• Nenhum resultado encontrado

INFLUÊNCIA DA INFRA-ESTRUTURA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS FREÁTICAS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA CIDADE DE ANASTÁCIOMS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "INFLUÊNCIA DA INFRA-ESTRUTURA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS FREÁTICAS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA CIDADE DE ANASTÁCIOMS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

!"# $%

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +533

INFLUÊNCIA DA INFRA-ESTRUTURA DE CAPTAÇÃO DE

ÁGUAS FREÁTICAS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA CIDADE

DE ANASTÁCIO/MS

Nanci Cappi1

Lucy Ribeiro Ayach2 Elisângela Martins de Carvalho3

Resumo:

O artigo refere-se à qualidade das águas subterrâneas da cidade de Anastácio, localizada no sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Objetivou-se correlacionar a qualidade das águas subterrâneas com as características dos poços e suas respectivas localizações nos diferentes setores da cidade, tendo como indicador o NMP/mL (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes, analisados através da técnica de tubos múltiplos. Foram realizadas coletas das águas de 12 poços freáticos (verão/2008 e inverno/2008), localizados nos setores da cidade de Anastácio. Os resultados revelaram a presença de bactérias do grupo coliformes em todos os poços analisados, com índices mais elevados nos poços localizados nos setores Centro, Vila Rodrigues e Vila Umbelina. Verificou-se a existência de forte correlação da qualidade das águas subterrâneas com as características dos poços e entorno, devido a precariedade das condições construtivas dos poços.

Palavras-chave: água subterrânea, contaminação, coliformes termotolerantes,

indicador.

Introdução

O adensamento da ocupação do espaço urbano e a ausência de planejamento ambiental têm repercutido intensamente nas condições ambientais e de vida da

1 Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de

Aquidauana-MS, e-mail: nccappi@top.com

2 Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, Doutoranda em

Geografia - UNESP, Rio Claro-SP, e-mail: luayach@terra.com.br

3 Técnica do Laboratório de Geoprocessamento e Professora Voluntária da UFMS, Campus de

(2)

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +534

população. Tornou-se comum verificar nas grandes e nas pequenas cidades, a destinação inadequada de resíduos sólidos e a ausência de captação e tratamento de esgotamento sanitário, refletindo direta e indiretamente na saúde e bem estar social.

A cidade de Anastácio, localizada a sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, tem sido alvo de preocupação quanto à qualidade das águas subterrâneas, tendo em vista seu uso pela população nos domicílios sem a devida orientação e/ou acompanhamento quanto à qualidade da mesma. Pesquisas realizadas através de monitoramento da qualidade dessas águas apontam significativo comprometimento para o consumo humano (Pinto, 1998; Ayach, 2002).

O município de Anastácio localiza-se na porção sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, na microrregião geográfica de Aquidauana (MRG 002), situado entre as latitudes 20º 23’ 54” S e 21º 03’ 59” S e as longitudes de 55º 24’ 22” W e 56º 19’ 57” W. A extensão territorial do município é de 2.877 km2 e a área urbana possui 10,057 km2, que representam apenas 0,44% da área total do município, e localiza-se entre as

coordenadas de 20°30’08” e 20°28’12” de latitude S e 55°48’27” e 55°47’02” de longitude W à 143 quilômetros de distância da capital do Estado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (Brasil, 2000), o município possui população total de 22.460 habitantes, destes 17.261 habitantes residem na área urbana e 5.199, na área rural, com uma taxa de crescimento anual de 1,24. Já na contagem do IBGE do ano de 2007 (Brasil, 2007), a população de Anastácio declinou para 22.364 habitantes.

Tendo em vista a existência de forte ligação da inadequação das condições de saneamento básico com a contaminação das águas subterrâneas, torna-se extremamente relevante o monitoramento da qualidade dessas águas, como forma de compreender as diversas fontes de contaminação, bem como, as implicações ambientais e de saúde da população. Ressalta-se que em Anastácio apenas 47,31% dos domicílios urbanos encontram-se adequados quanto ao esgotamento sanitário domiciliar (Silva, 2009), o que implica diretamente na qualidade das águas subterrâneas.

(3)

!"# $%

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +535

As fontes de contaminação das águas subterrâneas são diversas e podem originar compostos químicos, orgânicos e inorgânicos e, especialmente, bactérias do grupo coliformes. Os coliformes são bactérias utilizadas como indicadoras de qualidade higiênico-sanitária, destacando-se os coliformes fecais, que são indicadores de contaminação fecal (Mendonça e Granada, 1999).

O despejo dos efluentes de animais quando alcançam as águas superficiais e subterrâneas podem ser fontes de doenças causadas por coliformes, leptospirose, tularemia, febre aftosa, hepatite, peste suína clássica, entre outras. Alguns coliformes como a E.coli, manifestando certa patogenicidade para pessoas adultas e animais, podem ser fatais para as crianças (Oliveira, 1994).

O subgrupo coliforme fecal está constituído, em especial, por Escheria coli e sua

detecção indica poluição fecal proveniente de fezes humanas. Mesmo não havendo uma relação quantitativa entre indicadores biológicos e microrganismos patogênicos, a probabilidade de se encontrar bactérias patogênicas na água é maior quanto maior forem os números de coliformes fecais presentes nesta água (DMAE, 2001).

Dentre os parâmetros para avaliação da qualidade da água, a determinação da concentração de bactérias do grupo coliformes assume muita importância, por constituir não somente um indicador da possibilidade de existência de microorganismos entéricos patogênicos, proveniente de fezes humanas, de animais de sangue quente ou de esgotos (Porto Alegre, 2000)

Assim o objetivo da presente proposta é correlacionar a qualidade das águas subterrâneas com as condições de infra-estrutura de construção, de proteção, manutenção e localização dos poços, nos diferentes setores da cidade de Anastácio-MS, tendo como indicador o NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes.

Materiais e Métodos

(4)

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +536

conforme as características da região, nos seguintes datas: (verão) março de 2008 e (inverno) agosto de 2008.

As análises bacteriológicas foram realizadas segundo a técnica de Tubos Múltiplos e os resultados expressos em Número Mais Provável (NMP/100 mL) de Coliformes Totais e Fecais, com base na metodologia descrita por Soares e Maia (1999).

(5)

!"# $% $ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +537

(6)

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +538

Para melhor interpretação dos resultados das análises das águas subterrâneas, tornou-se imprescindível a obtenção das informações sobre as características das construções dos poços, uma vez que suas condições podem influenciar direta ou indiretamente na qualidade das águas. Por esse motivo, foram elaboradas fichas de campo específicas para a coleta de informações sobre as residências que fizeram parte da pesquisa sobre a qualidade da água, denominada ficha do poço, com dados referentes

ao domicílio, a parte interna e externa da construção do poço, tipos de revestimentos; quantidade e variação periódica da água; condições gerais do entorno do poço, tais como: proximidade de fossas e de depósitos de lixo; características físicas do terreno, entre outras informações complementares que pudessem auxiliar na análise dos dados.

Com a obtenção dos resultados das análises sazonais, formulou-se uma média com os valores das duas coletas (verão, inverno/2008) possibilitando a confecção de um gráfico para melhor interpretação dos dados de cada poço monitorado e consequentemente da espacialização dos mesmos, conforme os setores situados.

Resultados e Discussões

De acordo com a Resolução CONAMA nº 396/2008 (BRASIL, 2008), as águas subterrâneas para consumo humano devem apresentar NMP/100 mL de coliformes termotolerantes (coliformes fecais) ausente. O monitoramento realizado apresentou coliformes termotolerantes em todos os poços dos setores da cidade de Anastácio (Figura 2).

Destacaram-se com os maiores valores médios, os seguintes poços, respectivamente: o poço 03, situado no setor Vila Umbelina; o 11, situado no setor Vila Rodrigues e o 12, setor Centro.

Conforme observado na Figura 1, os poços 3, 11 e 12 localizam-se nos setores que se encontram na parte mais antiga da cidade (Umbelina, Rodrigues e Centro), sendo os setores mais adensados e correspondentes também às áreas mais baixas da cidade, nas proximidades do rio Aquidauana.

(7)

!"# $%

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +539

0 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000

P1 P2 P3 P4 P5 P6 P7 P8 P9 P10 P11 P12

Poços N M P /1 0 0 m L

Coliformes Totais Coliformes Fecais

Figura 2 – Valores médios do NMP/100ml de coliformes totais e fecais nas águas dos poços da cidade de Anastácio.

Tabela 1.Características dos poços localizados na cidade Anastácio

Características dos poços

Tipos Abastecimento

Domiciliar Localização

Poç os Poç o R ed e Públ ic a Pr of undi da de ( m

) proteção na Caixa de superfície (cm) Q ui nt al V ar anda Fr eá ti co E sc av ado Fr eá ti co T ubul ar A rt es ia no

P1 * 9,3 66 * *

P2 * ** 20 * *

P3 * * 11 25 * *

P4 * * 6 60 * *

P5 * 15 (mina) * *

P6 * * 11 50 * *

P7 * * 11 40 * *

P8 * * 9,5 40 * *

P9 * 14 73 * *

P10 * * 8 75 * *

P11 * * 2 25 * *

P12 * * 11 5 * *

(8)

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +540

Este poço possui caixa externa de proteção na parte superior com 20 cm, porém, sem a devida cobertura e sem proteção de calçamento lateral (Figura 3).

Fonte: FERREIRA (março/2008).

Figura 3. Poço 3, localizado na Vila Umbelina, sem a devida proteção superior e lateral.

O poço 11, localizado na Vila Rodrigues, também apresentou um índice médio de bactérias coliformes elevado. Este poço está localizado nos fundos da residência, em área baixa e úmida, não possui tampa, proteção superior e lateral, próximo a um banheiro improvisado, com vegetação no entorno e presença de escoamento de águas residuárias.

(9)

!"# $%

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +541

O poço 12, localizado no setor Centro, encontra-se instalado em local não residencial, onde está funcionando um lava jato. Porém, para a lavagem dos carros é utilizado outro poço profundo. O poço monitorado possui 11 metros de profundidade, sendo utilizado de forma complementar nas atividades do lava jato, possui tampa de concreto, sem proteção lateral e superior. Não há vegetação no entorno, porém, os resíduos das lavagens dos carros seguem em direção a este poço pela declividade.

Observou-se, que embora os resultados analisados correspondam a uma média de duas análises os valores de NMP/100 mL de bactérias do grupo coliformes mantiveram-se elevados nestes poços, o que implica na continuidade das fontes pontuais de contaminação que podem estar sendo alimentadas por características como: localização inadequada do poço no domicílio, pouca profundidade, falta de cobertura externa, mal tampado e excesso de matéria orgânica no entorno.

Embora os demais poços tenham registrado, neste monitoramento, o NMP/100 mL de bactérias reduzido, essas águas não estão de acordo com a legislação vigente e, portanto, não podem ser utilizadas para consumo humano, colocando em risco a saúde da população. Ressalta-se que todos os poços analisados, inclusive os que apresentaram o NMP/100 mL de bactérias reduzido, estão susceptíveis à contaminação, tendo em vista as precárias condições da infraestrutura sanitária das residências e entorno; das características construtivas dos poços; da localização inadequada; falta de manutenção e, principalmente, não percepção do morador quanto ao que representa risco de contaminação para a sua água.

Conclusões

Conclui-se a existência de forte correlação da qualidade das águas subterrâneas com as características dos poços e entorno. Os resultados revelaram grande precariedade nas condições dos poços dos domicílios quanto à inadequação da construção e manutenção, o que implica diretamente na qualidade da água subterrânea.

(10)

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +542

Analisando a espacialização da contaminação por coliformes nos diferentes setores monitorados, nota-se, que dos quatro setores da cidade, foram verificados maiores índices nos setores mais antigos da área urbana e também mais adensados. Esses setores estão localizados nas áreas mais baixas da cidade, onde foram detectados, através de pesquisas anteriores, dobramentos e falhamentos nos arenitos da formação Aquidauana, que formam os chamados “embaciamentos”, facilitando a formação e migração de plumas de contaminação.

Outro fator a ser destacado na conclusão da presente análise refere-se ao comportamento dos moradores quanto aos cuidados necessários para a preservação da qualidade da água, bem como de suas implicações ambientais e de saúde. Nas etapas de execução da pesquisa foi observado que esses fatores estão diretamente relacionados à percepção do morador e a forma como convive com seu meio ambiente, o que envolve não só os aspectos de conhecimento técnico e orientação adequada, como também aspectos sociais e culturais.

Referências

Ayach, L. R. Implicações sócio-econômicas e sanitárias na qualidade das águas

freáticas da cidade de Anastácio-MS. 2002. 110 p. Dissertação (Mestrado em

Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2002.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Resolução n. 396, de 03 de abril de 2008. Diário Oficial da União n. 066. Brasília-DF.

07/04/2008, p. 66-68.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2007. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.ibge.gov >. Acesso em: 21 de jul. 2008. BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2000. Rio de Janeiro, 2000.

DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto. Influência do lançamento do efluente de lagoas de estabilização das águas do Arroio do Salso. ECOS Pesquisas. Porto Alegre n.5. ano 2. outubro/2001. 63p

(11)

!"# $%

$ & $% $ #' ( )** )+*

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

- ( . $ # / 0 !"# . 0 #% 1 ( # # * ) #2 .3 # 4556

7 8'' %##% #.' ' . # # % #' (9 8 6:; ;) ;;+)+ <6 +543

Controle de Poluição das Águas. Desinfecção das águas. São Paulo, 1974. p. 115-134.

Mendonça, C. R.; Granada, G. G. Coliformes em açougues de Pelotas - RS. Revista

Brasileira de Agrociência, Pelotas-RS, v.5, nº 1, p. 75-76, 1999.

Oliveira, S. (Coord.). Relatório de qualidade ambiental no Estado de São Paulo.

1993. São Paulo:CETESB. 1994. 50 p. (Série Relatório)

Porto Alegre, Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Monitoramento

das águas do delta e foz dos rios formadores do Guaíba. ECOS Pesquisas. n. 5. ano

2, 2000, 63 p.

Pinto, A . L. Saneamento Básico e suas Implicações na Qualidade das Águas

Subterrâneas da Cidade de Anastácio-MS. 1998. 175 p. Tese (Doutorado em

Geografia) -UNESP, Rio Claro-SP.

Sant’anna Neto, J. L. O Caráter Transicional do Clima e a Diversidade da Paisagem Natural na Região de Aquidauana. In: II Semana de Estudos Geográficos:

Desenvolvimento e Geografia. 1993, Aquidauana. Anais.... UFMS/CEUA, 1993, v.1,

p.118-128.

Silva, V. L. Infraestrutura de saneamento básico domiciliar: uma análise da cidade

de Anastácio-MS. 2009. 52 p. Monografia (Graduação em Geografia) – Universidade

Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, 2009.

Imagem

Figura 1. Mapa da distribuição dos poços amostrados nos setores da cidade.
Figura 2 – Valores médios do NMP/100ml de coliformes totais e fecais nas águas dos      poços da cidade  de Anastácio
Figura 3. Poço 3, localizado na Vila Umbelina, sem a devida proteção superior e lateral

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Densidade de ruído na saída do integrador como função da frequência para uma cadeia de aquisição de dados baseada num conversor A/D com um integrador digital (exemplo).. O nível

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação