• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA DOS DEPUTADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA DOS DEPUTADOS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CÂMARA DOS DEPUTADOS

SESSÃO ORDINÁRIA DE 18/02/2008

IV - PEQUENO EXPEDIENTE

WILLIAM WOO (PSDB, SP) - Repercussão do uso irregular de cartões de crédito corporativos. Utilização, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos — FINATEC, de recursos públicos na compra de móveis luxuosos para a residência do Reitor da Universidade de Brasília — UnB.

FLÁVIO BEZERRA (Bloco/PMDB, CE) - Apoio às reivindicações dos representantes de associações de pescadores dos Estados de Roraima, do Amazonas e do Piauí relativas à emissão de certificados para concessão do benefício do Seguro-Desemprego.

GUILHERME MENEZES (PT, BA) - Transcurso do bicentenário de fundação da Faculdade de Medicina da Bahia — FAMEB.

VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB, AM - Pela ordem) - Falecimento do Prof. Rui Souto de Alencar.

(2)

LUIZ COUTO (PT, PB) - Envolvimento do Banco Matone S/A e de Prefeitos Municipais em fraudes no processo de concessão de empréstimos consignados. Ajuizamento pelo Ministério Público de ação civil pública contra tal prática.

BARBOSA NETO (Bloco/PDT, PR - Pela ordem) - Descaso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com a oferta de serviços postais em distritos no Município de Londrina, Estado do Paraná.

VALDIR COLATTO (Bloco/PMDB, SC) - Matéria intitulada Campo Vermelho, a respeito da questão fundiária no País, de autoria do Prof. Denis Lerrer Rosenfield, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (PR, AL - Pela ordem) - Congratulações ao Deputado Benedito de Lira pela atuação à frente da bancada federal do Estado de Alagoas. Votos de sucesso ao novo coordenador da bancada, Deputado Augusto Farias.

ÁTILA LINS (Bloco/PMDB, AM - Pela ordem) - Necrológio do Prof. Rui Souto de Alencar, do Estado do Amazonas.

ADEMIR CAMILO (Bloco/PDT, MG - Pela ordem) - Ratificação, pela bancada federal mineira, de emenda orçamentária destinada à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Estado de Minas Gerais.

SEBASTIÃO BALA ROCHA (Bloco/PDT, AP - Pela ordem) - Falecimento da Sra. Helenita Picanço, genitora do ex-Deputado Federal Badu Picanço e do ex-Deputado Estadual Roberval Picanço. Editorial Adeus, dona Helenita Picanço, publicado pelo jornal Diário do Amapá.

PRACIANO (PT, AM) - Contribuição da Zona Franca de Manaus, Estado do Amazonas, para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

(3)

francês à participação do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e no G-8, grupo de países industrializados. Compromisso do Governo brasileiro para negociação da libertação de reféns em poder do grupo terrorista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — FARC, com menção específica à ex-candidata à Presidência daquele país, Ingrid Betancourt. Avanços na cooperação militar entre os 2 países. Perspectiva de construção de ponte de ligação entre o Município de Oiapoque, Estado do Amapá, e a cidade de São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa. Desconsideração da gravidade da questão de imigrantes brasileiros ilegais no departamento ultramarino francês durante o encontro.

ARNALDO JARDIM (PPS, SP - Pela ordem) - Designação, pela Organização das Nações Unidas — ONU, de 2008 como o Ano Internacional do Saneamento Básico. Urgência no lançamento de marco regulatório do setor no País. Baixo acesso da população brasileira a sistemas de coleta e tratamento de esgotos.

GASTÃO VIEIRA (Bloco/PMDB, MA) - Transcurso do 4º centenário de nascimento do Padre Antônio Vieira.

VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB, AM) - Transcurso do aniversário natalício do Deputado Praciano. Realização da 1ª Conferência Municipal do PCdoB, em Manaus, Estado do Amazonas. Eleição da direção municipal do partido. Lançamento da pré-candidatura da oradora à Prefeitura de Manaus.

DOMINGOS DUTRA (PT, MA) - Implantação de projeto piloto de criação de peixes pelo Prefeito Juarez Lima, do Município de Icatu, Estado do Maranhão.

GERMANO BONOW (DEM, RS) - Matéria Crack: a pedra no caminho da reforma psiquiátrica, veiculada pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Precariedade do atendimento psicossocial no País.

(4)

Governo Federal para tratar do assunto. Oportunidade da entrada do Congresso Nacional nas negociações a respeito do tema.

BARBOSA NETO (Bloco/PDT, PR) - Defesa da regulamentação da exploração de energia no Brasil.

SEBASTIÃO BALA ROCHA (Bloco/PDT, AP) - Necessidade de divisão da direção da CPI dos Cartões Corporativos entre Governo e Oposição. Risco de obstrução das votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em caso de falta de transparência da base governista na condução das investigações.

DR. UBIALI (Bloco/PSB, SP) - Considerações sobre a proposta de compra da operadora Brasil Telecom pela empresa Oi.

MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (PR, AL) - Críticas à Administração do Governador Teotônio Vilela Filho, do Estado de Alagoas.

ÁTILA LINS (Bloco/PMDB, AM) - Quebra de acordo firmado entre a bancada parlamentar amazonense e a equipe econômica do Governo Federal, com a edição da Medida Provisória nº 418, de 2008, sobre normas atinentes às Zonas de Processamento de Exportação — ZPEs. Empenho das lideranças políticas e empresariais do Estado do Amazonas na reversão da medida, ante os prejuízos para a Zona Franca de Manaus.

VITAL DO RÊGO FILHO (Bloco/PMDB, PB) - Apresentação, pelo programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da Rede Globo de Televisão, de matéria sobre a produção de algodão colorido no Município de Campina Grande, Estado da Paraíba.

NEILTON MULIM (PR, RJ) - Apoio ao Projeto de Lei n° 2.776, de 2008, sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia em Unidades de Terapia Intensiva — UTIs.

(5)

estudo do Instituto Brasileiro de Administração Municipal — IBAM. Situação dos municípios do Estado do Tocantins conforme o IBAM.

ANTONIO BULHÕES (Bloco/PMDB, SP) - Urgente realização da reforma tributária.

PERPÉTUA ALMEIDA (Bloco/PCdoB, AC) - Urgência na votação da Medida Provisória nº 398, de 2007, sobre a criação da Empresa Brasil de Comunicação, a TV Pública.

MARCELO SERAFIM (Bloco/PSB, AM) - Visita do orador ao Município de Borba, Estado do Amazonas.

EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco/PMDB, CE) - Pronunciamento do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a favor da reforma do Código de Processo Penal.

IRAN BARBOSA (PT, SE) - Homenagem prestada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra — MST a D. Pedro Casaldáliga, ao ensejo do transcurso do seu 80º aniversário natalício.

V - GRANDE EXPEDIENTE

MAURO BENEVIDES (Bloco/PMDB, CE - Pela ordem) - Posse da nova Diretoria da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Congratulações ao Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Estado do Ceará, Francisco Honório Pinheiro.

(6)

ADEMIR CAMILO (Bloco/PDT, MG - Pela ordem) - Regozijo com a edição da Medida Provisória nº 418, de 2008, sobre o regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Exportação — ZPEs.

MANOEL SALVIANO (PSDB, CE - Pela ordem) - Conquista do primeiro turno do Campeonato Cearense de Futebol pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa.

JOSÉ GENOÍNO (PT, SP) - Importância de realização de investimentos no Programa Nuclear Brasileiro. Defesa de retomada das obras da Usina Nuclear Angra III, no Estado do Rio de Janeiro. Caráter estratégico da construção de submarino com propulsão nuclear. Homenagem aos militares brasileiros.

CIDA DIOGO (PT, RJ) - Associação ao pronunciamento do Deputado José Genoíno sobre o Programa Nuclear Brasileiro e a construção da Usina Nuclear de Angra III. Agradecimento a políticos e eleitores pelas manifestações de apreço ao ensejo do transcurso do aniversário natalício da oradora. Comemoração dos 28 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores — PT, no Município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Balanço da atuação parlamentar da oradora na atual Legislatura. Participação da oradora em Comissões da Casa. Atuação à frente da Subcomissão Especial de Saúde da Mulher e Planejamento Familiar e da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT. Acompanhamento da situação das mulheres encarceradas, ao ensejo da participação na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Sistema Carcerário. Expectativa de adoção de medidas concretas voltadas para a recuperação de integrantes da população carcerária.

PRESIDENTE (Arlindo Chinaglia) - Presença no plenário do Ministro das Relações Exteriores da Índia, Sr. Pranab Mukherjee, e comitiva.

LINCOLN PORTELA (PR, MG - Pela ordem) - Regulamentação do setor de telefonia móvel pela Agência Nacional de Telecomunicações — ANATEL.

(7)

assinatura de ordem de serviço para recuperação de trecho da BR-101 no contorno de Vitória. Pedido de duplicação de trecho da BR-262 de interligação com o Estado de Minas Gerais. Urgência no início de obras relativas ao Programa de Aceleração do Crescimento — PAC no Espírito Santo.

JOSÉ CARLOS VIEIRA (DEM, SC - Pela ordem) - Realização de encontro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção — CBIC em Brasília, Distrito Federal. Alerta do Presidente da Federação Interamericana da Indústria da Construção — FIIC, Sr. Irwin Perret, sobre a política assistencialista do Presidente Hugo Chávez na Venezuela. Defesa da realização de investimentos na educação. Considerações sobre a observância da ética no País, ao ensejo da veiculação de acusações de corrupção contra o Reitor da Universidade de Brasília — UnB.

VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB, AM - Pela ordem) - Conquista do prêmio Urso de Ouro pelo filme Tropa de Elite, no Festival de Cinema de Berlim, Alemanha.

MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (PR, AL - Pela ordem) - Protesto contra o não-comparecimento dos partidos oposicionistas à presente sessão.

MAURO BENEVIDES (Bloco/PMDB, CE - Pela ordem) - Viabilização das Zonas de Processamento de Exportação — ZPEs com a edição da Medida Provisória nº 418, de 2008.

TARCÍSIO ZIMMERMANN (PT, RS - Pela ordem) - Iniciativa do Poder Executivo de encaminhamento ao Congresso Nacional de mensagem para ratificação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho — OIT.

(8)

NILSON MOURÃO (PT, AC - Pela ordem) - Posse dos novos membros do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Acre. Transcurso do 50º aniversário natalício da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

FERNANDO FERRO (PT, PE - Pela ordem) - Inconsistência de declarações dos Líderes do PSDB e do DEM acerca da ocupação dos cargos de Relator e de Presidente de CPIs do Congresso Nacional.

ÍRIS DE ARAÚJO (Bloco/PMDB, GO - Pela ordem) - Imagens veiculadas pelo Programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, sobre acidente de trânsito ocorrido em rodovia do Estado de São Paulo. Dados divulgados pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana sobre o aumento no número de mortes no trânsito no País. Necessidade de aperfeiçoamento do Código de Trânsito Brasileiro. Apoio à proposta de proibição da venda de bebidas alcoólicas ao longo de rodovias. Contingenciamento de verbas do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito.

JOSÉ FERNANDO APARECIDO DE OLIVEIRA (PV, MG Pela ordem) -Classificação do Município de Ibirité, Estado de Minas Gerais, em 3º lugar no índice de gestão pública dos municípios brasileiros, divulgado pela Confederação Nacional de Municípios. Congratulações ao Prefeito Municipal, Antonio Pinheiro Júnior.

LUIZ CARLOS HAULY (PSDB, PR - Pela ordem) - Matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo sobre declaração do Presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, acerca da necessidade de realização de reformas constitucionais no País. Críticas ao sistema presidencialista brasileiro. Importância da investigação detalhada sobre o furto de documentos secretos da PETROBRAS.

(9)

IVAN VALENTE (PSOL, SP - Pela ordem) - Homenagem a D. Pedro Casaldáliga, ao ensejo do transcurso do seu 80° aniversário natalício.

OSÓRIO ADRIANO (DEM, DF - Pela ordem) - Despropósito das exigências da União Européia para a retomada das exportações de carne bovina do País.

ANTONIO CARLOS PANNUNZIO (PSDB, SP - Pela ordem) - Posicionamento contrário à aprovação da Medida Provisória nº 398, de 2007, a respeito da criação da TV Pública.

VANDERLEI MACRIS (PSDB, SP - Pela ordem) - Tentativa de controle, pelo Governo petista, de futura CPI destinada à investigação de irregularidades no uso de cartões de crédito corporativos.

JANETE ROCHA PIETÁ (PT, SP - Pela ordem) - Transcurso dos 120 anos da abolição da escravatura. Insuficiência de políticas públicas destinadas à população afrodescendente. Transcurso do 28º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores. Homenagem à memória do ex-presidente do partido em Guarulhos, Roldão de Oliveira Carvalho. Transcurso do 100º aniversário da imigração japonesa ao Brasil. Publicação, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de editais de licitação destinados a projetos de segurança alimentar e nutricional.

WALDIR MARANHÃO (PP, MA - Pela ordem) - Presença do orador na convenção municipal do Partido Progressista realizada em Santa Quitéria do Maranhão. Inclusão do médico Natalino Salgado Filho, Reitor da Universidade Federal do Maranhão, na lista dos profissionais mais respeitados do Brasil, em pesquisa realizada pela Revista Análise Saúde — Os Mais Admirados da Medicina.

(10)

GUSTAVO FRUET (PSDB, PR - Pela ordem) - Tendência do Governo Federal para a omissão no que diz respeito à publicidade de atos públicos. Impetração, pelo orador, de mandados de segurança junto ao Superior Tribunal de Justiça contra a negação de divulgação de informações, por parte do Governo Federal, acerca de gastos da PETROBRAS e da Força Aérea Brasileira.

JÔ MORAES (Bloco/PCdoB, MG - Pela ordem) - Crise do setor industrial no Município de Montes Claros, Estado de Minas Gerais. Elevado índice de demissões no setor de confecções.

WILLIAM WOO (PSDB, SP - Pela ordem) - Matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo sobre o aumento de homicídios em Capitais brasileiras. Acerto da política de segurança publica implantada em São Paulo, Estado de São Paulo. Importância da implantação de regime único de identificação civil para combate à criminalidade.

Apresentação de proposições:

VI - ORDEM DO DIA

PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Discussão, em turno único, da Medida Provisória nº 398-A, de 2007, que institui os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública explorados pelo Poder Executivo ou outorgados a entidades de sua administração indireta, autoriza o Poder Executivo a constituir a Empresa Brasil de Comunicação — EBC e dá outras providências.

Informação ao Plenário sobre a existência de acordo para a votação da medida provisória.

(11)

Usaram da palavra pela ordem os Srs. Deputados LEONARDO VILELA (PSDB, GO), MANATO (Bloco/PDT, ES), ARNALDO JARDIM (PPS, SP).

PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Informação ao Plenário sobre a celebração de acordo para a votação da medida provisória.

Usaram da palavra pela ordem os Srs. Deputados LEONARDO VILELA (PSDB, GO), PAULO BORNHAUSEN (DEM, SC), TARCÍSIO ZIMMERMANN (PT, RS).

PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Consulta à Liderança do DEM sobre a retirada do requerimento.

PAULO BORNHAUSEN (DEM, SC - Pela ordem) - Retirada do requerimento. PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Pendência da manifestação da Liderança do Governo para retirada do requerimento.

TARCÍSIO ZIMMERMANN (PT, RS - Pela ordem) - Concordância com a retirada do requerimento.

PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Anúncio da retirada de requerimentos de adiamento da discussão. Informação sobre o encerramento da sessão às 19h.

Usaram da palavra para discussão da matéria os Srs. Deputados CLAUDIO CAJADO (DEM, BA), JOSÉ GENOÍNO (PT, SP).

PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Informação ao Plenário sobre o rigor no cumprimento do tempo regimental para discussão da matéria, em face do número de oradores inscritos.

(12)

FERNANDO FERRO (PT, PE) - Questão de ordem sobre as declarações do Deputado José Carlos Aleluia acerca da utilização indevida da TV Câmara por membros da Mesa Diretora.

Usaram da palavra para discussão da matéria os Srs. Deputados ANTONIO CARLOS PANNUNZIO (PSDB, SP), VICENTINHO (PT, SP), PAULO RENATO SOUZA (PSDB, SP. Discurso retirado pelo orador para revisão.) (Discurso publicado na Sessão nº 084, de 28/04/08.), LUIZA ERUNDINA (Bloco/PSB, SP), BRUNO ARAÚJO (PSDB, PE).

ONYX LORENZONI (DEM, RS - Como Líder) - Desnecessidade da criação de nova televisão estatal no País. Posicionamento do DEM contrário à proposta de criação da TV pública.

FERNANDO CORUJA (PPS, SC - Como Líder) - Apoio à emenda apresentada pelo Deputado Humberto Souto à proposta de criação da TV Pública.

MAURÍCIO RANDS (PT, PE - Como Líder) - Críticas aos partidos oposicionistas pela obstrução das votações no Congresso Nacional. Transparência do Governo Federal no controle dos gastos públicos. Alto índice de aprovação do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, segundo Pesquisa CNT/Sensus.

WALDIR NEVES (PSDB, MS - Como Líder) - Críticas à atuação do Partido dos Trabalhadores.

Usaram da palavra para discussão da matéria os Srs. Deputados JOSÉ AIRTON CIRILO (PT, CE), LEONARDO VILELA (PSDB, GO), EDUARDO VALVERDE (PT, RO).

LUIZ CARLOS HAULY (PSDB, PR - Pela ordem) - Solicitação à Presidência de convocação de sessão extraordinária.

(13)

Usou da palavra para discussão da matéria o Sr. Deputado WILLIAM WOO (PSDB, SP).

PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Necessidade de entendimento entre os Líderes partidários a respeito da votação da matéria.

Usou da palavra para discussão da matéria o Sr. Deputado FERNANDO FERRO (PT, PE).

PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Contestação às declarações do Deputado José Carlos Aleluia a respeito de suposta utilização indevida da TV Câmara por membros da Mesa Diretora.

Referências

Documentos relacionados

Para coletas em que a mãe e/ou suposto pai forem menores de idade é obrigatório autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal, bem como a apresentação

Um campeonato de pontos corridos padrão em que cada equipe disputa k jogos como mandante, k como visitante e todas as equipes envolvidas disputam a mesma quantidade de jogos garante

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais,

informação de que advogados de Flávio Bolsonaro se reuniram com o presidente da República, com o ministro de Estado do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e com o

Décadas mais tarde, ele retorna pela primeira vez ao seu país de origem e reflete sobre sua trajetória, sobre as dificuldades de adaptação e sobre sua

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e