• Nenhum resultado encontrado

ENCONTRO DOS AMIGOS DE SIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENCONTRO DOS AMIGOS DE SIÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano XXII - Nº 843• Fortaleza, 19 de junho de 2011

Igreja Fundamentalista Cristo é Vida

ENCONTRO DOS AMIGOS DE SIÃO

DIA 23 DE JUNHO – 19 HORAS I – ISRAEL ESTÁ SOZINHO

Israel está praticamente sozinho em um mar de 192 países. As Nações Unidas formam um grande bloco de seres humanos que des- prezam a Palavra de Deus, sem o Temor do SENHOR e a serviço de políticas perversas e corruptas. Não surpreende que a ONU esteja no topo da lista dos adversários mais temidos de Israel. O povo israelense sente que sua capacidade militar pode proteger a nação fisicamente, mas é a ONU que trabalha incansavelmente, para impedir Israel de se proteger daqueles que querem destruí-lo. Sem nenhuma vergonha, os membros da ONU se sentam em suas pomposas reuniões da Assem- bléia Geral, ao lado de raivosos regimes e regularmente aprovam resoluções ameaçadoras contra Israel.

II – ISRAEL E A INCOERÊNCIA DO SÉCULO XXI

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, diz que se os diálogos de paz não avançarem, ele poderá considerar o reconhecimento do Esta- do palestino. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse a mesma coisa (com tais declarações os palestinos vão desprezar as negociações com Israel , a fim de ganharem um Estado sem nenhuma restrição).

III – MAS, ISRAEL NÃO ESTÁ SOZINHO

ISRAEL TEM POR ELE O ÚNICO SENHOR

“Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.”(Isaías 41:14)

ISRAEL PODE CONTAR COM O APOIO E AS ORAÇÕES DOS CRENTES

“Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua

salvação como uma tocha acesa.”(Isaías 62:1).

O momento é difícil para Israel. Há um grande complô para que a ONU reconheça o Estado Palestino (Israel só aceita com algumas condições: respeitar os acordos passados, abrir mão do Terrorismo, reconhecer o Estado de Israel). Contudo, a pressão é para a ONU reconhecer o Estado Palestino sem restrições ou condições – o que desestabilizaria a segurança de Israel (pois teria um país inimigo dentro de seu território, com armas, mísseis e treinamento de terroristas).

Nós, que tememos a Deus e respeitamos a Sua Palavra, precisa- mos conhecer melhor as promessas de Deus para Israel, estar bem informados dos acontecimentos e orar mais por Israel. Estes são os alvos de nossos Encontros dos Amigos de Sião.

(2)

AO REBANHO DE DEUS

PROBLEMA: Em Êxodo 33:11 é dito que Moisés falava com Deus “face a face” como alguém que fala com um amigo. Nos versos 20 e 23, porém o SENHOR responde ao pedido de Moisés quanto a ver a glória de Deus, dizendo: “não poderás ver a minha face”. Há uma contradição na Bíblia?

SOLUÇÃO:

Primeiro: Não há contradição. Visto as duas declarações estarem tão próximas (no mesmo capítulo), é impossível que Moisés dissesse uma coisa e logo a seguir fosse negá-la. O paradoxo (aparente contradição) deve ser entendido.

Segundo: Assim, a expressão “falar face a face” pode ser uma forma de dizer “diretamente”, uma relação franca sem intermediários (Dt 34:10). De todas as vezes que aparece 'falar ou ver face a face', na Bíblia, a mais explicativa é Ezequiel 20:35, em que Deus diz que levará os judeus para as nações dos gentios, e lá Ele entrará em juízo com eles face a face. Refere-se à disciplina dura pela qual passam os judeus nas nações (como no Holocausto). Lá eles não viram a Deus, mas face a face (diretamente, numa relação franca e direta) Deus entrou em juízo com eles.

Terceiro: O fato de tantos verem a Deus (Abraão - Gn 12:7; 17:1;

18:1; Isaque - Gn 26:2; Jacó - Gn 35:9; e o próprio Moisés - Êx 3:16, e a afirmação de Deus ao dizer que homem algum O verá devem ser entendidas à luz de Nm 23:19. A explicação está em Hebreus 1:1-3 e compare com Números 12:8. As aparições de Deus no A.T. são TEOFANIAS (revelações de Jesus, o Logos, a Segunda Pessoa da Trindade). A resposta está em João 1:18: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” . Deus Pai é Espírito, Infinito, Invisível e completamente inacessível ao finito homem (“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém” – 1 Tm 1:17). Contudo, houve a encarnação, o Filho se tornou acessível e visível ao homem, para salvar o perdido – 2 Coríntios 5:19. Ele é o Deus visível! (“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” – Cl 1:15)..

CONCLUSÃO: O homem não pode ver o SENHOR Deus, o Pai, que é espírito, invisível e infinito, portanto completamente transcendente ao ser humano. O SENHOR Deus se revelou na pessoa do Filho, Jesus Cristo. Ele é Deus, sua essência é 100% divina. Jesus é o Deus revelado aos homens, assim, neste sentido, o homem pode ver Deus.

PARADOXO:

MOISÉS VIU DEUS OU NÃO?

PR. JOSÉ NOGUEIRA

(3)

LEITURA PARA A CONSAGRAÇÃO

O que devo trazer ao Senhor?

Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Av. K, nº 911, Planalto da Barra, Fortaleza/CE Telefone: (0**85) 3286.3330 | Pr. José Nogueira (0**85) 8841.3710 JORNALISTA RESP.: MARIANA CADETE | MTB-CE 01820-JP | DIACONIA DE TI & M Boletim interno, semanal e gratuito | Tiragem: 500 cópias | www.cristoevida.com

O Salmo 96 é um hino de louvor à grandeza e glória de Deus.

Ele começa dizendo que devemos nos apresentar a Deus com um cântico novo: “Cantai ao SENHOR um cântico novo... “ (vs. 1 e 2). Refere- se à adoração ao SENHOR com cânticos espirituais, não com cânticos seculares que exaltam ao homem, os sentimentos e as realizações humanas. Mas, devemos trazer ao SENHOR em nossos cultos cânticos novos (da nova vida) que exaltem ao SENHOR.

Depois o Salmo conclama o povo de Deus a proclamar a grandeza de Deus e os Seus grandes feitos (vs. 3 a 6: “Anunciai entre as nações a Sua glória; entre todos os povos as Suas maravilhas...”). Devemos trazer ao SENHOR Deus para o Culto de Louvor ao Seu Nome a vontade de exaltá-lO acima de tudo e de todos. O crente deve vir com o coração cheio de conhecimento, reconhecimento e prontidão para proclamar que o nosso Deus é grandioso e mui digno de ser louvado!

A seguir o salmista exorta o povo a dar glória devida ao Seu Nome, trazendo-Lhe as ofertas (vs. 7 e 8: “Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome;

trazei oferenda, e entrai nos seus átrios”). Fazia e faz parte do culto ao SENHOR Deus as expressões concretas de gratidão a Ele, quando o Seu povo oferta de coração. Temos em Deuteronômio 16:16-17 (“Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o SENHOR; cada um, conforme ao dom da sua mão, conforme a bênção do SENHOR teu Deus, que lhe tiver dado”).

E, finalmente, há nessa conclamação para o louvor congregacional a exortação para o povo se apresentar diante de Deus em santidade (vs. 9 a 13: “Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dEle toda a terra...”). O povo de Deus tem que ter consciência da grandeza da natureza santa do Deus que eles servem e adoram.

Portanto, vamos fazer a Leitura Congregacional do Salmo 96, louvando ao SENHOR e consagrando a Ele nossos dízimos e ofertas.

“Daí ao SENHOR a glória devida ao Seu Nome...”

(4)

PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA O CRESCIMENTO (I) (Como realizar “A Grande Virada” e vencer as

“Contradições da Fé”)

Textos Bíblicos: Provérbios 1:23-27 e 2 Pedro 1:10

Quando deliberadamente ou por ignorância não praticamos os caminhos estabelecidos por Deus, em Sua Palavra, (sobre) naturalmente teremos más conseqüências. Para lidar com crises atuais precisamos ajustar nossas vidas com os princípios estabelecidos por Deus.

NOSSA ORAÇÃO: Para que o Espírito Santo ilumine-o a fim de que possa identificar de forma específica quais são as nossas necessidades de correção e em que o SENHOR Deus quer exortá-lo a obedecer e ter a vitória.

1 – É necessário o novo-nascimento – 2 Coríntios 5:17

O homem “animal” não pode entender as coisas espirituais – 1 Coríntios 2:14-16.

2 – A grande mudança de Deus em nossa vida começou com a CONVERSÃO e as mudanças de Deus são contínuas – Filipenses 1:6

Nosso espírito foi completamente restaurado à comunhão com Deus em nossa conversão (Efésios 2:1-5).

Nosso corpo será completamente transformado em Corpo de Glória por ocasião do Arrebatamento da Igreja – 1 Coríntios 15:51-53

Nossa alma está sendo purificada e precisa ser restaurada através da ação do Espírito Santo que opera em nosso ser, – 1 Pedro 1:22 e Filipenses 2:12-16

3 – Se desprezarmos os ensinos de Deus, haverá conseqüências em nossas vidas – Isaías 55:8-9 e Provérbios 13:13-15.

Os caminhos de Deus são sublimes e diferentes dos nossos.

Desprezar isto é tolice, é andar em caminhos tortuosos e nocivos.

4 – É nosso dever obedecer a Deus – Eclesiastes 12:13 (Colossenses 1:10)

Jesus Cristo é o SENHOR. Ele nos resgatou para sermos cidadãos do Seu Reino, que tem uma ética Celestial, pensamentos do Alto e esperança Eterna!

5 – Quando não aprendemos, Deus nos disciplina como um pai corrige a um filho que precisa de cuidados especiais – Hebreus 12:5-7

CONCLUSÃO: O Espírito Santo quer nos guiar nas mudanças necessárias. O homem espiritual deseja isso (Salmo 139:23 e 24). O Espírito Santo opera em nosso íntimo, e você sabe em que precisa mudar, dependendo de Jesus.

ESBOÇO DA MENSAGEM BÍBLICA

5 5

Estudemos

CINCO PRINCÍPIOS BÍBLICOS

para o nosso crescimento

ORE AO SENHOR

(5)

VAMOS CONHECER E ORAR – SEMANA DE ORAÇÃO

Nossos Missionários e Congregações DOMINGO - Evangelista Roberto e Família

Atualmente estão em Portugal, no processo de renovar o visto, para retornarem para Israel. Roberto, Verônica, Jordana e Josh são membros de nossa igreja. Roberto foi enviado por nossa igreja como missionário aos judeus.

SEGUNDA-FEIRA – Pr. Eduardo e Família

A família Vieira é responsável por nossa congregação em Atalaia do Norte, no extremo do Amazonas, fronteira com Colômbia e Peru.

Missionária Marliene: Ela trabalha com a Família Vieira, em Atalaia do Norte, servindo principalmente com as crianças e adolescentes.

TERÇA-FEIRA – Pr. Evaristo e Família

Estão servindo à frente da Congregação em Morada Nova, no sertão do Ceará. Pr. Evaristo tem feito um grande trabalho com os jovens, e também ainda é responsável pela Congregação que fica no Setor Irrigado.

QUARTA-FEIRA – Pr. Kleiton e Família

Liderando a Congregação do Pecém há vários anos, Pr. Kleiton está trabalhando no processo de emancipação da Congregação.

QUINTA-FEIRA – Pr. Daniel Stowell

Ele e Kátia estão liderando a nossa Congregação em Patacas. Temos ali um grupo muito dedicado em evangelismo e discipulado. Pr. Daniel é mantido por igrejas norte-americanas.

SEXTA-FEIRA – Pr. Cosmo e Família

Pr. Cosmo está envolvido na abertura de uma congregação em Pindoretama. Além de Pindoretama, a Família Silva está com mais dois pontos de pregação.

SÁBADO – Evangelista Luciano

Luciano e Helena estão trabalhando em Tapera, distrito de Aquiraz.

Deus tem abençoado aquele trabalho, dando-lhes famílias. A irmã Mazé foi enviada como diaconisa para ajudar naquele trabalho.

(6)

NOTAS E NOTÍCIAS

CBD – CENTRO BÍBLICO DISCIPULAR CBD – CENTRO BÍBLICO DISCIPULAR

Os alunos do CBD/CTBPL do Curso de Homilética continuam em junho, pregando em várias programações de nossa igreja , como parte das exigências da Disciplina:

Dia 19 (domingo) - EBD ...Ronaldo Dia 21 (terça-feira) - Koinonia ...Bruno Dia 24 (sexta-feira) - CTBPL ...Cláudio Dia 25 (sábado) - Mocidade ...Evang. Luciano Dia 26 (domingo) - EBD...Matheus Dia 26 (domingo) - Culto ...Vicson Dia 28 (terça-feira) - Koinonia ...Josimar

MINISTÉRIO DORCAS

O Ministério Dorcas é formado por senhoras viúvas, separadas e por mulheres crentes que são casados com descrentes.

Têm o nome inspirado em Dorcas, uma senhora de Jope, que, segundo Atos 9, liderava uma bela obra social.

Esse ministério realiza em nossa igreja importantes trabalhos:

1 – Visitas aos irmãos doentes e que passam por necessidades.

2 – Cestas de Alimento: Elas fazem um trabalho de pesquisar as necessidades, arrecadam os alimentos doados pelos irmãos, fazem as cestas de alimentos e distribuem conforme as necessidades.

3 – Prestam ajuda à Diaconia de Patrimônio na preparação da Ceia do SENHOR.

4 – São responsáveis pela cozinha da igreja em eventos especiais:

Dia de Ações de Graça, Dia dos Vivos, etc.

5 – Promovem reuniões do Ministério, envolvendo edificação e comunhão.

6 – Organizam e realizam um Retiro anual do Ministério Dorcas.

7 – Fazem reuniões de liderança, com estudos bíblicos e planejamento.

8 – Recebem roupas e fazem a distribuição para as Congregações do interior.

9 – São responsáveis pela Cantina da Igreja, em eventos especiais, e nos segundos e quartos domingos de cada mês.

Referências

Documentos relacionados

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir