• Nenhum resultado encontrado

TODOMUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havia um importante trabalho a ser feito e TODOMUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TODOMUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havia um importante trabalho a ser feito e TODOMUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NÃO É COMIGO

Esta é uma história de quatro pessoas

TODOMUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e

NINGUÉM.

Havia um importante trabalho a ser feito e

TODOMUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria.

QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM

o fez.

ALGUÉM se negou porque era um trabalho de

TODOMUNDO.

TODOMUNDO, pensou que QUALQUER UM poderia

fazê-lo, mas, NINGUÉM imaginava que

TODOMUNDO deixaria de fazê-lo.

Ao final TODOMUNDO culpou ALGUÉM, quando

NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter

feito.

(2)

JUNHO – Nº 356/2017

ANO XXVII - Data 29/05/2017

01 - ENVELOPES PARA REMESSA DE DOCUMENTOS

Nosso escritório, nos últimos anos, tem utilizado envelopes pardos na gramatura 110gr. Sempre que efetuamos a compra deste produto projetamos um estoque para no mínimo seis meses. Agora, ao tentarmos a reposição do estoque para o próximo período, fomos surpreendidos, pois, não conseguimos mais fornecedor para produto nesta mesma gramatura. Como estamos praticamente sem estoque fomos forçados adquirir um produto similar com gramatura de 80gr, pelo mesmo preço do antigo que vínhamos adquirindo. Desta forma, informamos aos nossos clientes que, nos próximos dias passaremos a utilizar envelopes numa gramatura inferior.

02 - CPF PARA MAIORES DE 12 ANOS

Fica obrigado a inscrição no CPF pessoas físicas com 12 anos ou mais que constem como dependentes em Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Anteriormente, a obrigatoriedade de inscrição aplicava-se aos dependentes com 16 anos ou mais.

03 - O QUE É ECD:

Instituída para fins fiscais e previdenciários, a ECD é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e surgiu para substituir a escrituração que antes era realizada em papel. Para a versão digital, compreende a transmissão dos livros:

• Livro Diário e seus auxiliares, se tiver; • Livro Razão e seus auxiliares, se tiver;

• Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

04 - QUEM ESTÁ OBRIGADO À ENTREGA DA ECD:

Para o ano de 2017, estão obrigadas a adotar a ECD, a partir dos fatos ocorridos em 1° de janeiro de 2016:

(3)

• Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real;

• Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, que distribuem a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), uma parcela dos dividendos ou lucros superiores ao valor da base de cálculo do imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita;

• Pessoas jurídicas imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano-calendário, foram obrigadas a apresentar a Escrituração Digital das Contribuições, conforme Instrução Normativa RFB 1.252/2012;

• Sociedades em Conta de Participação (SCP), como livros auxiliares do sócio ostensivo.

A ECD torna-se facultativa para outras sociedades empresariais. As micro e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas dessa obrigação.

O prazo de entrega: A entrega da ECD foi encerrada no último dia útil de maio, ou seja, a quarta-feira de 31 de maio de 2017, às 23h59min59s, horário de Brasília.

05 - O QUE É ECF:

A ECF é uma obrigação acessória que tem por objetivo interligar os dados contábeis e fiscais que se referem à apuração do IRPJ e da CSLL, agilizando o processo de acesso do Fisco e tornando mais eficiente o processo de fiscalização através do cruzamento de dados digital.

A ECF foi implantada com o intuito de substituir a DIPJ (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), dando ao Fisco um leque maior de informações. A ECF é composta por 14 blocos, o que a torna mais complexa e trabalhosa, obrigando as empresas a reforçar a geração de informações corretas no momento do lançamento. Uma das novidades trazidas pela nova obrigação é a exclusão do preenchimento da ficha referente à apuração do IPI, cujo trabalho era extenso.

Para ser gerada, a ECF precisa seguir o leiaute apresentado no Manual de Orientação da Declaração, que descreve todas as etapas para a entrega, além de informações no caso de necessitar retificar a declaração.

(4)

06 - QUEM ESTÁ OBRIGADO À ENTREGA DA ECF:

Para o ano de 2017, a obrigatoriedade é imposta a todas as pessoas jurídicas atuantes no Brasil, inclusive imunes e isentas, devendo apresentar seus dados a partir do ano-calendário de 2016.

Vale destacar que a ECF não se aplica a:

• Pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições das quais micro e empresas de pequeno porte enquadradas (Simples Nacional);

• Bem como aquelas entendidas como Autarquias, Fundações e Órgãos Públicos;

• Pessoas jurídicas inativas;

• Além das pessoas jurídicas que são imunes e isentas em relação aos fatos ocorridos no ano-calendário, aquelas que não foram obrigadas a apresentar a Escrituração Fiscal Digital para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFD-Contribuições).

O prazo de entrega: O prazo final de entrega da ECF, será o último dia útil do mês de julho, ou seja, na segunda-feira 31 de julho de 2017 relativo ao ano-calendário de 2016.

07 - A DIFERENÇA ENTRE ECD E ECF

A ECD foi instituída para fins fiscais e previdenciários, enquanto a ECF é destinada a obter informações relativas a todas as operações que possam influenciar a composição e o valor devido da CSLL e do IRPJ.

Faz parte do envio digital da ECD os livros: Diário, Razão e Balancetes Diários, Balanços e Fichas de Lançamento. Já para pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real, a ECF torna-se obrigatória à escrituração digital do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur). Os demais contribuintes valem-se de um leque de informações para a apuração da base de cálculo do IRPJ e CSLL.

A ECF substitui a DIPJ, tanto as empresas optantes pelo Lucro Real quanto as optantes pelo Lucro Presumido, além das entidades isentas ou imunes do IRPJ e CSLL, como é o caso das Organizações Não Governamentais (ONGs).

08 - SERVIÇO DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS É TRIBUTADO NO ANEXO IV DO SIMPLES NACIONAL

(5)

A Cosit – Coordenação-Geral de Tributação, da SRFB, aprovou ementa da Solução de Consulta que para fins de Simples Nacional, a atividade rastreamento de veículos configura serviço de vigilância e, nessa condição, é tributada pelo Anexo IV da Lei Complementar nº 123, de 2006.

09 - SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES CADASTRAIS PARA CRÉDITO ESTÃO SUJEITOS À RETENÇÃO DE IR E CONTRIBUIÇÕES

A Cosit – Coordenação-Geral de Tributação, da SRFB, aprovou ementa da Solução de Divergência que os pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas de direito privado pela prestação de serviços de informações cadastrais para fins de crédito e que são utilizadas para subsidiar a concessão ou extensão de crédito, a realização de vendas a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro o consulente ou para a execução de análise de risco de crédito do cadastrado sujeitam-se à retenção na fonte da Cofins nos termos do art. 30 da Lei nº 10.833, de 2003, uma vez que consubstanciam exploração de serviços de assessoria creditícia e de seleção e riscos. Ficam reformadas as Soluções de Consulta SRRF/8ª RF/Disit nos 208, de 2006; 136, de 2007, e 84, de 2013.

10 - PRINCIPAIS SITUAÇÕES APRESENTADAS NO EXTRATO

As principais situações das declarações pessoas físicas apresentadas no Extrato da DIRPF são as seguintes:

• Em processamento - A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

• Em Fila de Restituição - Indica que, após o processamento da declaração, o contribuinte tem direito a restituição, mas que ainda não foi disponibilizada na rede bancária. Para recebimento da restituição, o contribuinte não poderá ter pendências de débitos no âmbito da RFB e/ou da PGFN.

• Processada - A declaração foi recebida e o seu processamento concluído. Observação: A situação “processada” não significa que o resultado apurado tenha sido homologado, podendo ser revisto de ofício pela Administração Tributária (artigo 150, § 4º, do Código Tributário Nacional – CTN).

• Com Pendências - Durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações. O contribuinte deve regularizar as pendências.

• Em Análise - Indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Receita Federal do Brasil e aguarda:

a) a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte; ou

(6)

b) a conclusão da análise de documentos entregues pelo contribuinte por meio de agendamento, em atendimento à intimação a ele enviada, ou para apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL).

• Retificada indica - que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

• Cancelada - Indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais.

• Tratamento Manual - A declaração está sendo analisada. Aguarde correspondência da Receita Federal.

11 - REVISÃO DE OFÍCIO DA DIRPF

A Declaração de Ajuste Anual da pessoa física será submetida à revisão mediante procedimentos internos decorrentes de parâmetros previstos na legislação pertinente. Dessa revisão, poderá resultar notificação de lançamento, quando se constatarem inexatidões materiais devidas a lapso manifesto ou erros de cálculos cometidos pelo contribuinte ou infração à legislação tributária. Para fins de simples conferência, o extrato da declaração cuja revisão não resultar em alteração no cálculo do imposto devido, do imposto pago e do saldo do imposto a pagar ou a restituir, será disponibilizado, na página da RFB, na internet, no endereço eletrônico http://rfb.gov.br.

O contribuinte será intimado a apresentar, no prazo fixado na intimação, esclarecimentos ou documentos sobre inconsistências ou indícios de irregularidade fiscal detectadas nas revisões das declarações, salvo se houver infração claramente demonstrada, com os elementos probatórios necessários ao lançamento.

12 - APROJUR - Material anexo.

(7)

13 - PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento 2 dias úteis Férias, (*) Admissão, Demissão, 13º Salário 3 dias úteis Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC. 2 dias úteis Autorização de notas Fiscais ( AIDOF ) 5 dias úteis Dep. Societário

Certidões Negativas 7 dias úteis Todos os Dptos.

Cálculo de Guias em atraso 3 dias úteis (*) As admissões devem ser remetidas com antecedência mínima de dois dias úteis antes do início dos trabalhos dos funcionários para que seja possível a inclusão destas no Portal do eSocial.

14 - CONCEITO DE PRO LABORE

Do latim, pró-labore significa pelo trabalho, usada para indicar a remuneração ou ganho que se percebe como compensação do trabalho realizado. Assim, a remuneração paga ao sócio em contrapartida à sua atividade na empresa é chamada pró-labore. O sócio que não exerce a função de administrador ou outra função na empresa não deve efetuar a retirada de pró-labore.

15 - OBRIGATORIEDADE DE EFETUAR A RETIRADA DE PRÓ-LABORE

A legislação brasileira não estabelece regras específicas sobre a obrigatoriedade da retirada de pró-labore. Contudo, considerando que o sócio administrador ou o que exerce outra função na empresa são segurados obrigatórios da Previdência Social e

(8)

que a fiscalização previdenciária poderá arbitrar valor para a cobrança das contribuições devidas pela empresa quando não houver valor de pró-labore escriturado, entendemos que os sócios que trabalham na empresa devem efetuar a retirada de pró-labore, que não deverá variar mensalmente.

16 -SÓCIO ADMINISTRADOR É SEGURADO OBRIGATÓRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

De acordo com o artigo 9º, V, do Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/1999), o sócio administrador ou gerente, inclusive de empresa individual, é segurado obrigatório da Previdência Social na categoria de contribuinte individual. O contribuinte individual contribui para a Previdência Social de acordo com a remuneração auferida no mês; contudo, no caso do sócio administrador, a contribuição incidirá sobre o valor do pró-labore.

NOTÍCIAS

Aniversários do mês:

03/6 - Charles Bottger Fleck dos Reis 19/6 - Gessica da Silva

26/6 - Luciana Dias Cardoso

Também, no próximo dia 18 de junho

APROVE SOCIEDADE DE CONTABILISTAS SS - EPP

estará comemorando seu trigésimo aniversário.

CURIOSIDADES

Principais diferenças entre Astigmatismo, Miopia e Hipermetropia

Astigmatismo – O paciente com astigmatismo tem uma curvatura da córnea com forma oval. Isso faz com que ele tenha focos de visão formados na parte anterior ou posterior à retina, o que resulta em vista embaçada. A dificuldade para enxergar acontece para perto, para longe ou em ambos os casos.

Miopia – O paciente com miopia tem olhos grandes e córneas com uma curvatura acentuada. Nessa condição, a luz atinge a parte anterior da retina e causa problemas para que a pessoa enxergue de longe. Hipermetropia – O paciente com hipermetropia apresenta olhos pequenos e córneas planas. Essas características dificultam a visão de perto. Em todos os casos, o paciente pode precisar de óculos ou lentes de contato

(9)

para ajustar o foco das imagens. É preciso a consulta com o médico especialista para determinar o melhor tipo de lente para cada caso, dependendo do erro de refração e do grau do paciente.

Pessoas que apresentam dificuldade visual estabilizada podem optar pela cirurgia de correção após os 18 anos de idade. Contudo, antes de encaminhar o paciente para a cirurgia, o oftalmologista precisa realizar uma série de exames que comprovem que o indivíduo não tem predisposição para deslocamento da retina, infecções e outros problemas.

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/entenda-o-que-e-astigmatismo-miopia-e-hipermetropia.html

FRASES

Chegará um tempo em que, um povo para combater a corrupção, talvez tenha que retroagir uns vinte ou trinta anos no judiciário, pois é nele que se perpetua o mal. (Maquiavel - 1523).

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

Cavilam

Significado de Cavilam

Cavilam vem do verbo cavilar. O mesmo que: caçoam, escarnecem, zombam. Significado de cavilar. Fazer uso de subterfúgio; utilizar sofismas etc.: o prefeito vive a cavilar. Atribuir uma falsa significação às palavras, deturpando-as de modo malicioso. Zombar (de algo ou alguém) através do uso de sofismas: sempre preferiu cavilar das regras morais.

(10)

FONTE UTILIZADAS :

Referências

Documentos relacionados

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

[r]

Capacidad de cortocircuito en

As atividades síncronas (70%) serão realizadas nos horários de aula normais da semana já estabelecidos para o curso, sendo destinados a aulas online e esclarecimento de dúvidas..

Central de Compras F&B Management Management Hoteleiro Marketing e Comunicação Hoteleira Formação própria Elaboração de menús e fichas técnicas Segurança alimentar

In order to establish a regulatory agency the president needs to determine three points; (i) the agency’s structure and process; (ii) who to choose to head the agency; and (iii)