• Nenhum resultado encontrado

África. O elefante. O leão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "África. O elefante. O leão"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

(2)

África

O elefante

O elefante africano vive na floresta subsariana. É um herbívoro e alimenta-se de cerca de 300 kg de vegetais. Têm cerca de 8 m de comprimento, 4 m de altura, e pesa cerca de 7500 kg. Tem um período de gestação de 22 meses e tem apenas uma cria, podendo viver até aos 70 anos. O elefante africano é muito caçado por causa do seu marfim, que é muito apreciado em vários países, o que reduziu significativamente o seu número. Têm-se tomado várias medidas para o proteger.

O leão O leão vive em África, na Grécia, Balcãs, e uma pequena porção da índia. É carnívoro, e são as fêmeas que caçam. O macho é o primeiro a alimentar-se, e só quando este estiver saciado é que as fêmeas e as crias se alimentam. A sua alimentação consiste basicamente em todos os animais da savana.

Pode medir cerca de 2m de comprimento, 1 de altura e pesar cerca de 250 kg. Tem um período de gestação de entre 102 e 113 dias e pode ter de 2 a 3 crias. Pode viver cerca de 20 anos e actualmente não se encontra, mundialmente, ameaçado mas encontra-se vulnerável.

(3)

América

Arara azul grande

Esta arara vive em países da América do sul, principalmente, no interior das florestas do Brasil, sendo muito difícil, e quase impossível ver alguns espécimes em liberdade. A arara é omnívora e alimenta-se de sementes e frutas.

Em cativeiro é normal comer amendoins, girassol, milho verde e frutas. Pode atingir 1,10 m de envergadura e pesar 500 g. Têm um período de incubação de 30 dias e nascem 2 crias de cada vez. Elas alimentam-se do que os adultos regurgitam, atingindo a idade adulta aos 6 meses. Actualmente a espécie está em extinção principalmente devido à destruição do seu habitat.

O jaguar

O jaguar está extinto nos Estados Unidos, é muito raro no México, mas ainda se encontra na América latina. Este animal tem vários ambientes como a floresta amazónica, a mata atlântica, ou o pantanal e o cerrado. Alimenta-se de animais como veados, tapires, macacos, aves, répteis, anfíbios, peixe, pequenos roedores e animais domésticos. Pode medir entre 106 e 206 cm e ter de 68 a 76 cm de altura. A sua gestação está entre os 93 e 105 dias, podendo ter 2 crias, que podem viver até aos 20 anos. A destruição de habitats e a caça predatória têm diminuído drasticamente a população, classificando a espécie como vulnerável.

(4)

Ásia

O leopardo das neves

O leopardo das neves vive entre os 3000 e os 6000 m de altitude, em montanhas como os Himalaias. Alimenta-se desde animais como o yak, até ao veado almiscarado podendo, também, alimentar-se de falcões ou de pequenas marmotas. Pode medir cerca de 2,5 m e ter de altura 70 cm e pode pesar até 80 kg. Tem um período de gestação de cerca de 90 dias, podem ter até três crias e viver até aos 20 anos. Actualmente a espécie encontra-se em vias de extinção.

O tigre

O tigre vive numa grande parte dos países da Ásia, apesar da espécie original viver na Sibéria. A alimentação do tigre é muito variada. Alimenta-se de cervos, mas quando estes faltam, alimenta-se de ursos, na Sibéria, e de bovinos, na indonésia e Índia.

Pode atingir 3,6 m de comprimento e 1 m de altura e 320 kg de peso. O período de gestação é de 100 a 108 dias. Pode ter até 4 crias e viver até aos 20 anos, apesar de os machos viverem menos que as fêmeas. A espécie encontra-se em perigo de extinção e é uma espécie protegida.

(5)

Europa

A águia-real

A águia-real encontra-se distribuída por grande parte do hemisfério norte, encontrando-se bem distribuída pela Europa. A população nacional encontra-se estimada entre 56 e 63 casais nidificantes. Grande parte da população nidifica no nordeste transmontano e alto douro. A outra parte da população encontra-se nas serras do Gerês, Peneda, Marão, troço médio do Guadiana, e outros locais. Habita, principalmente, em meios rochosos, podendo nidificar desde o nível do mar até altitudes superiores a 2000 m. Na Península Ibérica, prefere locais que tenham menos pressão urbana. Alimenta-se de aves, mamíferos e répteis de tamanho médio, podendo alimentar-se de animais mortos.

Em grande parte das refeições, alimenta-se de coelhos e lebres, assim como galiformes, e caça também predadores, como raposas. Prefere, normalmente, caçar em espaços abertos. Mede de 95 cm a 2 m e pesa de 3 a 6,125 kg. Pode ter uma postura por ano, tendo esta normalmente 2 ovos, tendo um período de incubação de 43 a 45 dias.

Podem viver 32 anos em liberdade e 46 anos em cativeiro. Actualmente, encontra-se em vias de extinção porque o homem destrói o seu habitat e mata a sua caça.

(6)

O urso pardo

O urso pardo vive na América do norte, Ásia e Europa. Vivem em florestas densas, pradarias subalpinas e tundra árctica.

É omnívoro, alimentando-se desde mel e frutas a pequenos peixes e animais. Pode medir de 1 m a 2,8 m, pode pesar de 80 a 600 kg. Tem um período de 180 a 266 dias, pode ter de 2 a 3 crias que podem viver de 20 a 30 anos. Actualmente, a espécie encontra-se ameaçada devido à destruição do seu habitat.

O lince ibérico O lince ibérico vive em Portugal e em Espanha. Tem como habitat os bosques e os matagais mediterrânicos. Alimenta-se, grandemente, de coelhos bravos, podendo também alimentar-se de roedores, aves e crias de cervídeos. Pode medir de 90 a 120 cm e pode pesar de 10 a 13 kg. Tem um período de 63 a 74 dias, tendo de 1 a 4 crias e vivendo até aos 13 anos. Actualmente, é o felino mais ameaçado do mundo, encontrando-se protegido pela convenção de Berna e pela convenção que regulamenta o comércio das espécies selvagens. E sua extinção deve-se à regressão do coelho bravo e da destruição do seu habitat.

(7)

Oceânia

O ornitorrinco

O ornitorrinco vive na parte oriental da Austrália e na ilha da Tasmânia. Vive em rios e lagos de água doce, assim como em túneis escavados no solo. É um animal carnívoro e alimenta-se de insectos, vermes, e crustáceos de água doce. Tem cerca de 53 cm de comprimento e pesa cerca de 4 kg. Tem um período de gestação de 10 dias e pode pôr de 2 a 3 ovos em cada postura, podendo viver até aos 15 anos. A destruição do seu habitat tem vindo a reduzir o número de espécimes.

O Koala

O Koala vive no sudeste e nordeste da Austrália.

Tem como habitat natural os eucaliptais. Alimenta- se de folhas de eucalipto. Pode medir entre 60 e 80 cm e pode pesar de 7 a 12 kg. Tem um período de gestação de 35 dias, tendo uma cria e podendo viver cerca de 17 anos. A espécie encontra-se em extinção o que começou com a colonização inglesa na Austrália com o hábito de caçar e matar o Koala para uso da sua pele. Actualmente, esta não é a maior causa da sua extinção, mas sim a desflorestação das suas florestas. Desta forma, os koalas ficam sem alimento e casa e fogem para as cidades onde são atropelados ou mortos por cães.

Referências

Documentos relacionados

O Ministério do Trabalho aprova o quadro das atividades e operações insalubres e adota normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância

200 ml de água de coco 200 ml de água de coco 1 folha de couve 1 folha de couve Hortelã a gosto Hortelã a gosto Modo de preparo Modo de preparo Bater todos os. Bater todos os

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

O aumento no número de neurônios da camada intermediária, assim como, a inclusão de uma segunda camada não favoreceu melhores ajustes, enquanto o aumento no número de

[r]

Metodologia e software para simulação de leilões de energia elétrica do mercado brasileiro. Dissertação de mestrado, Unicamp,

RECURSO - REPRESENTAÇÃO - PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA - VEICULAÇÃO NA PROPAGANDA PARTIDÁRIA GRATUITA - NÍTIDA INTENÇÃO DE PROMOVER PRÉ- CANDIDATO -