• Nenhum resultado encontrado

Imposto sobre heranças e doações de bens no exterior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Imposto sobre heranças e doações de bens no exterior"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Imposto sobre heranças e

doações de bens no exterior

Segundo a Constituição Federal, compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre heranças e doações. Quando se tratar de bens imóveis, a competência é do Estado (ou DF) em que o bem estiver situado. Em se tratando de bens móveis, compete ao Estado (ou DF) onde se processar o inventário, ou onde o doador tiver domicílio.

Portanto, a cobrança de Imposto de Transmissão Mortis Causa e Doação (ITCMD) pelos Estados (ou DF) está constitucionalmente prevista nas seguintes hipóteses (artigo 155, §1º, incisos I e II, da CF):

(i) Bens imóveis doados ou objeto de herança: o imposto é devido ao Estado (ou DF) onde os bens estiverem situados, independentemente do local de domicílio das partes (falecido, doador e donatário); (ii) Bens móveis doados ou objeto de herança: o imposto é devido ao Estado (ou DF) onde for processado o inventário ou onde o doador tiver domicílio.

(2)

E como fica a cobrança de ITCMD se os bens estão situados no exterior e o inventário desses bens for processado fora do Brasil?

É devido ITCMD se o doador tiver domicílio ou residência no exterior e implementar a doação de bens situados fora do Brasil para donatários que têm domicílio aqui?

Para que essas perguntas sejam respondidas, a Constituição Federal estabeleceu a necessidade de lei complementar (art. 155, §1º, III, da CF). Ou seja, a matéria não pode ser objeto de lei ordinária.

Ocorre que, passados mais de 30 anos da vigência da CF/88, não foi aprovada lei complementar sobre o tema. Importante esclarecer que a lei complementar difere da lei ordinária em dois aspectos: (i) quórum de aprovação: a lei complementar exige maioria absoluta, ou seja, metade dos parlamentares integrantes da casa legislativa mais um; por sua vez, a lei ordinária requer maioria simples, o que significa metade dos parlamentares presentes na sessão mais um;

(3)

(ii) matéria: somente pode ser objeto de lei

complementar matérias que sejam para tanto expressamente previstas na CF, ou seja, a CF exige lei complementar para determinadas matérias; deve ser objeto de lei ordinárias todas as outras matérias para as quais a CF não exige lei complementar.

Inobstante a ostensiva exigência de lei complementar para tratar da cobrança de ITCMD sobre a transmissão de bens inventariados fora do Brasil e sobre a doação de bens situados no exterior cujo doador seja domiciliado ou residente fora do Brasil, alguns Estados trataram do tema em leis ordinárias e efetivamente cobraram o imposto.

Diante do descompasso entre o que a CF estabelece sobre o tema e a cobrança de ITCMD realizada pelos Estados (sem observar a exigência constitucional de lei complementar), a questão foi objeto de diversas ações judiciais promovidas por contribuintes com foco em isentar-se do pagamento do ITCMD que consideravam indevido.

O tema – com indiscutível apelo constitucional – foi recentemente julgado pelo STF no Rext nº 851.108/SP,

(4)

"É vedado aos estados e ao Distrito Federal instituir o

ITCMD nas hipóteses referidas no art. 155, § 1º, III, da Constituição Federal sem a edição da lei complementar exigida pelo referido dispositivo constitucional."

Portanto, enquanto não houver lei complementar sobre o tema, os Estados e o Distrito Federal não podem cobrar ITCMD sobre a transmissão de bens inventariados fora do Brasil e sobre a doação de bens situados no exterior cujo doador seja domiciliado ou residente fora do Brasil.

Os efeitos da decisão do STF foram modulados, de forma que somente se aplicam a fatos geradores (falecimentos ou doações) ocorridos após a publicação do acórdão, ou seja, após 20.04.2021. Foram ressalvados – e, portanto, amparados pela tese de repercussão geral – os fatos geradores anteriores e que tenham sido objeto de ação judicial.

Com o julgamento do STF foram acelerados projetos de lei complementar sobre a matéria, de modo que, em breve, possivelmente não haverá mais controvérsia a respeito da cobrança de ITCMD nas situações aqui tratadas.

(5)

O tema demanda atenção redobrada no contexto de um planejamento sucessório, pois o Brasil nunca aderiu a acordos de bitributação sobre impostos de heranças e doações. Corre-se o risco de pagar imposto em duplicidade: no Brasil e onde o bem estiver situado.

Fora do Brasil, o imposto de heranças e doações tem alíquotas bastante altas, chegando a ter características expropriatórias. Na França, por exemplo, o imposto de herança chega a 60%, a depender de quem for o beneficiário.

A matéria tributária é de extrema relevância no planejamento sucessório, mas é apenas uma das intrincadas questões a serem desbravadas quando se lida com bens situados no exterior. Onde o inventário vai ser processado? Qual lei será aplicada? Quais são os custos envolvidos? Quanto tempo demora para os herdeiros terem acesso à herança? As respostas a essas perguntas necessariamente devem ser ponderadas em conjunto com as questões fiscais para que se defina a organização patrimonial e sucessória que melhor atenda os objetivos da família.

Por Adriana Chieco , Camila Ieracitano Maia e Alessandra de Santis Ribeiro - Maio/2021

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O Município da Ponta do Sol dispõe de um SMPC, responsável pela prossecução das atividades de proteção civil no âmbito municipal (Artigo 22.º, do Decreto Legislativo Regional

 são programas inseridos em páginas HTML e executados pelo browser (interpretador Java)  programas (classes) podem ser

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem