• Nenhum resultado encontrado

sport PLAST Manual Técnico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "sport PLAST Manual Técnico"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Manual Técnico

(2)

Manual Técnico

Com a crescente necessidade de evitar o descarte de materiais na natureza, o plástico reciclável adquiriu notoriedade e reconheci-mento. Por isso, tecnologias atuais foram desen-volvidas e possibilitaram o surgimento de mais uma novidade, o piso esportivo PlastSport®. Novidade no Brasil, o produto conta com um conceito inovador capaz de substituir o uso da madeira sem oferecer riscos ao meio ambiente e aos atletas sem perder a qualidade em quadras esportivas. Esteticamente diferenciado e indica-do para o uso em locais desde escolas e hotéis até ginásios de alto padrão, o PlastSport® pode ainda ser utilizado em residências, escritórios, estandes de exposições, entre outros ambientes com diferentes texturas de piso.

PLAST

sport

(3)

Piso Modular Esportivo

1. Principais características do piso esportivo PlastSport®

Piso modular de fácil encaixe, com metro quadrado composto de 16 placas produzidas em polipropile-no. O PlastSport® indoor acompanha 35 amortecedores de borracha.

1.1-Dimensões:

• Placa de piso modular: Comprimento: 250 mm; Largura: 250 mm; Altura12 mm.

Manual Técnico

• Placa de piso modular: Comprimento: 250 mm; Largura: 250 mm; Altura12 mm. • Placa de piso modular: Comprimento: 250 mm; Largura: 250 mm; Altura12 mm. • Placa de piso modular: Comprimento: 250 mm; Largura: 250 mm; Altura12 mm.

• Rampa: Comprimento: 250 mm; Largura: 50 mm; Altura: 12 mm.

PLAST

sport

indoor

PLAST

sport

outdoor

• Rampa: Comprimento: 250 mm; Largura: 50 mm; Altura: 12 mm. • Rampa: Comprimento: 250 mm; Largura: 50 mm; Altura: 12 mm. • Rampa: Comprimento: 250 mm; Largura: 50 mm; Altura: 12 mm.

• Canto: Comprimento: 50 mm; Largura: 50 mm; Altura: 12 mm.

• Amortecedor: Atura: 11 mm(Indoor).

1.2-Massa:

• Placa de piso modular indoor: 303 g; • Placa de piso modular outdoor: 183 g; • Rampa: 43 g;

• Canto: 6 g;

(4)

O PlastSport® indoor é indicado para uso em ambientes cobertos.

O PlastSport® outdoor é indicado para uso em ambientes descobertos ou sujeitos à umidade. Possuem ampla variedade de cores, além das texturas que pode ser aplicado no piso indoor, para quadras esportivas de madeira do tipo maple, além de pisos para ambientes diversos com aspecto em mármore, granito, porcelanato e metalizado.

Produzido com material 100 % reciclável.

Proteção anti-UV, capaz de manter as propriedades e a coloração do piso durante um período mais elevado.

1.3-Propriedades mecânicas do PlastSport®

• Resistência à compressão: 6366,2 kg/m² • Resistência dos encaixes à tração: 150,4 kg • Módulo elástico de flexão: 195,8 MPa • Resistência ao impacto: 5,6 J

• Amortecedor: Atura: 11 mm(Indoor).

2. Vantagens da utilização do piso esportivo PlastSport®:

2.1-Amortecimento PlastSport® indoor

O sistema de amortecimento, bastante simples e compacto, é com-posto por 35 amortecedores de borracha. Permite a redução con-siderável do impacto articular, porém diferentemente do piso de madeira, que necessita de amortecimento flutuante, o custo final do produto sofre pouca alteração.

2.2 Resistência à água e à umidade

Por ser de polipropileno, um tipo de plástico, este piso é altamente resistente à água, umidade e certos agentes químicos e biológicos. No caso do piso de madeira, existe deterioração rápida na pre-sença de água, e se faz necessário o uso de selante para elevar a durabilidade do piso.

O sistema de amortecimento, bastante simples e compacto, é com-posto por 35 amortecedores de borracha. Permite a redução con-siderável do impacto articular, porém diferentemente do piso de madeira, que necessita de amortecimento flutuante, o custo final do

(5)

2.2 Secagem rápida e fácil passagem de água PlastSport® outdoor

A área vazada do produto permite o escoamento da água de ma-neira bastante rápida e eficiente, tornando sua utilização ideal não só para quadras, mas playgrounds, arredores de piscinas, vestiári-os entre outrvestiári-os.

2.3 Cores vivas durante toda a vida útil do piso

Diferentemente do piso de madeira, o PlastSport® possui ampla variedade de cores permanentes, além da opção com aspecto de madeira do tipo maple, capaz de manter a aparência tradicional-mente vista em ginásios, sem perder as vantagens do piso de plástico. Ao contrário do piso de cimento, não necessita ser repintado frequentemente e permanece atrativo à prática esport-iva.

2.4 Desempenho Esportivo

Similar ao encontrado em competições organizadas por diversas federações desportivas internacionais e complexos esportivos existentes nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

2.5 Desempenho Técnico

Características técnicas testadas nos Estados Unidos e aprovadas pelas normas internacionais para pisos esportivos DIN 18032-2 e ASTM F2772.

(6)

3.1- A manipulação cuidadosa do produto evita que as placas de piso eventualmente se desencaixem, facilitando a instalação do piso PlastSport®.

2.6 Custo de Investimento

Substancialmente inferior ao custo de investimento em piso de madeira ou em polipropileno que utiliza manta sob o piso.

2.7 Modularidade

Produto leve, de fácil encaixe e desmontagem. Permite trans-porte, retirada e armazenagem simplificados, possibilitando ao ambiente esportivo uma capacidade multiuso capaz de atender outras eventuais necessidades do cliente.

2.8 Segurança

Produz menor impacto gerado por queda se comparado ao cimento, e diferentemente da madeira, não existe a possibilidade de aparecimento de lascas que possam colocar em risco a integri-dade física dos usuários.

3.2- Primeiramente, certifique-se de que a base esteja nivelada e possua resistência mecânica sufi-ciente para a aplicação desejada. Indica-se o uso de piso de cimento como base sob o PlastSport®.

(7)

3.5-O produto conta com pequenas rampas laterais, que se encaixam da mesma maneira que as placas de piso. Estas podem ser instaladas nos limites de uso do PlastSport®, onde há diferença de nível entre a quadra e a base, evitando quedas e possíveis acidentes. Além disto, a rampa facilita o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais ao ambiente esportivo.

4. Manutenção do piso esportivo PlastSport®

Nos quatro cantos dos limites, no espaço vazio situado entre as rampas, existem também encaix-es para a peça de formato quarto – circular, que devem ser fixados da mencaix-esma maneira que os anteriores.

3.3- Os metros quadrados devem ser encaixados entre si através do sistema de cliques laterais macho e fêmea, situados nas extremidades das placas.

Cliques situados nas laterais das placas de piso

3.4- Caso a área ao redor da quadra também utilize o PlastSport®, desde que exista a necessidade de redução de tamanho de placas do piso próximas a paredes, grades, telas, pilares de sustentação ou afins, o instalador poderá fazê-la cortando a parte excedente com a utilização de uma serra elétrica compacta.

O piso pode ser limpo periodicamente com mop ou produto similar. As linhas demarcatórias de jogos necessitam de inspeção visual periódica, para evitar que o desgaste da pintura inviabilize a utilização da quadra.

Eventualmente, se alguma placa de piso específica precisar ser trocada, existem basicamente três ma-neiras de retirá-la:

(8)

5. Principais tipos de quadras esportivas

5.1-Demarcação e dimensões

A correta utilização do produto, de acordo com os tópicos abordados neste manual, é fun-damental para que o Plastsport® atinja as expectativas do cliente quanto à durabilidade. Portanto, danos causados ao piso por mau uso, contato com materiais pontiagudos ou de natureza cortante, são de inteira responsabilidade dos usuários da quadra.

Primeiramente, devido à baixa energia superficial do polipropileno, existe a necessidade de preparar com selante (promotor de aderência) a superfície do piso onde as linhas serão pintadas. Em seguida, pode-se utilizar primer para elevar ainda mais a aderência da tinta ao piso na mesma área. Para a pintu-ra das linhas da quadpintu-ra recomenda-se o uso de tinta bicomponente à base de poliuretano (ou epóxi) que apresente alta resistência à abrasão. Em ambos os processos, certifique-se de que a área a ser pin-tada está devidamente isolada do restante do piso, a fim de evitar que o produto seja manchado.

1) Sucção por meio de ventosas manuais, normalmente utilizadas para instalações de pisos e vidros em geral. (Indoor)

2) Em caso de dano permanente, cortar a peça a ser retirada com o auxílio da mesma serra usada para o corte das áreas próximas a paredes ou pilares.

3) Desencaixar o piso em linha reta desde a lateral da quadra até a peça danificada.

5.2- Quadra de Vôlei

Dimensões oficiais de uma quadra de vôlei de acordo com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB)

(9)

5.3- Quadra de Basquete

Dimensões oficiais de uma quadra de basquete de acordo com a Federação Internacional de Basquete (FIBA)

5.4- Quadra de Futsal

Dimensões oficiais de uma quadra de futsal de acordo com a Federação Internacional de Futsal (CBFS)

(10)

5.5- Quadra de Tênis

5.6- Quadra Poliesportiva

Dimensões oficiais de uma quadra de Tênis

*Por serem quadras esportivas de tamanhos diferentes, a quadra POLIESPORTIVA não é oficial, apenas possui padrões em escala que dependem do espaço disponível no local.

Referências

Documentos relacionados

APROVADO EM 25-03-2014 INFARMED Foram notificadas reações cutâneas/mucosais após a administração de mesna tanto intravenosa como oral. Estas reações incluêm

Os Investidores, ao aceitarem participar da Oferta, por meio da assinatura do Pedido de Reserva, serão convidados, mas não obrigados, a outorgar, de forma física ou

Estes são apenas alguns exemplos que comprovam que o uso de técnicas de ludicidade não melhora somente o aprendizado, mas desenvolvem o raciocínio da criança, o

Em termos da definição da rota do processo e do tamanho da reserva, a lixiviação em tanques é de maior potencial de aplicação à amostra estudada. Isso ocorre porque a

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

O Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em cumprimento ao Regimento Geral da Universidade e ao Regimento Interno da Unidade,

Contudo, pode-se destacar algumas limitações nas análises realizadas por Polanyi, a saber “quais são as relações entre funções econômicas e instituições

Mesmo que a multicolinearidade cause grande variabilidade nos pesos fatoriais (valores não significantes ou com sinais contrários à correlação), os coeficientes estruturais