• Nenhum resultado encontrado

MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de agosto de O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de agosto de O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

ORDEM DA ARMADA

1.ª SÉRIE

OA1 N.º 35 - 30 de agosto de 2017

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:

Directivas, Normas, Instruções e Avisos 1

Louvores, Condecorações e Prémios 2

Exonerações e Nomeações 12

Legislação 16

Actos de Hierarquia Superior ao Chefe do Estado-Maior da Armada 21 Portarias, Directivas e Despachos do Chefe do Estado-Maior da Armada 23

(2)

Diretivas, Normas, Instruções e Avisos Avisos:

--- Aviso n.º 9756/2017:

CONCURSO DE ADMISSÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EM REGIME DE CONTRATO NA CATEGORIA DE OFICIAIS NA CLASSE DE FUZILEIROS.

Torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 15 dias úteis, para o preenchimento de 12 (doze) vagas, o concurso para admissão ao Curso de Formação Básica de Oficiais (CFBO), destinado a cidadãos voluntários para prestação de serviço militar em Regime de Contrato (RC), na categoria de oficiais, na classe de fuzileiros (FZ).

__________________

Transcrição completa em suporte digital. (VER)

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 163, de 24 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Marinha).

(3)

Louvores, Condecorações e Prémios

Louvores:

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 19 de abril de 2017, pelo 20979 Vice-almirante HENRIQUE EDUARDO PASSALÁQUA DE GOUVEIA E MELO, Comandante Naval, à 9100401 Primeiro-tenente TSN-RI MARA LISA MIRANDA SARAMAGO, o qual se publica:

A 9100401 Primeiro-tenente TSN-RI MARA LISA MIRANDA SARAMAGO presta serviço, desde 1 de julho de 2008, no Centro de Análise e Gestão de Dados Operacionais (CADOP), desempenhando as funções de Chefe do Serviço de Análise de Informações e, cumulativamente, desde de janeiro de 2016, de Chefe da Secção de Informações Navais, da Divisão de Informações do Comando Naval.

Durante este longo período de permanência no CADOP e no Comando Naval, soube sempre a tenente SARAMAGO liderar de forma exemplar os analistas de informações que se encontravam na sua dependência, assegurando, com lustre, o cumprimento de todas as tarefas relacionadas com a preparação de militares de unidades navais, de fuzileiros e de mergulhadores, para efeitos de projeção para os diferentes teatros operacionais e de cooperação técnico-militar.

A sua ação como oficial de informações foi amplamente reconhecida durante a atribuição, como analista de informações, à Célula de Informações Militares, no Kosovo, entre 2012 e 2013, e como oficial de informações no Estado-Maior do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CTF-J2) durante a Operação MANATIM, em 2012. Noutro âmbito, a tenente MARA SARAMAGO tem logrado obter excelentes níveis de desempenho no exercício de diversas funções, na área das informações militares, em inúmeros exercícios nacionais e internacionais, destacando-se o ARMAGEDON/ROSA BRAVA 2009, CONTEX-PHIBEX 2011 e 2015, SWORDFISH 2016, TRIDENT JAGUAR 2014 STRIKEFORNATO, STEADFAST ILLUSION 2014, INFOEX 2015 e 2016 e LUSITANO 2014. Outrossim, a tenente MARA SARAMAGO assumiu, durante o ano de 2015, as funções de especialista de informações no Estado-Maior da Força de Reação Imediata (FRI), tendo, em 2016, sido nomeada oficial de informações da Força Naval Portuguesa (PRTMARFOR).

Militar que tem pautado a sua atuação por elevados níveis de rigor, extrema perseverança e profundidade de análise em todas as atividades da sua esfera de atuação, a que tem sabido aliar uma irrepreensível conduta e uma elevada determinação e espírito de cooperação, a tenente MARA SARAMAGO vem evidenciando um notável valor agregado na área das informações militares.

No âmbito académico, a sua presença tem sido requerida com frequência para conferências sobre a pirataria marítima na Academia de Marinha e, deste de 2014, na Universidade de Évora, o que muito tem prestigiado o Comando Naval e a Marinha.

Pese embora seja uma oficial ainda jovem, a tenente SARAMAGO invariavelmente logrou alcançar os objetivos superiormente determinados, assegurando, de forma consistente, um saudável espírito de grupo na equipa que lidera. Denotando uma conduta irrepreensível, notável aprumo militar e sentido da disciplina, destacou-se sempre pela sua lealdade, frontalidade e honestidade, o que lhe granjeou o reconhecimento dos diversos escalões hierárquicos onde está inserida.

Assim, pelo assinalável relevo e importância do seu desempenho e pelo conjunto de elevados atributos profissionais que soube colocar ao serviço do CADOP e do Comando Naval, ao abrigo da competência que me é conferida por Lei, louvo a 9100401 Primeiro-tenente TSN-RI MARA LISA MIRANDA SARAMAGO, considerando que a sua ação contribuiu significativamente para o prestígio e cumprimento da missão do Comando Naval e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 29 de agosto de 2016, pelo 21586 Capitão-de-fragata DAVID AUGUSTO DE ALMEIDA PEREIRA, Comandante do NRP Bérrio, ao 9602001 Primeiro-tenente IVO MIGUEL ROMANEIRO PINTO, o qual se publica:

(4)

Por ter sido escolhido para um novo comando no mar, destacou de bordo do NRP

Bérrio, após cerca de dois anos de comissão de serviço, onde desempenhou, de forma

exemplar, o cargo de Chefe do Serviço de Comunicações, Oficial de Operações e Adjunto do Oficial de Segurança da Unidade, o 9602001 Primeiro-tenente da classe de Marinha IVO MIGUEL ROMANEIRO PINTO.

No desempenho das suas funções, o tenente PINTO revelou ser possuidor de uma sólida formação profissional nas áreas das comunicações e das operações navais que, aliada ao seu espírito marinheiro e às suas capacidades de liderança, muito contribuíram para o desempenho do navio no mar.

Oficial dotado de um elevado sentido de responsabilidade e disciplina, capacidade de organização e de uma conduta exemplar, soube sempre liderar e motivar todos os seus subordinados, através do exemplo, rigor, empenho e dedicação, nas mais variadas tarefas cometidas ao seu serviço. Isso mesmo ficou sempre bem patente, não só nas diversas reuniões de planeamento de exercícios e operações, em que foi chamado a representar o NRP Bérrio, bem como nos diversos períodos de navegação associados, em que o tenente PINTO, usando de uma atitude e determinação ímpares, aliadas à sua natural e contagiante boa disposição, conseguiu sempre que se atingissem elevados padrões de eficiência e eficácia, conquistando a estima e admiração, não só do seu comando, como também de todos os que com ele trabalharam num salutar espírito de equipa.

Todas estas qualidades profissionais e pessoais foram de grande valia para o êxito do navio em muitas missões, das quais se destacam a participação, no CEVACO, nos INSTREX 14, 15 e 16, nos REAL THAW 15 e 16, no LUSITANO 14, no PRONTEX 14, no CONTEX-PHIBEX 15, APP/PTB 15 e no SWORDFISH 16, bem como em várias outras ações de treino de unidades navais.

Deste modo, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, considero ser de inteira justiça louvar o 9602001 Primeiro-tenente da classe de Marinha IVO MIGUEL ROMANEIRO PINTO, pelas elevadas qualidades militares, morais, e de chefia patenteadas, e pela forma dedicada, profissional e altamente responsável que evidenciou no exercício das suas funções, tendo contribuído decisivamente, para a eficiência, eficácia, prestígio e cumprimento da missão do NRP Bérrio, e consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 14 de julho de 2016, pelo 24581 Capitão-de-mar-e-guerra CARLOS MANUEL PARREIRA COSTA OLIVEIRA SILVA, Comandante da Esquadrilha de Navios de Superfície, ao 22404 Segundo-tenente MIGUEL RELVAS PENA VARGAS DA COSTA, o qual se publica:

O 22404 Segundo-tenente MIGUEL RELVAS PENA VARGAS DA COSTA vai, após dois anos, entregar o comando do NRP Escorpião, cargo que exerceu com entusiasmo e elevado profissionalismo.

Sob o seu comando, o navio desenvolveu uma intensa e diversificada atividade operacional que se traduziu no cumprimento de onze missões na Zona Marítima do Centro e quatro missões na Zona Marítima do Sul, foi submetido a uma Avaliação dos Padrões de Prontidão e a um Plano de Treino Básico, participou nos exercícios internacionais TRIDENT JUNCTURE 15 e SWORDFISH 16, para além de um diversificado conjunto de ações de representação e de presença naval, missões de colaboração com entidades civis e militares nos portos do continente, assim como em diversas missões de colaboração no âmbito dos planos de treino de outras unidades navais.

Neste período, o navio permaneceu 322 dias com missão atribuída, tendo navegado 1635 horas, valores assinaláveis para uma lancha de fiscalização costeira. Adicionalmente, no exercício da ação de soberania nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, realizou 346 ações de fiscalização marítima, das quais resultaram 61 embarcações em situação de presumível infração e foi empenhado em três ações de busca e salvamento marítimo.

Este elevado empenhamento só foi possível fruto das qualidades militares, profissionais e da capacidade de liderança do comandante VARGAS DA COSTA, que importa destacar. Através do exercício de um comando discreto mas eficiente, soube, com determinação, pragmatismo, firmeza e uma muito esclarecida ação de comando, manter a sua guarnição permanentemente motivada e retirar o máximo rendimento do navio através de uma gestão eficaz dos recursos materiais e humanos sob sua responsabilidade, apresentando um navio sempre pronto para ser empenhado operacionalmente, fruto de um

(5)

reduzido índice de limitações de material e de pessoal ao longo do seu período de comando, que apraz registar.

Assim, é com enorme satisfação e inteira justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 22404 Segundo-tenente MIGUEL RELVAS PENA VARGAS DA COSTA pela forma competente e muito meritória com que desempenhou as funções de Comandante do NRP Escorpião, facto que contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão navio, do Comando Naval e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 30 de julho de 2016, pelo 27487 Capitão-de-fragata FZ PEDRO EDUARDO FERNANDES FONSECA, Comandante do Batalhão de Fuzileiros N.º 1, ao 25306 Segundo-tenente FZ CARLOS MANUEL DE JESUS SILVA, o qual se publica:

O 25306 2TEN FZ CARLOS MANUEL DE JESUS SILVA prestou serviço na Unidade de Meios de Desembarque desde março de 2013, onde desempenhou inicialmente as funções de Comandante do Grupo de Botes e do Grupo de LAR, e assumiu nos últimos dois anos, o cargo de 2.º Comandante da Unidade.

Durante a sua comissão de serviço nas funções de Comandante do Grupo de Botes, participou com elevado desempenho e profissionalismo em todas as atividades operacionais e protocolares em que o seu grupo esteve envolvido. Realça-se, neste particular, a missão de soberania às ilhas Selvagens em julho de 2013, onde acompanhou a deslocação de Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, e os inúmeros exercícios de treino próprio, nomeadamente, exercícios de aprontamento do BLD, da certificação da FRI, de preparação e prontidão no âmbito da colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil para a prevenção de incêndios na serra da Arrábida, de apoio à Autoridade Marítima, assim como, nas mais diversas ações de formação e apoio de demonstrações de capacidades no âmbito das atividades da Escola de Fuzileiros e do Corpo de Fuzileiros.

Nas funções de 2.º Comandante da unidade, geriu com muita eficiência a área da logística onde são conhecidas as dificuldades conjunturais devido à idade avançada dos meios que a unidade opera (botes, larc's, outros...), de forma a que a sua manutenção, ou a aquisição de sobressalentes para reposição de stocks, se efetuasse sem perturbações para o dia a dia do serviço.

Em complemento, na área do pessoal, é de relevar a sua constante preocupação com a formação técnica adequada que os militares desta unidade têm que possuir, assim como a gestão cuidadosa deste universo para fazer face às inúmeras solicitações de serviço que a unidade é chamada a realizar.

Militar de fino trato e assinalável formação humana e técnica, demonstrou sempre uma assinalável frontalidade, revelando-se, um precioso colaborador do seu comandante, nomeadamente, no período de maio a novembro de 2015, onde desempenhou interinamente as funções de oficial a exercer as funções de Comandante. Neste período tomou decisões de grande responsabilidade para a Unidade, no âmbito da reestruturação do Corpo de Fuzileiros e na construção do protótipo do bote autoinsuflável, destinado ao emprego pelas operações especiais.

Dotado de invulgar lealdade e espírito de cooperação, o tenente SILVA revelou sempre elevados princípios morais e pautou o seu desempenho pelo desejo de bem servir, não regateando esforços sempre que a sua colaboração foi solicitada, ou sempre que foi necessário gizar soluções de forma franca, altamente profissional e com o sentido humano como farol. Tal atitude e postura granjeou-lhe a amizade, estima e consideração de todos, o que contribuiu de forma marcante para o desempenho da unidade.

Nestas circunstâncias, é-me muito grato testemunhar publicamente o meu grande apreço e consideração pela elevada competência e profissionalismo com que exerceu as suas funções nesta Unidade, e, ao abrigo do n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvar o 25306 2TEN FZ CARLOS MANUEL DE JESUS SILVA, considerando que o seu desempenho contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Unidade de Meios de Desembarque, do Batalhão de Fuzileiros N.º 1, do Corpo de Fuzileiros, e, consequentemente, da Marinha.

(6)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 30 de novembro de 2016, pelo 17475 Contra-almirante EMQ JOSÉ LUÍS GARCIA BELO, Diretor de Navios, ao 9105810 Segundo-tenente TN (ELT) TIAGO MIGUEL MENDES RENTO, o qual se publica:

O 9105810 2TEN TN (ELT) TIAGO MIGUEL MENDES RENTO presta serviço na Direção de Navios há seis anos e vai passar à situação de reserva de disponibilidade, tendo desempenhado as funções de Oficial Adjunto na extinta DTS13, e posteriormente na secção de Eletrotecnia e Automação da Divisão de Mecânica e Eletrotecnia do Departamento da Plataforma.

O tenente RENTO evidenciou um grande dinamismo, elevado grau de competência técnica e uma experiência sólida, qualidades que, aliadas às notáveis qualidades militares que evidenciou em todas as tarefas em que esteve envolvido, resultaram numa ação e num desempenho assinaláveis.

Nestes seis anos, realizou inúmeras ações de inspeção a bordo dos navios, de condução de provas e de apoio técnico às unidades navais. Das diversas atividades em que colaborou, destacam-se a substituição dos novos reguladores de tensão do NRP Sagres, a instalação dos novos conversores estáticos nas fragatas da classe Vasco da Gama, e os processos de substituição dos geradores das corvetas Jacinto Cândido, João Roby e António

Enes, em que, devido à especial complexidade e duração prolongada, o seu empenhamento

e eficácia se revelaram cruciais para a resolução de muitas dificuldades técnicas. Os seus conhecimentos na área da eletrotecnia e eletrónica também permitiram mitigar numerosos problemas de obsolescência logística, avarias ou pequenas modificações que se revelaram necessárias nos navios.

Relevam-se ainda as qualidades pessoais demonstradas, uma lealdade inquestionável e o franco relacionamento com superiores, pares e subordinados contribuindo assim para um ambiente de sã camaradagem e espírito de grupo.

Assim, usando da competência que me é conferida pelo artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9105810 2TEN TN (ELT) TIAGO MIGUEL MENDES RENTO, pelo seu excelente desempenho, pela competência técnica, dinamismo e dedicação profissional com que exerceu as suas funções, que muito contribuiriam para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Direção de Navios e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 3 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 9 de dezembro de 2016, pelo 22893 Capitão-tenente AN LUÍS MIGUEL BELÉM ROCHA, Diretor da Messe de Cascais, ao 169489 Primeiro-sargento TF VIRGÍLIO DINIS BARROSO BARRIGA, o qual se publica:

Desempenha funções na Messe de Cascais há cerca de dois anos e meio, o 169489 Primeiro-sargento VIRGÍLIO DINIS BARROSO BARRIGA, onde desempenha as exigentes funções de Gerente.

Trata-se de um militar dinâmico, dotado de excelentes conhecimentos técnico-profissionais e um elevado sentido de responsabilidades que, colocando ao dispor do serviço saberes e experiência acumulados, revelou-se um excelente líder das suas equipas de trabalho, assegurando sempre com resposta pronta e eficaz às variadas e por vezes complexas solicitações com que foi confrontado, tendo sempre no horizonte a integral satisfação dos clientes da Messe de Cascais.

Durante este período de gerência, soube o sargento BARROSO BARRIGA encontrar, de forma inteligente, determinada e com bom senso, formas de funcionamento das equipas de restauração que, face à imposta redução de pessoal na área da cozinha e da sala, permitiram salvaguardar não só o cumprimento e a reconhecida qualidade da Messe de Cascais, mas também aumentar o número de eventos e de presenças nas diversas dependências da Messe de Cascais.

Ainda ao nível dos recursos, o seu empenho foi também fundamental para assegurar a contenção de custos levada a cabo na unidade, principalmente, os decorrentes da aquisição de matérias-primas, tendo com essa ação sido obtidos resultados líquidos anuais sempre muito positivos.

A sua grande capacidade de trabalho e o seu espírito de missão, despendendo muito tempo para além do horário normal de serviço, com prejuízo da sua vida pessoal, associada ao profissionalismo, permitiram-lhe planear e coordenar a execução dos mais variados

(7)

eventos de alto protocolo, nacionais e internacionais, obtendo sempre os mais rasgados elogios, beneficiando assim o prestígio e a imagem da Messe de Cascais e da Marinha Portuguesa.

Assim, fazendo uso da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, considero de inteira justiça louvar o 169489 Primeiro-sargento VIRGÍLIO DINIS BARROSO BARRIGA pelas excecionais qualidades humanas, profissionais e militares que revelou e pela forma extremamente eficaz como exerce as exigentes funções de Gerente da Messe de Cascais, sendo de toda a justiça considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 11 de janeiro de 2016, pelo 23982 Capitão-de-mar-e-guerra JOSÉ MANUEL ANTUNES PEREIRA, Diretor do Depósito de Munições Nato de Lisboa e do Centro de Armamento e Munições, ao 6315691 Primeiro-sargento A ÁLVARO MIGUEL PINHEIRO GIL, o qual se publica:

Tendo sido nomeado para nova comissão de serviço, vai destacar do Depósito de Munições Nato de Lisboa - Centro de Armamento e Munições (DMNL-CAM) o 6315691 1SAR A ÁLVARO MIGUEL PINHEIRO GIL que, desde setembro de 2011, desempenhou as funções de Adjunto do Chefe da Secção de Armazenamento e Distribuição de Artilharia, do Serviço de Munições e Explosivos.

Neste período de tempo, o sargento GIL revelou elevadas qualidades pessoais e profissionais, sendo de realçar a permanente disponibilidade, espírito de cooperação e dedicação ao serviço, o sentido das responsabilidades e do dever.

Extremamente rigoroso e possuidor de grande capacidade de trabalho, contribuiu, com a sua experiência, os seus conhecimentos e dinamismo, para a coordenação e execução das abundantes fainas de material (mísseis, torpedos, munições e pirotécnicos), concorrendo para uma acrescida capacidade de resposta do serviço de munições às muitas solicitações das diversas unidades e organismos.

Em termos de relacionamento pessoal, o sargento GIL foi de trato imaculado, pautando a sua conduta pela frontalidade, cooperação e lealdade, daí decorrendo o respeito e admiração de todos os que com ele serviram.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 6315691 1SAR A ÁLVARO MIGUEL PINHEIRO GIL, pela forma competente e empenhada com que desempenhou as suas funções e pelas qualidades pessoais evidenciadas que muito contribuíram para a eficiência, bom funcionamento e cumprimento da missão do DMNL-CAM e, consequentemente, da Marinha. --- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 5 de maio de 2016, pelo 27487 Capitão-de-fragata FZ PEDRO EDUARDO FERNANDES FONSECA, Comandante do Batalhão de Fuzileiros N.º 1, ao 9811503 Primeiro-sargento FZ ROBERTO CARLOS DA SILVA PESSOA, o qual se publica:

O 9811503 Primeiro-sargento Fuzileiro ROBERTO CARLOS DA SILVA PESSOA presta serviço no Batalhão de Fuzileiros N.º 1 (BF1) como Chefe de Equipa de Abordagem do Pelotão de Abordagem, há cinco anos.

São recorrentes os elogios atribuídos ao sargento PESSOA e às equipas que chefiou nas múltiplas atividades no âmbito do treino, exercícios militares e missões reais. Entre estas, identifico o seu empenho nas missões de combate à pirataria marítima no Corno de Africa na Operação ATALANTA 2011 e 2013 no âmbito da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), na Operação MANATIM 2012 e em missões de Search And Rescue (SAR) na Zona Marítima do Continente. Reconheço também o seu excelente desempenho no Plano de Treino Básico (PTB) 2010, no exercício Portuguese Operational Sea Training (POST) 2011 a bordo do NRP Vasco da Gama, no exercício SEABORDER 2010, no exercício REAL THAW 2014 e no âmbito da EUROMARFOR, no MULTI COOPERATIVE EXERCISE (MCE) 2014. De relevar que com a participação na missão OBANGAME 2016 em África, o sargento PESSOA soma mais de 8000 horas de navegação.

As suas distintas qualidades militares e elevada competência profissional foram determinantes no excelente trabalho efetuado no âmbito do Plano de Treino da Unidade,

(8)

nomeadamente: na edificação e condução da 1.ª edição do Módulo de Tiro de Precisão e de

Rappel, que contribuiu para o aumento das competências técnicas dos militares do Pelotão

de Abordagem; na colaboração nas reuniões de trabalho para a elaboração da proposta da Instrução de Combate à Pirataria Marítima do Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval (CITAN); e sempre que foi chamado a integrar as equipas de avaliação do CITAN para as áreas da abordagem e proteção a navios.

Em acréscimo a este valor individual, impõe-se salientar as suas competências pedagógicas e de chefia que lhe valeram a nomeação para a Bolsa de Formadores do Sistema de Formação Profissional de Marinha (SFPM), na área das ações de Abordagem e Operações de Helicópteros. Neste contexto, foi formador do segundo Curso de Aperfeiçoamento em Abordagem AAZ19 (2015), contribuindo com o seu saber para que esta ação de formação fosse um sucesso e que o aumento dos efetivos humanos do pelotão de abordagem se materializasse com a qualidade necessária.

Ao longo destes cinco anos de serviço, o sargento PESSOA demonstrou possuir um elevado e invulgar conjunto de aptidões e qualidades, que aliadas a sua sólida formação militar e moral, levaram que seja respeitado e reconhecido por todos os que com ele privam.

É assim de inteira justiça que, ao abrigo da competência que me confere o artigo 64.º, n.º 2, do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9811503 Primeiro-sargento Fuzileiro ROBERTO CARLOS DA SILVA PESSOA, pela forma competente, profissional e dedicada como cumpre as inúmeras missões enquanto militar do Batalhão de Fuzileiros N.º 1, o que me levam a considerar que os serviços por si prestados contribuem significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Batalhão de Fuzileiros N.º 1, do Corpo de Fuzileiros e, consequentemente, da Marinha

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 14 de fevereiro de 2017, pelo 27186 Capitão-de-fragata ANTÓNIO MANUEL GONÇALVES, Comandante do NRP

Sagres, ao 9311804 Primeiro-sargento HE DINO FILIPE DA SILVA MENDES, o qual se

publica:

Presta serviço no NRP Sagres há 29 meses o 9311804 Primeiro-sargento HE DINO FILIPE DA SILVA MENDES onde desempenha as funções de Enfermeiro do navio. Ao longo deste embarque cumpriu dois anos operacionais do navio que incluíram várias viagens e diversas atividades de representação que muito prestigiaram a Marinha e Portugal junto das mais relevantes entidades públicas e privadas.

Ao longo deste período foram notórias as suas excelentes qualidades pessoais e profissionais, das quais sobressaem a competência, o sentido do dever, a iniciativa, o espírito de missão, e a capacidade de organização, reveladas na preparação do serviço de saúde para as missões do navio e, em especial, para as viagens de instrução.

O sargento MENDES garantiu sempre um trabalho contínuo de controlo e acompanhamento dos Exames Médicos Anuais e Provas de Valor Físico, conseguindo atempadamente dar resposta a todas as solicitações sem regatear esforços, mantendo uma disponibilidade e conduta exemplares, granjeando a simpatia e a consideração junto dos seus superiores e subordinados.

Possuidor de excelentes qualidades militares e de carácter, revelou-se sempre muito prestável, de trato correto e com elevado sentido do humano, atributos que concorreram para a sua excelente integração no navio, assim como para o espírito de sã camaradagem e harmonia existente a bordo. Paralelamente, pelo respeito, consideração e trato, manteve-se sempre próximo do pessoal, aconselhando e orientando os elementos cujo estado anímico assim o justificava.

Na sua comissão como enfermeiro de bordo o navio cumpriu missões de enorme visibilidade e relevância, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo de salientar a realização de três viagens de instrução com cadetes dos 1.° e 2.° anos da Escola Naval, uma viagem de adaptação com os candidatos à Escola Naval, a participação nos eventos do Dia da Marinha em Lisboa (2015) e Oeiras (2016), a participação em duas edições da Semana do Mar em Setúbal (2015 e 2016), as comemorações dos 50 anos da construção dos molhes do porto da Figueira da Foz em 2016, além das missões de representação da Marinha e de Portugal nas Tall Ships nos Estados Unidos e na Holanda em 2015, e a Casa de Portugal nos Jogos Olímpicos em 2016.

(9)

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9311804 Primeiro-sargento HE DINO FILIPE DA SILVA MENDES, pelo seu relevante desempenho, o qual muito contribuiu para o cumprimento da missão do NRP Sagres, e consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 21 de fevereiro de 2017, pelo 22792 Capitão-tenente NUNO MIGUEL BRAZUNA RANHOLA, Comandante do NRP

João Roby, ao 9306006 Primeiro-sargento EM LEANDRO ANTÓNIO GOMES AIRES, o qual se

publica:

Após dois anos de serviço prestado a bordo do NRP João Roby, destacou o 9306006 Primeiro-sargento EM LEANDRO ANTÓNIO GOMES AIRES, onde exerceu as funções de Chefe da Secção de Produção e Distribuição de Energia.

Ao longo da sua comissão de embarque, o qual coincidiu com um elevado período de empenhamento operacional, destacando-se treze missões de busca e salvamento no continente, duas comissões à Zona Marítima dos Açores, e vários exercícios nacionais e internacionais, dos quais se realçam o INSTREX 16-1, e o MULTICOOPERATIVE EXERCISE e ITALIAN MINEX 2016 com o navio integrado na EUROMARFOR, o que no seu conjunto se traduziu em aproximadamente 9060 horas de missão, das quais 4148 horas a navegar, o sargento EM AIRES revelou ser um profissional experiente dotado de elevados e robustos conhecimentos técnico-profissionais, que associados ao seu método de trabalho, perseverança, iniciativa e eficácia, o distinguiu como uma referência a bordo.

A sua capacidade para aprofundar conhecimentos e estudar novos assuntos permitiu a resolução com eficácia de todos os desafios que estivaram ao seu alcance, contribuindo também para o sucesso e resolução daqueles que, apesar de não serem do seu âmbito funcional, os tomava como seus. Dos muitos desafios com que se deparou destaca-se o esforço desenvolvido no sentido de garantir o bom funcionamento dos grupos eletrogéneos principais e de emergência, bem como o acompanhamento e apoio contínuo, por forma a manter todos os quadros de distribuição de energia elétrica de bordo e os equipamentos da sua responsabilidade operacionais.

Militar responsável, organizado e com um elevado espírito de iniciativa, geriu as suas intervenções de acordo com as prioridades de comando, num período onde a falta de pessoal na sua secção foi notória, não tendo qualquer inibição no desempenho de funções abaixo da sua competência. Sociável e com boas capacidades de liderança, contribuiu para a criação do um bom ambiente de trabalho e de camaradagem, bem como para a coesão do grupo em que esteve inserido, servindo de exemplo para todos aqueles que com ele interagiram.

Com um enorme sentido de missão e comprometimento para com os seus objetivos, inúmeras vezes colocou o navio e o bem-estar da guarnição à frente dos seus interesses pessoais.

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9306006 Primeiro-sargento EM LEANDRO ANTÓNIO GOMES AIRES, pelo seu elevado desempenho, competência e relevantes qualidades militares, profissionais e humanas, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do NRP João Roby e consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 20 de julho de 2016, pelo 21586 Capitão-de-fragata DAVID AUGUSTO DE ALMEIDA PEREIRA, Comandante do NRP Bérrio, ao 920090 Cabo CCT JOSÉ CARLOS DA SILVA FALÉ, o qual se publica:

Após cerca de trinta meses de comissão de serviço a bordo do NRP Bérrio, onde desempenhou, de forma exemplar, as funções de Encarregado do Material Cripto, Sinais e Publicações, vai destacar o 920090 Cabo CCT JOSÉ CARLOS DA SILVA FALÉ.

No desempenho das suas funções, o Cabo FALÉ revelou ser possuidor de uma sólida formação profissional e de uma ampla experiência acumulada, que se traduziu na forma com que sempre se dedicou ao serviço, tanto na sua área de responsabilidade, como nas

(10)

restantes áreas, sendo de destacar o rigor com que encarou as funções de Encarregado do Material Cripto.

Militar dotado de um sólido sentido de responsabilidade, capacidade de organização e de uma conduta exemplar, soube sempre incutir nos militares mais modernos do serviço o rigor indispensável às tarefas cometidas. Isso mesmo ficou sempre bem patente, não só nas várias séries de exercícios de comunicações do Plano de Treino de Porto em que o NRP

Bérrio foi chamado a participar, como também nas várias operações de reabastecimento no

mar, em que o Cabo FALÉ, usando de uma atitude pedagógica ímpar, conseguiu sempre que se atingissem elevados padrões de eficiência e eficácia, tornando-se uma referência para todos com quem privou, contribuindo inequivocamente para o cumprimento das funções do Serviço de Comunicações.

Das suas virtudes pessoais releva-se ainda o seu sentido humano e forte espírito de camaradagem, que associado a um apurado sentido de humor, contribuiu significativamente para o bem-estar do serviço.

Todas estas qualidades profissionais e pessoais foram de grande valia para o êxito do navio em muitas missões, das quais se destacam a participação, no CEVACO 14, nos INSTREX 14, 15 e 16, nos REAL THAW 14, 15 e 16, no LUSITANO 14, no PRONTEX 14, no CONTEX-PHIBEX 15 e no SWORDFISH 16, bem como em várias outras ações de treino de unidades navais.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é com muito agrado que louvo o 920090 Cabo CCT JOSÉ CARLOS DA SILVA FALÉ pelo seu elevado profissionalismo, sentido das responsabilidades e pelas sólidas qualidades militares, humanas e de caráter evidenciadas no exercício das suas funções, que em muito contribuíram para a eficiência, eficácia, prestígio e cumprimento da missão do NRP Bérrio e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 18 de abril de 2017, pelo 22382 Capitão-de-mar-e-guerra PAULO MANUEL JOSÉ ISABEL, Chefe do Departamento Marítimo do Centro, ao 9323503 Cabo L ROMÃO DINIS FERREIRA BASÍLIO, o qual se publica:

Após cerca de três anos de comissão no Departamento Marítimo do Centro vai destacar o 9323503 Cabo L ROMÃO DINIS FERREIRA BASILIO, tendo desempenhado com elevado brio profissional funções na Secção de Gestão Orçamental do Serviço Administrativo e Financeiro, e contribuído com o seu empenho, dedicação e sentido de bem servir para a eficácia e cumprimento da missão.

Releva-se o seu papel decisivo e ativo na revisão e instrução de processos da área orçamental, tendo a sua ação contribuído para um controlo mais efetivo da despesa; a forma cuidada e responsável que empregou no incremento do controlo interno do processamento emolumentar; a verificação e tratamento da informação referente ao processamento da alimentação em numerário; e a permanente melhoria na qualidade da informação em resultado da operação do SIGDN e correspondente instrução dos processos de despesa.

A sua atuação pronta, cuidada e responsável foi ainda visível nas tarefas referentes à recuperação de dívidas de Utentes da Repartição Marítima da Capitania do Porto de Lisboa, e no apoio logístico dado aos diferentes Órgãos Locais da área de jurisdição do Departamento Marítimo do Centro.

No desempenho das suas funções, evidenciou uma sólida formação profissional, grande capacidade de trabalho e iniciativa, sentido das responsabilidades, a que sempre aliou um elevado espírito de cooperação e camaradagem, conquistando pela sua conduta, a confiança, o respeito, e a admiração de todos aqueles que com ele trabalharam. O seu desempenho foi sempre pautado por um elevado rigor e crescimento profissional que lhe permitiu atingir um patamar de excelência e referência para o seu posto e classe.

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9323503 Cabo L ROMÃO DINIS FERREIRA BASÍLIO, pela forma exemplar como desempenhou as suas funções, tendo o seu desempenho contribuído para o cumprimento da missão do Departamento Marítimo do Centro e, consequentemente, da Autoridade Marítima Nacional, daí advindo prestígio para a Marinha.

(11)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 3 de fevereiro de 2017, pelo 27186 Capitão-de-fragata ANTÓNIO MANUEL GONÇALVES, Comandante do NRP

Sagres, ao 9303210 Primeiro-marinheiro MS CARLOS ALBERTO DOS SANTOS LIMA, o qual

se publica:

Presta serviço no NRP Sagres há 72 meses o 9303210 Primeiro-marinheiro MS CARLOS ALBERTO DOS SANTOS LIMA onde desempenha as funções de Marinheiro do Mastro do Grande e de Paioleiro do Mestre. Ao longo deste embarque cumpriu seis anos operacionais do navio que incluíram seis viagens de instrução de cadetes, cinco viagens de adaptação de candidatos e diversas atividades de representação que muito prestigiaram a Marinha e Portugal junto das mais relevantes entidades públicas e privadas.

Ao longo deste período o marinheiro LIMA revelou de forma consistente ser um elemento muito dedicado, voluntarioso, humilde e dotado de uma conduta irrepreensível.

Determinado, disciplinado, leal e possuidor de um bom espírito de iniciativa, contribuiu significativamente para o desempenho da sua secção, sendo de realçar o seu contributo nas diversas ações de manutenção a que o navio foi submetido.

Enquanto paioleiro do mestre, demonstrou possuir um elevado sentido das responsabilidades, brio e capacidade de organização, mantendo sempre em conformidade todo o velame, massame, poleame e restantes aprestos do navio que se encontravam sob a sua incumbência, contribuindo significativamente para a avaliação favorável do Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval, no âmbito das inspeções e aprontamento do navio para as missões atribuídas.

O marinheiro LIMA é um militar muito sociável, possuindo um grande espírito de cooperação e sentido de camaradagem, virtudes essas que lhe permitiram granjear o respeito, a consideração e o reconhecimento dos demais camaradas e contribuíram substancialmente para o bom ambiente vivido a bordo.

Assim, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 9303210 Primeiro-marinheiro MS CARLOS ALBERTO DOS SANTOS LIMA., pelo seu relevante desempenho, contribuindo assim para o cumprimento da missão do NRP Sagres, e consequentemente, da Marinha.

Condecorações:

Medalha Militar de Serviços Distintos - Cobre

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 3 de julho de 2017:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea a) do número 1 do artigo 17.º e do número 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Serviços Distintos de Cobre, ao militar seguinte:

169489 Primeiro-sargento TF VIRGÍLIO DINIS BARROSO BARRIGA Medalha Militar de Mérito Militar – 3.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 10 de julho de 2017:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do artigo 22.º e do número 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Mérito Militar de 3.ª Classe, aos militares seguintes:

21800 Primeiro-tenente VÍTOR BRUNO CAMPOS CAVALEIRO 408081 Sargento-mor L CARLOS MANUEL DO ROSÁRIO ARVELOS

(12)

Medalha Militar de Mérito Militar – 4.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 3 de julho de 2017:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea d) do artigo 22.º e do número 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Mérito Militar de 4.ª Classe, aos militares seguintes:

166487 Sargento-ajudante TF PAULO JORGE MARQUES FERNANDES 9313303 Primeiro-sargento M NUNO ALEXANDRE PEREIRA GRAÇA

9308501 Cabo CM SÉRGIO ANTÓNIO GOMES GONÇALVES

9320507 Primeiro-marinheiro L DOMINGOS EMANUEL MARQUES AZEVEDO Medalha Militar da Cruz Naval – 3.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do número 1 do artigo 26.º, da alínea c) do número 1 do artigo 27.º e do número 3 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 3.ª Classe, aos militares seguintes:

9100401 Primeiro-tenente TSN-RI MARA LISA MIRANDA SARAMAGO 9602001 Primeiro-tenente IVO MIGUEL ROMANEIRO PINTO

22404 Primeiro-tenente MIGUEL RELVAS PENA VARGAS DA COSTA 25306 Segundo-tenente FZ CARLOS MANUEL DE JESUS RIBEIRO E SILVA 9105810 Segundo-tenente TN TIAGO MIGUEL MENDES RENTO

Medalha Militar da Cruz Naval – 4.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do número 1 do artigo 26.º, da alínea d) do número 1 do artigo 27.º e do número 3 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 4.ª Classe, aos militares seguintes:

6315691 Primeiro-sargento A ÁLVARO MIGUEL PINHEIRO GIL 9811503 Primeiro-sargento FZ ROBERTO CARLOS DA SILVA PESSOA 9311804 Primeiro-sargento HE DINO FILIPE DA SILVA MENDES 9306006 Primeiro-sargento EM LEANDRO ANTÓNIO GOMES AIRES

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 7 de julho de 2017:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do número 1 do artigo 26.º, da alínea d) do número 1 do artigo 27.º e do número 3 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 4.ª Classe, aos militares seguintes:

920090 Cabo CCT JOSÉ CARLOS DA SILVA FALÉ

9323503 Cabo L ROMÃO DINIS FERREIRA BASÍLIO

(13)

Exonerações e Nomeações

--- Despacho n.º 7620/2017:

EXONERAÇÃO E NOMEAÇÃO PARA O CARGO DE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO COMANDO CONJUNTO PARA AS OPERAÇÕES MILITARES.

Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 4 do artigo 24.º da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-A/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 6/2014, de 1 de setembro, sob proposta do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, depois de ouvido o Conselho de Chefes de Estado-maior, determino o seguinte:

a) Nomear para o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as

Operações Militares o Tenente-general Piloto Aviador Joaquim Fernando Soares de Almeida.

b) Exonerar daquele cargo o Vice-Almirante da Classe de Marinha Fernando Manuel de

Macedo Pires da Cunha, por ter concluído a sua comissão de serviço.

c) Submeter à apreciação de Sua Excelência o Presidente da República, para efeitos

de confirmação da nomeação, de acordo com o n.º 5 do artigo 24.º da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas.

d) O presente despacho produz efeitos à data da tomada de posse do Tenente-general

Piloto Aviador Joaquim Fernando Soares de Almeida.

31 de julho de 2017. — O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo

Ferreira Lopes.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 166, de 29 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro).

--- Decreto do Presidente da Republica n.º 80-A/2017: de 29 de agosto

CONFIRMA A EXONERAÇÃO DO CARGO DE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO COMANDO CONJUNTO PARA AS OPERAÇÕES MILITARES DO VICE-ALMIRANTE DA CLASSE DE MARINHA, FERNANDO MANUEL DE MACEDO PIRES DA CUNHA.

O Presidente da República decreta, nos termos do n.º 5 do artigo 24.º da Lei Orgânica n.º 1-A/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 6/2014, de 1 de setembro, o seguinte:

É confirmada a exoneração do cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares do Vice-Almirante da Classe de Marinha Fernando Manuel de Macedo Pires da Cunha, efetuada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 31 de julho de 2017, por ter concluído a sua comissão de serviço.

Assinado em 10 de agosto de 2017. Publique-se.

O Presidente da República, MARCELO REBELO DE SOUSA.

(14)

--- Despacho n.º 7658/2017:

EXONERAÇÃO DO CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA JOSÉ NUNO DOS SANTOS CHAVES FERREIRA DO CARGO DE TÉCNICO ESPECIALISTA E DESIGNAÇÃO DO MESMO, PARA O CARGO DE CHEFE DE GABINETE NO GABINETE DA MINISTRA DO MAR.

1 — Ao abrigo do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.1 a 3 do artigo 11.º, no artigo 12.º e na alínea a) do artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 janeiro, exonero, do cargo de técnico especialista, o Capitão-de-mar-e-guerra José Nuno dos Santos Chaves Ferreira, para o qual foi nomeado através do meu Despacho n.º 7402/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 161, de 22 de agosto de 2017, e designo-o para exercer o cargo de Chefe do meu Gabinete.

2 — Para efeitos do disposto no artigo 12.º do referido decreto-lei, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho, que produz efeitos a partir de 15 de agosto de 2017.

3 — Publique-se no Diário da República e promova-se a atualização da página eletrónica do Governo.

24 de agosto de 2017. — A Ministra do Mar, Ana Paula Mendes Vitorino. Nota curricular

O comandante Nuno Chaves Ferreira nasceu em Lisboa, tem 53 anos de idade e 34 anos de serviço. Ingressou na Escola Naval em 1982, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, classe de Marinha, em 1987.

Especializou-se em Comunicações, e possui, entre outros, o Curso Geral Naval de Guerra, a Licenciatura em Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e frequenta, atualmente, o doutoramento em Relações Internacionais na mesma Universidade.

No mar desempenhou cargos em várias unidades navais, destacando-se os comandos do NRP Limpopo, de julho de 1992 a novembro de 1993, do NRP Honório Barreto, de setembro de 2000 a março de 2002, e do NRP Augusto Castilho, de março de 2002 a outubro de 2002.

Em terra, desempenhou funções de Ajudante de Ordens do Almirante Chefe de Estado-Maior da Armada e, posteriormente, de Ajudante de Campo do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, até julho 1997. Chefiou, depois, a Secção de Operações do Estado Maior da Armada, de julho de 1997 a julho 2000. Foi professor na Escola Naval, onde lecionou as disciplinas de Organização e Operações Navais, e exerceu as funções de Chefe do Departamento de Formação de Marinha, de setembro de 2003 a maio de 2005. Fora da estrutura das Forças Armadas desempenhou funções de Conselheiro do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, até junho de 2006, e de Adjunto do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, de junho de 2006 a junho 2008. Foi colocado na Representação Permanente de Portugal junto da U.E. onde exerceu as funções de Representante Nacional no Grupo Político Militar e no Grupo da Política Marítima Integrada, até agosto de 2011. Nesta data regressou ao Estado-Maior da Armada como Chefe de Gabinete do Vice-Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, tendo em outubro de 2012 assumido a chefia a Divisão de Recursos onde permaneceu até setembro de 2015.

De setembro 2015 até julho de 2016 frequentou o Curso de Promoção a Oficial General, tendo a partir dessa data tomado posse como chefe de gabinete do Diretor-Geral da Autoridade Marítima, onde permaneceu até 28 de maio de 2017. De 29 de maio a 14 de agosto de 2017 exerceu as funções de assessor da Ministra do mar para as Relações Internacionais. É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, de que se destacam quatro Medalhas de Serviços Distintos, uma Medalha de Mérito Militar, uma Cruz Naval, uma Medalha de Comportamento Exemplar e uma Medalha de Comissões de Serviço Especiais, com a legenda Guiné 1998.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 167, de 30 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro).

(15)

Estado-Maior da Armada, em 30 de agosto de 2017 O SUBCHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA

Mário José Simões Marques CALM

(16)

ÍNDICE DOS ANEXOS

ANEXO A - Legislação Diversa (Sumário).

Página

_

16

ANEXO B - Despacho n.º 7460/2017: Ratificação e implementação do STANAG 4340 (EDITION

2).

Página

_

17

ANEXO C - Despacho n.º 7461/2017: Ratificação e implementação do STANAG 4370 (EDITION

6).

Página

_

18

ANEXO D - Despacho n.º 7462/2017: Ratificação e implementação do STANAG 4661 JAIS (EDITION

1).

Página

_

19

ANEXO E - Despacho n.º 7463/2017: Ratificação e implementação do STANAG 4360 (EDITION

3).

Página

_

20

ANEXO F - Portaria n.º 246/2017: Participação nacional na missão da OTAN, no âmbito das Assurance

Measures, Standing NATO Marítime Group 1 (SNMG1).

Página

_

21

ANEXO G - Portaria n.º 247/2017: Participação nacional na operação militar da União Europeia

EUNAVFOR MED SOPHIA.

Página

_

22

ANEXO H - Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 29 de agosto de 2017:

(17)

Legislação

Legislação Diversa (Sumário)

--- Diário da República, 1.ª série, n.º 164, de 25 de agosto de 2017: MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Decreto n.º 28/2017:

Aprova, para adesão, a Convenção Internacional de Nairobi sobre a Remoção de Destroços, adotada no Quénia, a 18 de maio de 2007, pela Organização Marítima Internacional.

(18)

Legislação Diversa (Transcrição)

PAA 30 (A) - XIII --- Despacho n.º 7460/2017:

RATIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO STANAG 4340 (EDITION 2).

A Normalização constitui-se como instrumento decisivo de melhoria da eficácia operacional por via da promoção da interoperabilidade das forças, sistemas e equipamentos militares, com decorrente incremento de eficiência na utilização dos recursos disponíveis.

Atento o contributo trazido pela Normalização ao desempenho das Forças Armadas no cumprimento das missões de Defesa, designadamente no contexto da sua integração em forças multinacionais, e tendo presentes os compromissos a que o país se encontra vinculado em matéria de Normalização no quadro da OTAN, por despacho do Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, no uso das competências que lhe foram delegadas, nos termos da alínea j) do n.º 1, no Despacho n.º 962/2016, do Ministro da Defesa Nacional, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 20 de janeiro, Portugal ratifica o STANAG 4340 (Edition 2) — NATO Standard Packaging Test Procedures, com implementação à data da sua promulgação, na Marinha e futuramente no Exército.

Este despacho entra em vigor no dia seguinte ao da respetiva publicação. 12 de julho de 2017. — O Diretor-Geral, Alberto António Rodrigues Coelho.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 163, de 24 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional).

(19)

PAA 30 (A) - XIII --- Despacho n.º 7461/2017:

RATIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO STANAG 4370 (EDITION 6).

A Normalização constitui-se como instrumento decisivo de melhoria da eficácia operacional por via da promoção da interoperabilidade das forças, sistemas e equipamentos militares, com decorrente incremento de eficiência na utilização dos recursos disponíveis.

Atento o contributo trazido pela Normalização ao desempenho das Forças Armadas no cumprimento das missões de Defesa, designadamente no contexto da sua integração em forças multinacionais, e tendo presentes os compromissos a que o país se encontra vinculado em matéria de Normalização no quadro da OTAN, por despacho do Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, no uso das competências que lhe foram delegadas, nos termos da alínea j) do n.º 1, no Despacho n.º 962/2016, do Ministro da Defesa Nacional, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 20 de janeiro, Portugal ratifica o STANAG 4370 (Edition 6) — Environmental Testing, com implementação à data da sua promulgação, na Marinha e futuramente no Exército.

Este despacho entra em vigor no dia seguinte ao da respetiva publicação. 12 de julho de 2017. — O Diretor-Geral, Alberto António Rodrigues Coelho.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 163, de 24 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional).

(20)

PAA 30 (A) - XIII --- Despacho n.º 7462/2017:

RATIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO STANAG 4661 JAIS (EDITION 1).

A Normalização constitui-se como instrumento decisivo de melhoria da eficácia operacional por via da promoção da interoperabilidade das forças, sistemas e equipamentos militares, com decorrente incremento de eficiência na utilização dos recursos disponíveis.

Atento o contributo trazido pela Normalização ao desempenho das Forças Armadas no cumprimento das missões de Defesa, designadamente no contexto da sua integração em forças multinacionais, e tendo presentes os compromissos a que o país se encontra vinculado em matéria de Normalização no quadro da OTAN, por despacho do Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, no uso das competências que lhe foram delegadas, nos termos da alínea j) do n.º 1, no Despacho n.º 962/2016, do Ministro da Defesa Nacional, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 20 de janeiro, Portugal ratifica o STANAG 4661 JAIS (Edition 1) — Product Life Cycle Support, com implementação à data da sua promulgação, na Marinha com reservas, no Exército e na Força Aérea.

Este despacho entra em vigor no dia seguinte ao da respetiva publicação. 12 de julho de 2017. — O Diretor-Geral, Alberto António Rodrigues Coelho.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 163, de 24 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional).

(21)

PAA 30 (A) - XIII --- Despacho n.º 7463/2017:

RATIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO STANAG 4360 (EDITION 3).

A Normalização constitui-se como instrumento decisivo de melhoria da eficácia operacional por via da promoção da interoperabilidade das forças, sistemas e equipamentos militares, com decorrente incremento de eficiência na utilização dos recursos disponíveis.

Atento o contributo trazido pela Normalização ao desempenho das Forças Armadas no cumprimento das missões de Defesa, designadamente no contexto da sua integração em forças multinacionais, e tendo presentes os compromissos a que o país se encontra vinculado em matéria de Normalização no quadro da OTAN, por despacho do Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, no uso das competências que lhe foram delegadas, nos termos da alínea j) do n.º 1, no Despacho n.º 962/2016, do Ministro da Defesa Nacional, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 20 de janeiro, Portugal ratifica o STANAG 4360 (Edition 3) — Specification for Paint Systems, Resistant to Chemical Agents and Decontaminants, for the Protection of Land Military Equipment, com implementação à data da sua promulgação, na Marinha e no Exército.

Este despacho entra em vigor no dia seguinte ao da respetiva publicação. 12 de julho de 2017. — O Diretor-Geral, Alberto António Rodrigues Coelho.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 163, de 24 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional).

(22)

Atos de Hierarquia Superior ao Chefe do Estado-Maior da Armada

PAA 30 (A) - V --- Portaria n.º 246/2017:

PARTICIPAÇÃO NACIONAL NA MISSÃO DA OTAN, NO ÂMBITO DAS ASSURANCE MEASURES STANDING NATO MARÍTIME GROUP 1 (SNMG1).

Tendo presente a situação de crise na Ucrânia, o Conselho do Atlântico Norte aprovou um conjunto de medidas de caráter defensivo, designadas por Assurance Measures, destinadas a demonstrar a coesão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o seu compromisso com a defesa coletiva, face a qualquer possível ameaça e para cuja implementação os Estados Membros da OTAN são chamados a contribuir.

Portugal respondeu aos seus compromissos participando na missão da OTAN, no âmbito das Assurance Measures, com os meios navais que atribui ao Standing NATO

Maritime Group One (SNMG1).

O estatuto dos militares das Forças Armadas envolvidos em missões humanitárias e de paz, fora do território nacional, no quadro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, está definido no Decreto-Lei n.º 233/96, de 7 de dezembro, na sua redação atual, aplicando-se esse estatuto aos militares das Forças Armadas envolvidos na missão da OTAN, no âmbito das Assurance Measures.

O Conselho Superior de Defesa Nacional emitiu parecer favorável à participação de Portugal nestas missões, nos termos da alínea g) do n.º 1 do artigo 17.º da Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 5/2014, de 29 de agosto.

A Assembleia da República foi informada, nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 46/2003, de 22 de agosto.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 12.º e nas alíneas f) e n) do n.º 3 do artigo 14.º da Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 5/2014, de 29 de agosto, e nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 233/96, de 7 de dezembro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 348/99, de 27 de agosto, e 299/2003, de 4 de dezembro, determina o Governo, pelo Ministro da Defesa Nacional, o seguinte:

1 — Fica o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas autorizado a empregar e sustentar, como contributo de Portugal para a missão da OTAN, no âmbito das Assurance

Measures, através do Standing NATO Maritime Group One (SNMG1), uma Força Nacional

Destacada constituída por uma unidade naval da Classe «Bartolomeu Dias», incluindo como meios orgânicos um destacamento de helicóptero e uma equipa de abordagem, com um efetivo até 200 militares, pelo período de quatro meses, no segundo semestre de 2017.

2 — A participação nacional na missão identificada no número anterior é executada na zona norte do oceano Atlântico, no mar Báltico, no mar Negro e no mar Mediterrâneo.

3 — A Força Nacional Destacada fica na dependência direta do Chefe do Estado-Maior-General da Forças Armadas.

4 — Os encargos decorrentes da participação nacional referida no n.º 1 são suportados pela dotação orçamental inscrita para as Forças Nacionais Destacadas de 2017.

5 — A presente portaria produz os seus efeitos a partir de 6 de agosto de 2017.

31 de julho de 2017. — O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo

Ferreira Lopes.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 166, de 29 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro).

(23)

PAA 30 (A) - V --- Portaria n.º 247/2017:

PARTICIPAÇÃO NACIONAL NA OPERAÇÃO MILITAR DA UNIÃO EUROPEIA EUNAVFOR MED SOPHIA.

Em 18 de maio de 2015, através da Decisão (PESC) 2015/778, o Conselho da União Europeia aprovou uma operação militar da União Europeia no domínio da gestão de crises para contribuir para o desmantelamento do modelo de negócio das redes de introdução clandestina de migrantes e de tráfico de pessoas na zona sul do Mediterrâneo central.

Esta operação militar da União Europeia, hoje denominada EUNAVFOR MED SOPHIA, exerce as suas funções de acordo com os objetivos políticos, estratégicos e político-militares definidos no conceito de gestão de crises aprovado pelo Conselho em 18 de maio de 2015 e é conduzida em fases sequenciais, tendo em conta as resoluções aplicáveis do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o consentimento dos Estados costeiros em causa.

Em 12 de junho de 2017, através da Resolução 2357 (2017), o Conselho de Segurança das Nações Unidas renovou as autorizações concedidas através da Resolução 2292 (2016), que dizem respeito à aplicação do embargo ao armamento no alto mar ao largo da costa da Líbia.

Nesta sequência, através da Decisão (PESC) 2017/1385, de 25 de julho de 2017, que altera a Decisão (PESC) 2015/778, o Conselho da União Europeia prorroga o mandato da operação EUNAVFOR MED SOPHIA até 31 de dezembro de 2018.

Portugal, como membro da União Europeia, tem participado na operação militar da União Europeia EUNAVFOR MED SOPHIA, nos termos autorizados, sucessivamente, pela Portaria n.º 69/2016, de 2 de março, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 51, de 14 de março de 2016, e pela Portaria n.º 128/2016, de 14 de abril, publicada no Diário da

República, 2.ª série, n.º 80, de 26 de abril de 2016, e manterá este compromisso no âmbito

da União Europeia.

O estatuto dos militares das Forças Armadas envolvidos em missões humanitárias e de paz, fora do território nacional, no quadro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, está definido no Decreto-Lei n.º 233/96, de 7 de dezembro, na sua redação atual, aplicando-se esse estatuto aos militares das Forças Armadas envolvidos na operação militar da União Europeia EUNAVFOR MED SOPHIA.

O Conselho Superior de Defesa Nacional emitiu parecer favorável à continuação da participação de Portugal na identificada operação militar, nos termos do disposto na alínea

g) do n.º 1 do artigo 17.º da Lei de Defesa Nacional.

A presente decisão do Governo foi comunicada à Assembleia da República, nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 46/2003, de 22 de agosto.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 12.º e nas alíneas f) e n) do n.º 3 do artigo 14.º da Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 5/2014, de 29 de agosto e nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 233/96, de 7 de dezembro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 348/99, de 27 de agosto, e 299/2003, de 4 de dezembro, determina o Governo, pelo Ministro da Defesa Nacional, o seguinte:

1 — Fica o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas autorizado a empregar e sustentar, como contributo de Portugal para a operação militar da União Europeia EUNAVFOR MED SOPHIA, o seguinte:

a) Uma unidade naval (tipo submarino) e respetiva guarnição, por um período até 60

dias;

b) Uma aeronave P-3C CUP+ e um efetivo até 30 militares, por um período de um

mês, com 80 horas de voo (80 HV), operando a partir da Base de Sigonella, em Itália;

c) Dois militares destacados no Quartel-General da Operação (OHQ), em Roma, por

um período até 12 meses;

d) Dois militares destacados no Quartel-General da Força (FHQ), embarcado, por um

período até 12 meses.

2 — Os encargos decorrentes da participação nacional na referida operação militar são suportados pela dotação orçamental inscrita para as Forças Nacionais Destacadas de 2017.

3 — A presente portaria produz efeitos desde 13 de fevereiro de 2017.

31 de julho de 2017. — O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo

Ferreira Lopes.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 166, de 29 de agosto de 2017, pelo Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro).

(24)

Portarias, Diretivas e Despachos do Chefe do Estado-Maior da Armada

PAA 46 (A) - X --- Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 29 de agosto de 2017:

ALISTAMENTO PROVISÓRIO.

Nos termos do artigo 151.º do Regulamento da Escola Naval, aprovado pela Portaria n.º 21/2014, de 31 janeiro de 2014, são alistados na Marinha, provisoriamente como cadetes-candidatos, a contar de 28 de agosto de 2017, os candidatos do concurso de admissão de cadetes da Marinha – 2017 constantes na lista anexa ao presente despacho.

ANEXO

LISTA DE CANDIDATOS DO “CONCURSO DE ADMISSÃO DE CADETES DA MARINHA – 2017” ALISTADOS PROVISORIAMENTE COMO CADETES-CANDIDATOS

__________________

Referências

Documentos relacionados

As concentrações dos analitos presentes no calibrador BIOCAL são rastreáveis ao material padrão de referência do NIST (National Institute of Standards and Technology), do IFCC

As dosagens dos níveis de transferrina no plasma são úteis para o diagnóstico diferencial das anemias e para monitorar o seu tratamento.. Os níveis aumentados são encontrados

NH 4 Cl 1,5 mmol/L KPi 2,0 mmol/L CaCl 2 7,5 mmol/L KCl 10 mmol/L CuCl 2 0,5 mmol/L ZnCl 2 0,5 mmol/L FeCl 3 0,5 mmol/L Glicose 5 mmol/L Ascorbato 10 mmol/L Bilirubina

NH 4 Cl 1,5 mmol/L KPi 2,0 mmol/L CaCl 2 7,5 mmol/L KCl 10 mmol/L CuCl 2 0,5 mmol/L ZnCl 2 0,5 mmol/L FeCl 3 0,5 mmol/L Glicose 5 mmol/L Ascorbato 10 mmol/L Bilirubina

Los valores de referencia, en mmol/L, para el presente método fueron obtenidos a través de la determinación de potasio en poblaciones sanas del sexo masculino y

Ácido ascórbico 10,0 mmol/L Zn 2+ 0,5 mmol/L Fe 3+ 0,5mmol/L Cu 2+ 0,5 mmol/L Triglicérides 1000 mg /dL Hemoglobina 500 mg/dL Bilirrubina conjugada 20 mg/dL Bilirrubina

A reprodutibilidade foi calculada a partir de 10 determina- ções sucessivas durante 3 dias consecutivos, utilizando 2 amostras com concentrações diferentes, obtendo-se os

A dosagem de Bilirrubina é útil para o diagnóstico diferencial de doenças hepatobiliares e outras causas de icterícia, que se manifesta clinicamente quando a concentração de