• Nenhum resultado encontrado

uma história de bicho de verdade!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "uma história de bicho de verdade!"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

II III

Patrícia Engel Secco

Ilustrações

Maria Eugênia

(2)
(3)

Patrícia Engel Secco

Ilustrações

Maria Eugênia

(4)

4

Olá! Você quer ouvir uma história?

5

Quer mesmo?

Oba! Então você está falando com a pessoa certa: Vini Viní-cius, o maior, melhor e mais modesto contador mirim de histórias aqui da região!

Bem, pelo menos é o que dizem por aí...

(5)

6 7

E você acredita que os bichinhos aqui da região também apare-cem para ouvir? Isso mesmo! Os cachorros, os gatos, os cavalos e até mesmo outros animaizinhos vão chegando, chegando, e, quando eu dou por mim, estou totalmente rodeado!

(6)

9

Pois não é que ainda noutro dia, ou melhor, noutra noite, quan-do eu já estava cheganquan-do em casa, aconteceu uma coisa louca e inusitada?

E olha que foi uma diversão!

De tanto eu contar histórias e lendas de entes do nosso folclore, adivinhe quem apareceu para ouvir histórias.

Os próprios entes!

(7)

11

(8)

12 13

Viu só como a fama chega sem a gente perceber?

Bastou eu piscar os olhos e pronto: es-tavam todos sentados bem aqui na mi-nha frente – o Curupira, o Boto, o Boi-tatá, o Saci-Pererê, a estrela Tainá, a Iara, a Mula-sem-Cabeça, o Negrinho do Pastoreio, o Caipora e até mesmo o Lobisomem. Todos entes de nosso folclore, sobre quem eu vivo contando histórias.

Só que para eles eu contei uma história diferente, uma história de bicho de verdade! Sabe, achei melhor começar com uma história de animais comuns, assim como o próprio Paco ou o Juarez, pois é bom que os entes do folclore saibam que os animais também são muito espertos.

(9)

15

Era uma vez um reino onde viviam um rei e sua linda filha, tão linda e tão bonita que todos, em toda a região, queriam se casar com ela. O rei, com o objetivo de escolher melhor o futuro marido da princesa, chamou todos os pretendentes e deu a eles inúmeras tarefas para testar sua coragem e ousadia.

(10)

16

O coiote, esperto, forte e bem-disposto, ficou se gabando e se vangloriando, pois em sua opinião o coelho era muito mais fraco do que ele, o que deveria bastar para garantir uma justa vitória.

(11)

18 19

(12)

20

Quando o rei, a princesa, todos os sábios do reino, os juízes e a população em geral chegaram, o cozinheiro já estava com o mingau prontinho, cheiroso e borbulhante.

E foi o próprio rei que explicou a tarefa:

(13)

22

(14)

24

O coelho, que observava de longe toda a confusão, pensou, pen-sou, pensou... e teve uma ótima idéia.

Chegou calmamente perto do caldeirão e, com a ponta dos de-dos, segurou uma cumbuca para que o cozinheiro a enchesse com o mingau fervente. Depois, a fim de demonstrar como ele seria bra-vo e corajoso, exibiu a todos os presentes o conteúdo da cumbu-ca, deixando que cada um sentisse de perto os vapores quentes do alimento.

(15)

26 27

Então, gostou?

Espero que sim, pois sei muito bem que todos os entes adoraram... E será que você sabe, só por acaso, como é que eu sei?

Ah! Porque justamente hoje, bem à noitinha, todos os entes vão voltar aqui em casa, só para ouvir mais histórias...

Mas desta vez eu escolhi uma história sobre humanos, um prínci-pe e uma princesa!

O que você acha de ficar também?

Eu vou adorar a sua companhia e posso até dizer que o Paco e o Juarez também, pois não é que eles já chegaram?

Um abraço

(16)

28 29

Bem, já que você é o nosso convidado especial, achei melhor apresentá-lo para alguns entes, todos meus amigos:

O Lobisomem

O Curupira

Um moço que vira lobo toda noite de lua cheia. Filho mais novo de uma mãe que tem sete filhas, vive como menino até fazer 13 anos, quando começa a maldição. Dizem que para desfazer o encanto é preciso espetar o dedo do bicho com um espinho de flor de laranjeira, crescida dentro de um cemitério.

(17)

30 31

O Caipora

O Saci

Ente da floresta, cuidador de todos os animais que vivem por lá. Muito peludo, vive montado em um porco-do-mato, bravo e feroz. Jun-tos, o Caipora e o porco assustam todo e qualquer caçador, moço ou velho, alto ou baixo, gordo ou magro, indígena ou fazendeiro.

(18)

32 33 Projeto Fome de Ler Projeto Gráfico Lili Tedde Revisão Trisco Comunicação Coordenação Editorial

Ler é Fundamental Produções e Projetos Realização

Secco Assessoria Empresarial

Concepção Patrícia Engel Secco 000 exemplares Abril de 2008 Editora Boa Companhia www.projetofeliz.com.br

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam