• Nenhum resultado encontrado

TURISMO EM ESPAÇOS RURAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TURISMO EM ESPAÇOS RURAIS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

TURISMO EM ESPAÇOS RURAIS

Elsbeth Léia Spode Becker1; Gilceu Antonio Cippolat2

INTRODUÇÃO

Fomos habituados a pensar e sentir o mundo com seus espaços naturais, rurais e urbanos. Entretanto, essa forma de organização do espaço geográfico adquire novas condições quando o natural se artificializa e o rural incorpora elementos que, em décadas anteriores, eram essencialmente urbanas.

No Brasil e, também, no município de Santa Maria, o Distrito de Santo Antão, não deve mais ser considerado somente como um espaço geográfico com características naturais e rurais e destinadas apenas para a exploração das atividades agropecuárias. Com a diversificação das atividades agrícolas e a necessidade de geração de renda, o turismo rural passa a ser mais uma alternativa para as famílias rurais. Esta alternativa quando bem orientada e planejada pode representar, aos pequenos produtores rurais, a oportunidade de maiores cuidados ao meio ambiente e a fixação e permanência dos familiares no meio rural.

As manifestações de turismo no espaço rural vêm se consolidando como uma opção de valorização da cultura local, proporcionando lazer para os moradores das áreas urbanas e a comunidade local pode compartilhar dos benefícios indiretos gerados por essa atividade.

O Distrito de Santo Antão, no município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta diferentes características em seu espaço geográfico: belezas naturais, culturais e a religiosidade de seus habitantes, onde é possível desenvolver e explorar atividades referentes ao turismo rural familiar, proporcionando uma nova alternativa de fonte de renda para o desenvolvimento rural sustentável. Este trabalho apresenta uma investigação realizada junto aos moradores do Distrito com o objetivo de diagnosticar o potencial turístico da região.

REFERENCIAL TEÓRICO

As viagens sempre estiveram presentes na vida dos homens. Enquanto nômade deslocava-se de um lugar para outro, em busca de alimentos para sua sobrevivência.

1 Geógrafa – CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO-UNIFRA. elsbethleia@terra.com.br 2 Licenciado em Geografia.

(2)

2 A história das viagens confunde-se com a própria história da humanidade, pois os deslocamentos sempre acompanharam o desenvolvimento humano. O homem pré-histórico se deslocava em busca de alimentos e proteção, respondendo ao instinto natural de sobrevivência e de defesa. Algumas vezes a fome era a principal responsável pela evasão dos indivíduos de sua sociedade (REJOWSKY, 2000).

A partir da fixação do homem no território e o aumento da população houve a necessidade produzir mais alimentos fazendo com que o excedente fosse comercializado em outros locais. Surgiram, assim, as pequenas viagens para realizar a comercialização.

Embora o turismo seja uma atividade milenar, para muitos países, historicamente, vem se configurando como um segmento da economia capaz de gerar grandes ingressos de recursos e proporcionar melhor qualidade de vida para a população envolvida nessa atividade.

Com o crescimento da crise ambiental e o aumento da consciência ecológica da população, surge a necessidade de buscar uma nova opção além de “sol e praia”, turismo essencialmente urbano, para uma nova alternativa que valorize e resgate as potencialidades locais e regionais do meio rural. A potencialidade turística do meio rural vem crescendo, devido à grande demanda de turistas, que almejam minutos de paz, de descanso, de lazer e de tranquilidade.

A história do turismo no meio rural no Brasil é bastante recente e está relacionada com as diversas fases do processo de ocupação do território. As paisagens rurais brasileiras, com seus aspectos marcantes, constituíram-se através dos chamados ciclos econômicos, originando um diversificado patrimônio histórico e cultural em cada região. No decorrer do século XX as mudanças nos aspectos demográficos e socioeconômicos, desencadeados pela industrialização, intensificaram a urbanização e levaram ao esvaziamento progressivo do campo a favor das cidades que representam a nova via do futuro e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. Atraídos pelo encanto das cidades, os jovens desertaram as regiões rurais, cujo fenômeno é amplamente observado até os dias de hoje (ALMEIDA; SOUZA, 2006).

Atualmente, as atividades agrícolas exploradas num sistema intensivo de uso do solo, através do avanço tecnológico no campo, não atendem a necessidade de manutenção do nível de empregos no meio rural. Assim, o meio rural vem sofrendo profundas alterações, não apenas pelo crescimento e importância das atividades não-agrícolas, como também, pela crescente associação entre o meio rural e a qualidade de vida.

(3)

3 Nesse contexto, o turismo é visto como uma alternativa de lazer e de renda no meio rural e que deve ser planejado em função da sustentabilidade. O turismo rural (organizado, planejado e qualificado), que valoriza o meio ambiente e, principalmente, a cultura local, apresenta-se como uma opção para o desenvolvimento rural sustentável. Com isso, contempla os setores econômicos capazes de criar atividades comerciais alternativas, com a finalidade de a população conhecer e apreciar as belezas existentes na natureza (BARRETO, 2000).

Nesse processo é importante destacar e valorizar a manutenção da história, as tradições e a cultura de cada região. Para isso, há a necessidade de a família rural superar o sentimento de inferioridade em relação aos urbanos, com os quais irão conviver no meio rural, transformando o encontro por meio turismo em uma oportunidade de ampliar a renda familiar.

METODOLOGIA

Buscou-se várias fontes bibliográficas que serviram de suporte teórico para a pesquisa e analisou-se o recorte espacial do Distrito. A partir dos conhecimentos compilados sobre o Distrito, foi elaborado o instrumento de pesquisa e aplicado aos moradores do Distrito. O levantamento de dados e as informações foram feitos por meio de entrevistas estruturadas com aplicação de questionários, auxílio de caderneta de campo e registro fotográfico. O instrumento de pesquisa foi aplicado em 36 famílias residentes no Distrito, aleatoriamente, buscando verificar as questões sociais e econômicas existentes na área em estudo. A partir desses dados procedeu-se a tabulação, a análise e as considerações finais.

Caracterização do recorte espacial da pesquisa

O distrito de Santo Antão, no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, localiza-se na região central do estado, entre as coordenadas geográficas 53°35’ e 54°08’ de longitude oeste e 29°33’ e 34°00’ de latitude sul.

O clima de Santa Maria é subtropical. As temperaturas médias anuais são de 22ºC, entretanto verificam-se grandes oscilações de temperatura, que caracterizam um clima de transição. No período de verão, as temperaturas médias variam em torno de 30ºC, mas chegam a atingir a elevação de 40ºC. No inverno, entretanto, as temperaturas médias são menores de 18ºC, e são comuns as geadas nos períodos de junho a agosto (RECHIA, 2006).

(4)

4 A cobertura vegetal é caracterizada pelos campos e a mata subtropical. Segundo Viero (2003, p. 12) “as áreas de campo são aproveitadas para o desenvolvimento de atividades agropastoris. Das áreas de mata subtropical, muitas vezes, são retiradas árvores para a exploração madeireira.”

Por toda a extensão do município encontram-se unidades de paisagens morfológicas da zona de transição entre o Planalto Meridional Brasileiro e a Depressão Periférica do Rio Grande do Sul.

O relevo favorece a instalação natural dos recursos hídricos. A bacia do rio Uruguai e a bacia do rio Jacuí, duas bacias importantes do Rio Grande do Sul, têm afluentes que, nascendo no município de Santa Maria, escoam suas águas em direção ao leito do curso maior: o rio Ibicuí-Mirim (RECHIA, 2006). O rio Vacacaí, o rio Vacacaí-Mirim e outros tributários menores, complementam a hidrografia local

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – (2008) o município de Santa Maria tem uma população de 270.073 habitantes, o que a torna a quinta maior cidade do Rio Grande do Sul.

Santa Maria possui 1791,65 km² de área territorial. Limita-se ao norte com os municípios de São Martinho da Serra, Itaara, Júlio de Castilhos e Silveira Martins; ao sul, com os municípios de Formigueiro, São Sepé e parte de São Gabriel; ao leste, com o município de Restinga Seca; a oeste com parte do município de São Gabriel, com os municípios de Dilermando de Aguiar e São Pedro do Sul.

O município é formado por nove distritos além da sede: São Valentim, Pains, Arroio Grande, Arroio do Só, Passo do Verde, Boca do Monte, Palma, Santa Flora e Santo Antão.

Santo Antão, localizado ao norte da cidade, com uma área de 51,70 km² e 11 Km distante da sede, (figura 1), tem como limites: ao Norte: Estrada Municipal Armando Arruda limite intermunicipal - Santa Maria - São Martinho da Serra; ao Leste: nascente da Sanga da Água Negra - divisa intermunicipal Santa Maria – Itaara; ao Sul: Estrada Nova para São Martinho da Serra, divisa Santa Maria - São Pedro do Sul e ao Oeste: da ponte da ferrovia sobre o Arroio Ferreira, limite intermunicipal - Santa Maria - São Martinho da Serra.

(5)

5

Figura 1 – Localização do Distrito de Santo Antão no Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

(6)

6

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Santo Antão tem sua história ligada na fé e a religiosidade é marcante entre os moradores locais. A influência religiosa foi deixada por um monge italiano, João Maria Agostini, chegado àquele local por volta de maio de 1846, que presenteou a comunidade com uma imagem de Santo Antão, considerado protetor do campo e dos animais. A capela de Santo Antão é uma das unidades religiosas mais antigas do município (figura 2).

Figura 2: Capela de Santo Antão

Fonte: Acervo dos autores - Novembro/2009.

A devoção a Santo Antão é uma das mais antigas manifestações da religiosidade popular de Santa Maria. A expressão máxima dessa religiosidade na Festa de Santo Antão que ocorre anualmente no dia 17 de janeiro. No alto de um morro, conhecido como Morro de Santo Antão, instalou-se uma imagem do padroeiro e iniciou-se intensa devoção e crença nos poderes miraculosos de uma fonte d’água ali existente.

O acesso ao morro de Santo Antão é feito através da estrada para São Martinho da Serra, denominada estrada da Caturrita. Nesse trajeto pode-se observar várias espécies da flora do Bioma da Mata Atlântica e uma vegetação de extrato secundário com espécies nativas da Floresta Subcaducifólia Decídua.

(7)

7 A declividade do terreno durante o percurso oferece uma paisagem contemplativa proporcionada pelo relevo acidentado somada à vegetação nativa (figura 3).

Figura 3: Vista da paisagem a partir do Morro Santo Antão

Fonte: Acervo dos autores – Novembro/2009.

O Morro Santo Antão possui uma altitude de 420 metros, típico da unidade geomorfológica de rebordo do Planalto Meridional Brasileiro, o que implica em áreas com a declividade superior a 30%.

A festa anual atrai milhares de fiéis que sobem o Morro em busca da água das nascentes. As águas são consideradas milagrosas e coletadas pelos fiéis em pequenos potes para abençoar as residências ou para cura de enfermos.

A partir da forte religiosidade existente no local e das belezas naturais é possível desenvolver atividades referentes ao turismo no meio rural, aliando outras oportunidades de renda aos moradores locais por meio do artesanato, gastronomia, trilhas e outros. Até o momento, percebe-se que há, de forma incipiente, o aproveitamento desses recursos para a geração de renda complementar às atividades do campo. No entanto, constatou-se que os moradores locais percebem o lugar com perspectivas para o turismo (figura 4).

(8)

8

RECURSOS NATURAIS E CULTURAIS EXISTENTES NO DISTRITO

69% 47% 33% 22% 17% 14% 6% 6% 6% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% mata nativa religiosidade trilhas produtos coloniais fonte dos milagres morros para rapel cachoeiras mirantes estrada dos jesuítas

Figura 4 – Percepção dos moradores locais em relação aos recursos naturais e culturais com perspectiva ao desenvolvimento do turismo como atividade complementar de renda.

Fonte: pesquisa de campo. Novembro/2009.

Quanto aos recursos existentes no Distrito de Santo Antão, 69% dos entrevistados responderam que, como se trata de uma área rural privilegiada pela natureza, com mata nativa em abundância, pode ser amplamente utilizada para exploração do turismo rural; 47% afirmaram que a religiosidade trazida pelos antepassados pode ser utilizada como um bem religioso e cultural para atrair as pessoas até a localidade; 33% dos moradores disseram que o Distrito possui diversas trilhas em sua mata nativa e morros que podem ser explorados no turismo rural; 22% dedicam-se à produção de produtos coloniais, pois a maioria dos moradores é composta de pequenos produtores rurais, que produzem alimentos de subsistência e comercializam o excedente; 17% das pessoas entrevistadas destacaram que o Distrito tem uma fonte de água denominada “Fonte dos Milagres”; 14% enfatizaram que na localidade os morros podem ser utilizados para a prática de rappel; 6% dos entrevistados destacaram que as cachoeiras, a estrada dos jesuítas e a construção de mirantes seriam também alternativas para promover e desenvolver o turismo rural no Distrito.

Alguns locais proporcionam a visitação do citadino ao Distrito, a exemplo, da Igreja do Santo Antão, onde são realizados encontros semanais dos fiéis, e uma vez por ano é realizada a grande festa com procissão dos devotos em homenagem ao Padroeiro do Distrito; da trilha ecológica, com 750 metros, que leva até a Capela de Santo Antão, visualizando a vegetação típica do local, pássaros e animais de pequeno porte, em meio a uma área com mata nativa preservada; da trilha ecológica, com 1.000 metros, que leva até a Fonte dos Milagres, também localizada em meio à mata nativa (figura 5); do mirante existente no topo do Morro junto Capela de Santo Antão, onde os

(9)

9 visitantes podem obter uma visão privilegiada da bela paisagem que circunda esse morro; do salão de festas com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, para a realização de jantares e comemorações com pratos típicos da cultura local; da área de lazer e de descanso do corpo e da mente junto ao ar puro da natureza, proporcionando momentos de reflexão e renovação das forças para enfrentar os dias agitados da vida moderna; de exposições de artigos e peças antigas típicas da região; da área para a prática de esportes como futebol, voleibol de areia e cancha de bocha; da área com espaço agradável para degustação e para a venda de produtos coloniais produzidos na localidade (chalé do artesanato e agroindústria de produtos coloniais).

Figura 5: Mata nativa com trilha ecológica Fonte: Acervo dos autores - Novembro/2009.

Com base nos resultados obtidos na pesquisa de campo junto aos moradores verificou-se que existe pouco investimento e comprometimento por parte do setor público, especialmente da Prefeitura Municipal de Santa Maria, pois os moradores esperam mais resultados e investimentos que possam promover o desenvolvimento do local.

(10)

10

CONCLUSÕES

Embora os problemas sociais se reflitam no desenvolvimento e na urbanização tanto da cidade como no meio rural, Santa Maria possui uma organização político-administrativa com Distritos bem estruturados e alguns com grande potencial turístico, como o Distrito Santo Antão.

A análise do Distrito de Santo Antão permitiu constatar que o local possui potencialidade turística para desenvolver atividades relacionadas o turismo no meio rural, pois é favorecido pelo relevo acidentado e pela existência de mata nativa, de morros para prática de rappel, de trilhas, de “fonte milagrosa”, de estradas dos jesuítas e de um povo devoto e religioso, que tem a festa anual do padroeiro Santo Antão como um dos fortes atrativos para destacar o Distrito no turismo.

Constatou-se, ainda, que a população local tem percepção do lugar e valoriza as potencialidades naturais e culturais, especialmente, a religiosidade. No entanto, o desenvolvimento do turismo no Distrito necessita de atenção especial do poder público para que estes recursos se tornem realmente atrativos e se consolidem como uma das alternativas para a geração de renda e de emprego, fixando o jovem rural junto aos seus familiares, evitando o êxodo rural.

(11)

11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, J. A.; RIEDL, M.(org.). Ecologia Lazer e Desenvolvimento. São Paulo: EDUSC, 2000.

ALMEIDA, J. A.; SOUZA, M. (org.). Turismo rural: patrimônio, cultura e legislação. Santa Maria: FACOS/UFSM, 2006.

ALVES, H.F.I. Turismo e Desenvolvimento: a dimensão cultural. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2005.

BARRETO, M.. Turismo e legado cultural: as possibilidades do planejamento. São Paulo: Papirus, 2000.

EMATER. RS/ ASCAR. Turismo Rural. Porto Alegre, 2004.

LAKATOS, E.. Metodologia científica, 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MORALES, N. R. C. (org.). Santa Maria - Memória, 1848-2008. Santa Maria: Pallotti, 2008.

RECHIA, A. Santa Maria: Panorama Histórico-Cultural. 3. ed. Santa Maria: Associação Santa-Mariense de Letras, 2006.

REJOWSKI, M. (Org.) Turismo no Percurso do Tempo. São Paulo: Editora Aleph, 2002. VIERO, L. M.D. Atlas Municipal Geográfico. Santa Maria: Diário de Santa Maria, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Montagem da Amostra de Instituições 4Mais ativas no mercado de debêntures;. 4Mais ativas no mercado de

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na

Volte aos registros de controle de tempo – completados na Atividade 2 – e use a matriz que se segue para classificar as tarefas registradas durante o período relevante

Gasoduto Campinas - Rio de Janeiro Gasoduto Catu - Carmópolis Gasoduto Carmópolis - Pilar Gasoduto Aratu - Camaçari Gasoduto GASFOR II Gasoduto Cacimbas - Vitória Gasoduto Coari

Para atender ao objetivo de identificar apenas por meio de fontes públicas a presença de informações relacionadas aos determinantes de custos de empresas de siderurgia brasileiras,

Quadro 5 – Amostragens (22) fitossociológicas realizadas em florestas dos Estados de Minas Gerais (Fazenda Tico-Tico – Ttico, Mata da Garagem – Mgar, Mata da Silvicultura –

RESUMO “DISPOSITIVO E MÉTODO PARA TRATAMENTO DE VULVOVAGINITE E INFECÇÕES VAGINAIS” O presente resumo refere-se a uma Patente de Invenção para dispositivo e método para

Segundo Beck (2003), além da literatura tradicional que considera a dotação de fatores, tecnologia e economias de escala como fontes de vantagem comparativa, o nível