• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO SME N.º 1.363, DE 19 DE OUTUBRO DE (*) (publicada no Do de 22/10/2015)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO SME N.º 1.363, DE 19 DE OUTUBRO DE (*) (publicada no Do de 22/10/2015)"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO SME N.º 1.363, DE 19 DE OUTUBRO DE 2015. (*) (publicada no Do de 22/10/2015)

Aprova Regulamento que norteará a realização da matrícula para o ano de 2016, em todas as suas fases, bem como a enturmação dos alunos e a organização de turmas, para atendimento na Educação Infantil – modalidade Pré–Escola, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, nas Unidades da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, e dá outras providências.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor,

CONSIDERANDO o disposto no art. 11, inciso III, da Lei n.º 9.394/96, que atribui aos Municípios a incumbência de baixar normas complementares para o seu Sistema de Ensino;

CONSIDERANDO o art. 32 da Lei n.º 9.394/96 com a nova redação dada pela Lei Federal n.º 11.274/2006, recomendando que o início do Ensino Fundamental seja aos 6 (seis) anos de idade;

CONSIDERANDO que a Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20 de outubro de 2010, estabelece o último dia de março como data-base para o cálculo da idade dos alunos, com vista ao ingresso na Pré-escola e no Ensino Fundamental;

CONSIDERANDO a Deliberação E/CME n.º 20, de 28/04/2009, que estabelece normas para matrícula de estudantes na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro,

RESOLVE:

Art. 1º A realização da matrícula em todas as suas fases, para o ano de 2016, nas unidades de Educação Infantil – modalidade Pré–Escola, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro, como também a enturmação dos alunos e a organização de turmas dar-se-ão em consonância com as disposições constantes desta Resolução.

Art. 2º Para os fins previstos no art. 1º fica aprovado o Regulamento que acompanha a presente Resolução com as normas e procedimentos fixados pela Coordenadoria de Planejamento – E/SUBG/CP, concernentes à matrícula, e critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Educação – E/SUBE/CED, relativos à enturmação de alunos e à organização de turmas.

Art. 3º As pré-matrículas e matrículas para o ano de 2016 serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br, de acordo com o calendário constante do Regulamento a que se refere o artigo anterior.

Art. 4.º Os casos omissos serão resolvidos pelos titulares da Coordenadoria de Planejamento e da Coordenadoria de Educação.

Art. 5.º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2015.

REGINA HELENA DINIZ BOMENY Secretária Municipal de Educação

(2)

REGULAMENTO

DO PROCESSO DE MATRÍCULAS, ENTURMAÇÃO DE ALUNOS E ORGANIZAÇÃO DE TURMAS PARA O ANO LETIVO DE 2016, REFERENTES AO ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL- MODALIDADE PRÉ-ESCOLA, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL DAS UNIDADES DA REDE PÚBLICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

CAPÍTULO I

DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA EFETIVAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, DAS MATRÍCULAS E DAS TRANSFERÊNCIAS INTERNAS.

Art. 1º A matrícula na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, para o ano de 2016, dar-se-á em consonância com o disposto no presente Regulamento, aprovado pela Resolução SME n.º 1.363, de 19 de outubro de 2015, e abrange a Educação Infantil- modalidade Pré-escola, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

Art. 2º As Coordenadorias Regionais de Educação, as Unidades Escolares e o Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos – CREJA deverão planejar e organizar a matrícula, observando os seguintes critérios:

I. priorizar a utilização de salas de aula, de tamanho, padrão para o atendimento e, no que concerne às salas de aula com menos de 25m2, sua utilização somente ocorrerá quando o prédio for adaptado e não houver escolas próximas que possam receber os alunos;

II. preservação do espaço da sala de leitura, dos laboratórios de informática e de Ciências das Unidades Escolares.

Art. 3º Os alunos da Educação Infantil – modalidade Pré-escola, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos–PEJA e Educação Especial, matriculados na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, no ano de 2015, terão suas matrículas renovadas automaticamente para o ano letivo de 2016.

§1º Os alunos matriculados nas Unidades Escolares em que não haja segmento subsequente ou a classe pretendida terão suas matrículas garantidas por meio de remanejamento.

§2º É de responsabilidade dos Diretores dos Espaços de Desenvolvimento Infantil – modalidade Pré-escola, das Unidades Escolares e do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos–CREJA, estar, até o dia 18 de dezembro de 2015, impreterivelmente, com a base dos Sistemas de Controle Acadêmico e/ou Sistema de Gestão Acadêmica, renovada para 2016, tendo feito os remanejamentos e as enturmações.

SEÇÃO I

Da Educação Infantil-modalidade Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Art. 4º As inscrições na pré-matrícula para Educação Infantil – modalidade Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, para o ano de 2016, serão realizadas através da internet, no endereço eletrônico: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br.

§1º As inscrições na pré-matrícula deverão ser feitas pelo pai, mãe ou responsável legal, na forma da lei civil, para os menores de 18 (dezoito) anos, e pelo próprio interessado, se maior de 18 (dezoito) anos.

§2º No ato da inscrição na pré-matrícula, os interessados deverão fornecer as seguintes informações:

a) nome completo do candidato; b) certidão de nascimento;

c) endereço completo, inclusive o CEP;

d) nome da mãe e do pai ou do responsável legal; e) endereço eletrônico, se possuir;

f) telefone fixo e móvel, se possuir; g) rede escolar de origem;

h) ano de escolaridade pretendido;

i) cadastro de até 5 (cinco) opções por escolas, por ordem de preferência.

(3)

§ 3º Nas situações em que o candidato tiver uma defasagem idade/série, o sistema informará a data e local onde ele deverá comparecer para ser avaliado com vista a um melhor atendimento.

§ 4º Os candidatos às Unidades Escolares que funcionam como Ginásios Experimentais Olímpicos deverão registrar estas Unidades em 1ª opção.

§ 5º O candidato que optou pela Unidade que funciona como Ginásio Experimental Olímpico, em 1ª opção, deverá preencher a ficha de inscrição registrando as atividades esportivas que, porventura, tenha praticado e/ou que sejam de seu interesse.

§ 6º Nas situações em que o candidato tiver optado pela Unidade que funciona como Ginásio Experimental Olímpico, o sistema informará a data em que ele deverá consultar o site para verificar se foi selecionado para o teste de aptidão física.

§ 7º Cabe ao Diretor da Unidade Escolar que funciona como Ginásio Experimental Olímpico elaborar documento para comprovar a presença do responsável no momento do teste de aptidão física.

§ 8º O não atendimento a qualquer orientação emitida pelo sistema corresponderá à desistência da inscrição.

Art. 5º Os alunos matriculados na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino que desejarem transferência para outra Unidade Escolar da Rede Pública Municipal, deverão fazer a solicitação por intermédio do endereço eletrônico: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br.

Art. 6º A alocação dos candidatos na Educação Infantil, modalidade Pré–Escola, ao Ensino Fundamental e ao PEJA atenderá às seguintes prioridades legais:

a) candidatos que possuam irmãos frequentando a Unidade Escolar procurada; b) candidatos que possuam irmãos participando do processo;

c) candidatos oriundos de abrigos; d) candidatos oriundos de orfanatos;

e) filhos adotivos amparados pela Lei Municipal n.º 2.210 de 21/07/1994

f) responsáveis com filhos matriculados em unidade escolar que ofereça Educação de Jovens e Adultos;

g) filhos de mãe adolescente; h) filhos de refugiados.

§1º A ordem da inscrição efetuada pela internet não será considerada na alocação do aluno.

§2º Os candidatos nascidos na mesma data terão assegurados os mesmos direitos.

Art. 7º É de responsabilidade do aluno, quando com 18 anos ou mais, ou do responsável legal, tomar ciência do resultado da inscrição da pré-matrícula por meio do site matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br, não cabendo recurso, caso perca o prazo da confirmação da matrícula, conforme o Anexo I que acompanha este Regulamento.

Art. 8º Nas situações em que as solicitações de matrícula não forem confirmadas ou não tiver sido realizado o procedimento de inscrição na pré-matrícula no 1º momento, os pais ou responsáveis legais deverão solicitar a matrícula no 2º momento, via WEB.

Parágrafo único. O 2º momento de matrícula, via WEB, obedecerá ao calendário apresentado no Anexo I, que acompanha este Regulamento.

Art. 9º No ato da confirmação da matrícula, os alunos alocados deverão apresentar os seguintes documentos:

I. certidão de nascimento ou de casamento;

II. declaração de escolaridade da última Unidade Escolar em que estudou, constando o ano de escolaridade ao qual o aluno está habilitado;

III. documento que comprove as declarações feitas na inscrição da pré–matrícula.

SEÇÃO II

Da Educação Especial

Art. 10 As inscrições na pré-matrícula na Educação Especial, para o ano de 2016, serão realizadas através da internet, pelo endereço eletrônico matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br.

(4)

§ 1º As inscrições na pré-matrícula deverão ser feitas pelo pai, mãe ou responsável legal na forma da lei civil para os menores de 18 (dezoito) anos e pelo próprio interessado, se maior de 18 (dezoito) anos.

§ 2º No ato da inscrição na pré-matrícula, os interessados deverão fornecer as seguintes informações:

a) nome completo do candidato; b) certidão de nascimento;

c) endereço completo, inclusive o CEP;

d) nome da mãe e do pai ou do responsável legal; e) declarar se a pessoa é portadora de deficiência; f) endereço eletrônico, se possuir;

g) telefone fixo e móvel, se possuir; h) rede escolar de origem;

i) ano de escolaridade pretendido;

j) cadastro de até 5 (cinco) opções de escolas, por ordem de preferência.

§ 3º O sistema informará aos candidatos a data e local onde ele deverá comparecer, a fim de ser avaliado com vista a um melhor atendimento.

§ 4º A Coordenadoria Regional de Educação deverá registrar junto ao Sistema, na ficha de inscrição do candidato, após a avaliação, a unidade onde ele será alocado, fornecendo memorando de apresentação, que deverá ser entregue pelo responsável no momento da efetivação da matrícula.

§ 5º O não comparecimento ao local da avaliação ou à Unidade Escolar para confirmar a matrícula, corresponderá à desistência da inscrição.

§ 6º A ordem da inscrição efetuada pela internet não será considerada na alocação do aluno.

Art. 11 Nas situações em que as solicitações de matrícula não forem confirmadas ou não tiver sido realizado o procedimento de inscrição na pré-matrícula no 1º momento, os pais ou responsáveis legais deverão solicitar a matrícula no 2º momento, via WEB.

Parágrafo único. O 2º momento de matrícula, via WEB, obedecerá ao calendário apresentado no Anexo I, que acompanha o presente Regulamento.

Art.12 No ato da confirmação da matrícula os alunos alocados deverão apresentar os seguintes documentos:

I. certidão de nascimento ou de casamento;

II. memorando de apresentação fornecido pela E/CRE no momento da avaliação;

III. declaração de escolaridade da última Unidade Escolar em que estudou, constando o ano de escolaridade ao qual o aluno está habilitado;

IV. laudo comprobatório da deficiência declarada (se for o caso);

V. documento que comprove as declarações feitas na inscrição da pré–matrícula.

SEÇÃO III

Outras disposições

Art. 13 Em 2016 serão efetuadas quaisquer modalidades de matrícula até 30/09/2016. Após essa data serão efetuadas apenas matrículas por transferência, em caso de mudança de domicílio, inclusive quando oriundos de outros Municípios e/ou Estados, de candidatos à Educação de Jovens e Adultos e de crianças do Projeto Aluno Presente.

Art. 14 Cabe ao Diretor da Unidade Escolar providenciar a inclusão dos novos alunos no Sistema de Controle Acadêmico e/ou Sistema de Gestão Acadêmica, até o dia 03 de fevereiro de 2016, impreterivelmente.

(5)

CAPÍTULO II

DOS CRITÉRIOS PARA ENTURMAÇÃO DE ALUNOS E ORGANIZAÇÃO DE TURMAS

Art. 15 A enturmação dos alunos no Ensino Fundamental para o ano letivo de 2016, nas Unidades que integram a Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino considerará, de acordo com o resultado por eles obtido ao final do ano letivo, os seguintes critérios: conceito final, frequência, idade, nível de alfabetização ou origem.

Parágrafo Único Os critérios de enturmação constituem o Anexo II que acompanha este Regulamento.

Art.16 A organização das turmas nas Unidades Escolares da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino para o ano de 2016 obedecerá às orientações contidas nos artigos seguintes deste Regulamento.

Art.17 Para a matrícula na Educação Infantil - modalidade Pré-escola, a criança deverá ter 4 (quatro) anos completos ou a completar até 31 de março de 2016, e para a matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter 6 (seis) anos completos ou a completar até 31 de março de 2016.

Art.18 O aluno transferido que não apresentar a documentação que comprove a escolaridade exigida para o ingresso no ano de escolaridade solicitada em até 35 (trinta e cinco) dias após o pedido da matrícula, será enturmado após avaliação da Unidade Escolar, nos termos da Deliberação E/CME n.º 20/2009.

Parágrafo único A observância do disposto no caput deste artigo constitui responsabilidade da direção da Unidade Escolar.

Art. 19 Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), as turmas deverão ser formadas de acordo com as orientações previstas pelo Programa.

Art. 20 A organização das turmas, bem como o quantitativo e a numeração, obedecerão a critérios específicos, de acordo com as instruções contidas no Anexo III que acompanha o presente Regulamento, respeitando-se o quantitativo máximo de alunos por turma, resguardados os direitos previstos em lei.

Art. 21 Cabem às Coordenadorias Regionais de Educação a supervisão e o acompanhamento dos processos de enturmação e de organização e distribuição das turmas, garantindo o disposto neste Regulamento.

ANEXO I

RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA e REMANEJAMENTO

DIAS 19 a 20 de outubro de 2015 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Renovação automática dos alunos da Educação Infantil- modalidade Pré-escola ao 2º ano, que já estudam na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino e remanejamento dos oriundos das Unidades Escolares que não possuem o segmento subsequente.

DIAS 26 a 30 de outubro de 2015 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Matrícula das crianças candidatas à Educação Infantil - modalidade Pré-escola, oriundas das Creches Conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação.

DIA 18 dezembro de 2015 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Renovação automática dos alunos do Ensino Fundamental do 3º ao 9º ano/ Educação de Jovens e Adultos, que já estudam na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, remanejamento dos oriundos das Unidades Escolares que não possuem o segmento subsequente.

DIA 18 dezembro de 2015 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Exclusões externas dos alunos do Ensino Fundamental do 3º ao 9º ano/ Educação de Jovens e Adultos, que estudam na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino e desejam transferência para outras Redes de Ensino.

EDUCAÇÃO INFANTIL – MODALIDADE PRÉ – ESCOLA, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PRÉ - MATRÍCULA PARA ALUNOS NOVOS NA REDE e TRANSFERÊNCIAS INTERNAS

(6)

Pré-matrícula para os candidatos à Educação Infantil – modalidade Pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Transferências internas dos alunos que já frequentam as Unidades Escolares da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino.

DIAS 16 a 18 de dezembro de 2015 – pelo site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br e por e-mail. Divulgação do resultado da alocação dos candidatos de Pré-escola ao 2º ano.

DIAS 07 a 15 de janeiro de 2016– pelo site: matriculadigital.rioeduca.rj.gov.br e por e-mail. Divulgação do resultado da alocação dos candidatos de 3º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos.

CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA NAS UNIDADES ESCOLARES

DIAS 16 a 18 de dezembro de 2015

Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos de Pré-escola ao 2º ano, alocados no período da pré– matrícula.

DIAS 11 a 15 de janeiro de 2016

Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos de 3º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, alocados no período da pré – matrícula.

SEGUNDO MOMENTO DE MATRÍCULA

DIAS 25 a 28 de janeiro de 2016 – pelo site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br

2º Momento de Matrícula para atendimento aos alunos não alocados e aos interessados que perderam o prazo da inscrição.

DIAS 26 a 29 de janeiro de 2016 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos, alocados no 2º momento de matrícula, de acordo com o cronograma informado no momento da inscrição.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

PRÉ - MATRÍCULA PARA ALUNOS NOVOS NA REDE e TRANSFERÊNCIAS INTERNAS DIAS 20 a 29 de outubro de 2015 – pelo site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br

Pré-matrícula para os candidatos deficientes – modalidade Pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Transferências internas dos alunos que já frequentam as Unidades Escolares da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino.

CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA NAS UNIDADES ESCOLARES

DIAS 22 de outubro a 03 de novembro de 2015

Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares dos candidatos avaliados na E/CRE no período de inscrição.

SEGUNDO MOMENTO DE MATRÍCULA

DIAS 25 a 28 de janeiro de 2016 – pelo site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br

2º Momento de Matrícula para atendimento aos alunos não alocados e aos interessados que perderam o prazo da inscrição.

DIAS 26 a 29 de janeiro de 2016 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos, alocados no 2º momento de matrícula, de acordo com o cronograma informado no momento da inscrição.

(7)

ANEXO II QUADRO DE ENTURMAÇÃO Ano cursado em 2015 Conceito

Final Frequência Idade em 2016

Enturmação 2016 (ano a considerar para cálculo da idade)

Pré-escola -

Igual ou superior a 60%

Na idade (6 anos completos ou a

completar até 31/03/2016) 1º ano

Inferior a 60% Na idade (6 anos completos ou a

completar até 31/03/2016) 1º ano

1º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 2º ano Defasado

(nascido até 31/12/2006) 2º ano

Inferior a 75%

Na idade

1º ano - com indicação de reclassificação

Defasado

(nascido até 31/12/2007)

1º ano - com indicação de reclassificação I Igual ou superior a 75% Na idade 2º ano Defasado

(nascido até 31/12/2006) 2º ano

Inferior a 75%

Na idade 1º ano

Defasado

(nascido até 31/12/2007) 1º ano

2º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 3º ano Defasado

(nascido até 31/12/2005) 3º ano

Inferior a 75%

Na idade

2º ano - com indicação de reclassificação

Defasado

(nascido até 31/12/2006)

2º ano - com indicação de reclassificação I Igual ou superior a 75% Na idade 3º ano Defasado

(nascido até 31/12/2005) 3º ano

Inferior a 75%

Na idade 2º ano

Defasado

(nascido até 31/12/2006) 2º ano

3º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 4º ano Defasado

(nascido até 31/12/2004) Aceleração 1

Inferior a 75%

Na idade

3º ano - com indicação de reclassificação Defasado (nascido até 31/12/2004) Aceleração 1 - se não houver vaga,3º ano –

indicação de reclassificação I Igual ou superior a 75% Na idade 3º ano Defasado

(nascido até 31/12/2005) 3º ano

(8)

Defasado

(nascido até 31/12/2005) 3º ano

Realfabetização 1 MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade Ano seguinte ao da origem - 4º ano, se oriundo do 3º; 5º ano, se oriundo do 4º; Aceleração 1 ou 6º Ano, se oriundo do 5º Defasado

(4º ano: nascido até 31/12/2004; 5º ano: nascido até 31/12/2003; 6º ano: nascido até 31/12/2002)

Aceleração 1 Inferior a 75% Na idade Ano seguinte ao da origem - 4º ano, se oriundo do 3º; 5º ano, se oriundo do 4º; 6º ano, se oriundo do 5º Defasado

(3º ano: nascido até 31/12/2004; 4º ano: nascido até 31/12/2003; 5º ano: nascido até 31/12/2002)

Aceleração 1 I Igual ou superior a 75% Na idade Retorno ao ano de origem: 3º, 4º ou 5º ano Defasado

(3º ano: nascido até 31/12/2005; 4º ano: nascido até 31/12/2004; 5º ano: nascido até 31/12/2003)

Retorno ao ano de origem: 3º, 4º ou 5º ano Inferior a 75% Na idade Retorno ao ano de origem: 3º, 4º ou 5º ano Defasado

(3º ano: nascido até 31/12/2005; 4º ano: nascido até 31/12/2004; 5º ano: nascido até 31/12/2003)

Retorno ao ano de origem: 3º, 4º ou 5º ano Aceleração 1 MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 6º ano Defasado 6º ano Inferior a 75% Na idade 6º ano Defasado 6º ano I Igual ou superior a 75% Na idade Ano seguinte ao da origem - 4º ano, se oriundo do 3º; 5º ano, se oriundo do 4º ou do Realfabetização 1 Defasado Ano seguinte ao da origem - 4º ano, se oriundo do 3º; 5º ano, se oriundo do 4º ou do Realfabetização 1 Inferior a 75% Na idade Ano seguinte ao da origem - 4º ano, se oriundo do 3º; 5º ano, se oriundo do 4º ou do Realfabetização 1 Defasado Ano seguinte ao da origem - 4º ano, se

(9)

oriundo do 3º; 5º ano, se oriundo do 4º ou do Realfabetização 1 4º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 5º ano Defasado

(nascido até 31/12/2003) 5º ano

Inferior a 75%

Na idade

4º ano - com indicação de reclassificação

Defasado

(nascido até 31/12/2004)

4º ano - com indicação de reclassificação I Igual ou superior a 75% Na idade 4º ano Defasado (nascido até 31/12/2004) Aceleração 1 - se alfabetizado 4º ano - se não alfabetizado Inferior a 75% Na idade 4º ano Defasado (nascido até 31/12/2004) Aceleração 1 - se alfabetizado 4º ano - se não alfabetizado 5º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 6º ano Defasado

(nascido até 31/12/2002) Aceleração 6 (novo)

Inferior a 75%

Na idade 5º ano

Defasado

(nascido até 31/12/2003)

5º ano - com indicação de reclassificação I Igual ou superior a 75% Na idade 5º ano Defasado

(nascido até 31/12/2003) 5º ano

Inferior a 75%

Na idade 5º ano

Defasado

(nascido até 31/12/2003) 5º ano

6º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 7º ano Defasado

(nascido até 31/12/2001) 7º ano

Inferior a 75%

Na idade

6º ano - com indicação de reclassificação

Defasado

(nascido até 31/12/2002)

6º ano - com indicação de reclassificação I Igual ou superior a 75% Na idade 6º ano - se alfabetizado 6º ano ou Realfabetização 2 (se não alfabetizado/se formar turmas) Defasado (nascido até 31/12/2002) Aceleração 6 (novo) - se alfabetizado 6º ano ou Realfabetização 2 (se não alfabetizado/se formar turmas)

(10)

Inferior a 75% Na idade 6º ano - se alfabetizado 6º ano ou Realfabetização 2 (se não alfabetizado/se formar turmas) Defasado (nascido até 31/12/2002) Aceleração 6 (novo) - se alfabetizado 6º ano ou Realfabetização 2 (se não alfabetizado/se formar turmas) Realfabetização 2 MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 7º ano Defasado 7º ano Inferior a 75% Na idade 7º ano Defasado 7º ano I Igual ou superior a 75% Na idade 6º ano ou Realfabetização 2 (se não alfabetizado/se formar turmas) Defasado 6º ano ou Realfabetização 2 (se não alfabetizado/se formar turmas) Inferior a 75% Na idade 6º ano ou Realfabetização 2 (se não alfabetizado/se formar turmas) Defasado 6º ano ou Realfabetização 2 (se não alfabetizado/se formar turmas) Aceleração 2A MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade Aceleração 2A (continuidade) Defasado Aceleração 2A (continuidade) Inferior a 75% Na idade Aceleração 2A (continuidade) Defasado Aceleração 2A (continuidade) I Igual ou superior a 75% Na idade Aceleração 2A (continuidade) Defasado Aceleração 2A (continuidade) Inferior a 75% Na idade Aceleração 2A (continuidade) Defasado Aceleração 2A (continuidade) Aceleração 2 MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade Conclusão do Ensino Fundamental Defasado Conclusão do Ensino Fundamental

(11)

Defasado 9º ano I Igual ou superior a 75% Na idade 8º ano Defasado 8º ano Inferior a 75% Na idade 8º ano Defasado 8º ano Aceleração 3 MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade Conclusão do Ensino Fundamental Defasado Conclusão do Ensino Fundamental Inferior a 75% Na idade 9º ano Defasado 9º ano I Igual ou superior a 75% Na idade 9º ano Defasado 9º ano Inferior a 75% Na idade 9º ano Defasado 9º ano 7º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 8º ano Defasado (nascido até 31/12/2000) Aceleração 3 ou 8º ano (se não houver vaga)

Inferior a 75%

Na idade

7º ano - com indicação de reclassificação Defasado (nascido até 31/12/2000) Aceleração 3 ou 8º ano (se não houver vaga)

I Igual ou superior a 75% Na idade 7º ano Defasado

(nascido até 31/12/2001) 7º ano

Inferior a 75%

Na idade 7º ano

Defasado

(nascido até 31/12/2001) 7º ano

7º ano NJM MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 8º ano Defasado (nascido até 31/12/2000) Aceleração 3 ou 8º ano (se não houver vaga)

Inferior a 75% Na idade 8º ano Defasado (nascido até 31/12/2000) Aceleração 3 ou 8º ano (se não houver vaga)

I Igual ou superior a 75% Na idade 7º ano Defasado

(nascido até 31/12/2001) 7º ano

Inferior a 75%

Na idade 7º ano

Defasado

(nascido até 31/12/2001) 7º ano

(12)

8º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade 9º ano Defasado 9º ano Inferior a 75% Na idade

8º ano - com indicação de reclassificação

Defasado

8º ano - com indicação de reclassificação I Igual ou superior a 75% Na idade 8º ano

Defasado (nascido até

31/12/2000) Aceleração 3

Inferior a 75%

Na idade 8º ano

Defasado (nascido até

31/12/2000) Aceleração 3 9º ano MB, B ou R Igual ou superior a 75% Na idade Conclusão do Ensino Fundamental Defasado Conclusão do Ensino Fundamental Inferior a 75% Na idade 9º ano Defasado 9º ano I Igual ou superior a 75% Na idade 9º ano Defasado 9º ano Inferior a 75% Na idade 9º ano Defasado 9º ano

(*) ATENÇÃO: A enturmação de alunos no Aceleração 3, quando não houver vagas para atender a toda a demanda local, priorizará, pela ordem:

1º - os defasados (2 anos ou mais) do 7º Ano, aprovados; 2º - os defasados (2 anos ou mais) do 7º Ano NJM, aprovados; 3° - os defasados (2 anos ou mais) do 8º Ano, reprovados;

4º - os alunos reprovados no 8º Ano que completarem 15 anos em 2016.

IMPORTANTE:

1. Os alunos matriculados na Rede, nascidos até 31/12/1999, independentemente do conceito, deverão ser encaminhados para a EJA, com exceção dos alunos que cursarão o 9º ano em 2016.

2. Qualquer candidato à vaga na Rede, nascido até 31/12/1999, também deverá ser encaminhado para a EJA.

3. Alunos de 15 anos, cursando qualquer ano escolar, poderão ser encaminhados à EJA, desde que com o consentimento dos responsáveis.

OBSERVAÇÃO: Os alunos retidos só por frequência deverão ser reclassificados logo no primeiro dia letivo de 2015.

2. QUADRO DE DEFASAGEM IDADE/ANO DE ESCOLARIDADE EM 2015

Ano de escolaridade a ser

cursado em 2016

São considerados, em 2016, alunos com defasagem idade/série os alunos nascidos

até

Idades dos alunos cursando SEM defasagem em 2016

1º ANO (*) 31/12/2007 6, 7 e 8 anos

(13)

3º ANO 31/12/2005 8, 9 e 10 anos 4º ANO 31/12/2004 9, 10 e 11 anos 5º ANO 31/12/2003 10, 11 e 12 anos 6º ANO 31/12/2002 11, 12 e 13 anos 7º ANO 31/12/2001 12, 13 e 14 anos 8º ANO 31/12/2000 13, 14 e 15 anos 9º ANO 31/12/1999 14, 15 e 16 anos

(*) Data-base para ingresso com 6 anos no 1º Ano do Ensino Fundamental: 31/03/2016. Para efeito de defasagem, considera-se a data de 31/12/2016.

ANEXO III

CRITÉRIOS PARA ORGANIZAÇÃO DE TURMAS PARA O ANO LETIVO DE 2015

A - DA EDUCAÇÃO INFANTIL – Modalidade Pré-escola

1.1. De acordo com a demanda e a capacidade física, cada Unidade Escolar poderá organizar turmas dos GRUPOS I e II, compreendendo, estritamente, crianças nascidas entre 01/04/2010 e 31/03/2012.

1.1.1. As turmas do GRUPO I serão formadas por crianças nascidas entre 01/04/2010 e 31/03/2011, correspondendo à faixa etária de 5 (cinco) anos a 5 (cinco) anos e 11(onze) meses.

1.1.2. As turmas do GRUPO II serão formadas por crianças nascidas entre 01/04/2011 e 31/03/2012, correspondendo à faixa etária de 4 (quatro) anos a 4 (quatro) anos e 11(onze) meses.

1.1.3. Na organização das turmas de Educação Infantil, modalidade Pré-escola, o quantitativo deverá ser de 25 (vinte e cinco) crianças para os grupos citados no item 2.1.

1.1.4. As turmas de Educação Infantil, modalidade Pré-escola, poderão ter incluídas até 2 (duas) crianças que apresentem deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Neste caso, será reduzido em 2 (duas) crianças o quantitativo, para cada criança incluída.

1.1.5. Caso haja a necessidade de matrícula de mais do que 2 (dois) alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haverá avaliação da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ação Integradora e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorização do acréscimo.

1.1.6. Na formação de turmas, as crianças com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento, nascidas entre 01/04/2010 e 31/03/2011, terão prioridade, mesmo nos locais em que só sejam formadas turmas do Grupo I.

1.1.7. Excepcionalmente, na necessidade de constituir turmas de faixas etárias diferentes, atender-se-á, dentro do possível, ao critério de aproximação das idades.

1.1.8. As turmas de Educação Infantil, na modalidade Pré-escola, serão numeradas respeitando-se os grupamentos e iniciando-se pelo grupo de maior idade.

(14)

CÓDIGO GRUPAMENTO TURMAS

09 Grupo I EI10, EI11,...

09 Grupo II EI20, EI21,...

B – DO ENSINO FUNDAMENTAL

1. Do 1º ao 3º Ano

1. Na organização das turmas do 1º ao 3º Ano, o quantitativo máximo deverá ser de 30 (trinta) alunos.

1.1. Do 1º ao 3º Ano, as turmas não terão acréscimo no quantitativo estipulado.

1.1.1 As turmas do 1º ao 3º Ano poderão ter incluídos até 3 (três) alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Havendo alunos incluídos, o quantitativo máximo será de: 28 (vinte e oito) alunos, quando houver apenas 1 (um) aluno incluído; 26 (vinte e seis) alunos, quando houver 2 (dois) alunos incluídos; 25 (vinte e cinco) alunos, quando houver 3 (três) alunos incluídos.

1.1.2 Caso haja a necessidade de matrícula de mais do que 3 (três) alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haverá avaliação da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ação Integradora e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorização do acréscimo.

1.2. As turmas do 1º ao 3º Ano serão ordenadas da seguinte forma:

PERÍODOS CÓDIGOS TURMAS

1º Ano 61 1101, 1102 2º Ano 62 1201, 1202 3º Ano 63 1301, 1302 2. Do 4º ao 6º Ano

2.1 Na organização das turmas do 4º ao 6º Ano, o quantitativo deverá ser de 35 (trinta e cinco) alunos.

2.1.1 O acréscimo de 10% (dez por cento) a este quantitativo ocorrerá quando não houver ainda atendimento à demanda de alunos, com exceção daquelas turmas em que existam alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

2.2 As turmas do 4º ao 6º Ano poderão ter incluídos até 3 (três) alunos que apresentem deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Havendo alunos incluídos, o quantitativo máximo será de 33 (trinta e três) alunos.

2.2.1 Caso haja a necessidade de matrícula de mais do que 3 (três) alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haverá avaliação da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ação Integradora e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorização do acréscimo.

(15)

PERÍODOS CÓDIGO TURMAS

4º Ano 64 1401,1402,... 5º Ano 65 1501,1502,... 6º Ano 66 1601,1602,... 3. Do 7º ao 9º Ano

3.1. Na organização das turmas do 7º ao 9º Ano, o quantitativo deverá ser de 40 (quarenta) alunos, cabendo à E/SUBE/CRE o estabelecimento do limite mínimo, após análise com a Unidade Escolar.

3.1.1 O acréscimo de 10% (dez por cento) a este quantitativo ocorrerá, quando não houver ainda atendimento à demanda de alunos, com exceção daquelas turmas em que existam alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

3.2 As turmas do 7º ao 9º Ano poderão ter incluídos até 4 (quatro) alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Havendo alunos integrados, o quantitativo máximo será de 38 (trinta e oito) alunos.

3.2.1 Caso haja a necessidade de matrícula de mais do que 4 (quatro) alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haverá avaliação da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ação Integradora e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorização do acréscimo.

3.3 As turmas do 7º ao 9º Ano serão ordenadas da seguinte forma:

PERÍODOS CÓDIGO TURMAS

7º Ano 67 1701,1702,...

8º Ano 68 1801,1802,...

9º Ano 69 1901,1902,...

3.4 No Ginásio Carioca, modelo Turno Único de 7º ao 9º Ano, não haverá o acréscimo de 10% ao quantitativo de alunos por turma.

4. Do Ginásio Experimental Olímpico

4.1 Na organização das turmas do 6º ao 9º Ano das Escolas que funcionam como Ginásios Experimentais Olímpicos o quantitativo deverá ser de 35 (trinta e cinco) alunos.

4.2 Nas Escolas que funcionam como Ginásios Experimentais Olímpicos, as turmas serão ordenadas da seguinte forma:

PERÍODOS CÓDIGO TURMAS

6º Ano 66 1601, 1602, ...

7º Ano 67 1701, 1702, ...

8º Ano 68 1801, 1802, ...

9º Ano 69 1901, 1902, ...

(16)

C - DA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos serão grupados da seguinte forma:

I – Na EJA I, em dois Blocos – Bloco 1 (um) e Bloco 2 (dois).

II – Na EJA II, em dois Blocos – Bloco 1 (um) e Bloco 2 (dois).

2. Na organização das turmas da EJA, o quantitativo máximo será de 30 (trinta) alunos.

2.1 Serão acrescidos 10% (dez por cento) ao quantitativo estipulado no item anterior para atender às mudanças temporárias de horário, por necessidade de trabalho do aluno.

2.2 As turmas da EJA poderão ter incluídos até 4 (quatro) alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Havendo alunos incluídos, o quantitativo máximo será de: 28 (vinte e oito) alunos, quando houver apenas 1 (um) aluno incluído; 27 (vinte e sete) alunos, quando houver 2 (dois) alunos incluídos; 26 (vinte e seis) alunos, quando houver 3 (três) alunos incluídos; 25 (vinte e cinco) alunos, quando houver 4 (quatro) alunos incluídos.

2.2.1 Caso haja a necessidade de matrícula de mais do que 4 (quatro) alunos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haverá avaliação da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ação Integradora e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorização do acréscimo.

2.3 Na organização das turmas de Educação de Jovens e Adultos II - EJA II poderão existir turmas com formação mista, compostas por alunos de Unidades de Progressão diferentes, desde que pertencentes a um mesmo bloco.

3. No Centro Municipal de Referência da Educação de Jovens e Adultos – CREJA, tendo em vista a carga horária diferenciada e o espaço físico das salas de aula, o quantitativo máximo será de 13 alunos, podendo ser incluídos, neste quantitativo, 2 (dois) alunos com deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento.

3.1. No Centro de Educação de Jovens e Adultos- CEJA, tendo em vista a carga horária diferenciada e o espaço físico das salas de aula, o quantitativo máximo será de 12 alunos, podendo ser incluídos, neste quantitativo, 2(dois) alunos com deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento.

4. As turmas da EJA serão ordenadas da seguinte forma:

GRUPAMENTO BLOCO CÓDIGO TURMAS

EJA I 1 17 171,172,... 2 19 191,192,... EJA II 1 15 151,152,... 2 16 161,162,... D - DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

1.A organização das turmas da Educação Especial deverá efetivar-se numa ação conjunta do E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ação Integradora e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE e da equipe pedagógica da escola.

(17)

1.1 O atendimento em Classe Especial é feito para alunos com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento, com idade para o Ensino Fundamental.

1.2 As Escolas Especiais e as Classes Especiais funcionarão no horário e com a jornada escolar previstos para o nível ou modalidade de ensino a que atendem.

1.3 A inclusão de alunos em quaisquer das formas de atendimento dependerá de avaliação pela equipe da E/SUBE/CED/IHA e também levará em consideração para enturmação a faixa etária e a proximidade residencial.

1.4 A numeração dos grupamentos terá o seguinte critério: SEGMENTO CÓDIGO GRUPAMENTO TURMAS Quantitativo de alunos: Mínimo/ Máximo Ensino Fundamental 36 CE CE 01, CE 02,... 4/8

1.5 O quantitativo de alunos nas Classes Especiais poderá ser aumentado após avaliação conjunta da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ação Integradora e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar.

1.6 As Classes Especiais funcionarão em turnos de quatro horas e trinta minutos.

1.7 As turmas serão organizadas da seguinte forma: ÁREA CÓDIGO GRUPAMENTO TURMAS Quantitativo de alunos: Mínimo/ Máximo Deficiência intelectual 30 CE/ DI DI1,

DI2,...

4/10

Deficiência Visual 31 CE/ DV DV1,

DV2...

4/10

Surdez 32 CE/ DA DA1,

DA2... 4/10 Transtornos Globais de Desenvolvimento / (TGD/TEA) 33 CE/ TGD TGD1, TGD2... 3/6

Deficiência Múltipla 34 CE/DMU DMU1,

DMU2...

3/6

1.8 O quantitativo de alunos nas Classes Especiais poderá ser aumentado após avaliação conjunta da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ação Integradora e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar.

2. Atendimento Pedagógico Hospitalar

2.1 O Atendimento Pedagógico Hospitalar ocorrerá nos horários estabelecidos por intermédio de Convênios e Resoluções Conjuntas, firmados, respectivamente, entre as Unidades Hospitalares e o Município, de acordo com os órgãos da estrutura da Saúde e da Educação.

2.2 O público alvo deste atendimento serão as crianças e adolescentes da Educação Infantil - pré-escola e Ensino Fundamental, de acordo com o convênio firmado.

2.3 Os atendimentos poderão acontecer no leito e em espaços/salas próprias destinadas aos mesmos, de forma individualizada ou em grupo.

2.4 A organização dos grupamentos será feita da seguinte forma:

AL - Atendimento Leito, ganhando numeração de acordo com o quantitativo de professores atuando nesta função na Unidade Hospitalar;

AS - Atendimento em Sala, também ganhando numeração de acordo com o quantitativo de professores que atuarão nesta função na respectiva Unidade Escolar.

(18)

2.5 O aluno em Atendimento Pedagógico Hospitalar pertencente à Rede Municipal de Educação deverá ser imediatamente sinalizado no Sistema de Gestão Acadêmica de sua escola de origem. Caso o aluno não possua matrícula em nenhuma rede de ensino, o mesmo deverá ser matriculado na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.

3. Atendimento Domiciliar

3.1 As crianças e os adolescentes impossibilitados de frequentar as Unidades Escolares com comprovação do afastamento médico receberão atendimento pedagógico domiciliar do professor itinerante.

3.2 Os alunos com afastamento justificado por atestado e/ou relatório médico, em período superior a 30 (trinta) dias, deverão apresentar, obrigatoriamente, os referidos documentos da saúde para avaliação do E/SUBE/CED/IHA e da Gerência de Educação da E/SUBE/CRE, com vista ao encaminhamento do atendimento domiciliar com professor itinerante ou para receber Plano de Estudo pela própria Unidade Escolar.

3.3 Para a manutenção do atendimento domiciliar deverão ser renovados periodicamente (bimestralmente ou semestralmente), o atestado e/ou relatório médico, para validação da continuidade do atendimento do aluno com professor itinerante.

3.4 Os alunos em atendimento domiciliar serão sinalizados no Sistema de Gestão Acadêmica de sua escola de origem.

E - DOS PROJETOS DE REFORÇO ESCOLAR:

1. Na organização de turmas para os Projetos Especiais, obedecer-se-á ao seguinte critério: a) Aceleração 1 – 25 alunos; b) Realfabetização 2 – 20 alunos; c) Aceleração 2A – 30 alunos; d) Aceleração 3 – 30 alunos; e) Aceleração 6 – 30 alunos.

2. As turmas dos Projetos Reforço Escolar serão organizadas da seguinte forma:

PROJETO CÓDIGO TURMAS

Aceleração 1 84 8401, 8402, ... Realfabetização 2 83 8301, 8302, ... Aceleração 2A 87 8701, 8702, ... Aceleração 3 89 8901, 8902, ... Aceleração 6 60 6001, 6002, ...

(*) Republicada por ter saído com incorreções no D.O. Rio n.º 148, de 20/10/2015. Atendimento Leito AL 1, AL 2... Atendimento em Sala AS 1, AS 2...

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

[r]

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua