• Nenhum resultado encontrado

Uma associação clássica japonesa Autor(es):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Uma associação clássica japonesa Autor(es):"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

Uma associação clássica japonesa

Autor(es): Pereira, Maria Helena Rocha

Publicado por: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Clássicos

URL

persistente: URI:http://hdl.handle.net/10316.2/27175 Accessed : 29-Oct-2022 01:15:14

digitalis.uc.pt

(2)
(3)
(4)

222 NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS 223

Um debate sobre o ensino do latim e excursões a Portchester Castle, à cidade nova e velha de Southampton, à Stonehenge, Salisbury e New Forest fizeram parte das manifestações culturais deste congresso, bem como uma representação do Dyskolos de Menandro, em tradução, por alunos dos estabelecimentos de ensino médio da cidade.

Para 1961, está anunciado novo congresso, de 12 a 15 de Abril, a efectuar na Universidade de Birmingham. O elenco de comunicações a apresentar é o seguinte:

— Qui genus? Vnde domo? Investigating the Greeks and Romans, por G. T. W. Hooker e Edna M. Hooker.

— Deinocritus and Modem Science, pelo Prof. O. E. Lowesntein.

— Plautus' Truculentus, a Satiric Play, pelo Prof. P. J. Enk.

— Greek Stringed Instruments, pelo Prof. R. P. Winnington — Ingram.

— Portraiture: the Greek and the Roman Approach, pelo Prof. C.

M. Robertson.

— Saturnia Tellus, pelo Prof. D. R. Dudley.

— Integration und Konzentration (Dr. Egon Rõmisch, Heidelberg).

— Grammatik (Dr. Raimund Pfister, Munchen).

— Solon und Theognis (Prof. Dr. Hermann Gundert, Freiburg).

— Sallust, Die Reden Caesars und Catos. Terminologie und Ideo- logic (Dr. Walter Schmid, Reutlingen).

— Scipios Traum und sein Zeitbezug (Prof. Dr. Karl Biichner, Freiburg).

— Tacitus (Prof. Dr. Ronald Syme, Oxford).

— Die Sklavenfrage in der Forschung der westlichen Welt (Prof.

Dr. Friedrich Vittinghoff, Kiel).

— P. Cornelius Scipio Africanas ais Leitbild in der rõmischen Lite- ratur (Prof. Dr. Will Richter, Gõttingen).

— Die Himmelfahrt des Julianus Apóstata (Prof. Dr. Johannes Straub, Bonn).

Uma discussão sobre administração escolar, uma excursão ao Con- vento de Weinhausen, Celle, e uma representação do Édipo em Colono de Sófocles, pelos estudantes da Universidade de Gõttingen, completam o variado programa.

Haverá ainda uma sessão especialmente significativa, pela alta pcsição do orador e pela solução que o título deixa entrever para um urgente problema cultural : o Ministro da Ciência e Tecnologia, Visconde Haiisham, fará um discurso subordinado ao tema «Vos exemplaria Graeca».

No penúltimo dia, dar-se-á uma representação da Mostellaria de Flauto.

— De 23 a 27 de Maio de 1961, reunir-se-á em Hannover o Deutscher Altphilologemerband, num congresso destinado não só aos membros desta associação clássica, como a todos os humanistas. Do programa constam já as seguintes comunicações:

— De 9 a 16 de Agosto de 1961, deve realizar-se em Oxford mais um congresso promovido pela junta das cinco associações clássicas inglesas {Hellenic Society, Roman Society, Classical Association, British School at Athens, British School at Rome). Pelos nomes já indicados para lerem comunicações (entre os quais os Professores A. Andrewes, H. Chadwick, R. Merkelbach, D. L. Page, C. M. Robertson, S. Sam- bursky, Lily Ross Taylor e Mr. G. E. L. Owen) ou convidados para assistirem (como os Professores Charbonneaux e Mohrmann) é de crer que este congresso não desmerecerá dos anteriores.

M. H. R. P. -

— Politische Ideen und politische Wirklichkeit (Prof. Dr. Alexander Rustow, Heidelberg).

- Freiheit bei Thukydides a Is Schlagwort und a Is Wirklichkeit (Prof. Dr. Hans Diller, Kiel).

— Platon und die politische Wirklichkeit (Prof. Dr. Olof Gigon, Bern).

UMA ASSOCIAÇÃO CLÁSSICA JAPONESA

Desde 1941 que The Classical Society of Japan exerce a sua activi- dade na Universidade de Kyoto. É seu órgão um Journal of Classical Studies e conta actualmente mais de trezentos membros, número consi-

(5)

224 NOTÍCIAS E .COMENTÁRIOS NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS 225

derável, mesmo num grande país de elevada densidade populacional, se atendermos a que se trata de difundir uma cultura inteiramente estra- nha à dos países asiáticos, começando pelos alfabetos que a transmitem.

Segundo informações da Stuttgarter Zeitung, de 22-XÏI-60, a refe- rida associação ocupa-se actualmente da versão para japonês de obras escolhidas da tragédia e da comédia gregas e reúne anualmente um congresso científico.

O conhecimento mais aprofundado da Filologia Clássica tem facul- tado aos Japoneses, segundo os mesmos articulistas, a aquisição de métodos cuja utilização tem sido decisiva para o renovamento dos estudos linguísticos nesse país, e, por outro lado, tem-íhes tornado mais compreensível a cultura alemã, à qual há muitos anos se dedica uma grande parte dos estudantes. Como observam os autores da nota, Nisuke Matsmnoto e Michio Oka, esta é inseparável da do mundo antigo e

«não se apreende inteiramente sem o conhecimento das línguas clássicas».

Deixamos aos nossos leitores as reflexões que estes breves aponta- mentos possam sugerir-lhes.

M. H. R. P.

CONCURSOS DE COMPOSIÇÃO LATINA

Temos presentes os resultados do concurso anual de poesia latina da Academia das Ciências Neerlandesa para 1960. Desta vez o premiado foi Ferdinandus Maria Brignoli, com o poema Certamina.

O primeiro prémio do Certamen Capitolinum, também disputado anualmente por ocasião do aniversário da fundação de Roma, foi atri- buído, em 1960, à composição Philologi somnium, de autoria de Aldo Bartalucci. O segundo prémio coube a Varia hominum studio, variique labores, de Teobaldo Fabbri.

M. H. R. P.

CIRCULO HUMANÍSTICO CLENARDO, EM BRAGA A Delegação Bracarense da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos conta, entre as suas actividades culturais, o Círculo Humanís- tico Clenardo, cujo propósito fundamental é fomentar o uso do latim

vivo, através de cursos práticos professados nessa língua. È seu orien- tador o Rev. Dr. António Freire, S.J., cuja dedicação por esta causa se encontra patenteada através dos seus livros de ensino, como a Gramá- tica Latina e a Retroversão Latina, a que recentemente veio juntar-se uma Conversação Latina que é novidade absoluta entre nós.

A sessão inaugural realizou-se no dia 30 de Abril de 1960, na Faculdade Pontifícia de Filosofia de Braga. Transcrevemos do Diário do Minho de l-V-1960 alguns passos da respectiva notícia, que melhor documentam o bom acolhimento feito a esta nova expe- riência didáctica :

«A sessão inaugural do Círculo Humanístico Clenardo resultou um autêntico triunfo para a causa do latim vivo

O Rev. Dr. António Freire expôs fluente e brilhante- mente algumas ideias sobre o ressurgimento do latim, sobre a criação de vocábulos latinos modernos e sobre o lugar que devem ocupar nas aulas de latinidade os autores clássicos latinos, medievais e modernos.

Tomaram parte activa na conferência alguns alunos do Curso Superior de Letras dos Jesuítas do Seminário da Torre, que se exibiram em latim com garbo e facilidade.

No final travou-se animada discussão em latim e português em que intervieram, alguns dos professores presentes e alunos da Faculdade de Filosofia.»

Em 21 de Maio seguinte, realizou-se nova sessão, desta vez no edifício doado pela Fundação Gulbenkian às associações culturais bra- carenses. O Presidente da Delegação da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e organizador do Círculo Clenardo apresentou a um numeroso público, constituído por professores de latim de colégios e seminários, com os seus alunos, e estudantes da Faculdade Pontifícia de Filosofia e do Curso Superior de Letras do Seminário da Torre, o conferente, Rev. P.e Meira, do Seminário de Fraião. Este dissertou sobre o tema «Cur clerícis praecípue língua Latina excolenda sit».

Seguiu-se uma discussão em latim, na qual tomaram, parte alunos dos Seminários.

Para 1961, está planeado um Viuentis Latinitatis Cursus, em cinco sessões, das quais a primeira fixada para 21 de Janeiro e a segunda para 25 de Fevereiro, às dezasseis horas, na Faculdade de Filosofia.

15

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de migrantes de Fagundes- PB nas usinas Maravilha e Santa Tereza, em Pernambuco aborda as mudanças estruturais do Sistema Capitalista, que atingem a questão do mercado

O concelho de Celorico de Basto pertence ao Distrito de Braga, à Comunidade Urbana do Tâmega e constituí, juntamente com os concelhos vizinhos de Mondim de Basto, Cabeceiras de

9º Orientado pelo traçado e diretrizes oficiais, quando houver, o projeto, contendo desenhos, memorial descritivo e cronograma de execução das obras com duração máxima de

Resumo: O presente escrito é parte da pesquisa de mestrado 2 , em construção, que tem como objetivo compreender e analisar historicamente o saber desenho no

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

I interpret the difference in the estimates obtained when using ordinary least squares (in column (i)) and instrumental variables (in column (ii)) as indicative

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as