• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DA MONITORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DA MONITORIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DA MONITORIA

Título I

DAS DIS POS IÇÕES PRELIMINARES Art. 1o

Art. 2o

Art. 3o

Institui o Regulamento da monitoria da Escola de Direito de Brasília – EDB, mantida pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

O Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão – Consaepe, considerando a necessidade de adaptar o funcionamento monitoria da Escola de Direito de Brasília – EDB,

RESOLVE:

A monitoria é atividade permanente e fundamental para o desenvolvimento dos cursos da Escola de Direito de Bra ia – EDB.

A monitoria destina-se a aluno que tem interesse e aptidão para a docência e deseja experimentar atividades nesta carreira.

O monitor, a quem cabe auxiliar o professor titular da disciplina nas atividades didático-pedagógicas, compromete-se a:

I – apresentar-se ao professor na primeira aula da turma, com informa sobre a assistência que for necessária;

II – esclarecer e assistir ao professor quanto à utilização dos recursos midiáticos da EDB, rotina de aulas da turma e métodos de avaliação;

III – intermediar a turma e o professor, inclusive pela disponibilização do material de leitura indicado;

(2)

IV – criar e manter fórum de discussão, se houver, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA da turma;

V – receber sugestões dos alunos para o professor e para toda a Instituição, com vistas ao aperfeiçoamento das aulas;

VI – reforçar a divulgação e a realização dos eventos acadê icos promovidos pela EDB e dos de outras instituições que sejam de interesse da turma;

VII – motivar a turma para a avaliação docente.

Não é autorizado ao monitor o desempenho de atividades de caráter administrativo e de caráter exclusivo do professor, como ministrar aulas, lançar anotações no diário de classe e corrigir trabalhos ou avaliações.

A participação no programa de monitoria não estabelece qualquer vínculo empregatício com a Instituição.

A monitoria terá duração de um semestre, sendo autorizada a renovação automática, quando o contrato de monitoria a m estabelecer.

O desligamento da monitoria se dará: – a pedido;

– pelo decurso do prazo;

– por decisão da Diretoria da EDB, fundamentada no descu mento das obrigações inerentes à monitoria, assegurado o direito de ampla defesa.

Em todas as hipóteses, a bolsa de estudos, se houver, cessará imediatamente após o desligamento do monitor.

Parágrafo único. Parágrafo único. Art. 4o Art. 5o Art. 6o I II III

(3)

Título II DA MONITORIA NA GRADUAÇÃO Art. 7o Art. 8o Art. 9o Art. 10. Art. 11. Art. 12. Art. 13. Art. 14. Título III

A monitoria na graduação consiste no assessoramento ao professor em uma única disciplina.

A atividade de monitoria será, nos termos de edital convocatório específico, facultada ao aluno que já tenha cursado a isciplina à qual se candidatou e que tenha sido nela aprovado com nota superior a 7,0 (sete).

Até a segunda semana depois do início do semestre letivo, o professor deverá apresentar projeto de monitoria à Coordenação do curso, com a descrição sumária das atividades a serem desenvolvidas pelo monitor e os resultados pretendidos.

Recebidos os projetos, o Coordenador fará publicar edital convocatório para os alunos interessados na atividade de monitoria.

O processo seletivo será composto de entrevista pessoa do candidato com o professor da disciplina e o Coordenador do curso, que julgarão se o aluno está apto ou não à monitoria.

Além das atividades relacionadas no art. 3o, o monitor da graduação deverá participar das atividades do laboratório de pesquisa do Centro de Pesquisa – Cepes;

A critério da Diretoria da EDB é possível que ao monit seja atribuída uma bolsa de estudos no valor de até 30% do valor da mensalidade do semestre em que estiver matriculado.

Para a atividade de monitoria será computado 1/3 (um terço) da carga horária da respectiva disciplina.

(4)

DA MONITORIA NA PÓS -GRADUAÇÃO Art. 15. Art. 16. Art. 17. Art. 18. Art. 19.

A monitoria na pós-graduação consiste no assessoramento a todos os professores do curso para o qual o monitor se inscreveu.

O monitor da pós-graduação será selecionado por meio de processo seletivo amplo, aberto à comunidade.

Somente poderá desempenhar a função de monitor da pós-graduação o portador de título de bacharel em Direito ou que apresente declaração de conclusão do curso de graduação em Direito até o início do semestre letivo dos cursos de pós-graduação para o qual é candidato.

O processo seletivo será composto de duas fases, class catórias e eliminatórias, compreendendo prova escrita, na data designada mediante edital específico, e entrevista pessoal do candidato.

A seleção do candidato se pautará pelos seguintes critérios:

I – Preferência por candidatos que estejam cursando ou ten m cursado a Pós-Graduação da EDB e que, assim, tenham contato com práticas e valores da EDB;

II – disponibilidade de tempo para participação nas atividades inerentes à monitoria;

III – excelência acadêmica, avaliada segundo o resultado da escrita, o número de artigos publicados em periódicos científicos e análise de

;

IV – condição econômica, avaliada segundo a possibilidade do candidato de arcar com os custos do curso;

V – experiência profissional.

Ao aluno não é possível adiar o início do curso de pós-graduação para o qual se candidatou à monitoria, ainda que por motivo de força maior.

lato s e ns u

Parágrafo único.

(5)

Art. 20.

Art. 21.

Art. 22.

Título IV

DA MONITORIA DOS CURS OS 'ON LINE'

Art. 23.

O monitor faz jus a uma bolsa de estudo para a realização do curso de pós-graduação , no percentual de até 50% (cinquenta por cento) sobre os valores pendentes de pagamento.

. A critério da Diretoria Geral, a bolsa de estudo poderá ser integral, desde que comprovada a condição sócio-econômica de hipossuficiência.

A percepção da bolsa de estudo está condicionada ao cu mento das atividades previstas no art. 3o, bem como:

I – cumprir um plantão de dúvidas, destinado aos alunos da graduação, durante 4 (quatro) horas semanais, no período matutino ou noturno, a depender do Coordenador da pós-graduação;

II – participar, na condição de apoio, das atividades de extensão e pesquisa realizadas pela EDB, com carga horária de 4 (quatro) horas semanais.

O desligamento, no caso de desistência ou trancamento, ou a reprovação em uma das disciplinas implica a perda da bolsa de estudo.

. Nas hipóteses do , o candidato pode optar por continuar o andamento do curso, desde que se responsabilize pelas parcelas vincendas, referentes às disciplinas a serem cursadas a conclusão da respectiva pós-graduação .

Os cursos de pós-graduação ou extensão oferecidos pela EDB na modalidade de Ensino a Distância – EAD serão sempre acompanhados de um monitor.

lato s e ns u

Parágrafo único

Parágrafo único caput

(6)

Art. 24.

Art. 25.

Art. 26.

Título V

DAS DIS POS IÇÕES FINAIS

Art. 27.

Art. 28. Art. 29.

O monitor do EAD será selecionado para desempenhar atividades durante um semestre, com carga horária de 4 (quatro) horas semanais, podendo atuar em diversos cursos, conforme indicação da Coordenação.

. Salvo no caso de curso de pós-graduação a distância, não há vinculação direta do monitor a um único curso.

O monitor do EAD faz jus a uma bolsa de estudo de até (cem por cento) para a realização dos cursos nos quais dese ividades.

Além das atividades relacionadas no art. 3o, o monitor do EAD deverá participar das reuniões realizadas pela Coordenação colaborando nos diversos temas, projetos e atividades desenvolvidas pela Instituição.

É facultado ao aluno exercer a atividade de monitoria m bolsa em disciplinas específicas mediante apresentação de requerimento ao professor responsável.

Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da EDB. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 7 de março de 2012

Julia Maurmann Ximenes Diretora da Escola de Direito do IDP

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Num ponto em ziguezague ideal, a linha da canela não se vê pelo direito (lado superior) do tecido, e a linha da agulha vê-se ligeiramente pelo avesso (lado inferior)

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the