• Nenhum resultado encontrado

Redactor Carlos Rocha. o çado em condições financeiras e o. não seja pago em dia.-- v

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Redactor Carlos Rocha. o çado em condições financeiras e o. não seja pago em dia.-- v"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

s

m

\

%

m ¦

f. E. ¦ •

-

\

CAaÃ? (•' - / í f» ' '-7

Redactor Carlos Rocha

A.nnõ I

<í5iS?i2*"!527í a.fg^»«aaac:

Sobral, Quarta=feira, 13 de julho de 1910. Num. 23

EgSgjagg^gggggggggg^tCTP^^

• ¦ivieiisagem

Foi licia á Assemblea Legislativa do Ceará, no dia 1?, a Mensagem que, o exmo. sr. presidente do

¦ Estado apresentou por oceasião da abertura cies- se congresso.

A Mensagem que o be- n eme ri to presidente des- se Estacio apresentou à Assemblea ò uma peça digna de ser lida e estu- ciada pelos competentes, pois n'ella estão patentes os actos que este bene- mérito governo fez em prol deste povo que é fe- liz porque tem para diri- gir os seus destinos ¦um magistrado conspicuo, um estadista distineto como sóe ser os homens da ca- pacidacle moral do exmo.

sr. cir. Antônio Pinto Nogueira Accioly.

A sua Mensagem tem sido commentada com applausos pela criteriosa imprensa do paiz, o que mostra que os actos des- te benemérito gfôvérnò são dig-nos cios applausos de todos os bons pátrio- tas.

Não nos sendo possivel transcrever toda a Men- sagem como desejávamos nos limitamos apenas a transcrever a parte que diz respeito as Obras contra as seccas.

joui-a .

«Tem prestado serviços reaes ao Estado ainspec- toria cie Obras contra as Seccas, creacla pelo ac- tu ai governo cia Repu- blica, com o intuito de minorar os effeitos do terrívelfiao-ello na região do Nordeste do paiz.

Sob a sua immediata direcçao, estão sendo construídos os açudes do Acarape do Meio, no mu- niçipiò cie Reclempção, e oe S. Antônio, no de Rus- sas, o primeiro dos quaes está orçado em a.l96:923$000 e deve re- presar, quando concluído, 47 milhões de metros cu- bicos d'agua.

Acham-se estudados e oiectado.i os açudes dc

Barra Nova, em Soure, orçado em 206:726$000 e calculado o seu volume d'agua em 35:826.750 m. 3; do Bahú, em Paca- tuba, o çado em 37:162$000 e calculado o seu volume d'água em 1.066 600 m. 3; do Ria- chão, em Reclempção, or- çado em 45:137$ooo e calculado o vulume d'a- gua em l.o3o.7oo m. 3;

e o do Riachão, em Ba- turítè; cujo volume d'a- gua, segundo o calculo feito, será de 2.714.ooo m. 3.

Foram estudados pela extineta commissão de Açude e Irrigação e pro- jectados pela Inspectoria de Obras os açudes de- S. Pedro de Timbaúba, ítapipoca, orçado em 2o7:544$ooo e calculado o seu volume cVag.ua em 19.259.ooo m. 3; de Var- zea da Volta na Palma, orçado em 45:658$ poo e calculado o volume d'a- gua em 6.913.5oo m. 3;

Seraphim Dias, em Ben- jamin-Constant, cujo vo- lume d'água está calcula- do em 27.346.75oo m. 3 ; de BregüedofT, na Palma, com um volume d.aorua de 272.ooo m. 3; de S.

Miguel em S. Francisco cujo volume d'agua está calculaao em 618.599 m. 3;e de Pombas, no Aracaty. orçado em 17:655$ooo e calculado o respectivo volume d'a- gua em 6.49o:2oo m. 3.

Releva notar que os açudes de BregüedofT e de Pombas jà foram repa- irados e o de S. Miguel se acha em reparos.

Pela Inspectoria, foram perfurados, com êxito completo, poços tubulares nos seguintes pontos: Bar- ro Vermelho, Asylo de Alienados, Fazenda Ser- rote, situada no Munici- pio de Ouixeramobim, e Fazenda Mortinho, no Municipio de S. Quiteria.

Prosegue m os traba- lhos de perfuração: no ter- reno onde o governo aca- ba cie construir o Thea- tro José de. Alencar, na

cidade cie Cascavel e nas villas de Porano-aba e

Guarany.»

Por esta peça vê-se que o Estacio está em optimas condições financeiras e o governo aceuza um saldo de 440 contos, e não ha um só funccionario que não seja pago em dia.-- v

A. Oração

Orar, è purificar-se, illuminar-se e enerande- cer-se. A oração é o orva- lho que a alma bebe para mais purificar-se, como o rocio é a seiva que a plan- ta sorve para vigorar as forças vitaes.

E quem não ora ?

Qual o lábio que não se remonta à Deus no orvalho dulcificantedTima prece ? Todos oram; o condemnado no fundo escuro' do cárcere pavo- roso, onde um raio de luz não canta em festa, onde um sorriso não se abre em goso, ora á Deus ; levanta do abatimento de sua desgraça a alma, no bulicio d'uma prece re- passada, muitas vezes, no philtro do arrependi- mento.

A virgem ora; uma orvalhada de aroma trans- formada em pérola de crença palpita no nacarde seus lábios, como uma gottá de orvalho tremula escilla n'uma pétala mui- to branca de lyrio.

Tudo na naturesa ora;

o firmamento quieto que se curva sobre os mares tranquillos escuta o psal- modear das ondas qtie envoltas na mortalha ai- vissima das espumas mo- dulam uma oração em face cia immensidade do céo. Apropria natureza ajoelha-se nas plantas do Creador, para tragar o et her da sua suprema grandeza.

Tudo ora; a oração éo consolo cia vida e a luz cia

alma.

Se a flor abre-se para exhalar perfume no bos- que, o lábio abre-se para

modular a preces—aro- ma embalsamador do es- pi ri to.

A creança que sorrindo adormece sonhando com os anjos de Deus, não sabe ainda exprimir na articulação da vóz a sona- ta da prece; mas, ora, porque sua alma pura fnza a gaze nevada do espaço como os cysnes brancos da terra as boli- cosas ondas dos lagos, vae pairar no azul infindo equilibrada nas azas da oração.

E ninguém pode negar a influencia da oração na vida humana. Negar o poder da prece è negar a claridade da luz. Tudo que vive e pullula no Universo obedece o aceno d'uma força máscula e indisivel.

«A victoria que vence o mundo é a nossa fé, dis- se S.João.»

Ha muitos longos e pe- sarosos séculos no craneo luminoso de-Plu- tarcho dareiejavam estas idéas :

«Percorrei a terra, e achareis cidades sem mu- ros, sem sciencias, sem artes e sem reis, povos sem habitações, fixas sem uso e sem conhecimento da moeda, sem exercícios do corpo, sem theatros e sem espectaculos; mas não encontrareis um sem Deus, sem cultoe sem sacrifícios.))

A prece purifica a alma como as águas lavam as immundices do corpo.

Orar è illuminar-se.

O pão alimenta o corpo e a prece regenera a alma; oremos pois.

C. Rocha

"EULAIPIO CORVO"

O illustre poeta, roman- cista c philosopho Zeferino Galvão, teve a gentileza de nos offerecer um exemplar de sua obra «Eulampio Corvo,»

nitidamente impresso nas officinãs da «Gazeta;de Pes- queira."

«Eulampio Corvo» é um bom romance histórico, onde o seu illustre auetor descre- ve com brilhantismo scenas

que commovem e arreba- tam.

Narrando feitos de uma memorável batalha onde o gênio da guerra inspirou ou- sadamente a Bonaparte, o distineto auetor do «Eulam- pio Corvo,» conta tambem a historia amorosa de uma lin- da moça que. fez mais tarde a felicidade de um heróico guerreiro.

Sophia de Granville, è a doce poetisa que inspirou a Eulampio, sincera e verda- deira paixão e que supplan- tou o seu coração de heróe fazendo do soldado que ai- tivo sorria ao zumbido das balas um escravo submisso do seu amor platônico.

Um amor puro invadia o coração de ambos e os céos permittiram a realisação dos anhelos dessas duas almas que n'um instante amaram-se por uma existência intei- ra.

Eulampio Corvo, physica e moralmente soffreu muito;

e se o soffrimento pode ser ura cadinho de purificação, elle tornou-se bastante puro para commuugar a |hostia immaculada do amor de So- phia.

Não temos competência para julg-ar uma obra que sahe da penna scintillante de Zeferino Galvão, e aqui na estreitesa d'estas colum- nas não podemos fazer ana- lyse dos bellos tópicos deste bello romance.

E então só podemos cli- zer que a obra de Zeferino Galvão, brilha pela forma, é bôa pelo est}dlo, e mais que tudo é um romance -mo- ralisado que toda moça inno- cente poderá ler sem encon- trar n'elle uma só pagina que lhe desperte a innocer- cia ou lhe offenda o pu- dor.

Actualmente a litteratu- ra brazileira decresce ; tanto na prosa como no verso são raras as boas obras que aoparecem.

A escola realista que pre- domina hoje è, pode-se di- zer, a escola da irnmoralida- de.

«A carne,» «O Cortiço,» «A Flor de Sangue,» «Maria Ri- ta,» são livros escriptos n'um impeccavel est3'llo, mas são livros que não contêm mo- ral.

O livro do dr. Zeferino Galvão destaca-se desta es- cola e seu auetor não fez só um romance moralisado, mas um livro histórico e bem es-

cripto.

Philosopho no «Atra veo dos Séculos,» historia dor n'«0 Inconfidente» critico na «-Arca de Noè,'» poeta no

0ÊÊÈ

LE6 S I L L

(2)

F»ATPJBEi:A

«"Épicombos » Zeferiuo Gal- vão mostra a pujança do sen talento fecundo em tudo quan- to tem oscripto.

Z&itvmo Gavão encontrou no amor e na natureza bellos relevos para o quadro que pintou, e sua mão não' va- cillou quando traçou a scena de angustia do rapto de So- phia e a agonia que torturou o coração cie Eulampio, ven- do sua noiva roubada por um

amigo. :

Resoluto, o soldado de "Bo- naparte sahe em procura da eleita de su'àlma, affron- tando a adversidade do desti- no, e luctando muitas vezes com a morte face a face.

A vingança dormia em seu peito e o amor jl-he fustiga- va o coração. Era necessário encontrar o ente amado c depois vingar-se do seu com- pan beiro.

E corno dissemos nos fal- tando competência para fazer uma critica deste romance e aqui só podemos dizer que

«Eulampio Corvo» é digno de ser collocaclo nas bibliothccas junto com os romances dos melhores escriptores nacio- naes e recotnmendamos ao publico a sua optima leitura e ao seu auctor agradece- mos penhorados a offerta que nos fez.

0 livro foi impresso em nossas officinas typogra - phicas.

Ao seu illustre auctor agradecemos penhorados a offerta que nos fez e lhes damos parabéns pela útil obra que publicou.

*elos Lares

.versos

i Themas

Com esto. titulo acaba de sàhir à luz da publici - dade um novo livro em prosa devido a penna do nosso companheiro Carlos Rocha. x

«Diversos Themas,»é a reunião de alguns artigos que o nosso companheiro, escreveu sobre diversos assumptos.

Este livro que contem 89 paginas ò dedicado ao seus distinctos amigos Co- ronel Esperidião Saboya e Drs. José F.*ota e Ribeiro da Frota.

Aliam Histérico Mlyàjlna

Acabamos de receber o Álbum Histórico d'lhya- pina, devido a penna do nosso talentoso amigo major Pedro Ferreira.

O livro que contem 69 paginas traz quatro nitidos retractos, sendo o primei- ro do seu illustre auctor e os outros de ibyapi- nenses i lustres.

O Álbum Histórico d'Ibyapina, narra a nisto- ria dessa villa desde a sua fundação até nossos dias.: e ó um livro bem oscripto ende o seu auctor revela intelligencia'e fino estudo de observação.

O Álbum dPbyvpina é um livro.que todo filho d'aquellas zonas deve pos- suir para saber a historia completa de sua terra ,

No dia 1.° passou o feliz natalicio da exma.

d. La u re n ti na Ca r m e 1 i a Memória, virtuosa e digna consorte do nosso amigo major João Cicero Me- mo ria, conceituado ne- goeiante em Nova-Russas.

Portadora de bellas qua- li d a des, d. Laurentina gosa naquelle meio geral sympathia.

- No dia 8 completou mais um anno de feliz e preciosa existência o nosso distineto e valoroso amigo Francisco Petro- nilho Gomes Coelho, honrado e criterioso ne- goeiante nesta cidade

Onunde de distineta familia, Francisco Petro - nilho, não desmente os seus antepassados e procede com o máximo critério.

Homem de bem, amigo leal, esposo extremoso e pai exemplar, este nosso distineto amigo, portador de bellas qualidades, gosa em nosso meio de geral sympathia.

Nós o felicimentos pela data que passou, desejan- do-lhe mil prosperidades no correr da vida.

Passará hoje o feliz natal da exm. d. Leopol- dina Gomes Parente, vir- tuosa consorte, do nosso presadis3imo amigo cel.

Emilio Gomes Parente.

Espirito lúcido, alma bôa, a '

annivcrsariacia é portadora de distinetas cs invejáveis qualidades go- sando na esphera onde gira de geral estima..

Descendente de.distineta familia, d; Leopoldina que è um modelo de vir - tudes ò muito estimada por todos que com ella privam, graças a sua es- morada educação.

A Pátria respeitosa- mente felicita a distineta senhora desejando-lhelon- ga vida sempre cheia de felicidades.

Passa tambem hoje mais uma aurora no dou- rado céo do existir da in- teressante senhorita Lu- zanira Gomes Parente,

7 7: A ALGUÉM r

Vê como estamos nòs ! Softremos da desgraça O mesmo golpe atroz ! A sorte è bem ferina ! Porem o grande amor que a nòs ambos enlaça Jamais se findara, jamais caeem ruina !

E' bem duro o viver quando a terrível sina Feita cruel algoz aos coraçõestraspassa ! E a multidão infame, implacável felina

Tragarmos vem fazer do sofmmento a taça.

Mas é grande loucura ! Aonde ha liberdade Não podem captivar quem'vive na orphandade Por dar o que é seu, por ter uma affeição.

E fosses tú uma escrava e elles teus senhores Não poderiam jamais privar os teus amores Porque não è dado a alguém privar teu coração !

CARNEIRO DE AGUIAR

dileeta filha do nossso de- dicado amigo cel. Emilio Gomes Parente.

Felicitamos a digna se- nhorita desejando-lhe a maior somma de felicida- des.

7 Dr. Anpsto Oliveira

A passeio acha-se nes- ta cidade o nosso dedica- doe sincero amigo Dr.

Augusto d'Oliveira, inte- g-ro Juiz de Direito de S.

Benedicto.

Visitamol-o.

DIVERSOS THEMAS

-

Livro de prosa devido a penna de Carlos Rocha, acha-se a venda na Loja

«Um Pouco de Tudo», na

«Casa Eiegame» e na «Ca- sa Linhares»

VENDE-SE Á2S900

AVISO

GRÊMIO RECREATIVO SOBRALENSE

Communico a meus consocios que deixou de ter logar a partida neste club, relativa a este mez e marcada para o dia 28, devido ao inesperado pas- samento, que enlücfcou. a familia do nosso digno Presidente.

Lamentando este facto, peço' desculpas por esta resolução, a unica que de mojiento me cumpria to- mar.

Aproveito a opportuni- dade para agradecer a todos os meus convida- dos o seo comparecic^en- tuá festa extraordinária do dia 23, e especialmen- te a satisfação que todos me tem manifestado ao referirem-se á mesma fes*

ta.

Sobral, 29 de Junho de 1910.

Ernesto Esperidião S.

Albuquerque

A FAMÍLIA

A familia moderna é uma, pela confusão de todos os espiritosno amor.

O pai ò a razão que manda o pensamento que ensina a autoridade que dirige, a providencia, que ampara ; a força que pro- . tege, o nome que sym- bolisa a familia,* ao passo que a mulher é a formo- sura que em tudo sorri, a caridade de que tudo cura, a fé que communica perpetuamente com o céu, virtude benéfica, a santa poesia do lár o anjo que se declina sobre o berço e sobre o leito da dôr, e deposita com suas lagri- mas o or valho do céu em nossa vida, o espirito de ordem, de economia ; a consolação de todas as deres, o sorriso celeste, o balsamo que lira todo o veneno ás feridas, da existência, a oração que de continuo levanta a fa- milia a Deus, e enche de harmonias e de virtudes todo o lar, a razão e a íè, a sciencia e a poesia.

O valor varonil e a 'vir- tudo feminina concentrão- se na terceira pessoa desta trindade mysterio- sa ; no filho, que é a roa- lisação de todos os amo- res, a alma onde se per' dem duas almas, a pro- rnessa da dilatação da vida, o ser destinado â levar a nova familia a pratica, á sociedade, ãhu- manidade.com esplendores da educação que tem rece- bido, e que transmitte a seus filhos, a essência mais pura da vida e do eepirito de seus pais.

Emilio Castellar

DR. LUIZ COSTA De seu passeio á Fortaleza regressou em dias da semana passada este illustre facultati- vo e nosso distineto amigo.

DR. FRANCISCO AMA-

RAL

De seu passeio á Fortaleza jà regressou o nosso illustre amigo dr. Francisco Rodol- pho do Amaral.

Noticias do

Acre

Do nosso illustre ccllega A Republica, de Fortale- za, transcrevemos os se- guintes despachos telegra- phicos com relação a re- cen te revolução do Acre:

«Manaus, lõ. Chegou a esta capital o coronel An- tunes de Alencar, abastado seringueiro e chefe do mo- vimento autonomista que acaba de irromper no Acre.

Apenas chegou, teve com o coronel João Cordeiro, Prefeito do Juruá, demora- da conferência, sobre a ¦ qual nada transpirou.

O coronel Alencar con- ferenciou tambem com ai- guns seringueiros impor- tantes.

Tendo recebido sobre Os suecessos u1!! telegramma do Hio, o chefe do movi- mento resolveu enviar emis- sario de sua confiança ao Cruzeiro do Sul, Rio Bran- co e Senna Madureira, in- • cumbidos de restabelecer a ordem alli.

O coronel Antunes de Alencar telegraphou ao dr;

Nilo Peçanha, presidente da Republica, dizendo estar prompto a empregar sua influencia junto aos seus amigos acreanosiio sentido da paz.

S. exe. respondeu que se achava prompto a examinar e attender a qualquer pro- posta conciliatória, contan- to qufi a ordem fosse res- tabeiecida.

Causou aqui excellente impressão um telegramma procedente do Rio, no qual se diz que o governo federal resolveu não enviar força para o Acre, limitando-se a mandar estacionar alli uma canhoneira destinada a proteger o commercio.

Sabe-se que o deputado Monteiro Lopes contratou a defeza da cauaa dos revolu- cionarios, devendo seguir sem demora para o Acre.

O mesmo deputado te»

legraphoa ao Presidenteda Republica, pedindo a maior benevolência e equidade para os revolucionários - e offerecendo seus serviços. ' Manaus, 16. O coronel João Cordeiro telegraphou ac Presidente da Re publi- ca declarando estar prompto a auxiliar o governo cen- trai na pacificação dos ani- mos no território do Acre, Disse mais que ainda que seja partidário da autono- mia exerce um cargo de confiança e tem o dever de conservar-se digno dessa confiança, principalmente em momento tão difficil.

/

f

I I P \/r

(3)

\

X

à£

Ce]. VICENTE SaBOYÁ Do seu passeio á Manáos, regressou sabbado o nosso querido e prestiruosa amigo csi. Vicente Saboya,

-?A™|a_ __

JO Y

No dia 20 terá lugar a 2.' sessão judiciaria deste termo.

uRia.cÍTiieío

»?

Pela Delegacia Fiscal foi incumbido nesta cidade da subscripçao "Liga aberta pela Maritima Brasileira"

para a compra de utn novo vaso de guerra em subs-

tituieão ao glorioso "Ria- eliúelo" d3 quemtcmaráo nome, o nosso amigo ma- jur Rosendo Siqueira.

Nâo é necessário invocar os sentimentos de pátrio- tismo do nosso povo, pois elle saberá satisfazer o appello que lhe faz a pa- triota "Liga Maritima."

Legislativa do Estacio é uma peça cie valor, e não obstante a construcção do Theatro «José de Alen- can) aceusa um saldo de 440 contos no cofre do Estado.

Rio, 13. —O exmo. sr.

dr. Ministro da Viação nao attendeu o protesto da «South American»,ar- rendatario das Estradas de Ferro desse Estado, contra as novas tarifas, e telegraphou ao Fiscal das mesmas para fazer vigo- rar as referidas tarifas!

Dorindo Galrão

Em dias do mez passa- do, foi covardemente as- sassinado o -cap1? Dorindo Galvãoestremecido irmão do laureado poeta e ro- mançistá Zeferino Galvão, redactor da Gazela de Pesqueira, de Pernam- buco.

A «Pátria» envia since- ros pezames a toda sua distincta familia.

SECRETARIO DA

CÂMARA Rio, 13. -O coronel

João Cordeiro perdeu o mandato de deputado.

S. Exe. continua em Manáos aguardando cihcação no territóriopa- acreano.

Foi eo trégua ao transito publico a estrada de roda- gern que ligi a períeitura do Alto Acre h do Alto Purús no Amazonas.,

Falleceu na Bahia o se- nador estadual dr. Araújo Franco„

O dr. Esmeraldino Ban ^ deira, ministro do Interior, decidiu que as nomeações dos supplentea dos subtitu- toa dos juizes federaes se- ião por quatro annos.

Fortaleza, 13. — Em- barcouhoje

para o Rio o coronel Antunes de Alen- car que vae, incumbido pelo acreanos, de tratar da autonomia do Acre, com o governo da Repu- bhea.

Compareceram ao seu embarque diversos ami- gos seus. -

Fortaleza, 13.— O ex- mo. sr. dr. Antonio Pinto Nogueira Accioly, foi hontem muitocumprimen- tado pelo motivo do se- gundo anniversario de sua posse presidencial.

Acaba de ser nomeado secretario da câmara mu- nicipal desta cidade o nos- so amigo Clovis Alverne, pelo que lhes damos para-' bens.

Br. J. Nogueira

A passeio acha-se entre nós o illustre dr. Joaquim Anselmo Nogueira, me- dico, parteiro e especia- lista em moléstias de se- nhoras.

S. S. vem em visita a sua distincta familia.

communicou á Academia das Sciencias d« Paris os resultados da sua ultima exploração scientifica nos mares das Oanarias e dos Açores. Ora entre os no- vos animaes, "descobestos com auxilio de um appa- reino que desço ao fnndo do mar, merecem especial citação uns peixes curió- sos, cujos olhos, especides OQ lanternas, iiluminam as águas ate .uma círta distancia. E' a parte in-

«enor do sau apparelho visual que emitte uma mz que, euceessivamente, toma numerosas cores - vermelha, verde, -azui,' arnarella, etc. Segundo âs experiências biológicas a quase procedeu, parece que estas variações de côr ee operam perfeita*

mente á vontade de ani- mal."

terespr possa;, que foram co:- lectadòs para o pagamento d >

imposto de industria e profis, sao, como mercador era grÒÁ so de gado vaceum, Cãvallàr e amar os cidadãos constantes da nota infra:

João Gutembcrg Mendes * T.B. n? 111 ' 150S0OO

7^ 5o % 75$000 b ran cisco Alves Parente T.B. n?lll 150S0OO

.50% 75$00<)

* rancisco Porphirio da Pont.- T. B.n?lll 150$noo

50 75$00O

Vicente Saboya d'Albuquer- 1\ B. n? 111 1SOS00Oque

5°% 75$00O.

Antonio Linhares

T. B. n?lli 150S00O 50 c> 7S$0.OO

Fez annos no dia 9 Af- fonso Osmany Gonçalves, querido filhinho do nosso amigo capitão José An tu- nio Gonçalves.

CLUB DOS DEMOCRA- TAS

Convidamos aos snrs.

sócios e suas Exmas.fami- lias, para comparecem a partida inaugural, desta sociedade, a realizar-se sob nossa direcção, no dia .16 do corrente as 8 1/2 da noite, no palace- te il. a Praça da Consti- tuição.

Os directores do mez João Frota Menezes Júlio Pereira Rocque

Júlio X. Aragão

T. B. n? in 1508000

50% 75$00o

José Osmar da Frota T. B. n? IU 150$00Ò

^ 50% 75$ooo

Manoel de Souza Lima T. B. n? 111 150$000

50 'o 75$000

Telegrammas

Serviço especial da «Pátria»

Rro, 7.—O deputado Arnolpho Azevedo rela- tor. da commissão parcial encarregada de estudar as eleições procedidas em 1? de Maio, n'este Esta- do propõe que seja redu- zido a 3.56(5 o numero de votos obtidos pelo Maré- chal Hermes da Fonseca.

Também se pretende reduzir as eleições proce- didas no Estado do Ama- zonas, Pará, Maranhão, Piauhy, Rio Grande do Nortc.Parahyba, Pernam- buco e Sergipe.

Fortaleza, 7.—O sr.

gerente da Estrada de Ferro de Baturit.è não quer sujeitar-se as novas tarifas.

Fortaleza, 13.—Falle- ceu no dia 11 nesta cida- de quandocompletava 101 annos de edade o antigo pharmaceutico Padua jvfa- mede, pae do illustre pharmaceutico Catão Ma- mede.

HOSPEDES E

VIAJANTES

"Pátria"

Por motivo superior a nossa vontade deixou de circular na 4r feira passa- da a nossa folha, pelo que pedimos desculpas aos nossos leitores.

Leiam

Fortaleza, 7.—A men- que o governo apresentou à Assemblea sagem

A casa Una Pouco de Tudo Acaba de receber

Lindas fazendas que vende Barato, não tem que ver Chapéos, fazendas da moda, Tecidos a phantazía,

Tudo que è bom e barato Lsta caza annuncia.

Livros de instrucção, chapéus de ultima moda, fazendas— ultima novida' de recebeu —((Um Pouco de Tudo».

Chegou do Rio de Ja- neiro em dias da semana passada o nosso illustre patrício dr. Jones Monte, a quem apresentamos o nosso cartão de visita.

—Esteve nesta cidade seguindo para o Ipü, o sr. José de Andrade, re- presentante de Gomes de Mattos, de Pernambuco.

—Seguiopara o Para, a negócios de seu particu- lar interesse, o distincto joven Colombo Cialdini.

—De S. Benedieto es- teve nesta cidade o nosso digno amigo Joaquim Fur- tado de Mello, honrado negociante alli.

- —Andou nesta cidade o nosso distincto amigo ' capitão José Antonio Gon- çalves.

— De Massapê acha-se nesta cidade o capitão Hygino Passos, proprieta- rio da «Pensão Massapê- ense».

PEIXES PHAHOES

Lemos num jornal do Sul :

<(0

principe de Mônaco

COLLECTORIA ESTA- DUAL

EDITAL

De ordem do Sr. Collector, faço publico para que chegue ao conhecimento de quem in-

Francisco Rodrigues d'Albu- querque Filho

T.B.n?lll 1S0S000

• , 50 o/o 75$000 José Joaquim Baptista Vaz T. B. n? 1H 150$00Q

50 o/o 75$000 Emilio Gomes Parente T. B. n?111 150$000 T , 50 o/o 75$0'Õò José Ignacio Alves Parente

J^ilho

T.B. n? 111 150SO0O 50 o/o 75$000 Quem se julgar prejudica- do pode fazer sua reclamação, dentro do praso da Lei.

Collectoria Estadoal de So- bral, em 13 de Julho de 1910.

O ESCRIVÃO João Conrado Fm da Ponte

ELIXIR QEÍÉIRÃ

DO PHARMACEUTICO CHIMICO

Jolo da Silva'Silveiba

Approvado pela ht Ja„ta de Hygiene do Rio de PK- To*pre£,ad? nas ^andes Exposições de

Ch.cago 1893-Estado do Rio Grande do Sul 1901.

JS um poderoso Anti-syphilico

Anti-rheumatico

Anti-escrophuloso Anti-darthroso

E o depurativo do sangue que tem produzido curas assombrosas

Milhares de attestados expontâneos tendo sua fama na Voz do Povo !

Para evitar conclusões exija-se sempre o nome do auetor Vende.se em todas as drogarias, pharmácias ou casas

oe campanha ou sertão do Brasil.

FARRirA

¦M

II c O h/n n ; r 1 I V P

Rí° Gnmde do &\ú—PELOTAS

Vende -s nesta cidade e em todas Drogarias da Capital

\

(4)

K—_______ jmwmmmi m*..

í*A_ris_

(

No intuito da pacificação o coronel J. Cordeiro affir- ma que aluía seria inslo- ria para os combatentes e

•le.nsciha o governo a fazer concessões justas aos aérea- no 3.

O coronel J. Cordeiro enviará ao Rio o seu secre- tario dr. Álvaro Romilear.

com os esclarecimentos ne- eessarios a dar uma idéa nítida da situação e, ao mes- ino tempo, paia trazer ins- trucções ao prefeito.»

, INVERNO

Quando a chuva do inverno Alveja a matta frondosa,

¦Á. arapong-a começa Sua canção maviòsa ; Os passarinhos no campo Soltam ameno gorg-eio E as espumas fluetuam No níveo do rio cheio;

, **_" *_—*—¥•_*. íH -»«.'J_ Mf._*••___» » * # .*.!*_*._. .*«,

dignos filhos nossos bons amigos Joaquim Furtado de Mello, José Furtado de Mello, Alexandre Far- tado dcdMello, Raymundo Furtado de Mello e d, An- geiica Furtado de Melio.

No dia 2 do corrente, falleceu na fazenda Ca- tharina. no Aracaty, o capm. João Pereira de Vasconcellos, na avança- da idade de 75 annos/

O capm. João Pereira era homem de bem, ho- nesto, trabalhador.

Fora casado com a exma. sra. d. Amélia Carolina Portella e deixou 4 filhos maiores.

Enviamos pêsames a toda a sua familia.

Osr. Francisco Dias da Cruz e d. Franeisca Ca - vaicante Dias, tiveram a delicadeza de nos partici- par seucazamento oceor- rido no dia 15 de Junho na cidade de Granja.

. Agradecemos a partici- pação desejando foliada- des ao joven par.

O, intelligente mcç-\ An„

tonino Craveiro Filho e sua digna consorte

«CLUB DOS DEMOCRA TAS»

Recebemos urn delicado convite para a partida inaugural deste Club à realizar-se no dia 16, no palacete á praça da Cons- tituição.

Agradecemos a delica- dez a da com missão.

Julieta d'Albuquuerqu9 'Craveiro,

tiveram a deli- eadesa de nes participar o nascimento de sua pri.

mõgaiíita que ua pia báp- tismal receberá o nome do Maria.

A recém-nascida dese- jarnos muitas felicidades.

COMEÇA A JüSÍÍÇA Foi instaurado novamen- te o : processo do cel.

Ottoni, assassino do sau- doso dr. José Maria de Albuquerque Mello, uma das glorias de Pernambu-

—-._.._5S3_"°-

Attestado k palie yaior

uno

Às marrecas pm bando Passara voando lig-eiras, B ouve-se o forte ruido Das'agtias nas cachoeiras.

E' uma estação risonha Tão poética e tão' bondosa, Quando a chuva do inverno Alveja a matta frondosa.

Em 20 de Junho de 1910.

DlT,ííRMANÓ GüARACIABA

'O! • - j _oi *Eu' abaixo-assignado, JJieiÇaO UO 'brre'- doutor em medicina pela Faculdade, do Rio de Ja- neiro, condecorado pelos 'governos

da Allemanha, Portugal e Itália", medico do Hospital do Aíisericor- dia desta cidade, etc, etc.

Realizou-se no dia 3 a eleição paro a nova direc- toria do «Grêmio Sobralen- se», sendo o seguinte o re- sultado :

S QUE PASSAM

R -m . ITT-._-<!__»_

No dia 24 de Abril fal- leceu no rio Yaco, Esta- do do Amazonas, no serin- gal Tabatinga, de pr.opr.e- d a de* dos srs. Mario MiIi - tão & Irmão, o nosso dis- tineto patrício Manoel Ri- beiro de Araujo, filho do nosso prestimoso amigo majer Rufino Ribeiro do C a r m o, residente em Granja.

O extineto era um moço de bellas qualidades, me- recendo d'aquella firma de quem era digno emprega- do á maior confiança.

Enviamos pezames a sua distineta familia ees- peciahiiente aos nossos presádos amigos Rufino Ribeiro e Francisco Ribci- ro, pai e irmão do extineto.

No dia 2 do corrente fal?

leceu em Jacaré, sobre a serra da fbyapaba. a exm.

sra. d. Ignez Maria Fur- tado. na avançada idade de 73 annos.

A extineta era virtuosa, boa c educada nos san*

tos princípios da religião catholica, e tronco de''nu- merosa familia.

Enviamos pezames a toda sua digna familia c especialmente aos seus

.:.V PRESIDENTE

Emilio Gomes Parente, ro- eleito.

VICE-PRESIDENTE Dr. Joaquim Ribeiro Frofcs

1- SECRETARIO Francisco Rangel Parente

2- SECRETARIO Clovis MonfAiverne

»

THEZOUREIRO '.

Francisco R. Santos, re- eleito

ORADOR

Ceí. João Barbosa P _.

Pessoa

DIRECTORES DE MEZ Eneas Rodrigues

Joaquim da S.ÍBorges José Ignacio P. Filho José Colombo A. Cialdini Ernesto Esporidião S.

d'Albuquerque,

Josô Euclides d'Alquerque Francisco Roiz d'AIbu- querqne Filho ;

Ernesto Marinho d'An- drade . •

Oswaldo Pangel Parente Francisco Godofredo Ran- Frederico gel Ferreira „a Ponte

Eustachio Cavalcante.

Attesto que tenho em- pregado muitas vozes o ELIXIP DE NOGUEIRA,

SALSA, CAROBA E

GUAYAOO, preparado pelo Sr. João da Silva Silveira, com um podero- so agente em caso de infeceão syphilitica o dia- these escrophulosa, pa- recendo-me superior aos análogos que nes vêm do exírangeiro. Por me ser pedido passo esto, cuia verdade affirmo era fé cie meu gráo.

Pelotas, 6 de Maio de 1886.~c'Baráj de ifcapifco- - cay, »*r- Está reconhecida na fôrma da lei, pelo ta- bellião Luiz Felippe de Almeida.

Vende se nas boas phar- maciüse droga rias. desta

cidade

ESCOLA EM

UBATUBA Agora que se reúne a Assembléa Legislativa do Estado, viemos lembrar a esse Congresso a cria- ção de uma cadeira para Ubatuba,prospero povoa- do no municipio de Gran- O exmo. sr. dr. presi- ciente do Estacio que tan- to bem tem feito a esta terra que lhe ser vio de berço, favorecendo e es- palhando a instrucção pu- blica por todos os recair tos do Ceara, deverá con- correr com o seu valioso auxilio para que seja cria- do n'aquella povoação uma cadeira de profes- sora.

Ubatuba è um povoado prospero pelo seu com- mereio e lavoura e bas- tante habitado. Alli se encontram cerca de 60 meninos que estão no ca- so de freqüentar escolas e assim é justo que para esse povoado sejacreado uma''cadeira.

"ffARAHTIA

DA AMAZOUIA11

P, articipações

O nosso digno amigo sr. Julio Barretto Lima, teve a gentileza de nos communicar o seu casa- mento coma gentil cenho- rüa Maria Carolina Feijão Lima, oceorrido nesta cidade no dia 9 do Julho.

Ao jovem par deseja- mos a mais risonha ven- tura.

O sr. major Joaquim da Silveira Borges, teve a delicadeza de nos enviar um exemplar do décimo segundo relatório desta útil sociedade, apresenta- do d Assembléa Geral doà Snr si Associados, ent 1909.

D'elle se ve que esta so-

"ciedade

está em optimas condições.

: "O SANTELMO"

Commemorou em Maio p. findo o seu 3\ anno de existência o nosso illustre collega "O Santelmo", or-

gam de propaganda da Pharmacia Mattos que se publica em Baíurité.

Ao illustre collega ds- sejamos muitas prosperi- dadeã.

IL E GIV E L

- _w. ___ mtmW §_s» -—_>

AS TARIFAS DA REDE DE VIAÇÃO

CEARENSE

«Em sua edição de 12.

do mez pretérito, o «Dia- rio. Official» publicou as condições regulamentares e bases das tarifas para o transporte de passageiros, mercadorias e animaes pe- Ia rede de viação cearen- se, approvadas pelo sr.

ministro da Viação,. em portaria datada! de 24 de maio ultimo.

As reducções, que em certas classes attingem a 40%, são de molde a faci- litar grandemente o tran- sito de passageiros e o commercio com o interior.

Constituem, portanto, um enorme beneficio que ao Estado acaba, de fazer o illustre sr. ministro da

Viação, jà credor da nos- sa gratidão por outros inestimáveis serviços pres- tados a esta terra.

Das condições regular mentares, propriamente ditas, as quaes pouco dif- ferem çí„s de 1893, até agora vigentes, merecem menção as disposições consignadas nos . artip-os f° e 21?, bastante *vanta- josas para o publico em

geral.

_ Os referidos artigos as- sim dispõem :

., «Art- 5?—Os bilhetes só dão direito à passagem no trem, dia, classe e até à estação nelles mencio- nados. A estrada poderá conceder aos viajantes, entre pontos certos, bilhe- tes de ida e volta em 1. e 2;. classe, com abatimento de 25% c?lculado sobre o dobro dos preços das res- pectivas passagens . sim- pies. Os bilhetes de ida e volta terão valor por 15 dias, inclusive o dia da data, em qualquer trem ordinário de viajantes, du- rante o praso, podendo o passageiro parar nas esta- ções intermediárias, com- tanto que chegue no mes- -mo dia á estação de des- tino. (Estes bilhetes sò darão direito a uma via- gem em cada sentido, de ou para as estações men- cionadas no bilhete)».

«Art. 21?—Associedá-' des recreativas e outras, bem como grupos de pês- soas reunidas em romaria, pic-nies "e

divertimentos semelhantes, quando via- jarem incorporadas, em numero de 25 pessoas ou mais-, gosarão o abatimen- to de 50% nas passagens de ida e volta exclusiva- mente. Não se emittem meias passagens, sendo grátis a conducção de cre- ancas menores de tres an- nos. Para o goso desta concessão subentende-se que é necessário haver no mínimo 25 passageiros com bilhetes pagos para cada classe, se houver passageiros para as duas classes. Não havendo ac- cordo prévio, estes bilhe- tes, só terão valor, tanto para a ida como para a volta, no dia em que fo- rem emittidos. Torna-se necessário, para a conces- são acima, que seja dado aviso, com antecedência de 24 horas,á estação cen- trai e de 48 horas às de- mais estações.»

DIVERSOS THEMAS "

Livro de Carlos Rocha.

vende-se nesta typ_o-ra.

phia a 2,000.

/

r

t

:._

(5)

§-

V

*

Collectoria Federal de Itapipòca

Movimento da Collectoria Federal de Itapipòca, a contar do 1? de janeiro a 30 junho do corrente exercício de 1910 :

RECEITA Renda ordinária Imposto do sello: por verba

ad hes ivo

Consumo :

47 negistros de tecidos 62

107 2

«

«

(f

((

fumo bebidas remédios

Pagamento feito pelo collector e pelo escrivão do custo dos livros para a escripta da collectoria

DESPEZA

CoLLECTORTA :

Porcentagem dé 30% para o collector e o escrivão, sobre o sello por verba Idem idem para os mesmos, sobre

arrecadação

Saldo a favor da fazenda

' 54$000

• 79$500 133^500 1.0201000 1.240$000 2.560$000 60$000 4.880$000

24&000 5.037|500

PÁTRIA

'" '" * -**-***»+ m~+MU*. ¦ - r ti — - i ni , t :tnm»immn

¦ DE

E/nesto Esperidião 8. Albuquerque

si

acaimo «rtiLTqní «tí coX 7^'™ 7T?" ^ -'«—cado, o variadis- .caba de MÊ s^u momltarii«pi osuipiopuetario em sua ultima excursão ao Rio de ^í^decmento, resultante das compra, queJaneiro

„, cobrar SÍ & ftof' Serâ° dÍ9tl'ÍbUÍd0S °b^ de valor a todos

Desde já agradeC8 a 3u, v.3.ta iDara exam.Mi_ ^ e9pIend.do soi.t.mento_

NOTA :

Ainda não se effectuou o recebimento cio imposto de consumo de estabeleci- mentosjáregistrados, na importância de Falta arrecadar em Timbaúba, S. Cruz, Retiro, S. Antônio do Aracaty, Irau- cuba, Pejessuoca, Carcará e em toda serra da Uruburetama, onde—no pe- riodo da safra cada casa é uma bodega.

16^200 1.464$000 1.4801200 3.557$500 5.037$500

dr ^' IUU.UL

RNE3TO

JBSPERIDIÃO ^ABOYa DE ALBUQUERQUE RUA DO CORONEL JCSE' SABOYA N.° 18

n

«¦Mt

647^800

a 90 dias com o desconto de 15 0/0c

18 **"¦¦'¦¦«

» - 10 0/0

EXPDIENTE

ASSIGNATURAS Anno

semestre N. avulso

I.ÕSOOq 6$()00 200 Pagamento Adiantado

A «Pátria» sãhirà uma vez por semana e consti- tuese o legitimo defensor do partido republicano.

Os artigos de collabora- cão deverão ser assigna- pos,

Não se devolvem auto- graphos, ainda mesmo não

publicados.

Toda correspondência ou reclamação será diri- gida a redacção.

¦8

Como se vê do nosso serviço telegraphico, pre- tende-se reduzir a votação do Marechal Hermes em beneficio do Dr. Ruy Bar- bosa; mas não 6 só na

eleição do Ceará que se pre- tende fazer recmcção.

Tambem nas eleições procedidas nos Estados do Norte se deseja reduzir da seguinte forma :

Amazonas de 5,793 a.,..*

572; ado Pará, de 37.732 a 4.5GO; a do Maranhão, de 12.240 a 1.367; a do Piauhy, de 12.850 a 1.684;

a do Rio Grande do Norte de 9.473 a 776 ; a da Pa- rahyba, de 13.061 a 7.921;

a de Pernambuco, de 39.577 a 2.933, a de Ser- gipe, de 6118 a 334.

Para recompensar isto o contastante hermista de S.

Paulo, propõe que a vota- ção dada n'aquelle prospe- ro Estado ao dr. Ruy Bar- bosa, seja reduzida de 82.197 a 39.530, allegan- do qne as eleições alli foram feitas irregularmente.

DIVERSOS THEMAS Livro de prosa devido a penna de Carlos Rocha, acha-se a venda na Loja

«Um Pouco de Tudo», na

«Casa Elegante» e na «Ca- sa Linhares»

VENDB-SE}Á2$000

DE TODOS OS ARTIGOS DE SEU OOMMEROIO

Sortimento ornais variado e completo qae se possa desejar. * ^ Recebe por todos ob vapores novas mercadorias

do mercado™*™ ^ °S t*™"* de eXi,°rtaça°

PaSaodo PeIos melhore, preços

e vendadas"™ ^ °' PrÍnC!p3e3 ^^^ d° extra^ira l-aeompra

Casamentos

No dia 9, realizou-se o enlace matrimonial do nosso digno amigo Juüo Barrelto com a gentil se»

nhorita Maria y. Oarulina Feijão, filha do nosso amigo capa. Vicente Fei- Ao jovem par deseja- mos muitas felicidades.

9 ca amigo Tambem no dia

zou se o nosso „„... „ Raymundo Barretto com d. Raymundinha Nonna- to de Freitas, filha do sr. José de Freitas.

Tambem no dia 9 ca- zou-se Antônio Ipyrajá com d. Maria Nazareth de Mello.

A todos desejamos fóli- cidades.

iOlOiHli os annun- cios da 6.a pagina.

Já é yiver

Transcrevemos da Fo- lha do Povo :

«Foi recolhido ao bospi- tal de Tonisk, Rússia, um velho de 200 annos e que entrou, portanto, no tercei- ro século de sua existência.

Possue a certidão de ba- ptismo e outros documen - tos relativos á sua identi- dade ; e, entre esses sig- naes particulares, do seu corpo, um passaporte dado em 1763, marcando-lhe a edade de 60 annos.

E' viuvo ha 123 an- nos, pois a mulher falleceu em 1780 depois de 47 an- nos de consórcio,

Seu filho único morreu em 1824, aos 90 annos.

O Mathusalem russo lembra-se de ter visto Pe- dro, o Grande, e Cathari- da II.

Já não se levanta da cama, mas as suas facul- dades mentaes parecem perfeitas.

AGRADECIMENTO ¦¦';

Manoel Ribeiro de Araújo Rufino Ribeiro do Carmo, Francisco Ribeiro de Araújo, Hyghio Ribeiro Lopes e sua:;

familias, Raymundo. Ribeiro de Araújo (ausente) Ananias Ribeiro de Araújo, do intimo d'alma agradecem 'todas as pessoas que se dignaram, dí- rigirem pêsames pessoalmen- te e por meio de cartas, e car- toes; e bem assim as que ás- sistiram a missa de visita de cova, do 7? dia, da noticia do fallecimento, que por alma de seu inexquecivel filho, e ir- mão Manoel Ribeiro de Arau- jo mandaram celebrar na Igreja Matriz d?esta cidade.

Granja,11 de Julho de 91o

LE6 IVEL

(6)

1

\--M-yM tmtmm N>

/

MEDICO

Dr. Ribeiro da Frota re-

•sidente á Fraca do Gene- ral Tiburcio, acceita cha- nnados pura esta cidade e para fora.

Dr. Manoel Marinho me- dico residente à rua da Aurora, acceita chamados para esta cidade e para

fora.

DENTISTA 7 v

José Pedro Soares tem aberto o seu gabinete den- tario nesta cidade, á rua da. Aurora.

A. Ipiraja chilographo, pintor, e photographo, re- sidente no Largo do Rosa- rio, executa qualquer en- commenda por . preços ¦ módicos

zação n. 159500 de 14 do corrente, faço publico para conhecimento dos interes sados que fica prorogado, até* 30 de Setembro do corrente anno, o prazo para recolhimento sem desconto das notas do Thesouro :

"**'*- ¦^^¦*»-^*"^ct»toa:>afctfc'CL^..^M.sjt^J..^?a;>M

De das 8.a 9» e

d

Da «Republica» de For- taleza extraímos o seguinte edital:

«De ordem do illmo. sr.

delegado Fiscal e em vir- tude do telegramma da Ins- pectoria da O. de Amorti-

10.a estampas

« 10§000 das 8.a e 9a estampas

« 2Q0$Ü0 da 10a es- tampa

« 20$000— 50^000 — 100§000—2oo$ooo

5oo$ooo == fabricadas na Inglaterra.

Delegacia fiscal do The- souro Federal no Ceará, 16 de Maio de 1910.

O o' eecriptuario, ser- vindo de Secretario.

Galdino Catunda Gondim*

NOSSO MERCADO

Sola kilo 1:200

Courinhos bode 1.' 1:800

« 2.' :900 .« ovelha 1:000 Feijão arrancar lit :120 corda, lit 60 Queijo Arr. 12:000

kilo 1:200

Milho lit. 60

« Al.' 6:500

Arroz da terra k. 400

Acha-se aberto nesta cidade á Ri ia Shíí™ ^ KPl debaixo do Telegra- phoNacional,a filial da importante

<gg

"£» tSSB

m m MM) I? i&\ 3E3P M> ^Jfâ? &M

&&i£. ^X> C4

de Fortaleza, onde o mais exigente íregue^ será bem servido.

GRANDE FABRICA DE CIGARROS ESPECIAES E DEPOSITO DOS MELHORES-FUMOS DO

^an Ç Ê m'Qpm rBRUK A m n jost ram ¦ «b^. m*-

A PRIMEIRA CASA NO GÊNERO ABERTA ..: •; EM SOBRAL

participa ao publico e ao commercio destas zonas que.alem dos charutos

wm?

ijr fBtiGmfã

jpjfsf) |fí$5f,f^

Piluias cie "Efeito

"' =DE= •';'-T"':-.'.'.:

'7CESARÍO

IBYAPI

reputados boje como superiores a to- cias as outras marcas tem tambem a vencia, os conhecidos charutos

t.

-i-J

.£«¦<

Tem tambem alem de outros muitos

Aprovadas pela junta de Hygiene da Capital do Estado Este preparado e poderoso contra todas as moléstias

da pelle. Curasyphilis, previne com grande vanta- pD-npnínpa n-ín-io*™-. À&* W~ £"~1^'"^^'^-^J

gem as moléstias vienstrvaes das mulheres, hydro- eSPeCla6S ClgarrOS Ú'AS Seguintes mai'CaS:

pesias, pneumonias, dárthros, empigens, inflama- ção do baçò e fígado.

E muda as Pílulas de Leite, teem a grande vantagem de não entregaram o estômago Encontra-se em deposito em casa de Cesario lbyaplua.

ir. MT.

s cigarros os

Palitos, Peitoraes, Turcos, Virgínia, Blond, Excellentes, Boers Acreanos Bús-oic-

public o que faça uma visita a

-^j.,

^ 3 m *k-s.

«C i\aüras£

**Bm**y

AVAW m

• Al JLJ m' j

AFIM DE-SE CERTIFICAR DO OUE DISSEMOS

°,b NOSSOSPREÇOS SÃO OS MAIS MÓDICOS POSSÍVEIS

RUA SENADOR PAULA, N. 81 José Pedro de Alcan

tara, executa toei o e qual- serviço concerneh-

i ^

i c

qn te a arte.

RUA Cel. JOAQUIM RIBEIRO, N. 4

^^ jmmjmh R

SOBRAL FLANDÈÍRO

ALIPIO FiÍANOA=(?xecuta todo" e qualquer ser- viço ence mente a esta arte.

Residência™Praça da Matriz

.7 FERREIS O-

JOÃO PÉ DE GRUDE Executa com perfeição e ra- pídez todo e qualquer ser-

viçai concernente a arte.

Monta e concerta prelos, revólveres ma china?, etc.

por preçossera competência Faz varandas, maciia- des etc. etce acc/iitaenc-.iiv menda para esta cidade e p°-a íó*'a,

Excellente accommcdação para familia

PRÉDIO AREJAD0 E NO CENTRO Da CIDADE COM. LINHA DE BOND A* PORTA, •' .

Preços Módicos

Rua Coronel Joaqaim Ribeiro 24 (SOBRADO)

c? f"\ r> o a , ^ I ) ri H P

VJ V

Di\/A

JSm-.^J

/

^1

i

/

r

::é

Referências

Documentos relacionados

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

A investigação colaborativa sobre as próprias práticas, realizada no contexto do projecto, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento profissional dos professores,

3.1) Existe um projeto, em parceria com a FEI, visando a implantação de um Laboratório Lean nessa faculdade de engenharia. Ferro tem um ótimo contato com o

RESUMO: Busca-se neste trabalho analisar a fotografia como objeto de estudo nas áre- as da Arquivologia e Ciência da Informação a partir do levantamento, da leitura e da análise

O juramento que tinham dado e, mais do que isso, a lealdade de guerreiros godos não lhes consentiam abandonarem a irmã do seu capitão; não lho consentiria o fero cavaleiro negro,

“organização do sistema”, especialmente no que diz W Ministério da Saúde (MS), das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e

Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde - PROFORMAR Coordenação Geral.. Carlos Eduardo