• Nenhum resultado encontrado

Liturgia do Culto - COMIN 26 de setembro de Medo de Perguntar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Liturgia do Culto - COMIN 26 de setembro de Medo de Perguntar"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Liturgia do Culto - COMIN – 26 de setembro de 2011. “Medo de Perguntar”

LITURGIA DE ENTRADA

Prelúdio: PPLM

Acolhida

L.: Bom Dia! Saúdo a comunidade aqui reunida: estudantes, docentes, funcionários e funcionárias da EST. Visitantes? O Apostolo Paulo diz: Eu trago vocês no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo. Filipenses 1.7 (30 anos do COMIN)

Tema: Medo de Perguntar Hinário: HPD 2

Oficiantes: Pastor Hans Trein, pastora Renate e os estudantes Artur e André.

Hino: HPD 2 - 336 – Quando o povo se reúne

(de pé)

Voto Inicial

L.: Estamos aqui reunidos/as em nome do Deus criador da vida, em nome de Jesus Cristo, redentor e em nome do Espírito Santo, vivificador e consolador! Amém.

Confissão de Pecados

L.: Prezada comunidade! Neste momento vamos abrir os nossos corações e confessar a Deus nossos pecados, faltas e omissões. Aquelas pessoas que puderem, peço que se coloquem de pé.

Querido e amado Deus, diante da tua presença queremos trazer tudo aquilo que pesa em nós. Todo mal, toda culpa, todo o nosso pecado. Não te amamos de todo o nosso coração e nem ao próximo como a nós mesmos. Com isso, somos coniventes com a destruição de toda a tua Criação. Pedimos perdão pelos momentos que silenciamos frente a situações de dor, preconceito, violência. Por não querermos respostas contrárias as nossas vontades, preferimos não perguntar. Quando temos medo de perguntar sobre algo que não entendemos, cometemos injustiças e pecamos. Por isso pedimos que venha nos socorrer e que tenha compaixão de nós. Perdoa os nossos pecados e renova nossas vidas, para que possamos participar de Tua glória, mediante Jesus Cristo, Teu filho, nosso Senhor. Amém!

Anúncio da Graça

L.: No livro dos Salmos está escrito: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Confessarei ao Senhor as minhas transgressões e o Senhor perdoará a iniquidade do meu pecado.” Pelo mandamento do nosso Senhor Jesus Cristo, eu anuncio o perdão dos nossos pecados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

(2)

Kyrie Eleison

L.: Reconciliados e reconciliadas com Deus, nós, enquanto comunidade cristã aqui reunida, olhamos para fora de nossos muros e clamamos a Deus pelas dores do mundo. No nosso imenso país cheio de contrastes intercedemos por todas as situações de dor e desespero provocadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul e também pelas famílias que sofrem com a seca no centro-oeste e no nordeste. Clamamos a Deus pelos povos indígenas que lutam para manter suas terras frente a ambição do capitalismo e do progresso. Elevamos todo o nosso clamor a ti quando cantamos: Tem Senhor Piedade! (HPD 2 - 342)

(de pé)

Glória:

Glória a Deus nas alturas e paz na terra às pessoas por Ele amadas.

Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-amoroso. Por tua graça e amor nós te louvamos, bendizemos, adoramos e glorificamos quando cantamos: .... (HPD2 – 346)

Oração do Dia

L.: Deus bondoso e compassivo, Tu que em todos os tempos guiastes teu povo e lhe concedeste o perdão, recebe nosso louvor, ouve nossas orações e orienta-nos com tua Palavra, para que orienta-nos sintamos guardados em teus braços. Te agradecemos pela nossa semana de trabalho, de estudos e compromissos. Agradecemos Senhor por que sabemos que tu sempre estás conosco, nos guardando e protegendo em todos os momentos de nossas vidas. Fortalece-nos

para que possamos trilhar os caminhos da humildade , abdicando de tudo aquilo que nos afasta de Ti. Dá-nos a coragem e a confiança em perguntar sobre as coisas que não entendemos e por tudo aquilo que nos incomoda dentro de nós. Pedimos que abra os nossos corações para que, ao ouvirmos a tua Santa Palavra, possamos colocá-la em prática em favor do nosso próximo e de teu Reino aqui na Terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que contigo com o Espírito Santo, vive e reina, eternamente, Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Hino: HPD 2 – 415 – Palavra não foi feita

L.: Felizes os que ouvem a Palavra do Senhor. Felizes os que buscam a justiça e o amor.

Primeira leitura bíblica: Jeremias 11. 18-20

É como a chuva que lava ...

Segunda leitura bíblica: Tiago 3.13-4.3, 7-8a

C.: ♪ /:Aleluia, aleluia aleluia.:/ (Milanez)

Leitura do Evangelho: Ouçamos a leitura do santo Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo conforme Marcos 9. 30-37

(3)

(sentar)

Pregação: Pastor Hans Trein

Confissão de fé: Credo Apostólico

Recolhimento das ofertas:

Hino: (HPD 2 - 417 – Igreja que serve)

(de pé)

Oração Geral da Igreja

L.: Deus de amor e de cuidado! Agradecemos-te, por que nos deste a tua Santa Palavra, e, também agora, por meio dela, nos fizeste conhecer a tua boa e propícia vontade. Somos gratos a Ti por tudo que tens feito em favor de teu povo. Agradecemos pelo dom da vida que nos concede a cada dia. Pelo trabalho desenvolvido pelo COMIN junto aos povos indígenas e por todas as instituições que lutam contra as injustiças presentes na sociedade. Por tudo isso cantamos:

C.: ♪ /:Graças a Deus, graças a Deus!:/

Súplicas: Igreja , Autoridades e Pessoas que sofrem . C.: ♪ Cristo, ouve-nos, Cristo, atende-nos.

(sentar)

LITURGIA DA CEIA DO SENHOR

Canto do ofertório: (HPD 2 – 358 –Nosso Pai nos põe a mesa (pedir elementos)

Ofertório – colocar-se de pé

L.: Bendito sejas, Deus Criador, pelo pão, fruto da terra e do trabalho, que aqui trazemos.

L.: Bendito sejas, Deus Criador, pelo suco da videira, fruto da terra e do trabalho, que aqui te trazemos.

L.: Assim como as espigas, que estavam dispersas pelos campos, e as videiras, que estavam dispersas pelas colinas, reuniram-se no pão e no suco da videira, sobre a mesa, assim também sejamos unidos/as, Deus, desde os confins da terra, em teu reino por Cristo, nosso amigo.

C.: Amém.

Oração Eucarística

L.: O Senhor esteja convosco. C.: E contigo também. L.: Elevai os corações. C.: Ao Senhor os elevamos.

L.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. C.: Isso é digno e justo.

(4)

Prefácio

L.: Sim, é digno, justo e do nosso dever que, em todos os tempos e lugares, rendamos graças a ti, Deus Eterno e Todo-amoroso, por Jesus Cristo, nosso amigo. Batizados/as em sua morte e ressurreição, ingressamos no teu Povo sacerdotal. Por isso, com toda a igreja e os coros celestiais, louvamos e adoramos teu glorioso nome, cantando o sempiterno hino:

C.: (HPD 2 - 364 – Santo)

Narrativa da Instituição

L.: Graças te damos, ó Pai, que vieste a nós em Jesus, teu Filho nascido de mulher em meio à dor; amado e odiado, viveu entre aldeias e cidades, libertou os oprimidos, aceitou os excluídos, proclamando o novo tempo, até ser crucificado.

L.: Na noite em que foi traído, Ele, nosso Senhor Jesus Cristo, tomou o pão, rendeu graças, o partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim.”

A seguir, depois de cear, tomou também o cálice, rendeu graças e o deu a seus discípulos, dizendo: “Bebei dele todos, porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós, para remissão dos pecados. Fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.”

Portanto, todas as vezes que comeis deste pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor, por nós, até que Ele venha.

Epiclese

L.: Envia, ó Pai, o Espírito de vida e amor, de glória e poder, o mesmo que o teu Filho mandou a seus discípulos, para que partilhando o pão da vida e o

cálice da salvação, nos tornemos, em Cristo, um só corpo que anuncia a esperança.

C.: HPD 2 – 366 – Vem, Espírito Santo

Mementos

L.: Guia-nos, Deus, à festa da alegria preparada para teu povo, em tua presença, com teus profetas, apóstolos e mártires, e todos/as que viveram na tua amizade. Unidos a eles e a elas proclamamos teu louvor e anunciamos a felicidade do teu Reino, para o qual, em Cristo, nos convidaste.

C.: ♪ Por Cristo, com Cristo e em Cristo...

Pai Nosso

Gesto da paz

L.: Ao cumprir suas promessas, Deus revela seu amor e poder. Ele é a nossa paz e é por isso que podemos nos aceitar mutuamente ainda que sejamos diferentes. Saudemo-nos mutuamente desejando a paz de Cristo.

C.: (HPD 2 – 369 – Gesto da Paz)

(Renate) Fração

L.: O cálice da bênção que abençoamos é a comunhão no sangue de Cristo; O pão que [re]partimos é a comunhão no corpo de Cristo.

C.: ♪ Nós, embora muitos, somos um só corpo.

L.: Vinde, pois tudo já está preparado. (Artur) – dizer que faremos um círculo e que a Ceia é por intinção.

(5)

Comunhão

Oração pós-comunhão

L.: Aqui chegamos sobrecarregados e um tanto desanimadas. Mas por meio de tua Ceia, Deus, nos revigoraste, nos abraçaste na comunhão da vida e da esperança que não acaba. Fortalece a nossa caminhada, dá que nosso testemunho no mundo seja fiel e rejuvenescido. Que o teu Espírito nos acompanhe hoje e sempre. Amém.

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos:

Pedido de bênção para povo Kaingang da aldeia Linha Glória, em Estrela/RS, pelas dificuldades que passam e pela constante luta pelo direito a sua terra, impactada pela duplicação da rodovia BR 386 e pela situação de tráfico de drogas.

Bênção – equipe litúrgica – Deus te abençoe, cantado Envio

Referências

Documentos relacionados

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

Ao avaliar diferentes protocolos de encaminhamento de mensagens utilizando a nova métrica, chamada de Métrica OpTs, observou-se que cada um destes protocolos independente do cenário

/ Senhor Deus, rei dos céus, / Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, / nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, / nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa

todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo,

Produtos de máxima confiabilidade que disponibilizam de numerosos recursos standard e que se ajustam as necessidades específicas do cliente com a finalidade de incrementar

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de

É necessário juntar o documento comprovativo da doação e do cumprimento das obrigações fiscais (Atenção! A faculdade de remeter documentos digitalizados está reservada

Artigo 38 A candidatura para o cargo de Oficial Executivo Regional, deve ser apresentada com no mínimo com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data