• Nenhum resultado encontrado

textos bíblicos: neste encontro: At 5, 17-42

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "textos bíblicos: neste encontro: At 5, 17-42"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

LEVANTA-TE LEVANTA-TE

EM CONSCIÊNCIA EM CONSCIÊNCIA

17

textos bíblicos:

At 5, 17-42

neste encontro:

Aprofunda o exercício de revisão de vida como uma ferramenta importante para o discernimento

Explora a relação entre discernimento e anúncio, tornando claro que o anúncio da fé e qualquer dinâmica missionária deve partir e revisitar-se sempre à luz da relação com Deus

Reflete sobre a liberdade de expressão e a liberdade de culto como direi- tos fundamentais do Homem

(3)

PREPARA-TE

Senhor,

Sabemos que somos limitados a compreender a grandeza do teu amor,

Capaz de atravessar conceitos, romper ideologias e trans- por o tempo.

A maior lição que nos destes através de Seu Filho, foi o amor!

Por isso eu vos peço: derrame em nós a graça de amar sem medida.

E que sejamos igualmente amados e respeitados.

Que o nosso modo de amar prevaleça ante a ira das razões!

E que não sejamos mal interpretados, simplesmente porque amamos alguém de maneira não tão compreendida.

Que sobre nós esteja a Tua luz, afastando a violência, a dis- córdia e o ódio.

Para que assim não sejamos vitimas da ignorância e da intolerância.

Obrigado, Senhor, por que em teu coração, somo filhos e cria- turas como todas as outras existentes neste mundo.

E, acreditando na Tua Promessa, para nós, o céu também já é esperado!

Oração da Diversidade

(4)

17 Então o chefe dos sacerdotes e os seus companheiros, que eram do partido dos saduceus, num gesto de fanatismo,

18 apanharam os apóstolos e mandaram metê-los na cadeia.

19 Mas de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão, levou os apóstolos para fora e disse: 20 «Vão ao templo e trans- mitam ao povo a palavra da vida.» 21 Os apóstolos obedeceram, foram de manhãzinha ao templo e puseram-se a ensinar.

Entretanto, o sumo sacerdote e os companheiros convocaram os membros do tribunal judaico e todos os anciãos represen- tantes do povo para uma reunião, e mandaram buscar os após- tolos à cadeia. 22 Mas quando os soldados lá chegaram não os encontraram. Foram então dizer aos do tribunal: 23«Encontrámos as portas da cadeia fechadas com toda a segurança e os guar- das a tomar conta, mas quando as abrimos não estava nin- guém lá dentro.»

24 Quando o oficial da guarda do templo e os chefes dos sacer- dotes ouviram aquilo, ficaram sem saber o que teria acontecido aos apóstolos e o que seria tudo aquilo. 25 Nisto, chegou alguém que disse: «Olhem que os homens que meteram na cadeia estão no templo a ensinar o povo!» 26 Então o oficial da guarda foi com os seus soldados buscar os apóstolos. Mas levaram-nos com todos os cuidados, porque tinham medo de ser apedreja- dos pelo povo. 27 Apresentaram-nos ao tribunal e o sumo sacer- dote perguntou-lhes: 28«Então nós não vos tínhamos proibido de falarem no nome desse homem? Afinal têm enchido Jerusalém dessa doutrina e ainda por cima querem fazer recair sobre nós a culpa da sua morte!» 29 Então Pedro e os outros apóstolos res- ponderam: «É mais importante obedecer a Deus do que aos homens. 30 O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus,

que vocês mataram pregando-o num madeiro. 31 Mas Deus deu- -lhe o lugar de honra como Chefe e Salvador, para dar ao povo de Israel a oportunidade de se arrepender dos seus pecados e de ser perdoado. 32 Nós somos testemunhas de tudo isso — nós e o Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem.»

33 Quando os membros do tribunal ouviram isto, ficaram tão furiosos que resolveram mandá-los matar. 34 Mas um deles, um fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei e pessoa muito res- peitada por todo o povo, levantou-se, mandou levar os apósto- los para fora da sala por uns momentos, 35 e disse ao tribunal:

«Israelitas, tenham cuidado com o que pensam fazer a estes homens! 36 Há tempos apareceu um certo Teudas que se dizia pessoa muito importante e com isso conseguiu que uns qua- trocentos homens se juntassem a ele. Por fim ele foi morto, os que andavam com ele espalharam-se e ficou tudo em nada. 37 Mais tarde apareceu Judas, o Galileu, na altura do recensea- mento. Também conseguiu arrastar consigo muita gente, mas foi morto e os que andavam com ele desapareceram. 38 Agora neste caso, sou de opinião que não façam nada contra estes homens. Mandem-nos embora, porque se este plano e este movimento são apenas ideias de homens acabam por falhar;

39 mas se vêm de Deus não conseguirão destruí-los e correm o risco de estar a lutar contra Deus!»

Eles aceitaram a opinião de Gamaliel. 40 Chamaram os apósto- los, mandaram castigá-los e deram-lhes ordens para não fala- rem mais no nome de Jesus. Depois soltaram-nos. 41 Os apósto- los saíram do tribunal muito contentes por Deus os ter achado dignos de sofrerem por causa de Jesus. 42 E não se cansavam de ensinar todos os dias no templo, e de casa em casa, e de pre- gar a boa nova de que Jesus é o Messias.

ESCUTA

Leitura dos Atos dos Apóstolos (5, 17-42)

(5)

ACOLHE

Audiência Geral Papa Francisco

Catequeses sobre os Atos dos Apóstolos

(6)

INTERROGA-TE

Quem são os saduceus de hoje? Ou seja, quem Quem são os saduceus de hoje? Ou seja, quem exerce a influência hoje em dia na sociedade?

exerce a influência hoje em dia na sociedade?

Estes saduceus de hoje que influência têm em Estes saduceus de hoje que influência têm em mim e na forma como eu atuo?

mim e na forma como eu atuo?

Sou eu uma influência na sociedade? As minhas Sou eu uma influência na sociedade? As minhas ideias influenciam os contextos onde vivo?

ideias influenciam os contextos onde vivo?

Quem são os meus influencers?

Quem são os meus influencers?

Em que momentos sou um verdadeiro cristão e Em que momentos sou um verdadeiro cristão e assumo-o perante os outros?

assumo-o perante os outros?

Já foste perseguidor de outros, apenas por não Já foste perseguidor de outros, apenas por não acreditares neles ou não concordares?

acreditares neles ou não concordares?

(7)

PARTILHA

Malala Yousafzai - Draw my life

(8)

REZA

A força é “Deus connosco”. Gamaliel demonstra, citando algumas personagens que se fizeram passar pelo Messias, que cada projeto humano pode primeiro ser aprovado e depois naufragar. Por isso Gamaliel conclui que, se os discípulos de Jesus de Nazaré acreditam num impostor, estão destinados a desaparecer; mas se eles seguem alguém que vem de Deus, é melhor desistir de lutar contra eles; e adverte: correreis “o risco de entrar- des em guerra contra Deus!” (At 5, 39). Ele ensina-nos a fazer este discernimento.

São palavras serenas e clarividentes, que nos permi- tem ver o acontecimento cristão com uma nova luz e oferecem critérios que “sabem a Evangelho”, porque nos convidam a reconhecer a árvore pelos seus frutos (cf. Mt 7, 16). (…)

Peçamos ao Espírito Santo que aja em nós para que, pessoal- mente e em comunidade, possamos adquirir o habitus do discernimento. Peçamos-lhe que seja sempre capaz de ver a unidade da história da salvação através dos sinais da passagem de Deus no nosso tempo e nos rostos dos que nos rodeiam, para que aprendamos que o tempo e os rostos humanos são mensageiros do Deus vivo.

(9)

280. Este discernimento, «embora inclua a razão e a pru- dência, supera-as, porque trata-se de entrever o misté- rio daquele projeto, único e irrepetível, que Deus tem para cada um (…). Está em jogo o sentido da minha vida diante do Pai que me conhece e ama, aquele sentido verdadeiro para o qual posso orientar a minha existên- cia e que ninguém conhece melhor do que Ele».

281. Neste contexto, situa-se a formação da consciên- cia, que permite ao discernimento crescer em profundi- dade e fidelidade a Deus: «Formar a consciência requer o caminho da vida inteira, no qual se aprende a cultivar os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, assumindo os critérios das suas opções e as intenções da sua ativi- dade (cf. Flp 2, 5)».[155]

Christus Vivit À luz desta proposta do Papa, rever os vários À luz desta proposta do Papa, rever os vários aspectos da minha vida, aqueles onde foram aspectos da minha vida, aqueles onde foram colocados os post-it, e outros.

colocados os post-it, e outros.

Quais são as áreas da vida que mais precisam de atenção, de revisão e de um exercício de discernimento? Anotar no diário do peregrino.

Que ferramentas procurar para “adquirir o habitus do discernimento”?

Ponderar conversar sobre estas questões com alguém que possa aconselhar. Não uma pessoa que diga o que fazer mas que possa escutar e acompanhar? Ponderar a prática do acompanhamento como uma das ferramentas para um bom discernimento.

Finalizar oração, pedindo a Deus que envie a Sua Luz sobre todos os aspectos da vida e permita encontrar as ferramen- tas necessárias para caminhar com Ele.

Terminar este momento de oração individual com a oração do Pai Nosso.

(10)

LEVANTA-TE

O discernimento conduz necessariamente a ir ao encontro do outro.

Ouve-se em conjunto música “Levanta-te e arrisca”.

Levanta-te e arrisca

Levanta-te e arrisca,

esforça-te por um mundo melhor.

Sonha alto e contempla o céu e as estrelas e o mundo ao teu redor.

CONTINUA

Ler o livro de Marko Ivan Rupnik

O Discernimento: da purificação à comunhão, Ed. Paulinas 2ª edição de 2014, última reimpressão de 2020

(11)

Jovem, eu te digo, levanta-te! (Lc 7, 14)

Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste! (At 26, 16)

Maria levantou-se e partiu apressadamente. (Lc 1, 39)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo a partir deste trabalho é promover uma discussão teórica sobre a educação não-formal presente no espaço social das feiras livres de produtos oriundos da

Razumevanje smisla gradiva:Retroaktivna inhibicija je veća kod besmislenog nego kod smisaonog materijala.Što je neko gradivo naučeno sa više pravilnog razumevanja

Departamento de Matemática e Computação. Ontem, dia 6 de junho foi realizado o seminário “Modelos de turbulência para fluidos viscoelásticos”, com a participação do

JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA, com idades de 15 a 29 anos: Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 - Carteira de Iden:dade Jovem que será

Precisamos levar a sério o nosso crescimento espiritual, pois, do contrário, estaremos atentando contra a nossa própria alma. Nossas vidas são direcionadas e

Neste capítulo debruçamos sobre a discussão das mudanças climáticas e os desastres naturais como materialização das mudanças no clima e no ambiente; dos processos naturais e

A partir do ecrã das horas do relógio, prima o botão para BAIXO para abrir o menu DEFINIÇÕES e, em seguida, selecione PERFIL e prima o botão para a DIREITA para abrir o menu

"Al- guns capítulos foram objeto de um debate no Instituto Psicana- lítico de Londres." Segundo ela, Winnicott a interroga sobre por que "curar", quando muitas