• Nenhum resultado encontrado

R ENANT ERUOS UZUKIK

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "R ENANT ERUOS UZUKIK"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05 : 06

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3799.2233 (11) 3799.2231

: INSTITUCIONAL P 01

: EVENTOS ACADÊMICOS P 02

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS P 03

: DIREITO GV NA MÍDIA P 05

: REVISTA DIREITO GV INDICA P 06 : DIREITO GV LANÇOU CURSO SOBRE NOVO CADE

: DIREITO GV OFERECE CURSO DE FRANCÊS PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO

: DIREITO GV DIVULGOU RESULTADO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

(2)

: DIREITO GV LANÇOU CURSO SOBRE NOVO CADE

O Programa de Educação Continuada da DIREITO GV estruturou um curso de curta duração sobre o Novo Cade e a Defesa da Concorrência. O curso, que conta com 32 horas-aula, tem como objetivo apresentar os novos parâ-metros de funcionamento do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) dentro das mudanças introduzi-das pela lei 12.529, de 2011.

Essa lei introduziu importantes mudanças procedimen-tais, substantivas e institucionais na regulação da con-corrência. Entre elas, alterações na forma de notificação de fusões e aquisições, que agora precisam ser feitas de forma prévia. A nova lei também modificou a definição de condutas e o valor da multa, criando novas compe-tências e novos órgãos dentro do marco regulatório do direito da concorrência.

O curso é voltado para advogados e economistas inte-ressados na atuação do SBDC. Para obter mais informa-ções, CLIQUE AQUI.

: DIREITO GV E O ESTADO DE S.PAULO FIRMAM PARCERIA PARA A COBERTURA DA AÇÃO PENAL 470

A parceria firmada entre a DIREITO GV e o grupo Estado para a cobertura da Ação Penal 470, que julga os acusa-dos no processo do Mensalão, começou em 2 de agosto com a publicação de um artigo do professor Rafael Mafei Rabelo Queiroz que analisou o impacto da instauração de uma única instância no julgamento dos réus.

A partir desse mês, uma equipe de professores e pes-quisadores da DIREITO GV, coordenada pelo professor Rafael, dará assistência a jornalistas das diversas plata-formas do grupo Estado, em uma sala de situação, cria-da especialmente para a ocasião.

O material produzido alimentará o blog do jornal. Flashes ao vivo serão produzidos pela TV Estadão dire-tamente da sala de situação. Análises para a edição impressa do jornal O Estado de São Paulo e também para os aplicativos complementarão a divulgação.

: DIREITO GV DIVULGOU RESULTADO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A DIREITO GV anunciou o resultado final do processo seletivo do Programa de Iniciação Científica de 2012. Pela primeira vez, a Escola possibilitou que alunos de outras institutições participassem do processo seletivo.

No total, foram recebidos 17 projetos de pesquisa, pro-venientes de diversas universidades, entre elas: Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade de Mogi das Cruzes e PUC-SP, entre outras.

“A abertura do programa a candidatos externos aumen-tou o intercâmbio de experiências entre a DIREITO GV e outras instituições de ensino. E a perspectiva é de que essa integração continue crescendo”, comemorou Rafael Mafei Rabelo Queiroz, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico da Escola.

SOBRE A DIREITO GV

CURSOS

PROFESSORES

PESQUISA

METODOLOGIA DE ENSINO

PUBLICAÇÕES

GLOBAL

PROCESSOS SELETIVOS

CENTRO DE PESQUISA JURÍDICA APLICADA

EVENTOS

(3)

Segue abaixo a lista dos contemplados no processo seletivo:

ANDRÉLUISMENEGATTI UNIVERSIDADE DESÃOPAULO

Pools de patentes: entre uma possível solução à tragédia dos anticomuns e ameaças à concorrência

GABRIELBULHÕESNÓBREGADIAS

UNIVERSIDADEFEDERAL DORIOGRANDE DONORTE

Obstáculos ao desenvolvimento brasileiro: a nova lei de drogas vista a partir de estudos de casos concretos no Complexo Penal Dr. João Chaves, Natal/RN

RENANTERUOSUZUKIKITO UNIVERSIDADE DESÃOPAULO

A busca por parâmetros racionalizadores da judicialização do direito à saúde

TOMASSOUZAQUEIROS DEALVARENGA DIREITO GV

Hely Lopes Meirelles: o grande e conhecido jurista e desconhecido homem político da ditadura militar

TAMARABREZIGHELLOHOJAIJ DIREITO GV

Sonho de uma noite de verão – o espelho dos príncipes por trás da fantasia

LORENAOTELO

UNIVERSIDADE DEMOGI DASCRUZES

A questão das drogas: a descriminalização sob a ótica das teorias abolicionistas

: DIREITO GV OFERECE CURSO DE FRANCÊS PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO

A Coordenadoria de Graduação da DIREITO GV passará a oferecer um curso gratuito de língua francesa e de for-mação cultural do Programa Cultural Paris/Sorbonne aos alunos da graduação. Serão duas turmas, formadas por até 20 alunos cada.

O curso é composto por aulas de Língua Francesa (nível Básico II) e aulas de Formação Cultural. Serão expedidos certificados aos alunos participantes que cumprirem carga horária mínima e avaliação suficiente.

transporte público vivida por São Paulo se deve mais a uma crise de gestão do que propriamente falta de recursos.

: DIREITO GV PROMOVEU CICLO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A DIREITO GV promoveu no dia 23 de agosto o ciclo de orientação profissional, um encontro mensal que tem como objetivo promover atividades com temas relacionados ao mercado de trabalho e apresentar oportunidades de carreiras aos alunos, auxiliando-os na escolha do estágio profissional.

O tema do encontro de agosto foi Carreiras Públicas na Advocacia. A Escola recebeu a juíza federal Gabriela Azevedo Campos Sales e Mario Engler, procurador do Estado e professor da DIREITO GV.

: CENTRO ACADÊMICO DEBATEU OS LIMITES ÉTICOS E JURÍDICOS DO HUMOR

Nos últimos meses, os comediantes brasileiros brilharam não apenas nos palcos, mas também nos tribunais, devido a comentários polêmicos considerados ofensivos. Enquanto alguns aplaudiram a justiça ao cercear tais

comportamentos, outros já ... continua >>

: EVENTOS ACADÊMICOS

: CANDIDATOS A PREFEITO APRESENTARAM PROJETOS DE GOVERNO A ALUNOS DA DIREITO GV

Soninha Francine, candidata à prefeitura de São Paulo pela coligação PPS-PMN, e Carlos Giannazi, candidato do PSOL, estiveram na DIREITO GV para apresentar seus programas de governo a um grupo de alunos da DIREITO GV. O encontro foi organizado pelo Centro Acadêmico da Escola.

(4)

<< volta... consideraram a repressão aos humoristas uma restrição às liberdades fundamentais.

Nessa polêmica – onde o humor está literalmente na berlinda – quem tem razão? Quais são os limites de interferência da lei nesses casos? É necessário criar regras para delimitar a ação dos humoristas?

Para debater esse assunto, o Centro Acadêmico da DIREITO GV organizou o encontro Ética, Humor e Direito, com a participação dos

professores da DIREITO GV José Garcez Ghirardi e Ronaldo Porto Macedo Junior, e Lola Aronovich, professora da UFC, doutora em Literatura e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina e blogueira. Lola escreve para um blog (CLIQUE AQUIpara acessá-lo), onde analisa questões

feministas atuais e – evidentemente – comenta sobre o humor contemporâneo.

Segundo o professor Garcez, há uma

modalidade de humor que serve de instrumento para a crítica social e mobilização e outra que, perversamente, contribui para naturalizar a exclusão ou determinados comportamentos.

“Hoje o humor está organizado na base do escracho, atacando pura e simplesmente o politicamente correto, que tem o mérito de

organizar valores em torno de direitos humanos básicos. E ridicularizar o politicamente correto seria uma forma indireta de atacar esses direitos”, explicou o professor.

pelos pesquisadores Luciana Ramos, Dalton Crusciano, André Rosilho e Vitor Martins Dias.

Por fim, o pesquisador Rubens Glezer também apresen-tou um trabalho, chamado Lobby do STF no Legislativo: Ministros atuando a favor da Corte?.

: CARLOS ARI SUNDFELD E MARIO ENGLER DEBATERAM MUDANÇAS NAS REGRAS DE PPPS

Os professores Carlos Ari Sundfeld e Mario Engler partici-param de debate sobre os impactos da Medida Provisória 575/12, que criou novas regras sobre o pagamento públi-co em parcerias públipúbli-co-privadas (PPPs). O enpúbli-contro, que ocorreu no dia 22 de agosto, contou também com a participação do jurista Mauricio Portugal Ribeiro.

As novas regras, entre outras providências, criaram um regime tributário incidente sobre pagamentos públicos, o chamado FGP (Fundo Garantidor das PPPs), além de outras regras a respeito dos limites de despesas corren-tes com PPPs para estados e municípios.

Segundo os professores, o texto da MP tem causado inter-pretações desencontradas e é necessário um debate mais aprofundado para estudar os seus reais impactos.

: DANILO BORGES DE ARAUJO APRESENTOU TRABALHO EM BUENOS AIRES

Danilo Borges de Araujo, professor de Direito dos Negócios da DIREITO GV, apresentou um trabalho sobre a Anbima na Facultad de Derecho de la Universidade de Buenos Aires.

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

: REPRESENTANTES DA DIREITO GV PARTICIPARAM DE ENCONTRO ENTRE CIENTISTAS POLÍTICOS

Representantes da DIREITO GV participam do 8º Encontro da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) que ocorreu em Gramado (RS) entre os dias 1º e 4 de agosto.

Frederico de Almeida, coordenador de graduação da DIREITO GV, apresentou o trabalho A Ordem dos Advo-gados e a política da regulação da advocacia no Brasil, feito em parceria com o mestrando e pesquisador Paulo André Nassar.

O paperprocura analisar o impacto da atuação da OAB

na regulação da advocacia no país, dentro do projeto Glee (Globalization, Lawyers, and Emerging Economies), em parceria com a Escola de Direito de Harvard, que pesquisa a atuação dos profissionais do direito em todo o mundo.

(5)

O trabalho integra o projeto Private Transnational Regula-tion: Constitutional Foundations and Governance Design, que envolve professores e pesquisadores da DIREITO GV dedicados ao estudo de casos de autorregulação em diver-sos países sul-americanos. O desafio desse grupo é produ-zir uma leitura de aspectos transnacionais de instituições responsáveis pela regulação de importantes setores da sociedade, sempre com uma abordagem transnacional.

Os institutos escolhidos para serem analisados pelo pro-jeto são a BM&F Bovespa, a Anbima, o Conar, a ABNT e algumas certificadoras de produtos orgânicos.

: ÉRICA GORGA MINISTROU CURSO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA COMPARADA NA VANDERBILT LAW SCHOOL

Érica Gorga, professora de mercado de capitais e gover-nança corporativa da DIREITO GV, passou uma tempora-da na Vanderbilt Law School, onde ministrou um curso de outono sobre governança corporativa comparada.

O curso trouxe para os alunos uma discussão atualizada sobre os principais pontos de divergência e convergência de práticas de governança corporativa em diferentes siste-mas regulatórios econômicos e jurídicos de diversos países.

Segundo a professora Érica Gorga, um dos objetivos do programa é ampliar as perspectivas de abordagens teóri-cas existentes na literatura sobre o tema. “Embora o curso tenha um foco na metodologia comparativa, obviamente não é produtivo cobrir aspectos específicos de sistemas

de governança corporativa de diversos países. Para lidar com este contraste, nos restringimos ao estudo dos prin-cipais modelos”, explicou.

: JOSÉ GARCEZ GHIRARDI MARCOU PRESENÇA NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

José Garcez Ghirardi deu uma palestra no estande da Editora Fórum durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 18, a convite da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo).

O tema da palestra foi Direito e literatura – a viagem de Alice: loucura como norma, norma como loucura. O professor Gar-cez concedeu uma entrevista ao boletim da AASP, reprodu-zida a seguir.

Como o senhor vê essa iniciativa da AASP de estar presente na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo?

Acredito que seja de excepcional importância. O debate entre direito e literatura tem ganhado muita força nesses últimos anos e essa iniciativa da AASP contribui

substancialmente para expandir e aprofundar a conexão entre as áreas.

O senhor fará uma palestra no estande da AASP sobre o tema Direito e literatura - a viagem de Alice: loucura como norma, norma como loucura. Do que tratará essa sua exposição?

Sobretudo da tensão entre, de um lado, o caráter universal das normas, sua intenção de gerar previsibilidade de comportamentos e o caráter particular, imprevisível das peripécias de Alice no país das maravilhas. O pano de

fundo será o conjunto de tensões que caracteriza a sociedade vitoriana inglesa, onde se multiplicam regras e transgressões.

Qual a principal relação existente entre o direito e a literatura?

São dois tipos de narrativa que, embora diversos, se articulam a partir de valores humanos profundos, e do embate entre a necessidade de vivê-los e de expressá-los em plenitude e as limitações da condição humana. Ambas as narrativas, experimentam, ainda, a imperfeição da linguagem como obstáculo, mas como obstáculo que não se pode evitar. O modo como uma e outra responde a esses desafios nos possibilita aprender muito sobre ambos os campos.

: MARIO ENGLER PALESTROU EM ENCONTRO SOBRE TERCEIRO SETOR E SAÚDE

Mario Engler, professor da DIREITO GV, palestrou do IV Seminário Terceiro Setor e Parcerias na Área de Saúde, pro-movido pelo IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Público). No encontro, ocorrido em Salvador nos dias 9 e 10 de agosto, o professor falou sobre o tema Empresas públicas sociais na área de saúde.

(6)

4 DE AGOSTO

: O Jornal da Cultura divulgou uma reportagem

sobre o ICJBrasil, usando como gancho o

julgamento da Ação Penal 470. CLIQUE AQUI

para ver a matéria

5 DE AGOSTO

: O jornal O Estado de S.Paulo publicou

entrevista com o professor Oscar Vilhena Vieira

debatendo os poderes do STF. CLIQUE AQUI

para ler a matéria

6 DE AGOSTO.

: Paulo Sérgio João, professor de direito trabalhista

da DIREITO GV, falou ao portal Exame sobre falsas

promessas de carreiras.

7 DE AGOSTO

: O professor Salem Nasser concedeu uma

entrevista ao Correio Braziliense e para o Estado de Minas comentando a deserção na

cúpula do governo sírio.

: O professor Carlos Ari Sundfeld participou

do programa Brasilianas, apresentado por

Luis Nassif na TV Brasil, sobre a atuação das agências de telecomunicações.

8 DE AGOSTO

: O Jornal das Dez, da Globonews, veiculou uma

matéria sobre o uso da Ação Penal 470 (Mensalão) para ensinar direito a alunos da

graduação. CLIQUE AQUIpara ver a matéria

10 DE AGOSTO

: O uso do Mensalão em aulas de direito foi

abordado também nesse dia, em reportagem do

Jornal da Cultura. CLIQUE AQUIpara ver a matéria

13 DE AGOSTO

: O professor Salem Nasser concedeu entrevista

ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, sobre a situação política da Síria. O programa também foi transmitido pela rádio Bandnews.

Parte 1. CLIQUE AQUIpara ver a matéria

Parte 2. CLIQUE AQUIpara ver a matéria

16 DE AGOSTO

: O professor Dimitri Dimoulis falou à Globonews

sobre o encerramento da fase de sustentações

orais da Ação Penal 470. CLIQUE AQUIpara ver

a matéria

: Uma pesquisa sobre como as empresas de

capital aberto previnem conflitos de interesse foi citado em reportagem da revista Capital Aberto.

: COBERTURA DA AÇÃO PENAL 470

A DIREITO GV contribuiu diariamente com dois artigos: um para a versão Ipad noite e outro para a versão impressa; duas entrevistas diárias para a rádio Estadão/ESPN e dois vídeos gravados para a TV Estadão. Semanalmente, a equipe também se reúne na redação do jornal para uma reportagem que faz um balanço dos últimos dias de julgamento.

Durante o mês de agosto, foram contabilizadas aproximadamente 150 inserções, entre

entrevistas concedidas a diversas mídias e artigos produzidos analisando questões relacionadas ao julgamento.

Para acompanhar todo o julgamento pelo site

da DIREITO GV, CLIQUE AQUI.

Os vídeos gravados estão disponíveis AQUI,

procurando pela palavra-chave “mensalão”.

2 DE AGOSTO

: O portal Exame publicou uma reportagem

(7)

: O Valor online, portal de notícias do jornal Valor

Econômico, consultou o professor Rabih Nasser a respeito de medidas de salvaguarda

solicitadas pela Abit (Associação Brasileira da

Indústria Têxtil).

29 DE AGOSTO

: O jornal Valor Econômico publicou uma notícia sobre a decisão em que a Petrobrás ganhou

uma disputa milionária no STJ junto a acionistas

minoritários, com análise da professora Viviane Muller Prado.

: O IG publicou uma nota sobre o ingresso

do professor Oscar Vilhena Vieira no Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos

da Fiesp.

: O professor Oscar Vilhena Vieira participou do programa Entre Aspas, da Globonews,

avaliando o desenvolvimento do julgamento da Ação Penal 470. CLIQUE AQUIpara ver a matéria

: A Folha de S.Paulo trouxe uma reportagem

com a participação do professor Oscar Vilhena

Vieira, comentando sobre o crescimento dos assassinatos em São Paulo.

: Mercantilização, proteção social e emancipação:

as ambivalências do feminismo na crise do capitalismo

Nancy Fraser

Esse capítulo apresenta reflexões sobre as perspectivas do feminismo no quadro da crise atual do capitalismo

neo-liberal. Ele se baseia nas teorias de Karl Polanyi que expli-caram o processo histórico da crise pelo conflito central entre dois eixos – aquele da mercantilização e aquele da

proteção social. Entretanto, Polanyi ocultou as formas de injustiça que não estão presentes no mercado e tinha uma

tendência a absolver as formas de proteção social que são vetores de dominação. Esse capítulo amplia as análises do

conflito entre mercantilização e proteção social integrando à analise um terceiro eixo, a emancipação, através da qual

passa todo o conflito. A introdução desse terceiro elemen-to faltante transforma o movimenelemen-to duplo em um triplo,

formando o coração de uma perspectiva quase polanyia-na e suscetível de explicar a crise do século XXI. O capítu-lo tem, primeiramente, a função de construir essa nova

perspectiva e utilizá-la em um segundo momento para a análise das apostas na emancipação da hierarquia de

gênero. O movimento triplo, assim constituído, permite superar as ambivalências do feminismo, já que suas

refle-xões foram com frequência instrumentalizadas pelo neoli-beralismo triunfante. A reapropriação de uma proteção

social definida por objetivos democráticos, logo participa-tivos, não hierárquicos e não opressivos, abre ainda a

pos-sibilidade de definição de uma nova política feminista.

: O que é uma vida boa?

Ronald Dworkin

A partir de seu novo livro, Justice for Hedgehogs, Ronald

Dworkin estabelece uma diferente relação entre moral e ética, bem como fundamenta a necessidade de

cum-prir tais normas por meio da diferença entre vida boa e viver bem.

: REVISTA DIREITO GV INDICA

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ

COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

BRUNO BORTOLI BRIGATTO

EDIÇÃO

ULTRAVIOLETA DESIGN

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that