• Nenhum resultado encontrado

ALIMENTOS PERIGOSOS PARA CÃES E GATOS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALIMENTOS PERIGOSOS PARA CÃES E GATOS."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

PERIGOSOS

PARA CÃES E

GATOS

(2)

TODAS AS

EDIÇÕES

EM:

www.mundodosanimais.pt/

revista

(3)
(4)

ARTIGO DISPONÍVEL EM:

www.mundodosanimais.pt/animais-estimacao/alimentos-perigosos-caes-gatos

(5)

www.mundodosanimais.pt/animais-estimacao/alimentos-perigosos-caes-gatos

(6)

MUNDO DOS ANIMAIS

(7)

ALIMENTOS

PERIGOSOS PARA

CÃES E GATOS

Texto

Sara Guiomar e Sara Bastos

O

s cães e os gatos são provavelmente os melho-res amigos do Homem. Para muitos de nós eles são a nossa companhia e são eles que nos re-cebem cheios de alegria sempre que chegamos a casa depois de mais um dia de trabalho.

Embora eles sejam super queridos e gostarmos de par-tilhar tudo com eles, temos de prestar muita atenção ao que lhes damos de alimento. Eles não sabem distinguir os alimentos que são ou não benéficos para eles – e mui-tas vezes o que é natural e inofensivo para nós, pode ser perigoso e até fatal para eles, pois os seus organismos e processos de digestão são diferentes dos nossos. Po-demos estar a intoxicar os nossos melhores amigos sem saber.

É por isso muito importante que nós (os seus donos) seja-mos capazes de identificar e de eliminar todos os alimen-tos que são tóxicos do alcance dos nossos cães e gaalimen-tos. De seguida irá conhecer os alimentos que deve manter bem longe dos seus animais.

(8)
(9)

Um dos casos mais conheci-dos de alimentos que os cães e os gatos não podem comer. O chocolate possui uma substân-cia chamada teobromina, que mesmo em pequenas quantida-des pode provocar nervosismo, excitação, diarreia, vómitos, pa-ragens cardíacas e convulsões, que podem levar à morte do animal.

É preciso ter especial cuidado com os cães, que se sentem tão atraídos como nós pelo sa-bor doce do chocolate.

Existem biscoitos próprios nas lojas de animais para poder dar “um docinho” ao seu cão ou ao seu gato, sem colocar em risco a sua saúde.

(10)

MUNDO DOS ANIMAIS

Fotografia: Wikimedia Commons

(11)

O café é uma bebida que nós consumimos para estimular o siste-ma nervoso, siste-manter-nos siste-mais alerta e despertos. Contudo nos ani-mais, em especial animais hipertensos, pode provocar taquicardia e até mesmo paragens cardíacas e convulsões. Isto é válido para outras bebidas que contenham cafeína na sua composição, como chás e re-frigerantes.

CAFÉ / CAFEÍNA

A ingestão de alimentos com estes produtos podem provocar vómitos, diarreia, diminuição da coordenação motora, dificuldade em respirar, tremores e até mesmo a morte. Apesar de o cheiro a álcool costumar afastar os animais, pode haver algum peludinho que seja mais curio-so, portanto, nada de “brincar” e colocar um pouco de álcool na água do seu animal (sim, existem pessoas que erradamente o fazem, em especial com cachorros).

(12)

MUNDO DOS ANIMAIS

Fotografia: Wikimedia Commons

(13)

Muitas pessoas não sabem mas as uvas são uma fruta extremamente perigosa para os animais, em particular para os gatos. As uvas e as passas podem provocar insuficiência renal aguda, insuficiência hepáti-ca, vómitos, diarreia e em alguns casos até mesmo a morte do animal, embora ainda não se saiba ao certo qual o componente das uvas que provoca todos estes problemas nos animais.

UVAS, UVAS PASSAS E SULTANAS

Estes alimentos, quando não estão cozinhados, podem conter bacté-rias como a Salmonella e a E. coli. Estas bactébacté-rias podem ser muito perigosas para a saúde do seu animal de estimação. A ingestão de ovos crus pode também induzir a problemas de pele e de pêlo.

Os ossos podem fazer com que eles se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno. Se pretender dar um osso ao seu cão, como presente, é melhor comprar um osso fabricado especial-mente para eles, disponível em qualquer loja de animais.

(14)

MUNDO DOS ANIMAIS

Fotografia: Wikimedia Commons

(15)

O alho, a cebola e o cebolinho contêm na sua composição uma subs-tância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode causar anemia e aparecimento de sangue na urina caso os animais consumam alimentos temperados com estes ingredientes. Em casos de anemia grave, o animal pode vir a necessitar de uma transfusão de sangue no veterinário.

Como os sintomas da anemia se podem demorar a manifestar, se sabe ou suspeita que o seu animal ingeriu estes ingredientes, é preferível levá-lo ao veterinário mesmo que ainda não tenha reparado em nada de estranho nele.

ALHO, CEBOLA E CEBOLINHO

Podem ser muitos perigosos devido ás altas concentrações calóricas. Além de provocar obesidade, um problema que vem afetando cada vez mais cães e gatos, a gordura em excesso pode provocar vómitos, diarreia e danificar o pâncreas do seu animal.

Tenha especial cuidado, uma vez que os cães e os gatos tendem a sentir-se atraídos e “roubar” alguns alimentos ricos em gorduras, das nossas mesas e até de caixotes do lixo. Até mesmo nas rações, eles costumam preferir as rações mais ricas em gordura, pelo que a es-colha de ração de qualidade e equilibrada é muito importante – o seu veterinário assistente pode ajudá-lo a escolher.

(16)

MUNDO DOS ANIMAIS

LEITE E DERIVADOS

Os cães e os gatos devem apenas ingerir leite quando são pequeni-nos. Quando adultos, a ingestão deste pode provocar-lhes diarreia, problemas digestivos e pedras nos rins. Iogurte e queijo fresco, pouco e apenas de vez em quando.

FRUTAS E SEMENTES

As frutas que mais deve evitar dar ao seu animal são as cerejas, os citrinos e os dióspiros. Além disso, não lhes deve dar nenhum tipo de sementes, pois podem provocar--lhes inflamações e obstruções no intestino.

LOURO E NOZ-MOSCADA

Estes condimentos podem provo-car convulsões, danos no sistema nervoso central e até mesmo a morte. A toxicidade destes alimen-tos estende-se a nós próprios, pelo que também devemos ter modera-ção a consumi-los.

AMENDOINS

Os amendoins devem ser manti-dos longe do seu cão, sobretudo se for alérgico (ou se não tiver a certeza que não é). Nestes casos, o simples cheirar de um amendoim pode desencadear uma forte rea-ção alérgica no seu animal.

(17)

ABACATE

Embora este fruto seja inofensi-vo para nós, não se pode dizer o mesmo em relação aos nossos pe-ludos. A ingestão deste fruto pode provar vómitos, diarreia, dificulda-de em respirar, paragem da diges-tão e acumulação de fluidos.

NOZES DE MACADÂMIA

Este alimento é fatal principalmen-te para os cães, mesmo quando fornecido em quantidades peque-nas, sendo que lhes pode provo-car vómitos, fraqueza, depressão, tremores, dores abdominais, entre outros sintomas.

MASSA DE PÃO E BOLOS

Enquanto estas massas não são cozinhadas, a sua ingestão por parte dos nossos animais pode ser perigosa. A massa crua pode fer-mentar e provocar a acumulação de gases no sistema digestivo do animal.

PÃO

O consumo de pão não é aconse-lhado a gatos, porque os felinos obtém a energia de formas diferen-tes. Embora não seja um alimen-to tóxico, o consumo excessivo de carboidratos pode levar à obesida-de do seu bichano.

(18)

MUNDO DOS ANIMAIS

SAL

Se costuma cozinhar para o seu cão ou gato, não coloque sal na comida. O sal pode provocar-lhes vómitos, diarreia, tremores, febre, convulsões e até mesmo a morte.

PARTES VERDES DA BATATA, TOMATE OU RUIBARBO

Estes alimentos são tóxicos para cães, gatos e até cavalos; poden-do provocar distúrbios no sistema digestivo, nervoso e urinário.

RAÇÃO DE CÃO (PARA GATO)

Nunca deixe o seu gato comer ração para cão. A comida para cães não tem os nutrientes de que os gatos necessitam. A ingestão destes alimentos pode provocar cegueira, problemas de reprodução e até mesmo a morte por ataque cardíaco.

O contrário já não se verifica com a mesma gravidade, embora a ração de gato possa causar problemas renais aos cães. O mais seguro é o gato comer apenas ração para gato e o cão apenas ração para cão, naturalmente.

(19)

COGUMELOS

Pode ser um alimento bastante tó-xico para cães e gatos, provocando problemas gástricos, de coração, fígado, rins e outros. Em casos graves pode ser fatal.

XILITOL

Este popular adoçante de produtos “sem açúcar” provoca nos animais o aumento de libertação de insuli-na e com isso, diminuição nos ní-veis normais de açúcar.

RAÇÃO DE CÃO (PARA GATO)

Nunca deixe o seu gato comer ração para cão. A comida para cães não tem os nutrientes de que os gatos necessitam. A ingestão destes alimentos pode provocar cegueira, problemas de reprodução e até mesmo a morte por ataque cardíaco.

O contrário já não se verifica com a mesma gravidade, embora a ração de gato possa causar problemas renais aos cães. O mais seguro é o gato comer apenas ração para gato e o cão apenas ração para cão, naturalmente.

(20)

MUNDO DOS ANIMAIS

N

ão fazia ideia de que existiam tantos ali-mentos que podiam ser tóxicos para o seu amiguinho, pois não? Em caso de dúvida e para não correr qualquer tipo de risco, o melhor mesmo é dar-lhe apenas a ração desenvolvi-da especificamente para eles. Este tipo de alimento é feito e pensado especialmente para cães e/ou para gatos. Por isso, na ração o seu peludo irá encontrar todos os nutrientes de que precisa para crescer e se manter forte e saudável.

Mesmo que já tenha lido ou ouvido alguma história de que um cão ou um gato consumiu algum alimen-to impróprio para eles e que “não aconteceu nada”, deve interpretar essas histórias como exceções onde os animais, felizmente, tiveram sorte, e não como qualquer garantia de segurança.

No que diz respeito à saúde dos nossos melhores amigos não vale a pena arriscar, não acha?

Caso note que o seu animal de estimação anda es-tranho, não deixe a situação se arrastar. Consulte ra-pidamente o seu veterinário assistente e mantenha o seu melhor amigo feliz e saudável.

(21)

Descubra mais sobre cães e gatos em:

(22)

Inspirar pessoas a cuidar

melhor dos animais

(23)

Inspirar pessoas a cuidar

melhor dos animais

Contacto geral

geral@mundodosanimais.pt

Colaboração

editor@mundodosanimais.pt A Revista Mundo dos Animais é uma publicação gratuita. Sinta-se livre para a distribuir por email, twitter, blog ou qualquer outro meio, desde que nenhum dos conteúdos seja de alguma forma alterado.

Todas as edições podem ser ace-didas gratuitamente em:

www.mundodosanimais.pt/revista Visite-nos em:

© 2016 Mundo dos Animais www.mundodosanimais.pt /mundodosanimais

@mundodosanimais +MundodosanimaisPt

(24)

Referências

Documentos relacionados

Tem se rápido controle da azotemia quando o quadro é revertido rapidamente, porém se o tratamento não for realizado a tempo o paciente pode vir a óbito devido

Por vezes, os rins deixam de conseguir cumprir esta função de filtragem, o que faz com que menos resíduos e fluídos sejam expelidos.. Quando os rins deixam de cumprir esta

1º Luiz Eduardo dos S... Dirceu de

O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica onde buscou-se informações sobre testes bioquímicos para detecção renal em cães, tais como definição e principais testes,

[r]

informações se baseiam em recomendações desenvolvidas pela Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (Iniciativa de Qualidade em Resultados com Insuficiência Renal) da National

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Tocantins - SENAR- AR/TO, inscrito no CNPJ/MF sob o n° 04.253.770/0001-05, com sede na Quadra 402

Lesão renal associada a acidente ofídico tem sido descrita com praticamente todas as serpentes, porém casos de IRA são mais freqüentes após acidentes por Vipe- ra russelli, na Ásia,