• Nenhum resultado encontrado

Um breve relato sobre a biodiversidade presente na Fazenda Cupido e Refúgio, Linhares - ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Um breve relato sobre a biodiversidade presente na Fazenda Cupido e Refúgio, Linhares - ES"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Um breve relato sobre a biodiversidade presente na

Fazenda Cupido e Refúgio, Linhares - ES

(2)

2 A Fazenda Cupido e Refúgio está localizada entre os municípios de Linhares, Sooretama, Vila Valério, e Jaguaré em uma área contígua a Reserva Biológica de Sooretama e a Reserva Natural da Vale do Rio Doce, juntos, esses fragmentos somam mais de 35% das áreas protegidas no Espírito Santo (Anacleto, 1997).

A cobertura vegetal é representada pela Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas, com uma fitofisionomia comumente chamada de floresta de tabuleiro, que se estende desde o Estado do Pernambuco até o Rio de Janeiro, sua área central é imponente, com árvores que superam 30 metros de altura, distribuído do sul da Bahia até o norte do Espírito santo. O termo tabuleiro refere-se à topografia, constituindo uma faixa quase plana com altitudes que variam de 20 a 200 metros acima do nível do mar. É uma formação que ocupa as planícies costeiras, de formação pleistocênica do Grupo Barreiras (IBGE, 2004).

O solo da faixa litorânea é constituído de areias quaternárias de coloração clara (areões da Bahia austral), que suportam a restinga, sendo precedidos na faixa mais próxima do mar pelas baixadas e pelos cordões arenosos quaternários. Caracteriza-se por solos de baixa fertilidade, álicos ou distróficos (IBGE, 2004).

A Floresta Ombrófila Densa cobre cerca de 68% do território do Estado, sob um clima Ombrófilo e dependente de chuva, sem período biologicamente seco durante o ano. As temperaturas médias variam entre 22 e 25ºC.

(3)

3 Figura 1: Distribuição original das formações fisionômicas do Estado do Espírito Santo e localização da Fazenda Cupido e Refúgio.

Fonte: IBGE.

Caminhando pelas trilhas próximas à lagoa do Cupido podemos observar espécies de importância ecológica como, por exemplo, o araçá-piranga (Eugenia leitonii D. Legrand.), a grumixama (Eugenia brasiliensis Lam.) e a guabiroba (Campomanesia espiritosantensis Landrum), todas pertencentes a Família Myrtaceae, uma das Famílias mais representativas dos fragmentos estabelecidos na fazenda. Essas espécies possuem frutos que são avidamente procurados pelas aves.

(4)

4 fazenda, possui frutos drupóides com uma a três sementes, muito apreciado por cutias (Dasyprocta leporina).

A Família Lauraceae é representada por espécies secundárias ou clímax, que são espécies que se encontram apenas em áreas bem preservadas, como por exemplo a canela-sassafrás (Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer). Todas as partes dessa árvore apresentam cheiro característico devido à presença de um óleo essencial conhecido como “safrol”. Além da importância ecológica dessas espécies, há também a importância econômica, pois muitas delas são utilizadas nas indústrias alimentícias e farmacêuticas, entre outras.

A floresta presente na Faz. Cupido e Refúgio apresenta-se com poucas espécies pioneiras em sua composição, principalmente onde o dossel é mais fechado. Espécies como as embaúbas Cecropia pachystachya Trécul., e

Cecropia hololeuca Miq., só podem ser observadas nas bordas das matas ou em clareiras dentro do fragmento.

Dentre as espécies de palmeiras (Família Arecaceae), podemos citar o palmito-amargoso (Polyandrococos caudescens (Mart.) Barb. Rodr.), espécie de suma importância para a fauna local, onde seus frutos são consumidos por várias espécies de animais. Espécies de distribuição mais ampla, mas não menos importante, como por exemplo o jerivá (Syagrus romanzoffiana

(Cham.) Glassman), o palmito-juçara (Euterpe edulis Mart.), a macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart.), e o coco (Cocos nucifera L.), também apresentam ocorrência no local e podem ser observados no interior das matas.

Vivemos uma época de grandes transformações nos conceitos e paradigmas, principalmente em relação ao agronegócio, entre conflitos advindos da ocupação do solo e do manejo dos recursos naturais em área de potencial conservacionista. As Unidades de Conservação são uma boa estratégia para a preservação da biodiversidade, sendo adotado pela maioria das nações mundiais como a principal forma de garantir a proteção dos recursos naturais.

A Faz. Cupido e Refúgio apresenta cerca de 62% do seu território com cobertura vegetal nativa, sendo que 10% dessa área foi plantada como forma de subsídio e suporte para a conservação.

(5)

mamão-5 papaia (Carica papaya L.), abacaxi (Ananas comosus (L.) Merr.), entre outras espécies frutíferas. Além do convívio mais pacífico entre os animais e as atividades agrícolas, a integração da seringueira com outras espécies frutíferas favorece a atração de aves frugívoras, aumentando assim a dispersão das sementes. Essa contribuição, se comparado à monocultura, é de suma importância para a manutenção do solo pois, além do controle às erosões, a composição dos nutrientes também se mantém equilibrada.

E por falar em aves, quem visita a Faz. Cupido e Refúgio pode facilmente observar o mutum-de-bico-vermelho ou mutum-do-espírito-santo (Crax blumembachii). Essa ave encontra-se na Lista de Animais em extinção (IUCN) na categoria em perigoEN.

O mutum passa boa parte do tempo forrageando a serapilheira em busca de alimento, tais como sementes e frutos caídos, pequenos animais como insetos, aranhas, centopeias e caracóis. Possui também o hábito de buscar frutos nas árvores e comê-los no chão, fazendo o papel de um grande dispersor de sementes. É uma espécie endêmica da Mata Atlântica, habita florestas preservadas de áreas quentes e úmidas, e sua distribuição restrita do sul da Bahia ao norte do Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Foto 1: Mutum-de-bico-vermelho (fêmea) (Crax blumenbachii).

Foto 2: Mutum-de-bico-vermelho (macho) (Crax blumenbachii).

Em poucos minutos caminhando por uma trilha com cobertura vegetal em estágio avançado de regeneração, com árvores emergentes, apresentando mais de 30 metros de altura, observamos o benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons).

(6)

6 estende-se da Bahia e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sudoeste do Mato Grosso e Goiás.

Foto 3: Benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons) em busca de alimento no tronco.

Seguindo a trilha próximo à lagoa, uma espécie de tucano deu o ar das graças, o araçari-de-bico-branco (Pteroglossus aracari), facilmente identificável pela faixa branca na maxila, contrastando com o negro da mandíbula, além de uma faixa vermelha na região, que o diferencia de outras espécies do seu grupo.

(7)

7 Foto 4: Araçari-de-bico-branco (Pteroglossus aracari) em uma copa emergente.

Outra espécie de ave que também pode ser avistado rapidamente na Faz. Cupido e Refúgio é o surucuá-grande-de-barriga-amarela ou capitão-do-mato (Trogon viridis), apresentam os olhos escuros de coloração marrom com um anel claro periocular de coloração azulada. Apresentam tons de azul escuro que contrastam com o ventre amarelo.

Sua dieta é basicamente frutos e insetos, que são capturados diretos das árvores tanto no interior das florestas altas como nas bordas ou capoeiras. A espécie pode ser encontrada tanto na Amazônia como na Mata Atlântica, do Pernambuco até Santa Catarina.

(8)

8 Registramos também a choca-de-sooretama (Thamnophilus ambiguus), uma espécie exclusiva da Mata Atlântica que ocorre do sul de Sergipe até o Rio de janeiro, leste de Minas Gerais e no vale do rio Doce. Habita as bordas de formações primárias e secundárias nas florestas de tabuleiro e clareiras no interior das matas.

Foto 6: Choca-de-sooretama (Thamnophilus ambiguus) registrado na Faz. Cupido e Refúgio. Foto: Samuel Betkowski.

Moradores locais relatam a presença de jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) na lagoa do Cupido, porém a visualização dar-se-á somente no período noturno, sendo possível a observação através do reflexo dos olhos, quando encontrados, utilizando-se de lanternas.

(9)

9

Registro Fotográfico

Foto 1: Entrada da Fazendo Cupido e Refúgio. Foto 2: Placa informativa da Fazenda Cupido e Refúgio.

Foto 3: Placa informativa da Fazenda Cupido e Refúgio – cultivo de cacau.

(10)

10 Foto 5: Vista geral do sistema agroflorestal

composto por indivíduos de Theobroma cacao e Hevea brasiliensis.

Foto 6: Vista geral do sistema agroflorestal composto por indivíduos de Theobroma cacao e Hevea brasiliensis.

Foto 7: Vista geral da lagoa do Cupido e, ao fundo, fragmento de mata de tabuleiro em estágio avançado de regeneração.

Foto 8: Vista geral da lagoa do Cupido e, ao fundo, fragmento de mata de tabuleiro em estágio avançado de regeneração.

Foto 9: Vista geral da lagoa do Cupido e, ao fundo, fragmento de mata de tabuleiro em estágio avançado de regeneração.

(11)

11 Foto 11: Vista geral da lagoa do Cupido e, ao

fundo, fragmento de mata de tabuleiro em estágio avançado de regeneração.

Foto 12: Vista geral da lagoa do Cupido e, ao fundo, fragmento de mata de tabuleiro em estágio avançado de regeneração.

Foto 13: Vista geral da lagoa do Cupido. Foto 14: Vista geral da lagoa do Cupido.

Foto 15: Vista da margem da lagoa – o solo favorece o registro de pegadas de capivaras, tatu-galinha e tatu-canastra, entre outros.

Foto 16: Vista da margem da lagoa – o solo favorece o registro de pegadas de capivaras, tatu-galinha e tatu-canastra, entre outros.

Foto 17: Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas (tabuleiro), em estágio avançado de regeneração.

(12)

12 São Paulo, 11 de maio de 2016

Pedro Ventura Zacarias Biólogo – Vegetação CRBio: 97.524/01-D

Fone: (011) 94254-2486 / 98616-9223

Email: pedro@ambiens.com.br / pvzacarias@gmail.com

LEGISLAÇÃO CONSULTADA

BRASIL, Leis, decretos, etc..., 2012. Lei nº 12.651. Institui o Novo Código Florestal Brasileiro.

BRASIL, Leis, decretos, etc..., 1981. Lei nº 6.939. Institui a Política Nacional de Meio Ambiente, cria o Sistema Nacional de Meio Ambiente e o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental.

BRASIL, Leis, decretos, etc..., 1988. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 4º Edição, Ed. Revista dos Tribunais.

BRASIL, Leis, decretos, etc. 2000. Lei nº 9.985. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

(13)

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGAREZ, F.; GARAY, I. & VICENS, R. S. A floresta em pé: heterogeneidade de fragmentos e conservação. In: GARAY, I. & RIZZINI, C. M. (Org.). A Floresta Atlântica de Tabuleiros: diversidade funcional da cobertura arbórea. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

AGUIRRE, A. Sooretama: estudo sobre o parque de reserva, refúgio e criação de animais silvestres, Sooretama, no Município de Linhares, Estado de Espírito Santo. Rio de Janeiro - Serviço de Informação Agrícola do Ministério da Agricultura, 1951.

Anacleto, T.C. 1997. Plano de pesquisa para a Reserva Biológica de Sooretama – documento básico. IBAMA, 48p.

APG [=Angiosperm Phylogeny Group] II. 2003. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG II. Botanical Journal of the Linnean Society 141:399-436.

AMADOR, E.S.; G.T.M. Considerações preliminares sobre depósitos do terciário superior no Norte do Espírito Santo. Anais. Academia Brasileira de Ciências. 1982, p. 121 – 132.

BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global. Esboço Metodológico. In Caderno de Ciências da Terra. USP - Instituto de Geografia. São Paulo, 1971.

BRANCO, Samuel Murgel. Ecossistêmica: uma abordagem integrada dos problemas do meio ambiente. São Paulo: Edgar Blucher, 1999.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008.

IBAMA, Plano Operativo de prevenção e combate aos incêndios florestais na Reserva Biológica de Sooretama, 1994 (Atualização do plano de manejo.)

(14)

14 IBGE [=Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. 1977. Geografia do Brasil – Região Sudeste. Rio de Janeiro, SERGRAF, v.3, 667p. IBGE [=Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. 1987. Projeto RADAM. Rio de Janeiro, Folha SE 24 rio Doce, v. 34, 540 p.

IBGE [=Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. 1998. Censo Agropecuário, 1995-1996 – Espírito Santo. Rio de Janeiro. CD-Rom.

IBGE [=Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. 2002. Mapa do Estado do Espírito Santo: meso e microrregiões geográficas. Vitória - ES, Unidade Estadual, IBGE/ES, Base Operacional.

IBGE [=Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. 2004. Mapa de vegetação do Brasil 1:5.000.000. Rio de Janeiro, Diretoria de Geociências.

IPEMA [=Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica]. 2005. Conservação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo: cobertura florestal e unidades de conservação. Vitória – ES: IPEMA, 142 p.

IUCN [=The World Conservation Union]. 2003. 2003 IUCN Red List of Threatened Species. London: Loadplan Ltda.

Leitão Filho, H.F. (Coord.). 1993. Ecologia da Mata Atlântica em Cubatão (SP). São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas. 184 p. 81.

Leitão Filho, H.F. 1982. Aspectos taxonômicos das florestas do Estado de São Paulo. Pp.197- 206. In: Anais do Congresso Nacional sobre Essências Nativas. São Paulo 1982. São Paulo, Instituto Florestal, v.16 A, parte1.

López, J.A. 1996. Caracterização fitossociológica e avaliação econômica de um fragmento de Mata Atlântica secundária, município de Linhares-ES. Dissertação Mestrado, UFV, Viçosa, MG, 71 p.

Martins, F.R. 1993. Estrutura de uma floresta mesófila. 2.ed. Campinas (SP): Editora da Universidade Estadual de Campinas. 246p.

Rezende, S.B.; Lani, J.L.; Resende, M.; Cerqueira, A.F. & Francelino, M.R. 2001. Diagnóstico e mapeamento de ambientes com ênfase nos solos do delta do rio Doce – ES. Viçosa (MG): UFV/NEPUT, 90p.

(15)

15 Ruschi, A. 1950. Fitogeografia do Estado do Espírito Santo. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão, Série Botânica 1:353.

Salomão, A.L.F. 1998. Subsídios técnicos para a elaboração do plano de manejo da Floresta Nacional do Rio Preto-ES. Tese de Doutorado. UFV, Viçosa, MG, 151p.

Schettino, L.F. 2000. Gestão Florestal Sustentável – Um diagnóstico no Espírito Santo. Vitoria (ES): [s.n.], 181p.

SEAMA [=Secretaria Estadual de Meio Ambiente]. 1998. Projeto Gerenciamento Costeiro do Estado do Espírito Santo: Região Litoral Norte. Vitória.

Shepherd, G.J. 1995. Fitopac 1 - manual do usuário. Campinas, SP: Universidade Estadual

Referências

Documentos relacionados

São vários os motivos que me levaram a adotar essa estratégia, entre eles destacam-se: a fato de haver, no campo das ciências sociais, acúmulo teórico mais denso sobre as artes do

É o que se percebe quando o autor afirma, por exemplo, que “o capitalismo, a propaganda adotam o mesmo princípio: as mercadorias são para aliviar descontentamento”, de modo

Este ato praticado pelo empregador está em total consonância ao estabelecido na CLT, Este ato praticado pelo empregador está em total consonância ao estabelecido na CLT, pois

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

b) De verificação – A juízo do CDT, do Superintendente do Serviço de Registro Genealógico ou do MAPA, ou realizada de acordo com plano anual para verificação dos rebanhos. 106º

Neste contexto, para a elaboração do inventário regional de 2015, foi solicitado aos estabelecimentos abrangidos pelo referido diploma que procedessem ao carregamento na

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de