• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.1

MANUAL DE

TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO

REGIMENTO INTERNO

ETEC EURO ALBINO DE SOUZA

(2)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 3

1.

OBJETIVOS ... 4

1.1.

OBJETIVO GERAL ... 4

1.2.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS ... 4

1.3.

DESCRIÇÂO ... 4

1.4.

ORIENTAÇÃO DO TCC ... 5

1.5.

AVALIAÇÃO DO TCC ... 6

1.6.

COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA ... 6

1.7.

RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS DE PTCC E DTCC ... 6

1.8.

FORMAS DE AVALIAÇÃO ... 7

1.8.1.

DISCIPLINA DE PTCC ... 7

1.8.2.

DISCIPLINA DE DTCC ... 8

1.9.

VIGÊNCIA E ATUALIZAÇÕES ... 9

(3)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.3

INTRODUÇÃO

Todos os cursos Técnicos Modulares e Técnicos Integrados ao Médio contemplam os componentes relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso como uma atividade que permite ao aluno articular os componentes curriculares, a partir das experiências vivenciadas nos estudos teóricos e práticos, tanto na escola técnica quanto em suas experiências cotidianas e nas organizações.

O Trabalho de Conclusão de Curso envolve dois componentes: Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso (PTCC) e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (DTCC) que têm como objetivo sistematizar as competências previstas no perfil de conclusão do curso técnico ou integrado, permitindo ao aluno um maior contato com o seu campo de atuação profissional, suas demandas, desafios e oportunidades.

A primeira etapa do trabalho de conclusão de curso, o PTCC, tem como principais objetivos a definição do cronograma de trabalho, formulação do problema de pesquisa, construção das hipóteses e elaboração dos objetivos e da justificativa.

A segunda etapa do trabalho conclusão de curso, o DTCC, deverá envolver necessariamente uma pesquisa empírica e pesquisa bibliográfica. A pesquisa empírica contempla a coleta de dados, que poderá ser realizada no local de trabalho, estágio ou, quando for o caso, por meio de visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área.

(4)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.4

1. OBJETIVOS

1.1.

OBJETIVO GERAL

Promover a interação da teoria e da prática, do trabalho e da educação.

1.2.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I. Oferecer educação profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualização de currículos;

II. Promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento do trabalho;

III. Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos, na própria escola ou nas instituições parceiras, permitindo a verificação do desempenho dos alunos, segundo as competências estabelecidas no Plano de Curso;

IV. Proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos, promovendo a integração com o mundo do trabalho e o convívio sócio profissional;

V. Propiciar ao aluno o domínio das bases norteadoras da profissão de forma ética e compatível com a realidade social, desenvolvendo valores inerentes à cultura do trabalho;

VI. Promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico.

1.3.

DESCRIÇÂO

Ao considerar que o efetivo desenvolvimento de competências implica na adoção de sistemas de ensino que permitam a verificação da aplicabilidade dos conceitos tratados em sala de aula, torna-se necessário que cada escola, atendendo as especificidades dos cursos que oferece, crie oportunidades para que os alunos construam e apresentem um produto final – Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

(5)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.5

Unidade escolar define que o formato do trabalho deverá ser Relatório Técnico ou

Monografia e Apresentação à banca avaliadora no formato de pôster, desenvolvida mediante

orientação, controle e avaliação docente, cuja exigência é requisito obrigatório para obtenção do diploma de técnico.

A pesquisa pode ser desenvolvida em qualquer área do conhecimento que envolve cada curso técnico, podendo articular e inter-relacionar com as experiências cotidianas, dentro e fora da escola, para ratificar, retificar ou ampliar as competências desenvolvidas.

O TCC deverá ser preferencialmente, elaborado e desenvolvido em equipe.

1.4.

ORIENTAÇÃO DO TCC

A orientação do desenvolvimento do TCC ficará por conta do professor com aulas atribuídas nos componentes curriculares Planejamento do TCC e Desenvolvimento do TCC.

É de dever específico do professor do componente curricular de PTCC e DTCC:

I – Orientar especificamente o desenvolvimento de cada trabalho, no que se refere à problematização, delimitação do projeto, construção de hipótese(s), referenciais teóricos, fontes de pesquisa, cronograma de atividades, identificação de recursos etc.

II – Informar aos alunos sobre as normas, procedimentos e critérios de avaliação; III – Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, segundo cronograma estabelecido; IV – Avaliar o TCC em suas diferentes etapas (avaliação parcial e final);

V – Propor correções quando estas se fizerem necessárias;

VI – Preencher a Ficha de Avaliação do TCC de cada aluno de sua turma para composição do prontuário;

VII – assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas de avaliação dos TCC e atas documentos finais, imediatamente ao final dos trabalhos;

VIII – Cumprir e fazer cumprir as instruções presentes neste manual;

IX – Organizar o processo de constituição da Banca de Validação e definir o cronograma de apresentação de trabalhos;

X – Divulgar, por meio de documentos internos datados e assinados, a relação de alunos, respectivos temas dos trabalhos e composição da Banca de Validação;

XI – Presidir a Banca de Validação dos trabalhos da sua turma;

XII – Elaborar a ata da Banca Examinadora, constando os pareceres emitidos sobre cada trabalho, devidamente assinados por todos os integrantes, para composição do prontuário do aluno.

(6)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.6

1.5.

AVALIAÇÃO DO TCC

A avaliação do TCC envolve a apreciação: I. - pertinência e atualidade do tema;

II. - viabilidade técnica e econômica da proposta; III. - cumprimento do cronograma proposto; IV. - formatação do trabalho.

1.6.

COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

A Banca Examinadora terá como composição básica o Professor Responsável pelo Componente Curricular Desenvolvimento do TCC, como seu presidente, e mais dois professores da Unidade Escolar.

A critério da Coordenação de Área, poderá, ainda, integrar a Banca Examinadora, docente de outra instituição de ensino ou profissional do setor produtivo considerado autoridade na temática do TCC a ser apreciado.

1.7.

RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS DE PTCC E DTCC

Pelo fato de o TCC se tratar de atividade prática específica de cada Curso Técnico, é terminantemente proibida a dispensa, na forma de Aproveitamento de Estudos, mesmo que o aluno tenha comprovado as disciplinas em outros cursos técnicos, superiores ou similares.

O aluno poderá buscar ajuda interdisciplinar como forma de apoio à pesquisa do TCC. É dever do aluno de TCC:

I frequentar as aulas de PTCC e DTCC com assiduidade, comprometimento e interação com demais membros do grupo e orientadores, devendo justificar eventuais faltas sob pena de redução de menção final ou reprovação;

II – manter contatos com os professores orientadores de conteúdo e de metodologia para discussão e aprimoramento de sua pesquisa;

III – cumprir o calendário divulgado para as atividades estipuladas pelo orientador, sob pena de redução de menção final e/ou reprovação;

IV – pesquisar, no mínimo, 3 (três) bibliografias no PTCC e 4 (quatro) bibliografias no DTCC; V – elaborar a versão final do TCC de acordo com o presente regulamento e as instruções do seu professor orientador;

(7)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.7

VII – comparecer em dia, hora e local determinados para apresentar e defender o TCC, sob pena de redução de menção final e/ou reprovação;

VIII – zelar pelo material de apoio ao TCC, e possuí-lo em sala de aula sempre que houver necessidade;

IX cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

1.8.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

1.8.1.

DISCIPLINA DE PTCC

Cabe ao professor orientador, no desenvolvimento da disciplina de Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (PTCC) e das orientações sobre ela exigir de seus alunos as seguintes atividades, conforme modelos específicos nos anexos desta resolução:

I – O aluno deverá discutir em seu grupo e/ou refletir individualmente sobre o trabalho à ser desenvolvido e apresentar possíveis temas para discussão junto ao professor orientador;

II – Apresentação por escrito do Projeto de Pesquisa, conforme o modelo do anexo;

III – Elaboração e apresentação do Contrato de PTCC contendo todo material elaborado pelo(s) aluno(s) durante a Disciplina de PTCC.

IV – Apresentação: as equipes de PTCC turmas deverão apresentar seus trabalhos/protótipos ao professor orientador no formato de Apresentação com recursos computacionais ou Pôster impresso, conforme modelo em Anexo. A escolha do método de apresentação deverá ser discutida previamente entre o professor orientador e o coordenador do curso.

O professor da disciplina de PTCC, no uso de sua soberania, poderá solicitar outros trabalhos não descritos no presente artigo, sempre que achar necessário.

Todos os trabalhos solicitados pelo professor orientador deverão ser elaborados seguindo os padrões ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vigentes no momento da elaboração.

A atribuição de conceitos para os trabalhos, respeitando as normas estabelecidas pelo Centro Paula Souza, levará em conta:

I – a relevância dos trabalhos apresentados; II – a qualidade dos mesmos;

III – o caráter inovador; IV – agregar valor à profissão;

V – iniciativa, participação e envolvimento dos alunos; VI – viabilidade técnica;

(8)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.8

Será objeto de avaliação a frequência do aluno de TCC, sempre a critério do professor da disciplina e em conformidade com o regimento escolar.

O professor poderá utilizar-se também do critério de auto avaliação, sendo os próprios alunos críticos do desempenho do grupo.

São características do TCC, conforme orientações do Centro Paula Souza: I – Autenticidade;

II – Rigor Acadêmico; III – Aprendizagem Aplicada; IV – Exploração Ativa; V – Contextualização.

1.8.2.

DISCIPLINA DE DTCC

Na disciplina de Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (DTCC) ocorre efetivamente o desenvolvimento do trabalho preparado na disciplina descrita de Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso; o professor titular trabalhará apenas como orientador e mediador dos projetos em elaboração; consequentemente, a avaliação será feira pelos critérios a seguir:

I – Monitorias avaliativas previstas em calendário elaborado pelo professor no início do semestre;

II – Assiduidade, interesse e participação; III – Qualidade do material apresentado;

IV – Avaliação final por meio de banca examinadora.

A monitoria deverá ser feita pela correção do material escrito e comparação do material apresentado com o projeto de pesquisa, assim, não serão avaliados os trabalhos que não estiveram acompanhados do portfólio elaborado na disciplina de PTCC, ficando o aluno ou o grupo com menção INSUFICIENTE naquela monitoria específica.

É permitido ao professor da disciplina, dentro de sua soberania, aplicar outros critérios de avaliação.

A atribuição de conceitos para os trabalhos, respeitando as normas estabelecidas pelo Centro Paula Souza, levará em conta:

I – a relevância dos trabalhos apresentados; II – a qualidade dos mesmos;

III – o caráter inovador;

IV – iniciativa, participação e envolvimento dos alunos; V – viabilidade técnica;

(9)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.9

A avaliação final do TCC será documentada por meio de Ficha de Avaliação de TCC, conforme anexo I e deverá ser preenchida pelos componentes da banca examinadora.

A referida ficha individual deverá ser arquivada no prontuário do aluno, conforme Regulamento de TCC do Centro Paula Souza.

1.9.

VIGÊNCIA E ATUALIZAÇÕES

Este Manual de TCC entrará imediatamente em vigor a partir de sua liberação pela direção da Unidade Escolar e automaticamente tornará obsoletas as demais versões de Manuais Orientativos de TCC na Unidade Escolar.

Os casos omissos nessa resolução serão tratados pelo Coordenador de Curso e pelos Professores das Disciplinas de PTCC e DTCC com base nas instruções e regulamento do TCC do Centro Paula Souza.

Todos os arquivos citados neste manual estarão disponibilizados no servidor da Unidade Escolar, na pasta Público (\\server206\publico 2016\1.0 - TCC).

(10)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.10

ANEXOS

Anexo I – Modelo de Projeto de Pesquisa Anexo II – Modelo de Cronograma de Trabalho Anexo III – Modelo de TCC

Anexo IV – Modelo de Apresentação de TCC Anexo V – Modelo de Pôster de TCC

Anexo VI – Termo de Autenticidade

(11)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.11

(12)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(13)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.1

(14)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.1

(15)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(16)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(17)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(18)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(19)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(20)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(21)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(22)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(23)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(24)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(25)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(26)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(27)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(28)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(29)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(30)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.17

(31)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(32)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(33)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.20

(34)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.21

(35)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.22

(36)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.23

(37)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

(38)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.25

(39)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Rev.: 01 Data Rev.: 18/02/2016 pág.26

Referências

Documentos relacionados

2 Utilize os botões apontadores  para seleccionar o item pretendido e, em seguida, prima o botão SELECT para visualizar a caixa de diálogo de ajuste.. Utilize os

a) “O velho dá um passo à frente, três passos atrás, dois passos à frente” _________________. b) O velho estava desorientado

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Embora a teoria da evolução represente um tema que explica a biodiversidade e o parentesco entre os seres vivos, há alguns temas que os jovens brasileiros apresentam dificuldades