• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE LEGISLAÇÃO Apenas as alternativas II e III são garantias contratuais admitidas para contratos com a Administração Pública.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE LEGISLAÇÃO Apenas as alternativas II e III são garantias contratuais admitidas para contratos com a Administração Pública."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROVA DE LEGISLAÇÃO 1

São admitidas como garantias contratuais para as contratações de obras, serviços e compras efetuados pela Administração Pública:

I – Hipoteca de imóveis. II – Seguro-garantia. III – Fiança Bancária. IV – Ações de empresas. Está correto afirmar:

Apenas as alternativas I e II são garantias contratuais admitidas para contratos com a Administração Pública.

Apenas as alternativas II, III e IV são garantias contratuais admitidas para contratos com a Administração Pública.

Apenas as alternativas II e III são garantias contratuais admitidas para contratos com a Administração Pública.

Todas as alternativas acima são garantias contratuais admitidas para contratos com a Administração Pública

Nenhuma das alternativas acima é garantia contratual admitida para contratos com a Administração Pública”

============================================================ Justificativa: A lei 8.666 diz que, a critério da autoridade competente e se for prevista no instrumento convocatório, poderá exigir prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras, nas seguintes modalidades: caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizada pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda; seguro-garantia e fiança bancária.

--- 2

A Lei 11.892 instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da criação de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e da participação de outras instituições de ensino federais.

(2)

parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a seguinte instituição:

Colégio Pedro II.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. CEFET-RJ.

SENAI.

Instituto Federal do Acre.

============================================================ Justificativa: O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, embora criado e fiscalizado pelo Poder Público, é administrado por entidades representativa industriais, constituindo legalmente uma entidade de direito privado, nos termos da lei civil.

--- 3

A Lei 13.146/2015, no seu Art. 2o, determina pessoa com deficiência aquela que tem impedimento, a longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual - em interação com uma ou mais barreiras - pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O § 1º deste mesmo artigo normatiza que a avaliação de deficiência, quando necessária, considerará:

I – os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais. II – a limitação no desempenho de atividades.

III – a restrição de participação.

IV – os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. É correto afirmar que:

Todas as alternativas acimas estão corretas. Somente as alternativas I, II e IV, estão corretas. Todas as alternativas acima estão erradas. Somente as alternativas I, III e IV, estão corretas. Somente as alternativas I, II e III, estão corretas.

(3)

============================================================ Justificativa: Integra da redação do Art. 2o – “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

§ 1o A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; III - a limitação no desempenho de atividades; e

IV - a restrição de participação.

--- 4

São princípios e diretrizes observados na Gestão do Plano de Carreira, de acordo com Lei n° 11.091/2005:

I - Natureza do processo educativo, função social e objetivos do Sistema Federal de Ensino

II – Dinâmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extensão e de administração e as competências específica decorrentes;

III - Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional

É correto afirmar que:

Nenhuma das alternativas acima é princípio ou diretriz observado na Gestão do Plano de Carreira.

Apenas a alternativa III é princípio e diretriz observado na Gestão do Plano de Carreira

As alternativas I e II são princípios e diretrizes observados na Gestão do Plano de Carreira

As alternativas I e III são princípios e diretrizes observados na Gestão do Plano de Carreira

Todas as alternativas acima são princípios e diretrizes observados na Gestão do Plano de Carreira

============================================================ Justificativa: Íntegra dos princípios e diretrizes observados na Gestão do Plano de Carreira:

(4)

princípios e diretrizes:

I - natureza do processo educativo, função social e objetivos do Sistema Federal de Ensino.

II - dinâmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extensão e de administração, e as competências específicas decorrentes.

III - qualidade do processo de trabalho.

IV - reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão.

V - vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições.

VI - investidura em cada cargo condicionada à aprovação em concurso público.

VII – desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais. VIII - garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal;

IX - avaliação do desempenho funcional dos servidores, como processo pedagógico, realizada mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, referenciada no caráter coletivo do trabalho e nas expectativas dos usuários; e

X - oportunidade de acesso às atividades de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência, respeitadas as normas específicas.

--- 5

De acordo com a Lei 9.784/1999, “o requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados”.

I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige; II - identificação do interessado ou de quem o represente;

III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações; IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos; V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

Marque a alternativa correta:

As alternativas II, III e IV não são verdadeiras. A alternativa II e V não são verdadeiras. As alternativas I e II não são verdadeiras. A alternativa I não é verdadeira.

(5)

============================================================ Justificativa: LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999. - Segundo o Art. 6o, o requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

II - identificação do interessado ou de quem o represente;

III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações; IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

--- 6

Apenas 4 (quatro) das alternativas, abaixo, representam os deveres fundamentais do servidor público, conforme Decreto Federal n° 1.171/1994, que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Levando-se em consideração a afirmativa acima, qual das alternativas abaixo não faz parte dos deveres fundamentais do servidor público, regulamentados pela Seção II, do referido Decreto Federal?

Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função. Facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito.

Abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

Manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.

Atuar junto ao setor privado, visando benefício que possam interessar ao poder público.

============================================================ Justificativa: A redação da última alternativa é alternativa falsa.

--- 7

A Estrutura do Plano de Carreiras dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação, disposta no Art. 7º, da Lei 11.091/2005, subdivide-se em:

5 níveis de classificação, com 4 níveis de capacitação. 4 níveis de classificação, com 5 níveis de capacitação.

(6)

4 níveis de classificação, com 4 níveis de capacitação. Nenhuma das respostas relacionadas.

============================================================================= Justificativa: O artigo 7º, da Lei 11.091/20015, dispõe que a Estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação, são subdivididos em 5 níveis de classificação, com 4 níveis de capacitação.

--- 8

Adalberto se candidatou e foi aprovado para uma vaga de um concurso público. Cumpridas todas as etapas - entre avaliação, aprovação e nomeação - ele verificou que foi alocado para uma cidade diferente daquela estabelecida no Edital do certame, o que prejudicaria bastante a sua qualidade de vida e convivência familiar, já que sua mulher e seus filhos não poderiam acompanhá-lo. Adalberto, então, procurou o órgão público e foi orientado a entrar com um processo administrativo, visando regularizar o equívoco existente.

Ao protocolar o requerimento inicial, Adalberto teve o recebimento de documentos recusado pelo servidor que o atendeu, alegando que o processo estava totalmente errado. O servidor disse, ainda, que não poderia ajudá-lo ou auxiliá-lo com mais esclarecimentos, pois estava apenas cumprindo ordens do seu superior imediato.

Em relação à atitude do servidor, está correto afirmar que:

O servidor agiu corretamente, pois estava cumprindo uma determinação do seu superior hierárquico.

O servidor não agiu corretamente, embora a determinação do seu superior hierárquico fosse para que o mesmo não prestasse nenhum esclarecimento. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

O servidor agiu corretamente, porém o seu superior hierárquico não agiu corretamente ao deliberadamente proibir os seus subordinados de prestar esclarecimento e se recusarem a receber os documentos apresentados.

O servidor agiu corretamente e o seu superior hierárquico estava correto ao deliberar sobre o assunto, uma vez que faz parte da sua função criar regras e processos administrativos para o setor sob sua responsabilidade.

Nenhuma das respostas apresentadas para a questão esrá correta.

============================================================ Justificativa: O parágrafo único, do Art. 6º, da Lei 9.784/1999, delibera que é vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos,

(7)

devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

--- 9

Segundo a Lei 8.666/1993, são cláusulas necessárias em todos os contratos com a administração pública:

I - o objeto e seus elementos característicos.

II - o regime de execução ou a forma de fornecimento.

III - o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento.

Dentro das afirmativas acima, podemos afirmar: Todas as afirmativas estão corretas.

Apenas as afirmativas II e III estão corretas. Apenas a afirmativa III está correta.

Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Nenhuma das afirmativas corretas.

============================================================ Justificativa: As afirmativas estão dispostas na Seção I, artigo 55, da Lei 8.666/1993.

--- 10

A Constituição Federal de 1988, no seu Capítulo VII, Seção I – Da Administração Pública (art. 37), dispõe que: “administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” e, também, ao seguinte:

I - Os cargos, empregos e funções públicas são obrigatoriamente acessíveis somente aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei II - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical III - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo

Ao analisar as afirmativas acima, está correto afirmar que: Todas as afirmativas apresentadas estão corretas.

Apenas as afirmativas I e II, estão corretas. Apenas a afirmativa I, está correta;

Apenas as opções II e III, estão corretas.

(8)

Justificativa: As palavras obrigatoriamente e somente, mudam completamente o sentido do item, cuja redação correta é: I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Referências

Documentos relacionados

Assim ocorre também num trabalho de Geomancia, ensinamentos e regras na qual num trabalho de Geomancia, ensinamentos e regras na qual certas verdades que são só

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior 5.. PROVA DE

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior 5.. PROVA DE

UFBA – 2013 – Concurso Público para Servidor Técnico-Administrativo – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / Superior 5.. PROVA DE

O indivíduo também mostra-se como um eterno jovem. O que é moderno é jovem, logo este indivíduo, da mesma forma, põe-se como jovem. Isto também é uma espécie de fuga, como

Tendo a seu cargo a composição de todos os temas, bem como a guitarra, Nuno Costa deu corpo ao disco À deriva através de um reconhecido elenco da cena artística nacional: Rita Maria

Nossa turma realizou atividades com diferentes materiais e técnicas como: pintura com diferentes tintas, massinhas, canetinhas, texturas, pinceis grossos e finos, papeis