• Nenhum resultado encontrado

Geografia. População (migração, crescimento e desafios) Teoria. Crescimento e distribuição da população mundial. Distribuição da população

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geografia. População (migração, crescimento e desafios) Teoria. Crescimento e distribuição da população mundial. Distribuição da população"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

População (migração, crescimento e desafios)

Teoria

Crescimento e distribuição da população mundial

Atualmente, existem sete bilhões de pessoas no mundo e grande diversidade de idiomas, culturas, tradições, etnias e religiões. A maior parte dessa população está concentrada na Ásia, especialmente no Leste Asiático, em países como Índia, China e Filipinas:

Distribuição da população

Em termos de distribuição, pode-se afirmar que a densidade demográfica mundial (número de habitantes por quilômetro quadrado) é concentrada e desigual. Nesse sentido, é importante diferenciar país populoso de país povoado.

Populoso: conceito relacionado à população absoluta de um país. Em números absolutos, corresponde a quantos habitantes vivem em determinado lugar. Nesse sentido, quando a população absoluta é bastante expressiva, fala-se em país populoso, cidade populosa.

Povoado: conceito que expressa a relação entre o número total de habitantes e sua distribuição no território por quilômetro quadrado. Essa relação corresponde à divisão da população absoluta de um país pela área desse mesmo território. Essa informação constitui o dado denominado densidade demográfica (hab./km²).

Densidade demográfica brasileira

No caso do Brasil, o país possui uma população absoluta de, aproximadamente, 210 milhões de habitantes e uma área de, aproximadamente, 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Nesse sentido, sua densidade demográfica é em torno de 24,7 hab./km² (total de habitantes dividido pela área do território). Desse modo, pode-se afirmar que o Brasil é um país populoso e pouco povoado, pois possui uma elevada população absoluta e uma baixa densidade demográfica.

Crescimento populacional

Para a compreensão do crescimento da população mundial, é necessária uma análise estatística através de dados demográficos encontrados, por exemplo, em censos demográficos, como aqueles realizados pelo IBGE, além de uma análise histórica e geográfica dessas populações. Após esse conjunto de procedimentos, é possível identificar e compreender os padrões de crescimento da população, que estão associados, por exemplo, à queda da mortalidade, ao aumento da expectativa de vida, entre outros.

(2)

Crescimento vegetativo

Hoje, o ritmo de crescimento populacional vem diminuindo a cada ano. Esse crescimento é medido através do chamado crescimento vegetativo, que consiste na diferença entre a taxa de natalidade (número de nascidos vivos em um ano) e a taxa de mortalidade (número de óbitos registrados em um ano) e que, geralmente, é expresso em porcentagem.

Crescimento vegetativo positivo: quando o número de nascimentos é maior que o número de mortes.

Crescimento vegetativo negativo: quando o número de mortes supera o número de nascimentos.

Crescimento demográfico

O crescimento demográfico é outro dado utilizado para se entender o comportamento da população de um país. É calculado a partir do somatório do crescimento vegetativo e do saldo migratório (população que entra e sai).

Quadro comparativo sobre teorias demográficas

Malthusiana Neomalthusiana Reformista / Marxista Ecomalthusiana Período Fim do século XVIII Meados do século XX Meados do século XX Fim do século XX

Ideia

Crescimento populacional elevado, maior que a

produção de alimentos, irá gerar

fome.

Crescimento populacional elevado

gera pobreza.

A desigualdade e a pobreza são responsáveis pela fome no mundo, além

do crescimento populacional

acelerado.

Derivada da Teoria Neomalthusiana.

Crescimento populacional acelerado destrói os

recursos naturais.

Proposta

Política anti- natalista e sujeição

moral

Planejamento familiar e métodos contraceptivos.

Redistribuição de renda e combate à

pobreza.

Desenvolvimento sustentável.

Crítica

Não considerou a Revolução Verde no

campo.

Culpa a pobreza dos países pelo tamanho populacional e ignora

a importância econômica das

populações (mercado).

Ignora o consumo per capita, pois são as populações com

maior poder aquisitivo que geram

o maior impacto ambiental.

(Adaptado por Marcus Oliveira. Fonte Geografia da População. Geografia da população. Eugenia Maria Dantas, lone Rodrigues Diniz Morais e Maria José da Costa Fernandes. EDUFRN 2. ed., 2011.)

(3)

Transição demográfica

A teoria da transição demográfica busca explicar o comportamento da população (natalidade e mortalidade) ao longo do tempo, identificando quando há uma mudança no perfil demográfico. Todos os países passariam por essas quatro fases abaixo, em diferentes momentos.

Perdas populacionais

Alemanha e Rússia são exemplos de países que apresentaram redução da população absoluta em períodos recentes. Alguns países com esse comportamento incentivam a migração como forma de manter o crescimento populacional. Atenção para não considerar os países em guerra como pertencentes a essa fase.

Mesmo que seja muito comum tentar associar uma data ou período a essas fases, é necessário um cuidado maior. Como são associadas às dinâmicas demográficas dos países e eles transitam por essas fases em períodos diferentes, não há, portanto, uma data certa para quando esses períodos ocorreram. Porém pode- se dizer que o fim da primeira fase ocorreu com a Revolução Industrial na Europa, e desde então podem-se observar essas diferentes fases nos países.

(Disponível em: https://4.bp.blogspot.com/)

(4)

Pirâmides demográficas

Atual contexto da população brasileira

O Brasil, nesses últimos anos, passou por significativas mudanças na estrutura da sua população. Mudanças na taxa de natalidade, mortalidade e fecundidade discutidas nesse material mostram todo esse caminho.

Todavia, o mais importante é entender quais são os efeitos socioeconômicos dessa transformação:

Desaceleração do crescimento: a população brasileira continua crescendo, porém, em um ritmo menor.

A quantidade de filhos por mulher diminuiu de forma expressiva, e isso ajuda a explicar essa menor taxa geométrica do crescimento populacional.

Redução da taxa de jovens: as menores taxas de natalidade e de fecundidade mostram o país em uma transição demográfica do nível 3 para o nível 4, assunto discutido na aula sobre Transição demográfica e seus desafios.

Crescimento da expectativa de vida: com a melhora na qualidade de vida e nas condições básicas da população brasileira, resultante da urbanização, industrialização e respectivo crescimento econômico, observou-se, nos últimos anos, um crescimento da esperança de vida ao nascer. Tal condição revela um processo de envelhecimento da população, que irá demandar maiores serviços médicos do setor de geriatria, bem como um melhor planejamento para as aposentadorias, ponto iniciado pela Reforma da Previdência aprovada em 2020.

Bônus demográfico: todas essas alterações indicam também que o Brasil ingressou no período de janela ou bônus demográfico, momento no qual há predomínio de adultos (População Economicamente Ativa) em relação aos idosos e jovens (População Economicamente Inativa). Porém já estamos em um momento de redução desse bônus e na década de 2040 o país deve observar novamente um maior percentual de população economicamente inativa. Ao mesmo tempo que pode apresentar um crescimento vegetativo negativo, em que a população brasileira irá começar a diminuir. Lembrando que essa é uma projeção e que esses valores podem e irão mudar, à medida que os anos passam.

Conceitos e tipos de migrações

Quanto ao espaço de deslocamento, temos:

a) Migração externa: aquela que ocorre de um país para outro;

b) Migração interna: aquela que ocorre dentro do mesmo país;

b.1) Migração inter-regional: aquela que se realiza de uma região para outra;

b.2) Migração intrarregional: aquela que se realiza dentro da mesma região.

Quanto ao tempo de permanência do migrante, temos:

a) Migração definitiva: quando a migração ocorre sem que o migrante retorne ao local de origem ou se mude do local de destino;

b) Migração de transumância ou sazonal: modelo de migração que se caracteriza por ser temporária, na qual o migrante sai de um local em um determinado período do ano e, posteriormente, retorna, em outro período.

(5)

Quanto à forma como ocorreu a migração, temos:

a) Migração espontânea: quando ocorre por vontade própria do migrante;

b) Migração forçada: quando ela ocorre contra o interesse do migrante;

c) Migração planejada: quando ela ocorre de uma forma planejada, visando cumprir o determinado objetivo.

Importantes tipos de migrações internas:

a) Êxodo rural: tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o meio urbano.

Tal tipo de migração tende a ser definitiva. As principais causas são a industrialização, a expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura. O êxodo rural está ligado ao processo de urbanização.

b) Êxodo urbano: tipo de migração que se dá com a mudança de populações urbanas para o campo. Muito incomum atualmente.

c) Migração urbano-urbano: tipo de migração que ocorre com a transferência de populações de uma cidade para outra. Tal tipo de migração tem ocorrido com frequência atualmente.

d) Migração diária ou pendular: tipo de migração característica de grandes cidades, na qual milhões de trabalhadores saem de suas casas em direção ao trabalho e voltam no final do dia. Isso ocorre devido à distância da casa dos trabalhadores aos seus locais de trabalho, uma vez que, em alguns casos, trabalham em uma cidade, mas moram em outra.

Outros tipos de migração:

a) Nomadismo: tipo de migração que se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimento ou moradia. Trata-se de populações ou indivíduos que estão sempre migrando, para quem até os locais fixos são temporários.

b) Refugiados: o que difere um migrante de um refugiado é a falta de escolha em sair ou não. Vai além de meros fatores repulsivos e atrativos. Ocorre quando o indivíduo se vê obrigado a sair, por correr risco de morte, por guerras, perseguições políticas, religiosas ou culturais.

Os refugiados

A diferença entre um refugiado e um migrante comum é a falta de opção entre sair ou ficar no país ou região de origem. Trata-se de um movimento forçado, motivado por risco de morte ou perseguição (política, econômica, étnica, religiosa). Em 1951, a recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU) adicionou à Convenção de Genebra a importância da proteção aos refugiados.

Nesse sentido, importantes medidas foram assumidas, como a delimitação dos conceitos legais que definem um refugiado, e criou mecanismos para garantir os direitos básicos a essa população, como o direito de pedir asilo (ou abrigo) a determinado país, que teria a obrigação de conceder essa ajuda, caso comprovado o risco de morte, além de proibir a expulsão desse migrante.

Em 1967, houve reformulações dessa política, na qual a ONU revalidou esse acordo, a fim de ratificar esse compromisso. O braço da ONU que trata dessas questões chama-se Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Essa mudança ampliou o compromisso para além das fronteiras europeias e das pessoas afetadas pela Segunda Guerra Mundial. Em 1995, outro marco histórico importante, a Assembleia Geral designou a ACNUR como responsável pela proteção e assistência das pessoas que se encontram em situação de apátrida, ou seja, sem pátria, sem nação, por todo o mundo.

(6)

Infográfico sobre o número de refugiados e deslocados internos – ACNUR

(Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/.)

(7)

Exercícios de fixação

1.

É possível afirmar que a população mundial é concentrada e desigual? Justifique.

2.

A população de uma região aumenta ou diminui em função das migrações e do _________. A partir desses dois indicadores é possível calcular o crescimento real da população de um país. Nesse sentido, _________ é um país cujo aumento populacional tem como principal fator o crescimento _________.

a) crescimento vegetativo – o Brasil – natural.

b) crescimento vegetativo – a Síria – demográfico.

c) saldo populacional – a Alemanha – natural.

3.

Observando uma pirâmide etária, podemos conferir dados sociais de uma determinada localidade no período analisado. Observando a base, o corpo e o ápice da pirâmide, podemos deduzir algumas tendências econômicas e sociais do país, assim como em qual etapa da transição demográfica o país se encontra.

Com base no texto acima, assinale a alternativa que aponta um dado que pode ser inferido a partir da análise da base da pirâmide

a) Expectativa de vida b) Natalidade

c) Mortalidade

d) Índice de Desenvolvimento Humano

4.

A pirâmide etária é um gráfico onde as ___________ representam a quantidade de pessoas numa determinada faixa etária. As faixas etárias aparecem sempre ________, possibilitando visualizar a população de idosos ______. Normalmente a pirâmide etária é dívida no meio onde cada lado representa _________ da população.

a) barras verticais - de cima pra baixo - na base - o gênero b) barras verticais - de baixo pra cima - no topo - a idade c) barras horizontais - de cima pra baixo - na base - a idade d) barras horizontais - de baixo pra cima - no topo - o gênero

5.

Refugiado é um tipo de migrante? Explique.

(8)

Exercícios de vestibulares

1.

(Enem, 2004) Ao longo do século XX, as características da população brasileira mudaram muito. Os gráficos mostram as alterações na distribuição da população da cidade e do campo e na taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) no período entre 1940 e 2000.

(Fonte: IBGE.) Comparando-se os dados dos gráficos, pode-se concluir que

a) o aumento relativo da população rural é acompanhado pela redução da taxa de fecundidade.

b) quando predominava a população rural, as mulheres tinham em média três vezes menos filhos do que hoje.

c) a diminuição relativa da população rural coincide com o aumento do número de filhos por mulher.

d) quanto mais aumenta o número de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade.

e) com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor.

2.

(Enem 2018 PPL)

(Fonte IBGE: Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 30 jun. 2015.) A evolução da pirâmide etária apresentada indica a seguinte tendência:

a) Crescimento da faixa juvenil.

b) Aumento da expectativa de vida.

(9)

3.

(Enem, 2004) A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil variou muito ao longo do século XX. O gráfico representa a distribuição por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes décadas.

As transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do século XX, no Brasil, mudaram a distribuição dos postos de trabalho do setor

a) agropecuário para o industrial, em virtude da queda acentuada na produção agrícola.

b) industrial para o agropecuário, como consequência do aumento do subemprego nos centros urbanos.

c) comercial e de serviços para o industrial, como consequência do desemprego estrutural.

d) agropecuário para o industrial e para o de comércio e serviços, por conta da urbanização e do avanço tecnológico.

e) comercial e de serviços para o agropecuário, em virtude do crescimento da produção destinada à exportação.

4.

(Enem, 2013)

(IBGE. Censo demográfico 2010: resultados gerais da amostra.

Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br. Acesso em: 12 mar. 2013.) O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:

a) Decréscimo da população absoluta;

b) Redução do crescimento vegetativo;

c) Diminuição da proporção de adultos;

d) Expansão de políticas de controle da natalidade;

e) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

(10)

5.

(Enem 2012)

(BRASIL. IBGE. Censo demográfico 1991-2010. Rio de Janeiro, 2011.) A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a):

a) menor proporção de fecundidade na área urbana.

b) menor proporção de homens na área rural.

c) aumento da proporção de fecundidade na área rural.

d) queda da longevidade na área rural.

e) queda do número de idosos na área urbana.

6.

(Enem, 2019)

O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano

Vou na estrada há muitos anos Sou um artista brasileiro

(CHICO BUARQUE. Paratodos. 1993. Disponível em: www.chicobuarque.com.br. Acesso em: 29jun. 2015 (fragmento).) A característica familiar descrita deriva do seguinte aspecto demográfico:

a) Migração interna;

b) População relativa;

c) Expectativa de vida;

d) Taxa de mortalidade;

e) índice de fecundidade.

(11)

7.

(Enem 2019) O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto.

(GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).) A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à

a) atração de imigrantes.

b) elevação da carga tributária.

c) qualificação da mão de obra.

d) admissão de exilados políticos.

e) concessão de aposentadorias.

8.

(Enem, 2016) Texto I

Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015.

Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro.

(Disponível em: www.portugues.rfi.fr. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).) Texto II

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país.

(Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).) O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o(a):

a) alteração do regime político.

b) fragilização da supremacia nacional.

c) expansão dos domínios geográficos.

d) cerceamento da liberdade de expressão.

e) fortalecimento das práticas de discriminação.

(12)

9.

(Enem, 2017)

(CALDINI, V.; ÍSOLA, L. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2009 (adaptado).) O padrão da pirâmide etária ilustrada apresenta demanda de investimentos socioeconômicos para a a) redução da mortalidade infantil.

b) promoção da saúde dos idosos.

c) resolução do déficit habitacional.

d) garantia da segurança alimentar.

e) universalização da educação básica.

10.

(Enem, 2018) Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.

(GEORGE, Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968 (adaptado).) Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de

a) estabilização da pirâmide etária.

b) conclusão da transição demográfica.

c) contenção da entrada de imigrantes.

d) elevação do crescimento vegetativo.

e) formação de espaços superpovoados.

(13)

Gabaritos

Exercícios de fixação

1. Sim. O maior contingente populacional está concentrado na Ásia, especialmente no Sul, Sudeste e Leste Asiático, em países como China, Índia e Indonésia. Enquanto outras porções continentais possuem significativamente menos população.

2. A

O Brasil é um país cujo saldo migratório pouco contribui para seu crescimento. Assim é o crescimento vegetativo ou natural da população brasileira, que mais contribui para seu crescimento.

3. B

Olhando para a base da pirâmide podemos inferir os dados da natalidade daquele ano, uma vez que a base representa a população com menor idade. A expectativa de vida por sua vez por ser conferida olhando o ápice da pirâmide, onde uma população com muitos idosos acima dos 80 anos por exemplo representa uma boa expectativa de vida.

4. D

Nas figuras de pirâmides etárias, você deve ter reparado que elas são compostas por barras empilhadas na horizontal. A base sempre representa a população de bebês e crianças numa população. Quanto mais longas horizontalmente essas barras são, maior a quantidade de população naquela faixa etária. A faixa etária sempre vai de baixo para cima, de modo que o topo ou ápice da pirâmide permite visualizar o tamanho da população idosa.

5. Sim, os refugiados são um tipo de migrantes. São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Exercícios de vestibulares

1. E

Ao se analisar os gráficos, percebe-se que, a partir da década de 1970, a população urbana passa a crescer mais do que a população rural, que começa a decrescer (urbanização). Observa-se também que, a partir da mesma década, há uma queda da taxa de fecundidade (número de filhos por mulher). Isso permite concluir que, com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor.

2. B

Observando a composição e evolução das pirâmides etárias brasileiras verifica-se o aumento da expectativa de vida. A faixa de jovens tem diminuído, com a queda de natalidade e consecutivamente da fecundidade.

(14)

3. D

A questão ajuda a elucidar a importância de um percentual considerável da população, sendo a PEA direcionada economicamente de acordo com os postos de serviço disponíveis. Com o crescimento das atividades industriais nas cidades e o processo de modernização da agricultura em curso, a urbanização se intensificou e impactou também os setores econômicos, ocorrendo, assim, o crescimento dos setores secundário e terciário.

4. B

A taxa de fecundidade refere-se ao número de filhos por mulher. Quando essa taxa entra em declínio, como mostrado no gráfico, consequentemente há uma redução do crescimento vegetativo (diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade).

5. A

Nas áreas urbanas, devido ao maior acesso à informação, à disseminação de métodos contraceptivos, à entrada da mulher no mercado de trabalho e ao maior custo de criação do filho, ocorre uma queda das taxas de natalidade e fecundidade, em comparação com as áreas rurais.

6. A

A letra da música destaca o processo de migração interna no Brasil, entre diferentes estados e regiões do país, a partir do parentesco dos familiares.

7. C

O bônus demográfico é um período no processo de transição demográfica em que é registrado a maior proporção de adultos na população, em contrapartida a uma menor proporção de jovens e idosos. Nesse aspecto, a qualificação da mão de obra garante maior inserção no mercado de trabalho e crescimento econômico do país.

8. E

As medidas adotadas pelo governo húngaro em relação aos refugiados sérvios contribuem para reforçar ações e comportamentos xenófobos da sociedade húngara contra um grupo de indivíduos que se viu forçado a migrar.

9. B

A pirâmide etária apresentada evidencia um alargamento do topo, que se refere à população idosa.

Portanto, futuramente, haverá a necessidade de investimentos em setores que atendam às necessidades desse grupo social, como a medicina geriátrica.

10. B

A transição demográfica é uma teoria e explica que todos os países irão passar por diferentes etapas do crescimento populacional. A última fase é caracterizada por uma baixa natalidade e mortalidade, representando um pequeno crescimento vegetativo. A diminuição da natalidade na Europa, pelo alto custo de vida e a vontade de transmitir o padrão econômico para gerações futuras, iniciou o encaminhamento do continente para a última fase (IV) desse processo.

Referências

Documentos relacionados

Por litoralização queremos significar o processo de progressiva concentração de actividades e de pessoas ao longo da faixa litoral, sem que o interior acompanhe esse

Relativamente a justificação e pertinência deste projecto, consideramos que ao inter-relacionarmos a distribuição espacial da população com a análise da divisão

(UNIRP) – Dois países asiáticos, comprovadamente detentores de arsenais nucleares, encontram-se em disputa pelo controle de uma região localizada entre ambos. A comu

No processo do envelhecimento feminino, os dados mostram que, em 1980, havia em escala mundial, três homens de 65 anos e mais para cada quatro mulheres, relação que se

Trabalhando os seguintes conteúdos: Crescimento demográfico: população mundial e do Brasil e as características da população mundial e da população brasileira, com destaque para

b) Na zona rural, a maior e menor condição de Segurança Alimentar encontram-se respectiva mente nas Regiões Sul e Nordeste. A maior condição de Segurança Alimentar

Redução da mortalidade pós-2ª Guerra Mundial eleva o crescimento populacional nos. países

Nos meses de maio, junho e julho de 2011 e abril de 2012 ocorreu um número maior de filhotes (altura de concha até 10,0 mm) e jovens (altura de concha entre 10,1 e 40,0 mm), o