• Nenhum resultado encontrado

Manual de Estágio do Curso Técnico em Radiologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Estágio do Curso Técnico em Radiologia"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Manual de Estágio do Curso Técnico em Radiologia

FERRAZ DE VASCONCELOS

(2)

2

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO ...3

2. KIT ESTÁGIO ...4

3. CARGA HORÁRIA ...4

4. OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE ESTAGIÁRIO...4

5. CONDUTAS PROIBIDAS EM CAMPO DE ESTÁGIO: ...5

6. VESTIMENTA...5

7. CUMPRIMENTO DE HORÁRIO ...5

8. CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO ...5

9. ENTREGA DA DISPONIBILIDADE PARA ESTAGIAR ...5

10. ATRIBUIÇÃO DOS CAMPOS DE ESTÁGIO...6

11. TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (CONTRATO) ...6

12. ALTERAÇÃO NA ESCALA / RESCISÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO ...6

13. FALTAS ...6

14. DOSÍMETROS...7

15. SEGURO DE VIDA ...7

16. PREENCHIMENTO DA FICHA DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO ...7

17. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO...7

18. VINCULO UNIDADE CONCEDENTE E ALUNO ...7

(3)

1. APRESENTAÇÃO

O presente manual foi desenvolvido pela Direção de Ensino, Coordenação do Curso Técnico em Radiologia e pelos supervisores de estágio do Colégio Técnico São Bento. É um instrumento para consulta, com o objetivo de facilitar a execução da prática e a comunicação entre o aluno (a) e instituição de Ensino, além de definir os critérios de avaliação e os papéis dos membros envolvidos nesse processo. Normatizando o estágio curricular supervisionado e orientando os acadêmicos e supervisores.

De Acordo com a LDB (lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no Artigo 82 º fica estabelecido que : “Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição.”

O estágio é de caráter obrigatório para os alunos do Curso Técnico em Radiologia, a fim de promover a complementação das disciplinas estudadas (teoria) durante o curso e como elemento facilitador do desempenho da prática profissional. Será desenvolvido em horário contratual e aos finais de semana, conforme distribuição da escala da unidade concedente em Hospitais Gerais da Região do Alto Tiete e está previsto na Resolução CEB N.º 4, de 8 de dezembro de 1999.

LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.

Artigo 2º - § 1o Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto

do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de

diploma.

(4)

4

2. KIT ESTÁGIO

Os valores da contraprestação previstos no “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais”

incluem, exclusivamente, a prestação de serviços decorrentes da carga horária determinada para o módulo escolhido pelo CONTRATANTE na data da matrícula.

2º Está incluso no “Contrato de Prestação de Serviços Educacionais” - conforme a CLAUSULA 1ª PARAGRAFO 3° - a aquisição do (Kit Estágio), material imprescindível para realização das atividades de estágio, será fornecido um boleto bancário referente o mesmo com antecedência de 30 dias do inicio do estágio conforme tabela de preços divulgada na secretaria da contratada.

3. CARGA HORÁRIA

A Instituição de Ensino concederá ao aluno do Curso Técnico em Radiologia 400hs de estágio iniciando a partir do segundo módulo do curso (sendo este autorizado somente 24 horas semanais), distribuído da seguinte forma 200h no segundo módulo e 200h no terceiro módulo, inclusive em recesso e férias escolares, sábados e nos feriados.

Caso o aluno não realizar a carga horária obrigatória estipulada no prazo do módulo ou curso entrará automaticamente no regime de dependência (que será cumprida ao final do últim o módulo / curso), devendo arcar com os conforme tabela de preços divulgada na secretaria da contratada.

OBS: O aluno que concluir a carga horaria de 400 horas a destempo das horas oferecidas pelo colégio, o certificado de conclusão, histórico, declaração de conclusão ou qualquer outro documento relacionado, só será leberado mediante data de término homologada e discriminada mediante contrato.

4. OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE ESTAGIÁRIO

Ao entrar em campo de estágio, o aluno deverá ter atenção especial para as seguintes determinações:

 Não ausentar-se do campo de práticas, durante o horário de atividades, exceto quando autorizado pelo supervisor;

 Apresentar-se uniformizado na instituição hospitalar bem como nas dependências da instituição escolar diariamente, mesmo no dia de avaliação de estágio e com roupas adequadas respeitando o pudor;

 O comparecimento no campo de estágio (curricular/extracurriculares se aplica a mesma orientação) se dará com uniforme branco completo, sendo exigência o uso do jaleco padronizado do Colégio Técnico São Bento. A calça branca deve ser comprida e não ser transparente, não sendo permitido o uso de calça pescador, bermuda, legging ou capri. Os sapatos deverão ser fechados e de material resistente e ser de cor branca; (Evitar salto-alto e tênis).

 Caso o estudante deixe de se apresentar adequadamente no campo de estágio, o supervisor tem autonomia de suspendê-lo daquele dia de estágio, atribuindo falta ao aluno;

 Estar com unhas curtas (rente aos dedos) e se as unhas orem esmaltadas não podem apresentar-se craques ladas (como sugestão utilizar cores claras);

 Alunos do sexo masculino deverão estar com a barba curta;

 Alunas do sexo feminino deverão estar com os cabelos presos sendo utilizado rede de cabelo (branca ou azul);

 Não utilizar adornos (anéis, pulseiras, colares, relógios e piercing);

 Observar as normas específicas da instituição na qual se desenvolvem as atividades de estágio;

 Evitar manifestações barulhentas em qualquer recinto da instituição;

 É extremamente proibido: fumar, consumir bebidas alcoólicas, usar drogas ilícitas, dentre outros;

 O aluno deverá recusar qualquer tipo de gratificação pelo trabalho prestado em campo de práticas;

 O aluno que portar aparelho celular deverá mantê-lo desligado ou no modo silencioso;

(5)

 O aluno deverá portar, obrigatoriamente, crachá de identificação da Instituição Colégio Técnico São Bento;

 O aluno deverá cobrir os custos de transporte para o local destinado ao estágio supervisionado;

(6)

6

 Qualquer reclamação, solicitação ou reivindicação deverá ser dirigida, diretamente ao supervisor do campo de estágio, que fará os devidos encaminhamentos;

 Aluno não deverá lanchar em local inapropriado e sem a autorização do supervisor;

5. CONDUTAS PROIBIDAS EM CAMPO DE ESTÁGIO:

 Praticar jogos de azar;

 Comércio de qualquer natureza;

 Organizar rifas, listas e sorteios;

 Atender nos locais de trabalho pessoas para tratar de assuntos particulares;

 Adentrar em áreas restritas sem autorização;

 Apresentar-se ao estágio com sinais de uso de bebidas alcoólicas ou drogas;

 Portar no local de estágio, materiais eletro – eletrônicos como radio, tv, walkman, mp3, etc;

 Aplicar ou fixar em paredes e mobiliários, avisos e qualquer tipo de adesivos ou figuras;

 Rasurar e / ou retirar comunicados do quadro de avisos.

6. VESTIMENTA

 Usar roupas adequadas, respeitando o pudor;

 O comparecimento no campo de estágio se dará com uniforme branco completo, sendo exigência o uso do jaleco padronizado do Colégio Técnico São Bento. A calça branca deve ser comprida e não ser transparente, não sendo permitido o uso de calça pescador, bermuda, legging ou capri. Os sapatos deverão ser fechados e de material resistente e ser de cor branca; (Evitar salto-alto e tênis).

 Caso o estudante deixe de se apresentar adequadamente no campo de estágio, o supervisor tem autonomia de suspendê-lo daquele dia de estágio, atribuindo falta ao aluno;

7. CUMPRIMENTO DE HORÁRIO

O Estudante Estagiário deverá cumprir o horário de início e término do estágio conforme calendário e TCE (TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO).

É proibido permanecer em campo de estágio fora do horário descrito no TCE (TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO), caso aconteça estas horas não serão contabilizadas.

Caso o Hospital solicite que o aluno cumpra outro horário o aluno precisará comunicar o setor de estágio para confecção de um novo contrato.

Lei do Estágio - Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Art. 3o O descumprimento de qualquer dos incisos deste artigo ou de qualquer obrigação contida no termo de compromisso caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária.

8. CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO

O Estudante Estagiário deverá entregar na secretaria a carteirinha de vacina contendo as vacinas contra hepatite B, dupla adulto e gripe.

9. ESCALA DA DISPONIBILIDADE PARA ESTAGIAR

No dia 15 de Cada mês para iniciar o estágio no mês subsequente o coordenador promove reunião com os alunos para distribuição da mesma.

Somente preencherá a DISPONIBILIDADE PARA ESTAGIAR o aluno que solicitou o kit estágio, Carteirinha de Vacinação, Declaração de Trabalho com vigência de 06 meses e mensalidade.

O estágio não poderá coincidir com o horário de aula teórica.

(7)

10. ATRIBUIÇÃO DOS CAMPOS DE ESTÁGIO

A instituição de ensino alocará o aluno nos Hospitais/Clinica, conveniados de acordo com a quantidade de vagas fornecidas pela unidade concedente.

Apenas será alocado em campo de estágio o aluno que solicitar o kit estágio e entregar a carteirinha de vacinação, declaração de Trabalho com vigência de 06 meses, Preencher a Disponibilidade e Mensalidade.

Os estágios serão realizados de acordo com o calendário fornecido pela Instituição de Ensino para cada aluno, constando o dia de inicio e termino horário de inicio e termino, dias da semana, local do estágio (hospital / clínica) e a carga horária, onde deverá aceitar ou não aceitar a vaga oferecida.

- Após o aluno aceitar a vaga fornecida, o mesmo receberá no próximo dia 15, o kit estágio com a documentação onde iniciará suas atividades de estágio.

- Após o aluno Não Aceitar a vaga a fornecida pela Instituição. O aluno deverá relatar o motivo, que será analisada pela comissão de estágio. Com o deferimento o mesmo preencherá outra disponibilidade para estagiar onde somente será alocado para estágio no próximo mês.

Esgotada as possibilidades de encaminhamento deste aluno e todas as vagas preenchidas com os locais de parceria do Colégio, a escola não se responsabilizará de encaminhar o mesmo para outro campo de estágio.

O Estudante Estagiário que não aceitar os locais de estágio fornecido pelo Colégio, poderá solicitar estágio à parte em Hospitais e ou Clínicas onde a Instituição não tenha convênio devendo apresentar os seguintes dados da empresa concedente para confecção do TCE (Termo de Compromisso de Estágio):

11. TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (CONTRATO)

Para iniciar o estágio será necessária a confecção do Termo de Compromisso de Estágio (contrato), constando os dados da Unidade Concedente, Instituição de Ensino e os dados do estagiário; além do período de estágio, dias e horários.

Será entregue ao aluno 03 vias do contrato: 1ª via para Unidade Concedente, 2ª Instituição de Ensino e a 3ª via para arquivo pessoal do aluno. Caso ocorra o extravio do documento, o aluno deverá solicitar segunda via na secretaria da escola via requerimento.

O termo deve ser assinado pelo representante legal da empresa.

12. ALTERAÇÃO NA ESCALA / RESCISÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

O Estudante Estagiário fica ciente que a alteração na escala de estágio somente poderá ser realizada se apresentar um documento que comprove a necessidade da mudança e este deverá ser requerido e analisado junto à secretaria do curso através de requerimento próprio.

A Instituição de Ensino tem o prazo de 30 dias para que esta alteração seja feita no caso de deferimento do recurso solicitado.

13. FALTAS

Falta injustificada: acarretará suspensão automática do estágio. Referente o mês do ocorrido e mês subsequente.

Falta justificada (atestado médico) nesse caso o aluno deve apresentar justificativa no colégio

(original) e cópia para o supervisor de estágio no prazo máximo de 24 horas, mesmo mediante á

apresentação do atestado médico, o limite para isenção de taxa de reposição e cobertura do atestado

(8)

7

é somente de 1(um) dia, o atestado não isenta a necessidade de reposição do dia de estágio, todavia visto que a frequência é obrigatória em 100%.

14. DOSÍMETROS

O Estudante Estagiário deverá obedecer aos critérios de retirada e devolução de dosímetro.

I. O aluno que irá estagiar deverá solicitar seu Kit Estágio com 1 (um) mês de antecedência até o 15º dia do mês, para inicio no Mês subsequente;

II. A retirada e entrega de dosímetro será realizada entre os dias 10 e 15 de cada mê s na Unidade onde o aluno estuda;

III. O atraso na devolução, ou o extravio e danificações do dosímetro após o 15º dia do mês gerará multa conforme tabela divulgada na secretaria da contratada;

IV. Os valores à cima citados poderão sofrer alterações durante o decorrer do curso;

15. SEGURO DE VIDA

O Estudante Estagiário poderá realizar seus estágios somente se possuir o Seguro de Acidentes Pessoais, onde após o pagamento do Kit estágio o aluno é assegurado automaticamente.

16. PREENCHIMENTO DA FICHA DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

O aluno ficará responsável por sua ficha de estágio, ficando ciente que após o término dos estágios, a Instituição de Ensino somente receberá se estiverem com todas as assinaturas e carimbos exigidos, os campos preenchidos corretamente e sem rasuras.

A Instituição de Ensino não se responsabiliza pela ausência da assinatura e carimbo do técnico, do supervisor de estágio e da Unidade Concedente.

O aluno deverá preencher diariamente a ficha de estágio, como forma de comprovação das atividades desempenhadas durante o estágio. Observação à ficha devera ser preenchida sem rasuras ou manchas com caneta na cor azul.

17. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

O Estágio Curricular Supervisionado constitui forma de complementação do processo de ensino e aprendizagem, objetivando o enriquecimento e a concretização do ato educativo, visando à qualificação profissional.

O Estudante Estagiário será avaliado pelo técnico e supervisor responsável da Unidade, seguindo os critérios de avaliação: Avaliação prática individual e trabalho (mensal) seguindo orientações de seus respectivos supervisores.

O Estudante Estagiário deverá comunicar imediatamente quaisquer ocorrências em campo de estágio para o setor de estágio.

18. VINCULO UNIDADE CONCEDENTE E ALUNO

O Estudante Estagiário não terá vínculo empregatício de qualquer natureza com a Empresa

Concedente e a Instituição de Ensino.

(9)

P

IMPRESSOS A SEREM REENCHIDOS E LISTA DE MATERIAL

ILUSTRATIVA

(10)

9

Obrigatório o uso em dias de aulas práticas e provas.

Obrigatório o uso em dias de aulas práticas e provas.

Obrigatório o uso em dias de aulas práticas e provas.

Avental de Manga Longa com Identificação do Colégio

Camiseta na cor branca com identificação do colégio (02 unidades)

Sapato Fechado (01 unidade)

Rede de Cabelo

Crachá

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Manter a carteira de vacina em dia principalmente quando for estagiar, assim sendo de ação profilática para prevenção das doenças;

O dosímetro é um equipamento sensível à

radiação ionizante que permite estimar a dose recebida. Se corretamente utilizado permite estimar a dose recebida pela

Carteira de Vacinação Atualizada

Dosímetro

(11)

pessoa que o utiliza. Usado para anotação em dias

de aulas práticas. Caderneta

Apolice de Seguro de Vida Contra Acidentes Pessoais

Livro: Atlas de Bolso – Manual prático de Técnicas e

posicionamento radiográfico 8ª ED.

2014

(12)

11

D S T Q Q S S

D S T Q Q S S Nome do aluno (a):

Turma:

Controle de atribuição de estágio ao aluno

D S T Q Q S S

D S T Q Q S S

LEGENDA:

Hospital/Clínica: Horário:

CH:

Eu:

aceito o campo de estágio fornecido pelo Colégio Técnico São Bento

Eu:

não aceito o campo de estágio fornecido pelo Colégio Técnico São Bento pelo seguinte motivo:

(13)

TÓRAX AP + P ; CRÂNIO AP + P; SEIOS DA FACE CALDWELL E WATERS

PARA IMPRESSAO, ACESSAR: http://colegiotecnicosaobento.com.br/, COM LOGIN E SENHA, CASO

NÃO POSSUA DIRIGIR-SE A SECRETARIA. 12

(14)

13

Prezado (a) Sr (a):

SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO

Vimos a esta Conceituada Instituição, solicitar à Vs. Senhoria a concessão de campo de estágio para o (a) aluno (a),

, RG: / , devidamente matriculado (a) nesta Unidade Escolar no Curso Técnico em Radiologia – em nível médio.

A carga horária de estágio solicitada será de até 400h(quatrocentas horas), sendo autorizado somente 24h(vinte e quatro horas) semanais para o Estágio Prático.

Informamos ainda que o estágio não é remunerado e não estabelece vinculo empregatício entre ambos, conforme preceitos legais.

Caso o (a) aluno (a) seja aceito como estagiário (a) deverá preencher o documento em anexo, “Formulário dos dados Cadastrais da Empresa Concedente” e encaminhar o mesmo para a Secretaria, onde será redigido o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em 03(três) vias, após assinado por ambas as partes a Instituição de Ensino se responsabilizará pela permanência do aluno (a) em campo de estágio.

Agradecemos vossa colaboração e ficamos a disposição para qualquer esclarecimento.

Sem mais para o momento,

Atenciosamente,

(15)

DADOS CADASTRAIS UNIDADE CONCEDENTE

Instituição Concedente:

CNPJ:

Endereço: Bairro:

Cep: Cidade: _ Telefone: _ Dias de Inicio de estágio: / /

Dias da Semana: ( )Segunda, ( )Terça, ( )Quarta, ( )Quinta, ( )Sexta, ( )Sábado, ( )Domingo Horário: h ás h

Responsável Técnico pelo Estágio

Nome: CRTR:

Assinatura e Carimbo do Responsável

Carimbo da Instituição Concedente

Aluno:_ RM:

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

[r]