• Nenhum resultado encontrado

Regente Feijó, dezembro de 2019 Fundação: Março/2006 Distribuição Gratuita - Ano 13 Nº 165

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regente Feijó, dezembro de 2019 Fundação: Março/2006 Distribuição Gratuita - Ano 13 Nº 165"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Regente Feijó, dezembro de 2019 Fundação: Março/2006 Distribuição Gratuita - Ano 13 Nº 165

Página 9

Página 4 Página 2

Gente

Nossa

Elvira Sanches Gomes e os

mais

de 25 anos de Pizzaria e Lanchonte

Varanda

Últimas semanas para você participar da

Promoção de Natal com prêmio de R$ 20 mil

Iniciada em meados de outubro, a Promoção Na- tal de Prêmios realizada pela ACIRF (Associação Comercial e Industrial de Regente Feijó) tem movi- mentado o comércio local.

Um dos motivos é o sor- teio de R$ 20 mil dividi- dos em vales-compras para

gastar nas mais de 30 lojas participantes. Além do prê- mio principal, outro atra- tivo da promoção, são os brindes extras fornecidos pelas lojas participantes.

Confira na página 4, a re- lação de lojas participantes da promoção e boas com- pras, e também, boa sorte!

Confira a programação e horário de

funcionamento do comércio de Regente para dezembro

Da escola pública para a pesquisa no exterior, conheça a história do

regentense Lucas Citolino

Rotary Club repassa subsídio distrital para Associação Casa da Criança

A Associação Casa da Criança de Regente Feijó pretende ampliar os sani- tários femininos e cons- truir um sanitário para atender pessoas com mo- bilidade reduzida, garan- tindo a acessibilidade e a dignidade do público que utiliza o espaço de even-

tos da entidade. Para isso o Rotary Club de Regen- te Feijó elaborou um pro- jeto que, após avaliação da governadoria do Rota- ry Distrito 4510 foi con- cedido o subsídio com a finalidade de contribuir.

Confira a reportagem

completa na página 11.

(2)

(18) 99603-2151 (18) 3279-1023

Expe Veículo mensal

noticioso da Associação Comercial

Industrial de Regente Feijó

Presidente MARCEL LORENÇONI

Direção:

OSMAR VIANI Coordenação e Vendas GRASIELA R. MALACRIDA

Gerência

NAMOR NADER GUIMARÃES

Jornalista Responsável PAULO SEREGUETTI -MTB 75909

Diagramação PAULO SEREGUETTI

Arte JENILSON SILVA

Tiragem 6.500 - 12 páginas

Impressão Grafinorte

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Jornal Enfoque Empresarial

Em épocas festivas como Natal e Ano Novo é muito comum o uso de fogos e rojões durante as comemorações. Porém, alguns cachorros mais sen- síveis e medrosos acabam se estressando muito nesses momentos. Acontece que os cães têm a audição muito mais sensível que a nossa, então o som dos fogos pode ser uma fonte de grande irrita- ção, visto que eles ouvem em uma intensidade muito maior que a nossa.

Algumas dicas podem ajudar seu cãozi- nho a passar por esse período de uma for- ma mais tranquila. O primeiro passo seria acostumá-lo com esse tipo de barulho. Co- loque o som dos rojões para tocar, em vo- lume baixo, e com o passar dos dias vá au- mentando o volume, mostrando que aquele barulho não significa perigo.

Outra dica é já deixar prepara- do um local que ele se sinta se- guro para se entocar durante o

período de estresse.

Pode parecer bobagem, mas colocar um pouco de algodão dentro do ouvido do cachorro na hora da queima de fogos contribui para que ele fique menos assustado e ainda protege a audição.

Em alguns casos, o medo é tão grande que pode ser necessário o uso de medicação para acalmar o animal, entre- tanto, somente um médico veterinário é capaz de avaliar a necessidade e prescrever algum medicamento para esse fim. Nunca dê remé- dios aos cachorros sem a prescrição médica.

Seguindo essas dicas com certeza você e seu amiguinho poderão curtir as comemo- rações muito mais tranquilos e sossegados.

As células tronco são aquelas que formam os tecidos e órgãos do corpo humano e têm poder regenerativo. Elas têm a capa- cidade única de autorrenova- ção e divisão constantes, in- definidamente, o que contribui para a reparação de tecidos e órgãos do corpo humano dani- ficados ou para a substituição de células que vão morrendo.

É justamente por causa desta ca- pacidade de regeneração e reparação que as células tronco podem ser utilizadas, ou estão em estudo, no tratamento de diversas doenças como: lesões neurológicas, doenças cardiovas- culares, doenças autoimunes, terapia genética para doenças hereditárias, doenças ortopédi- cas entre outros.

Podemos coletar as células tronco do san- gue e tecidos do cordão umbilical e da polpa dos den-tes de leite e sisos. A coleta feita da polpa do dente destaca-se pelo fato de forne- cer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, isto é: elas podem servir não só ao doador, mas também a toda sua famí- lia. Estas células tronco têm a capacidade de se transformar em uma ampla variedade de tipos de células, incluindo:

* Miócitos: reparação do tecido muscular;

* Cardiomiócitos: repara- ção do tecido cardíaco;

* Neurônios e células da glia: reparação do tecido nervoso;

* Osteócitos: reparação de ossos;

* Condroblastos: reparação de cartilagem;

* Células epiteliais: reparação da pele e da superfície ocular;

A obtenção da polpa do dente de leite é um processo não invasivo e que pode ser feita natu- ral-mente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos. Essas células- -tronco são células jovens e de excelente quali- dade e quantidade, portanto indicado para um futuro tratamento de doenças degenerativas.

Atualmente existem empresas especializadas na tecnologia de coleta, pesquisas para produ- ção e multiplicação de células tronco extraídas dos dentes de leite. O material é armazenado em nitrogênio líquido, o que garante uma tem- peratura constante de -196 °C, fazendo com que as células-tronco neles armazenadas per- maneçam em perfeitas condições de uso por tempo indeterminado.

Meu filho de 8 anos é um menino educado, porém, meu marido o maltrata com as palavras. Diz: “Você não tem jeito, mesmo! Você é um chato! Você é um idiota!” Entre outras coisas! O que devo

fazer?

Palavras desse tipo prejudi- cam a autoestima das crian- ças. É preciso corrigir as crianças quando desobede- cem ou fazem algo errado, mas a correção deve ser para ensinar a criança que aquilo que fez de errado não deve ser repetido, pois pode acarretar consequências desa- gradáveis.

Dar uma correção é dever dos pais, mas nunca ofendendo a criança! Os pais têm obrigação de colocar limites, mas com cari- nho e doçura.

Ninguém gosta de ser maltratado com pa- lavras, a criança também! Principalmente se estas palavras ofensivas vierem dos pais!

Portanto, os pais devem ter consciência de

que a educação é seu dever, mas sempre com carinho. Afinal, não gostamos de ver alguém se diri-

gir aos nossos filhos de forma ofensiva, então por que alguns pais se acham no direito de gri- tar ou ofender com palavras os próprios filhos?

Os pais devem tratar os fi- lhos como gostariam de ser tra- tados. Falando palavras de corre- ção, mas sem ofensas!

Não é uma tarefa fácil, mas se você é pai, ou mãe, escolheu assumir esta respon- sabilidade! Então, faça o seu melhor e seus filhos vão crescer mais equilibrados, realiza- dos e felizes!

Certamente, uma conversa esclarecedora com seu marido fará diferença!

Boa sorte! Um grande abraço!

diente

#trabalho

Dr. Luciano Nakashima Violato -

CROSP 64500/CROTO 938 - Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares / Especialista em Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Oro Facial (ATM) / Pós-graduado pela Universidade de Gotemburgo-Suécia / R. Clemente Pereira, 230 – Centro – Fone: 3279- 1765 - Regente Feijó

Cães e fogos de artifício, dicas sobre como lidar Células-Tronco coletadas de dentes Humanos

Valéria Barhum

– Educadora, Pedagoga, formada em Letras, Educação Artística, pós-graduada em Semiótica, diretora/man- tenedora do Colégio Arte Livre de Regente Feijó e Polo UNIP – Universidade Paulista (EAD).

Carolina G. Vianna Verri

– Médica Veterinária, Clínica Veterinária ProntoVet

(18) 99603-2151 (18) 3279-1023

No dia 14 de novem- bro, o Colégio Arte Livre realizou um espetáculo de fim de ano sobre os temas tecnologia e evolução. As atividades aconteceram no Centro de Eventos da Casa da Criança.

Entre as atividades pro- gramadas estavam encena- ções, danças, coreografias, apresentações musicais e outras. Participaram alunos desde o maternal até o 9º ano do Ensino Fundamen- tal.

De acordo com a di- reção do colégio, o tema

deste ano foi Tecnologia e Evolução, tema transver- sal o qual foi trabalhado com toda a escola durante o ano, ensinando os alunos desde o surgimento do Sol, passando pela pré-história e destacando a evolução da tecnologia até os dias atu- ais.

Todas as turmas se apresentaram, dançando e executando coreografias, cronologicamente alusivas ao momento da humanida- de. Ao final, todos os alu- nos cantaram uma canção muito reflexiva, chamada

“Desconecta”, a qual traz uma crítica sensível a to- dos, pois pede que este- jamos mais unidos fisica- mente e emocionalmente, evitando o uso exagerado de telefones celulares e ou- tras tecnologias.

“Encerramos mais um ano com chave de ouro, com este tema muito atual, aproximando mais ainda as famílias e os alunos ao colégio, com uma grande apresentação, muita ale- gria. Momentos que vão ficar marcados em nossas vidas.”

Tecnologia e Evolução é

tema de espetáculos do

Colégio Arte Livre

(3)

Como acontece anual- mente, a Toledo Prudente Centro Universitário entre- ga no mês de outubro a Co- menda Dr. Antônio Eufrá- sio de Toledo aos melhores alunos em cada ano dos cursos, referente ao ano de 2018.

Nesta edição, três estu- dantes de Regente Feijó re- ceberam a comenda. Edu- ardo de Mendonça Santana (formado em Direito), Ali- ce Yukari Sato (aluna do curso de Ciências Contá- beis) e Odaysa Alves Tomé

da Silva (aluna do curso de Direito).

Nessa edição, a solenida- de de entrega da Comenda deu lugar a uma cerimônia mais intimista que contou com a presença dos pais, familiares e empregadores dos alunos contemplados. A entrega aconteceu em sala de aula, na presença dos de- mais alunos, professores e coordenadores. E claro, nin- guém sabia de nada!

A comenda foi instituí- da em 2006 como forma de reconhecer o desempenho

dos alunos. Ela é entre- gue em outubro e recebe o nome do fundador da Tole- do Prudente e bandeirante do ensino superior, Dr. An- tônio Eufrásio de Toledo, que comemoraria 119 anos no dia 25 de outubro.

Odaysa Tomé da Silva conta que receber a Co- menda é uma conquista muito gratificante. “Apesar de todos os sacrifícios, pos- so dizer que lutar por um sonho nunca será um erro.

Por outro lado, nada disso seria possível sozinha, sem

Deus, minha família, ami- gos e professores. Há um trecho de uma música do Lenine que expressa esse sentimento: ‘o que eu sou, eu sou em par. Não che- guei sozinho’. Gratidão por todo apoio”, afirmou a estudante de Direito.

Já a futura contadora, Ali- ce Sato, ressalta a felicidade em descobrir que ela seria a contemplada com a Co- menda. “A gente se esforça muito para ir bem nas ma- térias, mas ver e sentir que todo o esforço gerou, valeu

muito a pena! Ver no dia minha família entrando na sala foi muito emocionan- te, pois essa conquista não seria possível sem eles me apoiando e incentivando”, disse.

Quem conhece bem esse sentimento é o advoga- do Eduardo de Mendonça Santana, isso porque essa é a terceira Comenda Dr. An- tônio Eufrásio de Toledo que ele recebe. O prêmio agora recebido se refere ao meu 5º e último ano de fa- culdade, cursado em 2018.

“Receber pela terceira vez a Comenda foi motivo de grande alegria, porque se trata de honraria difícil de se obter, considerado o nível dos demais alunos da instituição. Fui surpreendido com a premiação, pois havia sido chamado à faculdade, àquela ocasião, para parti- cipar de uma atividade que ocorreria. Agradeço a Deus e aos meus pais por terem me proporcionado as con- dições ideais ao estudo. O esforço valeu a pena!”, fina- lizou.

Três jovens de Regente são homenageados com Comenda Dr. Antônio Eufrásio de Toledo

Alice Yukari Sato Odaysa Alves Tomé da Silva Eduardo de Mendonça Santana

O regentense Lucas Citolino, 27, formado em Física e com Mes- trado em Ciências dos Materiais pela Unesp de Presidente Prudente, está atualmente residin- do na região dos Pirineus Atlânticos, no Sul da França.

O intercâmbio que está sendo realizado pelo es- tudante faz parte do seu doutorado, também em Ciências dos Materiais.

Lucas é filho de José Luís Citolino e Evanilda Citolino. Ele tem ainda dois irmãos, João Paulo e Ana Paula e um sobri- nho, o Rafael, dos quais ele se declara muito sau- doso.

Em busca do sonho e da qualificação profissio- nal, ele deixou a região há aproximadamente um mês e o seu retorno, está previsto para outubro de 2020.

O tema de pesquisa do futuro doutor, está volta- do para as células solares orgânicas, aqueles dis- positivos que convertem luz em energia elétrica.

“Vim para França para estudar e sintetizar mate- riais para aplicar nessas células no Brasil”, con- tou.

Devido a relevância de sua pesquisa, ele tem seu estudo financiado por uma parceria entre a Ca- pes e a Unesp. A CAPES é uma fundação vincula- da ao Ministério da Edu- cação (MEC) que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)

“O choque de cultura foi muito grande, ainda mais na língua. Como estou aprendendo o fran- cês, o inglês é a língua

intermediária que me ajuda muito. A cidade não é tão grande, tem em torno de 80 mil ha- bitantes e as pessoas são muito educadas e presta- tivas. Vendo que você é estrangeiro tentam aju- dar no que conseguem. A cidade tem uma seguran- ça mui-to grande”, con- tou Lucas.

Outra diferença que

ele percebeu está relacio- nada ao clima, visto que está em uma região muito bonita e montanhosa. “O clima é muito diferen- te, cheguei num outono com muito frio e chuva, diferente do nosso calor regentense”, disse.

“O que me lembra Re- gente, é que as pessoas sempre se cumprimentam, dando aquele ‘ar’ de ci-

dade de interior. Isso que mais sinto falta de Regen- te, a tranquilidade de inte- rior”, afirmou Lucas.

Durante toda a sua for- mação, ele estudou em es- colas públicas. Começou as séries iniciais no EMEI Augusto Cesar Pires, pas- sando pelas escolas Do- miciano Nogueira e Ivo Liboni, até na Unesp na qual fez toda graduação e pós-graduação.

“Tenho mudado minha vida através da educa- ção. Se cheguei até aqui, foi devido a formação de qualidade que tive no en- sino superior. Sempre de- fenderei a universidade pública de qualidade para que todos tenham acesso.

Foi lá que encontrei pes- soas que se tornaram meus amigos. Na universidade pública encontrei profes- sores que são profissio- nais de extrema qualidade que me passaram não só o conhecimento técnico, mas experiências de vida e todo apoio que me fi- zeram chegar até aqui. A universidade me mostrou que não é só um lugar de sala de aulas, é um lugar que se faz pesquisa e bus- ca a sociedade através da extensão. No ensino, vejo a importância de se cons- truir e mudar a realidade das pessoas, de forma di- reta, através do conheci- mento. Não sou professor por dom ou vocação, e sim por escolha. Na pesquisa buscamos trazer benefí- cios para sociedade. Por isso que a pesquisa é o tra- balho de nossas vidas. Es- pero que todos consigam tem acesso à universida- des, porque é através dela que estou realizando meu sonho de estudar no exte- rior”, finalizou

Da escola pública para a pesquisa no exterior, conheça a história do regentense Lucas Citolino

Levando o nome de Re- gente Feijó para o mundo, o Colégio Arte Livre foi citado durante Symposium Internacional 2019 - For- mando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro, realizado na sede da ONU, em Genebra, Suíça.

O conferencista pela educação Leo Fraiman destacou o trabalho do Colégio Arte Livre, como vencedor Nacional do 1º Prêmio Ações Transfor- madoras, organizado pela Metodo-logia OPEE, com o Projeto Brigada Ecológi- ca, para um público de 30 países.

Na oportunidade, fo- ram exibidos trabalhos de vanguarda pela educação de hoje, tendo em posição de destaque a metodologia

OPEE, a qual o Colégio Arte Livre adota, a qual vem trazendo resultados expressivos e fazendo a di- ferença na vida dos nossos alunos.

“Para nós, é uma honra imensurável termos nosso trabalho citado num dos órgãos de maior importân- cia do mundo, com repre- sentantes de tantas nações, como exemplo da educa- ção do futuro. Estamos muito felizes”, afirma Va- léria Barhum, diretora do colégio.

A palestra de Leo Fraiman está disponí- vel no link https://youtu.

be/2qSv86WWxhY. O Co- légio Arte Livre e seu pro- jeto Brigada Ecológica fo- ram citados aos 18 minutos da palestra.

Colégio Arte Livre

é citado durante

evento na ONU

(4)

#Comércio

Últimas semanas para você comprar e concorrer na Promoção Natal de Prêmios do comércio da cidade

Confira a programação especial e horário de funcionamento do comércio em dezembro

Iniciada em meados de outubro, a Promoção Na- tal de Prêmios realizada pela ACIRF (Associação Comercial e Industrial de Regente Feijó) tem movi- mentado o comércio local.

Um dos motivos é o sor- teio de R$ 20 mil dividi- dos em vales-compras para gastar nas mais de 30 lojas participantes. Além do prê- mio principal, outro atra- tivo da promoção, são os brindes extras fornecidos pelas lojas participantes.

Chegando em sua reta final, a diretoria já avalia como positiva a promoção e vê crescimento nas ven- das, em relação ao ano pas- sado.

O sorteio da promoção está marcado para o dia 27 de dezembro às 19h no Centro de Eventos da Casa da Criança.

Este ano, além da parce-

ria com as lojas participan- tes, a Promoção Natal de Prêmios conta ainda com o apoio do Unimed Prudente, Sicredi e Boa Vista SCPC.

Se você já preencheu seus cupons e os deposi- tou nas lojas participantes é só torcer para ser um dos ganhadores da promoção.

Agora se quer aumentar suas chances de levar um dos prêmios para casa, bas- ta escolher as lojas parti- cipantes nas suas compras futuras.

O sucesso da campanha já é tão expressivo, que na última semana o Jornal O Imparcial soltou uma nota em sua edição diária res- saltando o valor do prêmio dado na promoção de Natal de comércio regentense.

Confira abaixo, a relação de lojas participantes da promoção e boas compras, e também, boa sorte!

Abracadabra Absoluta Off Academia Pró

Corpo A Cirandinha

Malhas A Paulista

Calçados

Armarinhos Nossa Senhora Aparecida

Auto Elétrica Pioneira

Auto Elétrica Mecânica Regente

Auto Posto Mori Auto Posto Palopoli

Belinha Modas e Belinha Plus Size Binário Recargas e

Informática Carinha de Anjo

Kids

Casarão Regente Clínica Veterinária

ProntoVet Diamante Joias e

Ótica

Drogaria Brasil E.M. Confecções Escritório Contábil

Regente

Fawest Confecções Frately Calçados Funerária Regente

Gringa Store HenKazza Modas

Imobiliária Regenterra

JP Móveis Móveis São Bento MMC Materiais p/

Construção O Boticário Ótica Valentina Pet Shop 4 Patas

Pinguim Construcenter Posto Pinheiro

Regencél Regente Pneus

Restaurante Montanha Salão Ele Ela Sara Comésticos

São Pedro Calçados Supermercados

Conal

Supermercados Estrela

Supermercado Regentão Tatiane Modas Wilham Rações

Sérgio Som WR Multimarcas UP! Moda Fitness e

Casual Sicredi Unimed Prudente Boa Vista SCPC

HORÁRIO ESPECIAL DE DEZEMBRO/2019

OBS:

Dia 09/12/19 - Chegada do Papai Noel.

Dia 22/12/19 - troca pelo dia 02/01/2020.

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB 01

FECHADO

02

08 às 18h

03

08 às 18h

04

08 às 18h

05

08 às 18h

06

08 às 18h

07

09 às 15h

08

FECHADO

09

09 às 22h

10

09 às 22h

11

09 às 22h

12

09 às 22h

13

09 às 22h

14

09 às 15h

15

FECHADO

16

09 às 22H

17

09 às 22H

18

09 às 22H

19

09 às 22H

20

09 às 22H

21

09 às 17h

22

08 às 13h

23

09 às 22h

24

09 às 18h

25

FERIADO

26

08 às 18h

27

08 às 18h

28

09 às 15h

29

FECHADO

30

08 às 18h

31

09 às 15h

01

FECHADO

02

FECHADO

Em mais um ano, o co- mércio de Regente Feijó terá um mês de dezembro bem agitado, com promo- ções, chegada do Papai Noel, apresentações, sor- teio e muito mais.

Para acompanhar toda essa programação, a ACIRF (Associação Co- mercial e Industrial de Regente Feijó) divulga o calendário de ações a se- rem realizadas durante o mês. Para começar com cha- ve de ouro, no dia 09 de dezembro, haverá a che- gada do Papai Noel, com

carreata saindo do Giná- sio de Esportes às 19h30 e a chegada será em frente à Associação Comercial para fotos com o bom ve- lhinho. Haverá entrega de balas e apresentação do Coral da Escola SESI de Regente Feijó.

Já no dia 12, é a vez da Banda Marcial de Regente Feijó fazer sua apresenta- ção pelas ruas do comér- cio, com saída de frente ao Projeto Guri às 19h30. A banda viaja durante o ano em competições e apre- sentações por várias ci- dades, mas em dezembro

reserva uma data especial para os regentenses.

Outro atrativo do co- mércio, como todos os anos, é a abertura das lo- jas no período noturno.

O início dessas ativida- des está agendado para o dia 09 de dezembro e o comércio nesse período passa a atender das 9h às 22h.

Ao lado, você pode

conferir os horários de

funcionamento do comér-

cio para todo o mês de de-

zembro. Depois disso, é

só se programar e celebrar

as festas de final de ano.

(5)
(6)

A última sexta-feira do mês de novembro já é es- perada por muita gente em toda parte do mundo. Isso porque, é nessa data que acontece a grande e famo- sa promoção Black Friday.

O que atrai tanta gente para essa

promoção é a queima de estoque com pre- ços baixos, descontos e promoções e excelen- tes oportu- nidades de pagamento.

Pensan- do no su- cesso que a promoção faz em to- dos cantos, a Associa- ção Comer-

cial e Industrial de Regente Feijó, decidiu incorporar a Black Friday no calendário de promoções de 2019.

E se uma promoção é

boa, duas juntas são ain- da melhores. Nesse ano, a promoção Back Friday se associou a já consagrada promoção Topa Tudo rea- lizada exclusivamente pela ACIRF. E assim, surgiu a Topa Tudo Black.

Durante três dias de pro- moção, mais de 30 lojas de vários segmentos baixa- ram seus preços e atraíram clientes não só da cidade,

como também de municí- pios vizinhos como Anhu- mas, Taciba e Indiana.

Passeando pelo comér- cio de Regente, Sandra Gomes, moradora de Pre- sidente Prudente contou que gosta de comprar na

cidade por- que os preços são justos e ainda existe a comodida de parar o carro na frente da loja. “Consi- go condições de pagamen- to muito boas e aqui é bem mais tranqui- lo”, finalizou.

A ACIRF continua tra- balhando pelo comércio de Regente. Des- de o mês de outubro está no ar a pro- moção de Natal e em bre- ve terá novidades para o calendário de atividades para o ano de 2020.

Pela primeira vez, comércio de Regente participa da

campanha Black Friday

Evento voltado para homens trata sobre fé e família

No último mês, a Igreja Assembleia de Deus – Ministé- rio Madureira, reali- zou a terceira edição do “Mens’s Coffee”.

Cerca de 230 homens de várias religiões e diversas cidades da região participaram do encontro que tinha como objetivo falar de Deus e da família.

O encontro ofereceu um espaço adequado para que os homens pudessem pensar em suas profissões, famí- lias e na sua relação com os outros e con- sigo mesmo. Além dos louvores, o encontro ofereceu um espaço para que os homens pudessem se expressar.

“Costumamos fazer esse encontro em um período a cada dois anos e

ele acon- tece fora da igre- ja, para que todos p o s s a m se sentir acolhidos e motiva- dos a par- ticipar. O

objetivo aqui vai m u i t o além da religião, p o r q u e queremos falar de D e u s ” , disse o P a s t o r M á r c i o D o m i n - gos da Silva.

O presidente da Câ- mara, Guilherme Ro- cha, e o prefeito Marco Rocha participaram do evento. Na oportuni- dade, o prefeito foi ho- menageado com uma placa.

Além desse evento, nesta semana a mesma igreja está realizando mais uma edição da Cruzada Evangelística Desperta Regente. O

evento iniciado no úl- timo domingo, acabará no próximo dia 08. Os eventos de sábado (7) e domingo (8) serão realizado no Anfiteatro Municipal, a partir das 19h e 18h30, respecti- vamente.

Durante a semana, as atividades aconte- cem na sede da Igreja que está localizada na rua Martins Francisco, 800 no Jardim Sumaré.

No sábado, a par- tir das 9h está p r o g r a m a d a mais uma edi- ção da carre- ata pelas ruas da cidade.

O evento

contará com a

participação de

vários pastores

de diversas lo-

calidades.

(7)
(8)

#visitante

Dom Sérgio Castriani passa a ser bispo emérito de Manaus

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta- feira (27), o pedido de renúncia do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani. Na ocasião, o pontífice tam- bém nomeou Dom Frei Leonardo Steiner, atual bispo auxiliar de Brasí- lia, como o novo chefe da Igreja local.

Dom Sérgio Castri- ani tem 65 anos e assu- miu o governo pastoral de Manaus em fevereiro de 2013, quando o Papa Bento XVI o transferiu da Prelazia de Tefé para a capital. Sua renún- cia foi encaminhada ao Papa Francisco no início

do ano por motivos de saúde. Com a decisão, ele passa a ser arcebispo emérito.

O novo bispo da Ar- quidiocese de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner, 69, foi apresen- tado à imprensa local nesta quinta-feira (28) em coletiva na Residên- cia Episcopal, Avenida Joaquim Nabuco, 1.035, Centro.

“Vamos prosseguir com o trabalho feito por dom Sérgio Castriani de ouvir as comunidades, leigos, presbíteros, pas- torais, todos”, disse o novo bispo.

Dom Sérgio é nasci-

do em Regente e possui família e amigos na ci- dade. Sempre que pode, passa alguns dias por aqui e celebra missas na Igreja Matriz e outras ca- pelas regentenses.

Homenagens

No dia 5 de outubro, o arcebispo da Arquidi- ocese de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castri- ani, foi empossado como novo membro da Aca- demia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Al- cear), passando a ocupar a cadeira de número 38.

A solenidade aconteceu no auditório do Colégio Martha Falcão onde ele recebeu a toga, o colar acadêmico e o diploma de honra ao mérito, que, em conjunto, simbolizam o título de imortalidade que lhes é conferido.

Seu ingresso na en- tidade foi aprovado em unanimidade durante uma Assembleia Geral da Alcear.

Pouco antes, no dia 01

de outubro ele também

recebeu a Medalha Ruy

Araújo na Assembleia

Legislativa do Amazo-

nas.

(9)

Gente Nossa

Gomes e os mais de 25 anos de

Pizzaria e

Lanchonte Varanda

Elvira Sanches Gomes vai completar 69 anos no dia 08 de janeiro e como presente adiantado, está recebendo esta justa homenagem do Jornal Enfoque Empresarial.

Nascida em Presidente Prudente, ela é filha de An- tônio Sanches Filho e Luzia Magri Sanches. Além de Elvira, o casal teve outros oito filhos: Adelaide, Isaura, Mafalda, Armando, Arnal- do, Roberto, Maria Isabel, Jandira e Luiz Antônio.

Ela conta, que muito cedo mudou-se para o Distrito do Espigão. “Meu pai vendia ovos e galinhas, e um dia surgiu a oportunidade de ele comprar um bar no distrito.

Ele comprou e a família toda se mudou”, disse.

Ainda de acordo com ela, quando a família chegou no bairro havia poucas casas e o comércio do pai era o único do local. O bar é de proprie-

dade da família até os dias atuais e é administrado por um dos irmãos, o Roberto.

Elvira frequen- tou a Escola Pio Benguela até o quarto ano. Isso porque, aos 8 anos, ela começou a tra- balhar para a aju- dar a família. Seu primeiro trabalho era na roça de al-

godão e amendoim, onde estava sempre na companhia das irmãs.

Na adolescência, ela conta que eram poucas as oportu- nidades de diversão na épo- ca. “Meu pai só deixava a gente ir à missa e também aos bai- les que eram re- alizados nas casas das famí- lias, prin- c i p a l - m e n t e , na casa do Sr.

S e b a s - tião Cor- deiro”, afirmou.

Das amigas dessa época, ela se recorda com bastan- te carinho de Maria Agda, Lourdes Videira, Marina,

Marili, Maria Helena e algu- mas outras.

Pouco antes de completar 17 anos, quando já trabalha- va como auxiliar de cozi- nha em um restaurante em Prudente, ela conheceu um jovem que tinha recém-che- gado de São Paulo, o então José Gomes Sobrinho, mais tarde carinhosamente conhe- cido como “Bigode”.

Ela disse que percebeu que ele olhava para ela di- ferente e começaram a se

paquerar. Depois de aproxi- madamente 4 meses, esta- vam namorando. O namoro durou pouco mais de um ano, até que se casaram aqui mesmo em Regente Feijó.

Sempre em busca de boas oportunidades, o casal cor- reu esse país morando em várias cidades, entre elas São Paulo, Cuiabá, Presi- dente Prudente, Iepê e mui- tas outras.

Em 1982, eles retornaram à Regente Feijó. Primeiro, a convite da Usina de Álcool que tinha na cidade. Depois de sua passagem pela em- presa, “bigode” foi convida- do para trabalhar na famosa

“Gaivota”, onde atuou por oito anos.

Depois de adquirir mui- tas experiências e conseguir comprar alguns equipamen- tos, o casal montou a sua própria lanchonete, hoje conhecida de Pizzaria e Res- taurante Varanda.

Elvira conta que aprendeu a cozinhar com sua mãe, a melhor cozinheira da fa- mília, e também, aprendeu muito quando passou a tra- balhar em restaurantes. Ela disse ainda, que sua espe- cialidade é a “parmegiana”.

“Recebemos gente de todos os lugares para experimentar nosso prato principal. E eles sempre voltam para comer mais. O segredo está nos in- gredientes naturais e no cari- nho que colocamos no pra- to”, contou. São mais de 25 anos atendendo a população.

Em junho de 2018, seu

grande amor e parceiro de todas as empreitadas fale- ceu. Elvira conta que não foi fácil continuar a traba- lhar nesse sonho que era do casal. Mas que com a ajuda dos filhos, trabalha até hoje.

A rotina diária é bem agi- tada, onde ela se reveza en- tre os afazeres de casa e as obrigações da empresa. “So- mos uma família de empre- endedores. Desde meus pais, irmãos e até meus filhos. É isso que sabemos fazer. Eu me realizo quando estou tra-

balhando e espero não parar de trabalhar nunca”, contou.

Ela confessou, que nunca ti- rou férias e espera não tirar, pois a cozinha representa uma paixão e uma distração.

Elvira tem três filhos: Luiz Antônio, Adriana Cristina e Júlio César. Ela tem ainda 5 netos: Luiz Fernando, Mile- na, Jeferson, Janderson, Jú- lio César. Atualmente já são 4 bisnetos, são eles: Caique, João Pedro, Juan, Lívia e em breve nasce mais uma, a Laura.

Os pais de Elvira, Sr. Antônio e Dona Luzia

Elvira e o esposo Bigode

(10)

Dezembro! Parabéns aos aniversariantes

11-Hudson V S Oliveira - Imobiliária Regenterra

18-Denize Aparecida dos San-

tos - A Paulista Calçados 24-Silvia Cristina do Prado Palma - Diamante Jóias 03-Meire Zachi Kobayashi -

Colégio Arte Livre 08-Claudinei Sabino - Droga

04-Cristina - Liga Empresa- Nova rial e Serv. Informática

25-Ivam Salomão Liboni - Pet Shop 4 Patas

10-Webner Vinícius Araujo - Relojoaria Suiça

12-José Leonardo Duela - Sueli Calçados 02-Sérgio José Silva - Sérgio

Som

13-Felipe Volpi - Supermerca- dos Estrela

03-Dyonatan Pereira Barbosa - Casarão Regente

14-Júlia Vasconcelos Perelli - Frately Calçados

RESPOSTA DA CRUZADINHA

07-CÉLIA MARIA MALACRIDA - UNIMED

08-VITOR G. VIANNA – CLINICA VETERINÁRIA PRONTOVET 09-MARA AP. DE SOUZA – MÓVEIS SÃO BENTO

09-THAFAREL DE LIMA ARAÚJO – SUPERMERCADOS ESTRELA 13-LÚCIO COLNAGO – SUPERMERCADO REGENTÃO

16-ANTÔNIO NICOLAU GUIMARÃES ALVES – UNIMED 18-MARI ORTIZ – SUPERMERCADOS ESTRELA

18-KIOKA AGAWA ICHIBA – UNIMED

23-JOÃO MATHEUS H B CHIAVOLONI – CONSULTÓRIO ODONT -

OLOGICO DRº JOÃO MATHEUS

23-MARIA FERNANDA BIGONI SILVA – FUNERÁRIA REGENTE 26- CAMILA YUMI SERRANO MINE – COLÉGIO ARTE LIVRE 27-GIOVANA LOPES PRADO - UNIMED

31-MARIA DALVA S. COLNAGO – SUPERMERCADO REGENTÃO 31-ALEXANDRE PATUSSI BORSARI DE OLIVEIRA – SUPERMER- CADOS ESTRELA

31-ESTELA BIANCHINI DOS SANTOS – COLÉGIO ARTE LIVRE

A cidade de Jundiaí, no interior de do Estado de São Paulo, durante três dias irá se tornar a capi- tal estadual do Jogos dos Idosos. As atividades co- meçam no próximo dia 07 e segue até o dia 12 de de- zembro.

Entre as 200 principais delegações do Estado, estará Regente Feijó re- presentada pelo volei-bol feminino adaptado e pelo tênis de mesa. Vice-cam- peões e campeões, respec- tivamente, na fase regional dos jogos, que aconteceu em Osvaldo Cruz.

As equipes estarão acompanhadas por seus treinadores e comissão da CME (Comissão Mu- nicipal de Esportes). Os

professores Márcia e José, estão otimistas pelas con- quistas dos atletas.

Para a CME, participar da fase estadual é um pri- vilégio e fruto de um tra- balho muito responsável realizado durante o ano todo. “O melhor de tudo é perceber o quanto eles são

dedicados e o quanto eles se divertem nessas compe- tições. Queremos agrade- cer a Prefeitura pelo apoio incondicional”.

Os atletas são: no Tênis de Mesa, Vitório Naoki Kaneko, veio a medalha de ouro e a classificação.

A equipe de vôlei femi-

nino é formada pelas se- guintes atletas: Adelaide Sotocorno Colnago, He- lena de Carvalho Seolin, Joana Urcina Rita, Luzia do Carmo Fabre, Maria Aparecida Montanha Al- ves, Maria Josefina Al- ves e Penha Celleri Car- valho.

Idosos embarcam para Jundiaí (SP) para o Campeonato Estadual do JORI

Academia reúne alunos e amigos para uma ação solidária para o Natal

Assim como aconteceu em 2018, a Academia Pró Corpo reuniu alunos e ami- gos para a se-gunda edição de uma campanha solidária que visava arrecadar recur- sos para uma ação solidá- ria.

Rafael Rampasso, pro- fessor de Educação Física, explica que a principal ação foi a venda de uma rifa no valor de R$ 10 de uma bi- cicleta adquirida pela aca- demia. “Muitos alunos se engajaram na venda dos números e por isso a cam- panha foi esse sucesso”.

Parte do valor arrecada-

do foi doado para a APAE de Regente Feijó e a outra parte será destinada para a compras de cestas de na- tal, que também serão dis- tribuídas com a ajuda dos alunos.

Além de agradecer a to- dos os que adquiriram os números da rifa e tornaram a ação um su-cesso, a Aca- demia Pró Corpo agradece também os alunos Paula, Manoel, Paulo, Edinaldo, Rodrigo, Márcio, Edival- do, Gabi, Alana, Nara, Ste- phanie e todos os demais que ajudaram direta ou in- diretamente.

Final do Campeonato Municipal de Areia aconteceu no último domingo (1)

O Campo de Areia do Portal do Sol foi o palco de mais uma grande final, desta vez, do Campeonato Municipal de Areia, realiza- do pela CME. A final teve início às 9h.

As equipes que dis- putavam o título eram

“Família Bairro 13” e

“ATR”. E a campeã da edição 2019 foi a equipe

“Família Bairro 13”, com um placar de 2 a 1.

A competição iniciada em outubro, contou com a participação de 10 equipes que disputaram a fase clas- sificatória em grupos e de- pois na fase “mata-mata”.

Além da premiação com troféus e medalhas para a equipe campeã, a compe- tição também abriu espaço para premiar os artilheiros,

que foram Alex do Bairro 13 e Rodrigo do ATR, com 13 gols cada, e o goleiro que menos tomou gols, sen- do ele Lucas, do Bairro 13

com apenas dois gols sofri- dos. Em 2020, a Comissão Municipal de Esportes tratá novas competições e todos

terão a chance de participar, tanto das escolinhas de mo- dalidades, como das com- petições que acontecem em várias partes da cidade.

Alex do Bairro 13 e Rodrigo do ATR, com 13 gols cada, foram os artilheiros

O título de

goleiro menos

vazado foi para

Lucas que sofreu

apenas 2 gols

(11)

CRUZADINHA NOVO ENDEREÇO

Incar Auto Peças e Serviços

Rua José Colnago, 01 - Vila Nova

Fone: (18) 3279-1800 / 99821-2366 Proprietário: João Vitor Barbosa Valentin

Rotary Club repassa subsídio distrital para Associação Casa da Criança

A Associação Casa da Criança de Regente Feijó pretende ampliar os sanitá- rios femininos e construir um sanitário para atender pessoas com mobilida-

de reduzida, garantindo a acessibilidade e a dignida- de do público que utiliza o espaço de eventos da enti- dade.

Para isso o Rotary Club

de Regente Feijó elaborou um projeto que, após ava- liação da governadoria do Rotary Distrito 4510 foi concedido o subsídio com a finalidade de contribuir

nas adaptações necessárias.

No dia 19 de novem- bro, a Presidente do Rotary Club, Rita de Cássia Oje- da Basso, se reuniu com o Presidente da Associação Casa da Criança, Marcos Moura e com sua equipe para entregar os materiais adquiridos com recursos do Subsídio Distrital.

Segundo a presidente do Rotary, Rita de Cássia, as doações dos rotarianos para a Fundação Rotária

retornam em forma de dois tipos de subsídios: o Distri- tal e o Global. E cada Rota- ry Club possui a liberdade de elaborar o seu projeto que devem atender as ne- cessidades da comunidade, nas áreas de enfoque do Rotary.

A presidente afirmou ain- da que, o Rotary Club de Regente Feijó, através de suas ações, contribuições financeiras e subsídios bus- cam melhorar o atendimen-

to das entidades do mu-ni-

cípio e consequentemente

o bem-estar da nossa comu-

nidade, destacando algumas

doações mais recentes que

foram a aquisição de ven-

tiladores, para as salas de

aulas das crianças atendidas

pela EMEI Associação Casa

da Criança e a aquisição de

produtos de cozinha e de

uso individual dos idosos,

do Abrigo de Idosos Nossa

Senhora da Aparecida de

Regente Feijó.

(12)

Você também pode enviar suas fotos e informações para

a coluna social do Enfoque Empresarial!

WhatsApp

99603-2151

ACIRF recebe certificado de reconhecimento da FACESP e Boa Vista SCPC pela dedicação e esforço na Campanha de Incentivo Brilhantemente FACESP.

Associados, parabéns pela parceria.

Registro da Confraternização E.M Confecções 2019.

Parabéns a equipe que trabalhou bastante neste ano e tem boas expectativas para o próximo!

Dona Ana Guimarães completou 86 anos em novembro e ganhou uma festa pra lá de especial. Parabéns!

Encontro dos amigos multimídias 2019

A advogada Viviane Gabriel Segatto com o jornalista Roberto Cabrini em evento na OAB de Prudente

Suely Vasconcelos Perelli (Frately Calçados) e Cesar Perelli completaram Bodas de

Prata no último dia 26 de novembro! Parabéns ao casal pelos mais de 25 anos de amor!

Referências

Documentos relacionados

De certa forma, havia tempo que os espanhóis anteviam uma campanha con- tra a Inglaterra, sabiam que a intervenção inglesa ameaçava seus planos de recon- quistar os Países Baixos

Assim, é importante que se desenvolvam estudos sobre o conteúdo de vitamina A no leite maduro de lactantes de pré-termo, a fim de verificar se existem diferenças quando comparado

• Frequentam o espaço alunos de IC, TCC, mestrado e doutorado; • Principais áreas: 1- Controle 2- Otimização 3- Redes Neurais 4- Sistemas Fuzzy.. •

As universidades e os institutos politécnicos gozam do direito de elaborar os seus estatutos, com observância do disposto na presente lei e demais legislação aplicável. Os

1º - Fica vedado ao médico plantonista ausentar-se de seu plantão para exercer cumulativamente a função de evolucionista ou qualquer atendimento de intercorrência que não no

Por lo tanto, al utilizar las funciones grill, los mejores resultados se obtienen colocando la rejilla en los últi- mos niveles comenzando desde abajo (ver la tabla de cocción)

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

O objetivo deste trabalho é identificar as lógicas empreendidas por camponeses e pescadores da Localidade Janauacá, - afluente do Rio Solimões, pertencente aos Municípios