• Nenhum resultado encontrado

Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ACTA Nº 349

No dia 19 de Março de 2013, pelas 14h30, reuniu, em sessão ordinária, o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

Presentes na sessão:

O Presidente do Conselho, Juiz Conselheiro António Calhau, Prof. Doutor Luís Sousa da Fábrica

Mestre Vasco Valdez,

Prof. Doutor Pedro Gonçalves, Juiz Conselheiro Lúcio Barbosa, Mestre Teresa de Moraes Sarmento, Juiz Conselheiro Abel Atanásio,

Juiz Desembargador Benjamim Barbosa, Juíza Cristina Bento Duarte,

Juiz Frederico Macedo Branco.

Não se encontravam presente o Exmo. Vogal Dr. Carlos Andrade Miranda, cuja ausência foi previamente comunicada.

Presidiu à reunião o Exmo. Juiz Conselheiro António Francisco de Almeida Calhau, Presidente do Conselho.

Aberta a sessão, foi efectuada a verificação de poderes dos membros do Conselho eleitos pela Assembleia da República nos termos da Resolução da Assembleia da República nº29/2013, publicada no Diário da República, 1ª série, nº 51, de 13 de Março: como efectivos, os Senhores Prof. Doutor Pedro António Pimenta da Costa Gonçalves, Juiz Conselheiro Lúcio Alberto de Assunção Barbosa, Dr. Carlos Manuel de Andrade Miranda e Mestre Maria Teresa Filipe de Moraes Sarmento e, como suplentes, os Senhores Mestre Fernando Licínio Lopes Martins, Dr. Eduardo

(2)

Jorge Glória Quinta Nova, Mestre Marta Vaz Canavarro Portocarrero de Carvalho e Dr. Carlos Alberto Fernandes Pinto.

A todos, o Exmo. Presidente dirigiu uma saudação de boas-vindas, na certeza de que tão ilustres personalidades irão contribuir para uma melhor e mais eficiente administração da justiça, na área do contencioso administrativo e fiscal.

Congratulou-se pela eleição do Exmo. Juiz Conselheiro Lúcio Alberto de Assunção Barbosa, cujo conhecimento profundo da jurisdição que lhe advém do seu percurso profissional como juiz da jurisdição, mas sobretudo dos altos cargos que assumiu quer como Presidente e Vice-Presidente do Supremo Tribunal Administrativo quer como Vogal do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, é uma indiscutível mais-valia para o funcionamento e actuação deste Conselho Superior.

Registou ainda a subida honra para o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais na continuidade da Exma. Mestre Maria Teresa Filipe de Moraes Sarmento e no regresso do Exmo. Dr. Manuel de Andrade Miranda (que não está presente), agora como efectivos, a este órgão de gestão e disciplina dos juízes da jurisdição administrativa e fiscal.

De seguida, fez consignar em acta uma especial saudação de apreço e reconhecimento ao Senhor Prof. Doutor Mário Aroso de Almeida, Mestre Bernardo Azevedo e Dr. Eduardo Quinta Nova pela forma altamente meritória como desempenharam os seus cargos, contribuindo assim para o reforço do prestígio do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, com profunda projecção na administração da Justiça, alicerce de um verdadeiro Estado de direito.

Cada um dos Exmos. Vogais endereçou palavras de cumprimentos e de boas- vindas aos novos membros, realçando a importância da designação de tão ilustres personalidades para o funcionamento e prestígio do órgão de gestão e disciplina dos juízes da jurisdição administrativa e fiscal.

Os novos membros do Conselho agradeceram as palavras que lhes foram dirigidas e manifestaram o firme propósito de prestarem a melhor colaboração em prol da Justiça e da jurisdição administrativa e fiscal.

Antes de dar início à apreciação dos pontos em tabela, foram abordados os seguintes assuntos:

(3)

a) Alterações ao ETAF.

Na sequência do contacto do Exmo. Chefe do Gabinete de SE a Ministra da Justiça, o Exmo. Presidente deu conta ao Conselho que poderiam ser remetidos comentários/sugestões de alteração ao ETAF, para além dos constantes da deliberação de 22 de Junho de 2011, os quais, após aprovação na próxima sessão, seriam reencaminhados para a Comissão de Revisão do CPA, CPTA e ETAF.

b) Reunião com a Troika (7ª avaliação).

O Exmo. Presidente deu conta ao Conselho da reunião havida com a Troika em Fevereiro de 2013, a qual foi convocada para análise dos processos superiores a 1 milhão de euros.

Nessa reunião, a discussão abarcou também os problemas de funcionamento da jurisdição, tendo o Exmo. Presidente dado conhecimento das propostas deste Conselho Superior já apresentadas ao Ministério da Justiça, nomeadamente quanto ao quadro de Inspectores, à reavaliação dos quadros dos TCA e TAF, à bolsa de juízes, à redefinição e reforço dos poderes dos presidentes dos TAF, ao recrutamento de juízes pelo CEJ, aos funcionários nos tribunais, ao SITAF, aos tribunais especializados, aos assessores e apoio aos magistrados…).

Sublinhou ainda que, sem a concretização destas medidas, dificilmente haverá recuperação efectiva de pendências em atraso.

Posto isto, passou-se à apreciação dos assuntos inscritos em Tabela:

1 – Ponto 2 da Tabela – Leitura e aprovação da acta nº 348 da sessão de 19 de Fevereiro de 2013.

Foi efectuada a leitura da acta da sessão anterior (acta nº 348), de 19 de Fevereiro de 2013, tendo a mesma sido aprovada e assinada por todos os membros do Conselho que nela intervieram e que na sessão de hoje se encontram presentes.

2 – Ponto 3 da Tabela – Processo nº 1245, referente a requerimentos apresentados por Juízes Desembargadores no âmbito do concurso aberto para a

(4)

Secção de Contencioso Tributário dos Tribunais Centrais Administrativos, Norte e Sul.

Deliberado fixar a seguinte doutrina (cfr. documento em anexo):

As vagas que ocorram em qualquer secção dos Tribunais Centrais Administrativos são preenchidas do seguinte modo:

a) Por transferência de Juízes do mesmo Tribunal pertencentes à outra secção ou por transferência de Juízes de outro Tribunal Central Administrativo;

b) Todas as vagas, quer as existentes, quer as que ocorram por efeito das transferências referidas em a) e b), serão preenchidas num único movimento e por ordem da preferência manifestada.

c) As vagas remanescentes são preenchidas por recurso às listas de graduação de concursos, durante o prazo da sua vigência.

3 – Ponto 4 da Tabela – Parecer sobre tomada de posição da ASJP, aprovada na Assembleia-geral de 3 de Novembro de 2012, relativa às sucessivas reduções remuneratórias dos juízes, nomeadamente as que decorrem da LOE 2013.

O Exmo. Vogal Prof. Doutor Luís Fábrica apresentou um parecer (anexo à presente acta) que, após discussão, foi aprovado por unanimidade.

O Exmo. Presidente e Vogais Prof. Doutor Luis Fabrica e Juiz Conselheiro Lúcio Barbosa, ausentando-se da sala, não participaram na discussão e votação do ponto 5 da Tabela, tendo o Exmo. Vogal Juiz Conselheiro Abel Atanásio assegurado a continuação dos trabalhos.

4 – Ponto 5 da Tabela – Resolução fundamentada no âmbito do pedido de suspensão de eficácia da deliberação de 13 de Dezembro de 2012, que aplicou a pena de demissão ao Mmo. Juiz ...

Deliberado ratificar a resolução fundamentada (cfr. documento em anexo).

(5)

Neste momento, o Exmo. Presidente e Vogais Prof. Doutor Luis Fabrica e Juiz Conselheiro Lúcio Barbosa regressaram à sala, retomando a participação na discussão e votação dos pontos que seguem.

5 - Ponto 6 da Tabela – Listas de antiguidade dos juízes da jurisdição administrativa e fiscal, reportadas a 31 de Dezembro de 2012.

Deliberado (cfr. documento em anexo):

a) Deferir os pedidos formulados, em sede de pronúncia, das Mmas. Juízas de Direito Ana Isabel Jorge Rodrigues e Catarina de Sousa Vasconcelos e dos Mmos. Juízes Desembargadores Dr. Aníbal Augusto Ruivo Ferraz e Dra. Maria Isabel de São Pedro Soeiro;

b) Deferir o pedido formulado pela Mma. Juíza de Direito Dra. Deolinda Maria Manilha Oliveira na parte relativa à contagem, como tempo de serviço efectivo, do período em que faltou por doença, compreendido entre 12.03.2007 e 09.12.2007, e indeferir na parte em que requer que o período de faltas por doença, compreendido entre 01.01.2012 a 01.07.2012, seja contado como tempo de serviço na parte em que excede os 180 dias;

c) E, em conformidade, reformular e aprovar as Listas de antiguidade dos juízes da jurisdição administrativa e fiscal, reportadas a 31 de Dezembro de 2012, que ficam a fazer parte integrante desta deliberação;

d) Publicitar as referidas listas no site do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

6 - Ponto 7 da Tabela – Ratificação do despacho do Presidente do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais (D5/2013, de 8 de Março), que deferiu o pedido de provimento a título definitivo, como juiz conselheiro da jurisdição administrativa e fiscal, apresentado pelo Mmo. Juiz Conselheiro Rosendo Dias José.

Deliberado ratificar esse despacho (cfr. documento em anexo).

(6)

7 - Ponto 1 da Tabela Adicional – Processo nº 1116, referente ao requerimento do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça a solicitar a clarificação do enquadramento legal da deliberação de 15 de Janeiro de 2013, referente à acumulação de funções do Mmo. Juiz Luís Ricardo Novais Machado Ferreira Leite.

Deliberado prestar o esclarecimento constante do documento em anexo, no sentido de que:

a) o serviço prestado por magistrados em áreas diferentes do mesmo Tribunal Administrativo e Fiscal deve ser equiparado a serviço em tribunais diferentes, sendo indiferente, para esse efeito que eles estejam agregados ou desdobrados;

b) o regime previsto na Lei nº 52/2008, de 28 de Agosto, é aplicável à jurisdição administrativa e fiscal, “com as devidas adaptações”, por força do disposto no artº 7º do ETAF.

8 - Ponto 2 da Tabela Adicional – Desligação do serviço do Mmo. Juiz Conselheiro José Manuel da Silva Santos Botelho, para efeitos de aposentação/jubilação.

Deliberado desligar do serviço o Mmo. Juiz Conselheiro José Manuel da Silva Santos Botelho, para efeitos de aposentação/jubilação (cfr. documento em anexo).

9 - Ponto 3 da Tabela Adicional – Desligação do serviço do Mmo. Juiz Conselheiro Américo Joaquim Pires Esteves, para efeitos de aposentação/jubilação.

Deliberado desligar do serviço o Mmo. Juiz Conselheiro Américo Joaquim Pires Esteves, para efeitos de aposentação/jubilação (cfr. documento em anexo).

10 - Ponto 4 da Tabela Adicional – Desligação do serviço do Mmo. Juiz Conselheiro Adérito da Conceição Salvador dos Santos, para efeitos de aposentação/jubilação.

Deliberado desligar do serviço o Mmo. Juiz Conselheiro Adérito da Conceição Salvador dos Santos, para efeitos de aposentação/jubilação (cfr. documento em anexo).

(7)

11 - Ponto 5 da Tabela Adicional – Processo nº 989, referente à Inspecção judicial extraordinária ao serviço prestado no TCA Norte pelo Mmo. Juiz Desembargador José Luis Paulo Escudeiro, actualmente aposentado.

Deliberado ordenar o arquivamento dos autos, por inutilidade superveniente da lide, em face da aposentação do Mmo. Juiz Desembargador José Luís Paulo Escudeiro (cfr. DR, 2ª série, nº163, de 25 de Agosto de 2011).

12 - Ponto 6 da Tabela Adicional – Nomeação de juízes militares para a Secção de Contencioso Administrativo dos Tribunais Centrais Administrativos, Norte e Sul.

Deliberado nomear, como juízes militares (cfr. documento em anexo):

• Para a secção de contencioso administrativo do TCA Norte:

1. Contra-Almirante Ilídio Cardoso Pais Loureiro (Marinha);

2. Major-General Edorindo dos Santos Ferreira (Exército);

3. Major-General Fausto Reduto Paula (Força Aérea).

• Para a secção de contencioso administrativo do TCA Sul:

1. Major-General Carlos Manuel Amaral Félix (Força Aérea);

2. Contra-Almirante Francisco Manuel Saldanha Junceiro (Marinha);

3. Major-General António Joaquim de Aguiar Pereira Cardoso (Exército).

Mais foi deliberado que a presente nomeação produz efeitos a 22 de Fevereiro de 2011, excepto quanto ao Major-General António Joaquim de Aguiar Pereira Cardoso, em relação ao qual produz efeitos a 30-04-2012.

Foi fixado em dez dias o prazo para a posse.

O Exmo. Juiz Frederico Branco, ausentando-se da sala, não participou na discussão e votação do ponto 7 da Tabela Adicional.

13 - Ponto 7 da Tabela Adicional – Processo nº 1211, referente ao requerimento apresentado pelo Mmo. Juiz Frederico Manuel de Frias Macedo Branco (transferido para o TAC de Lisboa), a solicitar a atribuição de uma

(8)

remuneração pela acumulação de funções no Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada, na área de contencioso administrativo, referente ao período de 1 de Janeiro a 31 de Agosto de 2012.

Deliberado propor a Sua Excelência a Ministra da Justiça a atribuição ao Senhor Juiz Frederico Manuel de Frias Macedo Branco de remuneração equivalente a 2/5 (dois quintos) do respectivo vencimento, pelo serviço prestado, em regime de acumulação, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada, área administrativa, de 1 de Janeiro a 31 de Agosto de 2012, com excepção do período correspondente ao das férias judiciais (cfr.

documento em anexo).

As deliberações tomadas constam da acta e, também, de documento em anexo, ficando igualmente juntas cópias das aludidas tabelas.

Eram 17h30 quando a sessão foi encerrada.

Foi designado o dia 16 de Abril de 2013, pelas 14h30, para a realização da próxima sessão ordinária.

Lida e aprovada na sessão do dia 16 de Abril de 2013, e assinada pelos membros que, tendo intervindo na sessão de 19 de Março de 2013, hoje se encontram presentes.

Referências

Documentos relacionados

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar

A empresa 3, ainda se encontra na fase da que antecede a instalação da fábrica, produz os peixes inclusive os alevinos, tem frigorífico e uma graxaria que processa os

Foi igualmente antecipada a apreciação do ponto 11 e 12 (por motivo de quórum) e em face dos impedimentos existentes. Vogal Mestre Teresa Sarmento, ausentando- se da sala,

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Possuem ampla variedade de cores, além das texturas que pode ser aplicado no piso indoor, para quadras esportivas de madeira do tipo maple, além de pisos para ambientes diversos

Após esta pesquisa, percebe-se que as fachadas em pele de vidro nos dar maio- res vantagens em relação às fachadas tradicionais tendo como fortes características e melhor

Os juízes admitidos à frequência de ações de formação contínua podem optar por um dos meios alternativos de assistência às ações de formação que sejam