• Nenhum resultado encontrado

Tratamento de resíduos pode gerar crédito de COFINS. A percepção de qualidade por parte do cliente. Parceria ASERV e Jogue Limpo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tratamento de resíduos pode gerar crédito de COFINS. A percepção de qualidade por parte do cliente. Parceria ASERV e Jogue Limpo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Tratamento de resíduos pode gerar crédito de COFINS

A percepção de qualidade por parte do cliente

Parceria ASERV e Jogue Limpo

(2)

Palavra da Diretoria

N

osso setor de reparação automotiva passa por um momento muito positivo desde mea- dos de maio de 2020. A incerteza no âmbito econômico fez com que o consumidor refletisse sobre o “trocar de carro“, fato que gera custo e, na esmagadora maioria das vezes, uma conta fixa a longo prazo. Outros fatores relevantes são a alta dos preços dos veículos zero km, a demora na entrega e a não garantia de preço na hora do fechamento do negócio (pedido). Porém, reflexos econômicos já vêm sendo sentidos com a alta dos preços e a falta de peças de reposição, em virtude da escassez de matéria-prima. Começamos 2021 motivados e com o propósito de dar sequência a projetos elaborados no início da atual gestão, porém nos deparamos novamente com o fechamento de grande parte das atividades em função da crise sanitária, fato este que fatalmente gera algum atraso nas intenções da ASERV para o ano corrente.

Neste momento, quando cada vez mais paramos para refletir sobre métodos, processos e planejamento, a ASERV faz uma análise interna, ao mesmo tempo em que avalia a realidade de seus associados, e busca soluções que sejam eficazes para o melhor aproveitamento do que é oferecido pela Associação.

Não estamos estagnados, pelo contrário, seguimos confiantes e estamos nos empenhando e trabalhando firmemente, para que consigamos colocar em prática as ideias de melhorias que

Eduardo Bianchi Vice-presidente da ASERV

EXPEDIENTE

Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular. Rua Rosa Nesello Mussói, 62, Cidade Nova II - 95112-135 - Caxias do Sul - RS

(54) 3217.4641 - aserv@aserv.com.br

INFORMATIVO INTERNO DA ASERV

Textos: Departamento de Marketing ASERV Tiragem: 500 exemplares

Editoração: Laymark Propaganda

Imagens do Depto. de Comunicação da ASERV, imagens de banco da Laymark propaganda e divulgação de órgãos.

DIRETORIA ASERV

Presidente: Marcelo de Oliveira Vice-presidente: Eduardo Bianchi Tesoureira: Daniela Baggio Bandiera Vice-tesoureira: Jonatas Casara Secretária: Cíntia Reckziegel

Vice-secretário: Alexandre Maia

Diretor de Eventos: Frederico Marcílio Maciel Diretor de Eventos: Ângelo Monsani Diretor de Divulgação: Daniel Argenta da Rosa Diretor de Cursos: Marcelo Marques Diretor de Cursos: Lucas Reckziegel Diretor de Cursos: Alexandre Mittag Diretor de Patrimônio: Jonatas Casara

REPRESENTANTES DA ASERV NA REGIÃO

Representante de Flores da Cunha: Paulo Marcon Representante de Farroupilha: Rosimar Regalin Representante de Bento Gonçalves: Adilson Paludo

trarão benefícios aos associados. Torcemos para que esta fase passe rápido e que todos possam retornar às suas atividades habituais. Estimados associados, estejam atentos ao seu negócio, mantenham o hábito de avaliar internamente a sua empresa, levantando pontos positivos e negativos, traçando planos de melhoria e otimizando métodos e processos, a fim de melhor atender às expectativas de seus clientes. Desejo a todos um ano com muita saúde, paz e prosperidade.

R. Rosalimbo Antônio Guerra, 1701 - N. Senhora da Saúde - Cx. do Sul (54) 3208-1980 - (54) 8117-6995

SERVIÇOS COMPLETOS DE RETÍFICA DE MOTORES E DIREÇÃO HIDRÁULICA

LOGOTIPO BLUE PANTONE 2767C

(3)
(4)

N

os últimos, anos o modelo de negócio de reparação e manutenção de veículos vem mudando de forma significativa.

Com a constante evolução tecnológica embarcada, o aprimoramento da percepção de qualidade, por parte do cliente, e a constante busca pela conquista de mercado, têm ensejado a este empresariado não só capacitação técnica, mas também a busca por uma melhor gestão do negócio.

Caminhando lado a lado e a passos largos, essas mudanças têm uma só finalidade, oferecer ao cliente a melhor experiência possível na aquisição de nossos produtos e serviços, atraindo-o, assim, cada vez mais à nossa oficina e ao nosso convívio.

Ao contrário do que muitos pensam, a satisfação do cliente não é apenas em ter seu veículo de volta em bom funcionamento.

Tudo começa no primeiro contato:

✅ Sendo atendido com cordialidade;

✅ Recebendo atenção e esclarecimentos necessários e em tempo;

✅ Percebendo a seriedade, o cuidado e o zelo demonstrados pelo profissional ao receber seu veículo;

✅ Podendo desfrutar de um ambiente próprio e agradável enquanto espera;

✅ Sentindo a segurança do profissional ao dar um diagnóstico.

Essas são algumas dentre outras tantas etapas a serem vencidas e que compõem

diretamente o grau de satisfação do cliente, até que ele possa levar sua “joia” de volta à garagem. Etapas essas que discutiremos mais detalhadamente ao longo de nossas próximas conversas.

Com o advento recente e já um tanto duradouro da pandemia do COVID-19, pensamos que seria interessante começarmos a nossa primeira abordagem sobre mudanças, adequações e melhorias, falando um pouco sobre o momento da recepção do veículo.

A inspeção visual do estado externo e interno veículo, o isolamento e proteção de todas as partes, que serão manuseadas ou manipuladas durante o processo de intervenção, bem como o relatório inicial do estado geral do veículo e diagnóstico inicial de falhas, quando é o caso, são práticas consensuais no segmento de reparação e manutenção de veículos. Porém, agora, precisamos nos preocupar um pouco mais.

Higienização, essa palavra é também uma velha conhecida dos profissionais da área, mas nos tempos de hoje requer que tenhamos um pouco mais de atenção e cuidado. Ao recebermos e entregarmos um veículo, temos que garantir que ela seja feita de forma segura e eficiente. Uma sugestão é que todas as partes, que possam ser tocadas pelo cliente e profissionais, sejam higienizadas antes e depois de isoladas ou protegidas por filmes plásticos, capas, mantas etc. Para isso, basta fazer uso de um pano limpo e descartável e um borrifador com uma solução de água e sabão neutro. Dessa forma, temos um antisséptico eficaz e não agressivo aos itens de

A percepção de qualidade

por parte do cliente

Higienização, uma palavra conhecida dos profissionais

da área, que hoje requer ainda mais atenção e cuidado.

(5)

acabamento e componentes do veículo.

Abaixo, podemos ver algumas fotos com exemplos práticos.

Acreditamos até que muitas das boas práticas, aprendidas e aplicadas durante este

momento que vivemos, podem e devem ser mantidas, mesmo depois de passado tudo isso. E podem ter certeza, tudo isso vai passar.

Fabiano Hofmann

(6)

O

Instituto Jogue Limpo é uma associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante. É a entidade gestora responsável por realizar a logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas e de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). Há 16 anos, o Jogue Limpo funciona em sintonia com o meio ambiente, buscando oferecer soluções na gestão

dos sistemas de logística reversa de modo transparente para seus associados, geradores e para a sociedade de um modo geral. Em números, o Sistema já destinou mais de 930 milhões de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas desde 2005, sendo 98,5% das embalagens recebidas destinadas para a reciclagem.

Para seu funciona-mento, o Jogue Lim-po contrata empresas operadoras logísticas nos estados onde atua.

Estas empresas são responsáveis pelo cadas-tramento de geradores, coleta e recebimento das embalagens e administração das centrais de armazenagem.

Toda a frota de caminhões é equipada com alta tecnologia, atendendo aos requisitos de

segurança, controle e cuidado com o meio ambiente. O sistema de monitoramento permite acompanhamento de rotas e informações do peso do plástico recebido nos pontos geradores cadastrados.

No ato do recebimento de embalagens é entregue comprovante, que poderá ser exigido pelo órgão ambiental durante o processo

de licenciamento do gerador. A informação do peso é transmitida em tempo real ao website do sistema, por meio de leitura do código de barras pelo smartphone disponível em cada caminhão. As visitas do Sistema de Recebimento Itinerante são realizadas de forma programada e periódica aos geradores cadastrados.

Nas centrais de re-cebimento, as embala-gens são drenadas, em alguns casos, segrega-das por cor, prensasegrega-das ou moídas, para serem acondicionadas e enca-minhadas às reciclado-ras credenciadas.

Na recicladora, se necessário, o material é triturado. Depois de submetido a processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, é transformado em matéria-prima para novas embalagens e outros produtos plásticos,

Parceria ASERV e Jogue Limpo

O Jogue Limpo tem como compromisso garantir a

transparência e rastreabilidade das atividades para

os órgãos ambientais federal, estadual e municipal.

(7)

O Sistema de Logística Reversa das Embalagens Plásticas de Óleo Lubrificante Usadas e do OLUC (Oléo Lubrificante Usado ou Contaminado). Que possui Acordo Setorial assinado junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com 13 termos de compromisso assinados com Secretarias de Meio Ambiente estaduais (SEMAs) - PR, SP, RJ, MG, ES, BA, AL, PE, PB, CE, RN, MS e DF. Reconhecido pelo MMA e SEMAs como sistema de Logística Reversa oficial do setor.

Representante habilitado pelos fabricantes e importadores.

Alagoas, Bahia, Distrito Federal Espírito Santo, Minas Gerais e Sergipe: 0800 033 1520 Amazonas e Roraima: (92) 3616-4700 Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte: 0800 181 0120 Mato Grosso, Mato Grosso do Sul: (67) 3373-0104 Paraná e Santa Catarina: 0800 643 0708 Rio de Janeiro e São Paulo Capital: 0800 941 6222 Rio Grande do Sul: 0800 727 2066 São Paulo Interior: 0800 773 0323

retornando à cadeia de produção.

Desse modo, cria-se um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo, contribuindo para a economia circular.

O Jogue Limpo tem como compromisso garantir a transparência e a rastreabilidade das atividades para os órgãos ambientais federal, estadual e municipal. Para atender a essa demanda, temos um sistema que disponibiliza aos seus gestores informações importadas diretamente das balanças eletrônicas, imediatamente após a pesagem das embalagens. O sistema permite que os órgãos visualizem periodicamente as informações disponíveis relativas às quantidades de embalagens devolvidas pelos geradores, por meio dos canais de comercialização e encaminhadas à

reciclagem.

Desde 2005, o Instituto Jogue Limpo atua no Rio Grande do Sul, sendo o estado pioneiro na atividade do Sistema. Em abril de 2021, o Jogue Limpo formou uma parceria com a ASERV (Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular) para coleta e destinação das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas em todas as oficinas associadas, com custo zero! Essa parceria pioneira evidencia o comprometimento da ASERV com o desenvolvimento sustentável, conscientizando seus associados na destinação ambientalmente correta dos resíduos contaminados e incentivando a entrega dessas embalagens para o Sistema Jogue Limpo.

Esperamos continuar contribuindo com o meio ambiente e com as gerações futuras, por intermédio de uma gestão socioambiental responsável e comprometida com as melhores práticas. Essa parceria com a ASERV é uma prova de que juntos somos mais fortes e de que o cuidado com a destinação dos resíduos gerados é uma responsabilidade de todos nós!

"

O cuidado com a destinação

dos resíduos gerados é uma

(8)

Oficinas no cenário atual

E

mbora as oficinas mecânicas sejam

consideradas um serviço essencial em meio à pandemia, os negócios nesse ramo também foram severamente afetados. Devido às taxas de desemprego recordes no país e aos frequentes lockdowns, as pessoas simplesmente não estão dirigindo tanto durante este período. Infelizmente, ainda não temos claro quando ficaremos completamente livres deste vírus (se é que algum dia ficaremos) e, em razão disso, devemos fazer o que o brasileiro faz melhor, que é se adaptar e seguir a vida nesta nova realidade e novo estilo de vida.

Um dos problemas que surgiu para os proprietários de empresas foi o afastamento do colaborador com suspeita de contaminação, até a comprovação da doença ou mesmo da cura, caso acometido pelo Coronavírus. Você deve

Como a pandemia afetou as oficinas mecânicas,

e o impacto causado na economia do setor.

ter percebido que o Estado deixou o empresário sozinho nessa situação, ou seja, os 15 dias necessários de afastamento foram por conta da empresa, correto? Quanto aos pagamentos de impostos não houve isenções, somente prorrogações e parcelamentos. Novamente o empresário precisou “se virar nos 30” para cumprir suas obrigações, o que acabou se tornando um grande problema, se somado à baixa de serviços.

Outros fatores, que vêm afetando o setor e estão se intensificando nos últimos dias, são as interrupções da cadeia de suprimentos. Os atrasos no recebimento e a falta de peças em todo o país são situações que pioram, ainda mais, a já sensível situação. O estado de São Paulo, onde estão os maiores fabricantes de autopeças do Brasil, tem adotado severos e

(9)

Ubiratan Kintschner (Bira) Engenheiro Mecânico

Sócio-proprietário da BV Import e Qualität Autopeças longos lockdowns, o que tem sido um fator

determinante no quesito de abastecimento. Porém, isso não é uma exclusividade nossa. Os produtos importados da Europa também estão em escassez no mercado devido à mesma situação.

Aqui no mercado americano de veículos, por exemplo, o setor está bastante afetado pela falta de microchips e semicondutores, o que acaba por interromper o fornecimento de várias peças cruciais (como um módulo do ABS, por exemplo) e, consequentemente, paralisa toda a linha de produção. A Ford americana teve uma redução de 17% em sua produção, no primeiro trimestre deste ano, e prevê uma situação ainda pior no segundo trimestre, estimando a redução em 50% por falta desses produtos. O prejuízo para o mercado de veículos está estimado em aproximadamente R$ 286 bilhões. A falta de disponibilidade de veículos novos tem feito as concessionárias vender algumas linhas de produtos com ágio ainda mais intensificado nos últimos meses, com a retomada e aquecimento da economia pós-vacinação (se falta produto no mercado e este tem alta demanda, o mercado naturalmente eleva o preço - lei da oferta x procura).

Mais um detalhe que está afetando as autopeças importadas é o preço dos fretes internacionais. Alguns trechos chegam a custar 10 vezes mais do que antes da pandemia. Já não bastasse essa variável, ainda se somou a isso o encalhe do navio Ever Given da empresa Evergreen, que manteve o canal de Suez fechado por sete dias, bloqueando a passagem de 400 navios e gerando um prejuízo para a economia mundial estimado em 2,2 bilhões de reais por hora! Mas, apesar de tudo, o nosso setor não parou completamente, o que, se comparado com o cenário de outras empresas, foi uma situação afortunada. Não consigo imaginar o que os empresários, que estão com seus estabelecimentos fechados há semanas ou meses em alguns casos, fizeram para sobreviver, se é que conseguiram. Como diz um velho ditado: “o sábio para ser feliz sempre olha para baixo,

nunca para cima”. Resumindo: vamos agradecer por ainda estarmos trabalhando e vamos ter empatia por todos os outros empresários, que estão impedidos de trabalhar e gerar o sustento de sua família e de seus respectivos colaboradores.

(10)

N

o início deste ano, a Receita Federal, pela primeira vez, abriu a possibilidade de tomada de créditos de PIS e COFINS pelas empresas que realizam gastos com tratamento de efluentes, resíduos industriais e águas residuais. A opção levantada pela RFB seria no regime não cumulativo.

A possibilidade relatada pela RF se encontra na Solução de Consulta nº 1, editada em janeiro, de 2021, pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), que vincula toda a fiscalização.

A solicitação avaliada foi apresentada por uma empresa do ramo de curtimento e preparação de couro. Conforme relato, o raciocínio se faz presente para indústrias e prestadores de serviços que são obrigados por lei a fazer o tratamento de resíduos.

O impacto do não tratamento dos efluentes industriais é ressaltado pela Associação Brasi-leiras de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes, a ABETRE. Segundo a instituição, são gerados cerca de cinco mil metros cúbicos por dia, dos quais 60% são despejados de modo irregular em rede de esgotos.

Na solicitação, a indústria afirma que o processo de tratamento de resíduos é indispensável para o funcionamento da produção e acabamento do couro, de forma sustentável e não danosa ao meio ambiente, em cumprimento à legislação ambiental.

Dentro dessa discussão, reforça-se que, sem a prática de medidas de preservação do meio ambiente, a empresa não pode obter o licencia-mento para o exercício de suas atividades. Por fim, fica destacado que, de acordo com a Lei nº 9.605, de 1998, a emissão indevida de efluentes é tipificada como prática criminosa, que acarreta inclusive vedação do exercício da atividade por

Tratamento de resíduos pode

gerar crédito de COFINS

Empresas que investem para reduzir

impacto ambiental solicitam incentivos à Receita.

parte da empresa.

Na análise do caso, a Receita Federal levou em consideração o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em sede de recurso repetitivo (REsp 1221170), que definiu o conceito de insumos para créditos de PIS e COFINS. Para os ministros, deve-se levar em consideração os critérios da essencialidade ou da relevância do bem ou serviço para a produção de bens destinados à venda ou para a prestação de serviços pela pessoa jurídica.

Por fim, a Receita Federal, ao verificar as re-gulamentações do Conama, entendeu que seria o caso de considerar a atividade como insumo para a geração de créditos de PIS e COFINS. Além do aproveitamento dos créditos para períodos futuros, a decisão abre, ainda, precedente para pleitear a restituição dos valores pagos a maior nos últimos cinco anos.

(11)

ESPECIALIZADA

EM PEÇAS

MITSUBISHI

3

4

1

9

-9

8

6

0

9

9

9

5

4

-6

9

7

1

gazzi_aut

opecas

ESPECIALIZADA

EM PEÇAS

MITSUBISHI

3

4

1

9

-9

8

6

0

9

9

9

5

4

-6

9

7

1

gazzi_aut

opecas

ESPECIALIZADA

EM PEÇAS

MITSUBISHI

3

4

1

9

-9

8

6

0

9

9

9

5

4

-6

9

7

1

gazzi_aut

opecas

Reciclagem de filtros de

óleo e lubrificantes

A

WRF do Brasil desenvolveu um sistema inédito de reciclagem com:

- Tecnologia limpa, tratando e descontami-nando filtros de óleo sem gerar novos resíduos e passivos ambientais;

- Gestão completa para o descarte dos filtros de óleo usados, com início, meio e fim do processo;

- Solução definitiva, 100% correta, ecológica e sustentável para o descarte final dos filtros de óleo lubrificante;

- Elimina a corresponsabilidade sobre o passivo ambiental gerado;

- Tecnologia licenciada pelo orgão ambiental – FEPAM / IBAMA.

- Fornecemos o Certificado de Destinação Final (CDF), único na tecnologia de reciclagem de filtros de óleo que isenta os clientes de responsabilidades futuras. J. Sandro Perez (54) 98425-0322 - sandro@wrfdobrasil.com.br

ESPECIALIZADA

EM PEÇAS

MITSUBISHI

3

4

1

9

-9

8

6

0

9

9

9

5

4

-6

9

7

1

gazzi_aut

opecas

(12)

Distribuidor Autorizado

em todo o estado do Rio Grande do Sul

ComercialLucarBrasil

comerciallucar

0800.602.8262

http://www.comerciallucar.com.br/

Distribuidor Autorizado

em todo o estado do Rio Grande do Sul

ComercialLucarBrasil

comerciallucar

0800.602.8262

http://www.comerciallucar.com.br/

Distribuidor Autorizado

em todo o estado do Rio Grande do Sul

ComercialLucarBrasil

comerciallucar

Referências

Documentos relacionados

No grupo lanreotida como um todo (n=914), 48% dos pacientes apresentaram resposta ao tratamento quando avaliados os níveis de GH e 47% quando avaliados os níveis de IGF-1..

Sector Agrícola Sector Industrial Sector Turístico Sector Imobiliário Sector Social privado Sector Energético Sector Mineiro Pecuária Agroindústria Prospecção e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

[r]

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

A empresa deve assegurar que produtos que não estejam conforme com os A empresa deve assegurar que produtos que não estejam conforme com os requisitos, sejam identificados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que