• Nenhum resultado encontrado

Edital PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS DO IMS-UFBA. Edital de Seleção para o Mestrado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS DO IMS-UFBA. Edital de Seleção para o Mestrado"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Edital 2013-1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS DO IMS-UFBA Edital de Seleção para o Mestrado

O Coordenador local do Programa de Pós-graduação em Biociências do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia FAZ SABER que, no período de 15/01 a 31/01/2013, estarão abertas as inscrições para seleção à admissão no Programa de Pós-graduação em Biociências no nível de Mestrado. Informações complementares sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica do programa http://www.ims.ufba.br/pos/biociencias/, e pelo e-mail: pgbiociencias@ufba.br ou pelo telefone (77) 3429-2710.

I - Das vagas. Serão oferecidas 12 (doze) vagas para o mestrado para admissão ao Programa no primeiro semestre de 2013, segundo demanda aprovada previamente pelo colegiado. O número mínimo de candidatos inscritos e selecionados deverá ser igual ou superior a um para que a seleção seja viabilizada.

II – Dos Requisitos para as Inscrições. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Programa localizada no Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA, à Rua Rio de Contas, 58, Bairro Candeias - CEP: 45.029-094 - Vitória da Conquista – BA, de 2a a 6a feira, no horário de 08:00 às 12:00h e de 14:00 às 18:00h, exceto feriados, ou pelo correio, via SEDEX, com data de postagem até o dia 30/01/2013. Não serão aceitas inscrições postadas após esta data. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. O pagamento desta taxa deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União, cujo modelo está disponível no site www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm. Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos ao Curso de Mestrado em fase de conclusão de curso de graduação, desde que possam concluir seu curso de graduação até o período de matrícula no curso pretendido, de acordo com o Calendário Acadêmico da UFBA. Para se inscrever nas provas de seleção, o candidato deverá apresentar à Secretaria do Programa, os seguintes documentos: A) Cópia da Carteira de Identidade e CPF, título de eleitor e comprovante das duas últimas eleições; B) Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível na página eletrônica do Programa http://www.ims.ufba.br/pos/biociencias/ e no anexo 1 deste edital), acompanhado de duas (2) fotografias 3x4 cm; C) Cópia autenticada do Diploma de Graduação em Curso superior

(2)

reconhecido pelo MEC, ou declaração de provável concluinte no segundo período letivo de 2012, ficando a matrícula condicionada à comprovação de conclusão do curso de graduação;

D) Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação,. E) "Curriculum Vitae"

encadernado (modelo Lattes/CNPq) com cópia dos comprovantes e organizados em sequência, seguindo a ordem do currículo lattes; F) Prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de ser candidato brasileiro e, no caso de candidato estrangeiro, comprovante de estar em dia com o Serviço Federal de Migração e de ter suporte financeiro durante o tempo de permanência no país; G) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição disponível no site www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm; H) Carta de anuência de orientador cadastrado no Programa de Pós-graduação em Biociências e que disponibilizará vagas para o primeiro semestre de 2013 (anexo2). I) Candidatos estrangeiros deverão ainda comprovar conhecimento de língua portuguesa. A documentação não será conferida pela Secretaria, sendo de inteira responsabilidade do candidato (a) a entrega de todos os documentos exigidos. Após a análise da documentação apresentada, a Coordenação do Programa decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado no dia 06/02/2013. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem as exigências deste edital. O programa não garante previamente bolsa para nenhum aprovado. A classificação decrescente do candidato na seleção e a não existência de vínculo empregatício são os únicos critérios utilizados para concessão da bolsa. III – Da Banca Examinadora. A banca examinadora do exame de seleção será composta por, pelo menos, 3 professores com credenciamento pleno no Programa, indicados pelo Colegiado. IV- Da suficiência em inglês:

Os (as) candidatos (as) deverão submeter-se ao exame de suficiência em inglês. O exame de suficiência em língua inglesa, de caráter exclusivamente eliminatório, será realizado no dia 19 de fevereiro de 2013 em local e horário a ser divulgado pela Secretaria do Programa e terá duração de duas horas. Não será permitida a consulta a nenhum tipo de material bibliográfico durante a realização da prova. Este exame visa verificar a capacidade do candidato para traduzir e compreender textos em inglês. Somente os candidatos aprovados nesse exame participarão do restante do processo seletivo. No cômputo da nota final para aprovação, não será considerada a pontuação obtida nesse exame. A dispensa do exame de suficiência em língua inglesa poderá ser solicitada no momento da inscrição para seleção, mediante a entrega de um dos seguintes certificados, validade de até 4 anos: Test of English as Foreign Language – TOEFL (mínimo de 213 pontos para o CBT TOEFL ou 550 pontos para o TOEFL tradicional), International English Language Test – IELTS (mínimo: 6,0), First Certificate in English da

(3)

University of Cambridge, ou outro equivalente. O resultado do exame de proficiência de inglês será divulgado no dia 22 de fevereiro de 2013 pela secretaria do Programa.

V – Do Processo Seletivo. As provas de seleção dos candidatos serão realizadas 25 a 01/03/2013, em local a ser divulgado pela Secretaria do Programa. O cronograma das provas será afixado no quadro de avisos do Programa e disponibilizado na página eletrônica do programa. A seleção constará de etapas sequencialmente eliminatórias sendo necessário o aproveitamento mínimo de 60 pontos em cada etapa, com exceção da entrevista que tem caráter classificatório. a) Prova escrita dissertativa de conhecimentos na área de Biociências nos eixos: Biointeração e biofunção ou Desenvolvimento de Métodos e Bioprodutos, etapa eliminatória, com atribuição de peso 4, a ser realizada no dia 25 de fevereiro de 2013, em local e horário a ser divulgado pela Secretaria do Programa e afixado no quadro de avisos e na página eletrônica do programa. Essa prova terá duração de quatro horas. A Banca Examinadora avaliará a capacidade do candidato quanto ao raciocínio lógico, poder de síntese e domínio do tema. Os procedimentos e o formato da prova ficam a critério da Banca Examinadora e serão divulgados no momento de sua realização. Não será permitida a consulta a nenhum tipo de material bibliográfico durante a realização das provas. O candidato que não comparecer até quinze minutos após o início das etapas de seleção será automaticamente desclassificado. A prova constará de 10 questões dissertativas para livre escolha de cinco questões pelos alunos dentro do eixo selecionado. Os tópicos e a bibliografia para a prova de conhecimento específico estão disponíveis na Secretaria do Programa, na página eletrônica do Programa e no anexo 3 deste edital. Os candidatos aprovados nesta etapa serão convocados para a entrevista. O resultado da prova de conhecimento específico será divulgado no dia 28 de fevereiro a partir das 12:00h no quadro de avisos do Programa e na página eletrônica do programa. A lista dos candidatos aprovados nas etapas eliminatórias será afixada no quadro de avisos do Programa e na página eletrônica do programa; b) Entrevista, com atribuição de peso 3 será realizada no dia 01/03/2013. Na entrevista serão analisados o histórico escolar do curso superior, a expressão oral de idéias e o interesse nas áreas de pesquisa oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação. c) Análise de currículo, com peso 3 será realizada por meio de barema previamente aprovado pela comissão de seleção.

VI - Do Resultado Final. Serão considerados aprovados os candidatos aceitos por um orientador credenciado no Programa e que tenham obtido média ponderada igual ou superior a 60 pontos, no limite das vagas ofertadas. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da média ponderada. A nota atribuída à Prova de Conhecimentos Específicos será

(4)

considerada como critério de desempate. Permanecendo o empate será considerada a nota da Entrevista. O resultado final será divulgado até cinco (5) dias úteis após o término das entrevistas no quadro de avisos do Programa e na página eletrônica do Programa. A partir da data de divulgação do resultado do processo seletivo, o candidato terá até 7 (sete) dias para entrar com recurso em relação ao resultado da seleção. No período de recurso os candidatos terão acesso às suas respectivas provas. Em caso de não aprovação, o candidato terá até 15 (quinze) dias após a publicação do resultado da seleção para retirar a documentação. Depois desse prazo, a documentação será descartada.

VII - Da Matrícula. Os seguintes documentos serão apresentados para matrícula dos aprovados na seleção: cópias da carteira de identidade; CPF; título de eleitor; certidão de nascimento ou casamento; prova de quitação com o serviço militar (originais e cópias); 1 foto 3X4 (colorida e atual) e cópia do comprovante de residência. Todas as cópias devem ser apresentadas com seus respectivos originais. As cópias dos documentos serão arquivadas. As matrículas dos candidatos admitidos serão feitas na Secretaria do Programa mediante a entrega dos documentos acima em data especificada no Calendário Acadêmico da UFBA. É vedado o registro acadêmico simultâneo em mais de um curso de graduação, de pós- graduação, ou em ambos os níveis em Instituições Públicas de Ensino Superior.

Vitória da Conquista, 30 de dezembro de 2013.

Prof. Dr. Lucas Miranda Marques

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biociências

(5)

ANEXO 1 FICHA DE INSCRIÇÃO MESTRADO EM BIOCIÊNCIAS

Eixo Mecanismos de Biointeração e Biofunção Desenvolvimento de Métodos moleculares, analíticos e Bioprodutos Nº de Inscrição

Nome

Nacionalidade Data de Nascimento

Naturalidade Estado Estado Civil

Diplomado em Ano

Instituição

Carteira de Identidade nº Órgão Emissor UF Data de Emissão

Título de Eleitor nº Zona Seção

CPF Carteira de Reservista nº

Nome da Mãe Nome do Pai Endereço completo

CEP Cidade Estado

Tel. Residencial Tel. Celular

Fax E-mail

Empresa onde

Endereço CEP

Cidade Estado Telefone Comercial

Cargo Em exercício (Sim ou Não)

Exerce atividade docente (Sim ou Não)

Onde?

Exerce atividade de pesquisa(Sim ou Tem compromisso para o futuro com alguma

Qual Instituição? REGIME DE TRABALHO: DE ... Outros... (ANEXAR COMPROVANTE) Local e data

Assinatura do aluno

Informações para o Relatório CAPES (Uso exclusivo da Secretaria da Pós-Graduação) Docente ? Não Sim, da UFBA de outra IES no país de IES estrangeira

Não Docente: Egresso da UFBA Egresso de outras IES no país Egresso de IES estrangeira TERMO DE COMPROMISSO

Comprometo-me, caso seja selecionado e me matricule no Programa de Pós-Graduação em Biociências, a frequentá-lo em tempo integral.

... ... ./.../... ...

assinatura do candidato data

FOTO

3 X 4

(6)

“Check List” dos documentos para Inscrição (Mestrado), para uso do candidato:

Requisitos para inscrição:

Ficha de inscrição preenchida e assinada;

2 fotos 3 x 4 coloridas e recentes;

Cópia xérox da carteira de identidade, do CPF, do título de eleitor e comprovante das duas últimas eleições;

Cópia autenticada do diploma de curso de graduação ou declaração de término de curso;

Curriculum vitae documentado modelo CNPq-Lattes;

Cópia autenticada do Histórico escolar de curso de graduação;

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição original;

Prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais

Carta de anuência do orientador cadastrado no Programa de Pós-graduação em Biociências IMS/UFBA

--- Comprovante de inscrição Seleção Mestrado – 2013-1

Data da Inscrição: Vitória da Conquista,... ...

NOME DO CANDIDATO --- ASSINATURA DO SERVIDOR: ...

(7)

ANEXO 2

ORIENTADORES QUE RECEBERÃO ALUNOS NO 1o. SEMESTRE DE 2013

Prof. Dr. Lucas Miranda Marques, lucasm@ufba.br

Instituição: Universidade Federal da Bahia- Instituto Multidisciplinar em Saúde Eixo: Desenvolvimento de Métodos Moleculares, analíticos e bioprodutos

Linha de pesquisa: Biologia molecular aplicada ao estudo de resistência e patogenicidade de microrganismos Número de vagas: 1

Profa Dra. Tiana Baqueiro Figueiredo, tianbaqueiro@gmail.com

Instituição: Universidade Federal da Bahia- Instituto Multidisciplinar em Saúde Eixo: Mecanismos de Biointeração e Biofunção

Linha de pesquisa: Imunoparasitologia Número de vagas: 2

Profa Dra Regiane Yatsuda, yatsuda@ufba.br

Instituição: Universidade Federal da Bahia- Instituto Multidisciplinar em Saúde Eixo: Mecanismos de Biointeração e Biofunção

Linha de pesquisa: Farmacologia de produtos naturais Número de vagas: 1

Prof. Dr. Anderson Santos Souza, andsouza@ufba.br

Instituição: Universidade Federal da Bahia- Instituto Multidisciplinar em Saúde Eixo: Desenvolvimento de Métodos Moleculares, analíticos e bioprodutos Linha de pesquisa: Desenvolvimento de métodos analíticos

Número de vagas: 2

Prof. Dr. Amélia Cristina Mendes Magalhães, acmmcat@ufba.br

Instituição: Universidade Federal da Bahia- Instituto Multidisciplinar em Saúde Eixo: Mecanismos de Biointeração e Biofunção

Linha de pesquisa: Controle do metabolismo energético e da ingestão alimentar Número de vagas: 1

Prof. Dr. Mateus Freire Leite, mateusfl@ufba.br

Instituição: Universidade Federal da Bahia- Instituto Multidisciplinar em Saúde Eixo: Desenvolvimento de Métodos Moleculares, analíticos e bioprodutos

Linha de pesquisa: Desenvolvimento de produtos para uso cosmético e farmacêutico Número de vagas: 1

Prof. Dr. Sávio Torres de Farias, stfarias@yahoo.com.br Instituição: Universidade Federal da Paraíba

Eixo: Desenvolvimento de Métodos Moleculares, analíticos e bioprodutos Linha de pesquisa: Adaptação a ambientes extremos e biotecnologia Número de vagas: 1

O aluno poderá desenvolver as atividades experimentais na UFPB

Prof. Dr. Marcio Cajazeira Aguiar, mcajazeira@gmail.com Instituição: Universidade Federal da Bahia - Instituto de Ciências da Saúde Eixo: Mecanismos de Biointeração e Biofunção

Linha de pesquisa: Biologia estrutural dos tecidos mineralizados Número de vagas: 1

O aluno poderá desenvolver as atividades experimentais na UFBA-Salvador

Prof. Dr. Alexandre Ribeiro do Espírito Santo, alxres@yahoo.com.br Instituição: Universidade Federal da Bahia - Instituto de Ciências da Saúde Eixo: Mecanismos de Biointeração e Biofunção

Linha de pesquisa: Expressão da matriz extracelular em tecidos bucais Número de vagas: 2

O aluno poderá desenvolver as atividades experimentais na UFBA-Salvador

(8)

ANEXO 3

PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO 1) EIXO: Mecanismos de Biointeração e Biofunção

1.1) Pontos:

- Controle da expressão gênica por RNA´s interferentes - Complexos de remodelagem de cromatina

- Esquistossomose mansônica - Leishmaniose tegumentar e visceral

- Extresse oxidativo e defesas antioxidantes

- Homeostase da glicose e distúrbios metabólicos associados - Metabolismo do colesterol e lipoproteínas plasmáticas - Fisiologia e bioquímica do tecido adiposo

- Tecido epitelial glandular e do revestimento

- Tecido conjuntivo (tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo)

- Histologia funcional dos músculos esqueléticos, cardíaco e liso - Histologia funcional do sistema nervoso

- Farmacocinética

- Farmacologia do sistema nervoso autônomo

1.2) Bibliografia sugerida

LEWIN, B, Genes IX. 9ª Edição. Porto Alegre: Artmed. 2009

REY, L, Parasitologia - Parasitos E Doenças Parasitarias. 4ª Edição. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan. 2008

(9)

BRUNTON, L. L.; LAZO, J. S.; PARKER, K. L. Goodman & Gilman: As bases farmacológicas da terapêutica. 11 ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2006.

KATZUNG, B. G. Farmacologia Básica e Clínica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

ROSS, M.H. & PAWLINA, W. Histologia: Texto e Atlas. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

LEHNINGER, NELSON, COX. PRÍNCIPIOS DE BIOQUÍMICA 1995, ED. SARVIER.

CHAMPE, P. C., HARVEY, R. A. Bioquímica Ilustrada - 2ª edição, 1997, Ed. Artes Médicas.

DEVLIN, T. M. Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas – tradução da 4ª edição americana, 1998, Ed. Edgard Blucher Ltda.

ROBINS, CONTRAN, KUMAN – Robins Patologia Estrutural e Funcional – 5ª edição, 1991, Ed. Guanabara-Koogan.

Goldman, L.; Ausiello, D. Cecil: Tratado de Medicina Interna - 22º edição. Elsevier.

(10)

2) EIXO: Desenvolvimento de Métodos Moleculares, analíticos e bioprodutos 2.1) Pontos

- Replicação de DNA - Transcrição e tradução

- Estrutura da célula bacteriana - Cultivo e crescimento bacteriano - Resposta imune inata (inflamação) - Resposta imune celular

- Equilíbrio químico

- Espectrofotometria de absorção molecular - Potenciometria

- Soluções

- Sistemas dispersos: Emulsões e Suspensões

- Formulações Farmacêuticas Sólidas: Cápsulas e Comprimidos

2.2) Bibliografia sugerida

AULTON, MICHAEL E. Delineamento de Formas Farmacêuticas. 2a. ed. São Paulo:

Artmed, 2005.

HARRIS, D. C. ANALISE QUIMICA QUANTITATIVA, LTC, 6ª Edição, 2005.

LACHMAN, L.; LIEBERMAN, H. A.; KANING, J. L. Teoria e prática na industria farmacêutica.

1. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 2v.

LEWIN, B, Genes IX. 9ª Edição. Porto Alegre: Artmed. 2009

PRISTA, L.N; ALVES, A. C., MORGADO, R. M. C. Tecnologia Farmacêutica. 5ed. Lisboa:

Calouste Gulbenkian, 1995.3v.

SIMÕES, C. M. O. Farmacognosia da Planta ao Medicamento. 6ª. Edição. São Paulo:

Pharmabooks, 1102 p.

ABBAS, A K. LICHTMAN, A H. Imunologia Básica. São Paulo. 3ª Edição. Elsevier. 2009

(11)

CLARK, D P., DUNLAP, P V, MADIGAN, M T, MARTINKO, J M. Microbiologia de Brock. 12ª Edição. Porto Alegre: Artmed. 2010

SKOOG, D. A WEST, D. M.; HOLLER, F. J.; CROUCH S. R. FUNDAMENTOS DE QUIMICA ANALITICA, THOMSON PIONEIRA, 1ªEdição, 2005.

SKOOG, D. A; HOLLER, F. J.; NIEMAN, T. A. PRINCÍPIOS DE ANÁLISE INSTRUMENTAL, BOOKMAN, 5a Edição, 2002.

Referências

Documentos relacionados

idealista, tais como a Natureza e a Identidade, resolvem-se como uma específica função. Neste registro, há o retorno progressivo e continuado de toda a cadeia de significações para

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Os seguintes

subtraindo-se o investimento inicial de um projeto do valor presente das entradas de caixa descontada a uma taxa igual ao custo de capital da empresa.. Por considerar explicitamente

--- --- - Curso de Licenciatura em Solicitadoria – total de votantes: 23--- --- Boletins entrados: 17 --- Boletins nulos: 0 --- Boletins em branco: 1 --- Como não foram

Business Model Innovation STRATEGIC INNOVATION: 6 innovation levers Technological Innovation Proposição de Valor Value Proposition (What?) Proposição de Valor

SUPLENTE: Pedro Adriano Cruz Escola Secundária Gomes Teixeira,

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências