das saídas que ocorrem das principais ca-pitais de distrito, nesta edição, os Participantes poderão optar por pontos de origem secundários, já inscritos nesta brochura, cobrindo desta forma uma área mais abrangente do território nacional.

Continuará a ser possível seleccionar qualquer localidade como local de partida. A mesma terá efeito caso a escolham 10 ou mais Participantes.

UNIDADES TERMAIS

A selecção das unidades termais também não foi deixada ao acaso. O programa tem previsto novas unidades com equipa-mentos mais avançados e devidamente adequados às necessi-dades das terapêuticas a aplicar a cada Participante.

UNIDADES HOTELEIRAS

A qualidade dos serviços e das infra-estruturas seleccionadas foi outra das grandes apostas para 2011/2012. Espaços mais acolhedores e modernos, sempre com a qualidade a que os nossos Participantes estão habituados.

(3)

Sumário

BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS DAS ÁGUAS TERMAIS — 4

INFORMAÇÃO ESSENCIAL

Destinatários — 5 Inscrição — 6

Calendário de inscrições — 6 Custo das viagens — 7

Como escolher a sua viagem — 7

UNIDADES TERMAIS E UNIDADES HOTELEIRAS

Localização das unidades termais e unidades hoteleiras — 8 — NORTE

Unidades termais e unidades hoteleiras — 10 Programação diária — 20

— CENTRO

Unidades termais e unidades hoteleiras — 24 Programação diária — 32

— CENTRO INTERIOR

Unidades termais e unidades hoteleiras — 36 Programação diária — 38

CONTACTOS DAS UNIDADES TERMAIS E DAS UNIDADES HOTELEIRAS — 40 VIAGENS — 42

AGÊNCIAS INATEL E AGÊNCIAS DE VIAGENS ADERENTES — 47 REGULAMENTO DO PROGRAMA — 56

VENCEDORES DOS CONCURSOS 2010-2011

Premio do concurso de fotografia 2010/2011 — 60 Premio do concurso de texto 2010/2011 — 60 CONCURSOS 2011/2012 — 61

SUGESTÕES — 62

(4)

Benefícios

terapêuticos

das águas

termais

A origem

O ciclo da água é um processo dinâmico, em constante movi-mento: das nuvens a água passa para os solos através da chu-va e em seguida para os lagos e oceanos, echu-vaporando de novo. Mas para além deste ciclo, existe um outro menos conhecido. Uma parte da água das chuvas penetra, entre outros, nos solos arenosos e graníticos, através de um percurso subterrâneo, que pode demorar dezenas de anos, filtrando de forma natural as águas das chuvas retirando-lhes todas as impurezas. O contacto prolongado com as rochas adiciona-lhe vários nutrien-tes - os seus sais minerais - que enriquecem naturalmente as águas. No entanto, a água só assume a denominação de “água mineral natural” quando é considerada própria a nível bacterio-lógico e com características físico-químicas muito específicas, que, devidamente utilizadas, podem traduzir-se num meio para alcançar benefícios para a saúde.

Os benefícios

Estudos realizados demonstram que os tratamentos termais contribuem para a diminuição do consumo de fármacos, con-ferindo-lhes, desta forma, propriedades medicinais e terapêuti-cas específiterapêuti-cas, com efeitos benéficos para a saúde e bem--estar de todos os que usufruem desta terapia. Tal como as águas utilizadas, também as técnicas são escolhidas consoante o objectivo a atingir. A hidropinia (ingestão de água mineral natural sob prescrição médica), as inalações, as irrigações, os aerossóis, os banhos de imersão ou os duches, são algumas das técnicas mais comuns. A lista de patologias que pode ser tratada, é extensa, incluindo-se as doenças das vias respirató-rias, do aparelho músculo-esquelético, do aparelho digestivo, da pele e do aparelho circulatório, entre inúmeras outras.

Muitas vezes, substituindo alguns

medi-camentos, as águas termais assumem um

relevo especial e são extremamente úteis.

Até aos nossos dias, a hidrologia médica - a área da medicina responsável pelas terapêuticas termais – é aconselhada para a reabilitação e o tratamento de doenças crónicas e sazonais, apresentando resultados terapêuticos de comprovada eficácia e, em alguns casos, quase imediatos.

Tendo em conta os benefícios apresentados, não é de es-tranhar que o número de pessoas que procuram os estabe-lecimentos termais seja cada vez maior, não apenas para o tratamento de doenças crónicas mas também como locais de lazer que permitem o usufruto de momentos harmoniosos, relaxantes e de interacção social.

Destinatários

Todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 60 anos (completos até à data de início da viagem a realizar), doravante identificados como “Participantes”, no caso dos titu-lares de reservas, e “Acompanhantes”, quando integrem uma reserva mas não sejam os responsáveis pela mesma.

Sempre que exista mais de uma pessoa em cada inscrição, o Participante deverá ser quem necessita de tratamento termal. Quando se verifique que duas ou mais pessoas da mesma reserva necessitam de tratamentos termais, o Participante deverá ser a de idade mais avançada.

Cada Participante poderá ser acompanhado por uma pessoa que designamos por «Acompanhante», que poderá ser: — O cônjuge, independentemente da sua idade e nacionalida-de;

— Qualquer cidadão (com idade entre 18 e 59 anos), indepen-dentemente da sua nacionalidade e apenas nos casos em que o Participante necessite de apoio. Neste caso, é necessária a apresentação de declaração médica comprovativa desta neces-sidade de apoio. Este Acompanhante pagará o mesmo valor de inscrição pago pelo Participante;

— O(A) filho(a) que apresente um grau de incapacidade não superior a 60% (para cidadãos portadores de incapacidade permanente em grau igual ou superior a 60%, é sugerido o programa «Abrir Portas à Diferença»). Neste caso, é necessária a apresentação de declaração médica comprovativa do grau de incapacidade. Caso o Participante viaje também com o seu cônjuge, o(a) filho(a) ocupará o mesmo quarto do casal, sendo assegurada uma cama suplementar.

Cada Participante que se inscreva em quarto individual terá de efectuar tratamento termal. Idêntica situação se aplicará a, pelo menos, um dos dois ou três elementos que se inscrevem em regime de quarto duplo ou triplo (casal com filho/a portador/a de deficiência ou incapacidade permanente). Nas candidaturas colectivas (mais de 3 pessoas) a proporcionalidade, no que respeita aos tratamentos será a mesma.

Não será considerado para efeitos de inscrição, o Participante que possua nacionalidade estrangeira ou apresente outros motivos de incumprimento, relativos às condições do programa «Saúde e Termalismo Sénior 2011/2012».

(5)

Inscrição

PROCESSO

Tendo como referência o calendário de inscrições do progra-ma anterior, utilizámos o sisteprogra-ma rotativo, de modo a que os termalistas que se encontravam nos últimos lugares (letras G, H, I, J, K, L) passassem neste programa para o primeiro. Todos os outros conjuntos de letras tiveram uma rotação idêntica, aproximando-se assim do primeiro dia de inscrições. De acordo com este processo:

— Cada Participante deverá inscrever-se a partir do dia a que corresponde a primeira letra do seu primeiro nome e deverá inscrever, também, o Acompanhante que integra a sua reserva (independentemente dos seus primeiros nomes);

— Cada Participante poderá inscrever, no máximo, 4 elemen-tos que integram a respectiva reserva, sem que estes estejam presentes. Contudo, é sempre necessário apresentar toda a documentação correspondente a todos os elementos, assinan-do, sob compromisso de honra, a veracidade da informação prestada.

CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES

Entre 5 e 8 de Setembro, cada Participante deverá inscrever-se (e a todos os Acompanhantes que integrem a sua reserva, até um máximo de mais 3 pessoas) a partir da data a que corres-ponde a primeira letra do seu primeiro nome, de acordo com o calendário seguinte.

1ª FASE DE INSCRIÇÕES

Participantes com o primeiro nome iniciado com as letras G, H, I, J, K, L poderão efectuar as suas reservas a partir do dia 5 de Setembro (2ª feira).

Participantes com o primeiro nome iniciado com as letras M, N poderão efectuar as suas reservas a partir do dia 6 de Setembro (3ª feira).

Participantes com o primeiro nome iniciado com as letras O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z poderão efectuar as suas reservas a partir do dia 7 de Setembro (4ª feira).

Participantes com o primeiro nome iniciado com as letras A, B, C, D, E, F poderão efectuar as suas reservas a partir do dia 8 de Setembro (5ª feira).

2ª FASE DE INSCRIÇÕES

A partir do dia 9 de Setembro, todos os interessados poderão inscrever-se sem qualquer correspondência entre dias e letras.

6 — SAÚDE E TERMALISMO SÉNIOR 2011/2012 SETEMBRO A JUNHO — 7

Informação Essencial

Informação Essencial

(1) Suplemento de quarto individual: 10,00€ / noite x 14 noites = 140,00€.

(2) O tratamento termal que se possibilita ser efectuado, não se encontra incluído no valor a pagar. (3) Acrescem os valores das passagens aéreas, quando aplicável.

Modos de pagamento das viagens

— 100% no acto de inscrição (10% para a agência aderente + 90% para a Fundação INATEL), ou

PAGAMENTO FASEADO: — 20% no acto de inscrição;

— Restantes 80% até 60 dias antes da data de início da via-gem adquirida.

NOTA

As condições de pagamento faseado não se aplicam à aquisi-ção de viagens a realizar de Setembro a Novembro de 2011. Nestes casos, o pagamento deverá ser efectuado na totalida-de, no momento de inscrição, tal como em todas as inscrições efectuadas num período igual ou inferior a 60 dias antes do início da respectiva viagem.

Documentação a apresentar no momento da

inscrição

— Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão (Participante e Acompanhante(s);

— Declaração médica a aconselhar tratamento termal. Pode ser a já utilizada em anos anteriores, desde que não tenha ultrapassado o prazo máximo de 3 anos desde a sua emissão e não possua a data de realização dos tratamentos anteriores; — Declaração de IRS e a respectiva Nota de Liquidação (refe-rentes aos rendimentos de 2010) - apenas para os Participantes cujos rendimentos correspondam aos 1º, 2º, 3º e 4º escalões. Se auferir rendimentos do escalão máximo (5º) não necessita de apresentar qualquer comprovativo de rendimentos.

Como escolher a sua viagem

1 — Seleccione a(s) unidade(s) termal(ais) adequada(s) às suas necessidades terapêuticas.

2 — Seleccione a viagem com partida do distrito ou região onde reside (quadros que se encontram a partir da pág. 42 - mapa de viagens).

3 — Verifique no quadro de viagens, se no distrito onde reside, existe alguma partida da localidade onde habita.

4 — Caso não exista nenhuma viagem com partida do seu distrito, para a unidade termal desejada, verifique quais as viagens existentes e se, de entre as possíveis, alguma tem como destino uma das unidades termais que proporcione os tratamentos que pretende.

Documento a apresentar no embarque

— Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão (documento original);

Em caso de furto dos documentos, dever-se-á apresentar a de-claração das autoridades competentes referente à participação do mesmo. Apenas assim o embarque é possível.

Horários de comparência no embarque

— Viagem em autocarro: os Participantes deverão comparecer 30 minutos antes da hora de partida. Não existe tolerância nos horários de partida e o autocarro partirá à hora indicada, salvo motivos de força maior.

— Viagem de avião: o horário que consta desta brochura já inclui o período de 90 minutos anteriores ao horário previsto de saída do voo. Compareça no aeroporto no horário indicado na brochura.

ESCALÕES DE RENDIMENTOS RENDIMENTO BRUTO MENSAL/PESSOA CUSTO (1)(2)(3)

1.º Inferior ou igual a 246,36€ 105,00€ 2.º Entre 246,37€ e 485,00€ 225,00€ 3.º Entre 485,01€ e 970,00€ 365,00€ 4.º Entre 970,01€ e 1.455,00€ 550,00€ 5.º Igual ou superior a 1.455,01€ 600,00€

Valores de inscrição

CONTINENTE / CONTINENTE

(6)

e Unidades Hoteleiras

UNIDADES TERMAIS E UNIDADES HOTELEIRAS SELECCIONADAS

Divisão do território nacional:

Norte | Centro | Centro Interior

01 03 06 07 10 09 05

— NORTE

01. TERMAS DE CALDELAS

Grande Hotel da Bela Vista

02. TERMAS DE SÃO VICENTE

Palace Hotel & SPA

03. TERMAS DE ENTRE-OS-RIOS

INATEL Entre-os-Rios

04. TERMAS DAS CALDAS DE AREGOS

Douro Park Hotel

05. TERMAS DE SÃO JORGE

INATEL Santa Maria da Feira

— CENTRO

06. TERMAS DO CARVALHAL

Hotel Montemuro

07. TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL

Grande Hotel Lisboa

Hotel Monte Rio São Pedro do Sul Hotel do Parque

08. CALDAS DA FELGUEIRA

Grande Hotel das Caldas da Felgueira

09. TERMAS DO LUSO INATEL Luso

— CENTRO INTERIOR

10. TERMAS DE MANTEIGAS INATEL Manteigas 04 08

Unidades Termais e

Unidades Hoteleiras

Norte

02

(7)

10 — SAÚDE E TERMALISMO SÉNIOR 2011/2012

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Norte

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Norte

SETEMBRO A JUNHO — 11

Termas de Caldelas

Rodeadas por uma paisagem verdejante, próximas do Ge-rês, as Termas de Caldelas conservam muito da atmosfera da época dourada dos estabelecimentos termais.

Recebendo milhares de visitantes anualmente, entre os seus inúmeros atributos encontram-se a beleza e o ambiente harmonioso e repousante das suas termas, associados às virtudes das águas minerais, tratamentos tradicionais e às mais modernas técnicas terapêuticas.

Localização

Situada em plena localidade de Caldelas, no concelho de Ama-res, a 17km de Braga e a 76km do Porto.

Água

Captada em várias nascentes naturais e em dois furos, é hipos-salina, fluoretada, com reacção alcalina e macia. Apresenta um pH de 8,05 e uma mineralização de 134,5 mg/l.

Temperatura da Água

Entre os 22ºC e os 33ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO

— Alterações do trânsito intestinal;

— Patologias crónicas do intestino: síndrome do cólon irritável, doença de Crohn e colite ulcerosa;

— Dispepsia: dores abdominais, azia e enfartamento; — Discinesia: doenças da vesícula e das vias biliares.

DOENÇAS DO APARELHO MÚSCULO-ESQUELÉTICO

— Patologia dolorosa: cervicalgias, dorsalgias, lombalgias e ombro doloroso; — Patologias reumáticas: artrite reumatóide, espondilite e conectivites; — Patologia degenerativa: problemas de coluna, ancas, joelhos, mãos e pés.

DOENÇAS DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

— Rinite, sinusite, bronquite, asma, amigdalite, otite e alergias.

PERTURBAÇÕES METABÓLICO-ENDÓCRINAS OBESIDADE

PERTURBAÇÕES DO SISTEMA NERVOSO DOENÇAS DERMATOLÓGICAS

2011/2012

DURAÇÃO MÉDIA 28/09 a 06/06

Consulta médica Variável 35,00€

Inscrição termal Variável 35,00€

Amostragem de tratamentos termais

Ingestão de águas Variável 22,00€

Duche de jacto 2 a 5 minutos 4,90€

Piscina activa 45 minutos 8,10€

Banho de imersão com duche subaquático ou hidromassagem 10 minutos 7,20€

Cataplasma de lama 15 minutos 6,75€

Vapor à coluna 15 minutos 6,75€

Inalação ou irrigação ou nebulização ou pulverização nasal 10 minutos 4,40€

Clisteres Variável 6,75€

Massagem geral seca 20 minutos 13,50€

Duche Vichy com massagem geral 20 minutos 15,30€

No programa «Saúde e Termalismo Sénior 2010/2011», os Participantes e os Acompanhantes que efectuaram tratamentos ter-mais, nesta unidade, pagaram entre 86,00€ e 960,00€, sendo o preço médio de tratamentos de 313,00€.

10% de desconto na aquisição de sete ou mais sessões do mesmo tratamento.

Grande Hotel da Bela Vista ***

CALDELAS

Um interessante exemplar de arquitectura termal construído nos finais do século XIX, inserido na estância de Caldelas e com acesso directo ao recinto do balneário termal através de um elevador exterior.

O seu ambiente caseiro e a hospitalidade fundem-se com o conforto da hotelaria moderna, tornando-o no local ideal para todos os que procuram uns merecidos dias de repouso-activo.

Quartos

Equipados com ar condicionado, TV e telefone.

Facilidades

Restaurante, bar com varanda panorâmica, salas de estar, sala de leitura, sala de jogos, health club, piscina, campo de ténis, mini-golfe e jardim.

(8)

Norte

Norte

Termas de São Vicente

Descrito como um recanto maravilhoso, porventura um dos mais convidativos desta região, o parque termal das águas de São Vicente com cerca de 5 hectares, acolhe o hotel e as famosas ruínas das termas romanas.

Apesar de pouco se saber sobre a sua história até ao sé-culo XIX, este balneário é, até aos dias de hoje, conhecido como um local tranquilo e rejuvenescedor.

Localização

As Termas de São Vicente encontram-se localizadas na região do Vale do Sousa, na localidade de Pinheiro, concelho de Pena-fiel e a cerca de 3 km de Entre-os-Rios.

Água

Sulfúrea, hipotermal, francamente mineralizada, “doce”, de reacção muito alcalina. Em termos iónicos, é bicarbonatada, sódica, carbonatada, fluoretada, sulfidratada, contendo uma parte de sílica sob a forma ionizada.

Temperatura da Água

18,5ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS CRÓNICAS DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

— Sinusite; — Rinite alérgica; — Faringite crónica; — Bronquite crónica; — Asma.

DOENÇAS DO APARELHO MÚSCULO-ESQUELÉTICO

— Osteoartrose; — Artrite reumatóide; — Artrite gotosa; — Artrite psoriásica; — Febre reumática; — Espondilartrite anquilosante; — Mialgias; — Fibromialgia; — Tendinites. 2011/2012 DURAÇÃO MÉDIA 28/09 a 26/10 02/11 a 16/11 25/04 a 06/06

Consulta médica Variável 35,00€ 35,00€ 35,00€

Inscrição termal Variável 35,00€ 35,00€ 35,00€

Amostragem de tratamentos termais

Piscina de recuperação 50 minutos 8,00€ 6,50€ 8,00€

Banho de hidromassagem e bolha de ar 15 minutos 7,00€ 6,50€ 7,00€

Duche de agulheta / cachão / circular 10 minutos 4,00€ 3,50€ 4,00€

Duche Vichy geral 25 minutos 16,00€ 15,50€ 16,00€

Duche Vichy local 15 minutos 13,00€ 12,50€ 13,00€

Vapor à coluna 15 minutos 4,00€ 3,50€ 4,00€

Aerossol ultrassónico e monossónico 15 minutos 4,00€ 3,50€ 4,00€

Irrigação nasal 15 minutos 4,00€ 3,50€ 4,00€

Nebulização 15 minutos 4,00€ 3,50€ 4,00€

Inalação bucal / nasal 15 minutos 4,00€ 3,50€ 4,00€

PALACE HOTEL & SPA ****

PINHEIRO – PENAFIEL

Completamente renovado e ampliado, o Palace Hotel & SPA apresenta-se como um espaço encantador que permite aos seus visitantes usufruírem da história e charme do parque das Termas de São Vicente, beneficiando do acesso directo ao balneário termal.

Quartos

Equipados com ar condicionado, TV por satélite, mini-bar e secador de cabelo.

Facilidades

Restaurante, bar, sala de jogos, acesso directo por elevador e escadas do interior do hotel ao balneário termal e SPA. No programa «Saúde e Termalismo Sénior 2010/2011», os Participantes e os Acompanhantes que efectuaram tratamentos ter-mais, nesta unidade, pagaram entre 75,00€ e 1000,00€, sendo o preço médio de tratamentos de 336,00€.

(9)

14 — SAÚDE E TERMALISMO SÉNIOR 2011/2012

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Norte

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Norte

SETEMBRO A JUNHO — 15

Termas de Entre-os-Rios

Este balneário centenário oferece não só uma vista des-lumbrante das encostas dos rios Douro e Tâmega, mas também tratamentos com águas medicinais que propor-cionam bem-estar significativo. Qualidades singulares apreciadas e elogiadas pelo escritor português Ramalho Ortigão.

O balneário apresenta uma construção ao estilo neoclás-sico, com duas alas laterais, tendo sido remodelado em 1997 pela Fundação INATEL.

Localização

A cerca de 3 km de Entre-os-Rios, no lugar da Torre, concelho de Penafiel.

Água

Sulfúrea, bicarbonatada, sódica e fluoretada.

Temperatura da Água

18ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS DO FORO RESPIRATÓRIO

— Bronquite asmática; — Asma;

— Rinite; — Sinusite; — Laringite.

DOENÇAS DO FORO REUMÁTICO E MÚSCULO-ESQUELÉTICO

— Osteoarticulares; — Degenerativas; — Espondilodiscastrose; — Artrite reumatóide; — Artroses; — Gonartrose; — Astralgias.

INATEL ENTRE-OS RIOS

ENTRE-OS-RIOS

Localizada na Quinta da Torre e conhecida pelos percursos pe-donais no interior do seu parque natural, esta unidade hoteleira associa uma estada agradável à beleza da região circundante, favorável à tranquilidade e repouso.

Quartos

Equipados com aquecimento central, telefone e TV, distribuí-dos por dois edifícios.

Facilidades

Restaurante, bar, capela, polidesportivo e internet Wi-Fi.

2011/2012

DURAÇÃO MÉDIA 02/11 a 16/11 25/04 a 06/06

Consulta médica Variável 32,50€ 32,50€

Inscrição termal Variável 32,50€ 32,50€

Amostragem de tratamentos termais

Irrigação 15 minutos 2,80€ 3,00€

Inalação 15 minutos 2,80€ 3,00€

Pulverização 15 minutos 2,80€ 3,00€

Banho de hidromassagem 15 minutos 5,60€ 5,68€

Duche Vichy 15 minutos 8,80€ 9,60€

Duche de agulheta 15 minutos 3,60€ 3,60€

Banho vapor 15 minutos 4,00€ 4,00€

Bertholet aos membros 15 minutos 3,60€ 3,60€

Ultra-sons 15 minutos 3,20€ 3,36€

Calor húmido 15 minutos 2,24€ 2,40€

Massagem geral 30 minutos 10,00€ 10,00€

Massagem parcial 15 minutos 4,80€ 5,60€

No programa «Saúde e Termalismo Sénior 2010/2011», os Participantes e os Acompanhantes que efectuaram tratamentos ter-mais, nesta unidade, pagaram entre 96,00€ e 908,00€, sendo o preço médio de tratamentos de 285,00€.

(10)

Norte

Norte

Termas das Caldas de Aregos

Próximo do rio Douro, as águas das Caldas de Aregos são referenciadas desde a Idade Média. No século XII, D. Mafalda - a primeira rainha de Portugal - mandou cons-truir nessa área uma Albergaria, que daria origem aos diversos balneários termais que se sucederam ao longo dos tempos.

O actual balneário, da década de 1990, reabriu há dois anos com um novo complexo de reabilitação que vem aliar-se aos serviços de terapêutica termal já reconhecidos pela sua eficácia. Entretanto, a recente implementação da travessia de barco faz da estação ferroviária Caldas de Aregos, na linha do Douro, um excelente e confortável meio de acesso a vários pontos de interesse na região.

Localização

As Termas das Caldas de Aregos estão situadas em Anreade, no concelho de Resende, distrito de Viseu.

Água

Sulfúrea, bicarbonatada, sódica e fluoretada, com um elevado pH de 9,2, captada a 62ºC a 63 metros de profundidade em furos capeados que lhe garante limpidez, pureza bacteriológica e estabilidade físico-química.

Temperatura da Água

62ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS DO FORO RESPIRATÓRIO

— Rinite; — Sinusite; — Bronquite crónica; — Adenoidites; — Amigdalites; — Faringite; — Laringite; — Bronquites; — Asma brônquica.

DOENÇAS REUMÁTICAS E MÚSCULO-ESQUELÉTICAS

— Reumatismo.

DOENÇAS DERMATOLÓGICAS

— Psoríase; — Eczemas.

Não são apresentados preços médios de tratamentos, uma vez que esta unidade não participou no programa «Saúde e Termalis-mo Sénior 2010-2011».

DOURO PARK HOTEL ****

RESENDE

Privilegiadamente situado no Vale do Douro, este edifício data-do data-do início data-do século XX, acolhia a sociedade notável da épo-ca na sua temporada termal. Procurando manter as originais e graciosas linhas arquitectónicas, foi reinaugurado em Março de 2000, após grandes obras de recuperação.

Quartos

Equipados com ar condicionado com controlo individual, mini--bar, telefone directo e TV satélite.

Facilidades

Restaurante, bar e esplanada com música ambiente, sala de estar panorâmica, sala de jogos, piscina e campos de ténis.

2011/2012

DURAÇÃO MÉDIA 28/09 a 06/06

Consulta médica Variável 30,00€

Inscrição termal Variável 20,00€

Amostragem de tratamentos termais

Imersão simples 15 minutos 3,39€

Imersão com subaquático 15 minutos 4,39€

Imersão com hidromassagem computorizada 10 minutos 6,36€

Duche de jacto 7 minutos 3,39€

Duche escocês 7 minutos 3,39€

Duche Vichy 15 minutos 8,11€

Irrigação 8 minutos 2,36€

Inalação 15 minutos 2,36€

Nebulização em câmara 15 minutos 3,39€

Vapor à coluna / Bertholet 15 minutos 4,89€

2011/2012

(11)

18 — SAÚDE E TERMALISMO SÉNIOR 2011/2012

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Norte

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Norte

SETEMBRO A JUNHO — 19

Termas de São Jorge

Num ambiente acolhedor, de beleza natural e patrimonial, as Termas de São Jorge são reconhecidas pela sua longa tradição termal e pelas qualidades terapêuticas das suas águas.

Rodeada de uma vegetação luxuriante e bonitos jardins, esta estância termal totalmente remodelada, renovada e ampliada é o refúgio perfeito para regenerar o corpo e a alma, face às tensões da vida moderna.

Localização

Situada na localidade das Caldas de São Jorge, no coração do concelho de Santa Maria da Feira, a 25 km da cidade do Porto.

Água

Captadas numa única nascente, a 90 metros de profundidade. Incluídas no vasto grupo das sulfuradas, revelam propriedades microbiológicas e químicas distintivas e bastante estáveis.

Temperatura da Água

23ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS MÚSCULO – ESQUELÉTICAS

— Degenerativas / osteoartrose, inflamatórias / reumatismos, reumatis-mos-abarticulares, sequelas pós-traumáticas, metabólicas.

DOENÇAS CRÓNICAS E ALÉRGICAS DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

— Rinites, sinusites, adenoidites, amigdalites, faringites, laringites, bronqui-tes, asma brônquica.

DOENÇAS CRÓNICAS E ALÉRGICAS DA PELE

— Psoríase, urticária crónica, eczemas crónicos, dermatites alérgicas.

No programa «Saúde e Termalismo Sénior 2010/2011», os Participantes e os Acompanhantes que efectuaram tratamentos ter-mais, nesta unidade, pagaram entre 127,00€ e 530,00€, sendo o preço médio de tratamentos de 278,00€.

INATEL SANTA MARIA DA FEIRA

SANTA MARIA DA FEIRA

Também conhecido como a Quinta do Castelo, a INATEL Santa Maria da Feira fica situada junto ao bem conservado Castelo Medieval, num cenário de harmoniosa tranquilidade que permi-te conciliar a permi-terapia permi-termal com o descanso e lazer proporcio-nado pela riqueza e serenidade do meio natural envolvente.

Quartos

Equipados com aquecimento central, telefone e TV.

Facilidades

Restaurante, bar, piscina, salão de jogos, campo de ténis e internet Wi-Fi.

2012

DURAÇÃO MÉDIA 25/04 a 09/05 09/05 a 06/06

Consulta médica Variável 35,00€ 35,00€

Inscrição termal Variável 25,00€ 25,00€

Amostragem de tratamentos termais

Aerobanho ou hidromassagem 15 minutos 5,15€ 5,50€

Aerossol oral / nasal 15 minutos 2,75€ 3,10€

Duche massagem tipo Vichy local 15 minutos 11,80€ 13,10€

Hidromassagem computorizada 12 minutos 5,30€ 6,00€

Hidroterapia em piscina termal 30 minutos 6,00€ 6,60€

Inalação oral / nasal 10 minutos 2,55€ 2,75€

Irrigação nasal 10 minutos 2,55€ 2,75€

Parafangos - 1º 15 minutos 4,60€ 5,00€

Parafangos - seguintes 15 minutos 1,75€ 1,90€

(12)

Norte — Programação Diária

DOURO PARK HOTEL | GRANDE HOTEL DA BELA VISTA | INATEL ENTRE-OS-RIOS | INATEL SANTA MARIA DA FEIRA | PALACE HOTEL & SPA

Norte — Programação Diária

DOURO PARK HOTEL | GRANDE HOTEL DA BELA VISTA | INATEL ENTRE-OS-RIOS | INATEL SANTA MARIA DA FEIRA | PALACE HOTEL & SPA

1 Amarante (Douro Park Hotel) Aproveite a visita para conhecer o Mosteiro de S. Gonçalo, passear pelo centro histórico e saborear a doçaria regional.

5 Resende (Douro Park Hotel)

No Mosteiro de Sta. Maria de Cárquere descubra a lenda de Egas Moniz e D. Afonso Henriques, aproveite o passeio e prove as «Cavacas de Resende».

6 Guimarães (Grande Hotel da Bela Vista) No berço da nação, o centro histórico é uma pas-sagem obrigatória. Aprecie o verdadeiro néctar desta região – o vinho verde.

7 Porto (INATEL Entre-os-Rios, INATEL Sta. Maria da Feira, Palace Hotel & SPA) Conheça a cidade in-victa com um guia oficial e descubra o sentido do mar no Sea Life.

8 Vila Nova de Gaia (INATEL Entre-os-Rios) Descubra o Zoo Santo Iná-cio, em Vila Nova de Gaia, e comprove que os animais são nossos amigos.

3 Ponte da Barca e Ar-cos de Valdevez (Grande Hotel da Bela Vista) Conheça o centro histórico de Ponte da Barca e a igreja matriz de Arcos de Valdevez, duas das localidades por onde passa o Caminho de Santiago.

2 Aveiro (INATEL Sta. Maria da Feira) Encante-se com a Ria de Aveiro, desfrute do passeio de moliceiro e delicie-se com a confeitaria local.

4 Felgueiras (INATEL Entre-os-Rios) Na capital do calçado, conheça o Mosteiro de Sta. Maria de Pombeiro, a Casa Museu do pão-de-ló de Margaride e visite o centro da cidade. — 1ª SEMANA

QUARTA-FEIRA

17:00 Chegada ao hotel 18:30 Bebida de Boas-vindas

21:00 Vamos Conversar sobre Termalismo

QUINTA-FEIRA

9:00 Consultas no estabelecimento termal 15:00 Consultas no estabelecimento termal 21:00 Apresentação do Programa e da Região

SEXTA-FEIRA

16:00 “À Descoberta de…” 21:00 “Noite de Baile”

SÁBADO

14:30 Passeio Turístico

Amarante, “S. Gonçalo, o casamenteiro das velhas” (Douro Park Hotel)

S. Bento da Porta Aberta, “Os mais belos santuários e paisagens” (Grande Hotel da Bela Vista)

Quinta Pedagógica do Seixo, “Nos trilhos de António Nobre” (INATEL Entre-os-Rios)

Aveiro,”A Veneza portuguesa” (INATEL Sta. Maria da Feira)

Penafiel, “Cidade doce” (Palace Hotel & Spa)

21:00“Vida Saudável”

DOMINGO

16:00 Torneio de Jogos 21:00 “Noite Etnográfica”

SEGUNDA-FEIRA

16:00 Ateliê de Criação de Chapéus 21:00 Festa do Chapéu Original

TERÇA-FEIRA

14:30 Passeio Turístico

Baião, “Da água ao vinho” (Douro Park Hotel)

Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, “No caminho de Santiago”

(Grande Hotel da Bela Vista)

Felgueiras, “Doce tradição” (INATEL Entre-os-Rios)

Lourosa, “Mais vale um pássaro na mão que dois a voar” (INATEL Sta. Maria da Feira)

Vila Nova de Gaia, “Os animais são nossos amigos” (Palace Hotel & Spa) 21:00 “Noite de Bingo” 1 2 3 4 — 2ª SEMANA

QUARTA-FEIRA

16:00 Sessão de Ginástica 21:00 Concurso “O Par Ideal”

QUINTA-FEIRA

14:30 Passeio Turístico

Resende, “Entre a lenda e a realidade” (Douro Park Hotel) Guimarães, “No berço da nação” (Grande Hotel da Bela Vista) Porto, “Sentindo o mar” (INATEL Entre-os-Rios e INATEL Sta. Maria da

Feira)

Quinta Pedagógica do Seixo, “Nos trilhos de António Nobre” (Palace Hotel & SPA)

21:00 “Noite de Cinema – Amália, O Filme”

SEXTA-FEIRA

16:00 “Drama ou Comédia” 21:00 Serão Musical

SÁBADO

14:30 Passeio Turístico

Marco de Canavezes, “Por terras de D. Mafalda” (Douro Park Hotel) Tibães, “Ora et Labora” (Grande Hotel da Bela Vista)

Vila Nova de Gaia, “Os animais são nossos amigos” (INATEL

Entre-os-Rios)

Arouca, “Do céu à terra” (INATEL Sta. Maria da Feira) Felgueiras, “Doce tradição” (Palace Hotel & Spa)

21:00 “Festival da Canção”

DOMINGO

16:00 A Especialidade Local - Chá e Poesia 21:00 Música Popular Portuguesa

SEGUNDA-FEIRA

14:30 Passeio Turístico

Régua, “Vinho com história e tradição” (Douro Park Hotel) Braga, “Por terras de Arcebispos” (Grande Hotel da Bela Vista) Penafiel, “Cidade doce” (INATEL Entre-os-Rios)

Ovar, “Pão com história” (INATEL Sta. Maria da Feira)

Porto, “Sentindo o mar” (Palace Hotel & Spa)

21:00 “Noite de Talentos”

TERÇA-FEIRA

16:00 Passeio Pedestre 21:00 Festa de Despedida

QUARTA-FEIRA

15:00 Regresso aos locais de origem

5 6 7

7 8

HORÁRIO DAS REFEIÇÕES Pequeno Almoço - 08:00 às 10:00 Almoço - 13:00

Jantar - 19:30

TRATAMENTOS TERMAIS

Os tratamentos termais serão realizados de sexta-feira (1ª semana) a quarta-feira (2ª semana), a partir das 9:00.

(13)

Unidades Termais e

Unidades Hoteleiras

(14)

Centro

Centro

Termas do Carvalhal

As Termas do Carvalhal situam-se a cerca de 500 metros de altitude em plena Beira Alta, entre as bacias hidrográ-ficas do Vouga e do Paiva, enquadradas pelas serras de Montemuro e Arada.

Trata-se de uma unidade termal que reflecte em si as características singulares do concelho de Castro Daire, aliando o termalismo ao mundo rural, ao campo, à nature-za, às tradições seculares e à gastronomia castrense.

Localização

A unidade termal do Carvalhal está situada em Mamouros, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu.

Água

Sulfúrea, bicarbonatada, sódica e fluoretada, com um pH de 9.3 e mineralização de 330mg/l.

Temperatura da Água

42ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS REUMÁTICAS E MÚSCULO-ESQUELÉTICAS

DOENÇAS DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

— Bronquite; — Rinite alérgica; — Sinusite; — Asma; — Rinosinusite. DOENÇAS DERMATOLÓGICAS — Eczemas; — Psoríase; — Pitiríase; — Vitiligo; — Acne.

DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO

— Obstipação; — Colite.

No programa «Saúde e Termalismo Sénior 2010/2011», os Participantes e os Acompanhantes que efectuaram tratamentos termais, nesta unidade, pagaram entre 60,00€ e 1000,00€, sendo o preço médio de tratamentos de 204,00€.

HOTEL MONTEMURO ***

MAMOUROS

Inaugurado em 1994, este é um espaço moderno onde o contacto directo com a natureza é privilegiado. Com cascatas e vários cursos de água para refrescar, o hotel Montemuro ofere-ce um ofere-cenário memorável repleto de tradições seculares.

Quartos

Equipados com ar condicionado, telefone, TV satélite e rádio.

Facilidades

Restaurante com cozinha regional, bar com esplanada, sala de estar com TV e sala de jogos.

2011/2012

DURAÇÃO MÉDIA 28/09 a 12/10 12/10 a 06/06

Consulta médica Variável 35,00€ 35,00€

Inscrição termal Variável 11,20€ 9,60€

Amostragem de tratamentos termais

Aerossol 15 minutos 2,04€ 1,72€

Nebulização 15 minutos 2,04€ 1,72€

Irrigação nasal 15 minutos 2,04€ 1,72€

Hidromassagem 15 minutos 4,08€ 3,68€

Vapor à coluna 15 minutos 4,08€ 3,68€

Vapor aos membros (mãos e pés) 15 minutos 3,68€ 3,28€

Massagem geral 45 minutos 12,00€ 11,20€

Massagem Vichy local 15 minutos 7,60€ 7,20€

Diatermia (ondas curtas) 15 minutos 4,08€ 3,68€

(15)

26 — SAÚDE E TERMALISMO SÉNIOR 2011/2012

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Centro

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Centro

SETEMBRO A JUNHO — 27

Termas de São Pedro do Sul

A promover a saúde e bem-estar há mais de dois mil anos, as Termas de São Pedro do Sul, com águas historicamente afamadas pelas suas propriedades terapêuticas, dis-põem de dois modernos balneários autónomos, abertos ao longo de todo o ano: o balneário Rainha D.ª Amélia e o balneário D. Afonso Henriques. É de destacar que o balneário Rainha D.ª Amélia dispõe de uma Certificação de Qualidade Termal e Ambiental, de acordo com as normas internacionais.

A maior e mais frequentada estância termal do país, dis-põe de modernos e sofisticados equipamentos, garantin-do maior conforto na aplicação garantin-dos programas termais.

Localização

Situam-se na localidade de Várzea, concelho de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu.

Água

Com um pH de 8,89, estas águas são francamente minerali-zadas, “doces” e com reacção muito alcalina, bicarbonatas, carbonatadas, fluoretadas, sulfidratadas sódicas e fortemente silicatadas.

Temperatura da Água

68,7ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS REUMATOLÓGICAS — Artrite gotosa; — Artrite reumatóide; — Espondilite anquilosante; — Febre reumática; — Osteoartrose.

DOENÇAS DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

— Asma; — Sinusite; — Rinite alérgica; — Faringite crónica; — Bronquite crónica.

MEDICINA FÍSICA E DE REABILITAÇÃO

— Afecções do sistema nervoso; — Afecções do foro ortotraumatológico.

No programa «Saúde e Termalismo Sénior 2010/2011», os Participantes e os Acompanhantes que efectuaram tratamentos termais, nesta unidade, pagaram entre 70,00€ e 720,00€, sendo o preço médio de tratamentos de 270,00€.

GRANDE HOTEL LISBOA ***

VÁRZEA – SÃO PEDRO DO SUL Implantado, desde 1919, o Grande Hotel Lisboa é privilegiado quer pelo envolvi-mento de serras verdejantes, quer pelo encanto do leito do rio Vouga. Albergado num palácio, remodelado e ampliado em 2004, é agora uma unidade hoteleira de decoração neoclássica, rodeada por viço-sos jardins com árvores de grande porte.

Quartos

Equipados com ar condicionado, telefo-ne directo e TV por cabo.

Facilidades

Restaurante, snack-bar, bar, sala de TV, sala de jogos, jacuzzi e jardim.

HOTEL MONTE RIO

SÃO PEDRO DO SUL ***

VÁRZEA – SÃO PEDRO DO SUL Situado em pleno coração da região Dão Lafões, na margem esquerda do rio Vou-ga, o Hotel Monte Rio possui infra-estru-turas modernas, serenas e acolhedoras para uma estada inesquecível.

Quartos

Equipados com ar condicionado, telefo-ne e TV.

Facilidades

Restaurante, bar, piscina e jardim.

HOTEL DO PARQUE ****

TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL No centro de uma natureza preserva-da, onde a montanha alberga hábitos e tradições seculares, junto às Termas de São Pedro do Sul, o Hotel do Parque é a solução ideal para quem deseja uma estada tranquila, oferecendo um leque variado de serviços e equipamentos de nível superior, que garantem as me-lhores condições para quem pretende desfrutar de um período de tratamentos termais.

Quartos

Ar condicionado, bar, telefone, TV com satélite e rádio.

Facilidades

Restaurante, bar, salão de festas, Health Club & SPA com piscina aquecida, sauna, banho turco, massagens, ginásio, dois campos de squash e internet sem fios – Wireless.

2011/2012

DURAÇÃO MÉDIA 28/09 a 26/10 02/11 a 16/11 25/04 a 06/06

Consulta médica Variável 40,00€ 40,00€ 40,00€

Inscrição termal Variável 29,00€ 29,00€ 29,00€

Amostragem de tratamentos termais

Banheira com bolha de ar 15 minutos 5,70€ 4,75€ 5,70€

Banheira com bolha de ar e hidromassagem automática 15 minutos 6,65€ 5,70€ 6,65€

Duche jacto / cachão 5 minutos 4,75€ 3,80€ 4,75€

Duche Vichy geral 25 minutos 18,05€ 16,63€ 18,05€

Vapor parcial à coluna 15 minutos 4,28€ 3,14€ 4,28€

Bertholaix / Pedidaix 15 minutos 7,60€ 6,65€ 7,60€

Emanatório 15 minutos 3,71€ 2,66€ 3,71€

Nebulização 15 minutos 3,71€ 2,66€ 3,71€

Aerossol 15 minutos 3,71€ 2,66€ 3,71€

Inalação nasal 15 minutos 3,71€ 2,66€ 3,71€

(16)

Centro

Centro

Caldas da Felgueira

A utilização das águas das Caldas da Felgueira remonta ao início do século XIX. De forma a fazer face à procura crescente da estância termal e aproveitando o reconheci-mento das suas águas, pela Exposição Universal de Paris em 1867 e a abertura do caminho-de-ferro da Beira Alta, foi criada a Companhia das Águas Medicinais das Caldas da Felgueira em 1882.

A funcionar, remodelada desde 1997, o novo Centro Termal é uma garantia de sofisticação técnica e qualidade profissional. No início de 2007 a Companhia das Águas Medicinais da Felgueira é adquirida pela Patris Capital que ajustou a sua oferta, conceito, imagem e comunicação às necessidades dos tempos modernos.

Localização

Situadas na região de Dão-Lafões, mais propriamente na lo-calidade de Canas de Senhorim, em pleno concelho de Nelas, distrito de Viseu.

Água

As águas minerais naturais das Caldas da Felgueira são de natureza sulfúrea primitiva, com pH de 8,4, bicarbonatadas, sódicas, fluoretadas e mesotermais.

Temperatura da Água

35,8ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS DO FORO RESPIRATÓRIO

— Rinite; — Sinusite; — Laringite; — Traqueíte;

— Amigdalites recidivantes com caseum; — Gengivites.

DOENÇAS DO FORO PNEUMOLÓGICO

— Asma Brônquica; — Bronquite Crónica; — Enfisema; — Bronquiectasias.

DOENÇAS DO FORO MÚSCULO-ESQUELÉTICO

— Osteoartroses; — Espondilartroses; — Coxartroses e Gonartroses; — Artropatias traumáticas.

Não são apresentados preços médios de tratamentos, uma vez que esta unidade não participou no programa «Saúde e Termalis-mo Sénior 2010/2011».

GRANDE HOTEL DAS

CALDAS DA FELGUEIRA ***

CANAS DE SENHORIM

Este hotel, instalado num edifício histórico totalmente remode-lado e com uma decoração acolhedora, dispõe de uma Quinta de três hectares e está rodeado de paisagens lindíssimas onde se pode desfrutar da vista para o rio Mondego, para a Serra da Estrela e para a Serra do Caramulo, apresentando-se como o local ideal para relaxar e desfrutar dos melhores tratamentos de saúde e bem-estar.

Quartos

Equipados com ar condicionado, mini-bar, secador de cabelo, TV, telefone directo e internet Wi-Fi.

Facilidades

Restaurante, bar, sala de jogos, sala de leitura, sala de internet, circuito de manutenção, mini-golfe e futebol, piscina exterior, campo de ténis e cabeleireiro.

2012 DURAÇÃO MÉDIA 25/04 a 09/05

Consulta médica Variável 45,00€

Inscrição termal Variável 25,00€

Amostragem de tratamentos termais

Gargarejo s/ tempo definido 1,70€ Irrigação nasal, pulverização faríngea s/ tempo definido 3,70€ Nebulização individual 15 minutos 4,60€ Nebulização em câmara (colectiva) 10 a 20 minutos 8,00€ Duche de cachão / cérvico e escapular / lombar ou duche de leque ou duche de jacto ou duche de jacto tamisado 3 a 5 minutos 6,75€ Estufa de vapor à coluna / membros ou imersão águas correntes ou aerobanho ou manupediduche 15 minutos 8,15€ Bertholaix ou duche filiforme múltiplo de baixa pressão ou duche multijactos 15 minutos 10,35€

Imersão com hidromassagem computorizada 10 minutos 10,35€ Duche massagem de Aix ou duche massagem de Vichy 12 minutos 13,10€ Imersão com duche subaquático ou hidropressoterapia ou vapor integral 15 minutos 13,10€

2011/2012

(17)

30 — SAÚDE E TERMALISMO SÉNIOR 2011/2012

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Centro

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Centro

SETEMBRO A JUNHO — 31

Termas do Luso

A MALO CLINIC Spa Luso Thermal & Medical Spa - nasce da parceria firmada entre a MALO CLINIC Spa e a Socieda-de Água Socieda-de Luso, com o objectivo Socieda-de reabilitar e requalifi-car as Termas do Luso.

A requalificação desta histórica estância termal foi cuida-dosamente projectada de modo a congregar diferentes valências que proporcionam uma experiência verdadeira-mente única. O complexo termal está agora aberto ao pú-blico durante doze meses, dando resposta às tendências actuais no segmento da saúde e bem-estar.

Localização

As instalações diferenciadoras desta unidade termal, rodeadas pela beleza indescritível da Serra do Buçaco com a sua arbo-rização secular, estrategicamente localizada na povoação do Luso, no concelho da Mealhada, permitem a recuperação do equilíbrio perfeito entre corpo, mente e alma.

Água

Hipossalina, mesotermal, cloretada sódica, sendo a concentra-ção de sílica cerca de 26% do valor de mineralizaconcentra-ção total.

Temperatura da Água

27ºC

Indicações Terapêuticas

DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO

— Hipertensão arterial.

DOENÇAS REUMÁTICAS E MÚSCULO-ESQUELÉTICAS

— Reumatismo;

— Perturbações do aparelho locomotor.

DOENÇAS NEFRO-URINÁRIAS — Litíase renal; — Insuficiência renal. DOENÇAS DERMATOLÓGICAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS — Bronquite; — Sinusite. DOENÇAS METABÓLICAS — Hipercolesterolémia; — Diabetes; — Gota.

No programa «Saúde e Termalismo Sénior 2010/2011», os Participantes e os Acompanhantes que efectuaram tratamentos ter-mais, nesta unidade pagaram entre 100,00€ e 1000,00€, sendo o preço médio de tratamentos de 383,00€.

INATEL LUSO

LUSO

Em contacto directo com a natureza, a INATEL Luso proporcio-na a todos os que a visitam um ambiente repousante e inspi-rador que revigora o corpo e estimula os sentidos. Como pano de fundo desta unidade hoteleira encontra-se a imponente Serra do Buçaco, mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII.

Quartos

Aquecimento central, TV e telefone.

Facilidades

Restaurante com vista panorâmica, bar, piscina, sala de jogos, capela e internet Wi-Fi.

Amostragem de tratamentos termais 2012

DURAÇÃO MÉDIA 09/05 a 06/06

Consulta médica Variável 35,00€

Inscrição termal Variável 29,00€

Amostragem de tratamentos termais

Banho de imersão com bolha de ar / aerobanho 15 minutos 8,50€

Banho de imersão com subaquático 15 minutos 10,50€

Hidromassagem 15 minutos 9,50€

Duche de agulheta (geral / regional) 7 minutos 7,50€

Duche Vichy parcial 15 minutos 10,00€

Parafango 15 minutos 4,45€

Parafina 15 minutos 4,35€

Calor húmido / Crioterapia Variável 4,90€

Emanatório 30 minutos 3,50€

(18)

Centro — Programação Diária

GRANDE HOTEL DAS CALDAS DA FELGUEIRA | GRANDE HOTEL LISBOA | HOTEL DO PARQUE | HOTEL MONTEMURO | HOTEL MONTE RIO S. PEDRO DO SUL | INATEL LUSO

Centro — Programação Diária

GRANDE HOTEL DAS CALDAS DA FELGUEIRA | GRANDE HOTEL LISBOA | HOTEL DO PARQUE | HOTEL MONTEMURO | HOTEL MONTE RIO S. PEDRO DO SUL | INATEL LUSO

1 Mangualde (Grande Hotel das Caldas da Felgueira)

Visite o Santuário Nossa Senhora do Castelo, pas-seie pela zona histórica e prove o pastel de feijão de origem conventual.

6 Coimbra (INATEL Luso)

Visite a Universidade. Pas-seie pelo jardim botânico, aproveite para conhecer o Penedo da Saudade e a baixa de Coimbra.

7 Nelas (Grande Hotel das Caldas da Felgueira) Deslumbre-se com a visita panorâmica a Nelas. Em seguida, visite a Casa de Santar com o seu belo solar e majestosos jardins. A tarde termina com uma prova de vinhos.

8 Sangalhos | Un-derground Museum (INATEL Luso) Surpreenda-se com as colecções de arte e com as pipas no Aliança Underground Museum. De seguida, prepare-se para um passeio pela Curia.

5 Viseu (Grande Hotel das Caldas da Felgueira, Hotel Montemuro, Hotel do Parque, Grande Hotel Lisboa)

Inicie o percurso no Rossio e continue pela fonte das 3 bicas. Visite a Sé Catedral, o cruzeiro, a igreja da Misericórdia e conheça também a famosa Cava de Viriato.

3 Buçaco (INATEL Luso)

Conheça este lugar mágico, cheio de história e beleza singular com espé-cies vegetais do mundo inteiro.

2 Vouzela (Hotel do Parque)

Conheça a igreja matriz, visite a fonte dos amores e o museu municipal, termi-nando a tarde a provar os pastéis de Vouzela.

4 Lamego (Hotel do Parque, Hotel Monte-muro)

Deslumbre-se com o Santuário Nossa Sra. dos Re-médios, visite a Sé Catedral, aprecie as pinturas do mestre italiano Nicolau Nasoni e delicie-se com uma prova gastronómica na Presunteca.

HORÁRIO DAS REFEIÇÕES

Pequeno Almoço - 08:00 às 10:00 Almoço - 13:00

Jantar - 19:30

TRATAMENTOS TERMAIS

Os tratamentos termais serão realizados de sexta-feira (1ª semana) a quarta-feira (2ª semana), a partir das 9:00.

— 1ª SEMANA

QUARTA-FEIRA

17:00 Chegada ao hotel 18:30 Bebida de Boas-vindas

21:00 Vamos Conversar sobre Termalismo

QUINTA-FEIRA

9:00 Consultas no estabelecimento termal 15:00 Consultas no estabelecimento termal 21:00 Apresentação do Programa e da Região

SEXTA-FEIRA

16:00 “À Descoberta de…” 21:00 “Noite de Baile”

SÁBADO

14:30 Passeio Turístico

Mangualde, “Terra e tradições” (Grande Hotel das Caldas da Felgueira)

Carvalhais e S. Pedro do Sul, “Descobrir a montanha” (Grande Hotel Lisboa)

Vouzela, “Berço de figuras históricas” (Hotel do Parque) Buçaco, “Respire natureza” (INATEL Luso)

Aveiro, “Doce ria” (Hotel Montemuro)

Viseu, “Terras de Viriato” (Hotel Monte Rio S. Pedro do Sul)

21:00 “Vida Saudável”

DOMINGO

16:00 Torneio de Jogos 21:00 “Noite Etnográfica”

SEGUNDA-FEIRA

16:00 Ateliê de Criação de Chapéus 21:00 Festa do Chapéu Original

TERÇA-FEIRA

14:30 Passeio Turístico

Seia, “Sabores da terra” (Grande Hotel das Caldas da Felgueira) Aveiro, “Doce ria” (Grande Hotel Lisboa)

Lamego, “Cidade santuário” (Hotel do Parque e Hotel Montemuro)

Cantanhede, “Rumo à arte da pedra” (INATEL Luso)

Carvalhais e S. Pedro do Sul, “Descobrir a montanha” (Hotel Monte Rio S. Pedro do Sul) 21:00 “Noite de Bingo” 1 2 3 4 — 2ª SEMANA

QUARTA-FEIRA

16:00 Sessão de Ginástica 21:00 Concurso “O Par Ideal”

QUINTA-FEIRA

14:30 Passeio Turístico

Viseu, “Terras de Viriato” (Grande Hotel das Caldas da Felgueira e Hotel

Montemuro)

Lamego, “Cidade santuário” (Grande Hotel Lisboa) Aveiro, “Doce ria” (Hotel do Parque)

Coimbra, “Cidade estudante” (INATEL Luso)

Vouzela, “Berço de figuras históricas” (Hotel Monte Rio S. Pedro do Sul)

21:00 “Noite de Cinema – Amália, O Filme”

SEXTA-FEIRA

16:00 “Drama ou Comédia” 21:00 Serão Musical

SÁBADO

14:30 Passeio Turístico

Nelas, Santar, “Coração do Dão” (Grande Hotel das Caldas da Felgueira)

Vouzela, “Berço de figuras históricas” (Grande Hotel Lisboa)

Sangalhos, “Um brinde à arte” (INATEL Luso) Viseu, “Terras de Viriato” (Hotel do Parque)

Carvalhais e S. Pedro do Sul, “Descobrir a montanha” (Hotel Monte-muro)

Aveiro, “Doce ria” (Hotel Monte Rio S. Pedro do Sul)

21:00 “Festival da Canção”

DOMINGO

16:00 A Especialidade Local - Chá e Poesia 21:00 Música Popular Portuguesa

SEGUNDA-FEIRA

14:30 Passeio Turístico

Seixo da Beira, “O queijo artesanal” (Grande Hotel das Caldas da Felgueira)

Viseu, “Terras de Viriato” (Grande Hotel Lisboa)

Carvalhais e S. Pedro do Sul, “Descobrir a montanha” (Hotel do Parque) Aveiro, “Doce ria” (INATEL Luso)

Vouzela, “Berço de figuras históricas” (Hotel Montemuro) Lamego, “Cidade santuário” (Hotel Monte Rio S. Pedro do Sul)

21:00 “Noite de Talentos”

TERÇA-FEIRA

16:00 Passeio Pedestre 21:00 Festa de Despedida

QUARTA-FEIRA

15:00 Regresso aos locais de origem

6 7 DESTAQUES DESTAQUES 5 8 5 5

(19)

Unidades Termais e

Unidades Hoteleiras

(20)

Centro Interior

Centro Interior

Termas de Manteigas

Privilegiada pelo ar forte e puro, tipicamente característico das regiões do distrito da Guarda, esta unidade termal convida a uma estada repousante em qualquer altura do ano. Do extenso historial de Manteigas conta-se que foi arrasada pelos romanos e totalmente reconstruída por D. Sancho I.

Neste cenário surge o complexo termal de Manteigas, composto por várias estruturas hoteleiras de construção recente mas obedecendo a características arquitectónicas de montanha e apetrechado com o mais moderno equipa-mento para trataequipa-mento.

Localização

Situado nas Caldas de Manteigas, freguesia de São Pedro, no centro do Parque Natural da Serra da Estrela.

Água

Captada a 100 metros de profundidade, à temperatura de 48ºC o que lhe garante pureza bacteriológica e estabilidade físico--química, é francamente mineralizada.

Temperatura da Água

48ºC

Indicações Terapêuticas

Doenças Reumáticas e Músculo-Esqueléticas — Artrite reumática;

— Espondilortrose anquilosante; — Gota;

— Espondilose e outros transtornos da coluna vertebral; — Artroses.

Doenças das Vias Respiratórias — Sinusopatias; — Rinosinusites; — Bronquite crónica; — Asma; — Rinite alérgica; — Faringite crónica. Doenças Dermatológicas — Dermatoses.

No programa «Saúde e Termalismo Sénior 2010/2011», os Participantes e os Acompanhantes que efectuaram tratamentos ter-mais, nesta unidade, pagaram entre 71,00€ e 960,00€, sendo o preço médio de tratamentos de 317,00€.

INATEL MANTEIGAS

MANTEIGAS

Complexo de turismo INATEL - Serra da Estrela, com três uni-dades: Hotel Termal, Casa da Roda e Casa do Pastor.

O hotel foi construído na década de 1930, quando o arrenda-mento pertencia a José Martins Lucas Pereira & Companhia, também proprietário da fábrica de lanifícios e da Casa da Roda. Quartos

Equipados com aquecimento central, telefone e TV, distribuí-dos por quatro edifícios.

Facilidades

Restaurante, bar com vista panorâmica, campo de ténis, capela e biblioteca.

2011/2012

DURAÇÃO MÉDIA 28/09 a 16/11 25/04 a 06/06

Consulta médica Variável 32,50€ 32,50€

Inscrição termal Variável 32,50€ 32,50€

Amostragem de tratamentos termais

Hidromassagem 10 minutos 6,00€ 6,00€

Duche de agulheta 7 minutos 4,20€ 4,20€

Duche Vichy 12 minutos 7,50€ 10,00€

Vapor à coluna 12 minutos 5,00€ 5,08€

Aerossol 15 minutos 2,90€ 2,96€

Irrigação 15 minutos 2,90€ 2,96€

Ultra-sons 10 minutos 3,40€ 4,00€

Massagem parcial 15 minutos 5,00€ 6,40€

Massagem geral 30 minutos 8,50€ 10,80€

(21)

38 — SAÚDE E TERMALISMO SÉNIOR 2011/2012

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Centro Interior — Programação Diária

INATEL MANTEIGAS

Unidades Termais e Unidades Hoteleiras

Centro Interior — Programação Diária

INATEL MANTEIGAS SETEMBRO A JUNHO — 39 — 1ª SEMANA

QUARTA-FEIRA

17:00 Chegada ao hotel 18:30 Bebida de Boas-vindas

21:00 Vamos Conversar sobre Termalismo

QUINTA-FEIRA

9:00 Consultas no estabelecimento termal 15:00 Consultas no estabelecimento termal 21:00 Apresentação do Programa e da Região

SEXTA-FEIRA

16:00 “À Descoberta de…”

21:00 “Noite de Baile”

SÁBADO

14:30 Passeio Turístico

Belmonte, “Percurso com história” (INATEL Manteigas)

21:00 “Vida Saudável”

DOMINGO

16:00 Torneio de Jogos 21:00 “Noite Etnográfica”

SEGUNDA-FEIRA

16:00 Ateliê de Criação de Chapéus 21:00 Festa do Chapéu Original

TERÇA-FEIRA

14:30 Passeio Turístico

Covilhã, “Cidade neve” (INATEL Manteigas)

21:00 “Noite de Bingo”

— 2ª SEMANA

QUARTA-FEIRA

16:00 Sessão de Ginástica

21:00 Concurso “O Par Ideal”

QUINTA-FEIRA

14:30 Passeio Turístico

Parque Natural da Serra da Estrela, “Onde a terra acaba e o céu começa” (INATEL Manteigas)

21:00 “Noite de Cinema – Amália, O Filme”

SEXTA-FEIRA

16:00 “Drama ou Comédia” 21:00 Serão Musical

SÁBADO

14:30 Passeio Turístico

Seia, “Sabores da terra” (INATEL Manteigas)

21:00 “Festival da Canção”

DOMINGO

16:00 A Especialidade Local - Chá e Poesia 21:00 Música Popular Portuguesa

SEGUNDA-FEIRA

14h30 Passeio Turístico

Guarda, “Cidade mais alta de Portugal” (INATEL Manteigas)

21:00 “Noite de Talentos”

TERÇA-FEIRA

16:00 Passeio Pedestre 21:00 Festa de Despedida

QUARTA-FEIRA

15:00 Regresso aos locais de origem

1 À Descoberta de …”

Sinta o ar puro das Caldas de Manteigas enquanto desfruta da natureza junto ao rio Zêzere. Aproveite também para visitar o viveiro das trutas.

5 Sessão de Ginástica

A actividade física é essencial para a saúde. Es-timule o seu corpo através de exercícios que poderá aplicar no quotidiano.

6 Parque Natural da Serra da Estrela (INATEL Manteigas)

Um passeio pela natureza em pleno Parque Natural da Serra da Estrela é sempre agradável. Usufrua da vista no ponto mais alto de Portugal continental.

7 Seia (INATEL Man-teigas)

Passe uma tarde no conhecido Museu do Pão e conheça a história do saboroso pão português.

8 Guarda (INATEL Manteigas)

Visite a igreja da Mi-sericórdia e a imponente Sé Catedral e quando chegar ao centro histórico da Guarda, deixe-se encantar pela beleza das ruelas.

3 Festa do Chapéu Original

Divirta-se nesta noite es-pecial, onde o seu chapéu pode ser eleito o mais bonito da festa. Mostre os seus dotes artísticos.

2 Belmonte (INATEL Manteigas)

Entusiasme-se com a história da terra de Pedro Álvares Cabral e descubra os museus desta vila histórica.

4 Covilhã (INATEL Manteigas)

Aproveite o passeio pelo centro de Manteigas. Em seguida e já na cidade da Covilhã, conheça a zona histórica, a Praça do Município e o monumento em homenagem a Pêro da Covilhã.

HORÁRIO DAS REFEIÇÕES Pequeno Almoço - 08:00 às 10:00 Almoço - 13:00

Jantar - 19:30

TRATAMENTOS TERMAIS

Os tratamentos termais serão realizados de sexta-feira (1ª semana) a quarta-feira (2ª semana), a partir das 9:00.

2 4 6 7 8 DESTAQUES DESTAQUES 1 3 5

(22)

Saúde e Termalismo Sénior

2011/2012

Viagens

NORTE

TERMAS DE CALDELAS 4720-270 CALDELAS T. 253 360 160

Grande Hotel da Bela Vista Rua da Bela Vista, 728 4720-270 CALDELAS T. 253 360 100

TERMAS DE SÃO VICENTE 4575-373 PINHEIRO – Penafiel T. 255 617 080

Palace Hotel & Spa

4575-373 PINHEIRO – Penafiel T. 255 617 081 TERMAS DE ENTRE-OS-RIOS e INATEL entre-os-Rios Torre 4575-416 PORTELA – Penafiel T. 255 616 059

TERMAS DAS CALDAS DE AREGOS 4660-013 CALDAS DE AREGOS T. 254 875 259

Douro Park Hotel Caldas de Aregos

4660-013 CALDAS DE AREGOS T. 254 870 700

TERMAS DE SÃO JORGE Lugar da Sé

4509-903 CALDAS DE SÃO JORGE T. 256 910 360

INATEL Santa Maria da Feira Quinta do Castelo

4520-306 SANTA MARIA DA FEIRA T. 256 372 048

CENTRO

TERMAS DO CARVALHAL Rua do Balneário, 75

3600-398 MAMOUROS – Castro D’Aire T. 232 382 342

Hotel Montemuro Termas do Carvalhal 3600-398 MAMOUROS T. 232 381 154

TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL Praça Dr. António José de Almeida 3660-692 VÁRZEA

T. 232 720 300 Grande Hotel Lisboa Rua Principal, 390 3660-692 VÁRZEA T. 232 723 360

Hotel Monte Rio São Pedro do Sul Estrada da Lameira, Cruzamento com a variante - Várzea

3660-688 SÃO PEDRO DO SUL T. 232 720 040

Hotel do Parque Rua do Serrado

Termas de S. Pedro do Sul 3660-692 VÁRZEA T. 232 723 461 CALDAS DA FELGUEIRA

3525-201 CANAS DE SENHORIM T. 232 945 000

Grande Hotel Das Caldas Da Felgueira

Av. António Marques - Caldas da Felgueira 3525-201 CANAS DE SENHORIM T. 232 941 740

TERMAS DO LUSO Rua Álvaro Castelões 3050-230 LUSO T. 231 937 910 INATEL luso

Rua Dr. Costa Simões 3050-226 LUSO T. 231 930 358

CENTRO INTERIOR

TERMAS DE MANTEIGAS e INATEL Manteigas Lugar das Caldas Apartado 17

6260-012 MANTEIGAS T. 275 980 300

e das Unidades Hoteleiras Seleccionadas

Enquanto cuida do seu bem-estar físico e emocional, lembre-se que os seus familiares poderão querer contactá-lo, deixe-lhes os contactos do hotel e das termas que reservou.

Referências

Documentos relacionados

Os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) são componentes da biota do solo e essenciais a sustentabilidade dos ecossistemas e ao estabelecimento de plantas em programas

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como instrumentos interativos podem contribuir no processo de aprendizado e do desenvolvimento do indivíduo,

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo