• Nenhum resultado encontrado

O que é o Livro de Urantia?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que é o Livro de Urantia?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O que é o Livro de Urantia?

"A mais importante obra literária do século vinte..."

O Livro de Urantia contém uma síntese do trabalho de mais de 1.000 autores que escrevem nos campos da ciência, religião, história, sociologia e teologia desde o final do século dezenove até a metade do século vinte.

Compilado por um corpo de seres supra-humanos como assistentes editoriais, o texto fornece uma surpreendente perspectiva das origens, história e destino humanos, constituindo a maior revelação para a humanidade.

O Livro de Urantia e seu conteúdo

O Prólogo - Deidade, Divindade, Deus, personalidade e as relações fundamentais do cosmos são descritas.

Parte I: O Universo dos Universos - Descreve a natureza da realidade Suprema e a organização astronômica-cosmológica do universo. A Trindade do Paraíso junto com a Ilha Paraíso — o centro material e gravitacional do universo — descrita como fonte de toda energia, matéria, vida e personalidade. Um universo de hierarquia organizada, evoluindo como um processo relativo à Trindade do Paraíso. O conjunto da criação é descrito como incluindo milhões de planetas habitados em todas as etapas de evolução biológica, intelectual, social e espiritual.

Parte II: O Universo Local - O plano divino para a criação, desenvolvimento e governo dos universos locais é pormenorizado. A presença e o ministério de Jesus é a realidade primária do universo através da qual tudo o mais encontra sentido e propósito. A sobrevivência da personalidade determinada pelas decisões da nossa livre vontade em torno de nosso relacionamento com Deus, por nossa lealdade à verdade, beleza e bondade como estes valores são sinceramente compreendidos. A despeito disso, o erro, o mal e o pecado permanecem sendo realidades difíceis que afrontam cada um de nós. O crescimento em direção à perfeição, considerado como orientação fundamental para a vida. Este crescimento é evolucionário, cumulativo e virtualmente sem fim. É

(2)

alcançado através da lealdade à Deus e do serviço abnegado aos nossos semelhantes.

Parte III: História de Urantia - Uma breve história geofísica de nosso planeta estabelece o palco para um panorama da nossa evolução biológica. O desenvolvimento da civilização, da cultura, do governo, da religião, da família e de outras instituições sociais são descritas a partir do ponto de vista dos observadores supra-humanos. A história é contada de tal maneira que os arquétipos subjacentes à civilização religiosa humana ganham nova vida, fortalecendo as fundações sobre as quais um maior desenvolvimento cultural pode ocorrer. Uma descrição do destino humano, incluindo uma descrição dos mundos que habitaremos imediatamente após a morte.

Parte IV: A vida e os ensinamentos de Jesus - Estas páginas dedicadas à vida de Jesus constituem a mais espiritual compilação biográfica de Jesus ora impressa.

O Livro de Urantia relata mais que 16 vezes mais informação sobre a vida e os ensinamentos de Jesus que a Bíblia. A profundidade literária do Livro de Urantia revela com clareza e de modo tocante descreve sua humanidade combinada com sua divindade.

O Livro de Urantia e sua fonte

O Livro de Urantia é uma antologia de 196 "escritos" ditados entre 1928 e 1935 por seres supra-humanos cujos nomes são indicados no livro, junto com seus respectivos escritos. Os seres humanos aos quais os escritos foram entregues em mãos já faleceram. O modo pelo qual os escritos foram materializados foi único e é obscuro para qualquer pessoa viva.

Embora os Escritos de Urantia tenha sido impresso nos últimos cinqüenta anos, nenhuma religião formal nasceu de seus ensinamentos. A introspecção espiritual proveniente do livro é utilizada por professores e ministros, permitindo que pessoas de várias fés enriqueçam os mais elevados valores em suas próprias tradições. Muitas pessoas de instituições religiosas estabelecidas têm desenvolvido uma vida espiritualmente rica como resultado da leitura do Livro de Urantia. Uma rede de grupos de estudos independentes continua a se desenvolver.

Existem várias traduções e outras estão atualmente em progresso.

(3)

Como outros textos sagrados, o conteúdo não deve ser avaliado sob a alegação de autoria ou de autoridade mas, antes, sobre os "frutos do espírito" que produzem. É possível que o novo leitor explore o livro como uma fascinante peça da literatura religiosa até a hora em que a qualidade espiritual autentique sua mensagem e sua fonte.

___________________________________________________________

______________

Escritos de Urantia Suplemento do Prólogo

Este material pretende ser antes uma singela contribuição à compreensão do Prólogo do que o estudo deste em si mesmo. Relacionou-se aqui e ali citações de algumas fontes conhecidas com o objetivo de enriquecer as discussões de grupos de estudos e, além disso, favorecer o aperfeiçoamento constante desta tradução.

Desejando acrescentar, corrigir ou trazer suas impressões de modo a melhorarmos este trabalho, entre em contato conosco.

ubinfo@ubfellowship.org

Índice

1.Citações Bíblicas.

2.Outras Citações.

3. Locais mencionados.

4. Conceitos Evolutivos sobre Deus

° Nomes evolucionários para Deus

5. Alterações de Revisões 1. Citações Bíblicas

Nota:

(4)

BSEP : Bíblia Sagrada Edições Paulinas BJ : Bíblia de Jerusalém

BEP : Bíblia Edição Pastoral

___________________________________________________________

______________

8&10;0:V.10 — "fazer a vontade do Pai que está no céu"

(Mateus 6:10)

BSEP : Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

BJ : Venha o teu reino, seja realizada a tua Vontade na terra, como é realizada nos céus.

(Mateus 7:21)

BSEP : Nem todo o que me diz : Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

BJ : Nem todo o que me diz "Senhor, Senhor" entrará no reino dos céus, mas sim, aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus.

(Mateus 12:50)

BSEP : Porque todo aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão e irmã e mãe.

BJ : porque aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

(Mateus 26:39)

BSEP : E, adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra, orando e dizendo : Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice;

todavia não (se faça) como eu quero, mas sim como tu queres.

BJ : E, indo um pouco adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou :

"Meu pai, se é possível, que passe de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres."

(Mateus 26:42)

(5)

BSEP : Retirou-se de novo pela segunda vez e orou, dizendo : Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.

BJ : Afastando-se de novo pela segunda vez, orou : "Meu Pai, se não é possível que isto passe sem que eu o beba, seja feita a tua vontade!"

(Mateus 26:44)

BSEP : Deixando-os , foi de novo, e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

BJ : Deixando-os, afastou-se e orou pela terceira vez, dizendo de novo as mesmas palavras.

(Marcos 3:35)

BSEP : Porque o que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

BJ : Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe."

(Marcos 14:36-39)

BSEP : Disse Abba, Pai, todas as coisas te são possíveis, afasta de mim este cálice; porém, não (se faça) o que eu quero, mas o que tu queres.

BJ : E dizia : "Abba! Ó Pai! A ti tudo é possível : afasta de mim este cálice; porém, não o que eu quero mas o que tu queres."

(Lucas 8:21)

BSEP : Ele, respondendo, disse-lhes : Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a praticam.

BJ : Mas ele respondeu : "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática."

(Lucas 11:2)

BSEP : Ele disse-lhes : Quando orardes, dizei : Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino.

BJ : Respondeu-lhes : "Quando orardes, dizei : Pai, santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino;

(Lucas 22:42)

(6)

BSEP : dizendo : Pai, se é do teu agrado, afasta de mim este cálice; não se faça, contudo, a minha vontade, mas a tua.

BJ : "Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não a minha vontade, mas a tua seja feita!"

(João 4:34)

BSEP : Disse-lhes Jesus : a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e cumprir a sua obra.

BJ : Jesus lhes disse : "O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar sua obra.

(João 5:30)

BSEP : Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Julgo segundo o que ouço (de meu Pai); e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

BJ : Por mim mesmo, nada posso fazer : eu julgo segundo o que ouço e meu julgamento é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade de quem me enviou.

(João 6:38)

BSEP : Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

BJ : pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade de quem me enviou.

(João 7:17)

BSEP : Se alguém quiser fazer a vontade dele, reconhecerá se minha doutrina vem de Deus, ou se falo de mim mesmo.

BJ : Se alguém quer cumprir sua vontade, saberá se minha doutrina é de Deus ou se falo por mim mesmo.

(João 14:23-24)

BSEP : Respondeu Jesus e disse-lhe : Se alguém me ama, guardará a minha palavra, meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele

(7)

morada. O que não me ama, não observa as minhas palavras. E a palavra que ouvistes, não é a minha, mas do Pai, que me enviou.

BJ : Respondeu-lhe Jesus : "Se alguém me ama, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele viremos e nele estabeleceremos morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou.

(João 15:10)

BSEP : Se observardes os meus preceitos, permanecereis no meu amor, como eu observei os preceitos de meu Pai e permaneço no seu amor.

BJ : Se observais os meus mandamentos permanecereis no meu amor, como eu guardei os preceitos de meu Pai e permaneço em seu amor.

(João 15:14)

BSEP : Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando.

BJ : Vós sois meus amigos, se praticais o que vos ordeno.

(João 17:4)

BSEP : Glorifiquei-te sobre a terra; acabei a obra que me deste a fazer.

BJ : Eu te glorifiquei na terra, concluí a obra que me encarregaste de realizar.

___________________________________________________________

______________

2. Outras citações encontradas no Prólogo

2.1 .Em 3&6;0:I.9 : "Quando tentamos idear a perfeição em todas as fases e formas de relatividade, encontramos sete níveis possíveis de se conceber..."

Hartshorne, Charles, "Man’s vision of God", Willet, Clark and Co., Chicago, 1941.

"Perfeição absoluta em todos os aspectos. Perfeição absoluta em alguns aspectos, relativa em todos os outros. Perfeição absoluta, perfeição relativa, e "imperfeição" (nem perfeição absoluta nem perfeição relativa), sendo cada uma em alguns aspectos. Perfeição absoluta em alguns aspectos, imperfeição em todos os outros. Perfeição absoluta em nenhum

(8)

aspecto, relativa em todos. Perfeição absoluta em nenhum aspecto, relativa em alguns, imperfeição nos outros.. Perfeição absoluta em nenhum aspecto, imperfeição no todo." (página 8)

2.2 .Em seção XII, título : "XII. As Trinidad’s"

Bishop, William Samuel, "The Theology of Personality", Longman, Green & Co., New York, 1926.

Bishop usa o termo "triunidade" e "Uma Trindade de Trindades "na exposição de sua teologia construtiva. Estes termos estão completamente re-elaborados nos Escritos de Urantia. (página 142)

Na página 144, Bishop credita ao Dr. William Newton Clarke o termo

"Tri-unidade".

___________________________________________________________

______________

3. Locais mencionados no Prólogo

3.1 .Orvonton : é o sétimo dos sete supra-universos que, em conjunção com o sistema Paraíso/Havona compreende o grande universo do tempo e do espaço. Nosso universo local de Nebadon é um dos 100.000 que constituem Orvonton. Uversa é o mundo sede de Orvonton. Geralmente chamado de Via Láctea.

3.2 .Nebadon : é o nome de nosso universo local, governado pelo Filho Criador Miguel, junto com o Espírito Criativo Materno, a Divina Ministra. Salvington é a esfera sede.

1. .Uversa : mundo arquitetural e sede do sétimo supra- universo, Orvonton, do qual nosso universo local de Nebadon forma parte. Os membros da comissão reveladora de Urantia, que eram seres pessoais do supra-universo, vieram de Uversa.

4. Conceitos Evolutivos sobre Deus 4.1 .Em :

(9)

" 3&19; 0: II. 3 DEUS é um símbolo verbal com o qual se designa todas as personalizações da Deidade..."

° Nomes evolucionários para Deus :

Adonai : Nome semita para a Deidade.

Agni : Deus do fogo com três cabeças, do panteão védico.

Ahura Mazda : Principal deus do grupo de sete deuses Zoroastrianos.

Allah : Deidade Suprema do Islamismo.

Amida Buddha : Deus do Paraíso no oeste.

Anu : Uma das sete deidades principais da Mesopotâmia.

Afrodite : Deusa grega da fertilidade, do culto de Ishtar.

Apolo : Deus-sol grego.

Artemis : A mais famosa deusa da Ásia Menor.

Ashtoreth : Deusa Palestina da fertilidade, do culto de Ishtar.

Ashur : Deus dos assírios.

Astarte : Deusa da fertilidade das tribos do norte, do culto de Ishtar.

Aton : Deus-sol egípcio.

Attis : Filho de Cibele, no culto de mistério frígio.

Baal : Deus cananita, da fertilidade do solo.

Bel : Uma das sete principais deidades da Mesopotâmia.

Bel-Marduk : Os mesopotâmios reduziram seus deuses à uma concepção mais centralizada, chamado Bel-Marduk.

Brahma : Deidade-pai, princípio do culto Védico, a primeira da tríade hindu.

Braham-Narayama : Concepção indiana do Absoluto que impregna a tudo.

Breath Giver : Deus adorado por Onagar.

Chemosh : Deus dos amoritas.

(10)

Cibele : Mãe de Atis, no culto de mistério frígio.

Dagon : Deus dos Filisteus.

Daphne : Ninfa grega.

Dionisius : Deus grego do vinho.

Dyaus Pitar : Senhor do céu, no culto védico.

Dyaus-Zeus : O principal do panteão grego de deuses.

Ea : Uma das sete deidades principais da Mesopotâmia.

El : Concepção beduína da Deidade.

El Elyon : Termo de Melquisedeque, denotando o Mais Elevado Deus.

El Shaddai : Concepção de Deus, derivada dos ensinamentos de Melquisedeque no Egito.

Elohim : (singular de Eloah). Concepção da Trindade, no Egito.

Hestia : Deusa grega do coração.

Horus : Deus-sol egípcio.

Indra : Senhor da atmosfera, no culto védico.

Ishtar : Deusa babilônica da fertilidade.

Isis : Deusa egípcia da fertilidade, no culto de mistério; mãe de Osiris.

Jah : Nome semita para a Deidade.

Jehovah : Termo recente que retratando o completo conceito de Yahweh.

Jove : Júpiter, supremo deus dos romanos, similar ao deus grego Zeus.

Juno : Deusa romana da luz.

Júpiter : Deus da guerra romano.

Kyrios : Nome semita para a Deidade.

Referências

Documentos relacionados

Uma placa opcional de caudal e de pressão apoia-se sobre uma placa de controlo do motor existente, expandindo os modos de operação da bomba para incluir controlo e vigilância de

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

Solução. João vai à praia se, e somente se, Marcelo joga basquete.. Negação de “Ou… Ou…” é “se, e

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Por causa disso, estes fatos po- derão ocasionar crises de água na região de Salvador tais como: degradação ambiental nos mananciais, ocasionando aumento do ris- co das áreas

do Céu, não para fazer a minha vontade, mas sim para cumprir a daquele que me enviou.” (Jo 6, 38) E nisto, desejava Ele, que o mundo conhecesse o amor que tinha a seu Pai, na