• Nenhum resultado encontrado

Roberto Carneiro Coordenador do Observatório da Imigração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roberto Carneiro Coordenador do Observatório da Imigração"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Migrações _ #7 _ Outubro 2010 9

Roberto Carneiro

Coordenador do Observatório da Imigração

A Revista Migrações orgulha-se de vos apresentar um “suculento” número 7 dedica- do à temática da Música e Migração.

Neste número, superiormente organizado pela Doutora Maria de São José Côrte- -Real, surge-nos uma surpreendente rapsódia musical.

Na verdade, não faltam motivos de agradável surpresa e de estonteante diversidade nesta edição da Revista. Integrando um notável número de investigadores oriundos da etno-antropo-musicologia, a obra, num primeiro tempo, oferece-nos um verda- deiro mosaico de artigos de investigação: da diáspora indo-paquistanesa às iden- tidades lusas nos EUA, das identidades coloniais e poscoloniais na diáspora goesa ao batuque cabo-verdiano, da música afegã na Austrália e curda em Berlim a cenas musicais em Viena e em Lisboa, da música como indicador de inserção social em Melbourne à música afro-americana nos bairros do Bronx, passando pela música de intervenção política na eleição presidencial americana de 2008.

Num segundo tempo, respeitando a linha orientadora comum na Revista, o presente número temático brinda-nos com 9 artigos referentes a boas práticas em que so- bressaem valiosas iniciativas associativas, fundacionais e comunitárias.

Por último, novamente seguindo a estrutura normal e consagrada da Revista, a coor- denadora apresenta-nos um conjunto de 9 artigos de opinião com um forte sotaque lusófono e celebrando as suas múltiplas expressividades em Portugal e no continen- te africano.

A música é indubitavelmente uma notável linguagem de comunicação universal. Dito de outro modo, ela é um comunicador estético de culturas particulares relevando aquilo que de mais genuinamente universal se contém em cada cultura.

Sem a expressividade musical os movimentos de população e os encontros identitá- rios ver-se-iam empobrecidos na revelação das suas autenticidades e na geração de

“híbridos” musicais que são uma das mais portentosas emergências do encontro de povos e de culturas. Se dúvidas houvera, aí estão o fado, o tango, o samba ou o jazz para o provar à saciedade.

O número Música e Migração é, pois, um notável hino de homenagem ao génio cria- tivo humano que, incansável e irreprimível, cumpre o mandato co-criador de que é portador desde o extraordinário surgimento do Homo Sapiens Sapiens na cadeia ascensional da misteriosa obra de criação.

As migrações e os migrantes são veículos da nobreza espiritual inerente à condição humana e sujeitos da inviolabilidade expressa na sagrada dignidade de todos e de cada ser humano, móvel ou sedentário.

no ta d o di re ct or

(2)

10 Música e Migração

Este número da Revista Migrações tradu-lo com uma força comunicacional única.

A sua coordenadora, Maria de São José Côrte-Real, capta a essência do tema de forma excepcional e, por isso, cumpre-nos exprimir-lhe a nossa profunda gratidão e reconhecimento.

A música e as migrações revelam-se-nos tão só como duas faces conexas e insepa- ráveis da singular peregrinação humana pelos mundos exterior e interior da exis- tência.

Saibamos celebrar essas duas faces, integradamente e com a veneração que me- recem, num tempo em que a suprema materialidade do interesse egoísta parece querer fazer-nos esquecer a sabedoria essencial do universo e as suas leis mais intemporais.

no ta d o di re ct or

Referências

Documentos relacionados

• Na mesma ordem de ideias se inscreve, embora em âmbito manifestamen- te distinto, o artigo “Mapeamento das comunidades imigrantes e dos seus meios de informação em Portugal”,

Mercê do hábil bisturi analítico do investigador e professor Fernando Luís Machado, amigo e colaborador assíduo do Observatório da Imigração, a presente edição te- mática está

Provando-o está um estudo lançado pela Comissão Europeia, segundo o qual se estimava que, em 2010, cerca de 100 milhões de europeus exerciam atividades de

A expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia em São Paulo ocorreu, sobretudo, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. A

Para minimizar incidentes (acidentais ou não) relacionados à quebra da segurança da informação da empresa, a norma ABNT ISO/IEC 17.779: 2005, apresentada na seção 2.8,

(2005), o preço estabilizado passou a ser um referencial de comparação entre alternativas e permitiu associar-se o conceito de valor como diferencial entre produtos similares.

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..