• Nenhum resultado encontrado

4º Simulado UERJ 2022 Estratégia Vestibulares 08/08/2021 CAPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4º Simulado UERJ 2022 Estratégia Vestibulares 08/08/2021 CAPA"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Estratégia Vestibulares – 08/08/2021

x’

(2)

4º Simulado UERJ 2022

Estratégia Vestibulares

INSTRUÇÕES!

• Esta prova contém 60 questões objetivas, com 4 alternativas cada, e uma Redação. • A prova tem duração máxima de 4 horas.

• Os candidatos terão das 13h às 17h (horário de Brasília) para responder às questões e enviar o gabarito por meio do formulário eletrônico.

• Somente serão corrigidas as redações de alunos matriculados em nossos cursos regulares. Para ter seu texto corrigido, envie o arquivo da foto da folha pela aba Minhas Redações, na Área do Aluno.

• Seu gabarito deve ser enviado por meio do formulário eletrônico, que ficará disponível nesta prova. • O formulário estará disponível para preenchimento durante toda a aplicação da prova.

• Só serão considerados (para critérios de premiação) os gabaritos enviados dentro do prazo de aplicação da prova, ou seja, até as 17h do dia 08/08/2021.

• Gabaritos, porventura, enviados após as 17h (horário de Brasília), serão automaticamente desclassificados da premiação. No entanto, configurarão no ranking geral classificatório, com todos os candidatos.

• Como critério de desempate, será considerado o horário de envio do gabarito. • Gabarito e resultado oficiais serão divulgados após as 19h.

• Premiação por desempenho (faixa única):

Acima de 80% de acertos - 100% de desconto.

• O candidato deverá entrar em contato por meio do e-mail vemsercoruja@estrategiavestibulares.com.br para solicitar a premiação.

Os cupons de desconto obtidos são aplicáveis somente aos pacotes, não são aplicáveis ao banco de questões ou aos planos de mentoria, salvo manifestação expressa do Estratégia Vestibulares.

Cronograma – 08/08/2021 • Início da prova: às 13h. • Fim da prova: às 17h.

• Limite para envio do gabarito: às 17h. • Divulgação do gabarito: após as 19h. • Divulgação do ranking: após as 19h.

Preencha seu gabarito!

(3)

TEXTO INTERDISCIPLINAR – UERJ

FOTOGRAFIA 3X4

(Belchior)

Eu me lembro muito bem do dia que eu cheguei Jovem que desce do Norte pra cidade grande Os pés cansados e feridos de andar légua tirana De lágrimas nos olhos de ler o Pessoa

E de ver o verde da cana

Em cada esquina que eu passava um guarda me parava Pedia os meus documentos e depois sorria

Examinando o 3x4 da fotografia

E estranhando o nome do lugar de onde eu vinha

Pois o que pesa no Norte, pela lei da gravidade Disso Newton já sabia: Cai no Sul, grande cidade São Paulo violento, corre o Rio que me engana

Copacabana, Zona Norte e os cabarés da Lapa onde eu morei

Mesmo vivendo assim, não me esqueci de amar Que o homem é pra mulher e o coração pra gente dar Mas a mulher, a mulher que eu amei

Não pôde me seguir não

Esses casos de família e de dinheiro eu nunca entendi bem

Veloso, o Sol não é tão bonito pra quem vem do Norte e vai viver na rua A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia

E pela dor eu descobri o poder da alegria E a certeza de que tenho coisas novas Coisas novas pra dizer

(4)

A minha história é talvez

É talvez igual a tua, jovem que desceu do Norte Que no sul viveu na rua

E que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo E que ficou desapontado, como é comum no seu tempo E que ficou apaixonado e violento como eu, como você

A minha história é talvez

É talvez igual a tua, jovem que desceu do Norte Que no sul viveu na rua

E que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo E que ficou desapontado, como é comum no seu tempo E que ficou apaixonado e violento como eu, como você

Eu sou como você Eu sou como você Eu sou como você Que me ouve agora Eu, eu sou como você Eu sou como você Eu sou como você Eu sou como você Eu sou como você Eu sou como você

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Henrique Goulart) A Lei da Gravidade ou Lei da Gravitação Universal de Newton reconhece e descreve a força de atração entre os corpos. A força Peso nada mais é que a força de atração gravitacional entre dois corpos, sendo diretamente proporcional à aceleração da gravidade. Um objeto de 60kg de massa na superfície da Terra, em que g vale 9,8m/s², terá um peso correspondente a:

(A) 6N. (B) 60N. (C) 588N. (D) 58.800N.

(5)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Henrique Goulart) No trecho "Os pés cansados e feridos de andar légua tirana", da canção de Belchior, a palavra “légua” comumente se refere a percorrer uma distância não especificada que é muito grande, na qual 1 légua corresponde a, aproximadamente, 4.800m. Uma pessoa que se movimenta em uma trajetória retilínea por 1,5 léguas durante 6h desenvolve uma velocidade média de:

(A) 0,3km/h. (B) 0,8km/h. (C) 1,2km/h. (D) 4,4km/h.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) Em: “Esses casos de família e de dinheiro eu nunca entendi bem” (5ª estrofe), os termos em destaque têm valor respectivamente de

(A) complemento nominal e adjunto adnominal. (B) adjunto adnominal e complemento nominal. (C) ambos adjuntos adnominais.

(D) ambos complementos nominais.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) Assinale a alternativa que apresenta correta correspondência entre o verso e a figura de linguagem a ele relacionada.

(A) “De lágrimas nos olhos de ler o Pessoa” – metonímia. (B) “Examinando o 3x4 da fotografia” – hipérbato.

(C) “E pela dor eu descobri o poder da alegria” – paradoxo.

(D) “E que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo” / “E que ficou desapontado, como é comum no seu tempo” – anacoluto.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) A oração “Examinando o 3x4 da fotografia” (2ª estrofe) tem valor de

(A) explicação. (B) temporalidade. (C) condição. (D) concessão.

02

QUESTÃO

03

QUESTÃO

04

QUESTÃO

05

QUESTÃO

(6)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Priscila Lima) Na terceira estrofe da canção Fotografia 3x4, Belchior usa termos da Física para explicar um processo social que marcou o momento histórico da composição, que pode, entre outros, traduzir-se em uma migração marcada

(A) pela fuga de cérebro. (B) por equidades regionais. (C) pela metropolização. (D) pelo êxodo urbano.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Gabriel Prazeres) Atualmente, praticamente todas as máquinas fotográficas são digitais, porém, as primeiras máquinas fotográficas eram baseadas em um processo que envolvia o uso de filmes nos quais se registravam as imagens captadas. Esses filmes são cobertos por sais de pratas, cloreto ou brometos, sensíveis a luz. De forma genérica, quimicamente o processo de obtenção de fotografias pode ser descrito pela reação:

AgX(s) + revelador ⟶ Ag(s) + X-(aq) + demais produtos

Durante esse processo, ocorre uma reação de (A) adição.

(B) nucleação. (C) substituição. (D) oxirredução.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Gabriel Prazeres) Da cana-de-açúcar extrai-se a sacarose (C12H22O11), que é purificada em fábricas especializadas e utilizada como matéria-prima na indústria de alimentos,

ou é hidrolisada em glicose e frutose e posteriormente fermentada para produzir o etanol (C2H6O). Nesse último, o

processo pode ser descrito pelas equações:

C12H22O11 + H2O ⟶ C6H12O6 + C6H12O6

C6H12O6 ⟶ 2 C2H6O + 2 CO2

Com base nas informações apresentadas, a massa de etanol, em quilos, que pode ser obtida a partir de 2,736kg de sacarose, é igual a: (A) 1,472. (B) 2,944. (C) 4,416. (D) 5,888.

06

QUESTÃO

07

QUESTÃO

08

QUESTÃO “De lágrimas nos olhos de ler o Pessoa

(7)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Andrew Cazemiro) A canção de Belchior retrata, em parte, as lembranças da época de sua chegada ao Rio de Janeiro, por volta de 1971, vindo de sua cidade natal, Sobral, no interior do Ceará.

A distância entre Sobral e a cidade do Rio de Janeiro é de aproximadamente 2.685 quilômetros.

Supondo que uma pessoa saia de Sobral no dia 5 de dezembro, dirigindo exatos 300km por dia, a data de sua chegada ao Rio de Janeiro será:

(A) 11 de dezembro. (B) 12 de dezembro. (C) 13 de dezembro. (D) 14 de dezembro.

09

QUESTÃO

O FUTEBOL FEMININO TEM GRAÇA, SIM!

A “graça” de ver uma mulher jogando bola é algo que vem sendo conquistado com muita luta

Jordânia Souza 6 de junho de 2019

No próximo dia 7 de junho começa, na França, a oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA. Ao todo, serão 24 seleções em busca do título mundial, divididas em seis grupos de quatro equipes. Presente em todas edições da Copa, o Brasil busca sua primeira conquista no Mundial e estreia contra a Jamaica, no dia 9, em Grenoble.

Apesar de estar longe do prestígio da sua versão masculina, a Copa do Mundo Feminina mostra a força das mulheres no futebol, sobretudo no Brasil, onde a modalidade resiste há anos. É comum ouvir, principalmente da boca de homens, que “ah, o futebol feminino não tem graça”.

E a pergunta que fica é: como vai ter graça, quando o incentivo e o apoio são completamente desproporcionais em relação ao futebol masculino? A “graça” de ver uma mulher jogando bola é algo que vem sendo conquistado com muita luta. Até o final dos anos 70, o futebol feminino era proibido no Brasil. O artigo 54 do decreto-lei 3199, de 1941, dizia que o esporte era “incompatível com a natureza feminina”. Em bom português, “futebol não era coisa para mulher”. Um pensamento antigo e machista, que até hoje é replicado por muita gente.

Após a mudança na lei, o futebol feminino continuou sendo alvo de preconceito e descaso. O que se viu foi pouca profissionalização e investimento no cenário nacional, mesmo com a seleção participando de todos os principais campeonatos mundiais.

Só em 2004, quando a seleção feminina conquista sua primeira medalha de prata, nas Olimpíadas de Atenas, que começaram a perceber o futebol de nossas mulheres. Nomes como Marta, Formiga e Cristiane despontam no esporte e tornam-se conhecidas além dos campos. O ápice vem nas Olímpiadas do Rio 2016. Mesmo sem medalhas, o início arrasador da equipe feminina fez com que, pela primeira vez, substituíssem Neymar por Marta nos destaques da época.

Neste ano, os jogos da Seleção Brasileira no Mundial serão transmitidos pela primeira vez em emissora aberta. Essa é a melhor oportunidade de olharmos para o futebol feminino com o respeito que nossas jogadoras merecem. Apesar do início de temporada tumultuado em 2019, é costume dizer que, no futebol, a torcida é a camisa 12 que um time precisa. Tanto para ganhar, quanto para se manter vivo.

Portanto, tire seu preconceito de campo. O futebol feminino tem graça, sim!

(8)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) Assinale a alternativa que apresenta desvio da norma culta.

(A) Presente em todas edições da Copa, o Brasil busca sua primeira conquista no Mundial e estreia contra a Jamaica, no dia 9, em Grenoble.

(B) (...) a Copa do Mundo Feminina mostra a força das mulheres no futebol, sobretudo no Brasil, onde a modalidade resiste há anos.

(C) Um pensamento antigo e machista, que até hoje é replicado por muita gente. (D) O futebol feminino tem graça, sim!

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) O uso das aspas no segundo parágrafo indica (A) ironia da autora do texto sobre o tema falado.

(B) uma citação direta de alguém sobre o futebol feminino. (C) expressões do senso comum sobre o assunto.

(D) uma fala pouco comum ao léxico brasileiro.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) De acordo com o texto, pode-se afirmar que o futebol feminino, em relação ao futebol masculino, é

(A) ridicularizado. (B) desvalorizado. (C) ressaltado. (D) engrandecido.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) A autora do texto combate a ideia de que o futebol feminino não teria “graça” com

(A) a exposição de figuras importantes do futebol feminino de diferentes épocas.

(B) a citação de jogadores do futebol masculino que não são tão bons quanto as mulheres. (C) o histórico da categoria e a luta das mulheres para poderem praticar o esporte. (D) a menção aos patrocínios e investimentos que o futebol feminino tem hoje.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) Segundo o texto, a importância da transmissão dos jogos do futebol feminino na TV aberta está em

(A) tornar mais conhecidas as jogadoras de futebol que hoje ainda não o são. (B) garantir maior investimento financeiro no time, buscando mais patrocínios. (C) fazer com que homens percam o preconceito pra com o futebol feminino.

(D) aumentar a visibilidade da modalidade e garantir que ele seja mais respeitado.

10

QUESTÃO

11

QUESTÃO

12

QUESTÃO

13

QUESTÃO

(9)

Texto para as questões de 15 a 18.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) O trecho “Aurora, com seus dedos rosados, abrisse caminho ao louro Febo”, apresentado no texto a que se refere essa questão, é construído a partir de uma

(A) metonímia. (B) antítese. (C) metáfora. (D) personificação.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Em “defendia com azedume e paixão a proeminência do Amazonas sobre todos os demais rios do mundo”, o uso das palavras “azedume” e “proeminência” indica que Policarpo

(A) discutia pacientemente o caso.

(B) não aceitava a discussão sobre o caso.

(C) defendia de forma apaixonada o caso dos rios. (D) era condescendente com o caso do tamanho do rio.

15

QUESTÃO

16

QUESTÃO

Era onde estava bem. No meio de soldados, de canhões, de veteranos, de papelada inçada de quilos de pólvora, de nomes de fuzis e termos técnicos de artilharia, aspirava diariamente aquele hálito de guerra, de bravura, de vitória, de triunfo, que é bem o hálito da Pátria.

Durante os lazeres burocráticos, estudou, mas estudou a Pátria, nas suas riquezas naturais, na sua história, na sua geografia, na sua literatura e na sua política. Quaresma sabia as espécies de minerais, vegetais e animais, que o Brasil continha; sabia o valor do ouro, dos diamantes exportados por Minas, as guerras holandesas, as batalhas do Paraguai, as nascentes e o curso de todos os rios. Defendia com azedume e paixão a proeminência do Amazonas sobre todos os demais rios do mundo. Para isso ia até ao crime de amputar alguns quilômetros ao Nilo e era com este rival do “seu” rio que ele mais implicava. Ai de quem o citasse na sua frente! Em geral, calmo e delicado, o major ficava agitado e malcriado, quando se discutia a extensão do Amazonas em face da do Nilo.

Havia um ano a esta parte que se dedicava ao tupi-guarani. Todas as manhãs, antes que a “Aurora, com seus dedos rosados, abrisse caminho ao louro Febo”, ele se atracava até ao almoço com o Montoya, Arte y diccionario de la lengua

guaraní ó más bien tupí, e estudava o jargão caboclo com afinco e paixão. Na repartição, os pequenos empregados,

amanuenses e escreventes, tendo notícia desse estudo do idioma tupiniquim, deram não se sabe por que em chamá-lo - Ubirajara. Certa vez, o escrevente Azevedo, ao assinar o ponto, distraído, sem reparar quem lhe estava às costas, disse em tom chocarreiro: “Você já viu que hoje o Ubirajara está tardando?”

(10)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) A construção da frase “durante os lazeres burocráticos” utiliza elementos lexicais que não parecem se encaixar, no caso, “lazeres burocráticos”. Essa expressão, no contexto da obra, deve ser entendida como

(A) o uso do estudo como uma forma de lazer necessária ao sentimento ufânico. (B) o estudo como uma forma obrigatória de entendimento da terra exaltada. (C) a necessidade do povo em conhecer a cultura do país em que nasceram. (D) a busca por momentos de lazer durante a folga da burocracia laboral.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) O começo do trecho referente a essa questão apresenta uma definição de Policarpo como um homem que

(A) lutara em guerras no passado, sempre defendendo o princípio da soberania do país, sua maior luta. (B) indicava a obsolescência das Forças Armadas, ainda que sendo um componente de tais forças. (C) via a violência como uma forma justificável para a solução dos problemas de soberania nacional. (D) entendia as Forças Armadas como uma marca da soberania nacional e, por isso, fazia parte delas.

Texto para as questões de 19 a 22.

17

QUESTÃO

18

QUESTÃO

Os acontecimentos a que aludiam os graves personagens reunidos em torno da mesa de solo, na tarde memorável da festa comemorativa do pedido de casamento de Ismênia, se tinham desenrolado com rapidez fulminante. A força de ideias e sentimentos contidos em Quaresma se havia revelado em atos imprevistos com uma sequência brusca e uma velocidade de turbilhão. O primeiro fato surpreendeu, mas vieram outros e outros, de forma que o que pareceu no começo uma extravagância, uma pequena mania, se apresentou logo em insânia declarada.

Justamente algumas semanas antes do pedido de casamento, ao abrir-se a sessão da Câmara, o secretário teve que proceder à leitura de um requerimento singular e que veio a ter uma fortuna de publicidade e comentário pouco usual em documentos de tal natureza.

O burburinho e a desordem que caracterizam o recolhimento indispensável ao elevado trabalho de legislar não permitiram que os deputados o ouvissem; os jornalistas, porém, que estavam próximo à Mesa, ao ouvi-lo, prorromperam em gargalhadas, certamente inconvenientes à majestade do lugar. O riso é contagioso. O secretário, no meio da leitura, ria-se, discretamente; pelo fim, já ria-se o presidente, ria-se o oficial da ata, ria-se o contínuo -toda a Mesa e aquela população que a cerca riram-se da petição, largamente, querendo sempre conter o riso, havendo em alguns tão fraca alegria que as lágrimas vieram.

Quem soubesse o que uma tal folha de papel representava de esforço, de trabalho, de sonho generoso e desinteressado, havia de sentir uma penosa tristeza, ouvindo aquele rir inofensivo diante dela. Merecia raiva, ódio, um deboche de inimigo talvez, o documento que chegava à Mesa da Câmara, mas não aquele recebimento hilárico, de uma hilaridade inocente, sem fundo algum, assim como se se estivesse a rir de uma palhaçada, de uma sorte de circo de cavalinhos ou de uma careta de clown.

Os que riam, porém, não lhe sabiam a causa e só viam nele um motivo para riso franco e sem maldade. A sessão daquele dia fora fria; e, por ser assim, as seções dos jornais referentes à Câmara, no dia seguinte, publicaram o seguinte requerimento e glosaram-no em todos os tons.

(11)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) A leitura da obra Triste fim de Policarpo Quaresma indica que “o primeiro fato”, aquele que surpreendeu as pessoas, como indicado no trecho em questão, está relacionado diretamente à

(A) proposta de implementação do tupi como língua oficial do país. (B) noção de que a agricultura poderia salvar a economia nacional. (C) conscientização de Quaresma quanto aos problemas nacionais. (D) Revolta da Armada, em que se defendeu o Brasil de um golpe.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) O trecho em evidência para esta questão aponta que o pensamento de Policarpo, enviado à mesa da Câmara, foi tratado como

(A) um pedido importante. (B) uma afronta à Câmara. (C) uma piada de gosto duvidoso. (D) um assunto desimportante.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) O narrador do texto, ao falar da petição de Policarpo, indica que

(A) o pedido era fruto de uma extensa pesquisa e resultado dos melhores objetivos para o país. (B) o pouco embasamento científico para a construção do pedido fez com que ele fosse ignorado.

(C) a inocência do pedido de Policarpo é o principal fator para que a petição não fosse levada a sério pela Câmara. (D) o deboche por parte dos deputados foi motivado pela não compreensão completa do pedido feito por Policarpo.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Segundo o narrador, o interesse de Policarpo pelo Brasil deveria ser entendido como

(A) interesseiro e sem fundamentação. (B) pessoal e sem inocência.

(C) desinteressado, mas mal-intencionado. (D) desinteressado e marcado por inocência.

19

QUESTÃO

20

QUESTÃO

21

QUESTÃO

22

QUESTÃO

(12)

Texto para questões 23 e 24.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Andrea Belo) The text addresses that (A) the elephant attacked Aunty Ethel.

(B) aunty Ethel doesn’t like the author. (C) the author was dreaming.

(D) the author arrived late at the meeting.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Andrea Belo) The pronoun “it”, underlined in the text, refers to: (A) elephant.

(B) banana. (C) corner.

(D) the author herself.

Read the following text and answer questions 25 to 27.

23

QUESTÃO

24

QUESTÃO

So, I was walking along street on my way to work as usual, but for some reason I was in a hurry. I wasn't really sure why I was in a hurry. And then I realized that I was holding a banana in my hand. I didn't know why I was holding a banana in my hand, but I knew it was really important for some reason. It was a really important banana, only I didn't know why the banana was so important. Then I met my Aunty Ethel on the street corner. It was strange, because I hadn't seen Aunty Ethel for about twenty years. I was really surprised to see her, but she didn't seem surprised to see me.

'Be careful with that banana!' she said. And I laughed, because I knew that it was a really important banana and, yes, I had to be careful with it. Then, when we went round the corner, there was an elephant blocking the street. It depends where you live, I guess, but in Manchester it's pretty strange to see elephant blocking the street. The strange thing was, though, that I wasn't really that surprised. 'Oh no!' I was thinking. 'Another elephant blocking the street … what a pain! Especially this morning when I'm late and in a hurry, and with Aunty Ethel, and this really important banana …' Then I started to get worried, and then … I woke up (…)

https://learnenglish.britishcouncil.org/general-english/story-zone/b2-c1-stories/elephants-bananas-and-aunty-ethel

CORONAVIRUS CAR

India continues its 21-day coronavirus lockdown, and people are coming up with bizarre methods to raise awareness of the disease among the population.

An Indian inventor created a COVID-19-shaped vehicle that is running on a scooter engine. The vehicle reminds people to stay home during the lockdown.

This is not the only curious way people are raising awareness in the country. Indian police have started wearing red helmets that resemble the coronavirus. They are directing traffic in these helmets, and they want to remind people of the restrictions that can help stop the spread of the virus.

Police officers even filmed Bollywood-style video in which they show how to wash hands properly.

(13)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Andrea Belo) According to the text, (A) India has only a few cases of coronavirus.

(B) India interrupted its lockdown.

(C) Indians have worked in awareness methods.

(D) police officers are arresting who is trying to raise awareness.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Andrea Belo) The word “this”, underlined in the text, carries out the act of

(A) India continues its coronavirus lockdown. (B) India has started a lockdown.

(C) an Indian inventor created a COVID-19-shaped car to remind people to stay home. (D) people are not staying home.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Andrea Belo) The term “even”, in the last line, carries out the act of (A) an action that was done.

(B) something that will be done.

(C) something that was done immediately. (D) an action that is going to be done.

25

QUESTÃO

26

QUESTÃO

27

QUESTÃO

PUNTOS VIOLETA: ¿QUÉ PUEDO HACER SI CONOZCO UN

CASO DE VIOLENCIA MACHISTA?

Igualdad lanza una campaña para que comercios, empresas y particulares se identifiquen como “lugares seguros” para las víctimas

La violencia machista es un problema social y público que incumbe a todas las personas. Sin embargo, las denuncias del entorno apenas llegan a un 3% y también son residuales las de posibles testigos presenciales. La última iniciativa del Ministerio de Igualdad, los puntos violeta, busca incrementar exponencialmente esa implicación, concienciar de que esa lucha “es una responsabilidad de todos”, en palabras de la ministra, Irene Montero.

Montero ha presentado este miércoles una campaña para que comercios, empresas, negocios públicos y privados y también personas particulares se identifiquen como puntos seguros a los que pueden acudir las víctimas en busca de ayuda. 28 mujeres han sido asesinadas por sus parejas o exparejas en 2021. Son 1.106 mujeres desde que empezó la contabilidad oficial en 2003 y 40 niños asesinados desde 2013.

Las personas interesadas en sumarse pueden bajarse los distintivos y las guías con consejos sobre cómo ayudar pinchando en este enlace. No se trata de que las mujeres denuncien en estos lugares, sino que sepan que son sitios en los que las pueden ayudar y dirigir a servicios especializados. “Tenemos un objetivo muy claro, llegar siempre a tiempo”, ha señalado este miércoles Montero, en la presentación de la iniciativa y del catálogo de medidas urgentes contra la violencia machista recién aprobado por el Consejo de Ministros. Un acuerdo impulsado por el repunte de asesinatos en mayo. En apenas una semana se registraron seis casos. En solo 30 días hubo más asesinatos que en los cuatro primeros meses del año.

(14)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Nailla Malta) Según el texto:

(A) el objetivo del programa es responsabilizar los ciudadanos por el combate de la violación femenina. (B) conducir las investigaciones de manera adecuada.

(C) orientar a las autoridades sobre la violación de mujeres. (D) orientar a las víctimas sobre la denuncia de agresión sufrida.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Nailla Malta) El texto se compone por: (A) casos reales.

(B) testimonios de las victimas. (C) argumentos de autoridades. (D) punto de vista del autor.

23

QUESTÃO

24

QUESTÃO

“El objetivo es que toda la sociedad sepa que cada uno y cada una de nosotros puede hacer algo para erradicar la violencia contra las mujeres. Que ellas sepan que no están solas y que un comercio que tenga este distintivo visible es un lugar seguro. Que sepan que tienen un acompañamiento de la sociedad”, ha dicho la ministra. La guía incluye consejos y respuestas. “Puede que sepas que una mujer cercana a ti está enfrentando violencia. Quizá has presenciado una agresión en la calle o la escuches del otro lado de la pared, y tengas dudas de cómo proceder. Puede incluso que tú estés viviendo una situación de violencia”, plantea el manual, centrado tanto en la violencia que se sufre en el seno de la pareja o expareja como en las agresiones sexuales.

En el texto se incluyen los distintos teléfonos de atención a las mujeres —desde el 016 de atención a las víctimas a un teléfono para pedir asistencia para las mascotas (673 765 330) y ofrece pautas y consejos para posibles testigos—. Recomienda, por ejemplo, intentar grabar con un móvil la situación: “Este tipo de pruebas son muy importantes para el atestado. Pon estas grabaciones a disposición de la Policía y/o Guardia Civil”, recomienda y recuerda que no se compartan por redes sociales. En los casos de violencia de pareja o expareja, pueden denunciar tanto la víctima como otras personas, aunque muchas tienen dificultad para hacerlo y pueden tardar años.

Sobre las agresiones sexuales —que siempre deben ser denunciadas por las víctimas al ser delitos semiprivados— recuerda que “lo primero” es acompañar y atender a la víctima con empatía, “escucha activa y sin juzgar lo sucedido”. “No le hagas preguntas incómodas”, añade. En estos casos no lo puede denunciar solo una tercera persona, la víctima debe de haberlo denunciado primero, pero sí acompañar a la víctima y ofrecer su testimonio. Si ha ocurrido de forma reciente, se recomienda asistencia médica. “Este paso es importante porque pueden tomarse muestras biológicas y detectarse posibles Infecciones de Transmisión Sexual (ITS). Para ello es aconsejable no lavarse”.

La guía incluye además definiciones de algunos de los distintos tipos de violencia machista: física, sexual, económica —“lograr o intentar conseguir la dependencia financiera de otra persona”—; psicológica o digital, de la que el ciberacoso es las más características “mediante estrategias humillantes que afectan a la privacidad e intimidad”.

(15)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Nailla Malta) Las comillas sirven para: (A) marcar oralidad.

(B) exponer extranjerismo. (C) mostrar énfasis. (D) marcar citación.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Nailla Malta) Se puede remplazar el término destacado, sin alteraciones de sentido, por:

(A) pese que. (B) aún. (C) aun. (D) todavía.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Nailla Malta) El uso de dos puntos se justifica por: (A) explicación.

(B) ejemplificación. (C) retomada. (D) delimitación.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Andrew Cazemiro) Uma doceira produz brigadeiros, cobrando uma determinada quantia por cada dezena de doces encomendados. Em uma ocasião, um cliente encomendou 8 dezenas de brigadeiros, e após negociações, a doceira aceitou cobrar por esse total o montante equivalente a apenas 6 dezenas. Com isso, o desconto aplicado nessa venda foi de:

(A) 10%. (B) 15%. (C) 20%. (D) 25%.

28

QUESTÃO

25

QUESTÃO

26

QUESTÃO

27

QUESTÃO

“Tenemos un objetivo muy claro, llegar siempre a tiempo”(…)

En los casos de violencia de pareja o expareja, pueden denunciar tanto la víctima como otras personas,

aunque muchas tienen dificultad para hacerlo y pueden tardar años. (…)”

“La guía incluye además definiciones de algunos de los distintos tipos de violencia machista: física,

(16)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Andrew Cazemiro) Um nadador olímpico, ao iniciar a preparação para a disputa da prova dos 1.500 metros nado livre, estabeleceu o seguinte programa progressivo de treinamento. • No primeiro dia, nadou 550 metros;

• Nos dias seguintes, acrescentou 38 metros à distância percorrida no dia anterior, até chegar à totalidade da distância da prova.

Após o término desse dia, o total de quilômetros nadados por esse atleta em todo o programa de treinamento foi: (A) 17,48.

(B) 22,45. (C) 26,65. (D) 28,96.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Andrew Cazemiro) Os pontos 𝐴(0,4) e 𝐵(1, 5) são vértices de um triângulo ABC, localizado em plano de coordenadas cartesianas, retângulo em A. Dado que o vértice C pertence ao eixo das abscissas, pode-se calcular que a abscissa de C é igual a:

(A) 3. (B) 4. (C) 5. (D) 6.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Andrew Cazemiro) Dois times de futebol realizarão uma partida decisiva, que renderá ao vencedor o título do campeonato. Para definir em qual estádio será jogada a partida, um sorteio será realizado do seguinte modo: 12 bolas vermelhas, representando o time A e 𝑛 bolas verdes, representando o time B, serão colocadas em uma urna. Uma bola será retirada ao acaso, e a cor dela definirá qual time será o mandante da partida. A quantidade de bolas representando cada time é proporcional ao desempenho dessas duas equipes no decorrer do torneio. Dado que a probabilidade de que a bola sorteada seja vermelha é de 60%, o número de bolas verdes nessa urna é igual a:

(A) 8. (B) 9. (C) 10. (D) 11.

29

QUESTÃO

30

QUESTÃO

31

QUESTÃO

(17)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Andrew Cazemiro) Considere o gráfico a seguir, em que a área pintada da figura é limitada pelos eixos coordenados, pela reta 𝑟, que passa por 𝐴(0,6) e 𝐵(4,0) e pela reta 𝑠, perpendicular ao eixo 𝑂𝑦 no ponto P.

Para que a área da parte pintada seja igual a 23 da área do triângulo AOB, a ordenada do ponto P deve ser: (A) 2 ∙ (3 − √3).

(B) 2 ∙ (3 − √2). (C) 6 ∙ (1 − √3). (D) 6 ∙ (1 − √2).

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Andrew Cazemiro) Uma caixa de papelão com o formato de um prisma hexagonal regular com 20cm de altura e 8cm de lado da base foi pintada da base inferior até a metade de sua altura.

32

QUESTÃO

(18)

Considerando √3 = 1,7, a área pintada da caixa será, em cm², igual a: (A) 532,7.

(B) 643,2. (C) 724,5. (D) 788,6.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Andrew Cazemiro) Em um jogo de Matemática realizado na sala de aula, o professor mostrou aos alunos um baralho com três tipos de cartas:

• VERMELHA ⟶ eleva qualquer valor à segunda potência; • AZUL ⟶ acrescenta 10 unidades a qualquer valor;

• ROXA ⟶ calcula o logaritmo na base 2 de qualquer valor.

Iniciando o jogo, um aluno escolheu um número, e em seguida retirou 3 cartões, nessa ordem: ROXO, VERMELHO e AZUL. Após realizar os cálculos corretos, ele chegou ao número 35. O número inicialmente pensado por esse aluno foi:

(A) 8. (B) 12. (C) 16. (D) 32.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Henrique Goulart) As lupas são instrumentos ópticos que auxiliam a leitura, principalmente entre pessoas com deficiências ou defeitos visuais, ampliando a letra quando posicionada próxima ao objeto e mantendo sua imagem sem inversão. A lente utilizada em lupas e a imagem provocada por ela são, respectivamente:

(A) convergente e real. (B) convergente e virtual. (C) divergente e real. (D) divergente e virtual.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Henrique Goulart) O conta-giros do painel de um veículo mostra uma frequência de 3.000rpm do virabrequim do motor. O período de rotação dessa peça, em segundos, é:

(A) 20. (B) 2. (C) 0,2. (D) 0,02.

34

QUESTÃO

35

QUESTÃO

36

QUESTÃO

(19)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Henrique Goulart) Uma ginasta de 50kg de massa que pratica saltos em um trampolim, com constante elástica de 10kN/m, pula atingindo uma altura de 2,5m com relação ao referencial do trampolim. Desconsiderando forças dissipativas, para atingir essa altura em um local onde a aceleração gravitacional vale 10m/s², a mola deve sofrer uma deformação de:

(A) 0,1m. (B) 0,25m. (C) 0,5m. (D) 0,75m.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Henrique Goulart) Uma associação de resistores com diferença de potencial de 36V entre os terminais AB será conectada a um fusível que permite uma corrente elétrica máxima de 10A. Cada resistor R possui uma resistência igual a 6Ω.

De acordo com os esquemas acima, queimará o fusível da associação: (A) I.

(B) II. (C) III. (D) IV.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Gabriel Prazeres) Considere a tabela a seguir:

SOLUÇÃO SOLUTO CONCENTRAÇÃO

(mol/L) VOLUME DA SOLUÇÃO (mL) A Na2S 0,1 200 B K2S 0,2 400 C CaS 0,3 700

Ao misturar as soluções A, B e C, a concentração final de íons sulfeto, em mol/L, corresponde a aproximadamente: (A) 0,12. (B) 0,24. (C) 0,36 (D) 0,48.

37

QUESTÃO

38

QUESTÃO

39

QUESTÃO

(20)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Gabriel Prazeres) A fabricação do sulfeto de sódio, por meio da saturação de uma solução de hidróxido de sódio com sulfeto de hidrogênio, ocorre de acordo com as reações:

H2S + a NaOH ⟶ b NaHS + H2O c NaHS + d NaOH ⟶ e Na2S + H2O

Quando a equação é balanceada, os coeficientes a, b, c, d e e correspondem, respectivamente, aos seguintes valores: (A) 3, 3, 3, 3 e 3.

(B) 2, 2, 2, 2 e 2. (C) 1, 1, 1, 1 e 1. (D) 3, 2, 2, 3 e 1.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Gabriel Prazeres) Um dipeptídeo é uma molécula formada a partir da ligação covalente entre dois aminoácidos, podendo serem iguais ou não. Essa ligação ocorre por meio da reação representada a seguir:

Os grupamentos funcionais das moléculas de aminoácidos que reagem correspondem às funções orgânicas denominadas:

(A) cetona e amina. (B) aldeído e amida.

(C) ácido carboxílico e amida. (D) ácido carboxílico e amina.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Gabriel Prazeres) O metal descrito no texto é denominado: (A) ouro. (B) cobre. (C) cálcio. (D) estrôncio.

40

QUESTÃO

41

QUESTÃO

42

QUESTÃO

“O excesso do metal de menor raio atômico do grupo 11 da tabela de classificação periódica, solúvel no organismo humano (hipercupremia), pode ser tóxico devido à afinidade desse com grupos S-H de muitas proteínas e enzimas, causando doenças como epilepsia, melanomas, artrite reumatoide e doenças psiquiátricas.”

Disponível em: https://www.scielo.br/j/cagro/a/Tg44YVyPKft8rFjnrJwrmqS/abstract/?lang=pt. Acesso em 28 de jul. de 2021. .

(21)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) O fígado é a maior glândula do corpo e um dos principais órgãos, sendo responsável por funções que vão desde a digestão até a degradação de hemácias, a detoxificação e outros processos metabólicos.

Acerca dos processos metabólicos, é principalmente no fígado que ocorre a síntese de glicose a partir de outros compostos ou precursores não glicídicos, como o piruvato, o lactato, o glicerol e aminoácidos. Esse processo recebe o nome de (A) glicogenólise. (B) gliconeogênese. (C) glicólise. (D) glicogênese.

43

QUESTÃO

(22)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) Angiospermas são as únicas plantas que produzem flores e frutos. A formação de flores é um dos motivos do sucesso reprodutivo do grupo, pois representa um atrativo para a polinização cruzada, especialmente realizada por animais.

Considerando que as flores polinizadas por animais apresentam adaptações que os atraem, é correto dizer que aquelas polinizadas por pássaros devem apresentar

(A) odor como de carne em decomposição. (B) cores pouco vistosas.

(C) fragrância leve e abertura noturna. (D) nectários.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) Mutações gênicas ocorrem ao acaso e, quando acontecem em porção codificante, podem resultar em alteração da proteína que deveria ser produzida.

Considere o trecho de um gene que contenha a seguinte sequência de bases nitrogenadas e em que houve uma mutação por substituição da quarta base, em negrito, por uma timina:

3’ TGCCGATGAGGC 5’

Ao olhar para a tabela do código genético que segue, é possível dizer que a mutação foi

(A) silenciosa. (B) sem sentido. (C) não sinônima. (D) sinônima.

44

QUESTÃO

45

QUESTÃO

(23)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Carol Negrin) Que a membrana plasmática tem função de permeabilidade seletiva todos sabemos. Mas outras funções também são de grande importância, especialmente se estivermos tratando da formação de tecidos, como o epitelial. Algumas especializações que ocorrem na membrana celular garantem que células vizinhas permaneçam firmemente aderidas, além de que se mantenham em comunicação. Os desmossomos são especializações de membrana que fazem a adesão entre células vizinhas. São formados por proteínas que formam duas placas densas, uma delas na membrana de uma das células e a outra, na membrana da célula vizinha. Essas placas associam-se através de outras proteínas, que atravessam a membrana e interagem no espaço intercelular. Além disso, o lado das placas voltado para o citoplasma interage com componentes do citoesqueleto. Assim ocorre o ancoramento do desmossomo em toda a estrutura celular e a manutenção da arquitetura tecidual.

Fonte: Shutterstock.

Os componentes do citoesqueleto que fazem parte da estrutura dos desmossomos são os (A) microfilamentos.

(B) microtúbulos.

(C) filamentos de actina. (D) filamentos intermediários.

(24)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) Lançado em 1951, o filme Fui Comunista para o F.B.I. (I Was a Communist for the F.B.I., no original) conta a história do esloveno-americano Matt Cvetic (Frank Lovejoy), um agente do FBI que se infiltra no Partido Comunista dos Estados Unidos. Porém, seus amigos e familiares começam a acreditar que Cvetic é um comunista de verdade, sendo considerado um traidor de seu país ao tentar cumprir a sua missão: levar alguns membros do partido à justiça e proteger um antigo membro da fúria de seus ex-aliados.

Ao voltar-se para o próprio contexto político em que foi produzida, a obra fílmica mencionada reproduz o seguinte aspecto identificado na sociedade norte-americana no período:

(A) contenção dos defensores dos direitos civis da população afro-americana. (B) perseguição dos indivíduos considerados ideologicamente subversivos. (C) adesão da maioria do eleitorado às organizações partidárias de esquerda. (D) irrupção de movimentos contestadores da política externa estadunidense.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) O anúncio da Texaco, publicado no jornal Estado de

São Paulo, em 1971, reproduz elementos verificados nos discursos oficiais e materiais publicitários difundidos pelo

regime militar. Naquela conjuntura política, os governantes buscaram sua legitimação a partir da (A) exaltação dos êxitos obtidos pela agenda econômica neoliberal.

(B) restrição do patriotismo ao fortalecimento da esfera privada. (C) estimulação do otimismo quanto ao desenvolvimento do país. (D) repressão escancarada de movimentos e ideias oposicionistas.

47

QUESTÃO

Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26534/3/PoderComunica%C3%A7%C3%A3oRegime.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2021.

48

QUESTÃO

Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0043665/m ediaviewer/rm3933174528/. Acesso em:

(25)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) A charge acima faz referência à reforma sanitária conduzida no Rio de Janeiro pelo médico-sanitarista Oswaldo Cruz, durante o governo Rodrigues Alves (1902-1906), associando as medidas adotadas

(A) ao bem-estar da população. (B) à erradicação da miséria. (C) à destruição das favelas. (D) à ideia de civilização.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) Em discurso proferido em um contexto de radicalização política, o presidente João Goulart associa o desenvolvimento do ideário democrático à:

(A) abertura da economia ao capital internacional. (B) supressão dos partidos políticos de oposição. (C) adoção das reformas de base e ao trabalhismo. (D) criação de novas estatais e obras de infraestrutura.

49

QUESTÃO

“A democracia que eles desejam impingir-nos é a democracia antipovo, do anti-sindicato, da anti-reforma, ou seja, aquela que melhor atende aos interesses dos grupos a que eles servem ou representam. A democracia que eles querem é a democracia para liquidar com a Petrobrás; é a democracia dos monopólios privados, nacionais e internacionais, é a democracia que luta contra os governos populares e que levou Getúlio Vargas ao supremo sacrifício.”

Discurso de Jango na Central do Brasil em 1964. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/cidadania/2014/03/discurso-de-jango-na-central-do-brasil-em-1964. Acesso em: 29 jul. 2021.

50

QUESTÃO

(26)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) O texto acima foi publicado após o incêndio da estátua do bandeirante Borba Gato na capital paulista, promovido em julho de 2021 durante um ato político conduzido por ativistas de um movimento social. A contestação da homenagem ao personagem histórico deu-se em um contexto de: (A) visibilidade de memórias silenciadas.

(B) revisão da ideia de identidade regional. (C) crítica dos padrões artísticos adotados. (D) novas descobertas na historiografia colonial.

51

QUESTÃO .

ESTÁTUA DE BORBA GATO EM SÃO PAULO CAUSA POLÊMICA

DESDE A INAUGURAÇÃO

Não é de hoje que a estátua de Borba Gato, em São Paulo, causa polêmica estética. O próprio autor da escultura, Júlio Guerra, disse que Borba Gato talvez não fosse uma obra de arte. Ainda assim, declarava-se satisfeito com o que tinha feito. Conforme defende Márcia Maria da Graça Costa, “ao escolher a figura do bandeirante para homenagear, o monumento se ajustava ideologicamente ao imaginário paulista, transformando-se em mais um narrador da mitologia, transmitindo e renovando o imaginário do bandeirante. A exaltação do bandeirante como herói, uma imagem fomentada na história da sociedade paulista, também criou o debate sobre a pertinência de homenagear tais figuras.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/07/estatua-de-borba-gato-em-sao-paulo-causa-polemica-desde-a-inauguracao.shtml. Acesso em: 28 jul. 2021. Adaptado.

.

“Quando se estuda historicamente a estrutura fundiária no Brasil, ou seja, a forma de distribuição e acesso à terra, verifica-se que desde os primórdios do período colonial essa distribuição foi desigual. Primeiro foram as capitanias hereditárias e seus donatários, depois foram as sesmarias. Estas estão na origem de grande parte dos latifúndios do país. São frutos da herança colonial quando a terra era doada pela Coroa aos membros da corte (...) pode-se verificar que essas marcas que caracterizam a concentração fundiária no Brasil têm sua origem na própria história do país.”

(27)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Priscila Lima) As informações do texto e a comparação dos dados dos gráficos indicam processos que são consolidados pela

(A) superação da agricultura patronal pela agroecologia. (B) mitigação do agronegócio após a Revolução Verde. (C) superioridade numérica dos minifúndios.

(D) efetividade da reforma agrária da Constituição de 1988.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Priscila Lima) O cenário geopolítico em questão ficou conhecido como a Segunda Guerra do Afeganistão, que teve origem sob

(A) a doutrina Truman, buscando barrar o avanço comunista consolidado no Cazaquistão em direção aos países vizinhos.

(B) a doutrina Bush. Após o início de tal guerra emergiu o termo “eixo do mal”, composto por Irã, Iraque e Coreia do Norte.

(C) a doutrina Monroe, com o objetivo de consolidar a presença estadunidense no Oriente Médio após crises do petróleo.

(D) a Guerra ao Terror, que nessa ocasião não respeito o veto do Conselho de Segurança da ONU, sendo considerada ilegal.

52

QUESTÃO

53

QUESTÃO

54

QUESTÃO .

TROPAS DOS EUA DEIXAM A BASE AÉREA DE BAGRAM, PRINCIPAL

INSTALAÇÃO MILITAR AMERICANA NO AFEGANISTÃO

As tropas dos Estados Unidos deixaram nesta sexta-feira (2) a base aérea de Bagram, principal instalação militar americana no Afeganistão, segundo diversas reportagens da imprensa americana. (...) Segundo a agência de notícias Reuters, ainda há soldados americanos – o número não é identificado – em uma pequena base na capital Cabul, mas eles devem retornar em breve para a casa.

Fonte: G1, publicado em 02 jul. 2021. Disponível em https://bityli.com/SQGjf. Acesso em 28/07/2021.

(28)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Priscila Lima) O climograma em questão é da cidade indiana Napgur, sendo retratada a dinâmica expressa na imagem em

(A) janeiro. (B) julho. (C) agosto. (D) setembro.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Priscila Lima) A urbanização brasileira não se deu de maneira homogênea e concomitante em todo o território brasileiro, assim, podemos afirmar que

(A) o Sul é a segunda região do país mais urbanizada devido a sua estrutura agrária e processo de industrialização, reforçando o êxodo rural.

(B) a urbanização de todo o Nordeste aconteceu de maneira acelerada devido à concentração de terras herdada do período colonial com as sesmarias.

(C) impulsionada pela criação de Brasília, a urbanização no Centro-Oeste foi ainda mais intensificada pela estrutura fundiária e construção de rodovias.

(D) a região Norte do Brasil foi a última a conhecer um processo vigoroso de urbanização, impulsionado pelo aumento de cidades ao longo dos rios.

55

QUESTÃO .

“Nas décadas de 1970 e 1980 o Brasil sofreu um intenso processo de êxodo rural. A mecanização da produção agrícola expulsou trabalhadores do campo que se deslocaram para as cidades em busca de oportunidades de trabalho. Hoje, o deslocamento do campo para a cidade continua, porém, em percentuais menores.

O intenso processo de urbanização no Brasil gerou o fenômeno da metropolização (ocupação urbana que ultrapassa os limites das cidades) e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes centros metropolitanos.”

Fonte: IBGE Educa. Disponível em https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em 28/07/2021.

(29)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Priscila Lima) É uma denominação que define a disposição espacial da produção econômica no Brasil antes da década de 1930, sendo definida pela fragmentação das atividades que se organizam em torno de um polo ou região isolada com elevado grau de autonomia.

Estamos falando do/da (A) frente pioneira. (B) economia nacional. (C) arquipélago econômico. (D) marcha para oeste.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Alê Lopes) A condenação do comportamento do diretor administrativo tem como causa evidente as práticas

(A) do racismo e da discriminação religiosa.

(B) da liberdade de expressão e uso legitimo da função de chefia. (C) da exploração do trabalho e liberdade de expressão.

(D) do racismo e da exploração do trabalho.

56

QUESTÃO

57

QUESTÃO

58

QUESTÃO “Nos primeiros Jogos, Atenas 1896, não participaram mulheres. O atletismo feminino só entrou no

programa olímpico a partir dos oitavos Jogos, em Amsterdã 1928. As mulheres disputaram os 100 metros, o revezamento curto, os 800 metros, o salto de altura e o lançamento de disco. Até Helsinki 1952, sua presença não chegou a 10%. Alcançaram 20% em Montreal 1976, 30% em Atlanta 1996, 40% em Atenas 2004. Só em Paris 2024 conseguirão a paridade de 50-50. Como lembra em seu escritos Cecile Houry, pesquisadora da Universidade de Miami, a história dos Jogos Olímpicos desde seu refundação, em 1896, corre paralela ao que Marx chamou de processo histórico mundial, eles são sua expressão privilegiada, e permitem analisar a sucessão de mudanças sociais, econômicas, culturais e políticas na consideração do gênero, assim como a luta das mulheres para superar todos os preconceitos e conquistar territórios considerados exclusivamente masculinos. ‘Inicialmente, a sociedade temia que o esporte limitasse a capacidade reprodutiva das mulheres que o praticassem’, escreve Houry. ‘Depois, que as mulheres esportistas se masculinizassem e deixassem de ser atraentes para o homem, e finalmente que praticar esporte conduzisse a mulher indevidamente ao lesbianismo.’”

El País. A conquista de um espaço historicamente masculino nos Jogos Olímpicos. Jul/2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/esportes/jogos-olimpicos/2021-07-26/a-conquista-de-um-espaco-masculino-nos-jogos-olimpicos.html. Acesso em 27 jul.2021. Adaptado.

“A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região confirmou decisão de 1º grau que condenou uma empresa de autopeças de Osasco-SP a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 65 mil a um trabalhador judeu. Contratado em 2016 para aumentar o canal de vendas da companhia, o profissional alegou que passou a sofrer assédio moral e perseguição a partir de 2019 por um diretor administrativo. Entre os comportamentos adotados pelo diretor estavam: saudações nazistas (com o braço esticado) em reuniões da empresa; enaltações públicas à figura de Hitler; afirmações de que não gostava de trabalhar com latinos; e até zombaria a ponto sensível da religiosidade do reclamante, o Shabbat. No judaísmo, o Shabbat é o período de descanso e oração que começa no pôr do sol de sexta e se estende até o início da noite de sábado.”

TRT – Notícias. Saudações nazistas resultam em danos morais em favor de trabalhador judeu. 28/07/2021. Disponível em: https://ww2.trt2.jus.br/noticias//noticias/noticia/news/saudacoes-nazistas-e-comentarios-racistas-resultam-em-danos-morais- de-r-65-mil-em-favor-de-trabalhad/?tx_news_pi1%5Bcontroller%5D=News&tx_news_pi1%5Baction%5D=detail&cHash=9756aa9a78b18e26a46b02d64d2f 151b. Acesso em 28 jul. 2021. Adaptada.

(30)

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Alê Lopes) Com base na reportagem, a participação das mulheres em Olimpíadas é resultado

(A) das políticas de inclusão do Comitê Olímpico Internacional (COI), que sempre lutou pela participação das mulheres.

(B) dos protestos ocorridos no âmbito das competições esportivas.

(C) do reflexo das mobilizações por direitos iguais em diversas esferas sociais.

(D) de uma exigência do mercado, uma vez que as mulheres representam substancial nicho consumidor.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Alê Lopes) Com base no diálogo da charge “Hagar”, a visão cultural que prevalece externaliza uma compreensão do mundo caracterizada como

(A) bárbara de crenças. (B) igualitária de costumes. (C) relativista.

(D) etnocêntrica.

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Alê Lopes) A fotografia é do antropólogo Bronislaw Malinowski (1884-1942) durante seu convívio com os habitantes das Ilhas Trobriand, na Melanésia, período em que pôde fazer uma descrição inédita da vivacidade de uma cultura. Fruto desse trabalho, Malinowski publicou, em 1922, a obra

Argonautas do Pacífico ocidental. Um parágrafo clássico da Introdução do livro dá o sabor de sua narrativa:

“Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar e desaparecer de vista. Tendo encontrado um lugar para morar no alojamento de algum homem branco – negociante ou missionário – você nada tem a fazer a não ser iniciar imediatamente seu trabalho...”

59

QUESTÃO

(31)

Nesse contexto, o antropólogo inaugura um método de pesquisa que, a partir de então, passou a ser amplamente utilizado. Trata-se do método

(A) missionário. (B) positivista. (C) etnocêntrico. (D) etnográfico.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

O negacionismo tornou-se parte do discurso público sendo encampado por correntes ideológicas. Esse tipo de discurso que nega aquilo que cientificamente é considerado provável era utilizado no contexto da obra 1984 como um recurso de dominação. Em nossa época, ele ganha outros contornos.

A partir da leitura desse trecho do romance, escreva uma redação dissertativa-argumentativa, com 20 a 30 linhas, em que discuta a seguinte questão:

Na sociedade democrática, o negacionismo não é um direito de crença e de liberdade de expressão?

Seu texto deve atender à norma padrão da língua portuguesa, conter um título, além de ser inteiramente escrito com caneta.

“Que são as estrelas?”, disse O’Brien com indiferença. “Pontos de fogo a alguns quilômetros de nós. Poderíamos tocá-las, se quiséssemos, ou apagá-las. A Terra é o centro do universo. O Sol e as estrelas giram em torno dela. [...] Para certos fins, naturalmente, isso não é exato. Quando navegamos no oceano, ou quando prevemos um eclipse, muitas vezes achamos mais conveniente supor que a Terra gira em torno do Sol e que as estrelas estão a milhões de quilômetros de distância. Mas e daí? Você acha que não podemos produzir um sistema astronômico dual? As estrelas podem estar próximas ou distantes, segundo as nossas necessidades. Você acha que nossos matemáticos não são capazes de fazer isso? Já se esqueceu do duplipensamento?”

(32)
(33)

PREENCHA O GABARITO E

CONQUISTE

DESCONTOS

ATENÇÃO! O aluno conquistará desconto no percentual a seguir indicado, somente se participar e preencher o gabarito com suas respostas dentro do prazo de aplicação da prova simulada, em que:

✓ Premiação por desempenho (faixa única): acima de 80% de acertos – 100% de desconto

*Os cupons de desconto obtidos são aplicáveis somente aos pacotes, não são aplicáveis ao banco de questões ou aos planos de mentoria, salvo manifestação expressa do Estratégia Vestibulares.

Preencha seu gabarito!

Conheça o Estratégia Vestibulares!

(INSERIR BANNER e LINK)

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS

GRUPO

LINK DO GRUPO

Estratégia Militares

https://t.me/estrategiamilitares

Referências

Documentos relacionados

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Gabi Garcia) O texto indica uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela. A ideia de

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Celina Gil) A frase “Ela presumiu que eu não sabia como usar um fogão” pressupõe que a autora sentiu-se.. (A) espantada que

Após os debates, o PLE foi aprovado com os ajustes necessários a sua implementação sendo o resultado a Resolução nº 34/2020-CONSUNI/UFAL, de 08 de setembro de 2020,

São raras as notícias sobre futebol feminino no Rio de Janeiro entre as décadas de 1950 e 1960 (MOURÃO, 2005), sendo que algumas dão con- ta de partidas realizadas com mandato

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Alê Lopes) Considerando o fragmento da carta entre os dois industriais ingleses e seu contexto, assinale o que

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Nailla Malta) As palavras Benjamín, sí e dígale são acentuadas porque são, respectivamente:!. (A) esdrújula,

em live no YouTube do Estratégia Militares e do Estratégia Vestibulares às 19h do dia 22/08/2021. • Sendo constatado, através de ferramentas de Tecnologia da Informação ou

frequentava a praia próxima a sua casa e, em dias em que o mar estava flat, sem ondulações, gostava de flutuar na água do mar. Quando relaxado, reparava que durante um