• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO n. 2 TST-DC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO n. 2 TST-DC"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ATA DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO E INSTRUÇÃO DO DISSÍDIO COLETIVO N.0

TST-DC-28858-31.2014.5.00.0000, em que são partes, como Suscitante, PETROBRAS TRANSPORTE S.A. - TRANSPETRO, como Suscitados FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DERIVADOS DO ESTADO DO AMAZONAS, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO DOS ESTADOS DO PARÁ, AMAZONAS, MARANHÃO E AMAPÁ, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NOS ESTADOS DO CEARÁ E PIAUÍ, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DE PETRÓLEO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-SINDIPETRO, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA EXTRAÇÃO DO PETRÓLEO NOS ESTADOS DE ALAGOAS E SERGIPE, SINDICATO DOS TRABALHADORES DO RAMO QUÍMICO/PETROLEIRO DO ESTADO DA BAHIA, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DO PETRÓLEO NO ESTADO DE MINAS GERAIS, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE EXPLORAÇÃO, PERFURAÇÃO, EXTRAÇÃO E PRODUÇÃO DE PÉTRÓELO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO MATEUS, LINHARES, CONCEIÇÃO DA BARRA E JAGUARÉ NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO - SINDIPETRO/ES, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DO PETRÓLEO DE DUQUE DE CAXIAS, SINDICATO DOS PETROLEIROS DO NORTE FLUMINENSE, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SINDICATO UNIFICADO DOS PETROLEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO, SINDICATO DOS PETROLEIROS DO LITORAL PAULISTA- SINDIPETRO, SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE REFINAÇÃO, DESTILAÇÃO, EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO ESTADO DO PARANÁ e SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DO PETRÓLEO DE PORTO ALEGRE, CANOAS E OSÓRIO/RS.

(2)

PROCESSO n.º TST-DC-28858-31 .2014.5.00.0000

Aos vinte e sete dias do mês de janeiro do ano de dois mil e quinze, às quatorze horas, compareceram à sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, Distrito Federal, para a Audiência de Conciliação e b1stmção relativa ao Dissídio Coletivo no TST -DC-28858-31.2014.5.00.0000, PETROBRAS TRANSPORTE S.A. - TRANSPETRO, Suscitante, representada pelos Srs. Felipe Pacheco Teixeira e Vânia Lúcia Claudina Cardoso e assistida pelos Drs. Túlio lcleses, Alessandra M. G. Ribeiro e Priscila Raquel K. Oliveira; e os Suscitados: FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS, representada pelo Sr. Simão Zanardi Filho e assistida pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DERIVADOS DO ESTADO DO AMAZONAS, representado pelos Srs. Acácio Viana Cameiro e Eduardo Bachksmann e assistido pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO DOS ESTADOS DO PARÁ, AMAZONAS, MARANHÃO E AMAPÁ, representado pelo Sr. Ademir Gomes Parrela e assistido pelo Dr. José Henrique Coelho; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NOS ESTADOS DO CEARÁ E PIAUÍ, representado pelo Sr. Eduardo Mendonça Oliveira e assistido pela Dr" Raquel Feitosa; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DE PETRÓLEO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, representado pelo Sr. José Antônio de Araújo e assistida pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, representado pelo Sr. Simão Zanardi Filho e assistida pelos Drs. Mm·thius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA EXTRAÇÃO DO PETRÓLEO NOS ESTADOS DE ALAGOAS E SERGIPE, representado pelo Sr. Clarckson Messias Araújo do Nascimento e assistido pelos Drs. Cézar Britto e Aderson Bussinger Carvalho; SINDICATO DOS TRABALHADORES DO RAMO QUÍMICO/PETROLEIRO DO ESTADO DA BAHIA, representado pelo Sr. Simão Zanardi Filho e assistida pelos Drs. Mm·thius Sávio CavaJéâille

(3)

Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DO PETRÓLEO NO ESTADO DE MINAS GERAIS, representado pelo Sr. Simão Zanardi Filho e assistida pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE EXPLORAÇÃO, PERFURAÇÃO, EXTRAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO MATEUS, LINHARES, CONCEIÇÃO DA BARRA E JAGUARÉ NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, assistido pelo Dr. Edwar Felix; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DO PETRÓLEO DE DUQUE DE CAXIAS, representado pelo Sr. Simão Zanardi Filho e assistida pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS PETROLEIROS DO NORTE FLUMINENSE, representado pelo Sr. Simão Zanardi Filho e assistida pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, representado pelo Sr. Lucas da Silveira Ferreira e assistido pelo Dr. Luiz Fernando Rodrigues Cordeiro; SINDICATO UNIFICADO DOS PETROLEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO, representado pelo Sr. Simão Zanardi Filho e assistida pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; SINDICATO DOS PETROLEIROS DO LITORAL PAULISTA, representando pelo Sr. Ademir Gomes Pan·ela e assistido pelo Dr. José Henrique Coelho; SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE REFINAÇÃO, DESTILAÇÃO, EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO ESTADO DO PARANÁ, representado pelo Sr. André Luiz dos Santos e assistido pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira; e SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DO PETRÓLEO DE PORTO ALEGRE, CANOAS E OSÓRIO/RS, representado pelo representado pelo Sr. Simão Zanardi Filho e assistida pelos Drs. Marthius Sávio Cavalcante Lobato e Adilson de Oliveira Siqueira. Presidiu os trabalhos o Excelentíssimo Senhor Ministro Ives Gand•·a da Silva Martins Filho, Vice-Presidente do Tribunal. Presente a Excelentíssima Senhora Eliane Araque dos Santos, Vice-Pror·adlora:

(4)

PROCESSO n.º TST-DC-28858-31.2014.5.00.0000 Geral do Trabalho. Aberta a audiência, o Excelentíssimo Senhor Ministro Vice-Presidente, invocando a proteção de Deus para o bom êxito dos trabalhos que se seguiriam, cumprimentou m presentes e, relatando as dificuldades surgidas no processo análogo da Petrobrás em relação a seus empregados no que diz respeito à interpretação da mesma cláusula sobre a parecela "Remuneração Mínima por Nível e Regime - RNMR", perguntou à Empresa Suscitante se também teria as mesmas restrições que a Petrobrás para firmar acordo que compusesse a demanda sem necessidade de julgamento, ao que respondeu o representante da Suscitante que a situação era a mesma, ainda que a Transpetro seja uma empresa de constituição recente em relação à Petrobras, e a situação de seus empregados, vários deles cedidos, seja semelhante à da Petrobras. Por esse fato postula a Suscitante a distribuição do feito por dependência. Os representantes dos Sindicatos Suscitados relataram, no entanto, que, no caso da Transpetro, o adicional de periculosidade jamais foi pago indiscriminadamente a todos os seus empregados, mas apenas àqueles que efetivamente operavam em condições de risco. O mesmo se diga em relação à parcela VP-SUB. Ademais, a redação da cláusula referente à RMNR, nos acordos de que participou a Transpetro, é diferente daquela constante dos acordos subscritos pela Petrobras, conforme será demonstrado na documentação juntada aos autos. Não havendo, pois, condições de se chegar a uma conciliação sobre o presente dissídio coletivo de natureza jurídica, voltado à interpretação das cláusulas instituidoras da RMNR, o Excelentíssimo Senhor Ministro Vice-Presidente recebeu dos Sindicatos Suscitados a contestação ao dissídio e a documentação necessária à demonstração da interpretação que tem sido dada pela própria SDI-1 do TST sobre a matéria, que será submetida à apreciação da Empresa Suscitante, a qual deverá apresentar, se houver, contracheque de empregado próprio que receba as parcelas VP-SUB e/ou VP-ACT. Para tanto, o Excelentíssimo Senhor Ministro Vice-Presidente concedeu o prazo de 15 (quinze) dias, comum à Suscitante e aos Suscitados, para juntada de outros documentos pertinentes. Encell'ado o prazo de manifestação das Partes, serão remetidos os autos ao Mínistério Público para emissão de parecer, com posterior sorteio de relator, para quem os autos deverão ser encaminhados. Cientes as Pm·tes e o Mínistério Pí1blico do Trabalho. Agradecendo a proteção de Deus e a presença de todos, o Excelentíssimo Senhor Ministro Vice-Presidente encerrou a audiência. E, como nada mais houvesse, foi lavrada a presente Ata que, depofe llda

(5)

e achada conforme, vai assinada pelo Excelentíssimo Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, Vice-Presidente do Tribunal, pela representante do Ministério Público do Trabalho, pelas Partes, por seus advogados e pela Secretária-Geral Substituta.

/&12~L

H

()/JJA

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS FILHO Ministro Vice-Presidente do Tl'ibunal Superior do Trabalbo

c(

v-v·~~

ELIANE ARA QUE DOS ANTOS Vice-Procuradora-Geral do Tmbalho

Representante

Advogado

Representante

Advogado

PETROBRAS TRANSPORTE S.A. - TRANSPETRO

\

Representante

FEDERAÇÃO S PETROLEIROS

(6)

PROCESSO n.• TST-DC-28658·3·1.2014.5.00.0000

Advogado Adv gado

SINDICATO DOS TR BALHADORES NA INDÚSTRIA O PETRÓLEO DOS

DEVOS

DO ESTADO DO AMAZONAS

Suscitado / / ::}~;.:,:;;:-·:/--?~~ / Se c , <': Representante .. · .· '· é~, ," K{/ogado

SINDICATO DOS TRABALffADORES NA INDÚSTRIA_pp PETRÓJ:EO DOS ESTADOS DO PARA, AMAZONAS, MARANHAb E AMAPA

Suscitado

Representante Advogado

Representante Advogado

vogado

I

SINDICATO DOS TRABALHAD RES N INDÚSTRIA DE DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DE DO DO RIO GRANDE DO NORTE

Suscitado

(7)

Representante

Adv ado

SINDICATO DOS TRA ALH RES NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO DOESTAD DEPERNAMBUCO

Suscitado

Advogado

Advogado

SINDICATO DOS TRABALHADORES NA IN STRIA DA EXTRAÇÃO DO PETRÓLEO NOS ESTADOS DE AL GOAS E SERGIPE

Suscitado

Advogado

Advoga o

SINDICATO DOS TRABALHADORES DO RAMO QUÍMICO/PETROLEIRO DO ESTADO D

Suscitado

Representante Advogado

SINDICATO DOS TRABALHADORES A INDÚSTRIA DE DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DO PETRÓLEO N ESTADO DE MINAS GERAIS

Suscitado

\

./

\

(8)

PROCESSO n.• TST-DC-28858·3·1.2014.5.00.0000

~

.

(, . r.

i

/'J, ~,-.

1,.

.!

~/}/

'\{ I \ ~ .J

-

~---

--~

-t

~ r~

---~---.______ ~

Leu

c"'

eMA~/' ~-I . ___

-: Representante

~ado

SINDICATO DOS TRAllALHADORES NA INDÚSTRIA DE EXPLORAÇÃO, PERFURAÇÃO, EXTRAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO MA TEUS, LINHARES,

CONCEIÇÃO DA BARRA E JAGUARÉ NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

Suscitado

~,

Advogado

SINDICATO DOS TRAllALHADORES NA INDÚSTRIA DA DES AÇÃO E REFINAÇÃO DO PETRÓLEO DE QUE DE CAXIA

Suscitado / "

Advogado

SINDICATO DOS PETROLEIROS DO NORTE FLUMINENSE

Suscitado '

Representante Advogado

SINDICATO DOS TRAllALHADORES NA INDÚSTRiA DO PETRÓLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRo'

Suscitado

(9)

Advogado

I

I ,

Advogad

I

j

SINDICATO UNIFICADO DOS PETRO EIROS DO ESTADO DE SÃO PAULV

Suscitado

I

Ad ogado

(/

SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE REFINAÇÃO, DESTILAÇÃO, EXPLORAÇ:\0 E PRODUÇ:\0 DE PETRÓLEO NO ESTADO DO PARANÁ

Susçitado

.---Advogado

I

I

I Advo ado

#

SINDICATO DOS TR~ALHADORES NA IN ÚSTRIA DA DESTIL1-Ç;{O E REFINAÇ -, DO PETROLEO DE PORTO A • GRE, CANOAS E OSORIOIRS

S citado

\

(10)

PROCESSO n.º TST-DC-28858·31.2014.5.00.0000

Si/

Ana Lt'lcia Re Queiroz

Secretária-Geral Judiciária Substituta

Referências

Documentos relacionados

A presença de grupos e reuniões interfuncionais, de grupos informais e de trabalho conjunto para resolver conflitos foram identificados como principais fatores, aliados ao

Nos ensaios realizados foram testados dois processos de arrefecimento, arrefecimento ao ar (que pretendia simular um incêndio extinto de uma forma natural) e

retenção na fonte, como se de pessoas singulares se tratasse, sendo recebidos líquidos de imposto ou, caso não estejam sujeitos a retenção na fonte, são

Esta pesquisa buscou compreender quais as representações e construções que as jovens/mulheres do Bairro Militar fazem da prática do fanado (circuncisão feminina)

Em processos decisórios onde não se busca eleger a melhor alternativa entre as demais, mas sim ordena-las de acordo com o desempenho das mesmas à luz dos critérios (como é o caso

3.1.1 Somente serão assentados em projetos de assentamento, trabalhadores rurais sem terra, que atendam os requisitos fixados para seleção e classificação contidos em norma

Art. 8º A tarifa de cadastro nas operações de financiamento de veículos e arrendamento mercantil será cobrada do consumidor de acordo com o fato gerador definido

Durante todo o mês de agosto, teremos algumas participações especiais cele- brando o nosso mês de aniversário. Reserve estas datas para agradecer a Deus por mais um ano de