• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ATIVIDADES. 28 de Junho a 31 Dezembro de Site:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES. 28 de Junho a 31 Dezembro de Site:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

(2)

G

RUPO

L

ATINOAMERICANO DE

E

MISORES DE

N

ORMAS DE

I

NFORMACIÓN

F

INANCIERA

(GLENIF)

A

PRESENTAÇÃO

A Constituição do GLENIF resultou de quatro reuniões de Emissores de Normas de Informação Financeira Latino-Americanas, sendo duas realizadas no Brasil (4 de fevereiro e 30 de março, em Brasilia) e duas na Argentina (23 de maio e 28 de junho, em Buenos Aires)

No dia 28 de junho (BA-Ar) foi assinada a Ata de Constituição do GLENIF. No mesmo dia foi eleito seu Diretório, para o período de dois anos.

Os países, e respectivas instituições, que integram o GLENIF são os seguintes:

Argentina – Federación Argentina de Consejos Profisionales de Ciencias

Económicas

Bolívia – Colegio de Auditores y Contadores Públicos de la Bolívia Brasil – Conselho Federal de Contabilidade e Comitê de

Pronunciamentos Contábeis

Chile – Colégio de Contadores do Chile

Colômbia – Consejo Técnico de la Contaduría Pública Equador – Superintendencia de Compañías

México – Consejo Mexicano de Normas de Información Financiera Panamá – Comisión de Normas de Contabilidad Financeira Paraguai – Colégio de Contadores del Paraguay

Peru – Consejo Normativo de Contabilidad

Uruguai – Colegio de Contadores Economistas y Administradores del

Uruguay

Venezuela – Federación de Colegios de Contadores Públicos de

(3)

O Diretório do Glenif ficou assim constituído: Presidente: Juarez Domingues Carneiro - Brasil Vice-presidente: Jorge José Gil - Argentina Diretor: Felipe Perez Cervantes – México Diretor: Winston Fernandez – Uruguai Diretor: Mario Muñoz Vidal – Chile

Diretor: Rafael Rodríguez Ramos - Venezuela

M

ISSÃO

Possibilitar, de forma organizada, uma voz única da região junto ao IASB.

V

ISÃO

Ser uma referência de organização com voz única junto ao IASB.

O

BJETIVOS

 Interagir perante o IASB em aspectos técnicos, respeitando a soberania

nacional de cada país membro, para fazer contribuições técnicas diretas ao IASB. A interação estará focada nos documentos emitidos pelo IASB. Isso inclui, por exemplo, papéis para discussão, rascunho de normas, audiências públicas, normas promulgadas como obrigatórias e revisão das normas existentes e apresentação de propostas de mudança e/ou melhoria que contemplem as situações específicas dos países da Região, etc.;

 Promover a adoção e/ou convergência com as normas emitidas pelo IASB nas jurisdições da região e sua aplicação consistente;

 Cooperar com governos, reguladores e outras organizações regionais, nacionais e internacionais para contribuir com a melhoria da qualidade dos estados financeiros na região;

 Colaborar na difusão das normas emitidas pelo IASB na região, particularmente no país a que pertence cada organismo emissor;

 Oferecer propostas à agenda do IASB e coordenar o alinhamento com a agenda da região;

 Atuar nas reuniões técnicas dos “NSS- National Standard Setters” e dos “WSS – World Standard Setters”, que forem consideradas convenientes, respeitando a soberania nacional de cada país membro que participar de ambos os grupos;

 Interagir com outros organismos da América Latina (UNASUR, MERCOSUR, CAN) em temas relacionados com a normatividade contábil.

(4)

R

EUNIÕES DO

D

IRETÓRIO 21 de agosto, em Caracas, Venezuela – 1ª reunião do Diretório GLENIF,

conduzida pelo Presidente Juarez Domingues Carneiro, com a participação dos senhores Jorge José Gil – Vice-presidente (Argentina); Mário Muñoz Vidal – Diretor (Chile); Rafael Rodrigues Ramos – Diretor (Venezuela); Felipe Perez Cervantes – Diretor (México); Winston Fernández – Diretor (Uruguai) e dos assessores do Brasil Nelson Mitimasa Jinzenji; Verônica Souto Maior e Ricardo Lopes Cardoso. Participou também do encontro o Sr. Amaro Luiz de Oliveira Gomes, Diretor do Board IASB.

Principais assuntos tratados: Aprovado o Regulamento do Diretório Glenif (conforme prevê o item 33 da Ata de Constituição) e apresentada proposta de Planejamento Estratégico; aprovada a indicação do coordenador do GTT1 – Agenda Consultation IASB, Ricardo Lopes Cardoso.

26 de outubro, em São Paulo, Brasil – 2ª reunião do Diretório GLENIF,

conduzida pelo Presidente Juarez Domingues Carneiro e com a participação dos senhores Jorge José Gil – Vice-presidente (Argentina); Mário Muñoz Vidal – Diretor (Chile); Rafael Rodríguez Ramos – Diretor (Venezuela); Felipe Perez Cervantes – Diretor (México); Winston Fernández – Diretor (Uruguai) e os assessores do Brasil: Nelson Mitimasa Jinzenji; Verônica Souto Maior e Ricardo Lopes Cardoso. Participou também do encontro o Sr. Amaro Luiz de Oliveira Gomes, Diretor do Board IASB.

Principais assuntos tratados: apresentação da minuta final do Relatório do GTT1, pelo coordenador Ricardo Lopes Cardoso; aprovação do Planejamento Estratégico e do leiaute do site do Glenif e aprovação da Ata da primeira reunião do Diretório, realizada na Venezuela.

Aprovado o teor da comment letter com a primeira contribuição: adiamento da data de vigência da IFRS 9 – Instrumentos Financeiros - para janeiro de 2014. A carta foi enviada ao IASB no mês de outubro de 2011.

(5)

24 de novembro, via Skype – 3ª reunião do Diretório GLENIF. A reunião

contou com a participação de Jorge José Gil – Vice-presidente (Argentina), Felipe Perez Cervantes – Diretor (México), Rafael Rodríguez Ramos – Diretor (Venezuela), Winston Fernández – Diretor (Uruguai), Mario Muñoz Vidal – Diretor (Chile), Ricardo Lopes Cardoso (Coordenador do GTT 1), Nelson Mitimasa Jinzenji (Assessor), este último representando o Presidente Juarez Domingues Carneiro.

Principal assunto tratado: aprovado o Relatório Final do GTT 1 Agenda Consultation e a Comment Letter remetida ao IASB no dia 30 de novembro.

20 de dezembro, via Skype – 4ª reunião do Diretório do GLENIF.

Participaram da reunião o Presidente Juarez Domingues, o vice-presidente Jorge Gil (Argentina) e dos diretores Felipe Pérez Cervantes (México), Rafael Rodríguez Ramos (Venezuela), Winston Fernández (Uruguai). Ausente o Sr Mário Muñoz.

Principais assuntos tratados: a) analisado o Relatório Final do GTT 2 (Entidades de Investimento), que foi parcialmente aprovado; b) discutido o andamento dos trabalhos realizados pelo GTT 4 (Empréstimos Governamentais). Foi solicitado ao Sr Rafael Rodriguez a agilização dos trabalhos do GTT. A aprovação final do relatório e a carta comentário dos GTTs 2 e 4 ficou fixada para o dia 3 janeiro de 2012, em reunião via Skype. Destacou-se também a importância do tema Ingressos/Reconhecimento de Receitas, que está sob a supervisão do diretor Mário Muñoz (Chile). Foi reiterada a necessidade de fazer contato com o Sr. Mário Muñoz para que o GTT5 inicie os trabalhos.

R

EPRESENTAÇÕES 22 de agosto, em Caracas, Venezuela - Participação dos membros do

Diretório GLENIF em evento promovido pela PDVSA – Estatal do Petróleo da Venezuela e da Federação de Colégios de Contadores Públicos da Venezuela. O evento contou com a participação especial do Sr. Amaro Gomes, que proferiu palestra.

(6)

Conferência Interamericana de Contabilidade, oportunidade em que proferiu palestra/apresentação do GLENIF.

12 e 13 de Setembro, em Viena – O Sr. Felipe Pérez Cervantes, membro do

Diretório Glenif, representou o Grupo no Meeting of National Standard Setters, oportunidade em que proferiu palestra/apresentação do GLENIF.

15 e 16 de Setembro, em Londres – O presidente Juarez Domingues

Carneiro participou do World Standards Setters Seminar (WSS), oportunidade em que proferiu palestra/apresentação do GLENIF.

7 de outubro, em São Paulo, Brasil – O presidente Juarez Domingues

Carneiro participou da reunião do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, oportunidade em que apresentou o GLENIF.

11 de outubro, na sede da ONU em Genebra, Suiça – O Vice-presidente

(7)

14 de outubro, na sede da ONU, em Genebra, Suíça – O assessor do Glenif

Nelson Carvalho fez uma apresentação sobre a formação do Glenif, em “slot” específico sobre “atualizações de organizações regionais”, na 28ª reunião do ISAR, na UCTAD.

27 de outubro, no Hotel Tivoli, em São Paulo – O presidente Juarez

participou da abertura da Conferência IFRS, promovida pelo IASB, proferindo palestra sobre a Implementação das IFRS na América Latina.

8 de dezembro, em Ica, no Peru – O vice-presidente Jorge José Gil

participou do XXII Congresso Nacional de Contadores Públicos do Peru, em cuja oportunidade apresentou o Glenif, além de explanar acerca da implementação das IFRS.

16 de dezembro, na sede do IASB, em Londres – O coordenador do GTT 1,

Ricardo Lopes Cardoso, entregou ao presidente Hans Hoogervorst a carta-comentário sobre a Agenda do IASB, para apresentar as contribuições do GLENIF.

G

RUPOS

T

ÉCNICOS DE

T

RABALHO

A partir da criação do GLENIF e da aprovação de seu Regulamento, foram constituídos, até o momento, cinco Grupos Técnicos de Trabalho (GTT) para tratarem dos temas de interesse da região.

GTT 1 Agenda Consultations – No dia 22 de agosto de 2011, o Diretório do

GLENIF deliberou pela formação do “GTT – Agenda IASB Consultations 2011” para desenvolver trabalhos técnicos relativos à identificação das respostas adequadas às questões levantadas pelo IASB.

O contador Ricardo Lopes Cardoso, do Brasil, foi nomeado coordenador do GTT, e juntamente com representantes da Argentina, Brasil, Equador, México, Panamá Uruguai e da Venezuela realizaram a tarefa que culminou com a elaboração do relatório final e Comment-Letter, submetidos à aprovação do Diretório em reunião realizada no dia 24 de novembro.

O grupo desenvolveu os trabalhos com base em um questionário (dividido em quatro partes) que foi encaminhado às organizações que integram o GLENIF para nortear as reuniões com grupos focais e disponibilizar nos respectivos sites (se assim lhes conviesse). Foram realizadas reuniões via skype entre os membros do GTT. O coordenador elaborou o relatório final, identificando os temas de maior relevância para cada país membro do GLENIF, em 24/11. Com a aprovação do Diretório, o documento foi encaminhado ao IASB no dia 30 de novembro.

(8)

GTT 2 Entidades de Investimento (Consolidación en Empresas de Inversión) – O grupo, formado no mês de setembro, é integrado por

representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Venezuela, Bolívia, Panamá e Equador, sob a coordenação de Domingo Marchese e supervisionado pelo Vice-presidente Jorge José Gil (Argentina). O grupo adotou a modalidade de discussão por meio de grupos focais.

O documento final foi submetido à aprovação do Diretório em reunião via skype ocorrida no dia 20 de dezembro. O prazo de apresentação é até 5 de janeiro de 2012.

GTT 3 Leasing – A constituição do grupo foi aprovada em 26/10/2011, na

segunda reunião do Diretório GLENIF. A coordenação do GTT está a cargo do Contador William Allan Biese Decker (México), sob a supervisão de Felipe Pérez Cervantes. Apesar da minuta ainda não ter sido disponibilizada pelo IASB, o grupo está sendo formado e já conta com a colaboração dos representantes da Argentina, do Brasil, do Equador e do Panamá.

NOMES CARGO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE PAÍS

Ricardo Lopes Cardoso Coordenador Conselho Federal de Contabilidade Brasil

Domingo Marchese Membro Federación Argentina de Consejos

Profisionales de Ciencias Económicas Argentina

Idésio Coelho Membro Comitê de Pronunciamentos Contábeis Brasil

Gladys Margarita Solar Feijoo Membro Superintendencia de Compañías Equador

William A. Biese Decker Membro Consejo Mexicano de Normas de

Información Financiera, A.C (CINIF) México Hector Castillo Membro Comisión de Normas de Contabilidad

Financiera de Panamá Panamá

Winston Fernandez Membro Colegio de Contadores Economistas y

Administradores del Uruguay Uruguai

Norelys Pinto Membro Federación de Colegios de Contadores

Públicos de Venezuela Venezuela

NOMES CARGO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE PAÍS

Domingo Marchese Coordenador Federación Argentina de Consejos

Profisionales de Ciencias Económicas Argentina Alexandre Cordeiro de Andrade Membro Banco Nacional do Desenvolvimento

(BNDES) Brasil

Remy Ángel Terceros Fernández Membro Colegio de Auditores e Contadores Públicos

Bolívia Bolívia

Daniel Sarmiento Pava Membro Consejo Técnico de la Contaduría Pública Colômbia Enrique Orlando Castillo Quiñones Membro Superintendencia de Compañías del Ecuador Equador

Elsa Beatriz García Bojorges Membro Consejo Mexicano de Normas de Información Financiera, A.C (CINIF) México Hector Castillo Membro Comisión de Normas de Contabilidad

Financiera de Panamá Panamá Norelly Pinto Vargas Membro Federación de Colegios de Contadores

(9)

GTT 4 - Empréstimos Governamentais (Los préstamos del Gobierno) – A

constituição do grupo foi aprovada em 26/10/2011, na segunda reunião do Diretório GLENIF. A coordenação do grupo está sob a responsabilidade do Contador Renny Espinoza (Venezuela), sob supervisão de Rafael Rodríguez Ramos, com a participação dos seguintes países: Argentina, Brasil, Equador e Panamá. A análise do documento, para aprovação, será no dia 3 de janeiro (reunião do Diretório Glenif via skype). O prazo de apresentação do documento ao IASB é até o dia 5 de janeiro de 2012.

GTT 5 - Reconhecimento de Receita – A constituição do grupo foi aprovada

em 26/10/2011 (na segunda reunião do Diretório GLENIF) e será coordenado por Silvio Takahashi, do Brasil. Ressalta-se que o grupo ainda não foi formado. A minuta foi disponibilizada pelo IASB no dia 15/11/2011 e o prazo para apresentação é 13/03/2012. O grupo conta com a indicação de representante do México e da Venezuela.

NOMES CARGO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE PAÍS

William Allan Biese Decker Coordenador Consejo Mexicano de Normas de Información Financiera, A.C (CINIF) México Marcelo Kozak Membro Federación Argentina de Consejos

Profesionales de Ciencias Económicas Argentina

Murilo Stroebe Membro Petrobrás Brasil

Carlos Olmedo Plúas Membro Superintendencia de Compañías Equador Julio Laso Membro Comisión de Normas de Contabilidad

Financiera Panamá Jose Fernandez Membro Comité Permanente de Principios de

Contabilidad de la FCCPV Venezuela

NOMES CARGO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE PAÍS

Renny Espinoza Coordenador Federación de Colegios de Contadores

Públicos de Venezuela - FCCPV Venezuela Sergio Cravero Membro Federación Argentina de Consejos

Profesionales de Ciencias Argentina Idésio Coelho Membro Comitê de Pronunciamentos Contábeis Brasil

Gina Elizabeth Hidalgo Flores Membro Superintendencia de Compañías Equador

Luis Antonio Cortés Moreno Membro Consejo Mexicano de Normas de Normas de Contabilidad Financiera México Vidalma Moreno Membro Comisión de Normas de Contabilidad

Financiera Panamá

NOMES CARGO INSTITUIÇÃO REPRESENTANTE PAÍS

Silvio Takahashi Coordenador Ernst & Young Brasil William Allan Biese Decker Membro Miembro del Consejo Emisor del CINIF México

Alberto Afiuni Membro Organización Enest and Youg Venezuela Tânia Regina Sordi Relvas Membro Universidade de São Paulo (USP) Brasil

Referências

Documentos relacionados

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da embalagem na aceitação de diferentes amostras de cerveja. Entretanto, optou-se por se referir à influência da marca na resposta

Tem como pressuposto a crescente necessidade de vinculação entre planejamento Urbano e ambiental de nossas cidades e é diretamente subsidiado pela pesquisa da professora Raquel

8:00 am (Português) Michael Claudino e Família, João Correia e Família, António Martins, Gilda Pereira e Liduina Santos, Francisco Correia, Almas do Purgatório, Maria Ana Labao

Jorge VIEIRA Presidente da FPA Fernando TAVARES Vice-presidente da FPA. José DIAS João ABRANTES

Os campeonatos da Europa de Pista tiveram a sua 1ª edição, no que respeita ao sector masculino, em 1934 (Turim) e quatro anos depois, no feminino, e na única vez onde foram

lares, eleitos, obedecida a seguinte composição: Presidente, Primeiro Vice- Presidente, Segundo Vice-Presidente, Diretor-Geral, Diretor Financeiro e Diretor

A Diretoria de Colatina do Sistema Findes abrange nove municípios localizados no norte do Estado do Espírito Santo: Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia,

Para una duración de la cocción superior a 30 minutos, reduzca la temperatura del horno un mínimo de 3 - 10 minutos antes de que transcurra el tiempo de cocción, en función de